???global.info.a_carregar???
João José Gramaxo de Sampaio Maia. Completed PhD in Education in 2007 by Universidade do Minho, Master in Education in 1990 by Universidade do Minho, Degree in Mathematics - Educational Branch in 1986 by Universidade do Porto, Faculty of Sciences and Degree in Mechanical Engineering in 1973 by Universidade do Porto, Faculty of Engineering. He is an Associate Professor at Universidade Lusófona do Porto, Faculty of Psychology, Education and Sport, lecturing the course Methods for Research in Education and Integrated Researcher at the Center for InterDisciplinary Studies in Education and Development (CeiED) at Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, where participate in the research project “Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015)”, supported by FCT (PTDC/CED-EDG/30084/2017) (2018-21). Visiting Professor, in 2018, at University Saint Joseph, Macau, lecturing the module DOC102 - Methods and Techniques for Quantitative Research and Visiting Professor at Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto, in 2018-19, lecturing de course Tópicos de Geometria and participating as teachers trainer in the project Quality Education For All, supported by World Bank.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
JOÃO JOSÉ GRAMAXO DE SAMPAIO MAIA

Nomes de citação

  • Maia, João
  • Maia, João Sampaio
  • Maia, J. S.

Identificadores de autor

Ciência ID
E110-4732-8374

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Os Registos Gráficos das Crianças no Jardim de Infância e a Aprendizagem da Matermática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1990
Concluído
Mestrado em Educação - Informática no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"O Tipo de Escrita da Língua Materna e a Sua Influência na Aprendizagem da Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1986
Concluído
Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Quinze Valores
1973
Concluído
Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Quinze Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal
2018/09/01 - 2023/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020/06/18 - 2020/07/14 Professor Visitante (Docente Universitário) University of Saint Joseph, Macau
University of Saint Joseph, Macau
2018/03 - 2018/04 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de S. José, Macau
Universidade de S. José, Macau
2013/03 - 2013/04 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de S. José, Macau
Universidade de S. José, Macau
2009/02 - 2011/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2002/09 - 2011/03 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1996/09 - 2002/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Macau - Faculdade de Ciências da Educação, Macau
1992/09 - 1996/08 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1990/09 - 1995/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
1986/09 - 1992/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1976/03 - 1986/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
1979/09 - 1980/02 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/11 - 2019/07/31 Presidente da Direção Pedagógica Colégio Oceanus, Portugal
Colégio Oceanus, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/05 - Atual Investigador Integrado Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2016/05 - 2016/06 Formador Direção dos Serviços de Educação e Juventude, Macau
Direção dos Serviços de Educação e Juventude, Macau
2015/05 - 2016/06 Assessor Internacional Ministério da Educação, Timor - Leste
Ministério da Educação, Timor - Leste
2014/01 - 2014/04 Assessor Internacional Ministério da Educação, Timor - Leste
Ministério da Educação, Timor - Leste
1993/09 - 1994/08 Diretor Pedagógico Externato Maria Droste, Portugal
1989/09 - 1993/08 Colaborador Externato Lúmen, Portugal
1989/09 - 1993/08 Colaborador Externato Maria Droste, Portugal
Externato Maria Droste, Portugal
1983/09 - 1984/08 Docente Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
1977/02 - 1977/07 Docente Escola Popular de Educadores de Infância, Portugal
Escola Popular de Educadores de Infância, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/09/01 - 2022/02/28 Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018)
PTDC/CED-EDG/30084/2017
Investigador
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2018/09/01 - 2019/06/30 Quality Education For All
??
Outra
Concluído
2015 - 2016 Projeto de Reorganização do Ensino Superior - Ministério da Educação de Timor-Leste
Projeto de Reorganização do Ensino Superior
Desenvolvimento técnico
2015 - 2015 Management Strengthening Project - Ministry of Education of Timor-Lest and World Bank
Management Strengthening
Desenvolvimento técnico
Concluído
2014 - 2014 National Equivalency Program (NEP) (2nd Level) - Ministry of Education of Timor-Leste
National Equivalency Program (NEP) (2nd Level)
Desenvolvimento técnico
2009 - 2011 Implantação do Programa Nacional de Matemática para o Ensino Básico em Portugal
Implantação do Programa Nacional de Matemática para o Ensino Básico em Portugal
Investigador responsável
2009 - 2011 European Primary Teacher Education Curriculum (EPTE) - Erasmus Program
502066-LLP-1-2009-1-NL-ERASMUS-ECDEM
Investigador
Concluído
2008 - 2011 Projeto de Consolidação da Língua Portuguesa (PCLP), desenvolvido em Timor-Leste (parceria Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e Universidade Nacional de Timor Lorosa'e)
Projeto de Consolidação da Língua Portuguesa (PCLP), desenvolvido em Timor-Leste
Investigador responsável
Concluído
2007 - 2007 Primary School Teaching Learning Materials Design in Timor-Leste (supported by World Bank)
Primary School Teaching Learning Materials Design in Timor-Leste
Investigador responsável
World Bank
Concluído
2004 - 2006 Curriculum (Primary) Development and Implementation Project in Timor-Leste (supported by UNICEF)
Curriculum (Primary) Development and Implementation Project in Timor-Leste
Desenvolvimento técnico
UNICEF
Concluído
1990 - 1991 Programa de Implementação do Programa Nacional do Ensino Primário (1.º a 4.º ano de escolaridade) o Currículo Português em Macau
Programa de Implementação do Programa Nacional do Ensino Primário (1.º a 4.º ano de escolaridade) no Currículo Português em Macau
Desenvolvimento técnico
1988 - 1991 Programa Nacional do Ensino Primário (1.º a 4.º ano de escolaridade) para Portugal
Programa Nacional do Ensino Primário (1.º a 4.º ano de escolaridade) para Portugal
Desenvolvimento técnico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rosa, Vítor; Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela. "O contributo dos inquéritos internacionais na área da educação (PISA, TIMSS e PIRLS) para a formação dos docentes.". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Profissionalidade Docente., Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Maia, João Sampaio; Teixeira, V.; Sampaio-Maia, B.; Vieira-Marques, P.. "Lecturers, wikis and videos – How different teaching/learning strategies may promote soft-skills development?". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica - CNIEM, Covilhã, 2016.
    Publicado
  3. Maia, João Sampaio; Sampaio-Maia, B.; Teixeira, V.; Vieira-Marques, P.. "Desenvolvimento de competências transversais no processo de ensino e aprendizagem da Microbiologia". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES, Lisboa, 2016.
    Publicado
  4. Maia, João Sampaio; Sampaio-Maia, B.; Teixeira, V.; Vieira-Marques, P.. "Promoting soft-skills development by active learning: Wiki and video-based strategies.". Trabalho apresentado em III Reunión de Docencia y Difusión de la Microbiología, Bilbao, 2016.
    Publicado
  5. CORREIA, ANA MARIA; FERNANDES, CLARA; SAMPAIO, JOAO. "Attitudes and self beliefs of ability towards mathematics and science and their effects on career choices A case study with Macao chinese girls". Trabalho apresentado em Third International Conference on Advances in Economics, Social Sciences and Human Behaviour Study – ESSHBS 2015, Bangkok, 2015.
    Publicado • 10.15224/978-1-63248-085-9-54
  6. Maia, João Sampaio; Maia, C.. "Special education and inclusion in teacher training in Portugal". Trabalho apresentado em Annual Conference of European Teacher Education Network, 2012.
  7. Maia, João Sampaio; Choupina, C. M.; Silva, F.; Ribeiro, I.. "Desenvolvimento da competência docente: Novos rumos do PCLP em Timor-Leste". Trabalho apresentado em Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo, Macau, 2011.
    Publicado
  8. Maia, João Sampaio; Choupina, C. M.; Silva, F.. "A língua portuguesa na formação de professores em Timor-Leste". Trabalho apresentado em III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo, Macau, 2011.
