???global.info.a_carregar???
Silvio Ferraz (sp-1959), Professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2002 e 2013 atuou como Professor Associado do departamento de música do Instituto de Artes da UNICAMP, no biênio 2009-2010 foi Diretor Pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo e Diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Professor voluntário do programa de pós-graduação em Música da ECA- USP (2009-2010). Coordenou o Centro de Linguagem Musical (PUCSP), o Instituto virtual MusArtS (musica articulata sciencia), Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC-UNICAMP) e do curso de Pós-Graduação em Música da Unicamp (2013). Atualmente coordena o Convênio ECA-USP/Unvieristée Paris 8 e tem participado anualmente de congressos internacionais como Conferencista. Com intensa produção artística, desde 1985 seus trabalhos tem sido constantes em festivais brasileiros de música contemporânea (Festival Música Nova, Bienal de Música Brasileira Contemporânea FUNARTE), Festival d?Automne à Paris 1994, Sonidos de las Americas (Carnegie Hall-N.York, em 1996), Encuentro de Compositores de Chile (Goethe e PUC-Chile), Desde a década de 1990, colabora com grupos internacionais de música contemporânea como Iktus Ensemble e Het Espectra (B]elgica), Contrechamps (Suiça), Arditti String Quartet e Nash Ensemble (Inglaterra), New York New Music Ensemble e Ensemble Orpheus (EUA), DME (Portugal), Taller de Musica Contemporanea (Chile). Autor dos livros Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (SP: Educ/ Fapesp, 1997), Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2004) e organizador de Notas-AtosGestos (Rio: 7 letras, 2007). Bolsista da Fundação Vitae em 2003, pesquisador associado à Fapesp e pesquisador do CNPQ, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo das implicações do conceito de tempo na música do final do século X e séc.XXI. Dentre seus principais artigos destacam-se "Musique et Modulation: vers une poètique du vent" e "La formule de la Ritournelle", publicados nos livros referência sobre o pensamento da arte na obra de Gilles Deleuze "Agencer les Multiplicités avec Deleuze" (Anne Querrien e Anne Sauvagnargues, orgs.) e "Gilles Deleuze: la pensé-musique" (Pascale Criton e J.-M. Chouvel, orgs.) (Fonte: Currículo Lattes)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Silvio Ferraz-Mello

Nomes de citação

  • Ferraz Mello, Silvio
  • Ferraz, Silvio

Identificadores de autor

Ciência ID
DA1B-F518-52A7
ORCID iD
0000-0001-8263-6640
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=t0Rqt8QAAAAJ&hl=pt-BR

Endereços de correio eletrónico

  • silvioferrazmello@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de São Paulo, Brasil
Universidade de São Paulo, Brasil
2002/03 - 2013/12 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2000 - 2006 Professor Associado (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
1991/09 - 2003/03 Assistente (Docente Universitário) Faculdade de Artes Santa Marcelina, Brasil
Faculdade de Artes Santa Marcelina, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/10/10 - 2023/03/10 Música, fenómeno energético: projeto de investigação prático-conceitual de composição musical
2022/00445-1
Bolseiro de Investigação
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal

Universidade de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
1997 - 2000 Ambiente de composição e performance musical com suporte tecnológico
Investigador Pós-doutorado
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
1992 - 1996 Mu´sica e repetic¸a~o: aspectos da diferenc¸a na mu´sica do se´c.XX
Bolseiro de Doutoramento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ferraz, Silvio; Willliam Teixeira. Autor correspondente: Willliam Teixeira. "Folds of Time: Operators for Continuity in Contemporary Musical Practices". Perspectives of New Music (2024):
    Em revisão
  2. Ferraz Mello, Silvio. "Vazios de tempo-espaço: ST/4-1,080262 de Iannis Xenakis". Permusi (2023):
    Acesso aberto • No prelo
  3. Ferraz, Silvio; William Teixeira. Autor correspondente: William Teixeira. "Musical Time in Network Interaction: The Case of unfinished line". Journal of Network Music and Arts 5 1 (2023): 1-12. https://commons.library.stonybrook.edu/jonma/vol5/iss1/4.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Marcio Giachetta Paulilo; Silvio Ferraz Mello Filho. "Análise tonal e estatístico-descritiva dos procedimentos de criação de Tavinho Moura". Revista Música (2022): https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.200397.
    10.11606/rm.v22i2.200397
  5. Ledice Fernandes de Oliveira Weiss; Silvio Ferraz. "Interações entre escrita e instrumentalidade em Ladainha e Eclusas, para violão solo". Revista Música (2021): https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188831.
    10.11606/rm.v21i1.188831
  6. Silvio Mello Filho. "Modeling, listening, analysis, and computer aided composition". MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics (2021): https://doi.org/10.46926/musmat.2021v5n1.116-125.
    10.46926/musmat.2021v5n1.116-125
  7. Silvio Ferraz. "Rascunho: a presença do papel, da escuta e do tempo". Orfeu 5 1 (2020): https://doi.org/10.5965/2525530405012020230.
    10.5965/2525530405012020230
  8. Silvio Ferraz; William Teixeira. ""Partita 3", para violoncelo solo: preparação de performance depois das notas sobre o fluxo de energia". ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 6 2 (2019): https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17690.
    10.36025/arj.v6i2.17690
  9. Ferraz-Mello, Silvio. "Affects of chaos: Rhetorical pathos and the epistemology of musical discourse.". Zbornik Akademije umetnosti (2018): https://www.researchgate.net/publication/327923750_Affects_of_chaos_Rhetorical_pathos_and_the_epistemology_of_musical_discourse.
  10. Ferraz-Mello, Silvio. "O Uso das Técnicas Estendidas e o Conceito de Instrumento Musical em Helmut Lachenmann". Musica Theorica (2017): http://https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/40#:~:text=A%20obra%20do%20compositor%20alem%C3%A3o,especulativo%20das%20t%C3%A9cnicas%20instrumentais%20estendidas.&text=Em%20paralelo%20a%20sua%20produ%C3%A7%C3%A3o,.
    https://doi.org/10.52930/mt.v2i1.40
  11. Ferraz-Mello, Silvio. "Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo". Opus (2016): https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/372.
    http://dx.doi.org/10.20504/opus2016a2203
  12. Ferraz-Mello, Silvio. "Kairos-ponto de ruptura". Ouvirouver (2015): http://dx.doi.org/10.14393/ouv16-v11n1a2015-2.
    10.14393/ouv16-v11n1a2015-2
Tese / Dissertação
  1. Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira. "Tonalidade e seus desvios: reconhecimento e elaboração composicional de relações funcionais em meio a procedimentos harmônicos não funcionais". Doutoramento, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-27022019-153133/.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Ferraz, Silvio. ...como que balbuceo. Babel Scores, 2023.
Distinções

Prémio

2010 Prêmio Zeferino Vaz de Produção Acadêmica
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2003 Premio Vitae de Criação Artística (Composição Musica)

Título

2018 Professor Titular
Universidade de São Paulo, Brasil
2008 Livre Docente (Habilitaçåo)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil