Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Maria Anjos Romba Rodrigues da Costa
Nomes de citação
- Costa, A. R.
- Costa, A.
- Costa, A. M. R. R.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DF15-CC21-2D5F
- ORCID iD
- 0000-0003-4428-2989
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007 - 2012/07/30
Concluído
|
Desenvolvemento Psicologico, Educación, familia e intervenion/Psychological Development, Education, Family and Intervention
(Doutoramento)
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação/Developmental and Educational Psychology
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"RELAÇÕES ENTRE A COMPETÊNCIA PERCEBIDA E O TALENTO A MATEMÁTICA EM ALUNOS DOS 8 AOS 13 ANOS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Apta Cum laude |
2007 - 2008
Concluído
|
Psicologia/Psychology (DEA)
Universidade Santiago de Compostela, Espanha
"• Competência Percebida: Comparação entre alunos com e sem Altas Capacidades Cognitivas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
sobresaliente |
1998 - 2000
Concluído
|
Psicologia da Motivação e da Aprendizagem/Psychology of Motivation and Learning (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Influência da Competência Percebida na Competência Objectiva em Alunos Brilhantes " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom/Very Good |
1994 - 1994
Concluído
|
Ensino Especial/special education (DESE)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Bom com Distinção |
1985 - 1993
Concluído
|
Psicologia da Educação (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"• Significações Sociais Contextuais: A sua influência sobre a adopção de estratégias e comportamentos na resolução de problemas
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10/19 - Atual | Investigador (Investigação) | Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal |
Universidade Lusíada Porto Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002/10/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Fernando Pessoa - Unidade de Ponte de Lima, Portugal |
2002/09 - 2013/12 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2001/10 - 2002/01 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Portugal |
1997/09 - 1998/09 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Beja, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/02 - 2023/12/31 | Técnico Psicologia Especialista (Técnico Psicologia) | Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal |
1993/09 - 1998/08 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Cooperativa de Educação e Reabilitação Crianças Inadaptadas , Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - Atual | Membro da Comissão de Curso do 1º ciclo em Psicologia/ course committee of the 1st cycle in Psychology, Faculty of Human and Social Sciences, UFP | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2019 - Atual | Membro da Comissão de Avaliação Interna do 1º ciclo em Psicologia/Member of the Internal Assessment Committee for the 1st cycle in Psychology | Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Portugal |
Universidade Fernando Pessoa, Portugal | ||
2021/09/28 - 2023/10 | Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Cientifico/member of the coordinating committee of the scientific council of the Faculty of Humanities and Social Sciences, UFP | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2021/09/28 - 2023/09 | Membro do Conselho Cientifico/member of the scientific council of the Faculty of Human and Social Sciences, UFP | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2018/01 - 2020/07 | Coordenadora dos estágios do curso de Gerontologia e Intervenção Comunitária/Academic Programme Coordinator for Erasmus Teachers in Education and Psychology | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2016/09 - 2018 | Coordenador de Programa Académico dos Professores Erasmus da Área da Educação e da PsicologiaAcademic Programme Coordinator for Erasmus Teachers in Education and Psychology | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2012/09 - 2017/01 | Coordenadora da Unidade de Crianças e Adolescentes da Clinica Pedagógica de Psicologia/Coordinator of the Children and Adolescents Unit of the Pedagogical Psychology Clinic | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10 - Atual | coordinator of the course committee of the 1st cycle in Psychology, Faculty of Human and Social Sciences, UFP | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
Universidade Fernando Pessoa, Portugal | ||
1982/09 - 1993/08 | Professor do 2º e 3º ciclos | Escola Básica e Secundária de Aljustrel, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/05/30 | Impacto das Experiências Adversas na Infância no desenvolvimento: da Prevenção à Intervenção. | 1º Congresso Insular Olhar o Futuro: Educação, Cérebro e Mente
Associação Olhar Poente (Praia da Vitória, Terceira, Açores, Portugal)
|
2024/05/15 | Silva, S. & Costa, A. (2024). RELAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS E A PERCEÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COMPARATIVO EM ERPI'S E CENTROS DE DIA. | AGEINGCONGRESS2024 – VII Congresso Internacional Sobre Envelhecimento: Envelhecer com Arte ou a Arte de Envelhecer
Associação Nacional Gerontologia Social (Lisboa, Portugal)
|
2023/11 | A Politica de Educação Inclusiva no Brasil e a Formação de Docentes | 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial
CBEE (São Carlos-SP, Brasil)
|
2023/09/23 | Desenvolvimento psicológico, família, educação e intervenção. | Desenvolvimento psicológico, família, educação e intervenção.
Centro de formação Pedagógica da FNE e Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (Portugal)
|
2023/09/01 | Monteiro, R. & Costa, A.R. (2023, agosto 30.31 setembro, 1). Perceções dos Pais de Jovens Trans Sobre as Vivências em Contextos Escolar e Social (comunicação oral). | VII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía,
( Universidade da Coruña,Corunha, Espanha., Espanha)
|
2023/08/31 | Da avaliação à intervenção: Estudo de caso de uma criança com PEA. | XVIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de
Psicopedagogia.
(Universidade da Coruña, A Coruña, Espanha)
|
2023/08/31 | ProjetOrienta na Universidade Fernando Pessoa | XVIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de
Psicopedagogia. Universidade da Coruña
(A Coruña, Espanha)
|
2023/08/31 | Costa, T. & Costa, A. R. (2023, agosto 30.31 setembro, 1), Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos em Atletas de Formação na Modalidade de Futebol, considerando as Habilitações Literárias, com idades entre os 15 e os 19 anos | XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía/ IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de
Psicopedagogia.
(Universidade da Coruña, A Coruña, Espanha. , Espanha)
|
2023/08/31 | Costa, T. & Costa, A. (2023, 30 e 31 Agosto e 1 Setembro). Perceção da Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos em Atletas de Formação na Modalidade de Futebol, com idades entre os 15 e os 19 anos (comunicação oral). | XVIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de
Psicopedagogia. Universidade da Coruña
(Universidade da Coruña, A Coruña, Espanha., Espanha)
|
2023/08/31 | Figueiredo, N. & Costa, A. (2023, 30 e 31 Agosto e 1 Setembro). Brasil e Portugal: Avaliação externa (PISA) e políticas da educação. | III Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de
Psicopedagogia. Universidade da Coruña, A Coruña, Espanha.
(Universidade da Coruña, A Coruña, Espanha., Espanha)
|
2023/08/31 | Figueiredo, N. & Costa, A. (2023, 30 e 31 Agosto e 1 Setembro).Proficiência Leitora: Brasil e e Portugal., direito, sistemas de ensino e políticas públicas. | XVIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de
Psicopedagogia.
