???global.info.a_carregar???
Rita Novas Miranda’s work focuses on the relationships between image and writing, particularly in poetry and cinema. She is assistant professor in Portuguese Studies at Sorbonne University and a researcher of CRIMIC. She has a PhD in Comparative Studies by the Faculty of Arts of the University of Porto (2016), for which she was granted a scholarship from the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT), with a thesis about the works of the poet Herberto Helder and the filmmaker Jean-Luc Godard. In 2018, she published Modos de Ver, Modos de Escrever – Da Imagem e da Escrita em Herberto Helder e em Jean-Luc Godard [Ways of Seeing, Ways of Writing: Of Image and Writing in Herberto Helder and Jean-Luc Godard] at Edições Afrontamento (Porto, Portugal). She is an associated researcher of the Institute of Comparative Literature Margarida Losa (Porto, Portugal), where she is part of the research team LyraCompoetics and was, from 2014 to 2017, co-director of the e-magazine ESC:ALA. In 2019, she was granted a scholarship from Cátedra Cascais Interartes of Fundação D. Luís I (Cascais, Portugal) to develop a project about Ana Hatherly and Herberto Helder. From 2019 to 2022, she teached at Paris Nanterre University in the Department of Portuguese and she is an associated researcher of CRILUS.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Novas Miranda

Nomes de citação

  • Novas Miranda, Rita
  • Miranda, Rita Novas

Identificadores de autor

Ciência ID
DE1D-80C2-0B2F
ORCID iD
0000-0002-1463-0631

Endereços de correio eletrónico

  • rita.novas_miranda@sorbonne-universite.fr (Profissional)

Moradas

  • UFR d'études ibériques et latino-américaines / INSPE / Sorbonne Université / 56, boulevard des Batignolles, 75011, Paris, Paris, França (Profissional)

Websites

  • https://sorbonne-universite.academia.edu/RitaNovasMiranda (Académico)
  • https://crimic-sorbonne.fr/chercheurs/novas-miranda-rita/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2010/10 - 2016/01
Concluído
Comparative Studies (Doutoramento)
Especialização em (Estudos Literários, Culturais e Interartes, ramo de Estudos Comparatistas e Relações Interculturais)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Modos de Ver, Modos de Escrever. Da imagem e da escrita em Herberto Helder e em Jean-Luc-Godard" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção por unanimidade
2007 - 2009
Concluído
Comparative Studies (Mestrado)
Especialização em (Estudos Literários, Culturais e Interartes, ramo de Estudos Comparatistas e Relações Interculturais)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Percursos da Imagem: Relações entre imagem poética e imagem cinematográfica em Herberto Helder e Jean-Luc Godard" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2004/10 - 2007/07
Concluído
Portuguese and Lusophone Studies (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"[não aplicável]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) EA 369 Études Romanes - CRILUS (Centre de recherches interdisciplinaires sur le monde lusophone), França
2010 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal
2010 - 2012 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Sorbonne Université, França
Sorbonne Université Faculté des Lettres, França
2021/09/01 - 2022/08/31 Assistente (Docente Universitário) Université Paris-Nanterre, França
Université Paris-Nanterre UFR des Langues et des Cultures étrangères, França
2019/09/01 - 2021/08/31 Leitor (Docente Universitário) Université Paris-Nanterre, França
Université Paris-Nanterre, França
2012/03 - 2012/03 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011/03/07 - 2011/03/17 Professor Visitante (Docente Universitário) Université Mohammed V de Rabat, Marrocos

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2019 Teacher of Portuguese as a Foreign Language Freelance, França
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Novas Miranda, Rita. "Mãos Oblíquas: Da mão e da escrita em Ana Hatherly". Revista CCI: Cátedra Cascais Interartes/ Crossroad of the Arts 2 (2020): 43-52. http://online.fliphtml5.com/kyoil/ymmb/#p=42.
    Publicado
  2. Novas Miranda, Rita. "De la réécriture chez Herberto Helder et Jean-Luc Godard". Débordements (2020): http://www.debordements.fr/De-la-reecriture-chez-Herberto-Helder-et-Jean-Luc-Godard.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Novas Miranda, Rita. "Nouvelles de chez moi, nouvelles de chez toi : le rapport de la parole et de l’image dans News from Home de Chantal Akerman". Textimage. Revue d’étude du dialogue texte-image Varia VI (2018): https://www.revue-textimage.com/16_varia_6/novasmiranda1.html.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Novas Miranda, Rita. "Da mão ou algumas mãos de Herberto Helder". Colóquio/Letras 196 (2017): 97-111.
    Publicado
  5. Novas Miranda, Rita. "Um filme de Herberto Helder, um poema de Jean-Luc Godard". Relâmpago 38 (2016): 167-182.
    Publicado
  6. Novas Miranda, Rita. "Mínimo movimento, máxima expressão: sobre Hotel Monterey, de Chantal Akerman". ESC:ALA 1 (2014): http://escalanarede.com/2014/02/02/minimo-movimento-maxima-expressao-sobre-hotel-monterey-de-chantal-akerman/.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Novas Miranda, Rita. "Uma escrita para ver". Textos e Pretextos 17 (2012): 34-49.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Novas Miranda, Rita. "La Discordance des temps : “NON” ou la Vaine Gloire de commander de Manoel de Oliveira". In Voir / Revoir. Revenir sur les traces, définir le présent : la péninsule Ibérique après les dictatures, 183-198. Nanterre, França: Presses universitaires de Nanterre, 2021.
    No prelo
  2. Novas Miranda, Rita. "Aurélia Steiner (Vancouver) : signer l’image". In Marguerite Duras: Palavras e imagens da insistência / Mots et images de l’insistance, 85-98. Porto, Portugal: ILCML, 2015.
    Publicado
  3. Novas Miranda, Rita. "O ensaio enquanto gesto: Passion e Scénario du film “Passion”, de Jean-Luc Godard". In Atas do III Encontro Anual da AIM, 76-88. Coimbra, Portugal: AIM, 2014.
    Publicado
  4. Novas Miranda, Rita. "Herberto Helder e Jean-Luc Godard: sobre a visibilidade e a legibilidade das imagens". In Soldado aos laços das constelações: Herberto Helder, 145-165. São Paulo, Brasil: Lumme Editor, 2011.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Novas Miranda, Rita ; Reis, Amândio. "Vozes do Poema em Prosa". Elyra 19 (2022): http://dx.doi.org/10.21747/21828954/ely19.
    10.21747/21828954/ely19
  2. Novas Miranda, Rita. "Cadernos de Literatura Comparada". Cadernos de Literatura Comparada 41 (2019): http://dx.doi.org/10.21747/21832242/litcomp41.
    10.21747/21832242/litcomp41 • Co-editor
  3. Novas Miranda, Rita. "A Écfrase na Poesia Moderna e Contemporânea". eLyra 8 (2016): http://elyra.org/index.php/elyra/issue/view/12.
    Publicado • Co-editor
  4. Novas Miranda, Rita. "ESC:ALA". ESC:ALA 1-10 (2014): http://escalanarede.com/.
    Co-editor
Livro
  1. Novas Miranda, Rita. Modos de Ver, Modos de Escrever. Da imagem e da escrita em Herberto Helder e em Jean-Luc Godard. Porto, Portugal: Afrontamento. 2018.
    Publicado
Revisão de livro
  1. "Em ¿estado de prosa¿: sobre Apresentação do Rosto, de Herberto Helder". Revisão de Apresentação do Rosto 208 (2021): 201-208.
    Publicado
  2. "José Agostinho Baptista, Epílogo, Lisboa, Assírio & Alvim, 2019". Revisão de Epílogo 205 (2020): 235-238.
    Publicado
  3. Novas Miranda, Rita. "Luis Maffei, Do Mundo de Herberto Helder, Rio de Janeiro, Oficina Raquel, 2017". Revisão de Do Mundo de Herberto Helder 199 (2018): 268-271.
    Publicado
  4. Novas Miranda, Rita. "Um inventário do escrito no cinema". Revisão de L’Écrit au cinéma 1, 2 (2013): 157-160. http://iduc.uc.pt/index.php/matlit/article/view/1765.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rita Sofia Novas Miranda. "Modos de Ver, Modos de Ler. Da imagem e da escrita em Herberto Helder e Jean-Luc Godard". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2016. http://hdl.handle.net/10216/98995.
  2. Miranda, Rita Sofia Novas; Martelo, Rosa Maria. "Percursos da Imagem. Relações entre a imagem poética e a imagem cinematográfica em Herberto Helder e em Jean-Luc Godard". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2009. http://hdl.handle.net/10216/20402.
Website
  1. Novas Miranda, Rita. Mãos Oblíquas. 2019. https://cultura.cascais.pt/listagens/projecto-maos-obliquas.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/06 Casas assombradas e representações outras em Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett Espaces spectraux : la spectralité dans la littérature et les arts au Portugal et au Brésil
Sorbonne Université / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Paris, França)
2023/10/16 De l’essai comme puissance romanesque : Fanny Owen et Francisca Agustuna Bessa-Luís dans les soubresauts du siècle
Sorbonne Université / Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
2023/06/09 Catarina Mourão: morte, transmissão e autobiografia Se filmer et se regarder dans le miroir : l’usage de l’écriture de soi par des documentaristes femmes en langue portugaise
Sorbonne Université (Paris, França)
2022/11/28 Devir fantasma (Rita Azevedo Gomes) Cinema Português: Uma História de Fantasmas
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/10/10 De Lisbonne à Paris, de Paris à Trás-os-Montes (et retour) : Noémia Delgado et les histoires du cinéma portugais Artistes et intellectuelles portugaises en France. Itinéraires multiples
Sorbonne Université / Sorbonne Nouvelle (Paris, França)
2022/05/25 Um Mundo de imagens – Os Verdes Anos (1963), de Paulo Rocha XI Encontro Anual AIM
AIM / Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2022/04/07 Pierre sous pierre, pierre sur pierre : constructions du passé et du présent, regards vers le futur dans En avant jeunesse de Pedro Costa 48 x 48 – 48 ans de démocratie après 48 ans de dictature : temporalités portugaises en miroir
Université Paria Nanterre (Nanterre, França)
2022/02/24 Du genre et de l’indéfinition : les premières Tisanas d’Ana Hatherly Femmes écrivaines portugaises pendant la dictature militaire et l’État Nouveau (1926-1974)
Université Paris Nanterre (Nanterre, França)
2021/10/19 Singularidades da reescrita cinematográfica: Uma Abelha na Chuva « Carlos de Oliveira : artiste et ouvrier de paroles (1921-2021) »
Université Paris Nanterre (Nanterre, França)
2021/03/15 Da mise en abîme (como visão e homenagem) de Maria Judite de Carvalho, de Irene Lisboa e de outros textos e imagens em Donzela Guerreira, de Marta Pessoa Journée d’étude « Maria Judite de Carvalho : Les frontières de l’humain face aux débris du monde »
Université Paris Nanterre (Nanterre, França)
2020/12/16 Des rapports entre la littérature et le cinéma : quelques exemples portugais Journée « Tronc commun » du master recherche en Études romanes
UFR LCE, Université Paris Nanterre (Nanterre, França)
2019/06/29 Apresentação do site “Mãos Oblíquas” Ana Hatherly: Programabilidade e Criação
Cátedra Cascais Interartes, Fundação D. Luís I (Cascais, Portugal)
2018/10/25 Adília Lopes : quelle forme poétique pour revenir à l’école ? Dire, montrer l’école dans la littérature et les arts
Université Rennes 2 (Rennes, França)
2018/10/20 Modulações poético-cinematográficas em A Inércia da Deserção, de Luís Miguel Nava American Portuguese Studies Association 11th International Conference
University of Michigan (Ann Arbor, Estados Unidos)
2018/10/05 “NON” ou la Vaine Gloire de commander de Manoel de Oliveira : la discordance des temps Voir / Revoir. Revenir sur les traces, définir le présent : La péninsule Ibérique après les dictatures
Université Paris Nanterre (Paris / Nanterre, França)
2016/11/22 “O que se vê é este aparelho oscilatório, a plenos pulmões” Herberto Helder – A vida inteira para fundar um poema
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2016/11/04 Mário de Sá-Carneiro: sobre máquinas e sombras Mário de Sá-Carneiro e o Modernismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2016/05/07 De la séparation et de la relation : News from Home de Chantal Akerman Écrire la ville au cinéma
Université Paris 8 Vincennes - Saint-Dennis (Paris, França)
2014/09/27 L¿Archéologie de l¿¿'oeuvre : la réécriture chez Herberto Helder et Jean-Luc Godard Historicités du cinéma
Fondation Lucien-Paye / Université Paris-Est Marne-la-Vallée (Paris, França)
2014/04/24 Aurélia Steiner (Vancouver) : signer l’image Insistir, diz ela, com Marguerite Duras / Insister, dit-elle, avec Marguerite Duras
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/06/06 O ensaio enquanto gesto: Passion, de Jean-Luc Godard Margens & periferias: perspectivas de inclusão
Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012/11/03 Letter to Jane e o Groupe Dziga Vertov. Godard e o ensaio fílmico Curso de História do Documentário
Faculdade de Psicologia, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012/04/21 Montagem e modernidade n’O Couraçado Potemkin, de Eisenstein Seminário Poéticas Comparadas
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/11/01 - 2021/03/31 Maria Judite de Carvalho: Les frontières de l’humain face aux débris du monde CRILUS / UR Études Romanes, Chaire Lindley Cintra (Camões, I.P.), Lectorat de Portugais de l’université Paris 8 / Saint-Denis, en collaboration avec la Maison du Portugal – André de Gouveia
2015 - 2016 Herberto Helder - A vida inteira para fundar um poema Universidade da Madeira