Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- David John Cranmer
Nomes de citação
- Cranmer, David
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EB13-08EC-2C9E
- ORCID iD
- 0000-0001-6537-5231
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Alemão | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09/06
Concluído
|
Ciências Musicais (Título de Agregado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""Towards a multi-layered pedagogy: main trends in the History of Music (Grandes correntes da História da Música)"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1997
Concluído
|
PhD (Doutoramento)
University of London, Reino Unido
"Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
1996
Concluído
|
B. A. Music (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
University of Cambridge, Reino Unido
University of Cambridge Sidney Sussex College, Reino Unido "The eternal puerile crescendo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
2i |
1977
Concluído
|
Master of Music (Musicology) (Mestrado)
University of London, Reino Unido
University of London - King's College, Reino Unido "Pietro Generali and "I baccanali di Roma"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003 - Atual | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2002 - 2011 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal |
2006 - 2009 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004 - 2023/03/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1996 - 2003 | Leitor (English) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
1993 - 2003 | Leitor (English) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
1981 - 1993 | Variously, teacher, teacher trainer, supervisor | The British Council, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/01/01 - 2012/12/31 | Marcos Portugal: a obra e sua disseminação
PTDC/EAT-MMU/099243/2008
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Concluído
|
2007/10/01 - 2010/10/30 | O Teatro de S. Carlos: as artes do espectáculo em Portugal
PTDC/EAT/70038/2006
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Revisão de livro |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/09/30 | Fontes e edições das obras de D. Pedro I do Brasil/IV de Portugal: um panorama | Laços e afastamentos na música transatlântica
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisbon, Portugal)
|
2022/09/01 | As óperas de Marcos Portugal enquanto diretor musical do Teatro de São Carlos, em Lisboa, e a questão da sua circulação | XI Seminário de Letras e Artes e VII Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana
Universidade do Estado de Amazonas (Manaus, Brasil)
|
2022/07/13 | O Núcleo G (Música Profana Manuscrita): caracterização e desafios | II Jornadas Musicológicas do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança
Fundação da Casa de Bragança (Vila Viçosa, Portugal)
|
2022/07/07 | The role of the university musicologist in bringing music to the general public | Music and the University
City, University of London (London, Reino Unido)
|
2022/04/28 | A música nos entremezes e farças luso-brasileiras do Antigo Regime: problemáticas | Colóquio Internacional Entremezes Ibéricos
Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2022/02/16 | Sources and editions of the works of D. Pedro I of Brazil – D. Pedro IV of Portugal | D. Pedro de Alcântara, the monarch composer
UNESCO (Paris, França)
|
2022/02/03 | Reception in Brazil | Saint-Saëns across borders
Royal Northern College of Music (Manchester, Reino Unido)
|
2021/11/11 | The reception of Camille Saint-Saëns (1835-1921) in Brazil | X Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/11/08 | Camille Saint-Saëns e o Brasil | XI Simpósio Internacional de Musicologia
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2021/10/14 | Sancho Pança comes do Brazil | III Congreso Internacional MUSAM: Músicas Iberoamericanas: camiños, redes e circuitos
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
|
2021/10/06 | The Castelbon network and the staging of Antigone at Béziers (1921) | Colloque International: Saint-Saëns d’un siècle à l’autre: Héritage, Réception, Interprétation
Institut de recherche en musicologie/Bibliothèque nationale de France/Société Camille Saint-Saëns (Paris, França)
|
2021/08/19 | Postais como ferramenta musicológica na Belle Époque | Iº Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias - Fontes múltiplas e abordagens plurais
Universidade Federal do Pará (Belém (Pará), Brasil)
|
2021/06/23 | Marcos Portugal: nascido português, falecido brasileiro | 20 anos do PPLB – Polo de Pesquisas Luso Brasileiros: X Colóquio - Relações Luso-Brasileiros: 450 anos de Portugueses no Rio
de Janeiro
Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2021/05/26 | Amid local politics: the première of Héliogabale by Émile Sicard and Déodat de Sévérac (Béziers, 1910) | III Jornadas NEMI/9.º Muspres - A imprensa perante a estreia musical: promoção divulgação, recepção e crítica
FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon)
|
2020/11/23 | Perspetivas sobre Saint-Saëns no Brasil : suas cartas e a imprensa | IV Simpósio Internacional Música e Crítica
Universidade Federal de Pelotas (Brasil)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09/30 - 2022/10/01 | Laços e afastamentos na música transatlântica (2022/10/30 - 2022/11/01)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/11/08 - 2021/11/11 | XI Simpósio Internacional de Musicologia (2021/11/08 - 2021/11/11)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Federal de Goiás Escola de Música e Artes Cênicas, Brasil |
2020/11/29 - 2020/12/03 | X Simpósio Internacional de Musicologia (2020/11/29)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Federal de Goiás, Brasil |
1997 - 2001 | Artistic direction - planning and contracting artists for the Mafra International Music Festival (1997 - 2001)
Festival (Outra)
|
Palácio-Convento de Mafra, Portugal |
Distinções
Título
2021 | Associado Honorário
Real Gabinete Português de Leitura, Brasil
|