Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cristina Maria Moreira Flores
Nomes de citação
- Flores, Cristina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EC1F-67C9-15E7
- ORCID iD
- 0000-0001-5629-9556
- Researcher Id
- S-6022-2017
- Scopus Author Id
- 36903250800
Websites
- http://cehum.ilch.uminho.pt/researchers/2 (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Alemão (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/02/21 - 2022/02/22
Concluído
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Ciências da Linguagem (Título de Agregado)
Especialização em Linguística Alemã
Universidade do Minho, Portugal
"Línguas minoritárias em diferentes contextos. Contributos da investigação sobre o bilinguismo luso-alemão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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Aprovado por unanimidade |
2008
Concluído
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Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Linguística Alemã
Universidade do Minho, Portugal
"A Competência Sintáctica de Falantes Bilingues Luso-alemães Regressados a Portugal. um Estudo Sobre Erosão Linguística" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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2002 - 2004
Concluído
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Portuguese-German Studies / Estudos Luso-Alemães (Mestrado integrado)
Universidade do Minho, Portugal
"The expression of the highest degree in German and Portuguese / Zum Ausdruck des höchsten Grades im Deustchen und im Portugiesischen" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
1994 - 1999
Concluído
|
Teaching Portuguese and German / Ensino de Português e Alemão (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
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17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/03/13 - Atual | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2018/10/19 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2008 - 2018/10/18 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2004 - 2008 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2002/01 - 2002/09 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2023/07/01 - Atual | Diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos, Portugal | ||
2022/10 - Atual | Presidente | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
2019/10 - Atual | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade do Minho, Portugal |
2018/12 - Atual | Diretora do Mestrado em Estudos Luso-alemães | Universidade do Minho, Portugal |
2017 - Atual | Membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Linguagem | Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
2019/06/03 - 2022/06 | Director de Unidade Orgânica | Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2013/07 - 2019/09/30 | Diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos | Universidade do Minho, Portugal |
2016/07 - 2019/02/06 | Diretora-adjunta do Centro de Estudos Humanísticos | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2018 | Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente | Universidade do Minho, Portugal |
2014 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2016 | Conselho de gestão ou orgão correspondente | Universidade do Minho, Portugal |
2008 - 2012 | Diretor de Curso de Línguas e Literaturas Europeias | Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
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2022/10 - 2024/10 | Heritage Languages go to school: The role of (extra)linguistic factors in successful language development
SRG22\220379
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Lancaster University, Reino Unido
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Em curso
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2022 - 2024 | EVOLVE: Connecting diachronic change and heritage language processing
xxx
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
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Em curso
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2012/03 - 2015/08 | Complement Clauses in the Acquisition of Portuguese (CLAP)
PTDC/CLE-LIN/120897/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Stichting Weten Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
|
2014/03 - 2015/05 | Portuguese as Heritage Language and language change
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Stichting Weten Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
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2011/04/05 - 2014/08/04 | Perfil Sociolinguístico da Fala Bracarense
PTDC/CLE-LIN/112939/2009
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2014 | Sociolinguistic Profile of Braga's Speech / Perfil Sociolinguístico da Fala Bracarense
Investigador
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
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2010/01/01 - 2011/12/31 | Language change and attrition: A study on Portuguese spoken by 2nd generation migrants / Erosão e mudança linguística: uma
pesquisa sobre o português falado por emigrantes de segunda geração.
A-18/10, Procº AI-A/09
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
|
Concluído
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2005/01 - 2008/06 | Portuguese-German bilingualism in a European context
Investigador responsável
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal
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Stichting Weten
Concluído
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Produções
Publicações
Artigo em conferência |
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Artigo em revista |
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Capítulo de livro |
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Edição de livro |
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Edição de número de revista |
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Livro |
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Poster em conferência |
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Resumo em conferência |
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Tese / Dissertação |
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Outros
Outra produção |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2022/03/10 | Bilingual Language Acquisition in Migration Contexts | International Conference on Education and Migrations
ISCAP (Porto, Portugal)
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2021/11/11 | What changes when the language environment of bilinguals changes? Data from interviews, offline and online tasks on German morphology | Micro-variation in Multilingualism
UiT The Arctic University of Norway (Tromso, Noruega)
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2021/10/07 | Múltiplos olhares sobre a aquisição e transmissão de Línguas de Herança | Los migrantes del ámbito hispánico y su herencia lingüística en la Europa francófona/ Les migrants de l'espace hispanique
et leur héritage linguistique en Europe francophone
LAMIE-Fédération internationale pour l'étude sociolinguistique des LAngues des MIgrants Espagnols en France et dans l'Europe
francophone (Paris, França)
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2021/09/20 | Crescer com duas línguas: Reflexões sobre as particularidades da aquisição bilingue por falantes luso-descendentes no contexto europeu | Fórum Luso-Estudos #3. “Migração e Lusodescendentes. Olhar a História e Preservar a Memória
Observatório dos Lusodescendentes (Portugal)
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Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
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2019/01 - Atual | Português como L3: Sobre a influência das línguas previamente adquiridas
Orientador de Zulfa Omar Said
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Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada (Bolsa Instituto Camões) (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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2018/12 - Atual | A influência de fatores extralinguísticos sobre o desenvolvimento lexical de crianças bilingues. Um estudo sobre falantes
de herança do Português Europeu residentes em diferentes contextos migratórios. [Bolsa FCT SFRH/BD/138397/2018 ]
Orientador de Liliana Manuela Osório Correia
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Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2017 - Atual | Efeitos de idade e tipo de exposição na aquisição do alemão língua segunda por falantes portugueses. [ Bolsa FCT SFRH/BD/114997/2016
]
Orientador de Joana Zehner da Silva Matos
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Ciências da Linguagem.Linguística Alemã (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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2016 - Atual | Competências de literacia académica bilingue (português / inglês) dos graduandos em ensino de língua inglesa em Angola.
Orientador de Joaquim Sapalo Castilho Cacumba
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Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2014 - Atual | O português de herança de emigrantes portugueses residentes na Alemanha. Um estudo sobre conhecimento e uso dos tempos verbais
Bolsa FCT SFRH/BD/73233/2010
Orientador de Tânia Lopes Senra
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Ramo de Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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2023 - 2023 | Aquisição das concordâncias nominal e verbal do português por falantes nativos do chinês.
Orientador
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Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2023 - 2023 | El proceso de adquisición de ELE por parte de niños en edad preescolar: estudio empírico
Coorientador
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Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2023 - 2023 | A Influência da Motivação na Aprendizagem do Português Língua Estrangeira por Falantes Chineses.
Orientador
|
Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2023 - 2023 | Métodos de avaliação de proficiência linguística em Português Língua Não Materna (PLNM): Interface de testagem de eficiência
e viabilidade
Orientador
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Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | Proposta de Interface Digital para Avaliação da Proficiência Bilingue de Crianças Lusodescendentes na Diáspora
Orientador
|
Estudos Luso-Alemães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | Estudo da competência fonética de falantes bilingues de português-chinês na perceção de consoantes oclusivas bilabiais do
português europeu.
Orientador
|
Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022 - 2022 | O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes.
Orientador
|
Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2022 - 2022 | A Interferência do Cicopi no Português: a Regência Verbal nas Produções Linguísticas dos Estudantes Submetidos ao Ensino Bilíngue
na Escola Primária Completa de Mungói, na Província de Gaza, no Sul de Moçambique
Coorientador
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Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2022 - 2022 | Desenvolvimento lexical de falantes bilingues na Guiné-Bissau
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2022 - 2022 | Aquisição de vocabulário de português europeu (PE) através de recursos de cultura de massas
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2022 - 2022 | Transferência Positiva e Interferência na Aquisição do Sistema Consonântico da Língua Portuguesa por Falantes do Dialeto Chuanyu
Coorientador
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Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2022 - 2022 | Perceção das Consoantes Fricativas do Português Língua Segunda por Aprendentes Chineses.
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2018 - 2021/10/22 | “Kland, Kländer, Klanden? Aquisição do plural por falantes portugueses de alemão língua segunda”
Orientador de Joana Zehner Matis
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Doutoramento em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2021 - 2021 | Perceção de Singularidades da Oralidade em Português Língua Herança e Português Língua Segunda em Toronto- Proposta de uma
Unidade de Desenvolvimento da Competência Fonológica.
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2021 | Kland, Kländer, Klanden? Aquisição do plural por falantes portugueses de alemão língua segunda
Orientador
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2010 - 2021 | O português de herança falado na Alemanha: um estudo sobre conhecimento e uso dos tempos verbais
Orientador
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2018/10 - 2020/09 | Aquisição do Objeto nulo e dos Pronomes Clíticos por Falantes Chineses de Português Língua Segunda
Orientador
|
Português Língua Não Materna (PLNM) - Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2) (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2016 - 2020/09 | Effects of Short-term Perceptual Training on the Perception and Production of European Portuguese Consonant Sounds by Chinese
Learners
Bolsa FCT SFRH/BD/110310/2015
Coorientador de Diana Moreira de Oliveira
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Ramo de Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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2020 - 2020 | Mudança Sintática em uma Ilha Linguística Alemã Sul-Brasileira.
Orientador
|
Estudos Luso-Alemães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2020 - 2020 | Boundedness and telicity marking in the acquisition of German as a first, second, and heritage language
Orientador
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Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2020 - 2020 | O Uso do Português Como Língua Segunda (PL2) na Prática Pedagógica de Professores do Ensino Superior em Timor-Leste.
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2020 - 2020 | Análise do Processo de Transferência Linguística na Aprendizagem do Português L2 por Aprendentes Chineses
Orientador
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Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2020 - 2020 | Aquisição do Objeto Nulo e dos Pronomes Clíticos por Falantes Chineses de Português Língua Segunda.
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2020 - 2020 | Estudio sobre la utilización del Marcado Diferencial del Objeto en español por parte de aprendientes portugueses.
Coorientador
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Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2017 - 2020 | Competências de literacia académica bilingue (português/inglês) dos graduandos em ensino de língua inglesa em Angola
Orientador
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Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2017/10/01 - 2019/03/14 | Conhecimento Implícito e Explícito da Flexão Nominal e Verbal em Português Língua Não Materna. Um Estudo sobre Aprendentes
Chineses.
Orientador de Fiona Li
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Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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2019 - 2019 | Aquisição e erosão no desenvolvimento linguístico de falantes bilingues em Angola
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Líng Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2019 - 2019 | Conhecimento Implícito e Explícito da Flexão Nominal e Verbal em Português Língua Não Materna. Um Estudo sobre Aprendentes
Chineses.
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Líng Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2019 - 2019 | Português como L3: Sobre a influência das línguas previamente adquiridas
Orientador
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Ciências da Literatura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2018/01 - 2018/12 | O papel da instrução explícita na aquisição de estruturas de movimento com partícula dupla em Alemão L2
Mestrado em Estudos Luso-alemães
Orientador de Duarte Oliveira
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Mestrado em Estudos Luso-alemães (Duplo Grau) (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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2016 - 2018/05 | Interpretação de sujeitos nulos e realizados por aprendentes de PLE, italianos e franceses.
Orientador de Patrícia Moreira
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Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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2018 - 2018 | Interpretação de sujeitos nulos e realizados por aprendentes de PLE, italianos e franceses
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Líng Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2018 - 2018 | A influência de factores extralinguísticos sobre o desenvolvimento lexical de crianças bilingues. Um estudo sobre falantes
de herança do Português Europeu residentes em diferentes contextos migratórios.
Orientador
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Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2018 - 2018 | Native language interference in the lexical-semantic domain. An analysis of written texts of L1 Spanish learners of English
L2
Orientador
|
Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2018 - 2018 | The role of input processing in the acquisition of motion events with double particles in L2 German
Orientador
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Estudos Luso-Alemães (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2016 - 2017/07 | O efeito da exposição linguística sobre a competência lexical de crianças lusodescendentes residentes na Alemanha
Orientador de Liliana Correia
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Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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2017 - 2017 | O efeito da exposição linguística sobre a competência lexical de crianças lusodescendentes residentes na Alemanha
Orientador
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Português Língua Não-Materna - Português Língua Estrangeira e Líng Segunda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
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2015 - 2015 | Aquisição de verbos da língua portuguesa, no primeiro ciclo de escolaridade, por crianças bilingues luso-alemãs e crianças
monolingues alemãs
Orientador
|
Ciências da Literatura (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2010 - 2015 | Aquisição de verbos da Língua Portuguesa no primeiro ciclo de escolaridade, por crianças monolingues alemãs e crianças bilingues
luso-alemãs.
Bolsa FCT SFRH/BD/46693/2008
Orientador de Maria João da Costa Freitas
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Ramo de Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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2012 - 2014 | Perceção das consoantes oclusivas de Português L2 sob influência de Mandarim L1
Coorientador de Yang Shu
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Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
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Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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2022/03/07 | Second Language Teacher Education: A Proposal for a Communicative Language Teaching In-Service Training Course for Unqualified
Secondary School English Language Teachers in Huambo — Angola
Arguente
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Ndjimi Dumba Watembo Malaka (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
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2021 | O Papel da Consciência Metalinguística na Aprendizagem do Alemão Língua Estrangeira
Arguente principal
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Gorete Cristina Marques Ribeiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
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2019/11/04 | Aquisição de interrogativas múltiplas em Português L2
Arguente
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Nailia Rafikovna Baldé (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/01 | Member of the thesis committee for Brechje van Osch; thesis entitled Vulnerability in heritage speakers of Spanish in the
Netherlands: an interplay between language-internal and language-external factors / Arguente do júri das Provas de Doutoramento
em Linguística, de , com a dissertação intitulada Vulnerability in Spanish Heritage Speakers in the Netherlands (supervisiors
/ orientadoresr Aafke Hulk, Petra Sleeman, Suzanne Aalbers, University of Amsterdam, The Netherlands)
Arguente
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Brechje van Osch (Doutoramento)
Universiteit van Amsterdam Amsterdam Brain and Cognition, Países Baixos
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2019/01/18 | Language change in bilingual returnee children: Mutual effects of bilingual experience and control, orientada pela Prof.
Antonella Sorace. University of Edinburgh, 18 de janeiro de 2019.
Arguente principal
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Maki Kubota (Doutoramento)
The University of Edinburgh College of Arts Humanities and Social Science, Reino Unido
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2018/05/24 | Pode acamedia ativar ACADEMY tanto como academia? Efeitos de Transposição de Letras entre Linguas, orientada pelas Prof. Doutoras
Montserrat Comesaña e Ana Paula Soares.
Arguente principal
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Adriana Mana Rocha Rego (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
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2016/12 | La dimensión pragmática de la enseñanza y aprendizaje de ELE. Estrategias de cortesía en la formulación de buenos deseos
y felicitaciones.
Arguente principal
|
Marta Peláez Torres (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
|
2014/03 | Speech production in bilinguals: The role of phonology in Tip-Of-the-Tongue states resolution
Arguente
|
Rita Calado Lopes Pureza (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2008 - Atual | Bilinguismo e Aquisição L2 | Mestrado em Português Língua Não Materna e Mestrado em Estudos Luso-alemães (Mestrado) | |
2008 - Atual | Alemão B1 e Alemão B2 (incl. Linguística Alemã) | Línguas e Literaturas Europeias (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2019/03 | Reportagem “Ser bilingue desde bebé: O cérebro agradece e o seu filho também”, por Filipa Rosa. https://www.crescercontigo.pt/ser-bilingue-desde-bebe-cerebro-agradece-filho-tambem/ | Revista Crescer (Impala) |
2018 | Entrevista com Cristina Flores, por Diana Oliveira In Revista Linguística, Volume 14 | número 2 | p.10-17 | mai.-ago. 2018 Volume Especial em Estudos Experimentais do Português | Experimental Studies on Portuguese http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17914 | Revista Linguística 10 |
2017/10/01 | “Quanto mais cedo começar a educação bilingue, melhor. O cérebro agradece”, por Joana Capucho. Diário de Notícias https://www.dn.pt/sociedade/interior/quanto-mais-cedo-comecar-a-educacao-bilingue-melhor-o-cerebro-agradece-8810378.html | Diário de Notícias |
2017/02/24 | “Relações bilingues. É mais fácil aprender uma língua por amor”, por Joana Capucho. Diário de Notícias https://www.dn.pt/sociedade/interior/relacoes-bilingue-e-mais-facil-aprender-uma-lingua-por-amor-568 | Diário de Notícias |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/01 - Atual | Entrevista ao programa de rádio O mundo numa só língua, RDP. https://www.rtp.pt/play/p6402/o-mundo-numa-so-lingua | Um estudo sobre a competência bilingue de crianças lusodescendentes residentes na Suíça |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10 - Atual | Conselho do Instituto
Membro
|
|
2019/01 - Atual | Member of the Ethics committee for Research in Social Sciences and Humanities / Membro da COMISSÃO DE ÉTICA PARA A INVESTIGAÇÃO
EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (CEICSH) da Universidade do Minho
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Revisora do concurso a projetos de investigação do National Science Center of Poland / Network Board HERA (Humanities in the European Research Area) (Polónia), 2018. | |
2018 - Atual | Revisora do concurso a projetos de investigação da Tromsø Research Foundation J.R. (Noruega), 2018. | |
2018 - Atual | Revisora do concurso a projetos de investigação da University of Macau Multi-Year Research Grant 2018 (Macau), 2018. | |
2016 - Atual | Revisora do concurso a projetos de investigação do Social Sciences and Humanities Research Council of Canada (SSHRC), 2016. | |
2014 - Atual | Membro do painel de revisores de candidaturas a projetos de investigação da National Science Foundation / USA (Linguistics Program), 2014. |