???global.info.a_carregar???
Carlos Manuel Ferreira Alves. Completed the Mestrado in Gestão de Marketing in 2018 by Instituto Português de Administração de Marketing and Licenciatura in Communication and Multimedia in 2016/06/28 by Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia. Attends the Doutoramento in Informatics by Universidade do Minho since 2020/09. Is Researcher in Universidade do Minho Centro ALGORITMI. Published 2 articles in journals. Has 2 section(s) of books. Has received 1 awards and/or honors. Participates and/or participated as PhD Student Fellow in 1 project(s) and Research Fellow in 1 project(s). Works in the area(s) of Engineering and Technology with emphasis on Electrotechnical Engineering, Electronics and Informatics, Exact Sciences with emphasis on Computer and Information Sciences and Social Sciences with emphasis on Economics and Business. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Realidade Aumentada; Comércio Eletrónico; TAM; IKEA Place; Intenção de Uso; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Augmented Reality; Virtual Reality; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Manuel Ferreira Alves

Nomes de citação

  • Alves, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
F316-397C-1D86
ORCID iD
0000-0001-8320-5295
Google Scholar ID
_s0uMZAAAAAJ
Researcher Id
AAS-7980-2021
Scopus Author Id
57208878406

Endereços de correio eletrónico

  • id9295@alunos.uminho.pt (Profissional)
  • carlos.alves@algoritmi.uminho.pt (Profissional)
  • calves@umaia.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2020/09 - 2024/09
Em curso
Informatics (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"User Experience and the Technology Acceptance Model applied to Augmented Reality Mobile Applications in E-Commerce" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2022
Em curso
Informática (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"O User Experience e o Modelo de Aceitação de Tecnologias aplicados em Aplicações Móveis de Realidade Aumentada no Comércio Eletrónico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018
Concluído
Gestão de Marketing (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
"A INTENÇÃO DE USO DO COMÉRCIO ELETRÓNICO COM RECURSO À REALIDADE AUMENTADA – O CASO DA IKEA PLACE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2013/09 - 2016/06/28
Concluído
Communication and Multimedia (Licenciatura)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
15
2012/09 - 2013/07/31
Frequentou
Medical Informatics (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2010/10 - 2012/07/12
Concluído
Multimedia Product Development (Curso de Especialização Tecnológica)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
13
2007/09 - 2010/07/30
Concluído
Management Computer Technician (Ensino secundário)
Esprominho - Escola Profissional do Minho, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02 - 2021/01 Trainer ACICE - Associação Comercial e Industrial de Esposende, Portugal
2019/06 - 2021/01 Trainer DieApfel - Escola de Formação, Portugal
2019/12 - 2020/04 Marketing Assistant Sausport - Equipamentos Para a Saúde e Desporto, Portugal
2019/04 - 2020/03 Marketing Assistant ZOME - Equipa Nuno Branco, Portugal
2019/02 - 2019/06 Trainer Associação Comercial de Braga, Portugal
2009/01 - 2013/09 Public Relations Pedro Bandeira, Lda., Portugal
2010/02 - 2012/09 Public Relations Pepper Entertainment, Lda., Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/11 - 2010/01 Internship Deltabyte - Informática e Computadores, Lda., Portugal
Esprominho - Escola Profissional do Minho, Portugal
2009/01 - 2009/03 Internship Inforlink - Informática, Lda, Portugal
Esprominho - Escola Profissional do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/11 - 2024/10 User Experience and the Technology Acceptance Model applied to Augmented Reality Mobile Applications in E-Commerce
86231DFA
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2022/11 - 2023/02 User Experience and the Technology Acceptance Model applied to Augmented Reality Mobile Applications in E-Commerce
Provided by PTCRIS: 2022.12629.BD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2022/01/01 - 2022/06/30 Soluções Integradas e Inovadoras para o bem-estar das pessoas nos centros urbanos complexos
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Concluído
2021/02/01 - 2021/12/31 Factory of the Future - Smart Manufacturing (n.o 039479)
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reis, J. L.; Alves, Carlos; Marques dos Santos, José Paulo. Autor correspondente: Reis, J. L.. "Smart technologies in support of creative teaching-learning processes". Trabalho apresentado em Open Workshop: Sharing good practices in the ¿eld of creative learning and bio-economy from invited and partners¿ organizations, Aveiro, 2023.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rui Miranda; Carlos Alves; Regina Sousa; António Chaves; Larissa Montenegro; Hugo Peixoto; Dalila Durães; et al. "Revolutionising the Quality of Life: The Role of Real-Time Sensing in Smart Cities". Electronics (2024): https://doi.org/10.3390/electronics13030550.
    10.3390/electronics13030550
  2. Carlos Alves; José Luís Reis; José Paulo Marques dos Santos; Luís Mendes Gomes; José Machado. "Future Perspectives in Healthcare: An Analysis of Augmented Reality and Spatial Computing in Hospital Environments". Procedia Computer Science 238 (2024): 932-937. http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2024.06.115.
    10.1016/j.procs.2024.06.115
  3. Ailton Moreira; Carlos Alves; José Machado; Manuel Filipe Santos. "An Overview of Omnichannel Interaction in Health Care Services". Mayo Clinic Proceedings: Digital Health (2023): https://doi.org/10.1016/j.mcpdig.2023.03.002.
    10.1016/j.mcpdig.2023.03.002
  4. Regina Sousa; Rui Miranda; Ailton Moreira; Carlos Alves; Nicolas Lori; José Machado. "Software Tools for Conducting Real-Time Information Processing and Visualization in Industry: An Up-to-Date Review". Applied Sciences 11 11 (2021): 4800-4800. https://doi.org/10.3390%2Fapp11114800.
    10.3390/app11114800
  5. Reis, J.L.; Alves, C.; Carreira, D.. "Augmented reality - Military application and validation through the technology acceptance model (TAM),A realidade aumentada - Aplicação no âmbito militar e a validação através do modelo de aceitação de tecnologias". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2019 E18 (2019): 485-496. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85066025513&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Teresa Sofia Amorim Lopes; Rui Carreira; Vera Silva Carlos; Rui Humberto Pereira; Carlos Alves; Joaquim Pratas; José Paulo Marques dos Santos. "How Can Businesses, Low-Tech Businesses in Particular, Benefit from the Metaverse? A Delphi Perspective from Academics". 2024.
    10.1007/978-981-97-1552-7_33
  2. Carlos Alves; José Machado. "Immersive Shopping Experiences: The Role of Augmented Reality in E-Commerce". 2024.
    10.1007/978-3-031-54256-5_19
  3. Carlos Alves; José Machado; José Luís Reis. "Review for Augmented Reality Shopping Application for Mobile Systems". 2024.
    10.1007/978-981-99-0333-7_45
  4. Carlos Alves; José Machado; José Luís Reis. "Spatial Computing and Augmented Reality—Challenges in E-Commerce". 2024.
    10.1007/978-981-97-1552-7_57
  5. Carlos Alves; António Chaves; Carla Rodrigues; Eduarda Ribeiro; António Silva; Dalila Durães; José Machado; Paulo Novais. "Survey for Big Data Platforms and Resources Management for Smart Cities". 2022.
    10.1007/978-3-031-15471-3_34
  6. Alves, Carlos. "The Intention to Use E-Commerce Using Augmented Reality - The Case of IKEA Place". 2020.
    10.1007/978-3-030-40690-5_12
Tese / Dissertação
  1. Alves, Carlos Manuel Ferreira. "The Intention to Use Electronic Commerce Using Augmented Reality: The Case of IKEA Place". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24342.
Atividades

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/05/03 - 2016/05/04 Opinion as a student for aviation in the Communication and Multimedia course at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro to A3ES. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/11 - 2013/09 AEIPCA - Student Association of the Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Member of the Recreation Department

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013/04 - 2013/09 Student Representative of the Higher School of Technology on the General Council
Membro
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal