Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Clarinda Pomar
Nomes de citação
- Pomar, Clarinda
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E51B-27DE-1FDD
- ORCID iD
- 0000-0001-7539-6220
- Scopus Author Id
- 57195345821
Endereços de correio eletrónico
- cpomar@uevora.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2002 - 2007
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"O Género na Educação Física: Percepções de alunos e alunas do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico”. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com distinção e louvor |
1992 - 1998
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação- Metodologia da Educação Física (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Actividade Física e Estereótipos de Género: Análise da Percepção da Apropriação e do Desempenho Motor de Género em Actividades
Lúdico-Motoras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom, por unanimidade |
1987 - 1992
Concluído
|
Educação Física e Desporto (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Análise da Competição em Natação Desportiva" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/07/03 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/05/10 - Atual | Pró-Reitor | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2009/03/01 - Atual | Diretora do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2021/05 - 2023/09 | Diretora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal | ||
2021/05 - 2023/09 | Diretora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal | ||
2020 - 2021/12 | Membro do Gabinete para a Igualdade de Género | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2019/10/08 - 2021/04 | Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2019/02/26 - 2021/02 | Adjunta do Director do Departamento de Pedagogia e Educação | Universidade de Évora, Portugal |
2015/04/16 - 2019/03/06 | Presidente do Conselho Pedagógico | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal | ||
2015/04/15 - 2019/03 | Membro da Comissão de Avaliação Interna da Escola de Ciências Sociais | Universidade de Évora, Portugal |
2010/05/26 - 2016/11/10 | Presidente do Conselho Coordenador da Prática de Ensino Supervisionada dos Mestrados em Ensino da Universidade de Évora | Universidade de Évora, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/04/15 - 2019/03/06 | Membro do Conselho de Avaliação | Universidade de Évora, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12/02 - 2023/11/30 | Projeto IPI.SUCESSO : Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos
de Instabilidade e Incerteza
POCH-02-53I2-FSE-000042
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Concluído
|
2022/06/01 - 2023/10/31 | MEDEIA
POCH-02-53I2-FSE-000021
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Concluído
|
2010/06 - 2013/12 | APD- ACADEMIC PERFORMANCE AND DEVELOPMENT: A LONGITUDINAL STUDY ON THE EFFECTS OF SCHOOL TRANSITIONS IN PORTUGUESE STUDENTS.
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/10 - 2009/10 | IRIS - Improvement through Research in Inclusive Schools: Inclusive Classrooms – a multidimensional approach
128735-CP-1-2006-1-BE-COMENIUS-C21
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
European Comission
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09 - 2022/12 | OUT-TO-IN Academia do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian
OUT-TO-IN
Investigador
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
|
1998 - 2001 | Projecto Internacional Coeducação: do princípio ao desenvolvimento de uma prática
não aplicável
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/02/07 | A utilização de estratégias de autoavaliação como potenciadoras do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
CeiED (Évora, Portugal)
|
2017/02/22 | Jogo e expressão: que sentidos e desafios na formação. | II Encontro Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora |
2016/02/19 | Uma por todas, Todas por uma: o contributo das didáticas. | Encontro educador@s e Professor@s na Univercidade de Évora
(Évora, Portugal)
|
2015/12/03 | A formação de professores para a Inclusão de Pessoas com Deficiência | III Seminário ENABLIN + |
2015/12/02 | A formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania. | Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida
(Évora, Portugal)
|
2015/10/22 | Desenvolvimento do nível do jogo em alunos de 3º ciclo nas modalidades de futebol e basquetebol: a eficácia de um programa de intervenção com base em exercícios de trabalho cooperativo | 1º Congresso Ibero-americano de Desporto, Actividade Física, Educação e Saúde,
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
|