(Universidade da Coruña, A Coruña, Espanha., Espanha)
|
2022/10/30 | A importância da interdisciplinaridade e comunicação em saúde | Dia da ESS_FP
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
2022/04/23 | Cuidar de quem cuida: o lado positivo! | Dia Mundial do Doente de Parkinson
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa e Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (Porto, Portugal)
|
2022/02/02 | Um olhar sobre o transtorno do espetro de autismo | Um olhar sobre o transtorno do espetro de autismo
Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Geral de Centros e Núcleos e Centro Municipal de Formação (Maceió, Brasil)
|
2017 | Organização e planeamento na reprodução da Figura Complexa de Rey e a sua relação com o funcionamento cognitivo | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2017 | Habilidades Atencionais, Percetivas e Mnésicas em Crianças com Dificuldades de Leitura e Escrita | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2017 | Análise das contigências presentes na orientação dos pais na clinica analitico-comportamental infantil | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2017 | A generalização do comportamento e a orientação dos pais na teoria analitico-comportamental | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2017 | Avaliação de um programa de promoção de competências de literacia e de numeracia | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2017 | Avaliação da eficácia de um programa de orientação vocacional no 9ºano | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
|
2017 | Avaliação da eficácia de um programa de competências de leitura e escrita no pré-escolar | II Jornadas de Leitura, Escrita, Sucesso Escolar e Alfabetização & III Jornadas Internacionais de alfabetização
Centro de Investigação em Estudos da Criança & Centro de Investigação em Psicologia (Braga, Portugal)
|
2017 | Sexualidade (s) e deficiência | Dias (R)evolucionários da Psicologia
Núcleo de Psicologia - UFP (Porto, Portugal)
|
2017 | Funcionamento da Clinica Pedagógica de Psicologia da UFP: Unidade de Crianças e Adolescentes | Dias (R)evolucionários da Psicologia
Nucleo de Psicologia -UFP (Porto, Portugal)
|
2017 | Prevenção e intervenção no bullying | Conversas para Pais
Associação Mutualista Montepio (Porto, Portugal)
|
2017 | O bullying na infância e adolescência | IndieJúnior Allianz - 1º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvnil do Porto
IndieJúnior Allianz (Porto, Portugal)
|
2016 | O envelhecimento bem sucedido e a sua relação com a qualidade de vida subjetiva em utentes de estruturas residenciais para idosos no concelho do Porto | 3º Congresso da OPP
OPP (Porto, Portugal)
|
2016 | Objetivos e atividades da Unidade de Crianças e Adolescentes da Clinica Pedagógica de Psicologia da UFP | 3º Congresso da OPP
OPP (Porto, Portugal)
|
2015 | Importância da Educação para a Carreira | Dias (R) Evolucionários da Psicologia
Núcleo de Psicologia da AEUFP (Porto)
|
2015 | Psicopatia na adolescência? | International Congress Children and The law
UFP (Porto, Portugal)
|
2014 | A Clinica Pedagógica de Psicologia da UFP: Da formação à intervenção | IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2º Congresso da OPP
OPP (Lisboa, Portugal)
|
2014 | ProjetOrienta 2008-2014 | I Jornadas de Orientação Vocacional e Desenvolvimento para a Carreira
UFP (Porto, Portugal)
|
2014 | Sobredotação em contexto escolar | Palestra para professores e encarregados de educação
SPO - Escola Básica e Secundária de Águas Santas (Porto, Portugal)
|
2013 | Sobredotação no feminino e em romani: estudo de caso | Congresso Internacional ANEIS 2013
ANEIS (Porto, Portugal)
|
2013 | Alta habilidade para a matemática, estilos cognitivos e rendimento escolar a matemática | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
ANEIS (Porto, Portugal)
|
2013 | Diferenças em função do sexo no rendimento escolar a matemática e na autoavaliação dos(as) alunos(as) com alta habilidade a matemática | Congresso Internacional ANEIS 2013
ANEIS (Porto, Portugal)
|
2013 | O talento a matemática e a competência percebida em alunos(as) dos 7º e 8º anos de escolaridade: Diferenças entre sexos | XII Congresso Internacional Galego-Português
Universidade do Minho/Universidade da Coruña (Braga, Portugal)
|
2013 | Estudo da qualidade de vida numa amostra de mulheres com menopausa | 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura "Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas
ISPGAYA (Vila Nova de Gaya, Portugal)
|
2013 | A competência percebida e a diferença de sexos em alunos(as) do 3º e 4º anos de escolaridade | XII Congresso Internacional Galego-Português
Universidade do Minho/Universidade da Corunha (Braga)
|
2013 | Estilos cognitivos, resultados escolares a matemática e diferenças de género. | XII Congresso Internacional Galego-Português
UM/Universidade da Corunha (Braga)
|
2013 | Estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas | palestra para Professores
SPO - Agrupamento de Escolas de Alfena (Alfena-Porto, Portugal)
|
2013 | Indicadores da qualidade do bem estar psicológico em mulheres com menopausa | V Congresso Internacional d'ASPESM
ASPESM (Braga, Portugal)
|
2013 | Estratégias de Comunicação para Crianças | Sessão de informação/formação para Professores e Educadores
Divisão de Educação da CM de S. João da Madeira (S. João da Madeira, Portugal)
|
2013 | Estilos cognitivos e rendimento escolar a matemática | 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura "Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2013 | O talento a matemática e a competência percebida em alunos(as) do 5º e 6º anos de escolaridade, do Grande Porto | 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura "Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas
ISPGAYA (Porto, Portugal)
|
2013 | A competência percebida em alunos com e sem talento a matemática , do 5º e 6º anos de escolaridade | 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura "Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2013 | Alto rendimento escolar em alunos do 1º ciclo de familias socioeconomicamente desfavorecidas | Congresso Internacional ANEIS 2013
ANEIS (Porto, Portugal)
|
2013 | Estilos cognitivos na sala de aula | Palestra para Professores
SPO - Agrupamento de Escolas de Alfena (Alfena - Porto, Portugal)
|
2012 | A Competência Percebida em Alunos com e sem Talento a Matemática, do 3º e 4º escolaridade | 1º Congresso da OPP - Afirmar os Psicólogos
Ordem dos Psicólogos (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Projecto “Aprender para o Sucesso em Alfena: Estilos de Aprendizagem e Qualidade de Vida em alunos do 7º ano de escolaridade” | Sessão de apresentação dos projectos
UFP (Porto, Portugal)
|
2012 | Projecto “Aprender a Partilhar: Multiculturalidades na Escola” | Sessão de apresentação dos projectos
UFP (Porto, Portugal)
|
2012 | Prevenção do consumo de substâncias: As potencialidades da educação das crianças e universitários | II Congresso Nacional RESAPES-AP
RESAPES-AP (S. Mamede de Infesta , Portugal)
|
2012 | A Educação sexual na deficiência | Palestra para pais e professores
Agrupamento Vertical de Rio Tinto (Rio Tinto -Porto, Portugal)
|
2012 | Indisciplina(s) na sala de aula | Palestra
Agrupamento de Escolas da Lixa (Lixa, Portugal)
|
2012 | Laboratório de Orientação Vocacional | I Jornadas de Orientação vocacional e Desenvolvimento da Carreira
UFP (Porto, Portugal)
|
2012 | ProjectOrienta 2008-2012 | I Jornadas de Orintação Vocacional e Desenvolvimento da Carreira
UFP (Porto, Portugal)
|
2012 | Prevenir e Intervir no Bullying | palestra para pais e professores
Associação de Pais da EB 2/3 de Baguim do Monte (Porto, Portugal)
|
2012 | Orientação Vocacional | Orientação Vocacional
Escola EB 2/3 de Frazão (Frazão - Paços de Ferreira, Portugal)
|
2011 | Projecto "aprender a Crescer em Paranhos" - Educação para os afectos como promotor da paz em sociedade | I Congresso Internacional Construir a Paz
UFP (Porto)
|
2011 | Projecto "Aprender a Crescer em Paranhos" - A promoção de comportamentos relativos à prevenção da violência | I Congresso Internacional Construir a Paz
UFP (Porto)
|
2011 | Projecto "Aprender a Crescer em Paranhos" - Educação para o respeito pela diferença | I Congresso Internacional Construir a Paz
UFP (Porto)
|
2011 | O papel dos programas de extensão comunitária promovidos pelas universidades na construção da saúde - O Projecto "Aprender a Crescer em Paranhos" | I Congresso Internacional Construir a Paz
UFP (Porto, Portugal)
|
2011 | O papel dos pais no desenvolvimento de competências | V Congresso Gente pequena Grande Aposta
Associação lavoisier (Porto, Portugal)
|
2011 | A escola e a transição para a vida activa de pessoas com deficiência | Interdição e inabilitação de pessoas com deficiência
APPCDM (Mirandela, Portugal)
|
2011 | Construir a paz na Escola: Prevenção do bullying | 1º Congresso Internacional "Construir a paz"
UNiversidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
2011 | Entre os conflitos e a Paz na promção da saúde: O consumo de substâncias | 1º Congresso Internacional "Construir a Paz"
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
2011 | Projecto "Aprender a Crescer em Paranhos" - A construção de contextos pacíficos através de uma sessão de sensibilização para pais e professores | I Congresso Internacional Construir a Paz
UFP (Porto)
|
2011 | Construção da Paz na Infância: Resultados de um programa de promoção da saude | I Congresso Internacional Construir a Paz.