    Publicado
  9. Maia, João Sampaio; Neto, M.. "Despertar para a geometria: Um projecto desenvolvido com alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade (Awakening to the geometry: A project developed with students of the 5th. and 6th. grades)". Trabalho apresentado em XXVI ProfMat, Aveiro, 2010.
    Publicado
  10. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.. "Do prazer de ensinar ao prazer de aprender ou... do prazer em aprender ao prazer em ensinar (From pleasure to teaching to the pleasure of learning or ... from pleasure of learning to the pleasure to teaching)". Trabalho apresentado em Construção e Reparação da Vida Psíquica no Maio Escolar, Lisboa, 2009.
    Publicado
  11. Maia, João Sampaio; Menino, C.. "Repercussões dos novos cursos de formação de educadores de infância e de professores do ensino básico nos modelos de prática pedagógica (Repercussions of new training courses for pre-school educators and teachers in pedagogical practice models)". Trabalho apresentado em Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Bragança, 2009.
    Publicado
  12. Maia, João Sampaio; Neto, M.. "Uma experiência de abordagem dinâmica da geometria com o geogebra no 4º ano de escolaridade (Experience of a dynamic approach of geometry with GeoGebra in 4th. grade". Trabalho apresentado em ProfMat, Viana do Castelo, 2009.
    Publicado
  13. Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela. "Sólidos fatiados (Sliced solids)". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação Matemática – XXSIEM, Viana do Castelo, 2009.
    Publicado
  14. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.. "Pensar (em) matemática e linguagem matemática – Estratégias de aproximação, Oficina (Think (in) mathematics and mathematical language - Approach Strategies, Workshop)". Trabalho apresentado em Innovando la Enseñanza de las Matemáticas, Toluca, 2007.
    Publicado
  15. Maia, João Sampaio. "PISA – Matemática: Resultados e medidas de melhoria em Portugal, Presentation at the Round Table Discussion “PISA, Evaluación de la competencia matemática: Resultados, marco de evaluación y expectativas”". Trabalho apresentado em Innovando la Enseñanza de las Matemáticas, Toluca, 2007.
    Publicado
  16. Maia, João Sampaio. "Pensar (em) matemática e linguagem matemática – Aliados ou inimigos? (Thinking (in) mathematics and mathematical language – Allies or enemies?)". Trabalho apresentado em Innovando la Enseñanza de las Matemáticas, Toluca, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mascarenhas, Daniela; Rosa, Vítor Alberto; Maia, J. S.. Autor correspondente: Mascarenhas, Daniela. "TALIS 2018: Análise comparativa da qualidade da educação em Portugal em relação à média de outros países da OECD, segundo os professores e os diretores de escola". Revista Portuguesa de Educação 36 2 (2023): 1-19. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/29173/23415.
    Publicado
  2. Mascarenhas, Daniela; Rosa, Vítor Alberto; Maia, J. S.; Teodoro, Vitor Duarte. Autor correspondente: Mascarenhas, Daniela. "Estudo Correlacional entre os resultados globais dos domínios do PISA 2018 e os indicadores do TALIS 2018". Revista Lusófona de Educação 56 (2023): 179-197. https://www.researchgate.net/publication/367310654_Estudo_correlacional_entre_os_resultados_globais_dos_dominios_do_PISA_2018_e_os_indicadores_do_TALIS_2018.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24140/issn.1645-7250.rle56.12
  3. Maia, J. S.; Rosa, Vítor Alberto; Mascarenhas, Daniela; Teodoro, Vitor Duarte. Autor correspondente: Maia, J. S.. "Comparative indices of the education quality from the opinions of teachers and principals in TALIS 2018". Cogent Education 9 1 (2022): https://doi.org/10.1080/2331186X.2022.2153418.
