Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Jorge Alexandre Pereira Gonçalves da Costa
Nomes de citação
- Costa, Jorge Gonçalves da
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F71C-2116-FBA6
Domínios de atuação
- Humanidades - História e Arqueologia
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/09/01 - 2024/07/01
Em curso
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A obra de José Júlio de Souza Pinto (1856-1939) no contexto de uma geografia alargada do Naturalismo (Portugal, França, Brasil)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2012 - 2014
Concluído
|
Histoire de l'art (Mestrado)
Sorbonne Université, França
"Les Beaux-arts portugais aux Expositions Universelles de Paris (1855-1900). À la recherche d’un imaginaire et d’une École
nationale. Regards croisés entre le Portugal et la France" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom - 16 valores |
2008 - 2012
Concluído
|
História da Arte (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Muito Bom - 17 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/10/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2017/03 - Atual | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2014/11/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Sorbonne Université, França |
2014/06 - 2015/05 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | L'Oblique - CIUP, França |
2012/02 - 2012/07 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Casa-Museu Anastácio Gonçalves , Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/10 - 2015/05 | Assessor (Técnica Superior) | Lycée Sophie Germain, França |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Artística / Interpretação
Programa de rádio / tv |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018 | La peinture Naturaliste, un phenomène transnationale?L’oeuvre et la carrière de José Júlio de Souza Pinto (1856-1939)comme cas d’étude. | Colloque Internationale Regards ibériques et latino-américains sur le transnational
CRITIC- SORBONNE UNIVERSITÉS (Paris, França)
|
2018 | À la recherche du temps perdu : l’imaginaire artistique de Francis Smith entre le Portugal et la France | COLLOQUE INTERNATIONAL PARIS-LISBONNE : UN DIALOGUE CAPITAL
CRIMIC- Fondation Calouste Gulbenkian, Paris (Paris, França)
|
2018 | A Bretanha como viagem de formação dos pintores portugueses da viragem do século (1888-1914). | I Colóquio luso-brasileiro ARTE ENTREMUNDOS V Encontro do grupo MODOS
Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA), da Universidade de Évora, e o Instituto de História da Arte,
da Universidade Nova de Lisboa (Évora, Portugal)
|
2017 | Costa, Jorge G; Simões, Daniela. “As expedições da Sociedade Silva Porto (1900-1912) pelo território português: o registo paisagístico como modelo de construção de uma identidade nacional.”, | I Colóquio Ibérico de Paisagem, Fundação Calouste Gulbenkian, Li
IHC - FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2017 | O orientalismo na construcção épica do imperialismo português fin-de-siècle: os concursos de pintura do IV Centenário da chegada de Vasco da Gama à Índia (1898). | L'Asie Portugaise: Des arts et des lettres.
CRIMIC - Université Paris-Sorbonne (Paris, França)
|
2017 | Relembrar o pintor José Julio de Souza Pinto (1856-1939). | Inauguração da Rua Sousa Pinto
Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016 | Amadeo e os outros. O retrato esquecido de uma geração de artistas portugueses na Paris da Belle Époque | Colloque International: "Paris, Mário de Sá-Carneiro et les autres."
Université Paris-Sorbonne - Université de Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris, França)
|
2016 | António José Patrício (1827-1858): singularidades de uma obra de pendor biográfico no contexto do Romantismo português | 1º Colóquio Saudade Perpétua
CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE (V.N.Gaia, Portugal)
|
2016 | A formação parisiense dos pintores portugueses do fim do século: os casos de estudo de Souza Pinto (1856-1939) e Alves Cardoso (1882-1930). | III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX
Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em parceria com o Programa de Pós-graduação
em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lisboa, Portugal)
|
2015 | O imaginário rural na Pintura Portuguesa (1850-1926) | O imaginário rural na Pintura Portuguesa (1850-1926)
Université Paris-Sorbonne (Paris- IV). (Paris, França)
|
2015 | "A construção de um imaginário paisagístico nacional na pintura portuguesa (1830-1930)." comunicação realizada no dia 14 de Dezembro de 2015 no âmbito da Escola Doutoral Internacional « Art, littérature et son dans la culture de l’image contemporaine» | École Doctorale Internationale: « Art, littérature et son dans la culture de l’image contemporaine»
Universidade de Brasília - Université Paris-Sorbonne (Brasília , Brasil)
|
2015 | A obra esquecida da pintora Francisca de Almeida Furtado (1826-1918) A miniatura como objecto memorialístico na sociedade romântica portuguesa. | Femmes oubliées dans les arts et les lettres au Portugal (XIX-XXe s.)
Université Paris-Sorbonne - Fondation Calouste Gulbenkian (Paris, França)
|
2015 | O Tejo como alto-lugar do Romantismo Português. A influência do imaginário de Viagens na Minha Terra na pintura portuguesa da geração romântica (1850-1870). | IV Congresso SEEPLU - Cartografias do Português
SEEPLU (Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía) (Cáceres, Espanha)
|
2015 | As belas-artes portuguesas nas Exposições Universais de Paris (1855-1900). Crónica de um jogo viciado. | "NACIONALIDADE, IDENTIDADE, MOBILIDADE: GEOPOLÍTICA E EXPOSIÇÕES DE ARTE" - Encontro MUST
MUST -IHA (Porto, Portugal)
|
2015 | Le Modernisme dans la Peinture Brésilienne (1920-1940) : Entre la rupture avec de l’imaginaire héroïque portugais et l’urgence de « Brasilianizar o Brasil », le Moderne comme instrument de réécriture historique. | MODERNITÉ(S) DANS LES AMÉRIQUES (1910-1970)
Université de Bourgogne (Dijon, França)
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2014/10 - 2015/05 | Língua Portuguesa | (Outros) | Lycée Sophie Germain, França |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017/01 - Atual | IHA - Instituto de História da Arte | |
2014/11 - Atual | CRIMIC |
Distinções
Prémio
2022 | Prémio APOM - Investigação |
Outra distinção
2015 | Bolsa de Estudos
Embaixada Portuguesa de Paris, Portugal
|