Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Assunção Flores Fernandes
Nomes de citação
- Maria Assunção Flores
- Flores, M. A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F413-41DA-632A
- ORCID iD
- 0000-0002-4698-7483
Endereços de correio eletrónico
- aflores@ie.uminho.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho. Universidade do Minho, Instituto de Educação, Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011
Concluído
|
Agregação [Associate Professor with Qualification] (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
"Da avaliação de professores: concepções de professor e de profissionalismo (Lição)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
2002
Concluído
|
Doutoramento em Educação [PhD in Education] (Doutoramento)
University of Nottingham, Reino Unido
"Learning, Development and Change in the Early Years of Teaching. A Two-Year Empirical Study." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
very good (With grant PRAXIS XXI/BD/19947/99 |
1997
Concluído
|
Mestrado em Educação [Master Degree in Education] (Mestrado)
Especialização em área de especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
|
Very Good |
1991
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Português e Francês [Licenciatura Degree in the Teaching of Portuguese and French] (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Professora Associada com Agregação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho, Portugal | ||
2016 - 2017 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Visiting Scholar na Universidade de Glasgow, Reino Unido |
2011 - 2012 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Professora Auxiliar com Agregação, Universidade do Minho, Portugal |
2007 - 2011 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2008 - 2009 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Visiting Scholar na Universidade de Cambrigde, Reino Unido |
1997 - 2002 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
1994 - 1997 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2020 - Atual | Presidente | Special Interest Group 'Research on Teacher Induction' da American Educational Research Association (AERA), Estados Unidos |
2020 - Atual | Presidente | Presidente do Special Interest Group 'Lives of Teachers' da American Educational Research Association (AERA), Estados Unidos |
2020 - Atual | Membro da Direção [Member of the Board] | TEPE - Teacher Education Policy in Europe, Reino Unido |
2019 - Atual | Council Member | InFo-TEd - International Forum for Teacher Educator Development, Reino Unido |
2019 - Atual | Member of the International Editorial Board | Journal Teaching and Teacher Education , Reino Unido |
2019 - Atual | Member of the International Editorial Board | Journal of Education for Teaching, Reino Unido |
2018 - Atual | Membro do Conselho Geral do IAVE, I.P. [Member of the General Council of the Portuguese Institute of Educational Assessment] | Membro do Conselho Geral do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE, I.P.), Portugal |
2018 - Atual | Diretora de Revista [Editor] | Diretora da revista European Journal of Teacher Education, Taylor and Francis, Reino Unido |
2018 - Atual | Membro do Editorial Board [Member of the Editorial Board] | Membro do Editorial Board da Revista Educational Assessment, Evaluation and Accountability, Reino Unido |
2018 - Atual | Associate Member | Collaborative Action Research Network (CARN), Reino Unido |
2018 - Atual | Editora Associada de Revista [Associate Editor] | Associate Editor Frontiers in Education - Assessment, Testing and Measurement (OA), Suiça |
2018 - Atual | Member of the International Advisory Board | Journal Teaching Education, Reino Unido |
2018 - Atual | Co-editora da Coleção [Co-editor of the Collection] | Co-editora da Coleção Palgrave Studies on Leadership and Learning in Teacher Education, Reino Unido |
2016 - Atual | Membro do Conselho Editorial [Member of the Editorial Board] | Membro do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Pedagogia, Portugal |
2016 - Atual | Membro do Editorial Board [Member of the Editorial Board] | Membro do Editorial Board da Revista Tendencias Pedagógicas (OA), Espanha |
2016 - Atual | Co-Chair | Co-Chair da RDC "Professional Development of Teachers", da Association for Teacher Education in Europe, Bélgica |
2015 - Atual | Presidente e Fundadora [President and Founder] | Rede Internacional de Investigação-ação colaborativa Estreiadiálogos, Portugal |
2015 - Atual | Diretora Executiva de Revista [Executive Editor] | Diretora Executiva da Revista Teachers and Teaching Theory and Practice, Taylor and Francis, Reino Unido |
2015 - Atual | Membro Emérito da Direção [Emeritus Member of the Board] | Membro Emérito da Direção do International Council on Education for Teaching, Estados Unidos |
2013 - 2019 | Presidente | International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido |
International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido | ||
2011 - 2015 | Presidente | ICET - International Council on Education for Teaching, Estados Unidos |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | ED-TED - Equity and Diversity in Teacher Educator Professional Development (researcher and coordinator of the Portuguese section)
023-1-DE01-KA220-HED-000152242
Investigador
|
|
2018 - Atual | Investigating the impact of school leadership on students outcomes
PTDC/CED-EDG/28570/2017
Investigador responsável
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022 - 2025 | Portuguese team coordinator of the 'OBSERVATORY SOS Attendance'
2022-1-ES01-KA220-SCH-000088733
Investigador
Universitat d'Alacant, Espanha
Universidade do Minho, Portugal Atatürk Üniversitesi, Turquia |
European Commission
Em curso
|
2023/07 - 2024/07 | Leadership for Learning
Investigador
|
La Caixa (Fundation) |
2020 - 2024 | Unpacking and Redefining Changing Relationships in Teachers' Work' (RELA), Academy of Finland / University of Oulu (Coordenadora:
Minna Uitto)
Participação em Projeto Científico no Estrangeiro
|
Em curso
|
2020 - 2024 | Unpacking and refedining changing relationships in teachers’ work (RELA)
Consultor
Oulun yliopisto Kasvatustieteiden tiedekunta, Finlândia
|
Em curso
|
2022 - 2023 | uso de la plataforma genially para la creación de recursos digitales y materiales online en la formación docente de profesores
dentro de los grados de educación infantil, primaria y secundaria (k-12)
id2022/129
Investigador
Universidad de Salamanca, Espanha
|
Em curso
|
2021 - 2023 | PRAC 3 - Digital Practicum 3.0: Exploring Augmented Reality, Remote Classrooms, and Virtual Learning to Enrich and Expand
Preservice Teacher Education Preparation
2020-1-ES01-KA226-HE-096120
Investigador
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2020 - 2021 | Novos contextos, novas exigências e experiência docente em tempos de pandemia (Coordenadora: Beatrice Avalos) [New contexts,
new demands and teaching experience in times of pandemic: an international study]
Coordenadora em Portugal de Projeto Internacional
|
Em curso
|
2018 - 2021 | "Narrated failures": Understanding Pre-Service, Academy of Finland / University of Oulu (Coordenadora: Sonja Lutovac)
Participação em Projeto Científico no Estrangeiro
|
Em curso
|
2020 - 2020 | Ensino e avaliação a distância em tempos de COVID-19 nos ensinos básico e secundário em Portugal [Distance learning and assessment
in COVID-19 times in basic and secondary education in Portugal]
Investigador responsável
|
Concluído
|
2020 - 2020 | Aprendizagem online em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior [ Online learning in times of COVID-19:
A study with higher education students]
Investigador responsável
|
Concluído
|
2015 - 2019 | Assessment in higher education: the potential of alternative methods
PTDC/MHCCED/2703/2014
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2014 | (TEL-Co) - Teachers Exercising Leadership: Challenges and Opportunities
PTDC/CPE-CED/112164/2009
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Pre-service Teachers Navigate Teachers' Changing Work and Its Relationality (NAVI)
Eudaimonia Institute/ University of Oulu
Outra
|
Em curso
|
2020 - Atual | School-based teacher educators’ professional development needs
InFo-Ted
Outra
|
|
2021 - 2022 | O ensino em tempos de pandemia (um ano depois?): um estudo com professores dos ensinos básico e secundário [Teaching in Pandemic
times (one year after?): a study with primary and secondary school teachers]
NA
Investigador responsável
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02 | O contributo das políticas e medidas de gestão curricular e de avaliação externa na melhoria dos resultados escolares dos alunos: perspetivas de diretores [The contribution of curriculum management and external assessment policies and measures to improve students' academic achievement: the perspectives of headteachers] | XXXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – Aprendizagem, diversidade e equidade: A investigação em educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/02 | Perceções dos alunos sobre a sua experiência de aprendizagem durante a pandemia [Pupils' perceptions of their learning experience through the pandemic] | XXXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – Aprendizagem, diversidade e equidade: A investigação em educação.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2023/12 | Formação de professores: O que diz a investigação? [Teacher training: What research says?] | XIX Colóquio CIE-Uma. Formação de professores: Contributos da investigação
Universidade da Madeira (Portugal)
|
2023/11 | A profissão docente numa encruzilhada: que desafios? Que caminhos? Comunicação no 'Painel Desafios e Modelos para a Formação de Professores no Atual Contexto: Contributos da investigação em educação' [The teaching profession at a crossroads: what challenges? Which paths? Presentation at the 'Challenges and Models for Teacher Education in the Current Context: Contributions from education research' Panel] | ENJIE 2023
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto (Portugal)
|
2023/11 | Perspetivando o profissionalismo docente e o papel da investigação-ação: desafios, potencialidades e riscos [Looking at teacher professionalism and the role of action research: challenges, potential and risks] | IV Congresso da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa – ESTREIADIALOGOS [IV Conference
of the Lusophone International Network Association for Collaborative Action Research - ESTREIADIALOGOS]
Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Portugal)
|
2023/11 | Profissionalismo docente: de que falamos? [Teacher professionalism: what are we talking about?] | Fórum FNE, Federação Nacional de Professores [NTF Forum, National Teachers Federation]
Ipanema Park Hotel, Porto (Portugal)
|
2023/10 | Fazer ouvir a voz dos alunos para melhorar a escola e as aprendizagens: Um projeto num agrupamento TEIP [Listening to students' voices to improve school and learning: A project in a TEIP school cluster] | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras [1st National Meeting on Basic Education:
Policies, Challenges and Transformative Practices]
Escola Superior de Educação do Porto (Portugal)
|
2023/10 | Online practicum and mentoring: potential and challenges from the perspective of student teachers and mentors. Comunicação | ATEE Winter Conference 2023
Universidade do Minho (Portugal)
|
2023/10 | Critical incidents as a strategy to enhance student teachers' reflection about practice before facing practicum [poster] | ATEE Winter Conference 2023
Universidade do Minho (Portugal)
|
2023/10 | Assessment in teacher education: an intervention project with student teachers | ATEE Winter Conference 2023
Universidade do Minho (Portugal)
|
2023/10 | Assessment in teacher education: the views of teacher educators [Poster] | ATEE Winter Conference 2023
(Portugal)
|
2023/09 | Sentido(s) da avaliação: o que há de novo? [Meaning(s) of assessment: what's new?] | Conferência convidada no IX Ciclo De Conferências “A avaliação no ensino: Novos paradigmas” [Invited conference at the IX
Cycle of Conferences " Assessment in teaching: New paradigms"]
Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (Portugal)
|
2023/09 | Profesionalización de la enseñanza ¿A qué nos estamos referiendo? [Professionalisation of teaching. What are we talking about?] | Curso de Verano de la UPV/EHU
Biskaia-Aetora, Bilbao (Espanha)
|
2023/09 | Teaching and teachers in Portugal: policy and research [Intervention in the Round Table] | Curso de Verano de la UPV/EHU
Biskaia-Aetora, Bilbao (Espanha)
|
2023/08 | Learning How to Be a Better Teacher Educator Online. A Self-Study in Times of COVID-19 | 14th Castle Conference, The Self-Study of Teacher Education Practices (S-STEP) International Biennial Conference
Herstmonceux Castle, East Sussex
|
2023/08 | Portuguese teachers’ adaptation and pupil level of participation during the covid-19 pandemic | EARLI 2023
Aristotle University of Thessaloniki (Grécia)
|
2023/08 | Principals’ Characteristics and their Influence on their Leadership Practices: A 3-year Study Carried out in Portugal | ECER 2023
University of Glasgow, Scotland (Reino Unido)
|
2023/08 | Pupils´ Experience of School and of their Learning Experience During the Pandemic and Beyond | ECER 2023
University of Glasgow, Scotland
|
2023/08 | The experience of being a teacher educator online: lessons learned and the future of teacher education | ATEE Annual Conference 2023
Eötvös Loránd University (Hungria)
|
2023/07 | Gestão do currículo e avaliação externa das aprendizagens no Ensino Básico: o que pensam os diretores? [Curriculum management and external assessment in basic education: what do headteachers think?] | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE) [I International Colloquium for Reflection
on Integrated Practices in Education (I CIRPIE)]
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (Portugal)
|
2023/07 | Revisitando o sentido do trabalho dos professores [Revisiting the meaning of teacher work] | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE) [I International Colloquium for Reflection
on Integrated Practices in Education (I CIRPIE)]
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (Portugal)
|
2023/07 | Avaliação das aprendizagens no Ensino Superior: Um estudo com alunos de Enfermagem e de Ensino [Assessment in higher education: A study with nursing and teaching students] | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE) [I International Colloquium for Reflection
on Integrated Practices in Education (I CIRPIE)]
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (Portugal)
|
2023/07 | O Que Caracteriza as Práticas Curriculares e Pedagógicas de Professores Inovadores? Um Estudo Com Alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário [What Characterises the Curricular and Pedagogical Practices of Innovative Teachers? A Study with 3rd Cycle and Secondary School Students] | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE) [I International Colloquium for Reflection
on Integrated Practices in Education (I CIRPIE)]
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (Portugal)
|
2023/07 | A profissão docente: desafios atuais e futuros [The Teaching Profession: Current and Future Challenges] | Intervenção no Seminário do Conselho Nacional de Educação “A profissão docente: desafios atuais e futuros” [Presentation
at the National Education Council Seminar "The teaching profession: current and future challenges"]
Universidade do Minho (Portugal)
|
2023/07 | Multinational Policy Analyses: Third Time Around | 20º Bienal Conference - International Study on Teachers and Teaching (ISATT)
Bari Aldo Moro University (Itália)
|
2023/07 | Tensions and paradoxes in teaching: implications for teacher education | 20º Bienal Conference - International Study on Teachers and Teaching (ISATT)
Bari Aldo Moro University (Itália)
|
2023/07 | Teacher shortage and its implications for teacher education | 20º Bienal Conference - International Study on Teachers and Teaching (ISATT)
Bari Aldo Moro University (Itália)
|
2023/07 | Teacher shortage and its implications for teacher education | 20º Bienal Conference - International Study on Teachers and Teaching (ISATT)
Bari Aldo Moro University
|
2023/07 | Taking part in the panel discussion '40th ISATT Yearbook Sessions | The History and Future of ISATT' | 20º Bienal Conference - International Study on Teachers and Teaching (ISATT)
Bari Aldo Moro University (Itália)
|
2023/06 | Understanding teacher professionalism: Inner Tensions and Core Issues | The Eighth International Conference on Teacher Education
MOFET Institute (Televive, Israel)
|
2023/06 | What does quality teacher education mean? Exploring the meaning of quality in teacher education | The Eighth International Conference on Teacher Education
MOFET Institute (Israel)
|
2023/06 | A life of optimism. Selected works by Miriam Bem-Peretz | The Eighth International Conference on Teacher Education
MOFET Institute (Israel)
|
2023/04 | Teacher Induction in Portugal: Where to Go Next? Invited session “International and Comparative Perspectives on Teacher Induction” | AERA 2023
(Estados Unidos)
|
2023 | Enhancing professional learning during the practicum in the post-covid time: the PRAC 3 project | INCTE’23
Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2023 | Práticas de avaliação na formação de professores: um estudo com alunos portugueses e polacos [Assessment practices in teacher training: a study with Portuguese and Polish students] | INCTE’23
Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
|
2023 | Distributed and Instructional Leadership: Principals' Views of Their Leadership Practices | AERA 2023
(Chicago, Estados Unidos)
|
2023 | Workshop: "How to write articles for the EJTE" | ATEE Annual Conference 2023 Eötvös Loránd
Eötvös Loránd University
|
2022 | O Projeto PRAC3: tutoria e coaprendizagem no contexto de estágio em ambiente online. | XXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea.
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022 | Liderança escolar: perspetivas dos diretores sobre o trabalho docente. | XXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022 | Atores e práticas de liderança: perspetivas de diretores | XXIº Colóquio da Secção Portuguesa da Afirse – A educação e os desafios da sociedade contemporânea.
Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2022 | Inovar práticas de avaliação: diversificação de métodos e participação dos estudantes | II Jornadas Pedagógicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (Portugal)
|
2022 | Intervenção no Painel 'O Ensino como Profissão: perspetivas académicas, associativas e sindicais' | XXI Diálogos sobre Educação
Universidade do Minho (Portugal)
|
2022 | Intervenção no Painel 'A quem serve a avaliação?' | II Jornadas da Primavera, Centro de Formação Sá de Miranda
Centro de Formação Sá de Miranda (Portugal)
|
2022 | Mudar a Formação de Professores: riscos e oportunidades, palestra proferida no Seminário | “Faltam professores! E agora?..."
Conselho Nacional de Educação (CNE) (Portugal)
|
2022 | Trabalho docente e desempenho académico dos alunos: perspetivas dos diretores. | IV Colóquio Internacional de Ciências Socias da Educação
Universidade do Minho (Portugal)
|
2022 | Práticas de liderança e resultados escolares dos alunos: perspetivas dos diretores. | IV Colóquio Internacional de Ciências Socias da Educação
Universidade do Minho (Portugal)
|
2022 | Avaliação do desempenho docente em Portugal 12 anos depois: aspetos críticos e possíveis direções | Webinar das Jornadas da secção Portuguesa da ADMEE-Europa
Secção Portuguesa da ADMEE-Europa (Portugal)
|
2022 | Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados Académicos dos Alunos. | Encontro Ciência 2022
FCT (Portugal)
|
2022 | Ensino a distância durante a pandemia: a perspetiva de educadores e professores portugueses. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE (Portugal)
|
2022 | As Provas de Aferição no quadro das políticas e práticas de avaliação externa dos alunos: um estudo com diretores. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE. (Portugal)
|
2022 | O exercício da liderança na escola pública: um estudo com diretores. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da educação – SPCE (Portugal)
|
2022 | Pensar o currículo da formação inicial de professores | Conferência Nacional Formação Inicial de Professores/as e de Educadores/as de Infância: Realidades e Perspetivas em Debate
Universidade Lusófona (Portugal)
|
2022 | Desenvolvimento Curricular: Princípios e Racionalidades | EIEM 2022 - Encontro de Investigação em Educação Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia (Portugal)
|
2022 | Digital practicum: exploring augmented reality, remote classrooms, and virtual learning for online mentoring | 16th International Technology, Education and Development Conference |
2022 | Experience, Professional Values, and the (Re)Discovery of the Profession | Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA) |
2022 | Policy and Research on Teacher Induction: Insights from the Portuguese Context | Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA) |
2022 | Policy and Research on Teacher Induction: Insights from the Portuguese Context | Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA) |
2022 | Challenges to Instructional Leadership: The Experience of Portuguese Principal | Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA) |
2022 | Supporting School-Based Teacher Educators: Multi-national perspectives on a survey carried out by the International Forum for Teacher Educator Development (InFo-TED) | Teacher Education Policy in Europe (TEPE), Universidade de Graz |
2022 | Approaches to professional learning and mentoring during practicum: Views of student teachers and mentors [Poster] | Teacher Education Policy in Europe (TEPE), Universidade de Graz |
2022 | Enhancing the value of teacher education research: Implications for policy and practice | Congresso Anual do TEPE (Teacher Education Policy in Europe) |
2022 | Teacher Induction in Portugal: Why does it need to be a political priority? | Annual Congress da Nordic Assocation on Educational Research (NERA), |
2022 | Performativity and agency in the enactment of curriculum policies: Implications for the education of teachers | World Assembly do International Council on Education for Teaching (ICET) |
2022 | Leading and Learning in Teacher Education: Contributing to ICET’s Mission of Disseminating Current Teacher Education Research at the Global level | World Assembly do International Council on Education for Teaching (ICET) |
2022 | Teacher Professional Development: Why Does It Matter?/Does it Really Matter? | 1st International Conference on Education and Training - ICET |
2022 | Teaching in a changed scenario and the role of educational research: Lessons Learned and Ways Forward | European Educational Research Association (ECER 2022)
Yerevan State University (Yerevan, Arménia)
|
2022 | Being a teacher (educator) in pandemic times: lessons Learned and Ways Forward | Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe (ATEE)
University of Latvia (Riga, Letónia)
|
2022 | The Present and the Future of Child Studies | 1st International Conference on Child Studies - ICCS
University of Minho
|
2022 | Formação de professores e ensino no contexto pós-pandemia: Reflexões e Desafios | XXI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino |
2022 | Workshop - Action Research: whose voices are heard? | Annual Congress - Collaborative Action Research Network (CARN) |
2020/11/26 | Flores, M. A. (2020) Who wants to be a teacher? Reflections on teacher education and recruitment in times of COVID-19 pandemic | 1st Dresden Conference on Lateral Entry and Second Career Teachers ¿The Teacher Shortage and the Impact on Teacher Education¿
Universidade de Dresden (Dresden, Alemanha)
|
2020/11/23 | Flores, M. A. (2020) How do Portuguese Students Experience Remote Teaching, Learning and Assessment in Times of COVID-19? A Study in Higher Education | International Virtual Meeting of Teaching, Learning & Assessment in Higher Education
Facultad de Psicología - Universidad del Desarrollo (Chile)
|
2020/11/05 | Flores, M. A. (2020) Desenvolvimento profissional em contexto de supervisão: um processo em dois sentidos?, Intervenção no Painel 'Perspetivas sobre a Supervisão em Portugal e no Brasil: do conceito à ação' [Professional development in a supervision context: a two-way process?, Intervention in the Panel 'Perspectives on Supervision in Portugal and Brazil: from concept to action'] | II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas
Universidade de Aveiro (Evento Online, Portugal)
|
2020/10/24 | Flores, M. A. (2020) Desafios e exigências que se coloca, hoje, à profissão docente [Today's challenges and demands of the Teaching Profession] | Seminário “Reinventar a Profissão Docente”
Rede Dartemundo e SIPE (Evento Online)
|
2020/10/09 | Flores, M. A. (2020) Desenvolvimento profissional e profissionalismo docente: que caminhos para a inovação curricular e pedagógica? [Flores, M. A. (2020) Professional development and teacher professionalism: which pathways for curricular and pedagogical innovation?] | 2º Ciclo de Conferências INOVAR EM EDUCAÇÃO, Cidadania, Inclusão e Sucesso Educativo
Centro de Formação de Associação de Escolas de Viseu (Portugal)
|
2020/09/24 | Flores, M. A. (2020) Essential Learning from Specialized Artistic Courses. Subordinada ao tema "Perspetivando o Ensino de Música para navegar no futuro: Educação Artística 4.0" [Under the theme " Envisioning Music Education to navigate the future: Arts Education 4.0".] | VII Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado de Música
Escola das Artes e da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Evento Online, Portugal)
|
2020/06/30 | Flores, M. A. (2020) Adapting Teacher Education to Online Environments: Reinventing Established Practices? | Adapting Teacher Education to Online Environments: Reinventing Established Practices?
MOFET Institute, Tel Aviv (Evento Online, Israel)
|
2020/06/18 | Flores, M. A. (2020) How to get published at the European Journal of Teacher Education? | Webinar Internacional
Association for Teacher Education in Europe (ATEE) (Evento Online)
|
2019/12/12 | Flores, M. A. (2019) The Teaching Profession at the Crossroads: Contexts, Challenges and Possible Directions | Universidade de Varsóvia
(Polónia)
|
2019/12/06 | Flores, M. A. (2019) Avaliação no Ensino Superior: Visões de estudantes e de professores [Assessment in Higher Education: Students' and Teachers' Perspectives] | Educação para todo/as - Desafios e Oportunidades da Avaliação
Universidade de Évora (Portugal)
|
2019/11/11 | Flores, M. A. (2019) Notas soltas sobre Pedagogia no Ensino Superior [Single notes on Pedagogy in Higher Education] | XXVII Semana da Psicologia e das Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto (Portugal)
|
2019/09/23 | Flores, M. A. (2019) Research on teacher educators | Universidade de Viena
(Viena, Áustria)
|
2019/09/11 | Flores, M. A. (2019) Educação: O que conta como qualidade? [Education: What matters as quality?] | X EPEDUC - Encontro de Pesquisa em Educação
(Uberaba, Brasil)
|
2019/09/11 | Flores, M. A. (2019) Redes e parcerias na Educação: uma perspetiva internacional [Networks and Partnerships in Education: an international perspective] | X EPEDUC - Encontro de Pesquisa em Educação
(Uberaba, Brasil)
|
2019/09/02 | Flores, M. A. (2019) Teacher resilience in adverse contexts: Issues of professionalism and professional identity | European Conference on Educational Research, Emerging Researchers
ECER-ERC (Hamburgo, Alemanha)
|
2019/04/12 | Flores, M. A. (2019) Trabalho Docente, Profissionalismo e Desenvolvimento Profissional [Teaching Work, Professionalism and Professional Development] | Encontro Pedagógico
Centro de Formação da Associação de Escolas de Famalicão (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2019/04/02 | Flores, M. A. (2019) Ser professor, hoje. No âmbito da Mesa Redonda: 'Ser Professor e Educador no século XXI: oportunidades e desafios da profissão' [Being a teacher today. In the scope of the Round Table: 'Being a Teacher and Educator in the 21st century: opportunities and challenges of being a teacher'] | Semana da Educação
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
|
2019/03/21 | Flores, M. A. (2019) Do currículo oficial ao currículo real: O quê? Como? Para quê? [From the official curriculum to the real curriculum: What? How? What for?] | Do currículo oficial ao currículo real: O quê? Como? Para quê?
Centro de Formação de Associação de Escolas do Litoral à Serra (Loulé, Portugal)
|
2019/03/08 | Flores, M. A. (2019) Ser Professor na era digital [Being a teacher in the digital era] | Fórum Educa – Encontros de Educação de Santo Tirso
Agrupamento de Escolas D. Dinis (Santo Tirso, Portugal)
|
2019/02/23 | Flores, M. A. (2019) Intervenção na Mesa Redonda 'Avaliar para aprender: O que avaliar? Como avaliar? Avaliar para quê?' [Intervention at the Round Table discussion Assessing for learning: What to assess? How to assess? Assessing for what?'] | Encontro Regional de Professores de Matemática, MinhoMat2019
Escola Secundária Alcaides de Faria (Barcelos, Portugal)
|
2019/02/18 | Flores, M. A. (2019) Teacher Education and Professionalism in the Digital Era: What's New? | Congresso EDiTE - Transformative Teacher Learning for Better Student Learning within an Emerging European Context
Hotel Radisson Blu (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/05 | Flores, M. A. (2018) Teacher Education in a Changing World: Issues of Relevance and Quality | International task force on Teachers for Education 2030
annual meeting and 11th policy dialogue (Montego Bay, Jamaica)
|
2018/09/03 | Flores, M. A. (2018) Unpacking Teacher Quality: Issues of Professionalism and Leadership | Congresso Anual ECER2018, Emerging Researchers’ Group
Free University Bolzano (Bolzano, Itália)
|
2018/08/20 | Flores, M. A. (2018) An investigation into teachers views of professional standards | Congresso Anual da Association for Teacher Education in Europe
University of Gävle (Gävle, Suécia)
|
2018/07/02 | Flores, M. A. (2018) Aprendizagem profissional. No âmbito da Mesa Redonda ¿Aprendizagem com Sentido(s)¿ | Conferência Internacional Making Learning Meaningful
Casa do Professor (Braga, Portugal)
|
2018/02/24 | Flores, M. A. (2018) Avaliação das aprendizagens e sucesso escolar - perspetivas internacionais | Fórum EDUCA 2018 - Encontros de Educação de Santo Tirso
Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Campo (Santo Tirso, Portugal)
|
2018/02/16 | Flores, M. A. (2018) Educating Quality Teachers: Research and Ethical Dimensions in Teacher Education | Congresso Anual da Association of Teacher Educators (ATE)
Hotel Flamingo (Las Vegas, Estados Unidos)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Zonas de Influência Pedagógica, desenvolvimento profissional de professores e qualidade do Ensino Primário em Angola: um estudo
na província de Luanda [Zones of Pedagogical Influence, teacher professional development and the quality of primary education
in Angola: a study in Luanda Province]
Orientador de Joana Benvinda Lameira do Nascime
|
PhD in Educational Sciences, Specialisation in Curriculum Development (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Polo da Universidade do Minho, Portugal |
2020 - Atual | Práticas curriculares e formação pedagógica: um estudo no contexto do ensino superior no Brasil e em Portugal [Curricular
practices and pedagogical training: a study in the context of higher education in Brazil and Portugal]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - Atual | As lideranças escolares e a concretização da autonomia e flexibilidade curricular: a perspetiva dos atores em contexto [School
leadership and the implementation of curriculum autonomy and flexibility: the perspective of actors in context]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - Atual | Perspectivas de Evaluación de los Profesores y Estudiantes en la Educación Secundaria: Un estudio Mixto en Ecuador [Teachers'
and Students' perspectives about assessment in Secondary Education: A mixed-method study in Ecuador]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - Atual | A avaliação das aprendizagens no contexto da autonomia e flexibilidade curricular: a perspetiva dos diretores, das lideranças
intermédias e dos professores [The assessment of learning in the context of autonomy and curricular flexibility: the perspective
of principals, intermediate leaderships and teachers]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - Atual | Fuentes de formación, origen de las prácticas yusos dados a la evaluación de los aprendizajes por los profesores universitarios.
Estudio comparativo en universidades de Portugal y Colombia [Training sources, origin of practices and uses of assessment
of learning by university teachers. A comparative study in Portuguese and Colombian universities]
Orientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular
Universidad Los Libertadores, Colômbia
|
2020 - Atual | Perspectivas de Evaluación de los Profesores y Estudiantes en la Educación Secundaria: Un estudio Mixto en Ecuador [Perspectives
on Teacher and Student Assessment in Secondary Education: A Mixed-Methods Study in Ecuador]
Orientador de Jorge Hamilton Leal Cevallos
|
PhD in Educational Sciences, Specialisation in Curriculum Development
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - Atual | (Bolseiro FCT - SFRH/BD/133743/2017) - Práticas Curriculares, Interação Pedagógica e Sucesso Escolar: um Estudo no 3º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 - Atual | (Bolseira FCT - SFRH/BD/122094/2016) - The use of alternative methods of assessment in Higher Education: A study of university
students and teachers
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - Atual | (Bolseira FCT - SFRH/BD/94152/2013) - Avaliação para a aprendizagem: um estudo misto para promover a qualidade e a inovação
no Ensino Superior a partir das conceções e práticas de professores e alunos
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2023/09/01 - 2024/12/29 | Responsável científica pelo estágio científico avançado de Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, Desenvolvimento Curricular,
de Maria das Graças Nascimento, com o projeto "Escola e formação docente: perspetivas e ações de indução profissional em diferentes
contextos" [Cientific supervisor for the advanced post-doctoral scientific internship in Educational Sciences, Curriculum
Development, of Maria das Graças Nascimento, with the project School and teacher training: perspectives and professional induction
actions in different contexts".]
Orientador de Maria das Graças Nascimento
|
|
2023/09/01 - 2024/08/24 | Responsável científica pelo estágio científico avançado de Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, Desenvolvimento Curricular,
de Maria das Graças Pereira Soares com o projeto "O estágio supervisionado na formação inicial de professores alfabetizadores"
[Cientific supervisor for the advanced post-doctoral scientific internship in Educational Sciences, Curriculum Development,
of Maria das Graças Nascimento, with the project "The supervised practicum in the initial training of literacy teachers".]
Orientador de Maria das Graças Pereira Soares
|
|
2023/09/23 - 2023/12/24 | Responsável científica pelo estágio científico avançado de Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade Desenvolvimento
Curricular, de Rafael Carlos Queiroz, da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil [Scientific supervisor of the Advanced
PhD Scientific Internships by Rafael Carlos Queiroz, from the Federal University of Espírito Santo, Brazil, with the project
"Action research, teacher identity and training needs: a comparative analysis between Brazil and Portugal"]
Orientador de Rafael Carlos Queiroz
|
|
2023/09/23 - 2023/12/24 | Responsável científica de estancia de investigação de Mariangela Lima de Almeida, da Universidade Federal do Espírito Santo,
Brasil, no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)[Scientific supervisor of the research visit by Mariangela Lima
de Almeida, from the Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil, at the Research Centre Child Studies (CIEC)]
Orientador de Mariangela Lima de Almeida
|
|
2023/10/01 - 2023/11/30 | Responsável científica de estancia de investigação de Erasmus de Helena Ginesta Dolcet, da Universitat Oberta de Catalunya,
Espanha, no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) [Scientific supervisor of Erasmus research visit by Helena
Ginesta Dolcet, from Universitat Oberta de Catalunya, Espanha at the Research Centre on Child Studies (CIEC)]
Orientador de Helena Ginesta Dolcet
|
|
2023/10 - 2023/10 | Responsável científica de estancia de investigação de Sonja Lutovac, da Universidade de Oulu, Finlândia, no Centro de Investigação
em Estudos da Criança (CIEC)[Scientific supervisor of the research visit by Sonja Lutovac, from the University of Oulu, Finland,
at the Research Centre Child Studies (CIEC)]
Orientador de Sonja Lutovac
|
|
2019 - 2022 | Planificação Docente no Ensino Superior: Um estudo misto numa universidade brasileira na disciplina de Programação [Teacher
planning in Higher Education: A mixed study in a Brazilian university in the subject of Programming]
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018 - 2022 | The use of alternative methods of assessment in Higher Education: A study of university students and teachers (SFRH/BD/12209472016)
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular – Instituto de Educação, Universidade do
Minho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 - 2022 | The use of alternative methods of assessment in Higher Education: A study of university students and teachers (SFRH/BD/12209472016)
Orientador
|
PhD (Doutoramento) |
2019 - 2020 | A investigação da prática pedagógica na promoção do desenvolvimento profissional dos professores das licenciaturas dos IFs:
das ações que temos às ações que queremos [The investigation of pedagogical practice in the promotion of the professional
development of undergraduate teachers from IFs: from the actions we have to the actions we want]
Coorientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular
Instituto Federal Goiano, Brasil
|
2014 - 2020 | (Bolseira FCT - SFRH/BD/103291/2014) - Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University
Teachers
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2019 | Avaliação da qualidade do ensino: um estudo misto em universidades brasileiras e portuguesas
Orientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - 2019 | Investigating the curriculum of initial teacher education in East-Timor: a multi-perspective mixed-method study
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Avaliação no ensino superior: um estudo sobre concepções e práticas na perspectiva de alunos e professores
Orientador
|
Pós-doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2013 - 2018 | From Student to Teacher: The Influence of the Contexts of Learning in Becoming a Teacher in China
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 - 2018 | Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional: Perspetivas
de Professores de Inglês
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2017 | Motivações, Experiências e Oportunidades de Desenvolvimento Profissional de Professores. Um estudo nas escolas secundárias
do município de Matola, Moçambique
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2012 - 2016 | (Bolseira da FCT - SFRH/BD/76175/2011) - Assessment in Higher Education and Quality of Learning: Perceptions, Practices and
Implications
Orientador
|
Doutoramento Europeu em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2015 | Formação e Avaliação de Desempenho: Contributos para o Desenvolvimento Profissional
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2007 - 2015 | Formação e Liderança dos Coordenadores TIC/PTE na Escola: Possibilidades e Estratégias
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2007 - 2015 | (Bolseira da FCT - SFRH/BD/62116/2009) - O Currículo da Formação em Engenharia no âmbito do Processo de Bolonha: Desenvolvimento
de Competências e Perfil Profissional na perspetiva dos docentes, dos estudantes e dos profissionais
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010 - 2014 | Necessidades de formação contínua dos professores do Ensino Primário. Um estudo no município de Benguela- Angola
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2008 - 2012 | Problemas e desafios na formação inicial de professores em Angola: Um estudo nos ISCED da Região Académica II
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2007 - 2012 | Contextos e oportunidades de formação e de desenvolvimento profissional. Um estudo com professores de Informática
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2006 - 2011 | (Bolseira da FCT- SFRH/BD/28330/2006) - A Aprendizagem baseada em Projetos Interdisciplinares no quadro do processo de Bolonha.
Avaliação do Impacto de uma Experiência na Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da UM
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2007 - 2010 | Perceções e experiências da escola, trajetórias escolares e expectativas futuras. Um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2006 - 2010 | Colaboração e Desenvolvimento Profissional de Professores: Perspetivas e Estratégias
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Chair - Organising Committee do I International Conference on Child Studies, 13-15 September 2022, University of Minho, Portugal
(2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/09 - 2022/09 | Co-Chair - TEPE Webinar 2022 about 'Teacher Quality' (2022)
Conferência (Coorganizador)
|
|
2022/03 - 2022/03 | Coordenadora da Comissão Organizadora das III Jornadas de Currículo, Avaliação e Profissão Docente, Universidade do Minho,
10 e 11 de março de 2022 (evento online) (2022 - 2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2022 - 2022 | Coordenadora da Comissão Organizadora do Seminário: 'Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos',
no âmbito do Projeto financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/28570/2017), 26 de setembro de 2022 (2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2021/02/04 - 2021/02/05 | II Jornadas de Currículo, Avaliação e Profissão Docente [II Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession ] (2021/02/04 - 2021/02/05) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020/10/10 - 2020/10/24 | Reinventar a Profissão Docente [Reinventing the teaching profession] (2020/10/10 - 2020/10/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Rede Dartemundo e o SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores), Portugal |
2020/09/30 - 2020/09/30 | Webinar - Novos contextos, novas exigências experiência docente em tempos de pandemia: Um estudo internacional [Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students] (2020/09/30 - 2020/09/30) | Universidade do Minho e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/09/23 - 2020/09/23 | Webinar - Aprendizagem online em tempos de COVID-19: Um estudo com alunos do Ensino Superior [Online learning in times of COVID-19: A study with higher education students] (2020/09/23 - 2020/09/23) | Universidade do Minho e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/05/21 - 2020/05/21 | IV Colóquio Mediação em Diálogo, Mediação em tempo de crise: pelo diálogo, diversidade e desenvolvimento [IV Colloquium Mediation in dialogue, Mediation in times of crisis: for dialogue, diversity and development] (2020/05/21 - 2020/05/21) | Colóquio Internacional Online, Portugal |
2020/02/11 - 2020/02/12 | I Jornadas de Currículo, Avaliação e Profissão Docente [I Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession] (2020/02/11 - 2020/02/12) | Universidade do Minho, Portugal |
2018/10/03 - 2018/10/03 | Membro da Comissão Organizadora do 1º Colóquio Mediação em Diálogo, sob o tema ‘Quem fala, quem escuta e quem ganha?’, 3 de
outubro de 2018, Instituto de Educação, Universidade do Minho (2018/10/03 - 2018/10/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018/07/20 - 2018/07/20 | Currículo em Ação: Um olhar nacional e internacional. Celebração dos 50 anos da publicação da obra "Life in Classrooms" de
P. Jackson (2018/07/20 - 2018/07/20)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018/05/22 - 2018/05/24 | Connecting Theory, Practice and Research in Teacher Education (2018/05/22 - 2018/05/24)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido |
2018/05/17 - 2018/05/19 | Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy (2018/05/17 - 2018/05/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
TEPE - Teacher Education Policy in Europe, Reino Unido |
2018/05/11 - 2018/05/11 | Questões Críticas na Investigação-Ação (2018/05/11 - 2018/05/11)
Seminário (Coorganizador)
|
Rede Estreiadiálogos, Collaborative Action Research Network (CARN) e Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal |
2018/04/06 - 2018/04/07 | O futuro da educação e dos educadores-professores (2018/04/06 - 2018/04/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Rede para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/12/02 - 2020/12/02 | Professores em teletrabalho: perceções e sugestões de adaptação em tempos de pandemia [Teachers at telework: perceptions and suggestions for adaptation in pandemic times] | Webinar Online
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2020/10/24 - 2020/10/25 | Moderadora da Sessão 'Investigação-ação, colaboração e participação: Reflexões sobre a Rede Portuguesa Estreiadiálogos' [Moderator
of the session 'Action-research, collaboration and participation: Reflections on the Portuguese network Estreiadiálogos']
Congresso
|
Evento Online
Collaborative Action Research Network (CARN), Reino Unido
|
2020/10/10 - 2020/10/10 | Moderadora do Debate 'Reinventar a profissão docente', com a intervenção do Professor António Nóvoa [Moderator of the Debate
"Reinventing the teaching profession", with the intervention of Professor António Nóvoa]
Seminário
|
Reinventar a Profissão Docente (Evento Online)
Rede Dartemundo e o SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores), Portugal
|
2020/05/27 - 2020/06/09 | Participação no Painel 'Research theories and methods in teacher education' [Participation in the session] | VI International Forum on Teacher Education
Kazan Federal University, Rússia
|
2020/05/27 - 2020/06/09 | Participação no Painel 'Current research in Teacher Education' [Participation in the session] | VI International Forum on Teacher Education
Kazan Federal University, Rússia
|
2020/05/21 - 2020/05/21 | Moderadora da Mesa Redonda 'Mediação em tempo de crise - potencialidades e desafios' [Moderator of the Round Table 'Mediation
in times of crisis - potentialities and challenges' ]
Mesa-redonda
|
Evento Online
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/17 - 2019/10/19 | Moderadora do Simpósio "The potential of Action Research in fostering practitioner learning" [Symposium Chair]
Simpósio
|
Congresso Annual da Collaborative Action Research Network (CARN)
Hotel Président, Split, Croácia
|
2019/09/02 - 2019/09/06 | Moderadora da Sessão "Policy Enactment and Crisis Management" [Session Chair]
Conferência
|
European Conference on Educational Research, Emerging Researchers
ECER-ERC, Alemanha
|
2019/07/01 - 2019/07/05 | Moderadora e Dinamizadora do Simpósio 'The Impact of Reform Policies on Teachers and Their Practices'. No âmbito da liderança
do ISATT durante 6 anos (2013-2019) [Symposium Chair and Organiser]
Simpósio
|
19º Congresso Bienal da International Study Association (ISATT)
Universitatea Lucian Blaga din Sibiu, Roménia
|
2019/06/03 - 2019/06/05 | Intervenção na Mesa Redonda 'Avaliação docente e desenvolvimento profissional' [Intervention at the Round Table 'Teacher evaluation
and professional development']
Mesa-redonda
|
IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/05/29 - 2019/05/31 | Intervenção na Mesa Redonda 'Teacher Education in times of change' [Intervention at the Round Table]
Mesa-redonda
|
V International Forum on Teacher Education
Kazan Federal University, Rússia
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/22 | Applying a capability framework to the management of preservice teachers' mentorship at a Ghanaian university
Arguente principal
|
Joseph Yaw Dwamena Quansah (Doutoramento) |
2023/04/24 | Teacher Evaluation in Arab Israeli Schools through the Lens of Micropolitics: Implications for Teacher Education and Policy
Implementation
Arguente principal
|
Nariman Zaher Abu-Rahmoun (Doutoramento)
Haifa University Press, Israel
|
2022 | Parental engagement with children’s learning in Finland and Portugal
Arguente
|
Cristiana Levinthal (Doutoramento) |
2020/10/09 | A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de educação do Brasil: dificuldades e possibilidades
- Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Desenvolvimento Curricular [The curricularization of university expansion
from the Brazilian National Education Plan: difficulties and possibilities - PhD in Education Sciences, Specialty in Curriculum
Development]
Vogal
|
Alfredo Balduíno Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/22 | Conceptions and Practices of Assessment in Higher Education: A Study of University Teachers Doutoramento em Ciências da Educação,
Especialidade em Desenvolvimento Curricular (Bolseira FCT - SFRH/BD/103291/2014) [PhD in Education Sciences, Specialization
in Curriculum Development (FCT Grant Holder - SFRH/BD/103291/2014)]
Orientador
|
Eva Maria Lopes Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09/03 | A influência do inglês (L2) na aprendizagem do francês (L3) em alunos portugueses Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo
e Educação para a Cidadania Global [The influence of English (L2) on the learning of French (L3) by Portuguese PhD students
in Didactics of Languages - Multilingualism and Education for Global Citizenship]
Arguente
|
Telmo Jorge de Castro Verdelho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020/08/19 | Supporting Teachers¿ Professional Development through Guided Reflection Procedure. Degree of Doctor of Philosophy in Education
Arguente
|
Raili Allas (Doutoramento)
Universidade de Tartu, Estónia
|
2020/06/26 | O currículo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio: experiências de sociabilidade das juventudes numa instituição de
educação profissional da Paraíba no Brasil [The high school comprehensive vocational course curriculum: youth sociability
experiences in Paraíba vocational education institution in Brazil]
Vogal
|
Sylvana Cláudia de Figueiredo Melo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020/05/12 | Formação de professores de 1º CEB para atuar em contextos inclusivos [Training 1st cycle teachers to work in inclusive settings].
Arguente
|
Alexandra Frias da Silva de Sá Cabral (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Ciências da Educação, Portugal
|
2020/05/11 | Perspetivas sobre a avaliação do desempenho docente no Estado do Pará. Contributos para um quadro de referência. Um estudo
com professores do Ensino Médio [Prospects on the evaluation of teacher performance in the state of Pará. Contributions to
a reference framework. A study with high school teachers]
Arguente
|
Izabel Matos de Aguiar Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/04/29 | Análisis del desarrollo profesional del docente universitario de Ciencias de la Salud a través de las Ecologías de Aprendizaje
[Analysis of the professional development of university teacher of health sciences through learning ecologies]
Arguente
|
Iris Estévez Blanco (Doutoramento)
Universidade da Coruña, Espanha
|
2020/03/03 | Currículo, Educação Escolar Indígena e Sociodiversidade: dos referentes às perceções dos intervenientes [Curriculum, Indigenous
School Education and Sociodiversity: from referents to stakeholders' perceptions]
Vogal
|
Maria Lucimar Jacinto de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/12/17 | Um Estudo sobre Necessidades de Formação dos Docentes nos Institutos Federais [A Study on Teacher Training Needs in Federal
Institutes]
Presidente do júri
|
Jobson Martins da Silva Maranhão (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/04 | Formação inicial de professores no espaço europeu: Currículos, práticas e identidades [Initial teacher education in Europe:
Curricula, practices and identities]
Arguente
|
Filomena do Rosário Alves Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2019/10/25 | Investigating the curriculum of initial teacher education in East-Timor: a multi-perspective mixed-method study
Orientador
|
Sancho da Costa Patrício (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/10/04 | Desenvolvimento profissional do formador de professor: o potencial formativo da experiência no PIBID [Professional development
of the teacher trainer: the formative potential of the experience in PIBID]
Arguente
|
Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
|
2019/07/24 | Liderança e supervisão pedagógica no âmbito da avaliação do desempenho docente: da perceção dos diretores à autoeficácia dos
professores [Leadership and pedagogical supervision in the context of teacher performance evaluation: from principals' perceptions
to teachers' self-efficacy]
Arguente
|
Érica Correia Lopes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019/07/18 | Exames nacionais de Biologia em Portugal e no Brasil: o que requerem dos alunos e percepções de professores sobre suas implicações
no ensino e na aprendizagem [National Biology Exams in Portugal and Brazil: what they demand from students and teachers' perceptions
about their implications for teaching and learning]
Arguente
|
Daisy da Silva (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
|
2019/05/14 | La (auto)evaluación y el desarrollo de la competencia docente: análisis de la aplicación de la Parrilla del profesor de idiomas(European
Profiling Grid) en un programa de formación inicial de profesores de Español como Lengua Extranjera en Portugal [Self-assessment
and the development of teaching competence: analysis of the application of the European Profiling Grid in an initial teacher
training programme for teachers of Spanish as a foreign language in Portugal]
Arguente
|
Marta Pazos Anido (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/05/07 | Formação de professores no programa filosofia com crianças e jovens e desenvolvimento profissional [Teacher training in the
philosophy with children and youth programme and professional development]
Arguente
|
Elsa Maria Biscaia da Silveira Machado (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Ciências da Educação, Portugal
|
2019/02/20 | Conhecimentos curriculares e visões de docência na formação de professores para as escolas de tempo integral: em foco os cursos
de Especialização em educação integral [Curricular knowledge and perceptions of teaching in teacher training for full-time
schools: in focus the specialization programs in integral education]
Arguente
|
Luísa Figueiredo do Amaral e Silva (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
|
2019/02/12 | Evaluation of teachers' professional performance at Universidade Nacional de Timor Lorosae [UNTL]
Vogal
|
Abílio António Freitas Belo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/01/14 | Supervisão doutoral na Universidade Nova de Lisboa: Caracterização, monitorização e avaliação [Doctoral supervision at the
Universidade Nova de Lisboa: Characterisation, monitoring and assessment]
Arguente
|
Isabel Cristina Ribau Fernandes Coutinho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018/11/29 | Implicações da Avaliação do Desempenho Docente na Aprendizagem dos Professores e no seu Desenvolvimento Profissional:Perspetivas
de Professores de Inglês
Orientador
|
Maria Manuela Bico Rosa Gamero (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018/11/26 | Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional na Avaliação de Desempenho Docente: Perceções de Avaliadores e Avaliados
Arguente
|
Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/11/02 | Liderança na escola de hoje. Competências essenciais à liderança do diretor de escola
Arguente
|
Cristina Maria Paulo Pessoa (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2018/10/11 | La construcción de la identidad profesional de los mentores en un programa de inducción a la docencia.
Arguente
|
Carmen Gallego Domínguez (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
|
2018/07/24 | Simetrias: da presença na arte, na cultura e no património para a formação docente
Arguente
|
Cleber Gouvêa Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018/07/17 | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): um contributo para o (des) encantamento do licenciando em
Geografia do IFRN
Vogal
|
Levi Rodrigues de Miranda (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/02/26 | From Student to Teacher: The Influence of the Contexts of Learning in Becoming a Teacher in China
Orientador
|
Qi Song (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - Atual | Chair of the 65th ICET World Assembly 2024 [https://65wa.icet2024.org] | Universidade do Minho |
2024 - Atual | 65th ICET World Assembly 2024 [https://65wa.icet2024.org] | Universidade do Minho |
2022 - Atual | Congresso Escola, Identidades e Democracia. O Congresso é uma iniciativa da comunidade de prática de investigação IDEAFor (Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação) | CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) |
2024/01 - 2024/01 | Member of the organising and Scientific Committee of the 35e Colloque de l'ADMEE 2024 - Association pour le Développement des Méthodologies d¿Évaluation en Éducation-Europe, ADMEE 2024 | Universidade do Minho |
2023/10 - 2023/10 | Co-chair of the ATEE Winter Conference 2023 | Universidade do Minho |
2023/10 - 2023/10 | ATEE Winter Conference 2023 | Universidade do Minho |
2023/09 - 2023/09 | Annual Congress - Association for Teacher Education in Europe (ATEE) | Eötvös Loránd University (ELTE) |
2023/07 - 2023/07 | I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE) [I International Colloquium for Reflection on Integrated Practices in Education (I CIRPIE)] | Escola Superior de Educação de Coimbra |
2023/07 - 2023/07 | Bienal Congress - International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) | Universidade de Bari Aldo Moro |
2023/07 - 2023/07 | MIS4TEL 2023 (13° Congreso Internacional de Metodologías y Sistemas Inteligentes para Aprendizaje mejorado por tecnología) [13th International Congress on Methodologies and Intelligent Systems for Technology-Enhanced Learning] | University of Minho |
2023/07 - 2023/07 | XVII Symposium Internacional sobre el Practicum y las prácticas externas, La formación práctica de profesionales en el horizonte de los ODS [International Symposium on Practicum and external practices, Practical training of professionals on the horizon of the SDGs] | University of Vigo |
2023/06 - 2023/06 | Coordenadora da Comissão Organizadora do Seminário “De que educadores e professores precisamos?” [Coordinator of the Organising Committee of the Seminar "What educators and teachers do we need?"] | Conselho de Centros de Investigação de Ciências e Políticas da Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2023/06 - 2023/06 | VIII Congreso Internacional de Docencia Universitaria CINDU 2023 [VIII International Congress on University Teaching CINDU 2023] | University of Vigo |
2023/06 - 2023/06 | Scientific Program Committee (SPC) of the 9th International Conference on Higher Education Advances (HEAd'23, https://www.headconf.org/ ) | Valencia - Spain |
2023/05 - 2023/05 | INCTE’23 – Encontro Internacional de Formação na Docência [International Conference on Teacher Training] | Instituto Politécnico de Bragança |
2023/05 - 2023/05 | Annual Meeting of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE) 2023 | Karlstad University |
2023/05 - 2023/05 | X Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL) [X Meeting of Research in Education in Alagoas (EPEAL), within the Postgraduate Programme in Education from the Federal University of Alagoas] | Federal University of Alagoas |
2023/05 - 2023/05 | Winter Conference da Association for Teacher Education in Europe (ATEE) | Universidade do Minho |
2023/03 - 2023/03 | Chair of the III Conference on Curriculum, Assessment and Teaching Profession [III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente] | Universidade do Minho |
2023/02 - 2023/02 | VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação [National Meeting of Junior Educational Researchers] | Universidade do Porto |
2022/07/20 - 2022/07/22 | Porto International Conference on Research in Education - Porto ICRE 22 | |
2022/04 - 2022/04 | Congresso Anual do TEPE (Teacher Education Policy in Europe) | |
2022 - 2022 | VI ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria |
2022 - 2022 | INCTE'22 | IPB, Bragança |
2022 - 2022 | VIII Seminário Nacional | III Seminário Internacional de Formação, Mediação e Supervisão: (Co)Criar a educação e a mediação alicerçadas no compromisso global com a solidariedade, igualdade e sustentabilidade | Universidade do Minho |
2022 - 2022 | ATEE (Association for Teacher Education in Europa) Annual Conference 2022, | Riga, Letónia |
2022 - 2022 | ISATT Regional Conference Bordeaux 2022 | |
2022 - 2022 | 8th International Conference on Higher Education Advances (HEAd'22 | |
2020/11/05 - 2020/11/06 | Membro da Comissão Científica do II Congresso Nacional e I Internacional de Supervisão: Políticas e Práticas [Member of the Scientific Committee of the II National and I International Congress on Supervision: Policies and Practices] | Universidade de Aveiro |
2020 - 2020 | Encontro Anual da American Educational Research Association , São Francisco, EUA [Annual Meeting of the American Educational Research Association, San Francisco, USA] | São Francisco, EUA |
2018/05 - 2018/05 | Chair of the Organising Committee of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE 2018) annual conference - Recruiting and Educating the Best teachers: policy, professionalism and pedagogy | University of Minho |
2017/12 - 2017/12 | Chair Organising Committee of the 1st Biennial Conference on the Network Internacional de Investigação-Ação Colaborativa – Estreiadiálogos | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru, São Paulo, Brazil |
2015/11 - 2015/11 | Chair of the Organising Committee of the Annual Conference of the Collaborative Action Research Network (CARN), Action Research in Multidisciplinary Settings, Challenges for change and well-being | Universidade do Minho |
2014/09 - 2014/09 | Member of the Organising committee of the Annual Conference of the Association for Teacher Education in Europe (ATEE) | Universidade do Minho |
2011/07 - 2011/07 | Chair of the Organising Committee of the 15ª Biennial Conference of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) | Universidade do Minho |
2008/07 - 2008/07 | ¿ Chair of the Organising Committee of the 53rd World Assembly of the International Council on Education for Teaching (ICET) | Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Journal of Teacher Education [Associate editor] | |
2023 - Atual | Assessment, Testing and Measurement (OA) [Associate Editor Frontiers in Education ] | |
2023 - Atual | Educational Assessment, Evaluation and Accountability [member of the Editorial Board] | |
2023 - Atual | Journal Teaching Education [Member of the International Advisory Board] | |
2023 - Atual | Enseñanza & Teaching: Revista Interuniversitaria de Didáctica (OA) [member of the Editorial Board] | |
2023 - Atual | Revista Internacional de Formação de Professores [Member of the Editorial Board] | |
2022 - Atual | Child Studies | |
2021 - Atual | Kwartalnik Pedagogiczny ("Pedagogical Quarterly) [Editorial Advisory Board] | |
2020 - Atual | Oxford Review of Education | |
2019 - Atual | The Australian Educational Researcher | |
2019 - Atual | Infancia Y Aprendizaje, Journal of the Study of Education and Development [Childhood & Learning] | |
2019 - Atual | International Journal of Leadership in Education | |
2018 - Atual | Scandinavian Journal of Educational Research | |
2018 - Atual | Teaching and Teacher Education | |
2018 - Atual | Teaching Education | |
2018 - Atual | Journal of Education for Teaching | |
2018 - Atual | European Journal of Teacher Education | |
2018 - Atual | Higher Education | |
2018 - Atual | Educational Assessment Evaluation and Accountability | |
2018 - Atual | Studies in Educational Evaluation | |
2018 - Atual | Teachers and Teaching Theory and Practice | |
2018 - Atual | Africa Education Review | |
2018 - Atual | Reflective Practice | |
2018 - Atual | Cambridge Journal of Education | |
2018 - Atual | Revista Brasileira de Educação | |
2018 - Atual | International Journal of Educational Research | |
2018 - Atual | Assessment and Evaluation in Higher Education | |
2018 - Atual | Assessment in Education: Principles, Policy & Practice | |
2018 - Atual | Revista Portuguesa de Pedagogia | |
2018 - Atual | Tendencias Pedagógicas |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/04/27 - 2023/04/27 | Membro do Painel de Peritos de Avaliação de Projetos de Investigação a convite do Research Council of Norway [Member of the
Expert Panel for the Evaluation of Research Projects at the invitation of the Research Council of Norway]
Avaliador
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Avaliadora/revisora de livros para as editoras Routledge e Springer [Book reviewer for Routledge and Springer publishers] | Routledge, Reino Unido |
2019 - Atual | Consultora TEIP do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão [TEIP Consultant ] | Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Portugal |
2019 - Atual | Consultora TEIP, Agrupamento de Escolas D. Sancho I, V. N. de Famalicão | |
2018 - 2018 | Avaliação de Projetos de Investigação (Bolsas de Pós-doutoramento) | Research Foundation Flanders, Bélgica |
2018 - 2018 | Avaliação de Projetos de Investigação a convite do Research Council of Norway | Research Council of Norway , Noruega |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - 2020 | La docencia y el desarrollo profesional: reflexiones y preguntas [Teaching and professional development: reflections and questions] | Sessão dinamizada no Máster de Calidad y Mejora de la Educación | Universidad Autónoma de Madrid, Espanha |
2020 - 2020 | Formadora na Ação de Formação 'Avaliação das aprendizagens: pressupostos, propósitos e práticas' [Instructor in the training action 'Assessment of learning: assumptions, purposes and practices'.] | Ação de Formação | Agrupamento de Gondifelos, Portugal |
2020 - 2020 | "Aprendizagem online em tempos de COVID-19" a convite do Laboratório de Ensino e Aprendizagem ["Online learning in times of COVID-19" an invitation of the Teaching and Learning Lab] | Workshop | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2019 - 2020 | Unidade Curricular: Liderança e Dinâmicas de Grupo | Mestrado em Educação, especialização em Mediação Educacional (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | UC Abordagens Curriculares Integradas no Ensino Básico O docente desempenhou de forma adequada as suas funções (Pontuação: 4,9) Escala: 1 a 5. | Mestrado em Ensino de Inglês do 1º Ciclo (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Unidade Curricular: Currículo e Avaliação | Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2020 | Unidade Curricular: Currículo e Avaliação [Curricular Unit: Curriculum and Assessment] | Mestrado em Ensino de História, Matemática, Português, Informática e Biologia e Geologia (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Avaliação no Ensino Superior, a convite do Laboratório de Ensino e Aprendizagem [Assessment in Higher Education, invited by the Laboratory of Teaching and Learning] | Ação de Formação de Curta Duração (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal |
2019 - 2019 | Avaliar no Ensino Superior [Assessing in Higher Education] | Workshop | Universidade do Porto, Portugal |
2019 - 2019 | Meet the Editor. 7th International Conference: The story of Innovation in Teacher Education, Telaviv, Israel | Workshop | MOFET Institute, Israel |
2019 - 2019 | The potential of action research in the context of Mediation in school settings | Workshop | Collaborative Action Research Network (CARN), Reino Unido |
2018 - 2019 | UC: Liderança e Dinâmica de Grupos | Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Formação e Desenvolvimento Profissional O docente desempenhou de forma adequada as suas funções (Pontuação: 5) Escala: 1 a 5. | Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Avaliação (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Abordagens Curriculares Integradas no Ensino Básico O docente desempenhou de forma adequada as suas funções (Pontuação: 4,9) Escala: 1 a 5. | Mestrado em Ensino de Inglês do 1º Ciclo (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Temas avançados em Estudos Curriculares | Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Currículo e Avaliação | Mestrado em Ensino de Música: (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2019 | UC: Currículo e Avaliação | Mestrado em Ensino de História, Matemática, Português e Biologia e Geologia (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Dilemmas in action research: Issues of voice and participation | Workshop | Collaborative Action Research Network (CARN), Reino Unido |
2018 - 2018 | Lecionação de curso breve no Programa de Doutoramento NAFOL (Norwegian Research School in Teacher Education) | Teacher Education Department | Norges teknisk-naturvitenskapelige universitet, Noruega |
2018 - 2018 | Publishing at TTTP, no IV International Forum of Teacher Education/2018 Regional Conference of ISATT | Workshop | Universidade Federal do Kazan, Rússia |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | American Educational Research Association (AERA) | |
2023 - Atual | European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) | Member |
2023 - Atual | Special Interest Group “SIG Supervision and Instructional Leadership” da American Educational Research Association | Member |
2023 - Atual | Division K – Teacher Education – da American Educational Research Association | Member |
2023 - Atual | Mentoring Profile Inventory Survey (Canada) https://mentoringprofile.com/ | |
2023 - Atual | ICSEI (International Congress on School Effectiveness and Improvement) | |
2023 - Atual | TIME – Teacher Induction and Mentoring in Europe | |
2022 - Atual | ADMEE-Europe, Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation | |
2020 - Atual | TEPE- Teacher Education Policy in Europe | Member of the board [membro da direção] |
2020 - Atual | Association for Teacher Education in Europe (ATEE) | Member |
2019 - Atual | InFo-Ted (International Forum for Teacher Educator Development) | Council Member |
2016 - Atual | Membro da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) | Member |
2020 - 2022 | Special Interest Group “Lives of Teachers” da American Educational Research Association (AERA) | President [Presidente] |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Membro do conselho editorial da Revista Portuguesa de Pedagogia [Member of the editorial board of Revista Portuguesa de Pedagogia
(Portuguese Journal of Pedagogy)]
Membro
|
|
2023 - Atual | Associate Member do Co-ordinating Group da Collaborative Action Research Group (CARN)
Membro
|
|
2023 - Atual | Emeritus member of the Board of Directors do International Council on Education for Teaching [Membro emérito]
Membro
|
|
2022 - Atual | Membro do Conselho Nacional de Educação [Member of the National Council of Education] | |
2020/10 - Atual | Board member of the TEPE- Teacher Education Policy in Europe [Membro da direção]
Membro
|
|
2020 - Atual | Membro do Grupo de Trabalho sobre Formação Contínua de Professores, no âmbito da Dartemundo (Rede Para o Desenvolvimento de
Novos Paradigmas da Educação) [Member of the working group on teachers' inservice Training, within Dartemundo (Network for
the Development of New Paradigms in Education)]
Membro
|
Dartemundo (Rede Para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação), Portugal |
2019/10 - Atual | Council Member do InFo-Ted (International Forum for Teacher Educator Development)
Membro
|
|
2018 - Atual | Membro do Conselho Geral do IAVE [Member of the General Council of IAVE (Institute for Educational Evaluation)] | |
2016 - Atual | Co-Chair do Research and Development Centre “Professional Development of Teachers” da Association for Teacher Education in
Europe"
Presidente / Vice-presidente
|
|
2023/10/23 - 2023/10/23 | Membro do Painel de Peritos de Avaliação de Projetos de Investigação a convite do Research Council of Norway [Member of the Expert Panel for the Evaluation of Research Projects at the invitation of the Research Council of Norway] | |
2023/10/23 - 2023/10/23 | Membro do Painel de Peritos Avaliação de Projetos de Investigação a convite do FWO – Research Foundation Flanders, Bruxelas [Member of the Expert Panel for the Evaluation of Research Projects at the invitation of the FWO - Research Foundation Flanders, in Brussels] | |
2020/04 - 2022/04 | President of the[Presidente do] Special Interest Group “Research on Teacher Induction” - American Educational Research Association (AERA) | |
2020/04 - 2022/04 | Past-president do Special Interest Group “Lives of Teachers” da American Educational Research Association (AERA)
Presidente / Vice-presidente
|
Annual Congress of the American Educational Research Association (AERA), Estados Unidos |
2019/10/23 - 2019/10/24 | Presidente da Comissão Organizadora do II Congresso Bienal da Rede Estreiadiálogos [Chair of the Organizing Committee of the
II Biennial Congress of the Estreiadiálogos Network]
Presidente / Vice-presidente
|
Rede Internacional de Investigação-ação colaborativa – Estreiadiálogos, Portugal |
2019/06/13 - 2019/06/15 | Membro da Comissão Científica do VI Congresso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2019) [Member of the Scientific
Committee of the VI International Congress on University Teaching (CINDU 2019)]
Membro
|
Universidade de Vigo, Espanha |
2019/02/04 - 2019/02/05 | Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Internacional de Avaliação no Ensino Superior [Chair of the Organizing Committee
of the International Congress on Assessment in Higher Education]
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018/09/03 - 2018/09/07 | Parecerista do Congresso Anual da European Educational Research Association
Membro
|
Free University Bolzano, Itália |
2018/08/20 - 2018/08/22 | Parecerista do Congresso Anual da Association for Teacher Education in Europe
Membro
|
Högskolan i Gävle, Suécia |
2018/07/19 - 2018/07/21 | Membro da Comissão da SBPC Educação
Membro
|
Universidade Federal de Alagoas, Brasil |
2018/07/02 - 2018/07/03 | Membro da Comissão científica da Conferência Internacional Making Learning Meaningful
Membro
|
Casa do Professor, Braga, Portugal |
2018/05/22 - 2018/05/24 | Presidente da Comissão Científica do Congresso Regional da ISATT, Kazan Federal University, Rússia
Presidente / Vice-presidente
|
International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido |
2018/05/17 - 2018/05/19 | Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional do TEPE (Teacher Education Policy in Europe), no âmbito do tema ¿Recruiting
and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy¿
Membro
|
TEPE - Teacher Education Policy in Europe, Reino Unido |
2018/04/13 - 2018/04/17 | Annual Congress of the American Educational Research Association, NY, EUA
Membro
|
American Educational Research Association, Estados Unidos |
2018/02/28 - 2018/03/02 | Membro da Comissão Científica do PAEE/ALE'2018 (9th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education(PAEE'2018)
and 15th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE'2018)
Membro
|
Universidade de Brasília, Brasil |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Research Council of Norway | |
2020 - 2020 | Avaliadora no âmbito de Comité para promoção de candidato na Ben Gurion University, Beer Sheva, Israel [Evaluator within the Committee for the promotion of a candidate at Ben Gurion University, Beer Sheva, Israel] | Ben-Gurion University of the Negev, Israel |
2020 - 2020 | Membro de painel para seleção de candidatos ao Mestrado em Ensino de Matemática [Member of the panel for the selection of candidates for the Master's Degree in Mathematics Teaching] | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Membro de painel para seleção de candidatos ao Mestrado em Mediação Educacional [Member of the panel for the selection of candidates for the Master's Degree in Educational Mediation] | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Membro do Grupo de trabalho no âmbito da formação inicial de professores para redação dos "Contributos para uma posição do IE sobre a formação inicial de professores" [Member of the Working Group on initial teacher training for the drafting of the "Contributions to a position of the Institute of Education about the initial teacher education".] | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Presidente do Júri do concurso para um lugar de Tenure Lecturer, no âmbito do Serra Húnter programme (DLRF5505 -- URV-LE-618) [President of the Selection Board for the for a post of Tenure Lecturer in the Serra Hunter programme (DLRF5505 -- URV-LE-618)] | Universitat Rovira i Virgili, Espanha |
2019 - 2019 | Membro do júri do Concurso para Recrutamento de um posto de trabalho de professor/a auxiliar na área disciplinar de Letras, sub área de Estudos Franceses e Italianos | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2019 | Presidente do júri do concurso para duas Bolsas de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto de investigação ¿Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados dos Alunos¿ (PTDC/CED-EDG/28570/2017) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Presidente do júri do concurso para contratação de Investigador Doutorado no âmbito do projeto de investigação ¿Investigando os Efeitos das Lideranças Escolares nos Resultados dos Alunos¿ (PTDC/CED-EDG/28570/2017) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Membro do júri do concurso para atribuição de bolsa de investigação de doutor para apoio ao projeto ERASMUS+ EXTEND - Excellence in Engineering Education through Teacher Training and New Pedagogic Approaches in Russia and Tajikistan (586060-EPP-1-2017-1-RO-EPPKA2-CBHE-JP) (Referência: ERASMUS+/EXTEND/UMINHO/BD1/2019) | Projeto ERASMUS+ EXTEND, Portugal |
2018 - 2018 | Bolsa de Investigação (BI) para Doutor na Área Científica das Ciências da Educação, no domínio do Desenvolvimento Curricular, para apoio ao projeto ¿Curriculum Development of Master¿s Degree Program in Industrial Engineering for Thailand Sustainable Smart Industry (MSIE4.0)¿ (586137-EPP-1-2017-1-TH-EPPKA2-CBHE-JP), cofinanciado pelo programa ERASMUS+ da União Europeia | Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal |
2018 - 2018 | Membro do júri da 1ª Mostra de Posters no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Cambridge Journal of Education | |
2023 - Atual | European Journal of Teacher Education | |
2023 - Atual | Frontiers in Psychology | |
2023 - Atual | Teaching and Teacher Education | |
2023 - Atual | Journal of Education for Teaching | |
2023 - Atual | Assessment in Education: Principles, Policy & Practice | |
2023 - Atual | Revista Brasileira de Educação | |
2023 - Atual | Studies in Educational Evaluation | |
2023 - Atual | Teachers and Teaching Theory and Practice | |
2023 - Atual | Pedagogies An International Journal | |
2023 - Atual | Teachers College Record | |
2023 - Atual | Asia pacific Journal of Education | |
2022 - 2022 | Cambridge Journal of Education | |
2022 - 2022 | European Journal of Teacher Education | |
2022 - 2022 | Frontiers in Psychology | |
2022 - 2022 | Teaching and Teacher Education | |
2022 - 2022 | Journal of Education for Teaching | |
2022 - 2022 | Assessment in Education: Principles, Policy & Practice | |
2022 - 2022 | Revista Brasileira de Educação | |
2022 - 2022 | Front. Educ. - Digital Learning Innovations | |
2022 - 2022 | Studies in Educational Evaluation | |
2022 - 2022 | Teachers and Teaching Theory and Practice | |
2022 - 2022 | Pedagogies An International Journal | |
2020 - 2020 | Revista Portuguesa de Educação |
Distinções
Prémio
2023 | Michael Huberman Award for Outstanding Scholarship on the Lives of Teachers
Annual Congress of the American Educational Research Association (AERA), Estados Unidos
|
2023 | Career award - ST²AR (Service to Teachers, Teaching, the Academy and Research)
International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) , Itália
|
2019 | Prémio Investigação ICET 2019 [ICET Research Award 2019] |
Outra distinção
2023 | Cientista entre os mais influentes do mundo (Universidade de Stanford (EUA) e do grupo editorial Elsevier) (World's top 2%
Scientists 2023)
Stanford University (USA) and the Elsevier publishing group, Estados Unidos
|
2022 | Cientista entre os mais influentes do mundo (Universidade de Stanford (EUA) e do grupo editorial Elsevier) (World’s Top 2% Scientists 2022) |
2021 | Mulheres na Ciência_Centro Ciência Viva [Women in Science - Ciência Viva Centre] |
2019 | Distinção pelos 6 anos de liderança da International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT [Distinction for 6
years of leadership of the International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT]
International Study Association on Teachers and Teaching, Reino Unido
|
2016 | Best Paper 2016 |
2015 | Best Poster 2015 |
2008 | Recognition of leadership and development in Teacher Education |