???global.info.a_carregar???
Helena Figueiredo Pina is the coordinator of the Advertising and Marketing undergraduate studies at ESCS/IPL (School of Communication and Media Studies / IPL – Politécnico de Lisboa). PhD in Social Communication (completed in 2014/07/02) from Complutense University of Madrid (UCM). Master’s in Communication, Culture and Information Technologies (completed in 2001/11/07) by ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). She is a professor and researcher at ESCS, where she has been working since 1995, and is responsible for various courses in communication and creativity. She has coordinated the project "One More Story: transmediatic contents for the landscape experience".
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Figueiredo Pina

Nomes de citação

  • Pina, Helena Figueiredo
  • Pina, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
E61B-0C90-EFCA
ORCID iD
0000-0003-2946-2308

Endereços de correio eletrónico

  • hpina@escs.ipl.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217119000 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Comunicação Social. Campus de Benfica do IPL, 1549-014, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Outras Áreas das Ciências Sociais
Formação
Grau Classificação
2022/10/05 - 2023/06/14
Concluído
Cultura Visual e Teoria da Imagem (Outros)
Especialização em Curso teórico de formação artística (64 horas)
Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), Portugal
2022/07/14
Concluído
Design Thinking Essentials (Outros)
Especialização em Criatividade
Echos School of design Thinking, Brasil
2016 - 2016
Concluído
CURSO INTENSIVO DE ESCRITA NARRATIVA - ESCOLA DE VERÃO 2016 DA FCSH DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (Outros)
Especialização em Escrita Narrativa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, Portugal
17 valores
2015 - 2015
Concluído
CURSO DE ESCRITA CRIATIVA: O PRAZER DE ESCREVER. FREQUÊNCIA DE CURSO FORMAÇÃO PROFISSIONAL (Outros)
Especialização em Escrita Criativa
EscreverEscrever (Entidade formadora certificada pela DGERT), Portugal
2014/07/02
Concluído
Doutoramento em Comunicação Social (Doutoramento)
Especialização em Publicidade
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
"La Publicidad de Moda dirigida a Los Jóvenes:! Mírame a Los Ojos! La Persuasión Silenciosa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente "Cum laude"
2006/09/29
Concluído
Diploma de Estudos Avançados (Outros)
Especialização em Ciências da Comunicação
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
Excelente/Sobresaliente
2001/11/07
Concluído
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado)
Especialização em Sociologia da Comunicação - Ciências da Comunicação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Jovens, Consumo, Marcas e Revistas – Estudo de Caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (por unanimidade)
1999/09/30
Concluído
Pós-graduação Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Pós-Graduação)
Especialização em Sociologia da Comunicação - Ciências da Comunicação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
17 valores
1990/09/14
Concluído
Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade (Licenciatura)
Especialização em Comunicação
Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal
15 valores
1985 - 1986
Concluído
Curso de Formação Artística- História da Arte (64 horas) (Outros)
Especialização em História da Arte
Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/07/07 - Atual Coordenadora da Licenciatura em Publicidade e Marketing Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2005 - 2009 Nomeada Especialista na Área da Publicidade e Júri da Comissão de Avaliação e Acreditação de Especialistas, por deliberação do Conselho Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1997 - 1999 SUPERVISORA CRIATIVA Aconselharte - Agência de Publicidade, Portugal
1995 - 1997 PUBLICIDADE - COPYWRITER Aconselharte - Agência de Publicidade, Portugal
1993 - 1994 PUBLICIDADE - SUPERVISORA DE CONTAS Publicis - Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Investigadora no Instituto de Comunicação e Media de Lisboa (ICML). Sócia fundadora Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - 2011 Sócia Fundadora da 4MK/ESCS Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual UNet - Observatório da Internet: Práticas Online, Efeitos e Literacia Mediática em Jovens Adultos em Portugal - Projeto não financiado