2012/12/12 | A construção do Género na sala de aula: Elementos para a sua compreensão e análise das suas repercussões educativas | Seminário “Educação, Género e Cidadania: Identificar fragilidades, reorganizar práticas”
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | A promoção de competências socioemocionais para jovens bailarinos/as na fase da adolescência, no contexto das aulas do ensino
artístico vocacional na área da Dança
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020 - 2024/01/22 | O espaço exterior como espaço educativo: a promoção das aprendizagens da criança através do jogo de peças soltas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 - 2023/12/20 | Social-emotional competence in early childhood education: contributions of body-oriented interventions
Orientador
|
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 - 2023/12/14 | Educação Física e Resolução de Problemas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 - 2023/11/28 | Os estilos de vida ativos na infância e a exploração das potencialidades pedagógicas do espaço exterior
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/10 - 2022/12/14 | A Integração do Mindfulness na Prática de Ensino na Educação Pré-Escolar e no 1.ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 - 2022/12/07 | Os jogos tradicionais e a valorização da interdisciplinaridade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2020 - 2022/06/22 | Educar para a igualdade de género na infância: nas diferenças nos respeitamos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2017 - 2022/06/20 | Os Sentidos da Velhice e a Promoção do Envelhecimento Ativo: Desafios Educativos no Contexto Brasileiro
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2019 - 2021/11/30 | A Qualidade do Ambiente Educativo no Desenvolvimento Motor da Criança.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020 - 2021/07/30 | Promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019 - 2021/07/30 | Promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 - 2021/07/15 | Igualdade de Género no Desporto: As Políticas Públicas em Portugal e na União Europeia
Coorientador de Ana Rita Martins Grenha
|
Direcção e Gestão Desportiva (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2017 - 2021/07/15 | Igualdade de Género no Desporto: As Políticas Públicas em Portugal e na União Europeia
Orientador
|
Direcção e Gestão Desportiva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2019 | Educação Física e Matemática: Explorando as potencialidades através de atividades lúdico-motoras-
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 - 2017/10/11 | A qualidade do espaço e a exploração dos materiais em Educação Motora.Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação
Pré-Escolar:
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2017 | A qualidade do espaço e a exploração dos materiais em Educação Motora. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação
Pré-Escolar:
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2015 - 2015 | A prática de exercicios regulares desenvolvida com idosos atendidos no programa "Cabelos de Prata", na cidade de Boa Vista/Roraíma/Brasil
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/01 - 2022/03 | Formadora na ação de formação (25 h) no âmbito da Formação Contínua de Docentes : O corpo e as emoções da criança no espaço
da escola: promoção do desenvolvimento motor e sócio-emocional das crianças de idade pré-escolar. Jan-março 2022 (online).
Oficina (workshop)
|
O corpo e as emoções da criança no espaço da escola: promoção do desenvolvimento motor e sócio-emocional das crianças de idade
pré-escolar
Universidade de Évora, Portugal
Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, Portugal |
2021/05/05 - 2021/05/05 | Coordenação do workshop - Educar para a Igualdade de Género na Educação Básica - 6maio 2021 (online) destinado a professores/as
e educadores/as de infância no âmbito da Campanha Mobiliza-te contra o Sexismo na Educação e no Ensino Superior, iniciativa
do Conselho da Europa e promovida em Portugal pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Oficina (workshop)
|
Educar para a Igualdade de Género na Educação Básica
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2021/03/25 - 2021/03/25 | Realização de uma de formação “Construir a igualdade de género na(pela) atividade física e desportiva” (3 horas) para técnicos
das autarquias .25 março 2021 (online) a convite da Associação Desigualdades no âmbito do Plano Intermunicipal para a Igualdade
(Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines).
Oficina (workshop)
|
Construir a igualdade de género na(pela) atividade física e desportiva |
2021/01/20 - 2021/01/21 | Realização do Workshop “Educar para a Igualdade de Género” (6 horas) para profissionais da área da Educação e Serviço Social.
20-21 janeiro 2021 (online). A convite da Associação Moura Saluquia no âmbito do Projeto #Mais Igualdade com financiamento
pelo Portugal 2020
Oficina (workshop)
|
Educar para a Igualdade de Género |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/13 | Equidade de gênero em educação física: um estudo dos processos de ensino e de aprendizagem
Arguente principal
|
Larissa Zanetti Theil (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Portugal
|
2023/11/07 | A desistência escolar das raparigas no Ensino Primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro- -Nicoadala
Arguente principal
|
Inocência Adriana Peniceia Patia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/10/10 | Contributo da Educação Artística para as aprendizagens da Criança
Arguente principal
|
Raquel Alexandra Oliveira da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/09/12 | Atitudes em Ciência(s) – Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino
básico
Arguente principal
|
Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério Vília (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/07/10 | O papel do/a educador/a de infância face ao brincar na infância
Arguente principal
|
Susana Cristina Abreu Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/07/10 | Promover a participação ativa das crianças na gestão curricular - um percurso de construção de uma identidade profissional
Presidente do júri
|
Beatriz Filipe Calado (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/07/04 | Formação de Leitores: O Poder dos Livros e das Histórias na Educação de Infância
Presidente do júri
|
Sofia Alexandra Bicho Lopes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/04/13 | Participar para Incluir- Uma Experiência em Creche e Jardim de Infância
Presidente do júri
|
Filipa Alexandra Melgueira Pinto (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/03/27 | Da avaliação à ação: proposta de melhoria do espaço exterior de um Jardim de Infância
Arguente principal
|
Bruna Alexandra Pereira Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2022/06/27 | Conexões entre contextos educativos, famílias e crianças, com recurso à documentação pedagógica
Presidente do júri
|
Daniela Alexandra Alves Cristeto (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/02/23 | Práticas de Cidadania para a sustentabilidade ambiental
Presidente do júri
|
Carolina Isabel Ferreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2021/02/10 | Atitudes das crianças e aprendizagem em números e operações no contexto das conexões matemáticas na cidade de Évora. Prática
de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico:
Presidente do júri
|
Madalena Franco dos Santos (Mestrado)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2021/01/29 | Construção de identidades, valorizar a diferença e combater os estereótipos. Prática de Ensino Supervisionada em Educação
Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico -
Presidente do júri
|
Ana Teresa Batista Serra (Mestrado)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2021/01/28 | Desenvolver o sentido matemático através das conexões da Matemática com a cidade. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Ana Filipa Letra Lameiro (Mestrado)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2021/01/28 | Desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
Arguente principal
|
Ana Filipa Letra Lameiro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/11/17 | O brincar e o jogo como promotores de aprendizagens.
Arguente
|
Sofia Isabel Tavares Ferreira (Mestrado)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2020/08/28 | Construindo a monodocência contrariando fragmentações .
Presidente do júri
|
Ana Teresa Babinha (Mestrado)
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, Portugal
|
2019/11/21 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico -
A Hora do Conto... No tempo em que os animais falavam.
Presidente do júri
|
Diana Patrícia Simões Linharelhos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/10/22 | Emergência da matemática no contexto de exploração da expressão motora. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação
Pré-Escolar.
Arguente principal
|
RUTE ISABEL MATIAS DA LUZ (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/03/12 | Vamos aprender por projeto?
Arguente principal
|
Mafalda Nascimento Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018/05/28 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar: A exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim
de infância
Presidente do júri
|
Diana Filipa Pereira Palma (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/11/29 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar - A organização dos espaços e do tempo como promotores de experiências
e aprendizagens para as crianças
Arguente
|
Marta Filipa Caeiro Parreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/11/21 | Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Construindo a profissão através da regulação do processo de ensino-aprendizagem
Presidente do júri
|
Laura Isabel Rodriguez Cabaço (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/06/08 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar - Desenvolver o sentido espacial no contexto da exploração do espaço
e do movimento
Arguente
|
Patrícia Mercês (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017/06/08 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar: A matemática e a educação alimentar
Presidente do júri
|
Raquel Maria Marques Lampreia (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015/12/17 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar– O Papel da Expressão Dramática no Brincar
Arguente
|
Joana Miguel Santana Aleixo Rosa (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015/06/23 | A Performance na educação: práticas corporais e representações. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada.
Arguente
|
Helena Moura Merlin Nobre (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015/06/11 | A Formação Inicial de Professores de Física e Química: Perceções de Alunos em Processo de Prática Pedagógica
Arguente
|
Susana Maria Guerra Martins dos Santos Assunção (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015/05/04 | Children´s Play and Leisure: Connections with Emotional Competence
Vogal
|
Guida Filipa Veiga Moutinho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
2015/03/24 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: Hábitos Alimentares na Infância
Arguente
|
Maria de Jesus Grazina Roque (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014/10/27 | Atividade Física, Obesidade e Videojogos ativos na escola: um estudo sobre hábitos e práticas de jovens em jovens do ensino
básico e secundário
Vogal
|
Nuno Miguel Canto da Palma (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012/12/20 | Atitudes e Rendimento Escolar: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática
e Ciências Físico-Quimicas
Arguente
|
Ana Cristina Condeças Borralheira Vilas Boas Laranjeira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012/10/30 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: A expressão motora como forma de relação consigo e com o mundo exterior
Arguente
|
Patrícia Carrageta (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2012/07/09 | Inclusão Escolar: um olhar sobre os relacionamentos em sala de aula das crianças com paralisia cerebral
Arguente
|
Silvia Cristina Coelho dos Reis (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011/07/29 | A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: um estudo num agrupamento de escolas do Alentejo, envolvendo alunos, pais
e professores
Arguente
|
Madalena Pires Lopes Salgado (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010/07/06 | A escola pelo olhar da criança: representações sociais da escola na infância
Arguente
|
Liliana Cristina Pinto de Moura (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2009/07/27 | A feminização na educação básica: os docentes do género masculino na educação de crianças
Arguente
|
Hélder António Beça Oliveira Margalha (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021 - 2021 | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: Vozes dos Jovens Invesrtigadores | Online |
2020 - 2020 | III encontro a formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora & II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil | Universidade de Évora |
2018 - 2018 | A Formação de Educador@s e Professor@s na Universidade de Évora | Universidade de Évora |
2014/09 - 2014/09 | I Fórum Internacional de Violência e Maus-Tratos (FIVMT) / VII Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais(FISERS | Universidade de Évora |
2010 - 2010 | I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação : Desafios Teóricos e Metodológicos | Universidade de Aveiro |
2010 - 2010 | – III Congresso Nacional de Educação para a Saúde/I Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde | Universidade da Beira Interior- Covilhã |
2008 - 2008 | II Congresso Nacional de Educação para a Saúde | Universidade de Évora |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - 2016 | Perspectiva (2175-795X) | Universidade Federal de Santa Catarina |
2016 - 2016 | Educação, Temas e Problemas |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020/12 - 2020/12 | Vogal do júri de seleção para atribuição de 4 bolsas para Doutoramento, na área de Ciências da Educação, ao abrigo do Regulamento
de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).
Ref: UID/CED/04312.
Avaliador
|
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020/10 - 2020/10 | Vogal do júri de selecção para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto OUT-TO-IN- Academia do conhecimento
da Fundação Calouste Gulbenkian
Membro
|
Universidade de Évora, Portugal | Fundação Calouste Gulbenkian |
2012/01 - 2012/02 | Vogal do júri de seleção para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto “PTDC/CPE-CED/104884/2008 - RED-
Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses
Membro
|
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Educação Artística e Educação Física na Infância | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2016 - Atual | Práticas de Atividade Física na Educação Básica | Ciências do Desporto (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2015 - Atual | Jogo e Desenvolvimento Motor na Infância | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2014 - Atual | Didática da Atividade Física | Ciências do Desporto (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2010 - Atual | Educação e Expressão Físico-Motora | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2010 - Atual | Temas Aprofundados de Educação e Expressão Físico-Motora | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2010 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2021/03/25 - 2021/03/25 | Construir a igualdade de género na(pela) atividade física e desportiva.| Formação na Área 2 Cultura e Desporto do Plano Intermunicipal para a Igualdade dos municípios de Alcácer do sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines | Construir a igualdade de género na(pela) atividade física e desportiva (Outros) | |
2019 - 2020 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2018/02 - 2018/03 | Género e Cidadania no Pré-Escolar e 1º CEB” e “Metodologias de Formação em Igualdade e sugestões de operacionalização” no Curso Cidadania e Igualdade de Género na Educação Básica. Curso POISE - Formação de públicos estratégicos. | Cidadania e Igualdade de Género na Educação Básica (POISE-03-4436-FSE-000586) (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2017/04 - 2017/05 | Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) | Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) (Outros) | Associação de Futebol de Évora, Portugal |
2017/03/08 - 2017/03/08 | Educar para a Igualdade de Género | Educar para a Igualdade de Género (Outros) | Associação Moura Saluquia, Portugal |
2015 - 2017 | Didática da Educação Física I | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2015 - 2017 | Didática da Educação Física II | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2015 - 2017 | Pedagogia do Desporto | Curso de Formação de Treinadores de Futebol de Grau I (UEFA Raízes) (Outros) | Associação de Futebol de Évora, Portugal |
2015 - 2017 | Temas Aprofundados de Educação Física e Desporto Escolar | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2016/12 - 2016/12 | Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau II (UEFA Basic) do Programa nacional de Formação de Treinadores | Curso de Treinadores de Futebol Grau II (UEFA Basic) (Outros) | |
2016/04 - 2016/05 | Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) do Programa Nacional de Formação de Treinadores | Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) (Outros) | Associação de Futebol de Évora, Portugal |
2009 - 2016 | Atividade Física na Educação Básica | Ciências do Desporto (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2015/04 - 2015/05 | Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau I (UEFA Raízes) do Programa Nacional de Formação de Treinadores | Cursos de Formação de Treinadores de Futebol de Grau II (UEFA Basic) (Outros) | Associação de Futebol de Évora, Portugal |
2015/04 - 2015/05 | Pedagogia do Desporto. Curso de Treinadores de Futebol Grau II (UEFA Basic) do Programa Nacional de Formação de Treinadores | Curso de Treinadores de Futebol Grau II (UEFA Basic) | Associação de Futebol de Évora, Portugal |
2014 - 2015 | Género, Cidadania e Educação. Formação contínua de educadores/as e professores/as do ensino básico e secundário | Oficina de formação "Género, Cidadania e Educação" (CCPFC/ACC76073/13) (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010 - 2015 | Temas Integrados de Didática da Atividade Física | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2010 - 2015 | Fundamentos de Didática da Educação Física | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2009 - 2012 | Alimentação e Actividade Física em Contextos Educativos | Mestrado em Educação, na área de especialização de Educação para a Saúde (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2010 | Pedagogia do Treino Desportivo | Treino Desportivo (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2009/11 - 2009/12 | Actividade Física e Desportiva no 1º ciclo do ensino básico- Plano de Formação para Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Évora | Actividade Física e Desportiva no 1º ciclo do ensino básico (Outros) | Câmara Municipal de Évora, Portugal |
2008 - 2009 | Análise de dados em Educação | Curso de Mestrado em Educação- variante de Administração Escolar (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2009 | Investigação em Educação e Supervisão II | Curso de Mestrado em Educação- variante de Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2006 - 2008 | Questões de Género em Contexto Escolar | Mestrado em Educação, variante de Questões de Género e Educação para a Cidadania (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09/12 - 2007/09/12 | A criança do 1º ciclo e a actividade física. Formação destinada a professores responsáveis pelas actividades de enriquecimento curricular do 1º ciclo do Concelho de Évora | Experimentar e Criar: a Ludicidade no processo de aprendizagem na infância. | |
2001 - 2002 | Temas Aprofundados de Expressões Não Verbais II- Módulo de Educação e Expressão Físico-Motora | Cursos de Complemento de Formação Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Educ.Infância e Prof. 1º CEB (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1995 - 1996 | Didáctica Específica e Tecnologia Educativa para a Educação Física. | Profissionalização em Serviço para Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Membro da Comissão Científica da publicação do Projeto Internacional "Outdoor-Oriented Practices in Early Childhood Education
Project (OPIECE)":
Veiga, G., Marmeleira, J., Laranjo, L., Almeida, G., & Küçükturan, A.G. (Eds.)(2021). Taking the best from outdoor play –
A practical book for parents and practitioners of early childhood education. European Solidary Corps of the European Union.
ISBN: 978-972-778-181-2
Consultor
|
Sakarya Üniversitesi, Turquia Universidade de Évora, Portugal Vytauto Did¿iojo Universitetas ¿vietimo Akademijos, Lituânia |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2022 | Membro do júri para atribuição de bolsas de investigação no âmbito do Projeto Out-to-In da Universidade de Évora, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian | Universidade de Évora, Portugal |
2021 - 2021 | Membro do júri para atribuição de 4 bolsas de doutoramento no âmbito do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e o Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), com referência UID/CED/04312 | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |