???global.info.a_carregar???
Margarida de Jesus Silva Raposo. Concluiu o(a) Doutoramento em Matemática (Álgebra) em 2006 pelo(a) Universidade dos Açores e Licenciatura em Matemática (ensino de) em 1990 pelo(a) Universidade dos Açores. É Professor Auxiliar no(a) Universidade dos Açores Departamento de Matemática e Estatística e Professor Auxiliar no(a) Universidade dos Açores. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 20 evento(s). Coorientou 3 dissertação(ões) de mestrado. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Matemática. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Jogos de tabuleiro; Matemática Recreativa; Ensino da Matemática; Jogos Matemáticos; Educação; matemática; geometria; visualização; atividades com blocos; crianças; Educação Pré-Escolar; Matemática; Resolução de Problemas; Integração; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Estágio Pedagógico; Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Integração Curricular; Educação Matemática; Álgebra; Espaços de Priestley; Mathematics; Algebra; Priestley Spaces; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Margarida de Jesus Silva Raposo

Nomes de citação

  • Raposo, Margarida
  • Raposo,M.

Identificadores de autor

Ciência ID
EB12-BF22-2682
ORCID iD
0000-0001-8310-104X

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
Formação
Grau Classificação
2023 - 2023
Concluído
Cibersegurança - Os desafios de 2023/24 (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2023
Concluído
Ambientes Flexíveis de Aprendizagem: como potenciar a aprendizagem ativa dos estudantes através da articulação do espaço, pedago (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2023
Concluído
Simuladores computacionais na aprendizagem das Ciências e da Matemática (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022
Concluído
"Google Jamboard: Utilização em Momentos Ativos" (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011
Concluído
Formação em Blended Learning FBL´01 (Curso médio)
Universidade Aberta, Portugal
2007
Concluído
Summer School on Contemporary Categorical methods in Algebra and Topology (Curso médio)
Université catholique de Louvain, Bélgica
2006
Concluído
Matemática (Álgebra) (Doutoramento)
Universidade dos Açores, Portugal
"Factorizações Reflectivas, Admissibilidade e Descida em Categorias de Espaços Topológicos Ordenados" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada Distinção e Louvor
1996
Concluído
Matemática (Álgebra) (Outros)
Universidade dos Açores, Portugal
""Relações de Congruência em Reticulados Pseudocomplemetados" e "Introdução às extensões de corpos."" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1985 - 1990
Concluído
Matemática (ensino de) (Licenciatura)
Universidade dos Açores, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/01/26 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade dos Açores Departamento de Matemática e Estatística, Portugal
1996/04 - 2006/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal
1991/11 - 1996/04 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade dos Açores, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09 - 2013 Coordenador de Curso de Mestrado Matemática para Professores Universidade dos Açores, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Raposo, Margarida de Jesus Silva; Garrão, Ana Paula de Ornelas. "Aplicada, Pura, Fundamental, Discreta", 2020, http://hdl.handle.net/10400.3/5589.
Artigo em revista
  1. Raposo, Margarida ; Garrão, A. Paula. "Entra em (sai de) cena a dezena, a centena Dramatização das operações Adição e Subtração". Educação e Matemática - Revista da Associação de Professores de Matemática 171 (2024): 15-16. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2952.
    Publicado
  2. Garrão, Ana Paula; Martins-Ferreira, Nelson; Raposo, Margarida; Sobral, Manuela. "Cancellative conjugation semigroups and monoids". (2020): http://hdl.handle.net/10316/89458.
  3. Raposo, Margarida. "Há um parêntesis que separa...". Jornal das Primeiras Matemáticas 12 (2019): 43-52. https://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1212.
    Publicado
  4. Dias, Margarida; Garrão, A. Paula. "Some Matrix Models". European Scientific journal 3 special ed (2015): 435-447. http://eujournal.org/index.php/esj/article/viewFile/4239/4072.
    Publicado
  5. Raposo, Margarida. "Goldbach Conjecture: Method to determine prime pairs". European Scientific Journal ESJ 3 Special ed (2015): 497-507.
    Publicado
  6. Raposo, Margarida. "Why casting out nines". European Scientific Journal ESJ 3 Special ed (2014): 398-403.
    Publicado
  7. Dias, Margarida; Sobral, Manuela. "Descent for Priestley Spaces". Applied Categorical Structures 14 3 (2006): 229-241.
    Publicado • 10.1007/s10485-006-9018-7
Capítulo de livro
  1. Dias, Margarida; Garrão, A. Paula. "Um Problema de Matemática (em vários níveis de ensino)". In Investigar em Educação Matemática: Diálogos e Conjunções numa Perspetiva Interdisciplinar, 241-256. Ponta Delgada, Portugal: Letras Lavadas, 2015.
    Publicado
Edição de livro
  1. Garrão, Ana Paula; Dias, Margarida; Teixeira, Ricardo. Investigar em Educação Matemática: Diálogos e Conjunções numa Perspetiva Interdisciplinar. Ponta Delgada, Portugal: Editora Letras Lavadas. 2015.
Livro
  1. Garrão, Ana Paula de Ornelas; Dias, Margarida Jesus Silva Raposo; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha. Investigar em educação matemática : diálogos e conjunções numa perspetiva interdisciplinar. Letras Lavadas. 2015.
Tese / Dissertação
  1. Andrade, Maria João Sousa. "O lugar da argumentação na Educação para a Cidadania no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.3/4629.
  2. Pontes, Lúcia de Fátima do Rego. "Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.3/4733.
  3. Sousa, José Emanuel. "Conjetura de Goldbach: uma visão aritmética". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.3/2881.
  4. Dias, Margarida de Jesus Silva Raposo. "Factorizações reflectivas, admissibilidade e descida em categorias de espaços topológicos ordenados". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10400.3/121.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/07 Conjugation semigroups and conjugation monoids with cancellation International Category Theory Conference- CT 2018,
(Ponta Delgada, Portugal)
2017/10 Linguagem Matemática: Símbolos e Conceitos, CIICA II
NICA (Ponta , Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 O lugar da argumentação na Educação para a Cidadania no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
2018 - 2018 Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas: uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Coorientador
2013 - 2013 Conjetura de Goldbach: uma visão aritmética
Coorientador
Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/10/20 - 2023/10/28 VII Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente- Famílias na Infância. - 20, 21, 27 e 28 de outubro de 2023 (comissão organizadora e científica) (2023/10/21 - 2023/10/28)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
NICA - Universidade dos Açores/Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, Portugal
2022/10/27 - 2022/11/05 VI Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente –À Roda dos Problemas- 27 de outubro e 5 de novembro de 2022 – Universidade dos Açores, Ponta Delgada (comissão organizadora e científica) (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
NICA - Universidade dos Açores, Portugal
2021/10 - 2021/10 V Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – VAMOS BRINCAR?! - 21 a 20 de outubro de 2021 – Universidade dos Açores, Ponta Delgada (comissão organizadora e científica) (2021/10 - 2021/10)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
NICA - Universidade dos Açores, Portugal
2019/10 - 2019/10 IV Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – Diversidades - 17 a 19 de outubro de 2019 – Universidade dos Açores, Ponta Delgada (comissão organizadora e científica) (2019/10 - 2019/10)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
NICA - Universidade dos Açores, Portugal
2018/09/06 - 2018/09/07 I Encontro da Casa das Ciências nos Açores – A Educação Científica e a Tecnologia do Séc XXI - 6 e 7 de setembro de 2018 – Universidade dos Açores, Ponta Delgada (comissão organizadora) (2018/09 - 2018/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018/07 - 2018/07 Conference Category Theory 2018 (2018/07 - 2018/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade dos Açores Departamento de Matemática e Estatística, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Matemática, Portugal
2018 - 2018 Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática (3.ª edição)
Encontro (Outra)
NICA - Universidade dos Açores/Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, Portugal
2018 - 2018 (H)À Conversa sobre… O que nos faz pensar?
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
NICA - Universidade dos Açores, Portugal
2017 - 2017 Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática - 2.ª edição
Encontro (Outra)
American Corners - Universidade dos Açores/Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, Portugal
2016 - 2016 Congresso Internacional Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – CIICA I (1.ª edição)
Congresso (Outra)
Governo dos Açores - Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática - 1.ª edição
Encontro (Outra)
American Corners - Universidade dos Açores/Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Recreational Mathematics Colloquium III ,2013
Encontro (Coorganizador)
2013 - 2013 Board Game Studies Colloquium XVI
Encontro (Coorganizador)
2013 - 2013 Escola de Verão de Matemática: cinco dias, cinco temas
Outro (Outra)
DRJ, Portugal
2013 - 2013 Tardes de Matemática
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2013 - 2013 Recreational Mathematics Colloquium III
Encontro (Coorganizador)
2013 - 2013 Board Game Studies Colloquium XVI
Encontro (Coorganizador)
2012 - 2012 Tardes de Matemática - Açores
Outro (Coorganizador)
2012 - 2012 Ciclo de Seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar
Seminário (Coorganizador)
2012 - 2012 Ciclo de Seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”
Seminário (Coorganizador)
2012 - 2012 Ciclo de Seminários “Ensinar e aprender Matemática: diálogos e conjunções numa perspectiva interdisciplinar”
Seminário (Coorganizador)
2011 - 2011 Tardes de Matemática - Açores
Outro (Coorganizador)
2010 - 2010 Workshop on Categorical Topology
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Direcção Regional de Turismo, Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, Fundação, Portugal
2010 - 2010 Um Passeio pela Ciência: a Matemática na nossa vida
Outro (Coorganizador)
2010 - 2010 Tardes de Matemática - Açores
Outro (Coorganizador)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/04/16 Aprendizagem Cooperativa em Matemática: Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Ana Sofia Pimentel (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 Do Currículo Escolar à Matemática no Quotidiano Infantil
Arguente
Maria Ana Branco (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 Os Materiais Didáticos na Aprendizagem da Matemática e das Expressões Artísticas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Elsa de Jesus Simas Correia (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 Estratégias de Promoção do Desenvolvimento do Sentido de Número na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Sara Rita Medeiros Araújo Correia Amaral (Mestrado)
Universidade dos Açores Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/03/08 Influência das atividades com blocos na visualização espacial em crianças de 5 anos de idade (construção de formas, puzzles e padrões)
Arguente principal
Manuel Zenza (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018 A Resolução de Problemas como um Processo Matemático Integrador de Aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma Reflexão em Contexto de Estágio
Arguente
Raquel Santos Mendonça (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018 Experiências de Aprendizagem Promotoras da integração Curricular: potencialidades do Ensino-Aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Joana Pereira Costa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2017 A Matemática no Quotidiano, promover a descoberta da matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da educação pré-escolar e do 1.º ciclo de ensino básico Melissa Garcia (Mestrado)
2017 O Jogo na superação de dificuldades na Matemática e na Expressão Plástica: Uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Sandra Couto Moura (Mestrado)
2014 Grupos de simetria: identificação de padrões no património açoriano
Arguente
Vera Maria Raposo Moniz (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Tópicos da Teoria da Relatividade Paulo Renato Ferreira Fragata. (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2013 Conjetura de Goldbach Uma Visão Aritmética José Emanuel Sousa (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2011 - Atual Comissão Coordenadora de Avaliação do Departamento de Matemática Universidade dos Açores, Portugal
2011 - Atual Coordenadora da área científica/disciplinar para efeitos de avaliação de desempenho Universidade dos Açores, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/09 - 2014/01 Tópicos de Matemática Discreta (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2013/09 - 2014/01 Linguagem Matemática e Formas de Representação (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2013/09 - 2014/01 Matemática (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2012/09 - 2013/01 Tópicos de Matemática Discreta (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2012/09 - 2013/01 Linguagem Matemática e Formas de Representação (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2012/09 - 2013/01 Números e Cálculo (Outros) Universidade dos Açores, Portugal
2013 - 2013 Curso de Preparação para o acesso ao ensino superior Aperfeiçoamento (Curso médio) Departamento de Matemática, Portugal
2012 - 2012 Curso de Preparação para o acesso ao ensino superior Aperfeiçoamento (Curso médio) Departamento de Matemática, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Sociedade Portuguesa de Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/10 - Atual Membro de Conselho Científico da Universidade dos Açores
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2009/05 - 2013/09 Membro da Comissão Científica Departamental do Departamento de Matemática
Membro
Universidade dos Açores, Portugal
2009/05 - 2013/09 Membro do Conselho de Departamento do Departamento de Matemática
Membro
Universidade dos Açores, Portugal