Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Cristina Silva
Nomes de citação
- Silva, C.
- Silva, A. C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DB1B-6427-3C24
- ORCID iD
- 0000-0001-6238-2663
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2001
Concluído
|
Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"***" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1992
Concluído
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"***" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1987
Concluído
|
Psicoterapia e Aconselhamento (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - Atual | Membro do Conselho Cultural | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2016 - Atual | Director da Licenciatura em Educação | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2018/07 - 2020/11 | Director de Unidade Orgânica | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - Atual | The impact of invented spelling programmes with pre-school-age children on early reading acquisition
PTDC/PSI-EDD/110262/2009
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/10 - 2021 | Programa Integrado de Promoção de Literacia
Investigador convidado
Portugal Inovação Social, Portugal
|
Concluído
|
2006 - 2009 | The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children
PDCT/PSI/56977/2004
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/16 | Recurso a uma grelha auto-correctiva de erros ortográficos em situação individual vs a pares |
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2023/07/06 | Efeitos de um instrumento de auto-correção no desempenho ortográfico em contexto interactivo |
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/06/28 | Leitura em voz alta nas Bibliotecas - Como? Quando? Porquê? |
Associação de Municípios da Região de Setúbal. (Montijo, Portugal)
|
2023/02/03 | Promover a autorregulação no 3.º ciclo do ensino básico: Comparação de dois programas de métodos de estudo com diferentes incidências em estratégias de compreensão leitora |
ENJIE (Porto, Portugal)
|
2022/09/04 | Reflectir sobre as regras ortográficas é a condição necessária para as tornar explicitas. |
, ADIPSIEDUC, Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/07/12 | Comparação de dois programas de métodos de estudo distintos nas estratégias de compreensão leitora, com vista à autorregulação no 3.º Ciclo do Ensino Básico |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/07/09 | Melhorar a ortografia é melhorar a capacidade para escrever. |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | A utilização de uma grelha com regras ortográficas para melhorar o desempenho ortográfico |
Universidade de Vila Real (Vila real, Portugal)
|
2022/07/05 | Promover a autonomia e autorregulação no 3.º Ciclo do Ensino Básico: comparação de dois programas de métodos de estudo com diferentes incidências em estratégias de compreensão leitora |
Univerisade de Vila Real (Vila Real, Portugal)
|
2022/06/04 | Comparação de dois programas de métodos de estudo com vista à autorregulação no 3.º Ciclo do Ensino Básico com diferentes incidências em estratégias de compreensão leitora |
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/07 | Autocorrecção: uma modalidade Pedagógica para a tomada de consciência das regras ortográficas na Língua Portuguesa. |
Ispa (Lisboa)
|
2021/05 | Ensinar a pescar: O papel da auto-regulação na explicitação de regras e no dessempenho ortográfico em crianças do ensino básico. |
Universidade do Mindelo (Mindelo, Cabo Verde)
|
2021/04 | Dar o peixe ou ensinar a pescar |
Ispa (Lisboa, Portugal)
|
2020/09 | Quero fazer a lista de compras da mãe” Razões para aprender a ler em contextos de educação de infância. |
Universidade do Porto (Porto)
|
2020 | The Impact of Revision and Interaction in Orthography Performance on Children from 3rd Grade |
Univesidade de Atenas (Atenas, Grécia)
|
2019/07 | “Aprender ortografia através de processos de revisão. |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2019/07 | Interacção e aprendizagem auto-regulada da ortografia. III |
Instituto de Educação. (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Ambientes e práticas de literacia no jardim-de-infância: Um estudo de âmbito nacional” |
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2018 | Melhorar a produção textual em crianças do 5º ano de escolaridade |
(Portugal)
|
2018 | Práticas de literacia em Jardim de Infancia: Um estudo de âmbito Nacional |
(Portugal)
|
2018 | O impacto de um programa de sensibilização à linguagem escrita nas competências de literacia em crianças de idade pré-escolar. |
(Portugal)
|
2017 | Analysing the effect of two different invented spelling programs based that act on the zone of proximal development | SILE 2017 International Symposium of educational literacy
SILE (Ajaccio, França)
|
2017 | The impact of an intervention literacy programme with pre-school children from a very low social background. SILE 2017 International Symposium of educational literacy | SILE 2017 International Symposium of educational literacy
SILE (Ajaccio, França)
|
2017 | Handwriting and computer: what we can learn about the stability of children invented spelling | SILE 2017 International Symposium of educational literacy International Symposium of educational literacy
SILE 2017 (Ajaccio, França)
|
2017 | A revisão como um instrumento para a melhoria da qualidade dos textos narrativos. | XIV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia
Universidade de Braga e da Catalunha (Braga, Portugal)
|
2016 | Programas de intervenção em escrita inventada e a apropriação do princípio alfabético. Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Universidade do Algarve. |
(Portugal)
|
2016 | Intervir na qualidade das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar. Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Universidade do Algarve. |
(Portugal)
|
2016 | Aprender a ler e ler para aprender .IV Jornadas Pedagógicas . Vila Franca de Xira |
(Portugal)
|
2016 | Invented spelling: The effect of two interventions acting in the zone of proximal development. SIG Writing Conference. Liverpool Hope University |
(Portugal)
|
2016 | Invented spelling trainning programmes: comparing Knowledge-transmissive model and the construtivist model of learning. SIG Writing Conference. Liverpool Hope University. | |
2016 | Invented spelling: the effect of two interventions programs. LESE Jornadas internacionais de leitura, Educação e Sucesso Escolar. CESPU- Vila Nova de Famalicão. |
(Portugal)
|
2015 | Escritas inventadas: Comparação de dois programas de intervenção que agem na zona proximal de desenvolvimento | Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Programas de intervenção de escritas inventada: Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista | Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015
ISPA- Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Impacto na qualidade das escritas inventadas: comparação de de programas de escrita inventada e consciência fonológica | Colóquio Internacional, Psicologia e Educação
ISPA- Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Early Litercy instruction: The role of invented spelling programs on spelling and reading | Writing Reseach Across Borders
Universitè Paris Ouest (Paris, França)
|
2014 | The impact of revision and explicit feedback on the quality of children´s composition | Writing Research Across Borders
Université Paris Ouest (Paris, Portugal)
|
2014 | Programas de escrita inventada em idade pré-escolar | III Encontro Terapia da Fala e Educação
IPS Instituto Politecnico de Setubal (Setubal, Portugal)
|
2013 | Revisão textual com e sem feedback | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | . Descoberta da linguagem escrita: Instrução explicita e implícita. | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | O impacto de programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar. | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2013 | Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese | 9th IAIMTE International Conference - Literacies and effective learning and teaching for all
Institut Universitaire de Formation des Maitres (Paris, França)
|
2013 | O impacto de dois programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions. |
(Portugal)
|
2012 | The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions. |
(Brasil)
|
2012 | O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coerência Textual. |
(Portugal)
|
2011 | A avaliação da componente fonológica | I Congresso de Estudantes da Terapia da Fala
(Porto, Portugal)
|
2011 | The impact of an intervention literacy program with children from low background from 1st grade | 7th European Conference on reading
(Mons, Bélgica)
|
2011 | Textual Production: What is the impact of linguistic and metalinguistic competences? | EARLI
EARLI (Exeter, Reino Unido)
|
2011 | Didactic Instruction or Cognitive Conflict in the evolve of preschool children invented spelling? | EARLI
EARLI (Exeter, Reino Unido)
|
2010 | Ler antes de Aprender a ler |
Sociedade Portuguesa da Língua (Lisboa, Portugal)
|
2010 | O nome e o som das letras nos processos de fonetização – Instrução ou conflito cognitivo em programas de intervenção sobre a escrita? | Colóquio Leitura: Investigação e Ensino
(Lisboa, Portugal)
|
2010 | Children from low social background and week literacy competences: sucess in learning to read is possible | Colóquio Leitura: Investigação e Ensino
(Lisboa, Portugal)
|
2010 | The impact of three invented spelling programmes on the understanding of the alphabetic principle in preschool children | 12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing
(Heidelberg, Alemanha)
|
2010 | Phonological, morphological awareness and the orthographic performance on second grade children | 12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing
EARLI (Heidelberg, Alemanha)
|
2010 | The impact of an intervention literacy program with children from low social background from 1st grade | 12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing
EARLI (Heidelberg , Alemanha)
|
2010 | A utilização do computador na confrontação de escritas inventadas: Contributo para a evolução das concepções sobre a escrita | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
(Braga, Portugal)
|
2010 | Interacção Adulto-Criança: da instrução ao conflito cognitivo na evolução das concepções sobre a escrita em crianças de idade pré-escolar | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
(Braga, Portugal)
|
2010 | Consciência Fonológica E Morfológica E A Natureza Dos Erros Ortográficos Em Crianças Do Segundo Ano De Escolaridade Com E Sem Dificuldades De Aprendizagem | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Braga, Portugal)
|
2009 | Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador | 16th European Conference on Reading
(Braga, Portugal)
|
2009 | Syllabic hypothesis and intrafigural variations in spelling: from handwriting to computer | EARLI
EARLI (Amesterdão, Países Baixos)
|
2009 | The impact of linguistic variables on the evolution of pre-school children´s writing: The case of stressed vs ustressed vowels | EARLI
(Amesterdão, Países Baixos)
|
2008 | Era uma vez um leitor... Antes de o ser | VI Congresso THEKA
(Lisboa, Portugal)
|
2008 | Training the phonetization process with the names or the sounds of letters | 11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
( Lund, Suécia)
|
2008 | How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle | 11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing
(Lund, Suécia)
|
2007 | The name and the sound of letters | The European Congress of psychology
(Prague, República Checa)
|
2007 | Letters characteristics and the phonetization process | The European Congress of psychology
(Prague, República Checa)
|
2007 | Early writing programmes and the phonetization of children spelling | The European Congress of psychology
(Prague, República Checa)
|
2007 | Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas | 2º Congresso Aquisição da Linguagem
(Guarda, Portugal)
|
2007 | O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais | 2º Congresso Aquisição da Linguagem
(Guarda, Portugal)
|
2007 | Invented spelling activities and the phonetization of Portuguese pre-school children’s writing | British Psychological Society: Annual Conference
(Reino Unido)
|
2006 | A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar | XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Braga, Portugal)
|
2006 | O nome ou o som das letras nos procedimentos de fonetização | VI Simpósio Nacional de Investigação
(Évora, Portugal)
|
2006 | Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações das em crianças em idade pré-escolar | VI Simpósio Nacional de Investigação
(Évora, Portugal)
|
2006 | O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na fonetização das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar | VI Simpósio Nacional de Investigação
(Évora, Portugal)
|
2006 | The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children´s invented spelling | 10th international conference of the EARLY special interest group on writing
(Antuérpia, Bélgica)
|
2006 | Consciência explícita dos constragimentos ortográficos: A sua importância para o desempenho ortográfico | VI Simpósio Nacional de Investigação
(Évora, Portugal)
|
2006 | Explicit awereness of orthographic constextual constrains: It´s importance for orthographic performance | 10th international conference of the EARLY special interest group on writing
(Antuérpia, Bélgica)
|
2005 | Desafios Perdidos na Aquisição da Literacia | Primeiro Congresso da Aquisição da Linguagem
(Guarda, Portugal)
|
2005 | Can writing activities promote phonological awareness? Evidence from 5 year old children ar different of writing development | XXII European Conference on Developmental Psychology
(Tenerife, Espanha)
|
2004 | Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais | Língua Portuguesa: Presente e Futuro
Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com a Presidência da República (Portugal)
|
2004 | The Compararison of two Pedagogical Approaches in the development of orthographic knowldge | 9th International Conference of EARLI, Special Interest Group on Wiriting
(Genéve, Suiça)
|
2003 | The impact of preschool children´s invented spelling on phonemic | 10th Biennal Conference of EARLY
EARLI (Padova, Itália)
|
2003 | O Impacto das escritas inventadas na consciência fonémica | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
2003 | Relação entre escritas inventadas e consciência fonémica | V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
2002 | Aprender a ler numa perspectiva cultural e sócio-cognitivista | IV Jornadas Pedagógicas da Escola Superior de Educação de Torres Novas
(Torres Novas, Portugal)
|
2002 | Descobrir o Princípio Alfabético | XI Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2001 | A abordagem cultural e cognitiva da leitura e a sua exploração nos currículos do pré-escolar e do 1º ano de escolaridade | II Encontro de Literatura infanto-juvenil
(Barreiro, Portugal)
|
2000 | A literacia emergente: Como é trabalhada nas Orientações Curriculares e no currículo do 1º ano de escolaridade | Colóquio “Literacia”
(Torres Vedras, Portugal)
|
2000 | Letter names and writing phonetization | Writing Conference
EARLI (Verona, Itália)
|
1998 | Na aprendizagem da linguagem escrita | Orientações Curriculares – Implicações para a qualidade da educação da infância
(Porto, Portugal)
|
1998 | Princípios para a concepção de materiais de aprendizagem da leitura e escrita em populações itinerantes | II Seminário do projecto: Motivando Adultos Europeus para a Educação
(Porto, Portugal)
|
1997 | A evolução das conceptualizações infantis no sentido da fonetização | X Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
1996 | O efeito de um treino fonológico com incidência nas unidade silábicas | IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1996 | O efeito de um treino incidindo sobre a reestruturação conceptual em crianças pré-silábicas | IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1996 | O efeito mediador das competências fonológicas para os progressos conceptuais através de interacções sociais | IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
|
1996 | A Noção de Número e Estratégias de quantificação | I Colóquio de Psicologia Educacional
(Beja, Portugal)
|
1992 | Dados relativos a um estudo sobre os processos interactivos numa tarefa e escrita em crianças com diferentes competências fonológicas | VII Colóquio de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Desenvolvimento de dois programas de métodos de estudo para a promoção da autorregulação no 3.º CEB através de estratégias
de compreensão leitora
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento) |
2020 - Atual | JUST ANOTHER STORYBOOK. CHILDREN’S LITERATURE
CONTRIBUTION TO EMPATHY, ETHNIC IDENTITY AND
READING MOTIVATION.
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) |
2018 - Atual | , "O Impacto da Revisão na Qualidade de Composições de Crianças do 4º e 5º ano de Escolaridade"
Orientador
|
Ciências de Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - Atual | Aprendizagem auto-regulada: Impacto de um instrumento de caracterização de práticas de literacia no desempenho dos educadores
de infância
Orientador
|
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2013 - Atual | Evolução da leitura e escrita precoces: Comparação de programas de escritas inventadas e consciência fonológica
Orientador
|
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 - Atual | Motivações na sala de aula - Relações entre as motivações dos professores para ensino e a motivação dos seus alunos
Coorientador
|
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2010 - Atual | O impacto de dois programas de intervenção da escrita na evolução das conceptulaizações infantis sobre a escrita
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2009 - Atual | O nome e o som das letras nos processos de fonetização – da instrução ao conflito cognitivo em programas de intervenção sobre
a escrita. Um estudo longitudinal do jardim-de-infância ao 1º ano
Orientador
|
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2005 - Atual | A análise das contribuições de cada uma das estratégias de instrução relativamente à construção de representações ortográficas
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2015 - 2015 | A Apropriação da Noção de Número e da Resolução de Problemas Aritméticos na Triangulação Professor, Alunos e Manual Escolar
Coorientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2014 | Instruçao Transmissiva ou construtivista nos programas de escrita inventada? Impacto na qualidades das escritas inventadas
de crianças em idade pré-escolar
Orientador
|
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2013 - 2013 | Desenvolvimento das competências emocionais em crianças compreendidas entre os 3 e os 5 anos através do programa ser e conhecer
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2013 - 2013 | A Avaliação do impacto de um programa de intervenção de sensibilização à linguagem escrita
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 - 2012 | Práticas dos educadores de infância e conceitos de literacia em crianças de 5 anos
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2012 - 2012 | Revisão textual auxiliada em contexto de grupo
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2011 | Relação entre consciência fonológica, morfológica e os tipos de erros ortográficos
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2011 | A relação entre a consciência fonológica, morfológica e o sucesso na aquisição da ortografia em crianças com dificuldades
de aprendizagem ao nível da ortografia do 2º e 3º ano do ensino básico
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2011 | Por detrás das letras e nas entrelinhas: Um estudo sobre a importância da revisão textual na melhoria da qualidade das produções
textuais ao nível ortográfico, de coesão e coerência textual
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2011 - 2011 | A evolução do desempenho em leitura de crianças do 1º ano de escolaridade submetidas a um programa de intervençã
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2010 - 2010 | Relacionar a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2ºano com e sem dificuldades
de aprendizagem
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2010 - 2010 | A relação existente entre a consciência fonológica, a consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e
3º ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2010 - 2010 | O erro mora aqui: A relação existente entre a consciência fonológica, morfológica e os erros ortográficos em crianças do
2º e 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2010 - 2010 | Competências linguísticas e metalinguísticas e as escritas inventadas
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2010 - 2010 | A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica, consciência morfo-sintáctica e o sucesso na aquisição da
ortografia
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2010 - 2010 | Na relação entre desenvolvimento linguístico, desenvolvimento metalinguístico e qualidade da produção textual – um estudo
correlacional em crianças do 4º ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2009 - 2009 | Coup de Pouce CLE, Clubes de leitura e escrita, uma adaptação para 3 escolas do 1º ciclo portuguesas
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2009 - 2009 | A influências de duas estratégias de ensino na aquisição de uma regra ortográfica contextual
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2009 - 2009 | Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização antes de p e
Orientador
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2007 - 2007 | Programa de treino para a indução do princípio alfabético
Orientador
|
Psicologia Educacional (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2006 - 2006 | As concepções sobre a escrita tendo em conta as dimensões de planificação, textualização e revisão de textos em alunos do
1º, 2º e 3º ano de escolaridade
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2006 - 2006 | Nome e som das letras nos processos de fonetização
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2005 - 2005 | Análise à evolução do desempenho ortográfico em crianças do 2º, 3º e 4º ano em função da natureza das unidades linguísticas
em que são cometidos erros
Orientador
|
Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2005 - 2005 | Comparação dos efeitos de duas estratégias de intervenção diferenciadas no processo de ensino aprendizagem de uma regra morfo-sintáctica
Orientador
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Psicologia Educacional (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
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Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
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2018/07 - 2018/07 | XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (2018/07 - 2018/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
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ISPA Instituto Universitário, Portugal |
2015/07 - 2015/07 | XIII Colóquio
Internacional
de Psicologia
e Educação (2015/07 - 2015/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
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ISPA Instituto Universitário, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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2015 - 2015 | Diversidade e educação
Congresso
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XIII Colóquio de Psicologia e educação
ISPA- IU, Portugal
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2014 - 2014 | Writing Research Across Borders III
Congresso
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Writing Research Across Borders III
Université Paris-Ouest Nanterre La Défense, França
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Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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2021/01 | A relação entre a aceitação/ rejeição parental, o ajustamento psicológico, o autoconceito académicos, a motivação para a aprendizagem
e o desempenho académico do adolescente
Presidente do júri
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Ana Rita Soeiro Marinho Reboredo (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
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2021 | Educação, Sociedade e Desenvolvimento
Arguente
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Jionghao Zhao (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
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2020 | Ciências de Educação
Arguente
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Educação, Sociedade e Desenvolvimento – do Mestre Jionghao Zhao (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
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2019 | Psicologia
Presidente do júri
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Maria Edite de Oliveira (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
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2019 | Cîencias da Educação
Presidente do júri
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Rita Martins da Silva (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
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2019 | Literacias e Educação
Arguente
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Marilucia Maria da Silva (Doutoramento) |
2015 | Identificação da dislexia de desenvolvimento segundo o modelo de dupla via | Ana Rita Lourenço Martins (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul, Portugal
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2015 | Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas | Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
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2015 | Crenças, práticas e ambientes de literacia familiar: Um estudo exploratório. | Alexandra Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
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2015 | Tipologia de erros de leitura no primeiro ciclo: avalaição de leitura oral de palavras | Edília Alves Simões (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
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2015 | O desenvolvimento metacognitivo de alunos do terceiro ciclo e as actividades de investigação na àrea das ciências. | Jorge Osvaldo dias Santos Gonçalves (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
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2015 | Tipologias de erros de leitura 1º ciclo : Avaliação da leitura oral de palavras
Arguente
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Èdlia Simões (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
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2015 | O desenvolvimento metacognitivo de alunos do 3º ciclo e as atividades de investigação no ensino das ciências
Arguente
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Jorge Osvaldo Dias Santos Gonçalves (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
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2015 | Gerir salas de aula culturalmente diversas
Vogal
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Ana Carla Cunha da Conceição (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
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2014 | Formação de palavras: a aquisição de alguns afixos derivacionais em Português e Inglês | Maria Teresa Figueira Bailadeira dos Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
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2014 | Linguistica Geral
Arguente principal
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Maria teresa dos Santos (Doutoramento) |
2010 | Acesso ao princípio alfabético no pré-escolar: Evolução, processos e implicações de programas de intervenção ao nível da escrita
Arguente
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Maria Inês de Vasconcelos Braga Horta Martins (Doutoramento)
ISPA Instituto Universitário, Portugal
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Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
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2015/07 - 2015/07 | Painel de avaliadores na fase de recurso da atribuição de bolsas da FCT | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Distinções
Prémio
2017 | Prémio Fernando Namora |
2013 | Prémio Urbano Tavares Rodrigues |