    Publicado • https://doi.org/10.1080/2331186X.2022.2153418
  4. Rosa, Vítor Alberto; Maia, J. S.; Mascarenhas, Daniela. Autor correspondente: Rosa, Vítor Alberto. "O PISA 2015 e a resolução colaborativa de problemas: os resultados dos alunos portugueses". EduSer 14 1 (2022): 1-11. https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.177.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.177
  5. Rosa, Vítor Alberto; Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela. "A participação de Portugal no inquérito internacional PIRLS (2011-2016)". Indagatio Didactica 13 3 (2021): 37-56. https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25503.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Maia, J. S.; Rosa, Vítor Alberto; Mascarenhas, Daniela. Autor correspondente: Maia, J. S.. "A participação de Portugal no inquérito internacional PIRLS (2011-2016)". Indagatio Didactica 13 3 (2021): 37-56. https://www.researchgate.net/publication/353549386_A_participacao_de_Portugal_no_inquerito_internacional_PIRLS_2011-2016.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25503
  7. Maia, João Sampaio. "Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma Gallery Walk". Sensos-e VII 2 (2020): 31-39. https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3553.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34630/sensose.v7i2.3553
  8. Rosa, Vítor Alberto; Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela; Teodoro, António. "PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa". Revista Portuguesa de Educação 33 1 (2020): 94-120. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18380.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/rpe.18380
  9. Maia, João Sampaio. "Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar.". Sensos-e 7 1 (2020): 26-45. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3551.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34630/sensos-e.v7i1.3551
  10. Maia, João Sampaio; Correia, A. M.; Fernandes, C.. "Attitudes and self-beliefs of ability towards mathematics and science and their effects on career choices". International Journal of Multidisciplinary Education and Research – IJMER 3 1 (2016): 1-5. http://seekdl.org/journal_page_papers.php?jourid=148&issueid=192.
    Publicado
  11. Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela; Sola, T.; Hinojo, F.. "A importância das tarefas de investigação, da resolução de problemas e dos materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de perímetro, área e volume no 5.º ano de escolaridade". Quadrante 23 1 (2014): 3-29. https://quadrante.apm.pt/article/view/22902.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.48489/quadrante.22902
  12. Sampaio-Maia, B.; Maia, J. S.; Leitão, S.; Amaral, M.; Vieira-Marques, P.. "Wiki as a tool for Microbiology teaching, learning and assessment". European Journal of Dental Education 18 2 (2013): 91-97. http://dx.doi.org/10.1111/eje.12061.
    10.1111/eje.12061
  13. Maia, João Sampaio; Santos, S.; Gomes, D.. "Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no triângulo... uma mão no pentágono". Sensos 2 2 (2012): 93-103. http://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/6300.
    Publicado
  14. Maia, João Sampaio; Silva, M. J.; Gonçalves, L.. "Do concreto para o abstrato pelo uso dos sentidos e de sensores: Um estudo de caso sobre o ecossistema poças de maré". Sensos 2 2 (2012): 105-119. http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/6302/1/Sensos%204%20-%20Do%20concreto%20para%20o%20abstrato%20pelo%20uso%20dos%20sentidos%20e%20de%20sensores.pdf.
  15. Maia, João Sampaio; Brandão, D.; Almeida, R.. "Co-construção do conhecimento matemático no jardim de infância: Contagens no quotidiano". 97 (2012): 21-23. http://apei.pt/upload/ficheiros/edicoes/21-23%20CEI97.pdf.
    Publicado
  16. Maia, João Sampaio; Ribeiro, S. S.; Costa, S. S.. "Representação numérica no jardim de infância: Heterogeneidade de registos num contexto homogéneo". Cadernos de Educação de Infância 97 (2012): 26-28. http://apei.pt/edicoes/cei/?ide=1403&sort=2012.
    Publicado
  17. Maia, João Sampaio; Osório, J. T.. "Cria(r)tividade na matemática no dia a dia da educação pré-escolar". 4 1 (2012): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1359/1292.
    Publicado
  18. Maia, João Sampaio; Menino, C.; Almeida, C.. "Geometrical discoveries in a Portuguese kindergarten. Teaching Children Mathematics". Teaching Children Mathematics 14 6 (2008): 336-339. ttp://www.nctm.org/Publications/teaching-children-mathematics/2008/Vol14/Issue6/Early-Childhood-Corner_-Geometrical-Discoveries-at-a-Portuguese-Kindergarten/.
  19. Maia, João Sampaio. "Alice’s adventures in the wonderland: Written (and read) by a mathematics teacher". Mediterranean Journal for Research in Mathematics Education 8 1 (2008): 81-88.
    Publicado
  20. Maia, João Sampaio; Menino, C.; Almeida, C.. "Geometrical discoveries in a Portuguese kindergarten". 14 6 (2008): 336-339.
    Publicado
  21. Maia, João Sampaio; Menino, C.. "Construção da sequência numérica: Um exemplo no jardim de infância (Construction of the number sequence: An example in kindergarten)". Educação e Matemática 40 4 (1996): 6-7. http://www.apm.pt/files/_EM40_pp06-07_4e92e8d5b2cfd.pdf.
    Publicado
  22. Maia, João Sampaio. "Professor de museu (Museum teacher)". InFORMA 3 (1990):
    Publicado
  23. Maia, João Sampaio; Garrett, A.. "A matemática no jardim de infância". 4 2 (1983): 32-42.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Maia, J. S.; Mascarenhas, Daniela; Rosa, Vítor Alberto. Autor correspondente: Maia, J. S.. "TALIS 2918: A comparison between seven Mediterranean countries". In Issues in Education, 7-27. Porto, Portugal: Polite´cnico do Porto, Escola Superior de Educac¸a~o, 2022.
    Publicado
  2. Teodoro, Vitor Duarte; Rosa, Vítor Alberto; Maia, J. S.; Mascarenhas, Daniela. Autor correspondente: Teodoro, Vitor Duarte. "Testing PISA Tests: A study about how secondary and college students answer PISA items in mathematics and science". In Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives. Routledge, 2022.
    Publicado
  3. Maia, João Sampaio; CORREIA, ANA MARIA; Fernandes, Clara Isabel. "Attitudes and self-beliefs of ability towards mathematics and science and their effects on career choices: A case study with Macau Chinese girls.". In Behind mirrors: Research pathways (CeiED 2013-2017), 190-201. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2018.
    Publicado
  4. Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela; Tomás Sola Martinez; Francisco Hinojo Lucena. "A importância das tarefas de investigação, da resolução de problemas e dos materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de perímetro, área e volume no 5º ano de escolaridade". In O outro lado do espelho: Percursos de investigação (CeiED 2013-2017), 248-276. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas., 2018.
    Publicado
  5. Maia, João Sampaio; Menino, C.. "Transição pré-escolar – ensino básico: A importância da aprendizagem informal". In Educação para o sucesso: políticas e actores, 290-298. Livpsic, 2007.
    Publicado
  6. Maia, João Sampaio. "Construção/representação do conhecimento matemático no quotidiano do jardim de infância (Construction/representation of mathematical knowledge in kindergarten everyday)". editado por J. V. Aymerich; S. M. Vives, 293-301. Castelló, Espanha: Universitat Jaume I, 2006.
  7. Maia, João Sampaio; Menino, C.; Alves, M.. "Construção/representação do conhecimento matemático no quotidiano do jardim de infância". In Matemáticas para el Siglo XXI, editado por J. V. Aymerich; Sérgio Macário Vives, 293-301. Castelló, Espanha: Universitat Jaume I, 2006.
    Publicado
  8. Maia, João Sampaio; Fernandes, C. I.. "A construção do conceito de números por crianças de 6-7 anos da Escola Portuguesa de Macau". editado por Maia, João Sampaio, 161-212. Macau, Macau: Universidade de Macau, 2002.
    Publicado
  9. Maia, João Sampaio; Sousa, M. F.. "Influência da calculadora no ensino/aprendizagem da matemática no 1.º CEB na Escola Portuguesa de Macau". In Quatro Estudos em Escolas de Macau, editado por Maia, João Sampaio, 117-160. Macau, Macau: Universidade de Macau, 2002.
    Publicado
  10. Maia, João Sampaio; Garrett, A.. "A matemática no jardim de infância". 47-52. Direcção-Geral do Ensino Básico, Ministério da Educação e das Universidades, 1981.
    Publicado
Edição de livro
  1. Maia, João Sampaio. Quatro Estudos em Escolas de Macau. Macau, Macau: Universidade de Macau. 2002.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Maia, João Sampaio; Nogueira, Isabel Cláudia; Mascarenhas, Daniela; Ramalho, Rui. Métodos Fundamentais de Ensino – Matemática. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 2019.
    Publicado
  2. Maia, João Sampaio; Mascarenhas, Daniela; Sola, T.. Geometria e grandezas no 5º. ano: Dificuldades e estratégias. Brasil: Novas Edições Acadêmicas. 2017.
    Publicado
  3. Maia, João Sampaio. Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos (Learn and teach together). Manual of student. National Plan of Equivalence – Phase VII. Mathematics. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação. 2016.
    Publicado
  4. Maia, João Sampaio. Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos (Learn and teach together). Manual of student. National Plan of Equivalence – Phase VI. Mathematics. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação. 2016.
    Publicado
  5. Maia, João Sampaio. Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos (Learn and teach together). Manual of student. National Plan of Equivalence – Phase V. Mathematics. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação. 2015.
    Publicado
  6. Maia, João Sampaio. Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos (Learn and teach together). Manual of student. National Plan of Equivalence – Phase IV. Mathematics.. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação. 2015.
    Publicado
  7. Maia, João Sampaio. Hanorin no aprende hamatuk. Ensinar e aprender juntos (Learn and teach together). Manual of teacher. National Plan of Equivalence – Level II. Equivalence to 7th, 8th and 9th grades. Mathematics.. Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação. 2015.
    Publicado
  8. Maia, João Sampaio. Conhecer o número e o símbolo (Knowing the number and the symbol; textbook for 3rd grade, adopted by Ministry of Education of East-Timor). Porto, Portugal: Porto Editora. 2009.
    Publicado
  9. Maia, João Sampaio. Aprender... matemática: Do jardim-de-infância à escola (Learn mathematics: From kindergarten to school). Porto, Portugal: Porto Editora. 2008.
    Publicado
  10. Maia, João Sampaio. Guia do professor de matemática do ensino primário (1.º a 6.º anos) de Timor-Leste (Teacher guide for mathematics in primary education; 1st to 6th grades in Timor-Leste). Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação, Ciência, Juventude e Desporto. 2007.
    Publicado
  11. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.; Magalhães, C.. Desafios matemáticos – 6–7 anos: 1.º ano (Mathematics challenges – 6-7 years old: 1st grade). Porto, Portugal: Porto Editora. 2007.
    Publicado
  12. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.; Magalhães, C.. Desafios matemáticos – 7–8 anos: 2.º ano (Mathematics challenges – 7-8 years old: 2nd grade). Porto, Portugal: Porto Editora. 2007.
    Publicado
  13. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.; Magalhães, C.. Desafios matemáticos – 8–9 anos: 3.º ano (Mathematics challenges – 8-9 years old: 3rd grade). Porto, Portugal: Porto Editora. 2007.
    Publicado
  14. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.; Magalhães, C.. Desafios matemáticos – 9–10 anos: 4.º ano (Mathematics challenges – 9-10 years old: 4th grade). Porto, Portugal: Porto Editora. 2007.
    Publicado
  15. Maia, João Sampaio. Programa de Matemática do Ensino Primário (1.º a 6.º anos) de Timor-Leste (Mathematics syllabus for primary education - 1st to 6th grade - of Timor-Leste). Díli, Timor - Leste: Ministério da Educação, Ciência, Juventude e Desporto. 2005.
    Publicado
  16. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.. Matemática – 3.º ano – manual do aluno (Mathematics – 3rd grade – textbook). Porto, Portugal: Porto Editora. 2005.
    Publicado
  17. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.. Matemática – 3.º ano – Caderno de atividades (Mathematics – 3rd grade – activities notebook). Porto, Portugal: Porto Editora. 2005.
    Publicado
  18. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.. Matemática – 3º ano – Fichas de avaliação intermédia (Mathematics – Intermediate assessment sheets – 3rd grade). Porto, Portugal: Porto Editora. 2005.
    Publicado
  19. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.; Antunes, F.; Lemos, F.. Matemática – 2.º ano – manual de Matemática para o 2.º ano de escolaridade (Mathematics – 2nd grade – textbook). Porto, Portugal: Porto Editora. 2004.
    Publicado
  20. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.; Antunes, F.; Lemos, F.. Caderno de Atividades – Matemática – 2.º ano (Activity notebook for mathematics – 2nd grade). Porto, Portugal: Porto Editora. 2004.
    Publicado
  21. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.; Antunes, F.; Lemos, F.. Fichas de avaliação intermédia – 2.º ano (intermediate assessment sheets – 2nd grade). Porto, Portugal: Porto Editora. 2004.
    Publicado
  22. Maia, João Sampaio; Sarmento, I.; Antunes, F.; Lemos, F.. Matemática em casa – 2.º ano (Mathematics at home). Porto, Portugal: Porto Editora. 2004.
    Publicado
  23. Maia, João Sampaio; Leong, S.. Dicionário trilingue ilustrado para crianças (Inglês/Chinês/Português) (Children's trilingual picture dictionary; English-Chinese-Portuguese).. Macau, Macau: Universidade de macau. 2000.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Maia, João Sampaio. "Os registos gráficos das crianças no jardim de infância e a aprendizagem da matemática". Doutoramento, Universidade do Minho, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7516.
  2. Maia, João Sampaio. "O tipo de escrita da língua materna e a sua influência na aprendizagem da matemática". Mestrado, Universidade do Minho, 1991.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/04/22 TALIS 2918: A comparison between seven Mediterranean countries INW22 Conference, Issues in Education
Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
2020 A participação de Portugal no inquérito internacional PIRLS (2011-2016) 3rdWCCES Symposium, TEACHERS, TEACHING PROFESSION, AND COMPARATIVE EDUCATION: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
CeiED/ULHT (Portugal)
2019/10/26 O contributo do PISA, do TIMSS e do PIRLS na educação: balanços e perspetivas Colóquio CIDIne|Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/09/18 O contributo dos inquéritos internacionais na área da educação (PISA, TIMSS e PIRLS) para a formação dos docentes Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de professores CeiED
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2019/07/19 Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar 2nd Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/07/18 Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma Gallery Walk 2nd Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2017/07/10 Promoting soft-skills development in microbiology practical classes. 7th. Congress of European Microbiologists – FEMS2017
European Microbiologists (Valência, Espanha)
2016 Promoting soft-skills development by active learning: Wiki and video-based strategies II Reunión de Docencia y Difusión de la Microbiología
(Bilbao, Espanha)
2014 Alguns porquês das dificuldades de aprendizagem da matemática Conferência apresentada no âmbito do 1.º .º Ciclo em Psicologia Clínica da Universidade Lusófona do Porto
Universidade Lusófona do Porto (Porto, Portugal)
2014 Desafios à matemática num currículo funcional Palestra apresentada nas I Jornadas de Educação Especial, organizadas pelo Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas
(Porto, Portugal)
2012 Cria(r)tividade na matemática no dia a dia da educação pré-escolar Encontro Matemática e Criatividade no Pré-escolar e no 1.º CEB: Práticas de Referência
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2012 A magia da matemática Conferência integrada no 9.º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo, organizado pela Areal Editores
(Matosinhos, Portugal)
2012 Desafios à matemática num currículo escolar funcional Conferência apresentada no Sábado Especial n.º 12, integrado no Programa de Formação do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da Direcção Regional de Educação do Norte
(Porto, Portugal)
2011 Special education and inclusion in teacher training in Portugal Conferência Anual do European Teacher Education Network (ETEN)
(Coimbra, Portugal)
2010 Uma perspectiva sobre o Novo Programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico Colóquio organizado pelos Agrupamentos de Escolas de Baltar, Cristelo e Paredes,
(Paredes, Portugal)
2010 Teacher Training and Inclusion Comunicação apresentada no Country Study Visit “Teacher Education for Inclusion, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
(Porto, Portugal)
2010 Percalços no Funcionamento Intelectual e nos Padrões Adaptativos: Implicações no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático Comunicação apresentada no Sábado Especial n.º 6, integrado no Programa de Formação do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da Direcção Regional de Educação do Norte
(Matosinhos, Portugal)
2007 Pensar (em) matemática e linguagem matemática – Aliados ou inimigos? Conferência Plenária no Congresso Innovando la Enseñanza de las Matemáticas
(Toluca, México)
2007 Matemática: Resultados e medidas de melhoria em Portugal Participação na Mesa Mesa Redonda “PISA, Evaluación de la competencia matemática: Resultados, marco de evaluación y expectativas”
(Toluca, México)
2007 Pensar (em) matemática e linguagem matemática – Estratégias de aproximação Oficina (Think (in) mathematics and mathematical language - Approach Strategies, Workshop), no Congresso Innovando la Enseñanza de las Matemáticas,
(Toluca, México)
2004 Descobertas Matemáticas no Jardim de Infância omunicação apresentada no Simpósio “Fascínios da Matemática”, na Escola Superior de Educação de Odivelas
(Odivelas, Portugal)
1999 Uma experiência de inter-disciplinaridade na formação de professores em Macau II Congresso Internacional de Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesas – CIFOPLEP
(Praia, Cabo Verde)
1993 Quantos três há … e outras questões de matemática elementar Encontro Nacional de Professores de Matemática, PROFMAT93
(Ponta Delgada, Portugal)
1992 O tipo de escrita da língua materna e a sua influência na aprendizagem da matemática Encontro Nacional de Professores de Matemática, PROFMAT92
(Viseu, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2011 - 2015 Aaquisição de competências de literacia matemática e o seu uso na vida pessoal e profissional pelos funcionários de uma câmara municipal. Supervising of PhD thesis in Education
Orientador
2011 - 2015 Competências matemáticas num processo RVCC numa escola secundária do Grande Porto: Validar ou reciclar? Supervising of PhD thesis in Education
Orientador
2011 - 2014 As isometrias na inovação curricular e a formação de professores de matemática do 2.º ciclo do ensino básico. Supervising of PhD thesis in Education
Orientador
2012 - 2012 Ensino experimental da biodiversidade e da temperatura nas poças de maré: uma proposta pedagógica no 4.º ano de escolaridade. Co-supervision of Master thesis in Experimental Teaching in Science in Basic Education
Coorientador
2012 - 2012 O sentido do tato, calor e temperatura: Uma abordagem experimental no 2.º CEB. Co-supervision of Master thesis in Experimental Teaching in Science in Basic Education
Coorientador
2012 - 2012 Trabalho experimental sobre os sons do meio ambiente e as emoções que eles evocam: Estudo de Caso com uma turma do 2.º ano do Ensino Básico. Co-supervision of Master thesis in Experimental Teaching in Science in Basic Education
Coorientador
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 - 2012 Uma avaliação diagnóstica do conhecimento matemático num aluno com deficiência mental. Supervision of Master thesis
Orientador
2008 - 2011 Dificuldades e estratégias de ensino e aprendizagem da geometria e grandezas no 5.º ano de escolaridade. Co-supervising of PhD thesis in Curriculum, Profesorado e Instituciones Educativas
Coorientador
Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Granada, Espanha

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/07 - Atual Cogent education Journal Taylor & Francis Group

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/10/01 - Atual Metodologias de Investigação em Educação Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Ciências Económicas Sociais e da Empresa, Portugal
2019/02/01 - 2019/09/30 Tópicos de Geometria Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018/03/01 - 2018/04/30 DOC102 - Module "Methods and Techniques for Quantitative Research" Doutoramento (Doktor (PhD)) Universidade de S. José, Macau
2018/01/02 - 2018/04/30 Conceitos, Modelos e Contextos em Supervisão Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) Universidade Lusófona do Porto, Portugal