Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Alexandra Maria Dantas de Castro Araújo
Nomes de citação
- Araújo, Alexandra M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F513-2F7A-A091
- ORCID iD
- 0000-0003-4345-0856
- Scopus Author Id
- 55749283100
Endereços de correio eletrónico
- amaraujo@upt.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541 , 4200-072 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/10 - 2017/10
Concluído
|
ISEI (International Society for Emotional Intelligence) Level 2 Certificate (Postgraduate Certificate)
International Society for Emotional Intelligence, Estados Unidos
|
|
2017/08
Concluído
|
Change Laboratory interventions for promoting workplace learning and innovation in health care organizations (Outros)
Helsingin yliopisto - Meilahden kampus, Finlândia
|
|
2017/07 - 2017/07
Concluído
|
ISEI (International Society for Emotional Intelligence) Level 1 Certificate (Postgraduate Certificate)
International Society for Emotional Intelligence, Estados Unidos
|
|
2015/01
Frequentou
|
Introduction to Item Response Theory (IRT) and Computerized Adaptive Testing (CAT) with the R Software (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
2014/09 - 2014/09
Frequentou
|
Structural Equational Modelling (SEM) and Longitudinal Data Analysis with Mplus (Outros)
University of Cambridge Judge Business School, Reino Unido
|
|
2012/02
Frequentou
|
Multivariate Analyses: Application of Confirmatory Factor Analysis and Structures of Covariance [Técnicas de análisis multivariado:
Aplicación del analysis factorial confirmatório y de estructuras de covarianza a la investigación en psicologia] (Outros)
Universidad de Oviedo, Espanha
|
|
2009
Concluído
|
PhD in Psychology, Vocational Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Antecedentes, Dinâmica e Consequentes do Desenvolvimento Vocacional na Infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por Unanimidade |
2005
Concluído
|
Master's degree in Educational Psychology (curricular component) (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2003
Concluído
|
Licenciatura (5 year degree) in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/07 - Atual | Investigador (Investigação) | CINTESIS.UPT, Portugal |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2020/09/30 - 2022/01/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2015/09 - 2021/06 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal | ||
2021/11 - Atual | Member | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Gabinete de Inovação Pedagógica, Portugal, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/09/01 - 2021/06 | Assistant Professor (Professora Auxiliar) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2013/01/01 - 2015/08/31 | Post-doctoral fellowship, FCT funded (SFRH/BPD/85856/2012), conducting the project "Transition, Adaptation, and Academic Success: The Paths and Experiences of First-Year Students in Higher Education", | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2009/01/01 - 2013/04/30 | Researcher in the FCT Project "Personal and Contextual conditions for the ethical questionning of life projects"(PTDC/CPE- CED/098896/2008), whose Principal Researcher was Professora Doutora Maria do | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2010/01/01 - 2012/12/31 | External consultant for educational and vocational interventions and research | Casa Pia de Lisboa, Portugal |
2012/03/01 - 2012/12/01 | Research Fellow (Pest-OE/CED/UI1661/2011), Educational Sciences | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2009/01/01 - 2012/02/29 | Researcher (PTDC/CPE-CED/098896/2008),(PIHM/GC/0035/2008) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2010/11/01 - 2012/01/31 | Lecturer, Masters in Educational Psychology | Instituto Piaget, Portugal |
2009/01/01 - 2011/09/30 | Researcher in the FCT Project “Women in Sciences, Engineering, and Technologies: The leaking pipeline effect" (PIHM/GC/0035/2008), whose Principal Researcher was Professora Doutora Luísa Saavedra | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2009/02/01 - 2010/11/30 | Trainer in "Gender (In)Equality Issues" | Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Portugal |
Die Apfel - Consultoria e Formação, Portugal | ||
2004/10/01 - 2009/12/31 | FCT Doctoral Fellowship (REF SFRH/BD/18459/2004) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
2004/10/01 - 2009/12/31 | Psychologist in Professional Development | Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano, Universidade do Minho, Portugal |
2004/05/01 - 2004/06/30 | Research assistant - Master in Psychological Intervention in Childhood and Adolescence | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2002/09/01 - 2003/07/31 | Psychology Internship, supervised by the Faculty of Psychology and Educational Sciences, UP | Daniel Bastos Consulta Psicológica, Lda., Portugal |
2002/09/01 - 2003/07/31 | Psychology Internship, supervised by the Faculty of Psychology and Educational Sciences, UP | Escola Francesa do Porto, Portugal |
2002/09/01 - 2003/07/31 | Psychology Internship, supervised by the Faculty of Psychology and Educational Sciences, UP | Jardim de Infância de Cruz de Pau, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | Training Emotional Intelligence as a Support for First-Year Students' Success
2023.04864.BD
Orientador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2013/01 - 2015/08 | Transition, Adaptation, and Academic Success: The Trajectories and Experiences of First-Year Students in Higher Education
[Transição, Adaptação e Sucesso Académico: As Trajetórias e Vivências dos Estudantes ao Longo do 1º ano do Ensino Superior]
SFRH/BPD/85856/2012
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/03 - 2014/03 | Assessment of teachers' competence in information and communication technologies: A Brazil-Portugal transcultural study [Avaliação
de Desempenho Docente em Tecnologias da Informação e Comunicação: Um Estudo Transcultural Brasil – Portugal]
Project 6818, Program 19, 004
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade São Francisco, Brasil |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Concluído
|
2009/01 - 2013/04 | Career and citizenship: Personal and contextual conditions for ethical questioning of life-career projects
PTDC/CPE-CED/098896/2008
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/03 - 2012/12 | Development, Learning, and Special Needs
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2004/10 - 2009/12 | Antecedents, Dynamics, and Consequences of Vocational Development in Childhood [Antecedentes, Dinâmica e Consequentes do Desenvolvimento
Vocacional na Infância]
SFRH/BD/18459/2004
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/09 - Atual | S4F - Skills for the Future? The Value and Effectiveness of Competency-Based Higher Education
PTDC/CED-EDG/29726/2017
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2015/10 - Atual | Student Observatory at Portucalense University/ Observatório de Estudantes da Universidade Portucalense
n.a.
Orientador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
Em curso
|
2013/06 - 2015/09 | The transition to university in European Higher Education: The influence of social support and adjustment on academic failure/
success [A transición á universidade no contexto do Espacio Europeo de Educación Superior: Influencia do soporte social e
o nível de integración no fracaso/ éxito académico]
PSI 2011-24535
Investigador
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Psicoloxía, Espanha
|
Secretaría de Estado de Investigación Desarrollo e Innovación
Concluído
|
2010/01 - 2011/09 | Women in Science, Engineering, and Technologies: The leaky pipeline effect
PIHM/GC/0035/2008
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10 - Atual | Training Emotional Intelligence as a Support for First-Year Students’ Success
Orientador de Maria de Fátima Marinho Teixeira
|
Clinical Psychology and Counselling (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022/10 - Atual | Influência do Trabalho Emocional, Competências Emocionais e Stress Ocupacional no Profissionalismo dos Enfermeiros
Orientador de Francelina Alves
|
Doutoramento em Psicologia Clínica e Aconselhamento (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2018 - Atual | The development of soft skills as a facilitator of school-to-work transitions in graduates/ O desenvolvimento das soft skills
como fator potenciador da transição dos recém-graduados para o ambiente organizacional
Orientador de Fernando Torre
|
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022/10 - 2023/12 | Envolvimento em Atividades Extracurriculares, Inteligência Emocional e Desenvolvimento Positivo em Alunos do Ensino Básico
e Secundário
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2022/10 - 2023/10 | Envolvimento e Desinvestimento na escola, Inteligência Emocional e Desenvolvimento Positivo na adolescência: Um Estudo de
Clusters com Alunos do Ensino Básico e Secundário
Orientador de Inês Coelho
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2021/10 - 2022/11 | A relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: O papel mediador da inteligência emocional
Orientador de Luana Beatriz Alves Novais
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2021/10 - 2022/11 | Grandchildren's Received Affection Scale: Validação para o Contexto Português
Coorientador de Catarina Alexandra Cardoso Fraga
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2021/10 - 2022/09 | Validação do Profile of Emotional Competence - Short Form em Estudantes de Ensino Superior
Orientador de Inês da Silva Moreira
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2021/10 - 2022 | Relações avós-netos e satisfação com a vida em netos adultos emergentes:
O papel mediador dos estereótipos relativos às pessoas idosas
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2020/10 - 2021/11/01 | Inteligência Emocional, Engagement, Burnout e Satisfação no Trabalho: Um Estudo de Clusters
Orientador de Bárbara Inês Alves Gaspar
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2020/10 - 2021/10 | Predictors of Attitudes towards Dating Violence in Higher Education Students: The Role of Emotional Intelligence and Self-Esteem