UFP (Porto, Portugal)
|
2011 | Projecto "Aprender a crescer em Paranhos": A promoção de comportamentos relativos à prevenção da violência | 1º Congresso Internacional "Construir a Paz"
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
2011 | O talento a Matemática e as diferenças entre sexos, em alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade | Congresso Internacional da A.N.E.I.S. 2011 - Sobredotação e Talento: Atenção da escola à diversidade
A.N.E.I.S. (Braga, Portugal)
|
2011 | A COMPETÊNCIA PERCEBIDA EM ALUNOS(AS) COM TALENTO A MATEMÁTICA DOS 3º E 4º ANOS DE ESCOLARIDADE | Congresso Internacional da A.N.E.i:S. 2011- Sobredotação e Talento: Atenção da escola à diversidade
A.N.E.I.S. (Braga, Portugal)
|
2011 | Questões ético-deontológicas em torno de um projecto de promoção da saúde dinamizado por alunos universitários | IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
AGIR (Porto)
|
2011 | Construindo materiais, promovendo competências e prevenindo consumos | IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
AGIR (Porto)
|
2011 | Planeamento e construção de materiais para a prevenção da violência na infância. O papel da iniciativa e da criatividade | IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
AGIR (Porto)
|
2011 | Educação para os afectos: Planeamento e construução de materiais | IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
AGIR (Porto)
|
2011 | Cidadania em contexto escolar: Desafios e potencialidades da construção de materiais num projecto de promoção da saúde | IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
AGIR (Porto)
|
2011 | A construção de materiais pedagógicos para pais e professores como estratégia de aprendizagem em alunos universitários | IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural
AGIR (Porto, Portugal)
|
2009 | A educação especial, a escola inclusiva e os alunos com competências acima da média | I International Congress on Family, School and Society
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
2008 | Maus tratos e violência sobre crianças | XVI Semana de Psicologia e Ciências da Educação
Associação de estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2007 | Cognitive style, autonomy and parenting style: What relations | 9th International conference on Education
Athens Institute for Education and Research (Atenas, Grécia)
|
2007 | O Tratado de Bolonha e a Psicologia: que desafios? | Semana cultural da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
|
2007 | A inserção profissional das pessoas com deficiência como chave para a inclusão social | Seminário de Formação Profissional
APADIMP (Penafiel, Portugal)
|
2007 | Discriminação em contexto profissional das mulheres sobredotadas | I Jornadas Internacionais de Estudos sobre questões sociais
(Ponte de Lima, Portugal)
|
2001 | Influência da Competência Percebida na Competência Objectiva em alunos brilhantes | IV Jornadas de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/13 - Atual | Estratégias de Coping de pais de crianças com perturbação do espetro do autismo
Coping strategies of parents of children with autism spectrum disorder
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023 - Atual | Resistência Mental, Resiliência e Polivalência em Campo em praticantes de futebol, dos 13 aos 17 anos
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - Atual | Formação de Professores e Intervenção Estratégias Educativas com Estudantes com Síndrome de Down
Orientador
|
Ciências Sociais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 - Atual | Envelhecimento activo e sexualidade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 - Atual | EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE EDUCAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS DE COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO
DE SÃO JOÃO DE PIRABAS-PA
Orientador
|
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 - Atual | Expressões artísticas e educação inclusiva: Práticas educativas dos docentes do 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ciências da Educação: Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2011 - Atual | estágio académico
Coorientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2010 - Atual | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 - Atual | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023/11/19 - 2024/11/19 | The impact of bullying on football players: from 10 to 15 years old
O impacto do bullying nos praticantes de futebol: dos 10 aos 15 anos
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023/04 - 2024/04/11 | A COMUNICAÇÃO FAMILIAR E O AUTOCONCEITO DOS ADOLESCENTES-PERSPETIVA DOS FILHOS
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023 - 2024 | A qualidade de vida dos idosos residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e utentes de Centros de Dia
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023 - 2024 | Relação Entre as Experiências Adversas na Infância e Ansiedade no Adulto
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023 - 2024 | Estratégias de coping de pais de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023 - 2024 | O Bem-estar e o Conhecimento Sobre a Perturbação do Espetro do Autismo, dos Auxiliares de Educação de uma Instituição de Ensino
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2022 - 2024 | O bem-estar e o conhecimento sobre PEA, dos auxiliares de educação de uma instituição de
ensino
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 - 2024 | A perceção dos técnicos especializados, docentes e familiares quanto à educação especial e à inclusão dos alunos com necessidades
especificas no Municipio de São João de Pirabas-PA
Orientador
|
Ciências Sociais (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2019 - 2023/05/05 | Compreensão Leitora: um estudo de caso com alunos do Ensino Presencial com Mediação Tecnológica no Estado do Amazonas.
Orientador
|
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem Especialização: Perturbações da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2022 - 2023/03/08 | “Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos em Atletas de Formação na modalidade de Futebol com idades entre os 15 e os
19 anos”
Orientador
|
2º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde, (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2022 - 2023/01/24 | Influência do envolvimento parental sobre a autorrealização desportiva de praticantes de futebol com idades compreendidas
entre os 9 e os 13 anos
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023 - 2023 | O perfil pedagógico dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na identificação das dificuldades de aprendizagem
específicas-Dislexia nas escolas da Rede Municipal de Pedra Branca do Amapari-Amapá
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2023 - 2023 | Impacto do Bullying nos Praticantes de Futebol, dos 10 aos 15 anos
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2022 - 2023 | Perceções dos Jovens Trans e dos seus Pais sobre as vivências em Contextos Escolar e Social.
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2019 - 2022/07 | Linguagem, Compreensão Leitora e Qualidade de Vida dos Acadêmicos da Universidade da Maturidade
Orientador
|
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem Especialização: Perturbações da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2019 - 2022/07 | Alfabetização e letramento da criança com deficiência visual: um estudo crítico e colaborativo junto às professoras da classe
comum e do atendimento especializado
Orientador
|
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem Especialização: Perturbações da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2022/07 | Práticas Pedagógicas Comunicacionais e Inclusão de Crianças com Transtorno do
Espectro Autista, no Município de Maceió-AL,
Orientador
|
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem Especialização: Perturbações da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2022/03/04 | O perfil comportamental de jovens estudantes da geração Z: Proposta do modelo de aprendizagem
Zímago®
Coorientador
|
Ciências da Informação Especialização: Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2022 - 2022 | Os Desafios dos Professores do Ensino Fundamental em Trabalhar a Inclusão de Alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual
no Município de Mazagão Novo/AP
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021 - 2022 | Vivências Emocionais das Figuras Parentais face ao Diagnóstico do Desenvolvimento Intelectual
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2021 - 2021 | A vinculação e o envolvimento parental no desporto em praticantes de basquetebol com idades entre os 12 e os 17
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2020 - 2021 | Estágio Curricular Psicosorrir, Tâmega
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2020 - 2021 | Estágio Curricular na Psicosorrir, Tâmega
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2020 - 2021 |
Estágio Curricular Psicosorrir
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2019 - 2021 |
A família e o diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2020 - 2020 | Gender Differences in Coping Mechanisms of Preschool Children and Relation to Cognitive and Social Emotional Level
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2020 - 2020 | Relações entre pais e pares e o uso de tecnologias pelas crianças e adolescentes
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2019 - 2020 | estágio curricular no Agrupamento de Escolas de Águas Santas
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2019 - 2020 | estágio curricular Dragon Force
Orientador de Mariana Gaspar
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2019 - 2019 | estágio curricular Agrupamento de Rates
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2019 - 2019 | Ensino público ou privado no 1º ciclo? As opções dos encarregados de educação quanto ao contexto, ao corpo docente e à segurança
Orientador
|
Criminologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2019 - 2019 | Avaliação da Compreensão Leitora em Estudantes do 1º Ciclo de Estudos em Psicologia
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2019 | Influência do diagnóstico da Perturbação do Espetro do Autismo na familia
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2019 | A compreensão leitora em alunos do Ensino Superior
Orientador de Ana Sofia Ribeiro Andrade
|
Psicologia
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2019 | A prática instrumental ORFF como contributo para a inclusão dos alunos com Perturbação do Espetro do Autismo: Estudo de caso
Orientador
|
Ciências Sociais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2019 | Caraterização da utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa pelos terapeutas da fala, com crianças com Perturbação
do Espetro do Autismo
Coorientador
|
Ciências Sociais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2019 | A perturbação do espetro do autismo, os educadores de infância e a comunicação
Coorientador de Ana Rita Monteiro Mendes
|
Ciências Sociais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2019 | estágio curricular Agrupamento de Escolas Águas Santas
Orientador
|
2º ciclo de Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2019 | estágio curricular em Early Childcare Facility - Preeschool Education, Miami
Orientador
|
2º ciclo de Psicologia Clinica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2018 | O contributo dos professores na inclusão de aluno com síndrome alcoólico fetal.
Orientador
|
Ciências Sociais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2018 | A Perturbação do Espetro do Autismo: Dificuldades na Prática Docente
Orientador
|
Ciências Sociais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2018 | Ós diferentes tipos de parto e as suas possiveis consequências na relação mãe-bebé
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2018 | Estágio Curricular na Quintinha da Conceição - ERPI
Orientador de Bárbara Ferreira Maia de Tavares Almeida
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 - 2018 | A Proficiência em leitura na Educação Básica, uma análise comparativa entre os sistemas de ensino de Portugal e no Brasil.
Orientador
|
Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 - 2018 | Estágio Curricular
Orientador
|
Psicologia
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 - 2018 | Estágio Curricular Externato Ribadouro
Orientador de Ana Sofia Ribeiro Andrade
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 - 2017 | Avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências de leitura, escrita e matemática no pré-escolar
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Avaliação da eficácia de um programa de Orientação Vocacional no 9º ano de escolaridade num Agrupamento de Escolas do Grande
Porto
Orientador
|
|
2017 - 2017 | Estágio Curricular
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 - 2017 | O Envelhecimento bem sucedido e a sua relação com a qualidade de vida subjetiva em utentes de estruturas residenciais para
idosos no Concelho do Porto
Orientador
|
|
2017 - 2017 | estágio curricular
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 - 2017 | A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com NEE: Perceção da equipa pedagógica de
uma instituição suiça
Orientador
|
Ciências Sociais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 - 2016 | Análise das Contingências presentes em situação de orientação de pais na Clinica Analitico-Comportamental Infantil
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Evolução de Competências em crianças com DA: Estudo de caso
Orientador
|
|
2016 - 2016 | estágio curricular
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Estudo da Eficácia de um Programa de Intervenção Precoce em Crianças dos 3 aos 4 anos, com Perturbação do Espectro do Autismo,
de Ambos os Sexos
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 - 2015 | Perceção dos educadores face à inclusãode crianças com Síndrome de Down no ensino pré-escolar
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Variáveis de Aprendizagem e bem-estar psicológico em alunos do 7º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Relação existente entre a motivação e a aprendizagem em alunos do 7º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares ema alunos do 3º ciclo
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Práticas parentais positivas: elaboração e aplicação de um programa a cuidadoras de crianças dos 3 aos 6 anos que frequentam
um centro comunitário do Grande Porto
Orientador
|
|
2015 - 2015 | estágio curricular
Orientador
|
|
2015 - 2015 | estágio curricular
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Análise da Saúde Mental de um Pré-Adolescente: Estudo de caso
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Estágio Curricular
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Perceção dos Educadores Face à Inclusão de Crianças com Síndrome de Down no Ensino Pré-Escolar
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 - 2015 | Relação Existente entre a Motivação e a Aprendizagem - em Alunos do 7º Ano de Escolaridade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 - 2015 | Motivação, Autoconceito e Suporte Social e Grupo de Pares, em Alunos do 3º Ciclo, de Ambos os Sexos
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 - 2015 | Variáveis de Aprendizagem e Bem-Estar Psicológico em Alunos do 7º Ano de Escolaridade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 - 2015 | Expressões Artísticas e Educação Inclusiva: Práticas Educativas dos Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 - 2015 | Um Olhar Sobre o Abandono Escolar: Da Compreensão à Prevenção e Intervenção
Orientador
|
Serviço Social (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 - 2015 | Trabalho Colaborativo entre Professores de Português e de Educação Especial - Contributo para a Inclusão de Alunos com Necessidades
Educativas Especiais
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 - 2014 | Práticas centradas na familia: relação técnico-familia
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 - 2014 | A inclusão dos alunos com NEE nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A educação tecnológica e o desenvolvimento do autoconceito e da autonomia
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Estágio Curricular
Orientador
|
|
2014 - 2014 | estágio curricular
Orientador
|
|
2014 - 2014 | estágio curricular
Orientador
|
|
2014 - 2014 | estágio curricular
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Perspetivas epistemológicas que norteiam o desenvolvimento da espiritualidade na formação continuada de professores (Pós-Doutoramento)
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Avaliação do bem-estar psicológico e da qualidade de vida em mulheres com menopausa
Coorientador
|
|
2014 - 2014 | O papel do Diretor de Turma face à Educação Especial: Conhecimentos, práticas e constrnagimentos
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Avaliação de Bem-Estar Psicológico e da Qualidade de Vida em Mulheres com Menopausa
Coorientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 - 2014 | Inclusão de Alunos com NEE nas Turmas Regulares. Formação e Representações dos Professores de Língua Estrangeira
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 - 2014 | PAIS, PROFISSIONAIS QUE ENVOLVIMENTO? "Práticas centradas na família: relação Técnico - Família
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 - 2014 | O Papel do Diretor de Turma face à Educação Especial: conhecimentos, práticas e constrangimentos
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 - 2014 | A inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 - 2014 | Análise da Saúde Mental de um Pré-adolescente: Um Estudo de Caso
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2013 - 2013 | A perceção dos profissionais das Clínicas Pedagógicas da Universidade Fernando Pessoa e dos familiares dos indivíduos com
Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) sobre o modelo TEACCH como estratégia de inclusão
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2012 - 2013 | estágio currricular
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2012 - 2012 | ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AUTOCONCEITO
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Variáveis de Aprendizagem e o Autoconceito em Alunos do 6º e 9º Ano de Escolaridade
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2011 - 2011 | Dificuldades na tomada de decisão vocacional e o auto-conceito em alunos do 8º e do 9º ano de escolaridade
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Qualidade de vida em alunos em risco social
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2011 - 2011 | Práticas parentais e rendimento escolar
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2010 - 2010 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2010 - 2010 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2010 - 2010 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2010 - 2010 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 - 2010 | Influência das práticas educativas parentais na competência percebida e na competência objectiva em alunos do 1º ciclo
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 - 2009 | O brincar, o brinquedo e a interacção lúdica com crianças no período escolar: estudo com um grupo de díades mãe-filho
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 - 2009 | Práticas Educativas Parentais - influência no desenvolvimento da criança
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 - 2009 | Programa de Intervenção Pedagógica - uma abordagem às dificuldades de aprendizagem
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 - 2009 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 - 2009 | O impacto da creche "Amarinfante" no desenvolvimento infantil dos 3 meses aos 3 anos
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 - 2009 | Auto-conceito e estilos cognitivos em alunos do 7º ano do Grande Porto
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 - 2009 | Talentos a Matemática e estilos Cognitivos em Alunos do 7º ano do Grande Porto
Orientador
|
Psicologia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Escola Profissional de Aveiro, Portugal
|
2008 - 2008 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | A auto-estima em adultos frequentadores e não frequentadores de um curso de alfabetização
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | Cancro da mama: da doença à vida social
Orientador
|
Serviço Social (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | O papel do suporte social na qualidade de vida e bem estar dos doentes mentais institucionalizados
Orientador
|
Serviço Social (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | a satisfação com suporte social em doentes com esquizofrenia
Orientador
|
Serviço Social (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | a competência percebida em crianças com dificuldades na leitura e na escrita
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | Abuso sexul e negligência: um estudo de caso
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 - 2008 | Intimidades partilhadas: das relações pais-filhos na infância às relações intimas no jovem adulto
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | Estratégias de coping e auto-estima em alunos em risco de abandono escolar no ensino básico
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | estágio curricular
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | estágio académico
Orientador
|
Psicologia (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | Estratégias de prevenção e intervenção em agressores sexuais no contexto do abuso sexual
Orientador
|
Serviço Social (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | Relações entre o auto conceito, práticas educativas familiares e rendimento escolar
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | Inteligência e criatividade na sobredotação
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | Exploração vocacional em alunos do 9º ano de escolaridade sujeitos a um programa de Orientação Escolar e Profissional
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 - 2007 | Papel desempenhado pela musica no aproveitamento escolar de crianças do 1º ciclo
Orientador
|
Psicologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2006 - 2006 | As representações sociais dos professores de adolescentes institucionalizados
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2012 | I Jornadas de Orientação Vocacional e Desenvolvimento para a Carreira
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2012 - 2012 | Sessão de Apresentação dos Projectos
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2011 - 2011 | Projectorienta 2011
Seminário (Outra)
|
Fundação Fernando Pessoa, Portugal |
2009 - 2009 | I Congresso Internacional "Familia, Escola e Sociedade"
Congresso (Outra)
|
Fundação Fernando Pessoa, Portugal |
2008 - 2008 | I Seminário Ibérico "Sobredotação: diferentes olhares"
Seminário (Outra)
|
Fundação Fernando Pessoa, Portugal |
2008 - 2008 | ProjectOrienta 2008
Seminário (Outra)
|
Fundação Fernando Pessoa, Portugal |
2007 - 2007 | ProjectOrienta 2007
Seminário (Outra)
|
Fundação Fernando Pessoa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Habilidades atencionais, percetivas e mnésicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha, Portugal
|
2017 - 2017 | Organização e planeamento na reprodução da figura complexa de Reye a sua relação com o funcionamento cognitivo: Um estudo
piloto
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha, Portugal
|
2017 - 2017 | Análise das contingências presentes na orientação de pais na clinica analítico-comportamental infantil
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha, Portugal
|
2017 - 2017 | A Generalização do comportamento e a orientação dos pais na Teoria Analitico-Comportamental
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha, Portugal
|
2017 - 2017 | Avaliação de um programa de promoção de competêncioas d literatura e numeracia
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha, Portugal
|
2017 - 2017 | Avaliação da eficácia de um programa de orientação vocacional no 9º ano
Congresso
|
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha, Portugal
|
2017 - 2017 | Promoção do Sucesso Escolar: Aplicação de um programa de literacia no pré-escolar
Congresso
|
II Jornadas de Leitura, Escrita, Sucesso Escolar e Alfabetização & III Jornadas Internacionais de alfabetização
Centro de Investigação em Estudos da Criança & Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | Avaliação da eficácia de um programa de competências de leitura e escrita no pré-escolar
Congresso
|
II Jornadas de Leitura, Escrita, Sucesso Escolar e Alfabetização & III Jornadas Internacionais de alfabetização
Centro de Investigação em Estudos da Criança & Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2017 - 2017 | A sexualidade e a deficiência
Seminário
|
Dias (R)evolucionários da Psicologia
Núcleo de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 - 2017 | O funcionamento da clinica pedagogica de Psicologia: A Unidade de Crianças e Adoelscents
Simpósio
|
Dias (R)Evolucionários da Psicologia
Núcleo de Psicologia da UFP, Portugal
|
2017 - 2017 | O bullying e as testemunhas
Congresso
|
II Colóquio Internacional do OPVC
OPVC - UFP, Portugal
|
2017 - 2017 | Prevenção e intervenção no bullying
Encontro
|
O bullying
Associação Mutualista Montepio, Portugal
|
2017 - 2017 | O bullying na infância e juventude
Seminário
|
1º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto
IndieJúnior Allianz, Portugal
|
2016 - 2016 | O envelhecimento bem sucedido e a sua relação com a qualidade de vida subjetiva em utentes de Estruturas Residenciais para
Idosos do Concelho do Porto
Congresso
|
3º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2016 - 2016 | Objetivos e atividades da Unidade de Crianças e Adolescentes da Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando
Pessoa
Simpósio
|
3º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2015 - 2015 | A Orientação vocacional
Seminário
|
Dias (R)Evolucionários da Psicologia
Núcleo de Psicologia, Portugal
|
2015 - 2015 | Psicopatia na Adolescência?
Congresso
|
International Congress "Children and the Law"
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 - 2014 | ProjectOrienta
Congresso
|
IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2014 - 2014 | A Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP
Congresso
|
IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2014 - 2014 | Sobredotação em contexto escolar
Conferência
|
Sobredotação em contexto escolar
Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Portugal
|
2014 - 2014 | A Clinica Pedagógica de Psicologia da UFP: Da formação à intervenção
Congresso
|
Ix Congresso Iberoamericano de Psicologia/2º Congresso da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2013 - 2013 | Sobredotação no feminino e em romani: estudo de caso
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2013
ANEIS, Portugal
|
2013 - 2013 | Alto rendimento escolar em alunos do 1º ciclo pertencente a familias socialmente desfavorecidas
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2013
ANEIS, Portugal
|
2013 - 2013 | O talento a matemática e a competência percebida em alunos(as) do 7º e 8º anos de escolaridade: Diferenças entre sexos
Congresso
|
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Univrsidade do Minho/Universidade da Corunha, Portugal
|
2013 - 2013 | Estilos cognitivos, resultados escolares a matemática e diferenças de género
Congresso
|
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha, Portugal
|
2013 - 2013 | Alta habilidade para a matemática, estilos cognitivos e rendimento escolar a matemática
Congresso
|
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho/Universidade da Corunha, Portugal
|
2013 - 2013 | Indicadores de qualidade e de bem estar psicológico em mulheres com menopausa
Congresso
|
V Congresso Internacional d'ASPESM
ASPESM, Portugal
|
2013 - 2013 | Estratégias de comunicação para crianças
Encontro
|
Encontro com Professores
Câmara Municipal de S. João da Madeira, Portugal
|
2013 - 2013 | Estudo da qualidade de vida numa amostra de mulhres com menopausa
Congresso
|
1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2013 - 2013 | Estilos cognitivos e rendimento escolar a matemática
Congresso
|
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2013 - 2013 | O talento a matemática e a competência percebida em alunos(as) do 5º e 6º anos de escolaridade, do Grande Porto
Congresso
|
1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2013 - 2013 | A competência percebida em alunos(as) com e sem talento a matemática, do 5º e 6º anos de escolaridade .
Congresso
|
1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
2013 - 2013 | Estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas
Conferência
|
Estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas
Agrupamento de Escolas de Alfena, Portugal
|
2013 - 2013 | Estilos cognitivos na sala de aula
Conferência
|
Estilos cognitivos na sala de aula
Agrupamento de Escolas de Alfena, Portugal
|
2013 - 2013 | A competência percebida e a diferença de sexos em alunos(as) do 3º e 4º anos de escolaridade
Congresso
|
XII Congresso Internacional Galego-Português
UM/U. Corunha, Portugal
|
2013 - 2013 | Diferenças em função do sexo no rendimento escolar a matemática e na autoavaliação dos(as) alunos(as) com alta habilidade
a matemática.
Congresso
|
Congresso Internacional ANEIS 2013
ANEIS, Portugal
|
2012 - 2012 | Laboratório de Orientação Vocacional
Oficina (workshop)
|
I Jornadas de Orientação Vocacional e Desenvolvimento para a carreira
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2012 - 2012 | A orientação vocacional no ensino superior: ProjetOrienta 2012
Seminário
|
I Jornadas de Orientação Vocacional e desenvolvimento para a carreira
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2012 - 2012 | A competência percebida em alunos(as) com e sem talento a matemática, do 3º e 4º anos de escolaridade, do Grande Porto
Congresso
|
1º Congresso da OPP - Afirmar os Psicólogos
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2012 - 2012 | Prevenir e intervir no bullying
Conferência
|
Palestra para pais e professores
Associação de pais da Escola EB2,3 de Baguim do Monte, Portugal
|
2012 - 2012 | ProjectOrienta 2008-2012
Conferência
|
I Jornadas de Orientação Vocacional e Desenvolvimento da Carreira
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2012 - 2012 | Prevenção do Consumo de substâncias: As potencialidades da educação das crianças e universitários
Congresso
|
II Congresso Nacional RESAPES-AP
RESAPES-AP, Portugal
|
2012 - 2012 | Educar e aprender a educar: Um desafio à promoção da saúde na escola.
Congresso
|
9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
SPPS, Portugal
|
2012 - 2012 | Desafios à promoção da saúde: Timing, avaliação, competências técnicas, participação na comunidade
Congresso
|
9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
SPPS, Portugal
|
2012 - 2012 | O talento a matemática e a competência percebida em alunos(as) do 3º e 4º anos de escolaridade
Congresso
|
1º Congresso Nacional da OPP
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2012 - 2012 | A sexualidade e a deficiência
Conferência
|
A sexualidade e a deficiência
Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, Portugal
|
2011 - 2011 | O papel dos pais no desenvolvimento de competências
Congresso
|
V Congresso Gente pequena Grande aposta
Associação Lavoisier, Portugal
|
2011 - 2011 | Interdição e inabilitação de pessoas com deficiência
Congresso
|
Interdição e Inabilitação de pessoas com deficiência
APPCDM, Portugal
|
2011 - 2011 | Cidadania em contexto escolar: Desafios e potencialidades da construção de materiais num projeto de promoção da saúde
Congresso
|
IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
Instituto de Sociologia e Associação AGIR, Portugal
|
2011 - 2011 | A construção de materiais pedagógicos para pais e professores como estratégia de aprendizagem em alunos universitários
Congresso
|
IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultura
Instituto Sociologia e Associação Agir, Portugal
|
2011 - 2011 | Educação para os afetos: Planeamento e construção de materiais
Congresso
|
IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultura |
2011 - 2011 | Planeamento e construção de materiais para a prevenção da violência na infância. O papel da iniciativa e da criatividade
Congresso
|
IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
Instituto de Sociologia e Associação AGIR, Portugal
|
2011 - 2011 | Prevenção do bullying
Congresso
|
1º congresso Internacional "Construir a Paz"
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2011 - 2011 | Construindo materiais, promovendo competências e prevenindo consumos
Congresso
|
IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Socio-Cultural
Instituto de Sociologia e Associação AGIR, Portugal
|
2011 - 2011 | Questões ético-deontológicas em torno de um projeto de promoção da saúde dinamizado por alunos universitários
Congresso
|
IX Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural
Instituto de Sociologia e Associação AGIR, Portugal
|
2011 - 2011 | O Papel dos programas de extensão comunitária promovidos pelas universidades na construção da saúde - O projeto aprender a
crescer em Paranhos
Congresso
|
1º Congresso Internacional Construir a Paz
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2011 - 2011 | A escola e a transição para a vida ativa
Congresso
|
Interdição e inabilitação de pessoas com deficiência |
2008 - 2008 | Perceived school competence and social-demographic characteristics
Congresso
|
XXIX International Congress of Psychology |
2008 - 2008 | Relation between objective school competence and perceived competence in gifted and non gifted 8th grade students
Congresso
|
XXIX International Congress of Psychology |
2007 - 2007 | Education
Conferência
|
9th International Conference on Education
ATINER, Grécia
|
2007 - 2007 | Relation(s) between a perceived competence and objective competence in gifted students in 4th and 6th academic grade
Congresso
|
X th European Congress of Psychology |
2007 - 2007 | Cognitive style, autonomy and parenting style: What relations?
Conferência
|
9 th International Conference |
2006 - 2006 | O social em debate
Conferência
|
O social em debate
Associação Social Recreativa Cultural e Bem Fazer Vai Avante, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/19 | The impact of bullying on football players: from 10 to 15 years old
O impacto do bullying nos praticantes de futebol dos 10 aos 15 anos.
Orientador
|
Mariana Filipa Guedes Coimbra (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2024/11/13 | Coping strategies of parents of children with autism spectrum disorder
Orientador
|
Paula Cristina Gomes Meireles (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2024/10/30 | Com ou Sem Público? A Audiência como Fator Impactante na Saúde Mental e Rendimento de Atletas de Futebol Sub-
15
With or Without an Audience? A
Audience as an Impacting Factor on the Mental Health and Performance of Under-15 Football Athletes’.
Presidente do júri
|
Pedro Ricardo Santos França Amaral. (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2024/10/29 | RELAÇÃO ENTRE AS EXPERIÊNCIAS ADVERSAS NA INFÂNCIA E A ANSIEDADE NO ADULTO
Relationship Between adverse childhood experiences and anxiety in adults
Orientador
|
Cátia Sofia Oliveira Costa Lopes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2024/07/12 | EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: PERCEPÇÃO DA EQUIPE
DE EDUCAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS DE COLABORAÇÃO NA
EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE PIRABAS- PA
Orientador
|
Renato Mendes dos Santos (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2024/07/04 | A contribuição do teatro pedagógico para o desenvolvimento da comunicação e da criatividade do aluno: Uma investigação com
educadores e pais do Ensino Fundamental em uma escola na cidade de Barueri, São Paulo, Brasil
Arguente principal
|
Elaine Lavezzo (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2024/01/29 | (Re)Conhecer-se Trans: Emergência, Significados e Repercussões de Processos Não Normativos de Construção Identitária/(Re)Knowing
Yourself as Trans: Emergence, Meanings and Repercussions of Non-Normative Processes of Identity Construction"
Presidente do júri
|
Maria Inês Ferreira Azevedo. (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2024/01/29 | (In)Visibilidade Trans: Discursos on-line e posicionamentos emergentes Trans (In)Visibility: Online discourses and emerging
positions
Presidente do júri
|
Stephanie Desiree Serrão da Silva (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021 | Gestão de conflitos no contexto educacional de pessoas com necessidades educativas especiais: estudo na escola estadual Coelho
Neto
Presidente do júri
|
Rosemeire Alencar Soares (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021 | Análise das adaptações curriculares na educação física na inclusão do aluno com NEE na rede Municipal de Ensino Fundamental
em Pedra Branca do Amapari
Presidente do júri
|
Marcione Ribeiro (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021 | Sono e rendimento escolar: um estudo em crianças com PEA
Presidente do júri
|
Aline Hammes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021 | A formação dos professores da língua inglesa para o ensino de alunos com dislexia
Presidente do júri
|
Cyntia Freitas (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021 | Inclusão escolar: as perspetivas do pedagogo no âmbito educacional
Presidente do júri
|
Teriane Nunes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2021 | Projeto Bordland - criação de jogo eletrônico para o aprendizado de palavras em inglês | Pedro Henrique dos Reis (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2020 | A aprendizagem de libras como primeira língua para crianças com implante coclear, um facilitador no desenvolvimento da escrita
e da oralidade na visão de professores e pais
Presidente do júri
|
André Neri Ferreira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2018 | A pintura e o desenvolvimento da comunicação no 1º ciclo do ensino básico, na criança autista | Marisa Moreira Sousa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Dançando com a dor - Um estudo qualitativo sobre a experiência de bailarinas de dança clássica | Cátia Vanessa Fernandes Costa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Medo de dar à luz: Parto normal ou cesariana? - Validação e aplicação da Escala CFPP | Marlene de Jesus da Silva Ferreira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Avaliação da eficácia de um programa de Orientação Vocacional no 9º ano de escolaridade num agrupamento de escolas do grande Porto | Diana Isabel Oliveira Rocha (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências de leitura, escrita e matemática no pré-escolar | Ana Rita da Silva Cardoso (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | A motivação na promoção do sucesso educativo em Escolas do 1º Ciclo no Concelho do Machico | Maria Fátima Roque Franco Olival (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Problemas de comportamento no ensino pré-escolar: Causas e estratégias utilizadas na sala de aula. | Filipa Paula Gomes Moreira Mendes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | A pintura e o desenvolvimento da comunicação no 1º ciclo do Ensino Básico, na criança autista | Marisa Moreira Sousa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Aicoolismo no Feminino: Do consumo à Dependência e Perspetivas de Futuro | Ana Rita Terroso Pereira Reis (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Maus tratos e abusos na 3ª idade: Uma visão no concelho de São Roque do Pico | Bianca Rodrigues da Silva José (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Rendimento Social de Inserção em Familías Multiproblemática | Inês Raquel da Silva Neves (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Serviço Social Autárquico | Andrea Patricia Areias Jardim (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2017 | Pobreza na Terceira Idade: Contributos para um estudo numa freguesia do norte de Portugal | Cristiana Raquel Peixoto Reboredo (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | A Psicologia Escolar. Realidades emergentes do papel e funções do(a) psicólogo(a) | Laura Fernanda Pinto Silva (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 | Evolução de Competências em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Estudo de Caso | Nuno Ricardo Epifânio Pinto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | Estudo da eficácia de um programa de intervenção precoce em crianças dos 3 aos 4 anos, com perturbação do espetro do autismo | Anabela de Sousa Rodrigues (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | Dislexia - A perspetiva dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Caldas da Rainha | Sandra Cristina Santos Ferreira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | L'approche Somato-Pédagogique de L'accompagnement. Conditions D'émergence, Repéres Épistemologiques, Cohérence Théorique et Pratique | Vincent Cousin (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | Atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física | Tiago Filipe Piloto Cabral (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Estudo de caso em Portugal Continental | Álvaro António Carteado Alves (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas específicas: Perceção da equipa pedagógica de uma instituição suiça | Manuela da Conceição Arratel Mateus (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | Análise das Contingências Presentes em situação de orientação de pais na Clinica Analítico-Comportamental Infantil | Cintia Figueiredo de Nrões Brito (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | EStudo da eficácia de um programa de intervenção precoce em crianças de 3 aos 4 anos, com PEA | Anabela de Sousa Rodrigues (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | Evolução de competências em crianças com DA: Estudo de caso | Nuno Ricardo Epifânio Pinto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | Disortografia: Das conceções dos professores e gestores às práticas pedagógicas e medidas educativas | Jaila do Espírito Santo do Carmo Neves Ponçadilha (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2016 | O serviço de apoio domiciliário na Santa Casa da Misericórdia de Gondomar | Adélia Cecilia Fernandes de Jesus (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Estilos educativos parentais e padrões de vinculação adulta numa amostra de dependentes e independentes de álcool | Bárbara Isabel da Rocha Garcia (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Análise da influência recíproca entre competências matemáticas e competências de literacia emergente na educação pré-escolar | Vera Cristiana Carrasquinho Mira dos Santos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Competências sociais, problemas de comportamento e competências académicas: Um estudo no 2º ciclo do ensino básico | Ângela Daniela Moreira Pinto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Os alunos sobredotados no olhar dos docentes do 1º ciclo | Sónia Natércia Ferreira Camelo (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Sexualidade na Adolescência: Implementação de um programa de orientação para alunos com défice intelectual | Rita Vasconcelos Vieira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | As conceções alternativas e a mudança concetual no ensino da Física-Mecânica: Alunos com Dificuldades de Aprendizagem a frequentar o 9º ano numa escola do concelho do Funchal | Marlin Conception Gonçalves Fernandes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Expressões artísticas e educação inclusiva: Práticas educativas dos docentes do 1º ciclo do ensino básico | Márcia Andreia de Oliveira Vaz (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Trabalho colaborativo entre professores de Português e de Educação Especial - Contributo para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais | Sónia Cristina de Oliveira Borges da Rocha (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Perceção dos educadores face à inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino pré-escolar | Carla Sofia Pinto Mimoso (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Variáveis de aprendizagem e bem-estar psicológico em alunos do 7º ano de escolaridade | Maria de Fátima Teixeira da Silva (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Relação existente entre a motivação e a aprendizagem em alunos do 7º ano de escolaridade | Laetitia Marie Teixeira Azevedo (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Motivação, autoconceito e suporte social e grupo de pares, em alunos do 3º ciclo, de ambos os sexos. | Ana Luísa da Silva Rocha Barradas (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2015 | Práticas de Inclusão pela Arte: UM Estudo de Caso no Espaço T do Porto | Luís Carlos Santos da Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Impacto das perturbações do espectro do autismo nas figuras parentais | Joana da Costa Benevides (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Superior interesse da criança: das idealizações discursivas às múltiplas incertezas da realidade | Melissa Viviana da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Pensar a homoparentalidade ... a partir das atitudes de diferentes profissionais relativamente à parentalidade homossexual | Andreia Maria Santos Vaz Pinto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | O impacto da estimulação fisica e cognitiva na qualidade de vida do idoso institucionalizado | Helena Augusta Cordeiro Justino (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Violência contra idosos - uma abordagem multisectorial | Bruno Alexandre da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Aplicação do modelo Son-Rise numa turma de ensino estruturado - Estudo de caso | José Carlos Costa da Mota (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | A transição dos alunos do ensino regular para a educação especial na Ilha Graciosa. Perceção e expetativas das famílias e dos docentes | Nuno Miguel Soares Mendes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | O papel dos professores de educação especial e as necessidades das famílias no concelho de Vila Franca do Campo | Ana Cristina Soares Costa (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Inclusão de alunos com NEE nas turmas regulares. Formação e representações dos professores de língua estrangeira | Maria de Fátima dos Santos Fernandes Moura (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | A inclusão dos alunos com NEE nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica | Marta Maria Chambel dos Santos Teixeira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | A educação tecnológica e o desenvolvimento do autoconceito e da autonomia | Rosa Maria de Macedo Vilaverde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão à prevenção e intervenção | Ana Rita Azevedo Correia Silva (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | O papel do Diretor de Turma face à Educação Especial: Conhecimentos, práticas e constrangimentos | Filipa Margarida Sousa Azevedo de Melo Matos (Mestrado) |
2014 | Avaliação e bem-estar psicológico e da qualidade de vida em mulheres com menopausa | Marina Isabel Dias Oliveira (Mestrado) |
2014 | Práticas centradas na familia: relação técnico-família | Maria Manuela Monteiro (Mestrado) |
2014 | Segurança e policiamento de proximidade contra maus tratos à 3ª idade: Projeto de intervenção no município de Ponte de Lima | Manuel Pedro Vieira Fernandes da Silva Saraiva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | Contributos para aferição das (des)vantagens da conceção de um programa de competências parentais a partir de uma CPCJ | Flávia Emanuela Pinto Chaves (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2014 | A adoção e a sua realidade | Filipa Manuela de Pinho Magalh~es (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2013 | Construção dos saberes e das competências do professor alfabetizador em sala de aula da Rede de Ensino Municipal- São Luis, Maranhão, Brasil | Maria Eunice Campos Brussio (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2013 | A perceção dos profissionais das Clinicas Pedagógicas da UFP e dos familiares de indivíduos comPEA sobre o modelo TEACCH como estratégia de inclusão | Vera Regina Rodrigues Duarte (Mestrado) |
2012 | Estilos de Aprendizagem e autoconceito | Tatiana Centeno Marta (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2012 | Qualidade de vida em alunos em risco social | Ana Marta Ribeiro (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2012 | Gravidez e Maternidade na Adolescência; Contributos do serviço social nos planos do conhecimento e da intervenção | Ana Filipa Tribuzi Afonso (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2011 | Dificuldades na tomada de decisão vocacional e autoconceito em alunos do 8º e 9º anos de escolaridade | Carina Melissa Vieira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2011 | Práticas parentais e rendimento escolar | Maria Teresa D'Alte (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2010 | Talentos a Matemática e Estilos Cognitivos em alunos do 7º ano de escolaridade do Grande Porto | Joana Ribeiro Casanova Pinto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2010 | Auto.conceito e estilos cognitivos em alunos do 7º ano de escolas do Grande Porto | Ana Raquel Manso (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2010 | Programa de Intervenção Pedagógica - Uma abordagem às dificuldades de aprendizagem | Sónia Patricia Arêde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 | O brincar, o brinquedo e a interacção lúdica com crianças no período escolar: estudo com um grupo de díades mãe-filho(a) | Daniela Teresa Jardim Ferreira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 | Práticas educativas parentais - influência no desenvolvimento da criança | Susana Margarida Silva Teixeira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2009 | O impacto da creche "Amarifonte" no desenvolvimento infatil dos 3 meses aos 3 anos | Sandra Alice Pinto de Carvalho (Outro) |
2008 | Narrativas e significados dos comportamentos educativos | Susana Fernandes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 | a auto-estima em adultos frequentadores e não frequentadores de um curso de alfabetização | Vera Lúcia Moura Delgado (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 | Auto eficácia e estilos de vida | Helena Coelho dos Santos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2008 | Cancro da mama: da doença à vida social | Ana Maria Rocha da Silva (Outro) |
2008 | Sobredotação, criatividade e estilos cognitivos: dep. e indp. de campo e a sua influência na criatividade e sobredotação | Nuno Miguel Rebelo Rechena (Outro) |
2008 | O auto-conceito de crianças filhas de pais divorciados: estudo exploratório | Cristina Sofia Vilela Gonçalves (Outro) |
2008 | O papel do suporte social na qualidade de vida e bem estar dos doentes mentais institucionalizados | Marta Isabel Ribeiro Cardoso (Outro) |
2008 | O papel do psicólogo escolar: a sua representação pelos professores | Bárbara Tatiana Marques Costa (Outro) |
2008 | O papel da emoção | Paulo Araújo (Outro) |
2008 | Os valores profissionais dos estudantes universitários | Carla Alexandra Gomes Pereira (Outro) |
2008 | Bullying e empatia: estudo realizado em contexto escolar | Susana Isabel Pires Guerra (Outro) |
2008 | Construção de um programa grupal de educação parental - espaço familia | Ana Rita Dias de Castro Miranda (Outro) |
2008 | Programas integrados de educação e de formação - PIEF's - uma resposta educativa e integrativa na luta contra o abandono escolar no concelho da Maia | Susana Gomes Neves (Outro) |
2008 | A satisfação com suporte social em doentes com esquizofrenia | Carla Sofia Silva (Outro) |
2008 | A influência do meio social (rural vs urbano) nas dimensões das atitudes psicossociais dos jovens de uma escola profissional | Fernanda Ferreira Cardoso (Outro) |
2008 | A competência percebida em crianças com dificuldades na leitura e na escrita | Paula Cristina Almeida Teixeira (Outro) |
2008 | Abuso sexual e negligência: um estudo de caso | Kimberley Ferreira Sousa (Outro) |
2008 | Peturbação da hiperactividade e défice de atenção em 120 crianças do 1º ciclo | Valter Alexandre Duarte Gonçalves (Outro) |
2008 | Intimidades partilhadas: das relações pais-filhos na infância às relações intimas no jovem adulto | Cláudia Raquel dos Santos Silva (Outro) |
2007 | As atitudes sexuais e a auto-estima nos jovens do ensino superior | Rute Marlene Silva Rodrigues (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 | Estratégias de coping e auto-estima em alunos em risco de abandono escolar no ensino básico | Ana Sofia Castro Rodrigues Figueiredo (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 | Exploração vocacional em alunos do 9º ano de escolaridade sujeitos a um programa de Orientação Escolar e Profissional | Susana Maria Rocha ribeiro (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 | Da autonomia ao abandono aprendido: estudo empirico com empregados e desempregados do sector corticeiro | Nuno Miguel Lima Santos (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2007 | Consumo de drogas na Adolecência e estilos educativos parentais | Inês Maria Moreira Magalhães (Outro) |
2007 | Inteligência e criatividade na sobredotação | Alberto Fernando Moreira da Rocha (Outro) |
2007 | Relação entre o auto-conceito, práticas educativas familiares e rendimento escolar | Sónia Maria Vieira Monteiro Pereira (Outro) |
2007 | Alexitimia em adolescentes vitimas de maus tratos | Joana Patricia Pereira Sousa (Outro) |
2007 | O papel desempenhado pela música no aproveitamento escolar de crianças do 1º ciclo | Jorge Tiago Leal Rodrigues Miguel (Outro) |
2007 | Familias de risco - caracterização do contexto socio-familiar dos menores acompanhados na consulta de risco, no hospital S. Sebastião (estudo exploratório) | Ana sofia Araújo Rebelo (Outro) |
2007 | Estratégias de prevenção e intervenção em agressores sexuais no contexto de abuso sexual | Liliana Sobral Lopes da Silva (Outro) |
2007 | Estudo exploratório scrca da vinculação e do auto-conceito em crianças e jovens institucionsalizadas | Liliana Bradão da Silva Correira (Outro) |
2007 | Contributos da neuropsicologia na avaliação e reabilitação de um traumatismo crâneo-encefálico grave: estudo de caso | Susana Vieira da Silva (Outro) |
2006 | Escola: abandono precoce | Joana gonçalves Marques (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
|
2006 | Auto- conceito e adultos obesos | Cristina Isabel Carvalheira Vasconcelos da Silva (Outro) |
2006 | As representações sociais construídas pelos professores de adolescentes institucionalizadas | Carina Gomes Batista (Outro) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Psicologia Vocacional e Desenvolvimento Pessoal | 2º ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2018/02 - Atual | Psicossociologia da Orientação Escolar e Profissional | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2017/09 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2017/09 - Atual | Psicologia da Educação | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2017/07 - Atual | Seminário: Desenvolvimento da Linguagem | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2017/07 - Atual | Seminário: Temas Específicos em Perturbações da Linguagem em Contexto Educacional | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2012/09 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2012/09 - Atual | Psicologia do desenvolvimento da Criança e do adolescente | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2012/09 - Atual | Psicologia da aprendizagem e da dimensão social | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2012/09 - Atual | Psicologia da Sobredotação e do Talento | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2012/09 - Atual | Psicossociologia da Orientação Escolar e Profissional | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2012/09 - Atual | Psicologia da Educação | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2008/09 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2008/09 - Atual | Psicologia da sobredotação e do Talento | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2008/09 - Atual | Psicologia Geral | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2008/09 - Atual | Psicologia Aplicada | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2008/09 - Atual | Criatividade na Comunicação e nas relações de ajuda d | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2008/09 - Atual | Desnvolvimento Pessoal e Profissional | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2015 - 2015 | Sexualidade(s) na Adolescência | Aperfeiçoamento (Curso médio) | ES-CEFOC e Merck Sharp and Dohme, Portugal |
2015 - 2015 | Sexualidade(s) e Deficiência | Aperfeiçoamento (Curso médio) | E-CEFOC e Merck Sharp and Dohme, Portugal |
2010/09 - 2012/07 | psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2010/09 - 2012/07 | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2010/09 - 2012/07 | psicologia do Talento e da Sobredotação | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2010/09 - 2012/07 | Criatividade Integrada na Comunicação e nas Relações de ajuda | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2010/09 - 2012/07 | psicossociologia da Orientação Escolar e Profissional | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2010/09 - 2012/07 | Desenvolvimento Pessoal e Profissional | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2007/01 - 2007/07 | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2007/01 - 2007/07 | Psicologia da Sobredotação e do Talento | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2007/01 - 2007/07 | Psicossociologia da Orientação Escolar e Profissional | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2007/01 - 2007/07 | Psicologia do Desenvolvimento | (Outros) | Universidade Fernando Pessoa, Portugal |
2007 - 2007 | Super(e não tão Super)Visão de Estágios: A perspectiva dos Supervisores | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2006 - 2006 | Prevenção do risco e dos maus tratos na infância | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | VI Seminário de Formação Pessoal e Social, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018 - Atual | American Psychological Association | membro |
2011/07/12 - Atual | Ordem dos Psicólogos | membro |
Distinções
Outra distinção
2022 | Moção de aplausos
Câmara Municipal de Araguaína, Brasil
|
2022 | Moção de aplausos |