Refª PTDC/COM-OUT/1734/2020
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Não financiado
2023/09 - 2024/09 Mooc – Introdução ao Jornalismo de Dados
IPL/IDI&CA2023/MOOC-JorDt_ESCS
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2019 - 2022 Projeto científico de I&D “Academia da Leitura do Mundo: o Jornalismo, a Comunicação e Eu”,
Colaboradora
Fundação Calouste Gulbenkian
2020/09 - 2021/09 Scape.com - Comunicar a Paisagem: Leitura e Exploração de Paisagens
Refª: IPL/2020/SCAPE.COM_ESCS
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2019 - 2020 Narrar e Viver a Europa - IDI&CA
IPL/2019/NVE-CEPE_ESCS
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2018 - 2020 KitScape: Descobrir a Paisagem - Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens - Projeto não financiado
IDI&CA2018 submissão de KitScape
Investigador
Não financiado
2018 - 2019 Projeto didático de Artes Gráficas “O Mistério do Arco-Íris Roubado”. Projeto não financiado
Proj_Artes Gráficas_Mistério
Desenvolvimento técnico
2017 - 2019 Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem
LISBOA-01-0145-FEDER-023382
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2018 One More Story? Conteúdos Transmediáticos para a Experiência da Paisagem
IPL/2017/1+STORY_ESCS
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2016 - 2017 One More Place? - Aplicação Móvel para a Visita e Exploração da Paisagem
IPL/2016/1+PLACE_ESCS
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2014 - 2017 Projeto Sophia: Conhecimento para a Gestão do Ambiente Marinho - I&D
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2011 Criação de portal e Website da ESCS - Projeto não financiado
PORTALWEBSITEESCS_2010
Desenvolvimento técnico
2009 - 2009 Desenvolvimento de Website Rock in Rio, para a Better World
WEBSITERIR_2009
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2008 - 2009 Criação de Portal Turístico TimetoGo - travel your life
TTG_GEOPOINT_2008
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2006 - 2007 Comunicação e Nova Identidade Visual ESCS. Projeto não financiado.
Nova Identidade Visual ESCS_2007
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Concluído
2003 - 2004 A Publicidade na Internet
PUBNET2003
Investigador
CPIESCS
2003 - 2004 Estudo de Imagem e Percepção da Compra por Catálogo
IMAGEMCOMPRADISTANCIA2003
Investigador
CPIESCS
2001 - 2002 Observatório da Publicidade/Instituto Consumidor
OBSPUB_2001
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Instituto do Consumidor
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2004 - 2004 Imagem e Perceção da Compra por Catálogo - 3 Suisses
CPIESCS (Centro de Projetos de Investigação da Escola Superior de Comunicação Social
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Abreu, João; Pina, Figueiredo Helena; Centeno, Maria João; Reis, Matilde. "Um museu para ler a paisagem". 2018.
Artigo em revista
  1. Pina, Figueiredo Helena; Centeno, Maria João; Abreu, João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rodrigues, Ricardo Pereira; Rezola, Maria Inácia; Simões-Ferreira, Isabel; et al. "One more story: a media project to add value to the intangible culture of territories". Heritage and Museoghaphy 21 (2020): 244-258. http://hdl.handle.net/10400.21/12535.
    https://doi.org/10.34810/hermusn21id378137
  2. Pina, Helena Figueiredo. "Deco-identidades: a composição da aparência como expressão da identidade pessoal". Trajectos: Revista de Comunicação, Cultura e Educação (2009): http://hdl.handle.net/10400.21/837.
    Publicado
  3. Pina, Helena Figueiredo. "A luz do desejo: a fotografia publicitária face à fotografia artística e à fotografia jornalística". Comunicação Pública 4 7/8 (2009): 133-167.
    https://doi.org/10.4000/cp.7712
  4. Pina, Helena Figueiredo. "Pressão, memorização e eficácia publicitária: para além da repetição: a criatividade como factor potencial de eficácia da comunicação publicitária". Comunicação Pública 2 3/4 (2006): 163-176.
    Acesso aberto • https://doi.org/10.4000/cp.8703
  5. Pina, Figueiredo Helena. "Love brands juvenis: fortes relações de cumplicidade". (2006): http://hdl.handle.net/10400.21/838.
    urn:doi:10.4000/cp.8517
Capítulo de livro
  1. Pina, Helena Figueiredo. "La persuasión silenciosa en la publicidad de moda". In Libro de Actas do XIII Congreso CUICIID 2023 – Congreso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación, y Docencia (p. 20). Fórum Internacional de Comunicación y Relaciones públicas (Fórum XXI), 20. 2023.
  2. Pina, Helena Figueiredo; Cláudia Vasconcelos Silvestre. "Os desafios do jornalismo de dados". In Livro de Resumos do XXVI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. 2023.
  3. Pina, Helena Figueiredo; Cláudia Vasconcelos Silvestre. "A revolução dos dados: Um desafio para o jornalismo". In De olho na notícia (pp. 406-433), Ria Editorial, 406-433. Ria Editorial, 2023.
  4. Pina, H.F., Abreu, J.G., Centeno, M.J. & Rodrigues, R.P. (2021). Museu da Paisagem: Uma plataforma participativa e gerad. "Museu da Paisagem: Uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagem". In Dinâmicas da Paisagem: Entre a realidade e o desejo, 168-188. Lisboa, Portugal: ). HTC - História, Territórios, Comunidades, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa., 2021.
    Publicado
  5. Abreu, João; Centeno, Maria João; Pina, Figueiredo Helena; Rodrigues, Ricardo Pereira. "Museu da Paisagem: desafios para uma cidadania paisagística". SPER – Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, 2021.
  6. Bonacho, Fernanda; Pina, Figueiredo Helena; Neves, Rúben; Bonacho, F., Pina, H.F. & Neves, R.; Pina, Figueiredo Helena. "Presente, mas Ausente: A Europa na cobertura televisiva de 2019 para o Parlamento Europeu". In Media, Europa e cidadãos: A campanha e a cobertura das eleições europeias de 2019, 117-143. Portugal: ERC/Almedina, 2021.
    Publicado
  7. Bonacho, Fernanda; Pina, Figueiredo Helena; Neves, Rúben de Almeida. "Where Is Europe? The contribution of the portuguese TV to the coverage of the 2019 elections to the European Parliament". McGraw Hill, 2020.
  8. Pina, Figueiredo Helena; Pina, Helena Figueiredo; Pina, Figueiredo Helena. "O Fio da Narrativa na Paisagem". In Museu da paisagem, narrativas e experiência do lugar, 48-61. Lisboa, Portugal: Museu da Paisagem, 2019.
  9. Centeno, Maria João; in; Pina, Helena Figueiredo. "As plataformas museológicas digitais e a cultura de participação". SOPCOM. Instituto Politécnico de Viseu, 2019.
  10. Abreu, João; Pina, Figueiredo Helena. "O Museu da Paisagem: comunicar a paisagem para uma cidadania paisagística". Museu da Paisagem, Escola Superior de Comunicação Social, 2019.
  11. Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João Gomes de; Cavaleiro Rodrigues, José; Centeno, Maria João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rodrigues, Ricardo Pereira; Pina, Figueiredo Helena; Abreu, João. "A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis: O projeto “museu da paisagem”". Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de História Contemporânea, 2018.
  12. Abreu, João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Centeno, Maria João; Pina, Figueiredo Helena; Rezola, Maria Inácia; Cavaleiro Rodrigues, José; Simões-Ferreira, Isabel. "The virtual museum as the activation and rewriting of the urban landscape". CITCEM – Centro de Investigação Transdiciplinar Cultura, Espaço e Memória. FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2018.
    10.21747/9789898970107/citi
  13. Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João Gomes de; Rodrigues, José Cavaleiro; Centeno, Maria João; Carvalho, Margarida; Rodrigues, Ricardo Pereira. "Museum Mediation as the Axis for Enhancement, Protection, and Construction of Sustainable Landscapes: The Landscape Museum Project / A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis: o projeto Museu da Paisagem". In A paisagem como problema: Conhecer para proteger, gerir e ordenar, 159-178. Lisbon, Portugal: Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2018.
    Publicado
  14. Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João Gomes de; Rodrigues, José Manuel Cavaleiro; Monteiro, Luís; Centeno, Maria João Anastácio; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Cavaleiro Rodrigues, José; et al. "Proposta de cidadania paisagista numa cultura imaterial". Portugal: Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2017.
  15. Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João Gomes de; Rodrigues, José Cavaleiro; Monteiro, Luís; Centeno, Maria João; Carvalho, Margarida. "Proposal for Citizenship in an Intangible Culture / Proposta de Cidadania numa Cultura Imaterial". In Estudos de Paisagem: I Colóquio Ibérico de Paisagem - O Estudo e a Construção da Paisagem como Problema Metodológico, 143-159. Lisbon, Portugal: Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2017.
    Publicado
  16. Pina, Figueiredo Helena. "PUBLICIDADE, MODA E REPRESENTAÇÕES DE GÉNERO EM PLENA GLOBALIZAÇÃO". 2013.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15743
  17. Pina, Helena Figueiredo. "Processos de transnacionalização da linguagem publicitária". In Actas do 8º Congresso da Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação (LUSOCOM): Comunicação, Espaço Global e Lusofonia, 1563-1574. 2009.
    Publicado
  18. Pina, Figueiredo Helena. "A luz do desejo: a fotografia publicitária". 2008.
    Publicado
  19. Pina, Helena Figueiredo. "O corpo como tela". In Actas do 4º Congresso da SOPCOM: Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação, 1787-1797. 2005.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16311
Catálogo de exposição
  1. Abreu, João; Carvalho, Margarida; Pina, Helena; Neves, Rúben; Rodrigues, Ricardo Pereira. A Experiência do Lugar: Olhares e Registos da Paisagem. Museu da Paisagem, 2018.
  2. Abreu, João Gomes de; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Pina, Helena Figueiredo; Rodrigues, Ricardo Pereira; Neves, Rúben de Almeida. Exposição coletiva de fotografia: “a experiência do lugar: olhares e registos da paisagem”. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, 2017.
Livro
  1. Pina, Figueiredo Helena. “O Mistério do Arco-Íris Roubado” - PROJETO DIDÁTICO DE ARTES GRÁFICAS. APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel. 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Pina, Helena Figueiredo; Cláudia Vasconcelos Silvestre. "Os desafios do jornalismo de dados". Trabalho apresentado em XXVI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística – SPE, 2023.
  2. Cláudia Vasconcelos Silvestre; Pina, Helena Figueiredo; Araújo, Susana. "Os desafios do jornalismo de dados". Trabalho apresentado em XXVI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística – SPE, 2023.
  3. Abreu, João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Centeno, Maria João; Pina, Figueiredo Helena; Rezola, Maria Inácia; Reis, Matilde; Cavaleiro Rodrigues, José; Simões-Ferreira, Isabel. "Narratives and place experience(s): basis for a landscape museum". 2016.
Relatório
  1. Pina, Helena Figueiredo; Cruz, Ana Paula. 2004. Definição dos perfis e competências das profissões da publicidade.
Resumo em conferência
  1. Bonacho, Fernanda ; Pina, Helena Figueiredo. "The narratives mag: A place where stories live". Trabalho apresentado em II International Conference on Humanities and Social Sciences: Fostering Global Resilience through Cross cultural Collaboration, 2023.
  2. Pina, Helena Figueiredo. "A revolução dos dados: um desafio para o jornalismo". Trabalho apresentado em 6º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies – A consolidação dos seres media, 2023.
  3. Pina, Helena Figueiredo. "Board game “Fala Barato”: challenging the relation with information, media and the other". Trabalho apresentado em II International Conference on Humanities and Social Sciences: Fostering Global Resilience through Cross cultural Collaboration, 2023.
  4. Pina, Helena Figueiredo. "La persuasión silenciosa en la publicidad de moda". Trabalho apresentado em Congresso CUICIID 2023 – Congresso Universitario Internacional sobre Comunicación, Innovación, Investigación, y Docencia, Madrid, Espanha, Madrid, 2023.
  5. Pina, Figueiredo Helena; Bonacho, F., Pina, H. F. & Araújo, S. (2022, abr, 11). Fala barato: Filtros criativos e competições alternativas. Comuni; Bonacho, Fernanda; Pina, Figueiredo Helena; Araújo, Susana. "Fala barato: Filtros criativos e competições alternativas". Trabalho apresentado em XII CONGRESSO SOPCOM: Comunicação & Disrupção: Desafios culturais, societais e tecnológicos: Disrupção Criativa I: Ambientes Criativos I, 2022.
    Publicado
  6. Bonacho, Fernanda; Pina, Figueiredo Helena; Neves, Rúben; Pina, Figueiredo Helena; Bonacho, F., Pina, H. F. & Neves, R. (2021, sep, 06-09). The Portuguese TV news coverage of the European Parliament elec. "The Portuguese TV news coverage of the European Parliament elections 2019". Trabalho apresentado em 8th European Communication Conference (ECREA): Session: Journalism and Politics, Praga, 2021.
  7. Pina, Figueiredo Helena; Abreu, J., Pina, H., Centeno, M.J., & Rodrigues, R.P. (2021, abr, 12-16). Museu da Paisagem: Uma plataforma participativ. "Museu da Paisagem: Uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagem". Trabalho apresentado em 2º CIBAM - Congresso Ibero Americano em estudos de Paisagem, Sintra, 2021.
    Publicado
  8. Pina, Figueiredo Helena. "Where is Europe? The Contribution of the Portuguese TV to the Coverage of the 2019 Elections to the European Parliament". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Comunicación Especializada, Madrid, 2020.
  9. Pina, Figueiredo Helena; Abreu, João; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo Pereira. "Museu da Paisagem, narrativas e experiência do lugar". Trabalho apresentado em XI Congresso da SOPCOM: Comunicação, Turismo e Cultura, Funchal, Madeira, 2019.
  10. Pina, Figueiredo Helena; Abreu, João; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo Pereira. "Museu da Paisagem: uma plataforma digital para promoção da identidade territorial". Trabalho apresentado em XXIX Encontro da AULP: Arte e Cultura na Identidade dos Povos, Lisboa, 2019.
  11. Pina, Figueiredo Helena. "Museu da Paisagem, uma plataforma digital para a promoção da identidade territorial". Trabalho apresentado em XXIX Encontro da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa) – Arte e Cultura na Identidade dos Povos, Lisboa, 2019.
  12. Pina, Figueiredo Helena. "Museu da Paisagem: Desafios para uma Cidadania Paisagística". Trabalho apresentado em VIII Congresso de Estudos Rurais (CER) – Paisagem Cultural, Heranças e Desafios no Território, Ponte de Lima, 2019.
    Publicado
  13. Pina, Figueiredo Helena. "Museu da Paisagem, Narrativas e Experiência do Lugar". Trabalho apresentado em XI Congresso da SOPCOM – Comunicação, Turismo e Cultura, Madeira, 2019.
  14. Pina, Figueiredo Helena; Simões-Ferreira, Isabel; Abreu, João; Cavaleiro Rodrigues, José; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rezola, Maria Inácia; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo Pereira; Neves, Rúben de Almeida. "One more story: um projeto de comunicação para a valorização da cultura imaterial dos territórios". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Musealización y Puesta en Valor del Patrimonio Cultural (LEGATUM 2.0), Daimiel (Ciudad Real), 2018.
  15. Pina, Figueiredo Helena; Simões-Ferreira, Isabel; Abreu, João Gomes de; Cavaleiro Rodrigues, José; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rezola, Maria Inácia; Centeno, Maria João; et al. "One more story: um projeto de comunicação para a valorização da cultura imaterial dos territórios". Trabalho apresentado em II Congresso Internacionalde Musealización y Puesta en Valor del Patrimonio Cultural (LEGATUM 2.0), Daimiel Legatum 2.0, Daimiel (Ciudade Real), 2018.
  16. Centeno, Maria João; Pina, Helena; Abreu, João; Cavaleiro Rodrigues, José; Carvalho, Margarida; Pereira Rodrigues, Ricardo; Pina, Figueiredo Helena; et al. "A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis". Trabalho apresentado em 1º CIBAM - Congresso Ibero Americano em Estudos de Paisagem: Conhecer para Proteger, Gerir e Ordenar Sustentavelmente, 2018.
  17. Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João Gomes de; Rodrigues, José Manuel Cavaleiro; Centeno, Maria João Anastácio; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rodrigues, Ricardo Pereira. "A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis: o projeto “Museu da Paisagem”". Trabalho apresentado em 1º Congresso Ibero Americano em Estudos de Paisagem: Conhecer para Proteger, Gerir e Ordenar Sustentavelmente, Sintra, Portugal., Sintra, 2018.
  18. SILVA, JOÃO GUSTAVO ANDRADE. "UM MUSEU PARA LER A PAISAGEM". Trabalho apresentado em ENCONTRO DO CENTRO CULTURAL DE SANTA CRUZ NO ÂMBITO DA EXPOSIÇÃO “DERROCADAS/DOWNFALL", Madeira, 2018.
    Submetido
  19. Centeno, Maria João Anastácio; Pina, Helena Figueiredo. "As plataformas museológicas digitais e cultura de participação". Trabalho apresentado em 10º CONGRESSO SOPCOM, Viseu, 2017.
  20. Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João Gomes de; Rodrigues, José Manuel Cavaleiro; Monteiro, Luís; Centeno, Maria João Anastácio; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de. "Proposta de cidadania paisagista numa cultura imaterial". Trabalho apresentado em I COLÓQUIO IBÉRICO DA PAISAGEM: O ESTUDO E A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM COMO PROBLEMA METODOLÓGICO., Lisboa, 2017.
  21. Abreu, João Gomes de; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Centeno, Maria João; Pina, Figueiredo Helena; Rezola, Maria Inácia; Cavaleiro Rodrigues, José; Simões-Ferreira, Isabel. "The virtual museum as the activation and rewriting of the urban landscape". 2016.
  22. Pina, Figueiredo Helena. "Publicidade, moda e representações de género em plena globalização". 2013.
  23. Pina, Figueiredo Helena. "A FUSÃO DE DOIS MUNDOS: CONVERGÊNCIA DO MUNDO REAL E DIGITAL NAS AÇÕES DE MARKETING NA REDE". Trabalho apresentado em V JORNADAS DA PUBLICIDADE: PUBLICIDADE, PÚBLICOS E REDES DE INFLUÊNCIA NA ATUALIDADE DIGITAL, 2012.
  24. Pina, Helena Figueiredo; Pina, Figueiredo Helena. "Processos de trans-nacionalização da linguagem publicitária. Não basta colocar as campanhas publicitárias internacionais no ar. É necessário que os conceitos criativos possam “voar”.". 2009.
  25. Pina, Helena Figueiredo. "A luz do desejo: a fotografia publicitária". Trabalho apresentado em V Congresso SOPCOM, 2007.
  26. Pina, Helena Figueiredo. "O Corpo como Tela". Trabalho apresentado em 4º Congresso SOPCOM: Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação, 2005.
  27. Pina, Figueiredo Helena. "A PUBLICIDADE NA INTERNET". Trabalho apresentado em III SEMINÁRIO IC/ICAP “AS NOVAS TÉCNICAS DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA E SUA EVOLUÇÃO – EXPERIÊNCIA IBÉRICA” Organização IC/ICAP (Instituto do Consumidor/Instituto Civil da Autodisciplina na Publicidade), Lisboa, 11 Maio 2005, 2005.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Pina, Figueiredo Helena. "Azimutes" - Projeto de Fotografia.
  2. Pina, Helena Figueiredo. Sentidos (com)sentidos: Projeto criativo concetual.
  3. Pina, Helena Figueiredo. Saída no Campus: memória fotográfica.
Conto de ficção
  1. Pina, Helena Figueiredo. 2023. "Cintura de Vénus". In CONTOS POUCO EXEMPLARES, 59-68. Bicicleta/IELT - NOVA FCSH.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Plano de comunicação integrada em marketing para a marca Filmin. Classificação final: 18 valores.
Coorientador de Beatriz Maria Palma de Melo Ribeiro Lomba
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2022 Plano de Comunicação de Consciencialização sobre os Direitos das pessoas com Deficiência. Classificação final: 17 valores.
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2022 O papel do Marketing de Conteúdos na criação de relevância social de uma marca – o caso Barbie. Calssificação final: 19 valores.
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2022 Projeto de Ativação da Marca Dinamize em Eventos Corporativos. Mestrado em Publicidade e Marketing. Calssificação final: 17 valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020 - 2021 Plano de Comunicação para a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Classificação final: 16 valores
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020 - 2021 Plano de comunicação integrada em marketing para a Marca Bio Kill. Classificação final: 16 valores.
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2020 - 2021 O efeito da perceção de autenticidade das marcas no engagement no Instagram: a marca kiehl’s. Classificação final: 16 valores
Orientador
Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019 - 2020 Projeto Brand Content para Youtube: POPSTORE Magazine. Mestrado em Publicidade e Marketing. Classificação final: 17 Valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2020 O impacto dos YouTubers de Moda e Beleza nas intenções de compra, contexto português. Mestrado em Publicidade e Marketing. Classificação final: 19 valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2019 Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas. Mestrado em Audiovisual e Multimédia. Classificação final: 18 valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 - 2019 Campanha de Comunicação para a marca Innisfree. Mestrado em Publicidade e Marketing. Classificação final: 17 valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2018 Projeto de Branded Content Site: a Marca Digital da AMI. Mestrado em Publicidade e Marketing. Classificação final: 17 valores
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2017 - 2018 Plano de Comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires. Mestrado em Publicidade e Marketing. Classificação final: 15 valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2017 Proposta de Comunicação para a marca Vans. Mestrado em Publicidade e Marketing. Classificação final: 17 valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2017 Desenvolvimento de uma campanha de comunicação pré-teste para a iniciativa Grow Up Sharing. Mestrado em Publicidade e Marketing. Classificação final: 17 valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - 2017 Plano de Comunicação Integrada para a marca Nixon. Mestrado em Publicidade e Marketing. Classificação final: 17 valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2014 - 2015 Conceção e Pré-teste de Comunicação de uma Campanha Publicitária para a Revista Courrier Internacional. Mestrado em Publicidade e Marketing. Classificação final: 17 valores.
Orientador
Curso de Mestrado em Publicidade e Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica da Conferência ¿Comunicar a Paisagem ¿ Leitura e Exploração de Paisagens (Scape.com)¿, no dia 23 setembro de 2021 (2021/09/23)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Museu da Paisagem, Portugal
2021 - 2021 Membro da Comissão Organizadora da Conferência “Comunicar a Paisagem – Leitura e Exploração de Paisagens (Scape.com)”, no dia 23 setembro de 2021 (2021/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Museu da Paisagem, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11/27 - 2023/11/28 II International Conference on Humanities and Social Sciences: Fostering Global Resilience through Cross cultural Collaboration Porto

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Laboratório de Criatividade em Publicidade (5º Semestre). Licenciatura em Publicidade e Marketing. Responsabilidade da UC Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023 - Atual Laboratório de Criatividade em Publicidade (4º semestre). Licenciatura em Audiovisual e Multimédia. Responsabilidade da UC. Licenciatura em Audiovisual e Multimédia. (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023 - Atual Seminários em Publicidade e Marketing (6º semestre). Licenciatura em Publicidade e Marketing. Responsável da UC. Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2016 - Atual Branding Storytelling (3º ano). Licenciatura em Publicidade e Marketing. Responsabilidade da UC e docência. (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2007 - Atual Inovação e Criatividade em Comunicação (2º semestre). Mestrado em Publicidade e Marketing. Responsável da UC. (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - Atual Ateliê de Escrita Criativa. Curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing (2 º Semestre). Responsabilidade da UC e docência. Curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2006 - Atual Comunicação Publicitária (3º ano). Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Responsabilidade da UC e docência. (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - 2023 Membro da Comissão Científica da II International Conference on Humanities and Social Sciences: Fostering Global Resilience through Cross cultural Collaboration, ISCAP/IPP, Porto, Portugal, 27-28 de novembro, 2023
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do Livro Científico Nacional, (2019) Museu da Paisagem, Narrativas e Experiência do Lugar, Lisboa: IPL-ESCS, ISBN 978-972-97218-3-0
Membro
Museu da Paisagem, Portugal
Distinções

Outra distinção

2009 Bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – área das Ciências da Comunicação, ao abrigo do Programa PROTEC – Programa de apoio à formação avançada de docentes do ensino Superior Politécnico, entre 2009 e 2012 (SFRH/PROTEC/50240/2009).
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal