???global.info.a_carregar???
Mobile SDK Engineer na Miniclip. Estudante de doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo IADE, em co-tutela com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com conclusão prevista para 2027. Mestre em Desenvolvimento de Jogos Digitais, com foco em Engenharia e Design de Jogos Digitais - Software de Jogos Digitais, pela PUC-SP (2022). Possui especializações em Engenharia de Software e Design de Jogos. Licenciado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP, com extensão internacional em Empreendedorismo pelo Babson College (EUA). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação Móvel, Desenvolvimento de Jogos, Tecnologias Vestíveis, Internet das Coisas e Educação em Tecnologia.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ezequiel França dos Santos
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Santos, Ezequiel

Identificadores de autor

Ciência ID
F615-0E8D-AE1D
ORCID iD
0000-0001-9321-8444
Google Scholar ID
6nOPl94AAAAJ
LattesiD
7055262915895198

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023/09 - 2027/09
Em curso
Desenvolvimento de Jogos Digitais (Doutoramento)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2025
Em curso
Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais (Postgraduate Certificate)
Especialização em Tecnologia Educacional
Universidade de São Paulo, Brasil
2020 - 2022
Concluído
Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais (Mestrado)
Especialização em Engenharia de Jogos Digitais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"Gestos e Jogos: Reflexões e Desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em wearables para controle de jogos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019 - 2021
Concluído
Engenharia de Software (Especialização pós-licenciatura)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
2016 - 2018
Concluído
Tecnologia em Análise de Sistemas (Licenciatura)
Faculdade de Informática e Administração Paulista, Brasil
"Aplicação de sensores inteligentes para monitoramento da qualidade do ar em SP" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. David de Oliveira Lemes; Santos, Ezequiel; Eduardo Romanek; Celso Fujimoto; Adriano Felix Valente. Autor correspondente: David de Oliveira Lemes. "Análise e modelagem de jogos digitais: relato de uma experiência educacional utilizando metodologias ativas em um grupo multidisciplinar". Trabalho apresentado em V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - COBICET, 2024.
    Publicado
  2. Petersen, Joao; Pires, Gonçalo Andrade; Miraldo, Andre; Santos, Ezequiel; Graça, José; Vilhena, Estela. "The Internet Gaming Disorder and predictors of Loneliness in Portuguese higher education students: a preliminary study". Trabalho apresentado em International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), Funchal, 2024.
    Publicado • 10.1109/segah61285.2024.10639608
  3. Ezequiel França Dos Santos. "Dependency Management in iOS Development: A Developer Survey Perspective". 2024.
    10.1145/3647632.3647992
  4. Santos, Ezequiel França dos. "Cordel Aumentado: Um aplicativo para utilização da realidade aumentada aplicada na literatura de cordel". Trabalho apresentado em X CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2020.
    10.5753/wcbie.2021.218091
  5. Santos, Ezequiel; Ramos, Reinaldo Augusto de Oliveira; Junior, José Carlos Buesso. "NFCPlay: using NFC tags on VR mobile games to overcome the lack of input on VR Headsets". 2020.
    10.5753/svr_estendido.2020.12964
Documento de trabalho
  1. Santos, Ezequiel. 2019. "Desenvolvimento de um aplicativo para consulta ao CIAP-2". https://proceedings.science/cbmfc-2019/papers/desenvolvimento-de-um-aplicativo-para-consulta-ao-ciap-2#.
    10.29327/cbtms9.144910
Poster em conferência
  1. Santos, Ezequiel; Dina Palomino Castillo, Vanessa. "Desenvolvimento de um aplicativo para consulta ao Sistema de Classificação Internacional de Atenção Primária - Segunda Edição (CIAP2)". Trabalho apresentado em 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms, 2019.
Pré-impressão
  1. Ezequiel França Dos Santos; Vanessa Dina Palomino Castillo. "Apple Vision Pro: Comments in Healthcare". 2024. https://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.28903.01445.
    10.13140/RG.2.2.28903.01445
Tese / Dissertação
  1. "Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos". Mestrado, Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, 2022. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768.
    10.13140/rg.2.2.18914.81608

Outros

Software
  1. F. Santos, Ezequiel. "WatchShaker". 2023.
    10.5281/zenodo.8054488
Atividades

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/06/10 - 2021/06/15 IEEE COG 2021: IEEE Conference on Games 2021 IEEE Press
Distinções

Prémio

2020 Best XR Experience award - XXII Symposium on Virtual and Augmented Reality
Sociedade Brasileira de Computacao, Brasil

Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Outra distinção

2023 3.º lugar na Games for Good Game Jam
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal