???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Jane do Carmo Machado

Nomes de citação

  • Machado, Jane

Identificadores de autor

Ciência ID
ED18-23EC-38C9
ORCID iD
0000-0001-8786-4108

Endereços de correio eletrónico

  • janemachado@ua.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 932691309 (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/02/24
Concluído
Programa de Pós-graduação (Doctor)
Universidade Federal Fluminense, Brasil
"Ateliê de formação continuada e em serviço de professores: desafios e possibilidades" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Doutor
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/10/04 - 2018/07/31 Professora da Graduação e da Pós-graduação e Investigadora Universidade Católica de Petrópolis, Brasil
1988/03/30 - 2017/06/12 Professora, diretora, coordenadora pedagógica na educação básica. Lecionei em turmas de 1º, 2º e 3º ciclos. Atividades relativas à gestão administrativa, gestão de pessoas, organização e supervisão do Prefeitura Municipal de Petrópolis, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2014/07/02 - Atual Narrativas na formação de professores- percursos na construção de saberes profissionais
Investigador
Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil

Universidade de Aveiro, Portugal
Em curso
2013/06/20 - Atual Diversidade sexual na educação e na escola: estado da arte
Investigador
Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil
Em curso
2011/05/04 - 2014/06/06 A diversidade de orientação sexual no projeto político-pedagógico da escola
Investigador
Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil
Concluído
2008/04/15 - 2012/03/30 Processos de Formação:Construindo novos sentidos para o conhecimento e a aprendizagem
Investigador
Universidade Federal Fluminense - Campus do Gragoatá, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Galego, Carla, org.; Teodoro, António, org.; Ricardo, Maria Manuel Calvet, org.. "04 - A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
  2. Galego, Carla, org.; Teodoro, António, org.; Ricardo, Maria Manuel Calvet, org.. "04 - A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais". 2017.
Artigo em revista
  1. Jane do Carmo Machado; Jane Do Carmo Machado; Ana Isabel Andrade; Rui Neves. "Supervisores em contexto de formação de professores: constrangimentos e desafios". Indagatio Didactica (2021): vol. 13 n.º 4 (2021)-vol. 13 n.º 4 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/26302.
    10.34624/ID.V13I4.26302
  2. Jane do Carmo Machado; Jane Do Carmo Machado; Ana Isabel Andrade; Rui Neves. "Perspetivas, reflexões e contribuições para o campo da Supervisão em Portugal: a partir de diferentes autores e contextos". Indagatio Didactica (2021): vol. 13 n.º 4 (2021)-vol. 13 n.º 4 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/26257.
    10.34624/ID.V13I4.26257
  3. Patrícia Sá; Ana Isabel Andrade; Jane do Carmo Machado; Cristina Manuela Sá. "Competences for education for sustainability: analysis of educational policy documents in Portugal". Práxis Educacional 17 48 (2021): 1-19. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8848.
    10.22481/praxisedu.v17i48.8848
  4. Jane do Carmo Machado; JANE DO CARMO MACHADO; Ana Isabel Andrade; Rui Neves. "Os planos curriculares de cursos em supervisão: um contributo para uma epistemologia da prática". Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 12 24 (2020): 135-150. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.314.
    10.31639/rbpfp.v12i24.314
  5. Jane do Carmo Machado; Isabel Alarcão. "A relevância da “Supervisão” na organização curricular dos mestrados na área: sua relação com outras disciplinas". Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 22 2 (2020): 285-300. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30507.
    10.34019/1984-5499.2020.v22.30507
  6. Jane do Carmo Machado; Ana Isabel Andrade. "Supervisão: conceito e tendências em um estudo de revisão da literatura". Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 22 2 (2020): 322-338. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30521.
    10.34019/1984-5499.2020.v22.30521
Capítulo de livro
  1. Jane do Carmo Machado; Ana Isabel Andrade; Cristina Manuela Sá. "In-service teacher education for sustainabiity: principles and strategies". Portugal, 2023.
    10.29327/gces-2023-301551
Livro
  1. Jane do Carmo Machado; Jane do Carmo Machado (coord.); Ana Isabel Andrade; Betina Lopes; Carla Ferreira; Cecília Guerra; Diana Oliveira; et al. II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas Livro de Resumos. UA Editora. 2020.
    10.34624/GM7Z-7B14
Manual
  1. Francisco De Borja Jordán De Urríes; Irene Del Brio Alonso; Patricia Navas; Emiliano Diez; María Victoria Martín Cilleros; Jane do Carmo Machado; et al. Transnational / European good practice guide for Higher Education Institutions, Secondary Schools and Employers, aiming to help young adults with IDD to access Higher Education and to start an independent life. IO3 FINAL ENGLISH HILIVES PROJECT. Espanha. 2022.
    10.13140/RG.2.2.22698.70084
Relatório
  1. Ana Isabel Andrade; Jane Machado; Cristina Manuela Sá. 2022. Framework for in-service teacher education for sustainability-Some principles and strategies bility - Some principles and strategies. https://ria.ua.pt/handle/10773/36324.
    10.48528/QP0Z-W569
  2. Jane do Carmo Machado; Kalle Juuti; Ana Isabel Andrade; Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; et al. 2021. Framework for Education for Sustainability: Enhancing competences in education. https://ria.ua.pt/handle/10773/31303.
    10.48528/E94F-8142
Tese / Dissertação
  1. Batista, Deniele Pereira. "Experiências do tornar-se professora". Doutoramento, 2018. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6566.
  2. Bellotti, Andreia Alvim. "Tecnologias digitais: a apropriação pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na prática pedagógica e a relação com a proposta curricular de língua portuguesa do município de Juiz de Fora". Doutoramento, 2018. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6559.
  3. Santos, Ronny Alex Libório dos. "As possíveis relações entre a adaptação discente dos alunos do 6º ano e o fracasso escolar". Mestrado, 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3075.
  4. Monteiro, Luis Carlos Henriques. "Os desafios da Inspeção Escolar da Regional Metropolitana I, em Nova Iguaçu/RJ, na certificação dos alunos concluintes das escolas estaduais e extintas". Mestrado, 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5847.
  5. Evangelista, Sueanne Oliveira. "A recuperação paralela no processo de ensino e aprendizagem: desafios da coordenadoria adjunta pedagógica da coordenadoria distrital de educação 3/SEDUC-AM". Mestrado, 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4490.
  6. Almeida, Débora Pereira de. "Ações da equipe gestora e a participação dos professores na revisão do projeto político pedagógico de uma escola de Manaus". Mestrado, 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4036.
  7. Santarém, Estrela Dinamar Vinente. "Política de formação continuada da SEDUC/AM: estratégias para a garantia de acesso dos professores aos cursos de 40 horas". Mestrado, 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6018.

Outros

Outra produção
  1. As contribuições da memória na formação continuada de professores. Este artigo centra-se na análise do potencial da memória de trabalho e de formação de professores retomada nos Ateliês de formação continuada e em serviço de professores desenvolvidos na própria escola a partir dos sentidos por esses sujeitos atribuídos. Adotou-se uma investigação de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os dados foram recolhidos (2013) a. 2016. do Carmo Machado, Jane; Neves, Rui. http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/522.
  2. As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica. Este artigo centra-se na análise do potencial da memória de trabalho e de formação de professores retomada nos Ateliês de formação continuada e em serviço de professores desenvolvidos na própria escola a partir dos sentidos por esses sujeitos atribuídos. Adotou- se uma investigação de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os dados foram recolhidos (2013) a. 2015. Machado, Jane do Carmo; Neves, Rui. http://hdl.handle.net/10773/17838.
  3. Avaliação Institucional: O modelo brasileiro. Este artigo, cuja metodologia de formulação se caracteriza como um estudo descritivo, focaliza a avaliação institucional, detalhando a prática adotada no Brasil, e reunindo, ao final, como referências a serem consideradas, estudos sobre avaliação na América Latina. No detalhamento da Avaliação Institucional no Brasil, contemplam-se o propósito e as dimensões, observando níveis e processos externos. 2014. Rangel, Mary; Machado, Jane do Carmo. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2916.