Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Inês Areal Rothes Marques Vicente
Nomes de citação
- Vicente, Inês
- Maria Inês Areal Rothes Marques Vicente
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F51E-1C67-49BF
Endereços de correio eletrónico
- miv@esmae.ipp.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/10/16 - 2023/10/18
Concluído
|
Formação contínua: WOP - Workshop "Objetos em cena: memória, História e histórias", com direção de Xavier Bobés (Outros)
Especialização em Teatro/Criação Cénica
festival fimp'23, Portugal
|
|
2015/03/18
Concluído
|
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Especialização em Educação Artística/Artes Performativas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Darkness Performing Sensitiveness" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014/11/30
Concluído
|
Curso de Doutoramento em Educação Artística (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Educação Artística/Artes Performativas
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
|
2003/09/03 - 2005/07/06
Concluído
|
Master of Arts in Voice Studies - enquanto Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian - Reconhecido pela Universidade do Porto,
nos termos do disposto do artigo 4º, do Decreto-Lei n.º341/2007, de 12 de Outubro, com o registo nº 110/2009 (Master)
Especialização em Voz para Teatro/Criação Cénica
Royal Central School of Speech and Drama, Reino Unido
|
|
1999/10/29 - 2000/12/11
Concluído
|
Licenciatura Bi-Etápica em Estudos Teatrais (Licenciatura)
Especialização em Direcção de Actores
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
"Hoje é o dia do meu aniversário: um percurso teatral em Tadeusz Kantor" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2000
Concluído
|
TOEFL - Test of English as a Foreign Language/Test of Written English (Outros)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
|
1996/07/23
Concluído
|
Curso Superior de Teatro (Bacharelato)
Especialização em Direcção de Cena
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
|
1996/01/04 - 1996/05/19
Concluído
|
Theatre Course / Dartington College of Arts, UK - ao abrigo do Projecto ERASMUS, Janeiro/Maio 1996 (Bachelor)
Especialização em Acting/directing - ao abrigo do Projecto ERASMUS
Falmouth University, Reino Unido
|
|
1992/07/15
Frequentou
|
Biologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/03/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2019/10/01 - 2023/02/28 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2017 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007/10/01 - 2017/09/17 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2016/10/01 - 2017/07/30 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2012/09/17 - 2013/02/21 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2008 - 2009 | Professor Visitante (Docente Universitário) | ISAVE - Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Portugal |
1997/01/02 - 2003/09/30 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/12/13 - Atual | Membro Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/03/22 - Atual | Membro Colaborador_i2ADS | Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal |
2022/03 - 2022/05 | Professora convidada para worhshop | ACE/Escola de Artes do Espectáculo, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Capítulo de livro |
|
Artística / Interpretação
Interpretação artística |
|
Obra teatral |
|
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/05 | Comentadora painel de discussão: 8º EPRAE – Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística, investigadora e professora-artista convidada para a Roda de Conversa sobre "Gestos Artísticos, Artes Performativas e Educação", evento organizado pelo Doutoramento em Educação Artística e pelo i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, realizado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, nos dias 21 e 22 de Maio de 2021 |
(Porto, Portugal)
|
2018/01 | Winter School – Arts-based research: how do the artistic and the educational entangle? - Guest speaker para a Network 29 da EERA (European Educational Research Association) – Research on Arts Education, Guimarães, 23-25 Janeiro 2018 |
(Guimarães, Portugal)
|
2016/05 | Novos Conceitos da Voz: de A a Z (arte e ciência), oradora convidada como docente da área de Teatro – ESMAE, no I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, departamento de voz, Santo Tirso, 15 Maio 2016 |
(Portugal)
|
2016/01 | Obstáculos – oficina de pesquisa para 4º EPREA – Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística, NEA- i2ADS – FBAUP, Porto, 13, 14 e 15 Janeiro 2016 |
(Porto, Portugal)
|
2014/09 | ‘Dissonant’ Practices - Research Workshop – ECER 2014 Porto – European Conference on Educational Research, EERA Network: 29. Research on Arts Education (ECER Main Conference), Universidade do Porto, Setembro 2014 |
(Porto, Portugal)
|
2013/11 | Knowing Bodies, workshop com Catarina Almeida, Cristina Mendanha e Samuel Guimarães para o curso de Doutoramento em Educação Artística de FBAUP – UP, 21 e 28 Novembro 2013 |
(Porto, Portugal)
|
2013/09 | Site Specific Creation as a Critical Thinking Tool to Articulate Action and Writing in the Context of Art Education Practice, Comunicação e Oficina na European Conference on Educational Research (ECCER), Istambul, sob o tema Creativity and Innovation in Educational Research, 10-13 Setembro 2013 |
(Istambul, Turquia)
|
2012/09 | As A Matter Of Fact – Exchanging Materials, Symposium Paper para a European Conference in Educational Research (ECCER), Cádiz, Espanha, sob o tema The Need for Educational Research to champion Freedom, Education and Development for All, 18-21 Setembro 2012 |
(Cádiz, Espanha)
|
2012/07 | Exchanging Materials: Collaborative Teaching Practice, com Samuel Guimarães, integrando o painel da Conferência 5th ELIA Teacher’s Academy 2012, promovida e organizado por ELIA - European League of Intstitutes of the Arts, em parceria com a FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo-IPP, Porto, Julho 2012 |
(Porto, Portugal)
|
2012/04 | Ponto de cruz: como é que em ‘Workshop Colaborativo’ podemos partilhar possibilidades e processos (mais do que resultados) de práticas dissonantes?, co-orientação com Samuel Guimarães, integrada no 2EI_EA - II Encontro Internacional sobre Educação Artística, organização: Faculdade de Belas Artes UP, Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação UP, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS), Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e Colectivo de Acção e Investigação (ID_CAI), Porto, Abril 2012 |
(Porto, Portugal)
|
2011/04 | Diversidade de estilos na voz falada, comunicação para Jornadas PENSAR A VOZ – Painel 2 / Voz Profissional, organizadas pela ESTSP - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – IPP, a propósito das comemorações do Dia Mundial da Voz, Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto, 16 Abril, 2011 |
(Porto, Portugal)
|
2009 | "Falar em, com, para público" – Conferência Encenada, Braga, Aveiro e Porto (Teatro Helena Sá e Costa), 2009 |
(Braga / Aveiro / Porto, Portugal)
|
2007/02 | "Voz Falada Artística: Pontes com outras Oralidades", integrada na Jornada “Diz(cursos) em Voz, Pontos e Pontes…”, organizada pelo Prof. André Araújo do curso de Terapêutica da Fala da ESTSP (Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto) – IPP, Porto, Fevereiro 2007 |
(Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2022 | Orientação do Trabalho Final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de António Júlio da Costa Ribeiro, com o título "Primeiro o corpo. Não. Primeiro o lugar. Não. Primeiro ambos.", Prova Final
a 25 de julho de 2022
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2020 - 2021 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Figurino, ESMAE – IPP, de Luís Miguel Lacerda
de Oliveira Sandão, com o título “ESQUISSO: Grafismo e Vestuário como Ferramentas de Criação Teatral”, monografia do espetáculo“como
é que chegamos aqui?”, da Associação Ethos, Pathos, Logos, 12 de Outubro de 2021 no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim;
autor da exposição “Ainda estamos aqui” na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto da Póvoa do Varzim, para a Prova Final a 2 Novembro
2021
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2019 - 2021 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Ana Rita Camões Reis, com o título “MiseEnSon: o som como dramaturgia para composição cénica”, Prova Final 11 de fevereiro
de 2021
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2019 - 2021 | Orientação do Trabalho Final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Evandro Baradel, com o título “A Preparação transformada em Criação_Guia prático para 'actores'”, Prova Final 15 Fevereiro
2021
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2019 - 2021 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Gabriella Álvarez Modesto, com o título “Histéricas Históricas”, Prova Final 12 de Fevereiro de 2021.
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2019 - 2021 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Som, ESMAE – IPP, de Frederico Eduardo Viana
Serrano, com o título “OnAir_dar a ver”, Prova Final 18 Fevereiro 2021
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2019 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Susana Isabel Pereira de Azevedo Brandão, com o título “Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não
só)” . Prova Final 8 de novembro de 2019
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2019 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Leonor Guise Carvalho, com o título “Limiares_Shared Being”, monografia do projecto de pesquisa em criação cénica apresentado
em 26 e 28 Junho 2019. Prova Final 6 de novembro de 2019
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018 - 2019 | Orientação do projecto final do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE – IPP,
de Antón Coucheiro Faílde, com o título “Teatro Reativo” um projecto de pesquisa em criação cénica estreado a 20 Junho 2019,
sala Preta da ESMAE. Prova Final 8 de novembro de 2019
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2018 | Orientação do projecto de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE-IPP, com
o título “Do outro lado”: um projecto para ensaiar trocas entre o masculino e o feminino. 19 a 29 Abril com reposição de 4
a 6 Maio 2018, Sala de Bolso/Assédio, Miragaia, de Sara Raquel Mendes Soares Gomes da Costa, Prova Final 16 Julho 2018
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2017 - 2018 | Orientação do projecto de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, ESMAE-IPP, com
o título Correspondência – Projecto Artístico de J. D, 16 a 19 de Maio de 2018, Museu Júlio Dinis – uma casa ovarense, Ovar,
de Leandro Gonçalves Ribeiro, Prova Final Junho 2018.
Orientador
|
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2017 | Orientação do Projecto de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, com o título "O nada em potência de tudo",
reflexão escrita complementar ao Projecto de Mestrado em Teatro/Encenação que resultou no espectáculo teatral intitulado “Para
saber onde acaba/o” apresentado nos dias 13, 14 e 15 de Julho 2017 nas instalações de um antigo talho na Rua do Lidador em
Vila do Conde e foi desenvolvido em colaboração com um grupo de adolescentes da associação Camaleões d’Alma, de Júlia Costa
e Silva Mendes Rodrigues, Prova Final 3 Novembro 2017
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2017 | Orientação do Projecto de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "La Petit Mort: uma possibilidade de materialização
cénica sobre o silêncio", 28 a 30 de Junho, Sala PRETA, ESMAE, de Joana Gomes Martins, ESMAE-IPP, Setembro 2017
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2016 - 2017 | Orientação do Projecto de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Tu. E os outros? – a influência das redes
sociais na alteração do comportamento humano", estreado no Festival SET – Semana das Escolas de Teatro, ESMAE, de Renato Luís
Morais, Julho 2017.
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2015 - 2016 | Orientação do Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Príncipe Feliz, projecto com o tema:
Passados com alma"_Teatro com crianças institucionalizadas, no lar de infância e juventude Obra do Frei Gil, Maria de Fátima
Soares. Estreia na sala preta da ESMAE, Junho 2016
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2014/11/03 - 2015/11/03 | Co-orientação do Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Dois", de Susana Isabel Pereira
Santos Oliveira, estreia no FITEI, Junho 2015
Coorientador
|
Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2012 - 2013 | Orientação do Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Personagem em tempo real", de Rita
Rodrigues da Silva Reis, Junho 2013
Orientador
|
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2010/12/15 - 2011/12/15 | Co-orientação de Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "A caixa da luz mágica, um "não-lugar"
de encontro: exercício teatral", de Liliana Vanessa Ferreirinho Afonso Soares de Abreu, desenvolvido no Centro de Reabilitação
da APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra. Junho
2011
Coorientador
|
Mestrado em Teatro - Especialização em Encenação e Interpretação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2008/11/01 - 2009/06/11 | Orientação do Projecto Final de Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação, ESMAE-IPP, "Perfil Adequado", de Liliana Margarida
Rocha, 2009
Orientador
|
Mestrado em Teatro/Encenação e Interpretação (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2008 - 2009 | Orientação de Estágio Profissional Técnico e Artístico, da actriz, terapeuta da fala e professora de voz Marta Carvalho, para
o Voz&Nós – Centro de Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Voz
Orientador
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016/08/01 | Júri_arguente principal, das Provas de Programa Doutoral em Música – Especialização em Performance, de Deborah Moraes Gonçalves
de Oliveira, com a tese: “A Expressividade do Corpo na Performance Vocal” - Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação
e Arte
Arguente principal
|
Deborah Moraes Gonçalves de Oliveira (Doutoramento) |
2015/06/07 | Integra o Júri, na qualidade de arguente principal, das Provas Públicas de Doutoramento em Educação Artística de Georgina
Furtado Franca com a tese: “Uma experiência de intervenção performática em busca de outra Narrativa na aprendizagem da arte”
- FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 7 Junho 2015
Arguente principal
|
Georgina Furtado Franca (Doutoramento) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/03 - 2022/05 | 1º ano do curso de Artes do Espectáculo, variante de Interpretação - Worhshop de Voz na Interpretação | ||
2016 - 2017 | Pós-Graduação em Estudos de Performance - Unidade Curricular: Práticas Performativas | ||
2012/09/17 - 2013/02/21 | Licenciatura em Teatro da ESAD.CR. - Unidade Curricular: Encenação no Teatro da Palavra | (Licenciatura) | |
2008 - 2009 | Pós-Graduação em Ciências da Voz - Unidade Curricular: Voz Profissional – Voz Falada |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/11/16 - Atual | Integra a Comissão de Acessibilidade e Inclusão, por nomeação do presidente da ESMAE para a sua criação.
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022/04/22 - 2022/05/20 | Integra a Comissão Eleitoral, por nomeação do presedidente da ESMAE, com vista à eleição do(a) Diretor(a) do Departamento
de Teatro da ESMAE
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2020/10/14 - 2021/10/14 | Membro da Subcomissão Científica de Creditação de competências e reconhecimento de graus de Mestrado na área científica de
Artes Cénicas (em conformidade com o artigo 3º, alínea g) do regimento do CTC)
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
Distinções
Título
2014 | Título de Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Outra distinção
2003 | Bolsa de Especialização e Valorização Profissional, no estrangeiro, atribuída pelo Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste
Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|