???global.info.a_carregar???
Lúcia Grave Magueta is an integrated researcher at CI&DEI - Centre for Studies in Education and Innovation and Teacher Coordinator at the School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Leiria. She has a PhD in Education, in the area of Theory and Curriculum Development (2012); a Master's Degree in Educational Sciences, in the area of Intercultural Education (2004); and a degree in Teaching, 2nd Cycle Primary School Teachers, in the Visual and Technological Education variant (1998). She teaches in various areas - Teacher Training, Curriculum Development, Visual Arts, Artistic Intervention and Animation, Artistic Education - in which she carries out research and supervises master's degree work. She works on various projects in the fields of Education Sciences and the Arts, in the area of Visual Arts.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lúcia Grave Magueta

Nomes de citação

  • Magueta, Lúcia
  • Magueta, L.G.
  • Lúcia Grave Magueta
  • Lúcia Magueta

Identificadores de autor

Ciência ID
F214-6B4F-713B
ORCID iD
0000-0003-0203-571X
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ
Researcher Id
ADO-0011-2022
Scopus Author Id
58782773500

Telefones

Telefone
  • 244829400 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Campus 1 R. Dr. João Soares, Apartado 4045, 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012
Concluído
Doutoramento em Educação - área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Um estudo de avaliação do currículo da área de expressão e educação plástica no 1º ciclo do ensino básico com base na metodologia da referencialização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2004
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação - Área de especialização de Educação Intercultural (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Quem são os jovens graffiters de Lisboa?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998/06/24
Concluído
Professores do 2.º c. do Ens. Básico, v. de Educação Visual e Tecnológica (Licenciatura)
Especialização em Educação Visual e Tecnológica
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
2008 - 2018 Investigador (Investigação) NIDE - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/12 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012/06 - 2022/12 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
1999/09 - 2012/06 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Coordenadora das atividades do Núcleo de Formação de Torres Vedras Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/03/30 - Atual Coordenadora do curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos - Núcleo de Formação de Torres Vedras Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/11/22 - Atual Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Básica, regime diurno Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/03/07 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/09/01 - 2023/08/31 Coordenadora do curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos - Leiria Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/01 - 2023/01 Coordenadora do Departamento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022 Coordenadora do curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016 - 2019 Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Básica, regime diurno Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2019 Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Básica, regime de educação a distância Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2017 Coordenadora do curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Formadora em ações de formação contínua para professores - avaliação das aprendizagens; didática das artes visuais; diferenciação pedagógica; aprendizagem cooperativa; entre outras. Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Atividades de formação e de apoio técnico e pedagógico IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, I.P., Portugal
2008/04/01 - 2009/02/01 Docente na Profissionalização em Serviço, Módulo de Desenvolvimento Curricular Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
1998/09/01 - 1999/08/31 Docente no 2º Ciclo do Ensino Básico - Disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Escola Básica 2,3 Pintor Almada Negreiros – Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/07/01 - Atual Assistência Técnica para elaboração e validação dos programas de 11.º ano de Cabo Verde
RFP No: EOI - 28/HCP/UGPE/2023
Desenvolvimento técnico
Assembleia Nacional da República de Cabo Verde
2020 - Atual Conhecimento Científico / Didático em ação na Prática Pedagógica - Formação de Professores dos Primeiros Anos
UIDB/05507/2020
Investigador
CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
Em curso
2022/01 - 2022/06 Projeto «Link me Up – 1000 ideias - Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo»
POCI-03-33B5-FSE-072070
Outra
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2021 - Atual Projeto de Intervenção e Animação Artísticas Maio Criativo
Atividades Artísticas e Culturais Extracurriculares
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
2012 - 2013 Laboratório de Criação Artística
Atividades Científicas e Culturais Extraescolares
Investigador
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lúcia Grave Magueta. "Criação plástica e práticas de Educação para a Sustentabilidade – uma experiência na formação docente em Artes Visuais". Trabalho apresentado em INNODOCT - Conference on Innovation, Documentation, Education and Teaching Technologies 11th. Edition, Bucamaranga, 2023.
    Publicado
  2. Lúcia Grave Magueta. "Artes Visuais e intervenção em espaços educativos – highlights para uma atuação inovadora". Trabalho apresentado em INNODOCT - Conference on Innovation, Documentation, Education and Teaching Technologies 11th. Edition, Bucamaranga, 2023.
    Publicado
  3. Lúcia Grave Magueta. "Pensar a formação no CTeSP de Intervenção em Espaços Educativos - A implementação de um projeto formativo num novo território". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Porto, 2023.
    Publicado
  4. Cantú, William Afonso; Lúcia Grave Magueta. "A sustentabilidade social e a inclusão enquanto tendências socioculturais regionais: uma pesquisa exploratória". Trabalho apresentado em INCLUDIT - VII Conferência Internacional para a Inclusão - e CTecA - I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade - 2023, Leiria, 2023.
    Publicado
  5. Patrícia Domingues; Lúcia Grave Magueta. "Interações em contexto de creche". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2022.
    Publicado
  6. Magueta, L.G.. "A criança em risco(s) – as ideias, as emoções e a expressão plástica". Trabalho apresentado em 3.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: crianças e jovens em risco, 2022.
    Publicado
  7. Sandrina Milhano; Lúcia Magueta; Jenny Sousa. "Providing new contexts for creative musical experiences: a way of supporting music education and future teachers learning". 2022.
    10.21125/inted.2022.2252
  8. Magueta, Lúcia. "«Cápsulas do tempo» - a criação plástica enquanto experiência subjetiva com materiais e objetos". Trabalho apresentado em 2.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, Leiria, 2021.
    Publicado
  9. Lúcia Grave Magueta. "As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning". 2020.
    10.4995/INN2020.2020.11907
  10. Clarinda Luísa Ferreira Barata; Lúcia Grave Magueta. "Trabalho cooperativo na flexibilização curricular". 2020.
    10.4995/INN2020.2020.11841
  11. Magueta, Lúcia. "Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade". Trabalho apresentado em Profissionalidade Docente Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto T0-INN., Lisboa, 2019.
    Publicado
  12. Magueta, Lúcia. "A autonomia e o pensamento crítico – práticas pedagógicas realizadas num contexto de educação a distância". Trabalho apresentado em CNaPPES.16 - 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa, 2016.
    Publicado
  13. Magueta, Lúcia. "A utilização de narrativas autobiográficas na construção de conhecimentos didáticos sobre expressão plástica". Trabalho apresentado em INCTE 2016 – 1º Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, 2016.
    Publicado
  14. Magueta, Lúcia. "A expressão plástica vivida por professores em formação: o papel das narrativas na ressignificação das experiências". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2015.
    Publicado
  15. Magueta, Lúcia; Maria de São Pedro Lopes. "Projeto «Laboratório de Criação Artística»". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2015.
    Publicado
  16. Magueta, Lúcia. "A expressão plástica e a sua operacionalização em contextos de educação: as conceções de professores em início de formação". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Matéria - Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário, Lisboa, 2014.
    Publicado
  17. Magueta, Lúcia; Ana Rita Pereira. "O uso do computador e de materiais convencionais em atividades de desenho". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2013.
    Publicado
  18. Magueta, Lúcia. "O desenvolvimento curricular em Expressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE: revisitar os estudos curriculares. Onde estamos e para onde vamos?, Lisboa, 2012.
    Publicado
  19. Magueta, Lúcia. "As TIC na prática da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em ticEDUCA 2010 I Encontro Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2010.
    Publicado
  20. Magueta, Lúcia. "Expressões das culturas urbanas juvenis – Jovens graffiters de Lisboa". Trabalho apresentado em XV Colóquio AFIRSE: Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação, Lisboa, 2007.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Magueta, Lúcia. "O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo", Diário de Leiria, 2019
Artigo em revista
  1. Olga Maria Assunção Pinto dos Santos ; Lúcia Grave Magueta. "Novos atores educativos ao serviço da comunidade alinhados com as necessidades identificadas na área - CTeSP IEE". Revista Imagens da Educação 14 1 (2024): 1-17. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.68690.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Lúcia Grave Magueta; Jenny Gil Sousa; Milhano, Sandrina. "Educação artística no ensino superior - cenários pedagógicos durante e após a pandemia". Revista Contemporânea de Educação 18 43 (2023): 99-112. https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/59270.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Lúcia Grave Magueta. "Artes Visuais no 1º Ciclo do Ensino Básico - práticas na formação de professores". Indagatio Didactica 14 2 (2022): 55-68. https://doi.org/10.34624/id.v14i2.30624.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Magueta, Lúcia. "Art and sustainability - plastic creation experiences carried out by teachers in training". Millenium Journal of Education, Technologies and Health 2 17 (2021): 89-95. https://doi.org/10.29352/mill0217e.23817.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Magueta, L.G.. "ART AND SUSTAINABILITY – PLASTIC CREATION EXPERIENCES CARRIED OUT BY TEACHERS IN TRAINING,ARTE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO PLÁSTICA REALIZADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO,ARTE Y SOSTENIBILIDAD – EXPERIENCIAS DE CREACIÓN PLÁSTICA LLEVADO A CABO POR PROFESORES EN FORMACIÓN". Millenium: Journal of Education, Technologies, and Health 2 17 (2021): 89-95. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85180701198&partnerID=MN8TOARS.
    10.29352/mill0217e.23817
  6. Magueta, Lúcia. "A formação do professor intercultural: Conceções sobre experiências educativas com a linguagem plástica para o 1.º Ciclo do Ensino Básico". Revista UI-IPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém) 5 4 (2017): 1-2. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14537.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Magueta, Lúcia. "A utilização de wikis no contexto de atividades de expressão e comunicação visual desenvolvidas em EaD". Redin, Revista Educacional Interdisciplinar 4 1 (2015):
    Acesso aberto • Publicado
  8. Magueta, Lúcia. "A expressão plástica e a sua operacionalização em contextos de educação: as conceções de professores em início de formação.". Revista Matéria-Prima 2 4 (2014): 125-134.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Lúcia Grave Magueta. "Pensar a formação docente em Artes Visuais - as partes e o todo nas práticas e na reflexão.". In Metodologias e práticas educativas no ensino superior: visões multidisciplinares, editado por LOPES, Sara Mónico; Susana Manuela Franco de Faria de Sousa; Monteiro, Susana Sardinha, 203-216. Coimbra, Portugal: Almedina, 2024.
    Publicado
  2. Magueta, Lúcia. "A Criança em Risco(s) - As ideias, as emoções e a expressão plástica". In Emoções, Artes e Intervenção - Crianças e Jovens em Risco, editado por Jenny Sousa; Santos, Maria João Sousa Pinto; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Leonel Brites, 311-324. Coimbra, Portugal: Almedina, 2023.
    Publicado
  3. Sousa, Jenny Gil; Lúcia Grave Magueta. "Direitos humanos e pandemia: Reflexões sobre experiências de promoção do acesso à cultura". In Direitos Humanos, Cidadania Global e Desenvolvimento Sustentável, editado por Susana Sardinha Monteiro; Cátia Marques Cebola; Veiga, Fábio da Silva, 315-329. Porto, Portugal: Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR, 2023.
    Publicado
  4. Magueta, L.G.; Cristóvão, M. M.; Moncayo, M.; Carvalho, J.; Teixeira, S.; Novo, F.; Dias, M.; Ascenso, L.. "Projeto Dropout Mitigation Through Education – Perspetivar a intervenção dirigida a jovens NEET". In O lugar da educação ao longo da vida, das práticas e dos intervenientes num mundo em (trans)formação, editado por LOPES, Sara Mónico; Sousa, Jenny Gil, 27-41. Portugal: Almedina, 2022.
    Publicado
  5. Magueta, L.G.; Milhano, S.; Sousa, Jenny Gil. "O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo". In Inclusão sociocultural e intervenção comunitária, editado por Catarina Mangas; Sousa, Jenny Gil, 131-142. Portugal: Almedina, 2022.
    Publicado
  6. Magueta, L.G.. "Artes Visuais, Cidadania e Desenvolvimento no 1º CEB: Conceções de professores em formação". In Ebook II Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, editado por Serrão, Jacinto; Bracons, Hélia; Brás, José; Cabral, Arlinda, 421-429. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2022.
    Publicado
  7. Magueta, L.G.; Jenny Gil Sousa; Milhano, Sandrina. "Projeto de Intervenção e Animação Artísticas Maio Criativo 2022". In Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica, 18-19. Leiria, Portugal: Politécnico de Leiria, 2022.
    Publicado
  8. Lúcia Grave Magueta; Milhano, Sandrina; José Vicente; Filipa Rodrigues; Ana Carreira; Paulo Sanches; Clara Leão; et al. "Projeto de Intervenção e Animação Artísticas Maio Criativo 2022". In Ebook Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica, 18-19. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, 2022.
    Publicado
  9. Cantú, William; Magueta, Lúcia; Milhano, Sandrina; Sousa, Jenny. "Projeto OBS ¿ Observatório regional de tendências, artes e participação cultural". In Incentivo a projetos de inovação pedagógica. Leiria, Portugal, 2022.
    Publicado
  10. Magueta, Lúcia. "Instalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos". In Diversidades, Educação e Inclusão, editado por Nuno Martins Ferreira; Clarisse Nunes, 333-345. Lisboa, Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2021.
    Publicado
  11. Magueta, Lúcia. "A linguagem plástica na intervenção educativa, social e cultural: desenvolvimento da experiência de formação «Autorretrato»". In 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística, 55-64. Leiria, Portugal: ESECS/Politécnico de Leiria, 2021.
    Publicado
  12. Magueta, Lúcia. "«Cápsulas do tempo» - A criação plástica enquanto experiência subjetiva com materiais e objetos". In Emoções, artes e intervenção - perspetivas multidisciplinares, 91-100. Coimbra, Portugal: Almedina, 2021.
    Publicado
  13. Magueta, Lúcia. "Juntar, colar, sentir - uma experiência de criação plástica". In Emoções, Artes e Intervenção, 169-178. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria, 2020.
    Publicado
  14. Magueta, Lúcia. "As atividades extracurriculares na formação do técnico superior profissional de intervenção em espaços educativos". In Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos, editado por Ana Fontes; Jenny Sousa; Maria de São Pedro Lopes; Sara Mónico Lopes, 139-154. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2017.
    Publicado
  15. Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro. "Projeto Laboratório de Criação Artística (LCA)". In Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos, editado por Ana Fontes; Jenny Sousa; Maria de São Pedro Lopes; Sara Mónico Lopes, 73-98. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2017.
    Publicado
  16. Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Sousa, Jenny. "A mediação na construção de projetos com a comunidade: tecendo saberes e práticas artísticas «entre nós»". In Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos, editado por Ana Fontes; Jenny Sousa; Maria de São Pedro Lopes; Sara Mónico Lopes, 61-72. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler, 2017.
    Publicado
  17. Magueta, Lúcia. "Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em Educação a Distância". In Educação a Distância Qualidade e Convergências. Sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias, editado por Daniel Mill; Aline Reali, 229-239. São Carlos, Brasil: EdUFSCar – Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2016.
    Publicado
  18. Magueta, Lúcia. "Desafios para a intervenção pedagógica com a expressão plástica". In As artes na educação, editado por José Dantas Lima Pereira; Manuel Francisco Vieites; Marcelino de Sousa Lopes, 71-79. Chaves, Portugal: Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2014.
    Publicado
  19. Magueta, Lúcia. "Participação, expressão e criatividade em experiências com a linguagem plástica desenvolvidas em espaços educativos por animadores em formação". In Cultura e Participação . Animação Sociocultural em Contextos Iberoamericanos, editado por Ana Fontes; Jenny Gil Sousa, 234-241. Leiria, Portugal: IAP - Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Sousa, Jenny Gil; Santos, Maria João Sousa Pinto; Magueta, Lúcia; Lopes, M.S.P; Brites, Leonel dos Reis. Emoções, Artes e Intervenção - Crianças e Jovens em Risco. Portugal: Almedina. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Santos, M.; Sousa, Jenny Gil; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel dos Reis. Livro de Atas da 3ª Conferência Emoções, Artes e Intervenção em crianças e Jovens em Risco. Leiria, Portugal: ESECS/Politécnico de Leiria CICS.NOVA CI&DEI Universidade Feevale Universidade Santiago Compostela. 2022.
    Publicado
  3. Sousa, Jenny Gil; Santos, Maria João Sousa Pinto; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel dos Reis. Emoções, Artes e Intervenção. Perspetivas Multidisciplinares. Coimbra, Portugal: Almedina. 2021.
    Publicado
  4. Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny Gil; Milhano, Sandrina; Lopes, Maria de São Pedro. 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística. Leiria, Portugal: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.25766/p3xy-2y92
  5. Sousa, Jenny ; Santos, Maria Joã San; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel. Livro de Atas da 2ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção. Portugal. 2021.
    Publicado
Relatório
  1. Lázaro, A.; Pereira, A.P.; Henriques, C.; Toneca, C.; Amaro, D.; Tavares, D.; Rodrigues, F.; et al. 2023. Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de Ação. https://doi.org/10.25766/nz9j-pn08.
  2. Sandrina Milhano; Jenny Gil Sousa; Magueta, Lúcia; Sara Mónico Lopes. 2018. Crianças ao Palco – relatório técnico de avaliação do projeto. http://hdl.handle.net/10400.8/5279.
  3. 2013. Relatório do Projeto Laboratório de Criação Artística. http://hdl.handle.net/10400.8/6665.
Resumo em conferência
  1. Lúcia Grave Magueta. "A experiência artística na formação de profissionais de intervenção social – relato de uma experiência de autorretrato realizada na oficina de artes plásticas". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional Artes, Comunidades e Educação, Osório, 2023.
    Publicado
  2. Lúcia Grave Magueta. "Educação contemporânea e formação docente em artes visuais". Trabalho apresentado em II Trends & Culture Colloquium – Responsive Education, Leiria, 2023.
    Publicado
  3. Magueta, L.G.. "Pensar a formação no CTeSP de Intervenção em Espaços Educativos - A implementação de um projeto formativo num novo território". Trabalho apresentado em 5th International Seminar "Education, Territories and Human Development, Porto, 2023.
    Publicado
  4. Lúcia Grave Magueta. "Artes Visuais no 1.º CEB – Desafios atuais para a formação de professores". Trabalho apresentado em 10.º Congresso Olhares sobre a Educação, Viseu, 2022.
    Publicado
  5. Sousa, Jenny Gil. "A educação artística em tempos de pandemia – experiências de formação realizadas num contexto de ensino superior". Trabalho apresentado em III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos - Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID-19 (CEDH2021), Coimbra, 2022.
    Publicado
  6. Sousa, Jenny Gil. "A cultura em pontos: o acesso à cultura em tempos de pandemia". Trabalho apresentado em III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos - Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID-19 (CEDH2021), Coimbra, 2022.
    Publicado
  7. Sousa, Jenny Gil. "Artes e Cultura em contexto pandémico - Promoção do Artigo 27º da Declaração dos Direitos Humanos". Trabalho apresentado em III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos - Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID-19 (CEDH2021), Coimbra, 2022.
    Publicado
  8. Magueta, L.G.. "Qual o conhecimento relevante na formação de um educador/professor que vai desenvolver experiências em Artes Visuais com crianças dos 3 aos 10 anos? – Relato e análise de uma experiência de formação". Trabalho apresentado em Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education 2022, Porto, 2022.
    Publicado
  9. Magueta, L.G.. "Didática das Artes Visuais – práticas na formação de professores do 1.º CEB". Trabalho apresentado em Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education 2022, Porto, 2022.
    Publicado
  10. Magueta, Lúcia. "Conceções de professores em formação sobre a abordagem à obra de arte no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em “III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil, Évora, 2021.
    Publicado
  11. Magueta, Lúcia. "A criação plástica enquanto experiência de educação para o desenvolvimento sustentável". Trabalho apresentado em V Jornadas de Educação Educar para o Futuro, Guarda, 2021.
    Publicado
  12. Magueta, Lúcia. "Arte e sustentabilidade - Experiências de criação plástica realizadas por professores em formação". Trabalho apresentado em 8.o Congresso Olhares Sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education, viseu, 2020.
    Publicado
  13. Magueta, Lúcia. "A abordagem à obra de arte e o currículo - conceções de professores em formação sobre práticas em artes visuais". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  14. Magueta, Lúcia; Maria de São Pedro Lopes; Sousa, Jenny Gil; Maria Pereira Kowalski. "Maio criativo: uma experiência de intervenção e animação artísticas". Trabalho apresentado em IV Jornadas Pedagógicas “Teachers Teaching Teachers” Partilha de Práticas 2019, Leiria, 2019.
    Publicado
  15. "A formação de profissionais da infância no contexto de um curso técnico superior profissional". Trabalho apresentado em IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância / I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação, Aveiro, 2018.
    Publicado
  16. Magueta, Lúcia. "A formação do professor intercultural - práticas de ensino e aprendizagem no domínio da linguagem plástica". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional da RESMI: Contextos e desafios da mediação intercultural, Lisboa, 2017.
    Publicado
  17. Magueta, Lúcia. "A autonomia e o pensamento crítico - práticas pedagógicas realizadas num contexto de educação a distância". Trabalho apresentado em CNaPPES 2016 - 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa, 2016.
    Publicado
  18. Magueta, Lúcia. "A utilização de narrativas autobiográficas na construção de conhecimentos didáticos sobre expressão plástica". Trabalho apresentado em 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2016.
    Publicado
  19. Magueta, Lúcia. "Autonomia e aprendizagem: experiências de expressão e educação visual desenvolvidas num contexto de ensino a distância". Trabalho apresentado em 6º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia, Braga, 2014.
  20. Magueta, Lúcia. "O envolvimento de estudantes do ensino superior no Projeto «Laboratório de Criação Artística»". Trabalho apresentado em 6º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia, Braga, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Magueta, Lúcia Grave, 1974-. "Um estudo de avaliação do currículo da área de expressão e educação plástica no 1º ciclo do ensino básico com base na metodologia da referencialização". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2012. http://hdl.handle.net/10451/6598.
  2. Magueta, Lúcia Grave, 1974-. "Quem são os jovens graffiters de Lisboa?". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/10451/30682.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/21 Pensar a formação no CTeSP de Intervenção em Espaços Educativos - A implementação de um projeto formativo num novo território 5th International Seminar "Education, Territories and Human Development
Católica do Porto - Faculdade de Educação e Psicologia (Porto, Portugal)
2023/07/08 A experiência artística na formação de profissionais de intervenção social – relato de uma experiência de autorretrato realizada na oficina de artes plásticas I Encontro Internacional Artes, Comunidades e Educação
Universidade Estadual do Rio de Janeiro / Grupo FLUME (Osório, Brasil)
2023/05/19 Educação contemporânea e formação docente em artes visuais II Trends & Culture Colloquium - Responsive Education
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023/03/18 A sustentabilidade social e a inclusão enquanto tendências socioculturais regionais: uma pesquisa exploratória VII Conferência Internacional para a Inclusão / I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/12/07 Direitos Humanos e Pandemia: Reflexões sobre experiências de promoção do acesso à cultura II Congresso Internacional Novos Desafios dos Direitos Humanos
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/11/25 Artes Visuais no 1.º CEB – Desafios atuais para a formação de professores 10.º Congresso Olhares sobre a Educação
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2022/07/22 Didática das Artes Visuais – práticas na formação de professores do 1.º CEB Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education 2022
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2022/07/22 Qual o conhecimento relevante na formação de um educador/professor que vai desenvolver experiências em Artes Visuais com crianças dos 3 aos 10 anos? – Relato e análise de uma experiência de formação Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education 2022
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2022/05/06 Interações em contexto de creche XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022/04/29 A criança em risco(s) – as ideias, as emoções e a expressão plástica 3ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/10/28 Artes Visuais e Cidadania e Desenvolvimento no 1.º CEB – conceções de professores em formação II Congresso Internacional 2021: Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2021/10/14 Conceções de professores em formação sobre a abordagem à obra de arte no 1.º Ciclo do Ensino Básico “III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/10/08 A educação artística em tempos de pandemia – experiências de formação realizadas num contexto de ensino superior III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos - Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID-19 (CEDH2021)
(Coimbra, Portugal)
2021/10/07 A cultura em pontos: o acesso à cultura em tempos de pandemia III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos - Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID19 (CEDH202)
(Coimbra, Portugal)
2021/07/13 73 questões sobre a operacionalização das Artes Visuais - Uma experiência na formação de educadores e professores do 1.º CEB CNaPPES 2021 - 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/06/16 A criação plástica enquanto experiência de educação para o desenvolvimento sustentável IV Jornadas de Educação – Educar para o futuro
Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2021/04/28 Cápsulas do tempo - a criação plástica enquanto experiência subjetiva com materiais e objetos 2.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2020/11/21 Arte e sustentabilidade – experiências de criação plástica realizadas por professores em formação 8.o Congresso Olhares Sobre a Educação/1st International Congress Perspectives on Education
Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2020/11/12 Trabalho cooperativo na flexibilização curricular – conceções dos docentes INNO DOCT 2020 - 8 th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universitat Politècnica de València (València, Espanha)
2020/11/12 As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning INNO DOCT 2020 - 8 th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universitat Politècnica de València (València, Espanha)
2019/12/05 Instalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos 9º Encontro do CIED - Diversidades, Educação, Inclusão
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/09/23 Educação Básica - Experiências formativas realizadas na comunidade Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2019/07/17 Maio criativo: uma experiência de intervenção e animação artísticas Jornadas Pedagógicas "3T's . Teachers Teaching Teachers"
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2019/06/04 Contributos das Atividades Extracurriculares para a formação de professores - experiências formativas realizadas no curso de Educação Básica IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2019/06/04 A abordagem à obra de arte e o currículo - conceções de professores em formação sobre práticas em artes visuais IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/04/24 Juntar, Colar, Sentir Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/11/15 A formação de profissionais da infância no contexto de um curso técnico superior profissional IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e no I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/10/24 As atividades extracurriculares na formação em Educação Básica Simpósio SATHE 2018 – Study and Advancement of Teaching in Higher Education
CINEP - Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior / Coimbra Business School (Coimbra, Portugal)
2018/09/22 E-learning Ensino a Distância: da teleescola ao E-learning
Museu Escolar dos Marrazes (Leiria, Portugal)
2017/11/03 A abordagem à obra de arte em contextos educativos - conceções de professores em formação Congresso de Investigação em Educação Artística
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2017/02/16 LCA - Laboratório de Criação Artística Jornada - Percursos e Reflexos
NIDE - Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação (Leiria, Portugal)
2016/10/14 A formação do professor intercultural - práticas de ensino e aprendizagem no domínio da linguagem plástica Congresso Contextos e Desafios da Mediação Intercultural
RESMI (Lisboa, Portugal)
2016/07/15 A autonomia e o pensamento crítico - práticas pedagógicas realizadas num contexto de educação a distância CNaPPES 2016 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/03/04 A utilização de narrativas autobiográficas na construção de conhecimentos didáticos sobre expressão plástica INCTE 2016 – 1º Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2015/10/21 A utilização de wikis no contexto de atividades de expressão e comunicação visual desenvolvidas em EaD 20º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade
FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara (Taquara, Brasil)
2015/07/16 Ensinar e aprender em Educação Básica (ead) Encontro eLearning: Partilha de boas práticas e iniciativas emergentes no Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/05/08 A expressão plástica vivida por professores em formação: o papel das narrativas na ressignificação das experiências IV Conferência Internacional «Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/05/08 Projeto «Laboratório de Criação Artística» IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/11/14 Desafios para a intervenção pedagógica com a expressão plástica I Congresso Internacional As Artes na Educação
Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural (Amarante, Portugal)
2014/10/15 Participação, expressão e criatividade em experiências com a linguagem plástica desenvolvidas em espaços educativos por animadores em formação V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/10/15 Projeto Laboratório de Criação Artística V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/09/15 Ensino e aprendizagem em Educação Básica: analisar e (re)pensar processos pedagógicos em EaD SIED:EnPed 2014 – Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância
Universidade Federeal de São Carlos (São Carlos, Brasil)
2014/07/23 Autonomia e aprendizagem: experiências de expressão e educação visual desenvolvidas num contexto de ensino a distância 6º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia - Pedagogia para a autonomia – Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/07/23 O envolvimento de estudantes do ensino superior no Projeto «Laboratório de Criação Artística» 6º Encontro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia - Pedagogia para a autonomia – Imaginar e f azer a mudança em tempos difíceis
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/07/14 Função e contexto de utilização de wikis na UC de Expressão Plástica Encontro eLearn ing: Partilha de boas práticas e iniciativas emergentes no Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2014/07/07 A expressão plástica e a sua operacionalização em contextos de educação: as conceções de professores em início de formação III Congresso Internacional Matéria - Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário
Faculdade de Belas - Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/06/21 A Mediação na construção de projetos com a comunidade: tecendo saberes e práticas artísticas 'entre nós' II Seminário Nacional de Formação, Mediação e Supervisão
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013/05/11 O uso do computador e de materiais convencionais em atividades de desenho Conferência Internacional 6 Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2012/06/26 Animação Cultural: descobrindo caminhos II Jornadas Sociais ISCE’12
Instituto Superior de Ciências Educativas (Odivelas, Portugal)
2012/05/25 O desenvolvimento do currículo em Expressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal)
2012/02/02 O desenvolvimento curricular em Empressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: as representações dos professores XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE - Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos?
Secção Portuguesa da AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2010/11/20 As TIC na prática da expressão plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico ticEDUCA 2010 - I Encontro Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007/02/17 Expressões das culturas urbanas juvenis - jovens graffiters de Lisboa XV Colóquio da AFIRSE / AIPELF
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 A Cultura pede espaço - Implementação da Escola Cultural de Vermoil
Coorientador de Marcelo Bertim Marques
Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2023 Realidade Virtual Imersiva no 3.º CEB – Experiências de Graffiti Virtual em Educação Visual
Orientador
Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
2022 - 2023 Dall-E no Roteiro D'Arte Inclusiva - Linguagens que Pintam, Olhares que criam
Orientador
Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Mestrado)
2021 - 2023 Em tempo de pandemia, o brincar livre e o lugar da criação artística
Coorientador de Dina Fonseca
Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021 - 2022 Ensinar e Aprender em Educação Visual no 2º CEB – O desafio do digital
Orientador de Elsa de Jesus Jorge Ramos
Mestrado em utilização pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2022 A comunicação entre professor e aluno na sala de aula do futuro e na educação a distância – um estudo de caso múltiplo
Orientador de Elsa Virgínia Coutinho Eloio Botas Videira
Mestrado em Comunicação Acessível (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º CEB - interações em contexto de creche
Orientador de Patrícia Alexandra Marques Domingues
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2022 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico- Experiências de Integração Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Patrícia Anselmo Branco
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2021 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º CEB – a aprendizagem cooperativa em atividades com a linguagem plástica
Coorientador de Raquel Filipa Rodrigues Fonseca
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2020 Utilização de ferramentas digitais em Expressão Plástica – uma experiência desenvolvida numa Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Funchal
Orientador de José Ferdinando Barreto Gonçalves
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2020 Implementação de uma ferramenta informática de apoio à avaliação do desempenho dos alunos
Coorientador de José Carlos Fernandes Madeira
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018 - 2019 A Biblioteca vai à escola - A integração das linguagens plástica, musical e teatral em atividades de animação da leitura.
Coorientador de Guida Ribeiro Tomé Henriques
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2019 A intervenção com adolescentes em Acolhimento Residencial - Emoções e Linguagens Artísticas
Coorientador de Ana Isabel Trovão Vala
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 Que Escola Será Esta? Narrativas sobre o espaço através de bandas desenhadas e fotografias com crianças do 4.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Leiria
Coorientador de André Souza dos Santos
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Quem conta uma história…acrescenta uma memória. Intervenção em Animação Leitora e Expressão Plástica
Coorientador de Teresa Paula Teles de Aquino Paour
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2018 Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
Orientador de Marília Pedroso Cantante
Utilização Pedagógica das TIC (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2017 Nós a família a comunidade e as artes - interseções criativas a partir do jardim de infância
Orientador de Joana dos Santos Silva Machado
Intervenção e Animação Artísticas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a técnica «Bilhetes à entrada e Bilhetes à saída» enquanto estratégia de avaliação formativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Sara Filipa Almeida Silva
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador de Andreia Ferreira Neto
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2016 A abordagem à obra de arte na promoção de um envelhecimento ativo
Orientador
Intervenção para um Envelhecimento Ativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2015 Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo sobre experiências de escrita criativa
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os contributos do desenho para o processo de avaliação das aprendizagens - uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Diana Micaela da Silva Pinto
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2015 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o estímulo da motricidade fina em alunos do 2.º ano de escolaridade através de experiências com a linguagem plástica.
Orientador de Magali Mónico
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Os efeitos de experiências práticas nas conceções acerca da «fotografia» – um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Orientador de Juliana Morgado Bispo
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2014 Os efeitos de atividades de expressão plástica na motricidade fina do idoso
Orientador de Cátia Sofia Simão Camacho
Intervenção para um Envelhecimento Ativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2011 - 2013 Refletindo sobre a prática pedagógica : uma experiência com abordagens educativas que privilegiam o contacto com a obra de arte
Orientador de Catarina Vieira Feijoeiro
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011 - 2013 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o uso do computador e de materiais convencionais em atividades de desenho
Orientador de Ana Rita Rodrigues Pereira
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/16 - Atual Password: Educação Básica - Seminário #1 Contextos educativos e práticas de promoção das artes e da cultura (2023/05/16)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2023/05/01 - 2023/06/13 Projeto de Intervenção e Animação Artísticas Maio Criativo 2023 (2023/05/01 - 2023/06/13)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/05/01 - 2022/05/31 Projeto de Intervenção e Animação Artísticas Maio Criativo 2022 (2022/05/01 - 2022/05/31)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/04/28 - 2022/04/29 III Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção (2022/04/28 - 2022/04/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/10/07 - 2021/10/07 Simpósio "Artes e cultura em contexto pandémico – Promoção do Artigo 27º da Declaração dos Direitos Humanos" na III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos - Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID-19 (CEDH2021) (2021/10/07 - 2021/10/07)
Simpósio (Coorganizador)
2021/05/01 - 2021/05/31 Maio Criativo - Intervenção e Animação Artísticas (2021/05/01)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/05/26 - 2021/05/26 Rasgos Criativos, Online Meetings sobre Intervenção e Animação Artísticas - Rasgo # 5 Tum Tum Tum e (Re)Veste (2021/05/26 - 2021/05/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/05/18 - 2021/05/18 Rasgos Criativos, Online Meetings sobre Intervenção e Animação Artísticas - Rasgo # 4 Corpo - Companhia de Dança Inclusiva (2021/05/18 - 2021/05/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/04/28 - 2021/04/28 II Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção (2021/04/28 - 2021/04/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/03/24 - 2021/03/24 Rasgos Criativos, Online Meetings sobre Intervenção e Animação Artísticas - Rasgo # 3 Trupe Sénior Chapitô (2021/03/24 - 2021/03/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/12/10 - 2020/12/10 Rasgos Criativos, Online Meetings sobre Intervenção e Animação Artísticas - Rasgo # 2 A Avó veio trabalhar (2020/12/10 - 2021/12/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/11/26 - 2020/11/26 Rasgos Criativos, Online Meetings sobre Intervenção e Animação Artísticas - Rasgo # 1 Diário de um Interior (2020/11/26 - 2020/11/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/05/01 - 2019/05/31 Maio Criativo - Intervenção e Animação Artísticas (2019/05/01 - 2019/05/31)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/05/01 - 2018/05/31 Maio Criativo - Intervenção e Animação Artísticas (2018/05/01 - 2018/05/31)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2011/04/07 - 2011/04/08 I Jornadas de Animação Cultural: Que desafios? (2011/04/07 - 2011/04/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/17 Novos Modos de Vivenciar o Tempo: Estratégias Para Atrair e Reter o Público do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Arguente principal
Educardo Altafim (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2023/12/15 Tendências Socioculturais e a arte: o instagram como espaço de exposição de mulheres-artistas
Arguente
Inês Dias (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2023/07/11 Refletindo e Investigando na Educação de Infância: O Desenvolvimento da Identidade de Género no Jardim de Infância
Arguente
Ana Beatriz Domingues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/10/31 ARTE: participar para envolver ou envolver para participar?
Presidente do júri
Sérgio Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022/07/19 Refletindo e investigando a prática na educação de infância: revelando as aprendizagens da criança através do desenho
Arguente
Carlota Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/12/16 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o estímulo da motricidade fina em alunos do 2.º ano do 1.º CEB através de experiências no âmbito das Artes Visuais
Arguente
Ana Paula Marques Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/11/23 Brincar livremente na natureza: Contributo de pais e professores
Arguente
Isabela Oliveira dos Santos Maria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/06/21 De que fala o teu corpo? A Dança Criativa como meio de Comunicação de si - Projeto implementado com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Marta Maria Gonçalves Baptista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/04/16 A utilização de jogos digitais, como estratégia de motivação no ensino das ciências naturais
Arguente
Andreia Sofia Faria das Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/03/25 Cultura, Arte e Comunidade - Os contributos da Arte no desenvolvimento de Processos Comunitários
Presidente do júri
Lénia Isabel Amorim Ronca Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/03/24 Um Retrato do Olhar - Conversas à Volta de Fotografias
Presidente do júri
Jéssica Catarina Marques Pais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/01/25 O impacto das expressões artísticas na regulação do comportamento em idade pré-escolar
Presidente do júri
Ana Cristina Oliveira de Sousa Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/07/09 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre as conceções de Bullying dos alunos de uma turma de 4.º ano de escolaridade
Arguente
Marlene Patrícia Duarte dos Santos Jorge (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2020/06/26 Refletindo sobre estereótipos de género numa turma do 3.º ano de escolaridade
Arguente
Daniela Sofia Teixeira Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/11/27 Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing em crianças de 5/6 anos
Arguente
Ana Raquel Henriques António (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/11/14 Cegonha de Mim - A Intervenção Artística e a Expressão das Emoções em Cuidadores de Crianças em Tratamento de Saúde
Arguente
Enne Marx Beserra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/11/14 A dança criativa como veículo de expressão para mulheres vítimas de violência doméstica
Presidente do júri
Marina Costa Negreiros (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/06/17 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: o uso de símbolos ideográficos para representar experiências musicais
Arguente
Viviana Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/05/15 Um dia de aprendizagem perfeito. Perceções de alunos do secundário sobre a escola ideal
Arguente
Sandra Valentim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/05/13 As Linguagens Artísticas no Quotidiano dos Idosos
Presidente do júri
Ana Baltazar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/12/05 Projeto Cria (Ativa Mente) As Expressões Artísticas Dramáticas e Plásticas, como forma de intervenção em contexto de Lar de Infância e Juventude
Presidente do júri
Ana Lúcia Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/12/03 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural e a integração de uma criança de origem cultural Ucraniana
Arguente
Adriana Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/06/07 Refletindo sobre a prática pedagógica: as técnicas de avaliação formativa numa turma de 4º ano
Arguente
Marta Guarda (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/05/08 Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem
Arguente
Sónia Dias de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017/06/26 Refletindo sobre a prática pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
Arguente
Carina Barreiros (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/12/19 Dos objetos aos projetos: a área da casinha, um espaço "vivo" no jardim de Infância
Presidente do júri
Catarina Bernardino Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/11/25 “E eu associo-me porquê?” projeto de reflexão no contexto associativo com Photovoice
Presidente do júri
Inês João Santos Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/11/25 Eu canto, e tu ? - Projeto integrado de criação artística num coro intergeracional
Presidente do júri
Joana Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/11/23 Canta-me uma história - Projeto de criações músico-literárias em contexto CATL
Presidente do júri
Joana Catarina Oliveira Pedrosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/05/24 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em pré-escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico -O lugar da integração curricular no 1º CEB
Arguente
Sofia Paulino Valentim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/05/23 Recursos Educativos das Escolas e Sucesso Escolar no 1º CEB – Estudo de Caso
Arguente
Carla Alexandra Lopes Pais Moras (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/05/12 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1º Ciclo do Ensino Básico: o contributo da Expressão Dramática para o desenvolvimento de competências expressivas e comunicativas
Arguente
Diana Margarida da Silva Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/11/03 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e em 1º Ciclo do Ensino Básico: o Currículo e a Diversidade
Arguente principal
Magda Figueiredo Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/09/11 Crescendo em torno das Práticas Pedagógicas em contexto de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico – Ideias de uma turma de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico acerca dos estilos musicais Pop e Rock
Arguente principal
Débora Alexandra dos Santos Boto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/06/08 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: as ideias das crianças do 3º ano de escolaridade face à utilização das tecnologias na sua aprendizagem
Arguente principal
Andreia Filipa Abrantes Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/05/26 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: a música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Diana Filipa Santos Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/05/26 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: a perceção das crianças relativamente ao seu desempenho nas atividades de interpretação musical em contexto de sala de aula
Arguente principal
Tânia Filipa Vieira dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015/05/19 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3º ano de escolaridade
Arguente principal
Liliana Sofia Candeias Batista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014/05/12 Reflexão sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: caraterísticas dos desenhos das crianças de 8/9 anos aquando da representação de emoções
Arguente principal
Joana Isabel Silva Ferreira , (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013/09/12 Refletindo sobre a prática pedagógica: o contributo da expressão plástica no projeto do “Nabo Gigante”, para a exploração da vida animal
Arguente principal
Simone da Silva Alípio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2012/12/21 Refletindo sobre a prática pedagógica: uma abordagem à originalidade através da perceção visual
Arguente principal
Sara Catarina Jorge Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
2019 - Atual Congresso Internacional As Artes na Educação Especial: Teorias, Metodologias e Práticas Sociais Culturais e Educativas para a Inclusãos es Vila Nova de Famalicão
2018 - Atual Conferência Internacional Making Learning Meaningfull Braga
2021/11/25 - 2021/11/27 Olhares 9: 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu
2012 - 2020 Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
2014 - 2014 V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural: “Da participação na cultura à cultura da participação” Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Membro da Comissão Científica do Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção Sociocultural e Desportiva
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2019/03/07 - Atual Conselho Pedagógico
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2017 - Atual Comissão Científica e Pedagógica do Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - Atual Comissão Científica e Pedagógica do Curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2019 Comissão Científica e Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação Básica (regimes diurno e EaD)
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2015 - 2017 Comissão Científica e Pedagógica do Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2008 - 2016 Comissão Científica e Pedagógica do Curso de Licenciatura em Animação Cultural
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2013 Comissão Científica e Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação Básica (regimes diurno e EaD)
Membro
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - 2017 Procedimento concursal comum com vista à ocupação de um posto de trabalho no mapa de pessoal do Instituto Politécnico de Leiria, na carreira e categoria de Técnico Superior ( Aviso n.º 533/2016, Diário da República, 2.ª série — N.º 12 — 19/01/2016) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal