
Curriculum Vitae
Michelle Sales
Researcher, professor and independent curator. Collaborating Researcher at the Centre for Studies in Communication and Society
of the University of Minho (2020) and member of the TRAMA group of the State University of Rio de Janeiro (2020), Associate
Professor at the School of Fine Arts of UFRJ (2010 -), Coordinator of the research network Post Colonial and Peripheral Cinemas.
Post - PhD in Contemporary Studies from the University of Coimbra (2018-2020), Integrated Researcher at the Center for Interdisciplinary
Studies of the 20th Century of the University of Coimbra, hired through the Stimulus to Scientific Employment (2018), coordinated
the research project On the Fringes of Portuguese Cinema (2020),and the artistic residency Afroeuropeans, both funded by the
Calouste Gulbenkian Foundation. Guest Professor at the Graduate Program in Communication at the State University of Rio de
Janeiro (2021-). Works in the areas: image and culture, post-colonial studies, intersectional feminism, decolonial, ethnic-racial
relations and gender.
Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Michelle Sales
Nomes de citação
- Sales, Michelle
Identificadores de autor
- Ciência ID
- ED18-A59E-E6E4
- ORCID iD
- 0000-0003-1589-4003
Telefones
- Telemóvel
-
- 917584013 (Profissional)
- (55) 998835888 (Pessoal)
Moradas
- Rua do Senado, 231, 20231005, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil (Pessoal)
Websites
- https://www.behance.net/michellesales (Pessoal)
- https://wwwufrj.academia.edu/MichelleSales (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes - Artes
- Humanidades - Artes - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/10/01 - 2021/05/01
Em curso
|
Comunicação Social (Pós-doutoramento)
Especialização em Humanidades
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
|
2018/08/01 - 2020/03/17
Concluído
|
Estudos Contemporâneos (Pós-doutoramento)
Especialização em Humanidades
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
|
|
2006/03/01 - 2010/01/10
Concluído
|
Doutorado em Estudos de Literatura - Cultura Contemporânea (Doctor)
Especialização em Humanidades
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"Em busca de um novo cinema português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2004/03/01 - 2006/03/01
Concluído
|
Mestrado em Comunicação Social (Master)
Especialização em Comunicação
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais, Brasil
|
|
1999/04/01 - 2003/07/01
Concluído
|
Comunicação Social (Graduado)
Especialização em Comunicação
Universidade Federal do Ceará, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/04 - 2020/03/28 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade de Coimbra, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/03/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2010 - 2014 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil |
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - 2014 | Coordenador de Pós Graduação Lato Sensu | Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil |
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - 2021 | Pós Doutor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Arte e Tecnologia: Realidade Virtual/ Realidade Aumentada
s/n
Investigador
|
Concluído
|
2013/12/01 - 2014/07/01 | Fronteiras estéticas
s/n
Bolseiro de Investigação
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/04/01 - 2020/04/01 | Á margem do cinema português: estudos sobre o cinema afrodescendente produzido em Portugal
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2010/03/01 - 2013/10/31 | Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a arquitectura e o cinema. Portugal, 1960-1974.
PTDC/EAT-EAT/105484/2008
Universidade do Porto Faculdade de Arquitectura, Portugal
Universidade do Porto Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Portugal Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/08/01 - 2020/03/17 | Imagens anti-coloniais, pós-coloniais e decoloniais
s/n
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
|
Concluído
|
2017/03/01 - 2018/07/01 | Arte e Tecnologia: a dimensão espiritual da técnica Jeff Koons, Olafur Eliasson, Marina Abramovic e as experiências com Realidade
Virtual
s/n
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Concluído
|
2012/03/01 - 2016/12/01 | EBA MediaLAB
s/n
Investigador responsável
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020 | À Margem do cinema português: estudo sobre cinema afrodescendente produzido em Portugal (On the Fringes of Portuguese Cinema: a study on Afrodescendant cinema produced in Portugal) | IX Encontro Anual da AIM
Universidade de Salamanca (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2020 | Cinemas Pós-Coloniais e Decoloniais em contextos de crise (Postcolonial and Decolonial Cinemas in Contexts of Crisis) | XXIII ENCONTRO SOCINE
(Porto Alegre, Brasil)
|
2020 | Circuitos de cinema em contextos de crise (Film circuits in crisis contexts) | VII Congreso de la Asociacion Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual
ASAECA (Buenos Aires, Argentina)
|
2020 | Horizontes Utópicos - Século XXI (Utopian Horizons - 21st Century) | Utopia Cidadã
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2020 | A colonialidade está longe de ser superada, mas nós continuamos a rasgá-la: táticas de criação decolonial para a curadoria (Coloniality is far from being overcome, but we keep on tearing it apart: decolonial creation tactics for curating) | VI Encontro Ibérico de Estética
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019 | Cinema negro português (Portuguese Black Cinema ) | Avanca Cinema International Conference
(Avanca, Portugal)
|
2019 | Uma leitura interseccional da circulação de mulheres na paisagem em Yvone Kane e Praça Paris (An intersectional reading of women's circulation in the landscape in Yvone Kane and Paris Square ) | Black Invisibilities Contested 7TH Bienal Afroeuropeans Network Conference
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2019 | A produção audiovisual das mulheres negras no Brasil e em Portugal (The audiovisual production of black women in Brazil and Portugal) | V Congresso Internacional Historia, Arte y Literatura en el cine en espanol e en portugués
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2019 | As democracias perante a emergência dos nacionalismos: que respostas (Democracies in the Face of Emerging Nationalisms: What Responses) | As democracias perante a emergência dos nacionalismos: que respostas
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019 | Cinemas pós-coloniais: o caso do cinema afrodescendente produzido em Portugal (Postcolonial cinemas: the case of Afrodescendant cinema produced in Portugal) | Programa de Pós Graduação em Comunicação
Universidade Federal do Ceará; (FORTALEZA, Brasil)
|
2018 | O específco fílmico e a Realidade Virtual: tensões da arte contemporânea (The Film and Virtual Reality: Tensions in Contemporary Art ) | VIII Encontro Anual da AIM
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018 | Pós-colonialismo(s) e o cinema brasileiro (Postcolonialism(s) and Brazilian cinema ) | XXII Encontro SOCINE
Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2018 | ARTE E TECNOLOGIA: A DIMENSÃO ESPIRITUAL DA TÉCNICA JEFF KOONS, OLAFUR ELIASSON, MARINA ABRAMOVIC E AS EXPERIÊNCIAS COM REALIDADE VIRTUAL (ART AND TECHNOLOGY: THE SPIRITUAL DIMENSION OF TECHNIQUE JEFF KOONS, OLAFUR ELIASSON, MARINA ABRAMOVIC AND THE EXPERIMENTS WITH VIRTUAL REALITY ) | Congresso Internacional em Humanidades Digitais
Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2018 | A dimensão espiritual da técnica: Marina Abramovic e a Realidade Virtual (The spiritual dimension of technique: Marina Abramovic and Virtual Reality) | Hiperogânicos 8 - Ancestrofuturismo
Museu de Astronomia e Ciências afins (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2018 | As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial/decolonial (Contemporary art practices and postcolonial/decolonial thinking) | XIII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no mundo Ibero-Americano
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Cinema e pós-colonialismo (Cinema and post-colonialism) | Seminário Permanente CEIS20
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018 | Estudos de Gênero e Imagem em Movimento (Gender Studies and Moving Image) | VIII Encontro Anual da AIM;
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018 | Transmedias | UBICINEMA
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2016 | O cinema e o direito `a morte: Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa (The cinema and the right to death: Money Horse) | VI Encontro Anual da AIM
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2015 | Arte Contemporânea em Angola: Kiluanji Kia Henda e Délio Jasse (Contemporary Art in Angola: Kiluanji Kia Henda and Délio Jasse) | Conversas com Fotografia
Cineclube de Guimarães (Guimarães, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - Atual | Cinema Político e a História do Tempo Presente no Brasil (2014-2019): os filmes, os criadores e os públicos.
Coorientador de Nathan Laurette Ferreira Costa
|
Doutourado em Media Artes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2020 - Atual | As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial.
Orientador
|
História da Arte (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
2019 - Atual | A autobiografia feminina, feminista e interseccional como exercício decolonial.
Orientador de Deniza Geny Silva Machado Martins
|
Doutouramento em Estudos Contemporâneos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
|
2019 - Atual | Liminaridade no processo artístico do Ritual Vindication
Coorientador de Edicleison Cardoso.
|
Doutoramento em Arte Contemporâneo (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
|
2020 - 2021 | As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial.
Orientador de Isabela Assumpção Martins da Cruz Lima
|
História da Arte (Iniciação científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 | CINEMA, LITERATURA E SUBJETIVIDADE. UMA LEITURA FEMINISTA DOS (CON)TEXTOS “BLADE RUNNER”,
Arguente principal
|
Patrícia Guidon (Mestrado)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
|
2020 | Da exumação dos fantasmas coloniais ou o olhar sobre uma identidade cultural portuguesa a partir da obra cinematográfica de
Pedro Costa
Arguente principal
|
Thiago Fonseca Ortman (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
2019 | Falar ao lado: vozes femininas e pós-coloniais no filme-ensaio
Arguente principal
|
Julia Vilhena Rodrigues (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
2019 | In Motion: A Dança na Obra Cinematográfca de Norman McLare
Arguente principal
|
Vanessa Gomes Fernandes (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019 | Pedro Costa – Cinema e Instalação do Sensível
Arguente principal
|
Pedro Costa – Cinema e Instalação do Sensível (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2019 | Alteridade e identidade na ficção cinematográfica em Portugal e em Moçambique
Arguente
|
Ana Cristina Ribeiro Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Carvão para seus olhos tocarem: uma poética do deslocamento
Arguente principal
|
Ruy César Campos Figueiredo (Mestrado)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | Intersectional Conference | Universidade de Coimbra |
2018/01/01 - Atual | Jornadas Cinema em Português | Universidade da Beira Interior |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Oficina de Cinema | Licenciatura em Estudos Artísticos (Licenciatura) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2018/03/01 - Atual | Teoria da Imagem | Licenciatura em Artes Plásticas (Bacharelato) | Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil |
2020/08 - 2020/12 | Arte Contemporânea - Estéticas Decoloniais | História da Arte (Licenciatura) | Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes, Brasil |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Cinema no Sete & Meio, Luanda | Negrxs no Cinema português e brasileiro. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011 - Atual | AIM - Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento | Membro Associado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Intersectional Conference
Membro
|
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Distinções
Prémio
2008 | Scholarship program for foreign citizens under the Camões Institute Protocol
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
|
2003 | II Ceará Film and Video Award
Governo do Estado do Ceará, Brasil
|
Outra distinção
2014 | Calouste Gulbenkian Foundation Scholarship
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
2008 | Fellow CAPES/PDEE Doctoral Program with Internship Abroad
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
|