Orientador de Tânia Andrade da Silva
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2019/10 - 2020/09 | Inteligência emocional, regulação do stress e adaptação ao ensino superior em estudantes do 1.º ano
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Adaptation to Higher Education and leadership in students: A qualitative study/ Adaptação ao ensino superior de líderes académicos:
Um estudo qualitativo
Orientador de Inês Coelho Ferreira
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Emotional intelligence and adaptation to Higher Education: A study during the Covid-19 pandemic / Inteligência Emocional e
Adaptação ao Ensino Superior: Um Estudo Durante a Pandemia de COVID-19
Orientador de Catarina Magalhães
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Emotional intelligence, emotional labor, and psychological adjustment in Higher Education teachers/ Inteligência emocional,
trabalho emocional e ajustamento psicológico em professores do ensino superior
Orientador de Catarina Folião
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Avaliação de competências em psicologia: Perfil do psicólogo, psicólogo docente e docente não psicólogo
Coorientador de Paula Fernandes
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Grandparent-grandchildren relations: The role of grandparenthood in grandparents' psychological well-being/ Relações avós-netos:
O papel da grã-parentalidade no bem-estar psicológico dos avós
Coorientador de Bruna Araújo
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Grateful Portuguese, satisfied Portuguese? A study about the internal client and organizational happiness during the Covid-19
pandemic/ Portugueses gratos, portugueses satisfeitos? Um estudo sobre o cliente interno e felicidade organizacional em contexto
de crise COVID-19
Coorientador de Inês Ataíde
|
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
2019 - 2020 | Humor styles in Portuguese managers during the Covid-19 pandemic: An internal marketing diagnosis/ Estilos de humor em gestores
portugueses em situação de crise COVID-19: Um diagnóstico de marketing interno
Coorientador de Márcia Nascimento
|
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
|
2018/09 - 2019/12 | Emotional labor in oncology health professionals: A qualitative study/ Trabalho Emocional em Profissionais de Oncologia: Um
Estudo Qualitativo
Coorientador de Joana Pires
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2018/10 - 2019/09 | Validtaion of the Trait Meta-Mood Scale (TMMS-214): A study with first-year university students/ Validação da Trait Meta-Mood
Scale (TMMS-24): Estudo com Estudantes Universitários do Primeiro Ano.
Orientador de Bruna de Sousa
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2018 - 2019/07 | Measuring the Quality of Motivation to Study: Adaptation and Validation of the Academic Self-Regulation Scale (SRQ-A) for
Portuguese Medical Students
Orientador de Rafael Costa Simões de Vasconcelos
|
Medical degree (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Medicina, Portugal
|
2017/10 - 2019/01 | Clima motivacional, regulação comportamental e performance desportiva em jovens atletas de competição: Uma perspetiva da autodeterminação
Orientador de Ricardo Jorge Sousa Freire
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | Validation of the Portuguese version of the Trait Meta-Mood Scale-24 in Portuguese Medical Students
Orientador de Pratiksha Panthee
|
Medical degree (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Medicina, Portugal
|
2017/10 - 2018/12 | Emotional competence and behavior regulation in Higher Education: Revalidation and psychometric properties of the Profile
of Emotional Competence/ Competência emocional e regulação do comportamento no Ensino Superior: Revalidação e propriedades
psicométricas do Profile of Emotional Competence
Orientador de Catarina Couto Gomes da Costa
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2017/10 - 2018/12 | Emotional competence as a resource for school engagement and career adaptability in adolescence/ Competência emocional como
recurso para o envolvimento na escola e a adaptabilidade de carreira na adolescência
Orientador de Joana Catarina Soares Sampaio
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2017/09 - 2018/01 | Psychometric properties of the Portuguese version of the Utrecht Work Engagement Scale for Students (UWES-S-9): A study with
medical students
Orientador de Ana Rita Ribeiro Neves
|
Medical degree (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Medicina, Portugal
|
2017 - 2018 | Motivation climate, behavior regulation, and sports performance in young athletes: A self-determination perspective/ Clima
motivacional, regulação comportamental e performance desportiva em jovens atletas de competição: Uma perspetiva da autodeterminação
Orientador de Ricardo Freire
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | The Profile of Emotional Competence: Adaptation and psychometric properties in a sample of Portuguese first-year university
students
Orientador de Maria de Fátima Teixeira
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | The mediating role of basic psychological needs in the relation between parenting climate and positive development in adolescence/
O papel mediador da satisfação das necessidades psicológicas básicas na relação entre clima parental e desenvolvimento positivo
na adolescência
Orientador de Cindy Moreira
|
Clinical and Health Psychology
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Emotional labor and self-determination in palliative care professionals: A qualitative study/ Trabalho emocional e autodeterminação
em profissionais de cuidados paliativos: Um estudo qualitativo
Orientador
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Motivation and autonomy in a career intervention in adolescence: A cluster analysis study/ Motivação e autonomia na intervenção
vocacional na adolescência: Um estudo de clusters.
Orientador de Filipe Moreira
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Emotional labor strategies and organizational trust as predictors of stress in firefighters/ Estratégias de trabalho emocional
e confiança como preditoras de stress em bombeiros.
Orientador de Sara Costa
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Parenting climate, emotional intelligence, and psychological adaptation in adolescence: A mediation analysis/ Clima parental,
inteligência emocional e adaptação na adolescência: Uma análise de mediação
Orientador de Rute Helena
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2016 - 2017 | Positive psychology and the elderly: The efficacy of an intervention/ Positivar a velhice: Eficácia de uma intervenção com
idosos
Coorientador de Jorge Miguel Silva
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Emotional intelligence and attitudes towards dating psychological violence in adolescents/ Inteligência emocional e atitudes
face à violência psicológica no namoro em adolescentes
Orientador de Miguel Aleixo
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Social support, stress and adaptation to Higher Education of first-year students: A profile analysis/ Suporte social, stress
e adaptação ao Ensino Superior de estudantes do primeiro ano: Uma análise de perfis
Orientador de Daniela Amorim
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Social support, perceived stress, and subjective well-being in first-year university students/ Suporte social, stress percebido
e bem-estar subjetivo em estudantes universitários do 1º ano
Orientador de Graça Zenha
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Gender differences in social support, emotional adjustment, and satisfaction with life in first-year university students/
Diferenças de género no suporte social, ajustamento emocional e satisfação com a vida em estudantes universitários do 1º ano
Orientador de Luciana Santos
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Social support, stress, and primary and secondary control strategies in first-year university students/ Suporte social, stress
e estratégias de controlo primário e secundário em estudantes universitários do 1º ano
Orientador
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Perceived stress and coping strategies in Portuguese medical students – an exploratory study
Orientador de Maria Fancisca Guimarães
|
Medical degree (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Medicina, Portugal
|
2013 - 2016 | Academic expectations and social support: Impacts on academic success in first-year university students in Mozambique/ Expetativas
académicas e suporte social: Seu impacto no sucesso escolar em estudantes universitários do 1º ano em Moçambique
Coorientador de Manuel Bucuto
|
Educational Sciences, Specialization in Educational Psychology/ Ciências da Educação, Especialização em Psicologia da Educação
(Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - 2016 | Development and validation of a self-concept scale: A study with first-year university students from the Pedagocial University
of Mozambique / Construção e validação de uma escala de autoconceito: Estudo com alunos universitários do 1º ano da Universidade
Pedagógica de Moçambique
Coorientador de Farissai Pedro Campira
|
Educational Sciences, Specialization in Educational Psychology/ Ciências da Educação, Especialização em Psicologia da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Mothers and fathers in prison: Differences and commonalities in the contact with minors/ Mães e pais em reclusão: Diferenças
e comunalidades no contacto com descendentes menores
Coorientador de Catarina Vieira
|
Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2012 - 2013 | Life values and career-related goal engagement in high-school/ Valores de vida e envolvimento em objetivos de carreira no
ensino secundário
Orientador de Cláudia Góis
|
Developmental and Educational Psychology (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
2012 - 2013 | Basic life values and the social orientation of occupational values: A study with elementary and secondary school students/
Valores básicos de vida e orientação social dos valores profissionais: Um estudo com estudantes do ensino básico e secundário
Orientador de Arnaldo Sousa
|
Developmental and Educational Psychology (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
2012 - 2013 | Basic life values in mothers and fathers: Characterization and differences based on gender, educational background, and occupation/
Valores básicos de vida de mães e pais: Caraterização e diferenças em função do sexo, escolaridade e tipo de profissão
Orientador de Cátia Alves
|
Developmental and Educational Psychology (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
2012 - 2013 | Academic goals, aspirations, and career expectations of students from vocational education/ Vida escolar e objetivos, aspirações
e expetativas de carreira de estudantes do ensino profissional
Orientador de Elena Abreu
|
Developmental and Educational Psychology (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
2012 - 2013 | Self-concept and social competence in career contexts in elementary students/ Competência social em contexto de carreira e
auto-conceito de estudantes do ensino básico
Orientador de Filipa Rodrigues
|
Developmental and Educational Psychology (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
2012 - 2013 | Life basic values in elementary and secondary education students: Characterization and differences based on social-demographic
and career variables/ Valores básicos de vida de professores do ensino básico e secundário: Caraterização e diferenças em
função de variáveis sociodemográficas e de carreira.
Orientador de Lisandra Dias
|
Developmental and Educational Psychology (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
2010 - 2013 | Motivation for scientific research in Education studies/ Motivação face à pesquisa científica no curso de Pedagogia
Coorientador de Terezinha Camargo Magalhães
|
Education/ Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2010 - 2011 | Vocational exploration and engagement in career goals in adolescence/ Exploração vocacional e envolvimento em objectivos de
carreira na adolescência
Orientador de Carina Faria
|
Developmental and Educational Psychology (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
2010 - 2011 | Emotional reactions to exploration and vocational indecision in young adolescents/ Reacções emocionais à exploração e indecisão
vocacional em jovens adolescentes
Orientador de Sónia Esteves
|
Developmental and Educational Psychology (Mestrado)
Instituto Piaget de Almada, Portugal
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022/05 - 2022/10 | Member of the Evaluation Committee for Doctoral Grants in Psychology, FCT/ Membro de Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento,
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021/05 - 2021/10 | Member of the Evaluation Committee for Doctoral Grants in Psychology, FCT/ Membro de Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento,
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2019/05 - 2019/10 | Member of the Evaluation Committee for Doctoral Grants in Psychology, FCT/ Membro de Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento,
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | |
2018/05 - 2018/10 | Member of the Evaluation Committee for Doctoral Grants in Psychology, FCT/ Membro de Painel de Avaliação de Bolsas de Doutoramento,
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/09 - Atual | Vocational Psychology | Psychology (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2019/09 - Atual | Educational Psychology 2 | Psychology (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2018/09 - Atual | Educational Psychology 1 | Psychology | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2019 - 2023 | Advanced Data Analysis Methods | Clinical and Counselling Psychology (Doutoramento) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2015 - 2023 | Research Methods II | Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2020/10 - 2021/02 | Research Methods in Psychology | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/10 - 2021/02 | Research Practice I | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2021 | Fundaments of Psychological Assessment II | Psychology (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2019 - 2021 | Evidence-based Analysis and Applied Research Methods | Clinical and Counseling Psychology (Doutoramento) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2019 - 2021 | Fundaments of Psychological Assessment I | Psychology (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2015 - 2021 | Advanced Data Analysis Methods | Psychology (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2015 - 2021 | Research Methods I | Clinical and Health Psychology (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Advanced Data Analysis Methods | Psychology (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/12 - 2020/12 | Appointed as one of the five national members to serve on the Jurisdiction Committee of the Portuguese Order of Psychologists
Membro
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |