Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- JOÃO JOSÉ GRAMAXO DE SAMPAIO MAIA
Nomes de citação
- Maia, João
- Maia, João Sampaio
- Maia, J. S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E110-4732-8374
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Os Registos Gráficos das Crianças no Jardim de Infância e a Aprendizagem da Matermática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
1990
Concluído
|
Mestrado em Educação - Informática no Ensino (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"O Tipo de Escrita da Língua Materna e a Sua Influência na Aprendizagem da Matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1986
Concluído
|
Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Quinze Valores |
1973
Concluído
|
Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Quinze Valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Educação e Desporto, Portugal |
2018/09/01 - 2023/07/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | ||
2020/06/18 - 2020/07/14 | Professor Visitante (Docente Universitário) | University of Saint Joseph, Macau |
University of Saint Joseph, Macau | ||
2018/03 - 2018/04 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade de S. José, Macau |
Universidade de S. José, Macau | ||
2013/03 - 2013/04 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade de S. José, Macau |
Universidade de S. José, Macau | ||
2009/02 - 2011/07 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | ||
2002/09 - 2011/03 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
1996/09 - 2002/08 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Macau - Faculdade de Ciências da Educação, Macau |
1992/09 - 1996/08 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1990/09 - 1995/08 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal | ||
1986/09 - 1992/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
1976/03 - 1986/08 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal | ||
1979/09 - 1980/02 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/11 - 2019/07/31 | Presidente da Direção Pedagógica | Colégio Oceanus, Portugal |
Colégio Oceanus, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/05 - Atual | Investigador Integrado | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2016/05 - 2016/06 | Formador | Direção dos Serviços de Educação e Juventude, Macau |
Direção dos Serviços de Educação e Juventude, Macau | ||
2015/05 - 2016/06 | Assessor Internacional | Ministério da Educação, Timor - Leste |
Ministério da Educação, Timor - Leste | ||
2014/01 - 2014/04 | Assessor Internacional | Ministério da Educação, Timor - Leste |
Ministério da Educação, Timor - Leste | ||
1993/09 - 1994/08 | Diretor Pedagógico | Externato Maria Droste, Portugal |
1989/09 - 1993/08 | Colaborador | Externato Lúmen, Portugal |
1989/09 - 1993/08 | Colaborador | Externato Maria Droste, Portugal |
Externato Maria Droste, Portugal | ||
1983/09 - 1984/08 | Docente | Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal |
1977/02 - 1977/07 | Docente | Escola Popular de Educadores de Infância, Portugal |
Escola Popular de Educadores de Infância, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2022/02/28 | Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2018)
PTDC/CED-EDG/30084/2017
Investigador
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2019/06/30 | Quality Education For All
??
Outra
|
Concluído
|
2015 - 2016 | Projeto de Reorganização do Ensino Superior - Ministério da Educação de Timor-Leste
Projeto de Reorganização do Ensino Superior
Desenvolvimento técnico
|
|
2015 - 2015 | Management Strengthening Project - Ministry of Education of Timor-Lest and World Bank
Management Strengthening
Desenvolvimento técnico
|
Concluído
|
2014 - 2014 | National Equivalency Program (NEP) (2nd Level) - Ministry of Education of Timor-Leste
National Equivalency Program (NEP) (2nd Level)
Desenvolvimento técnico
|
|
2009 - 2011 | Implantação do Programa Nacional de Matemática para o Ensino Básico em Portugal
Implantação do Programa Nacional de Matemática para o Ensino Básico em Portugal
Investigador responsável
|
|
2009 - 2011 | European Primary Teacher Education Curriculum (EPTE) - Erasmus Program
502066-LLP-1-2009-1-NL-ERASMUS-ECDEM
Investigador
|
Concluído
|
2008 - 2011 | Projeto de Consolidação da Língua Portuguesa (PCLP), desenvolvido em Timor-Leste (parceria Ministério dos Negócios Estrangeiros
de Portugal, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e Universidade Nacional de Timor Lorosa'e)
Projeto de Consolidação da Língua Portuguesa (PCLP), desenvolvido em Timor-Leste
Investigador responsável
|
Concluído
|
2007 - 2007 | Primary School Teaching Learning Materials Design in Timor-Leste (supported by World Bank)
Primary School Teaching Learning Materials Design in Timor-Leste
Investigador responsável
|
World Bank
Concluído
|
2004 - 2006 | Curriculum (Primary) Development and Implementation Project in Timor-Leste (supported by UNICEF)
Curriculum (Primary) Development and Implementation Project in Timor-Leste
Desenvolvimento técnico
|
UNICEF
Concluído
|
1990 - 1991 | Programa de Implementação do Programa Nacional do Ensino Primário (1.º a 4.º ano de escolaridade) o Currículo Português em
Macau
Programa de Implementação do Programa Nacional do Ensino Primário (1.º a 4.º ano de escolaridade) no Currículo Português em
Macau
Desenvolvimento técnico
|
|
1988 - 1991 | Programa Nacional do Ensino Primário (1.º a 4.º ano de escolaridade) para Portugal
Programa Nacional do Ensino Primário (1.º a 4.º ano de escolaridade) para Portugal
Desenvolvimento técnico
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/04/22 | TALIS 2918: A comparison between seven Mediterranean countries | INW22 Conference, Issues in Education
Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2020 | A participação de Portugal no inquérito internacional PIRLS (2011-2016) | 3rdWCCES Symposium, TEACHERS, TEACHING PROFESSION, AND COMPARATIVE EDUCATION: Fostering Values Education and Engaging Academic
Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
CeiED/ULHT (Portugal)
|
2019/10/26 | O contributo do PISA, do TIMSS e do PIRLS na educação: balanços e perspetivas | Colóquio CIDIne|Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/09/18 | O contributo dos inquéritos internacionais na área da educação (PISA, TIMSS e PIRLS) para a formação dos docentes | Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de professores CeiED
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2019/07/19 | Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar | 2nd Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/18 | Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma Gallery Walk | 2nd Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/07/10 | Promoting soft-skills development in microbiology practical classes. | 7th. Congress of European Microbiologists – FEMS2017
European Microbiologists (Valência, Espanha)
|
2016 | Promoting soft-skills development by active learning: Wiki and video-based strategies | II Reunión de Docencia y Difusión de la Microbiología
(Bilbao, Espanha)
|
2014 | Alguns porquês das dificuldades de aprendizagem da matemática | Conferência apresentada no âmbito do 1.º .º Ciclo em Psicologia Clínica da Universidade Lusófona do Porto
Universidade Lusófona do Porto (Porto, Portugal)
|
2014 | Desafios à matemática num currículo funcional | Palestra apresentada nas I Jornadas de Educação Especial, organizadas pelo Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas
(Porto, Portugal)
|
2012 | Cria(r)tividade na matemática no dia a dia da educação pré-escolar | Encontro Matemática e Criatividade no Pré-escolar e no 1.º CEB: Práticas de Referência
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2012 | A magia da matemática | Conferência integrada no 9.º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo, organizado pela Areal Editores
(Matosinhos, Portugal)
|
2012 | Desafios à matemática num currículo escolar funcional | Conferência apresentada no Sábado Especial n.º 12, integrado no Programa de Formação do Gabinete de Acompanhamento à Educação
Especial da Direcção Regional de Educação do Norte
(Porto, Portugal)
|
2011 | Special education and inclusion in teacher training in Portugal | Conferência Anual do European Teacher Education Network (ETEN)
(Coimbra, Portugal)
|
2010 | Uma perspectiva sobre o Novo Programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Colóquio organizado pelos Agrupamentos de Escolas de Baltar, Cristelo e Paredes,
(Paredes, Portugal)
|
2010 | Teacher Training and Inclusion | Comunicação apresentada no Country Study Visit “Teacher Education for Inclusion, realizado na Escola Superior de Educação
do Instituto Politécnico do Porto
(Porto, Portugal)
|
2010 | Percalços no Funcionamento Intelectual e nos Padrões Adaptativos: Implicações no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático | Comunicação apresentada no Sábado Especial n.º 6, integrado no Programa de Formação do Gabinete de Acompanhamento à Educação
Especial da Direcção Regional de Educação do Norte
(Matosinhos, Portugal)
|
2007 | Pensar (em) matemática e linguagem matemática – Aliados ou inimigos? | Conferência Plenária no Congresso Innovando la Enseñanza de las Matemáticas
(Toluca, México)
|
2007 | Matemática: Resultados e medidas de melhoria em Portugal | Participação na Mesa Mesa Redonda “PISA, Evaluación de la competencia matemática: Resultados, marco de evaluación y expectativas”
(Toluca, México)
|
2007 | Pensar (em) matemática e linguagem matemática – Estratégias de aproximação | Oficina (Think (in) mathematics and mathematical language - Approach Strategies, Workshop), no Congresso Innovando la Enseñanza
de las Matemáticas,
(Toluca, México)
|
2004 | Descobertas Matemáticas no Jardim de Infância | omunicação apresentada no Simpósio “Fascínios da Matemática”, na Escola Superior de Educação de Odivelas
(Odivelas, Portugal)
|
1999 | Uma experiência de inter-disciplinaridade na formação de professores em Macau | II Congresso Internacional de Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesas – CIFOPLEP
(Praia, Cabo Verde)
|
1993 | Quantos três há … e outras questões de matemática elementar | Encontro Nacional de Professores de Matemática, PROFMAT93
(Ponta Delgada, Portugal)
|
1992 | O tipo de escrita da língua materna e a sua influência na aprendizagem da matemática | Encontro Nacional de Professores de Matemática, PROFMAT92
(Viseu, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2011 - 2015 | Aaquisição de competências de literacia matemática e o seu uso na vida pessoal e profissional pelos funcionários de uma câmara
municipal. Supervising of PhD thesis in Education
Orientador
|
|
2011 - 2015 | Competências matemáticas num processo RVCC numa escola secundária do Grande Porto: Validar ou reciclar? Supervising of PhD
thesis in Education
Orientador
|
|
2011 - 2014 | As isometrias na inovação curricular e a formação de professores de matemática do 2.º ciclo do ensino básico. Supervising
of PhD thesis in Education
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Ensino experimental da biodiversidade e da temperatura nas poças de maré: uma proposta pedagógica no 4.º ano de escolaridade.
Co-supervision of Master thesis in Experimental Teaching in Science in Basic Education
Coorientador
|
|
2012 - 2012 | O sentido do tato, calor e temperatura: Uma abordagem experimental no 2.º CEB. Co-supervision of Master thesis in Experimental
Teaching in Science in Basic Education
Coorientador
|
|
2012 - 2012 | Trabalho experimental sobre os sons do meio ambiente e as emoções que eles evocam: Estudo de Caso com uma turma do 2.º ano
do Ensino Básico. Co-supervision of Master thesis in Experimental Teaching in Science in Basic Education
Coorientador
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2012 - 2012 | Uma avaliação diagnóstica do conhecimento matemático num aluno com deficiência mental. Supervision of Master thesis
Orientador
|
|
2008 - 2011 | Dificuldades e estratégias de ensino e aprendizagem da geometria e grandezas no 5.º ano de escolaridade. Co-supervising of
PhD thesis in Curriculum, Profesorado e Instituciones Educativas
Coorientador
|
Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Granada, Espanha
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Cogent education Journal | Taylor & Francis Group |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018/10/01 - Atual | Metodologias de Investigação em Educação | Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) | Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Ciências Económicas Sociais e da Empresa, Portugal |
2019/02/01 - 2019/09/30 | Tópicos de Geometria | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/03/01 - 2018/04/30 | DOC102 - Module "Methods and Techniques for Quantitative Research" | Doutoramento (Doktor (PhD)) | Universidade de S. José, Macau |
2018/01/02 - 2018/04/30 | Conceitos, Modelos e Contextos em Supervisão | Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (Mestrado) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |