Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Juliana Pérez-González
Nomes de citação
- Pérez G., Juliana
- Pérez González, Juliana
- González, Juliana Pérez
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EB17-9EBC-1F61
- ORCID iD
- 0000-0002-9820-4858
Endereços de correio eletrónico
- julianaperezg@ua.pt (Profissional)
Websites
- https://geobiotec.academia.edu/JulianaPérezGonzález (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano (Idioma materno) | |||||
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013/03 - 2018/03
Concluído
|
História Social (Doctor)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
"A indústria fonográfica e a música caipira gravada. Uma experiência paulista (1878-1930)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2008/08 - 2012/03
Concluído
|
História Social (Master)
Especialização em História da música popular
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
"De música folclórica à música mecânica. Uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2008/05/01 - 2008/05/06
Concluído
|
Curso de musicología para la protección y difusión del patrimonio artístico iberoamericano (Postgraduate Certificate)
Real Conservatorio Superior de Música, Espanha
Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, Espanha |
|
1996 - 2005
Concluído
|
História (Graduado)
Especialização em História da música
Universidad Nacional de Colombia Facultad de Ciencias Humanas, Colômbia
"Las historias de la música en Hispanoamérica: un balance historiográfico (1876-2000)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2003 - 2005 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidad Nacional de Colombia Facultad de Medicina, Colômbia |
2003/03 - 2003/12 | Investigador visitante (Investigação) | Instituto Colombiano de Antropología e Historia, Colômbia |
2001/08 - 2003/12 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidad del Rosario, Colômbia |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07 - 2021/12 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, Brasil |
2005/07 - 2007/12 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidad Distrital Francisco José de Caldas Facultad de Artes, Colômbia |
2006/07 - 2006/12 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Fundación Universidad Central Facultad de música, Colômbia |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07 - 2021/08 | Professora curso de extensão | Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil |
2008 - 2010 | Elaboração de notas de programa para concertos | Biblioteca Luis Ángel Arango, Colômbia |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/02 - 2025/01 | Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais,
comunidades conectadas
Bolseiro de Integração na Investigação
INET-md. Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2004/01 - 2005/12 | Historia de la lucha contra la fiebre amarilla en Colombia (1907-1948), primera fase
1101-10-16951
Bolseiro de Investigação
Universidad Nacional de Colombia Facultad de Medicina, Colômbia
|
Sistema Nacional de Ciencia Tecnología e Innovación
Concluído
|
2003/06 - 2003/12 | La historiografia de la música colonial en Colombia e hispanoamérica: un balance historiográfico
012
Investigador responsável
Instituto Colombiano de Antropología e Historia, Colômbia
|
Instituto Colombiano de Antropología e Historia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/27 | Intercâmbio fonográfico transatlântico: o impacto da editora Beka Record nas relações comerciais e culturais entre Brasil e Portugal na década de 1910 | V Internacional Conference - Rethinking Soundscapes + ICTMD
ICTMD Portugal (Évora, Portugal)
|
2024/11/06 | O comércio fonográfico em São Paulo (Brasil) no começo do século XX | Seminário Permanente GIEEMP
INET-md, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/08/07 | El periódico Echo Phonografico: difusión de la fonografía internacional en Brasil a inicios del siglo XX | VI Congreso ARLAC-IMS
ARLAC-IMS (México, México)
|
2024/06/11 | Panorama Histórico Musical Latino-Americano | Festival Sesc de Música de Câmara
Centro de Pesquisa e Formação, CPF-SESC (São Paulo, Brasil)
|
2024/03/20 | Confluencias y tensiones entre concepciones de música erudita, popular y folclórica en la obra de Mário de Andrade | Cultura brasileña a través de las artes
Universidad Andina Simón Bolivar (Quito, Equador)
|
2022/10/21 | A Coleção de cilindros de cera da Discoteca Oneyda Alvarenga, Centro Cultural São Paulo | GT Patrimônio musical brasileiro. XXXII Congresso da ANPPOM
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom) (Natal, Brasil)
|
2022/10/12 | A Coleção de cilindros de cera da Discoteca Oneyda Alvarenga, Centro Cultural São Paulo | GT História e Patrimônio Cultural no IV Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural, ANPUH
Associação Nacional de História - ANPUH (Goiás, Brasil)
|
2022/09/28 | Caminos y Fronteras. La colección de cilindros de cera de la Discoteca Oneyda Alvarenga, del Centro Cultural São Paulo | Annual Conference of International Association of Sound and Audiovisual Archives (IASA)
International Association of Sound and Audiovisual Archives (IASA) (México DC, México)
|
2020/12/01 | As casas Edison e Odeon de São Paulo (1902 - c. 1923) | XIV Congresso de IASPM-AL
Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular (IASPM-AL) (Medellín, Colômbia)
|
2020/11/28 | As Casas Edison e Odeon de São Paulo | I Simpósio História e Música (versão on-line)
Instituto Bixiga de Pesquisa Formação e Cultura Popular (São Paulo, Brasil)
|
2019/11/08 | ¿Música ao vento. Difusão musical de representações caipiras | IV Congreso de la Asociación regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología ARLAC/IMS
Asociación regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología ARLAC/IMS (Buenos Aires, Argentina)
|
2016/03/09 | El mito de origen indígena - jesuítico del cateretê en la historiografía brasileña | IX Coloquio Internacional de Musicología. Premio Casa de las Américas e XII Congreso de la IASPM-AL
Casa de las Américas (Havana, Cuba)
|
2016/01/13 | El mito del origen indígena - jesuítico del cateretê en la historiografía brasileña y su impacto discursivo | II Congreso de la Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicologia, ARLAC/IMS.
Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicologia, ARLAC/IMS. (Santiago, Chile)
|
2015/01/14 | La música caipira en la historiografía musical brasileña | VIII Congreso Chileno de Musicología
Asociación Chilena de Musicologia (Valdívia, Chile)
|
2014/03/20 | Entre tradición y modernidad. La música caipira en la industria discográfica brasileña a principios del siglo XX | VIII Coloquio Internacional de Musicología y I Conferencia de la Asociación Regional de la Sociedad Internacional de Musicología
para la América Latina y el Caribe (ARALC/IMS).
Casa de las Américas y ARALC/IMS (Havana, Cuba)
|
2010/11/03 | Música folclórica, popular y popularesca: tres conceptos en la obra de Mario de Andrade (1893-1945) | VI Coloquio Internacional de Musicología
Casa de las Américas (La Habana, Cuba)
|
2009/08/15 | La música del pasado: historia de un saber 1876-2000 | XIV Congreso colombiano de Historia
Asociación Colombiana de Historia y Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, (Tunja, Colômbia)
|
2007/04/26 | La historia de la música en Colombia: actores, relaciones y tendencias | Primer Encuentro Interdisciplinario de investigaciones musicales
Universidad Javeriana y Biblioteca Luis Ángel Arango (Bogotá, Colômbia)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/02 - 2021/11 | Curadoria e organização do Seminário Internacional 2021. Estudos da Música e do Som (on-line) (2021/08 - 2021/11)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, Brasil |
2019/06/01 - 2020/12/04 | Idealização e coordenação do simposio "De los cilindros de cera a los discos de vinilo (segunda parte): músicos productores
y consumidores en las industrias musicales de América Latina” no XIV Congreso Iaspm-AL, Medellín, Colombia, 2020. (2020/11/30 - 2020/12/04)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidad de Antioquía, Colômbia |
2015 - 2016 | Organização e coordenação do seminário "Historia y Memoria en la música popular latinoamericana¿" (2016/03 - 2016/03)
Simpósio (Coorganizador)
|
Casa de las Americas, Cuba |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/14 | Casa Faulhaber: uma experiência pioneira da indústria fonográfica brasileira
Arguente
|
Sandor Christiano Buys (Doutoramento)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2022/06/01 | "Cantar os Reis”: sistemas de cantoria e localidade em Cajurú, São Paulo
Arguente principal
|
Priscila Maria Ribeiro Buzzi (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
|
2021/08/20 | Na batuta dos salões: música e dança nos bailes em São Paulo (final do século XIX ao início do século XX)
Arguente principal
|
Giovana Moraes Suzin (Mestrado)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2021/08/19 | De João Rubinato a Adoniran Barbosa: a voz de uma cidade perdida
Arguente principal
|
Rogério Machado Braga (Mestrado)
Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil
|
2020/03/02 | A Paulistânia, o mineiro, o italiano: processo histórico, acesso à terra e cultura caipira numa moda de viola.
Arguente principal
|
Thiago Righi Campos de Castro (Mestrado)
Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil
|
2019/05/24 | História e música em São Paulo no início do século XX: a trajetória da Banda da Força Pública
Arguente principal
|
José Roberto do Santos (Mestrado)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2015 | José Pomar y su música para piano. Una aproximación a la obra y al compositor
Arguente principal
|
Maby Muñoz Hénonin (Mestrado)
Universidad Nacional Autónoma de Mexico Escuela Nacional de Música, México
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/05 - 2024/06 | XII Congreso de la Sociedad Chilena de Musicología | SChM. Sociedad Chilena de Musicología |
2021 - 2023 | Simpósio Música Popular e Interdisciplinaridade. XXXI Congresso da ANPPOM | Brasil |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/04 - Atual | TRANS. Revista Transcultural de Música (1697-0101) | SIBE. Sociedad Española de Etnomusicologia |
2021 - 2021 | Música popular em revista (2316-7858) | Instituto de Artes. UNICAMP |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024/07 - 2024/09 | 2.º Prémio IASPM-AL de Teses e Dissertações dirigido a membros da IASPM-AL que defenderam as suas teses de Mestrado ou Doutoramento
entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023. As teses e dissertações podem ter sido realizadas em qualquer instituição
de investigação da América Latina ou de outros países, desde que estejam escritas em espanhol ou português, idiomas oficiais
da secção latino-americana de IASPM.
Avaliador
|
||
2022 - 2022 | Parecer para "Prêmio História Social USP" outorgado a teses do departamento de História Social da FFLCH-USP
Avaliador
|
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil | |
2021 - 2022 | Comité de leitura do XV Congresso IASPM-LA
Avaliador
|
Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Comentarista no XVII Coloquio de la Comunidad Estudiantil Programa de Maestría y Doctorado en Música | Universidad Nacional Autónoma de Mexico Escuela Nacional de Música, México |
2021 - 2021 | Parecer para editora do Banco de la República (Colombia) | Banco de la República de Colombia, Colômbia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/08/25 - 2023/08/25 | A reprodução mecânica do som. In: Tópicos especiais em Musicologia Histórica/Estética | Música (Magister (2.º ciclo de estudos)) | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Artes, Brasil |
2023/05/25 - 2023/05/25 | Componentes metodológicos y teóricos de las historias de la música | Seminario de Historia (Licence) | Universidad de Chile Departamento de Música, Chile |
2023/03/21 - 2023/03/21 | O comércio fonográfico em São Paulo no começo do século XX | Cidade (Dis) Sonante: culturas sonoras em São Paulo (século XIX e XX) (Graduado) | Serviço Social do Comércio de São Paulo - Centro de Pesquisas e Formação , Brasil |
2022/09/27 - 2022/09/27 | Música caipira paulista em 78 rpm | GIRA 78 - História e histórias da música gravada no Brasil de 1902 a 1964 (Outros) | Serviço Social do Comércio de São Paulo - Centro de Pesquisas e Formação , Brasil |
2022/07/07 - 2022/07/07 | Fonogramas. Fontes ou objetos da história da música popular? | 39ª Edição da Oficina de Música de Curitiba. | Oficina de Música de Curitiba, Brasil |
2022/06/06 - 2022/06/06 | A reprodução mecânica do som | Tópicos especiais em Musicologia Histórica/Estética | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Artes, Brasil |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/01/26 - 2023/01/26 | Participação em Live “Industria fonográfica e culturas sonoras em São Paulo” | Fonografia |
2022/07/21 - 2022/07/21 | Participação no PodCast “Fora da Caixa Nº 59: as representações culturais do Brasil no exterior e seus estereótipos” | Representações culturais do Brasil no exterior |
2022/05/27 - 2022/05/27 | Música e marketing podem reforçar ou romper estereótipos sobre o Brasil no exterior | Estereótipos sobre o Brasil |
2022/04/08 - 2022/04/08 | Podcast “Gramofônica: Episódio 6. Caipiras paulistas em 78 rotações" | |
2021/10/01 - 2021/10/01 | Participação no Podcast “Gramofônica: Episódio 1. A escuta do tempo” | |
2021/06/26 - 2021/06/26 | Participação no bate-papo “O século XX e as Rabecas no Projeto de Cultura Nacional” | |
2021/04/04 - 2021/04/04 | Participação na Live “Jazz Rural. Música caipira tradicional” da série Paulistânia desvairada. Jazz Rural. | |
2020/12/27 - 2020/12/27 | Música del siglo de oro en América y España. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário) | |
2020/03/16 - 2020/03/16 | “Baptista Júnior - Ô de Casa (1929/Columbia)” | |
2019/11/22 - 2019/11/22 | BandNews Docs: Música antes do fonógrafo” |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2024 | Membro de corpo editorial de Música Popular em Revista (Unicamp)
Membro
|
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, Brasil |
2022 - 2024 | Membro do corpo editorial do livro: Eslava, Fernando (ed.) Los surcos de la memoria. Máquinas parlantes y grabaciones comerciales
en el México porfiriano. México: Fonoteca Nacional de México y Facultad de música – UNAM, 2024.
Consultor
|
Fonoteca Nacional de México, México |
2018 - 2018 | Integrante da comissão do IEB-USP para estudo e analise da donação do Acervo Inezita Barroso
Membro
|
Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/08 - 2024/08 | El oido pensante (22507116) | Universidad de Buenos Aires |
2024/07 - 2024/07 | Revista Debates. Cuadernos do Programa de Pós-graduação em música (2359-1056) | Unirio |
2024/05 - 2024/05 | Anuario de Historia Regional y de las Fronteras (2145-8499) | Universidad Industrial de Santander |
2024/04 - 2024/04 | Música Popular em Revista (2316-7858) | Instituto de Artes, UNICAMP e Centro de Letras e Artes da UNIRIO |
2024/04 - 2024/04 | TRANS-Revista Transcultural de Música (1697-0101) | SIBE Sociedad de Etnomusicologia de España |
2024/03 - 2024/03 | Trans. Revista Transcultural de Música (16970101) | SIBE. Sociedad Española de Etnomusicologia |
2023 - 2023 | Revista Música (2238-7625) | Programas de Pós-Graduação em Música. ECA-USP |
2022 - 2022 | Revista Labor Histórico (2359-6910) | Programas de Pós-Graduação em Letras Vernácula. UFRJ |
2019 - 2022 | Opus (1517-7017) | Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música |
2021 - 2021 | Contrapulso. Revista latinoamericana de estudios en música popular (2452-5545) | Facultad de Filosofía y Humanidades de la Universidad Alberto Hurtado, Chile |
2021 - 2021 | El oído pensante (2250-7116) | Universidad de Buenos Aires |
2021 - 2021 | Revista Epígrafe. Revista de alunos de Graduação em História (2318-8855) | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo |
2021 - 2021 | Revista História e Cultura (2238-6270) | Programa de Pós-Graduação em História. UNESP |
2019 - 2021 | Revista Ensayos. Historia y Teoría del Arte (1692-3502) | Facultad de Artes, Universidad Nacional de Colombia |
2020 - 2020 | Fronteras de la Historia (2027-4688) | Instituto Colombiano de Antropología e Historia - ICANH |
2020 - 2020 | Resonancias. Revista de investigación musical (0719 - 5702) | Pontificia Universidad Católica de Chile |
2020 - 2020 | Revista de Estudios Colombianos (0121-2117) | Asociación de colombianistas, Universidad de Tours |
2019 - 2019 | Revista Artificios. Revista colombiana de estudiantes de historia | Instituto Colombiano de Antropología e Historia - ICANH |
2018 - 2018 | Universum. Revista de Humanidades y Ciencias Sociales (0718-2376) | Instituto de Estudios Humanísticos “Juan Ignacio Molina”. Universidad de Talca, Chile |
2016 - 2016 | Mitologias hoy (2014-1130) | Departamento de Filología Española de la Universitat Autònoma de Barcelona |
Distinções
Prémio
2019 | Primeiro lugar. Prêmio de monografias Sílvio Romero
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (IPHAN). , Brasil
|
2019 | Menção honrosa. Prêmio «História Social» de Teses e Dissertações
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2014 | Prêmio «História Social» de Teses e Dissertações
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
|
2012 | Segunda menção honrosa. Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre folclore e cultura popular
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (IPHAN). , Brasil
|
2007 | Primeiro lugar. Concurso Melhores Trabalhos de Graduação (2005-2006) na área de Ciências Humanas
Universidad Nacional de Colombia, Colômbia
|
Título
2005 | Tesis Laureada. ¿Las historias de la música en Hispanoamérica: un balance historiográfico (1876-2000)¿.
Universidad Nacional de Colombia Facultad de Ciencias Humanas, Colômbia
|
Outra distinção
2006 | Excelencia docente
Universidad Distrital Francisco José de Caldas Facultad de Artes, Colômbia
|
2005 | Terceiro lugar. X edição do Prêmio de Musicología Casa de las Américas
Casa de las Americas, Cuba
|