???global.info.a_carregar???
Pedro Reis completed his PhD in Literary Studies (Comparative Literature), in 2005, at Universidade de Lisboa and his Post-Doctorate in Instructional Technology and Distance Education (ITDE), at Nova Southeastern University (NSU), Florida, USA, in 2010. He is Associate Professor, at Universidade Fernando Pessoa, Dean of the Faculty of Human and Social Sciences, President of the Scientific Council and President of the Pedagogic Council (FHSS/UFP). He is Head of the e-Learning Department - UFP-UV (Virtual University) and E-learning Consultant and Educational Technologist, at IAEA (UN, Vienna). He is Co-founder of the Centre for Computer-produced Texts and Cyberliterature Studies, and Co-director of the journal Cibertextualidades | Cybertextualities (Edições UFP). He published 18 articles in journals. Has 16 sections of books and 6 books. Participated in 22 events. Co-supervised 6 PhD theses and supervised 10 MSc dissertations. Participated as Researcher in 4 funded projects. Has received 3 awards and/or honors. His areas of interest and research are Education Management; Innovation and Educational Technologies; Distance-Learning; Instructional Design; e-Content Development. https://about.me/p.cunha.reis
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Alexandre da Cunha Reis
Data de nascimento
1967/07/10
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Reis, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
F91D-99C0-8253
ORCID iD
0000-0003-1113-201X

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2010
Concluído
Post doctorate on Instructional Technology and Distance Education (Pós-doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Nova Southeastern University, Estados Unidos
2008 - 2008
Concluído
Training course - Assessment in Higher Education | Avaliação no Ensino Superior (Curso médio)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Training course - Curriculum Management | Organização Curricular (Curso médio)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 - 2007
Concluído
Training course - Leadership in Distance Education Strategic Management | Liderazgo en la Gestión Estratégica de la Educación a Distancia (Curso médio)
Consorcio-Red de Educación a Distancia, Argentina
2005 - 2005
Concluído
Training course - e-Learning Content Design and Development | Curso de formação Concepção e Desenvolvimento de Conteúdos para e-Learning (Curso médio)
NOVABASE, Portugal
2002 - 2005
Concluído
PhD in Literary Studies (Comparative Literature) | Doutoramento em Literatura Comparada (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Impact of the creative use of digital technologies of communication in the literary system: the case of intermedia electronic poetry | Repercussões do uso criativo das tecnologias digitais da comunicação no sistema literário: o caso da poesia intermediá" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction and Praise
2004 - 2004
Concluído
Training course - e-Learning Awareness Training Course | Curso de formação Sensibilização ao e-Learning (Curso médio)
NOVABASE, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Training course - Translation software (Systran/Trados) and languages (Tell me more) | Curso formação software tradução (Systran/Trados) e línguas (Tell me more) (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Training course - Multimedia Language Center - Applications and Potential | Centro Multimédia de Línguas – Aplicações e Potencialidades (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Training course - Management and Use of the WebCT Tele-training Platform | Administração e Utilização da Plataforma de Teleformação WebCT (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1995 - 1995
Concluído
IT training course - Windows | Curso de formação em Informática - Windows (Curso médio)
QUATRO, Portugal
1992 - 1995
Concluído
Master in Comparative Literature | Mestrado em Literatura Comparada (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Generic Problematics of Concrete Poetry | Problemática Genérica da Poesia Concreta" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom | Very Good
1985 - 1990
Concluído
Bachelor's degree in Modern Languages and Literatures (French and English Studies) | Linguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
15/20
1989 - 1989
Concluído
Training course - Introduction to Information Technology Course | Curso de Introdução à Informática (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
1988/06 - 1988/09
Concluído
Training course - Cinema Course | Curso de Cinema (Curso médio)
Cineclube do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2005/09/01 - 2009/09/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2001/09 - 2004/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1992/09 - 2000/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
1998/09 - 2000/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/02 - Atual Presidente do Conselho Científico Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019/02 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009/09 - 2018/09 Coordinator of the Instructional Technology and Distance Education Master Program (UFP/NSU) | Cooodenador Mestrado ITDE (NSU/UFP) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09 - 2018/07 Coordinator of the e-learning master program on Teaching and Management of Education | Coordenador Mestrado Docência & Gestão da Educação (e-learning) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09 - 2014/09 Coordinator of the Erasmus Communication Sciences Department | Coordenador Erasmus Dept Ciências Comunicação Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09 - 2011/09 ADEPEC Board Member | Membro da Direção da ADEPEC Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Coordinator of the technical-pedagogical team at UFP-UV (virtual university) - management, design and development of online programs and digital content Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010/11/01 - Atual E-learning Consultant and Educational Technologist IAEA (UN, Vienna), Áustria
2010/09/01 - Atual Head of the e-Learning Department - UFP-UV (Virtual University) | Coordenador Pedagógico da Unidade - UFP-UV (Universidade Virtual) Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012/09/01 - 2013/09/01 Head of the Pedagogical Council at the Faculty of Human and Social Sciences | Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2010/10/01 - 2012/10/01 E-Learning Consultant UNITAR (UN, Geneva), Suiça
2007/09/01 - 2008/09/01 Coordinator of the Department of Business and Communication Sciences | Coordenador do Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2011/11 - 2014/10 EUFICCS (European Use of Full Immersion: Culture, Content, Service for Language Learning)
519415-LLP-1-2011-1-IT-KA2-KA2
Investigador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Concluído
2010/03 - 2013/03 PO.EX'70-80 - Digital Archive of Portuguese Experimental Literature (Concrete, visual, sound and cybernetic) | PO.EX'70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa (Concreta, visual, sonora e cibernética)
PTDC/CLE-LLI/098270/2008
Investigador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01 - 2011/12 Portuguese Language Cyberschool | Ciberescola da Língua Portuguesa
000
Investigador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Observatório da Língua Portuguesa
Concluído
2005/07 - 2008/07 “PO-EX CD-ROM”, funded by the Foundation for Science and Technology (FCT), in the area of Literary Studies | “CD-ROM da PO-EX”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na Área de Estudos Literários
POCTI/ELT/57686/2004
Investigador
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gouveia, Luis Borges; Cavaignac, Selma; Reis, Pedro. "Uso do Kahoot e de Estratégia de Gamificação no Ensino Superior: relato de experiência da aplicação do Peer Instruction como metodologia de ensino.". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Convergence in Information Science, Tecnology and Education (CONCITEC)., Salvador, 2019.
    Publicado
  2. Reis, Pedro. "A Sala de Aula Invertida num Cenário Potencial de Integração com a Wikipédia.". Trabalho apresentado em International Wiki Scientific Conference (IWSC), Porto, 2019.
    No prelo
  3. Gouveia, Luis Borges; Cavaignac, Selma; Reis, Pedro. "Peer instruction como metodologia de ensino na graduação: relato de experiência com uso do aplicativo microsoft forms e estratégia de gamificação.". Trabalho apresentado em I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, São Luís, 2019.
    Publicado
  4. Reis, Pedro; Fátima Silva. "How Learners and Faculty Rate Online Assessment Methods". Trabalho apresentado em 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017
  5. Reis, Pedro; Fátima Silva. "E-Learning Courses at UFP-UV - Potential and Challenges". Trabalho apresentado em 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Seville, Spain, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017
  6. Reis, Pedro; Luis Borges Gouveia; Sérgio Sargo. "O modelo de ensino do ‘flipped classroom’ (sala de aula invertida) no âmbito do ensino superior". Trabalho apresentado em Dias da Investigação na UFP 2016, Porto, 2016.
    Publicado
  7. Reis, Pedro; Luc Quoniam; Miguel Trigo; António Cardoso; Bruno Soares. "Da Universidade 2.0 à Educação 2.0 – Utilização das ferramentas da Web 2.0 numa IES". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Comunicación y Educación, Barcelona, 2011.
    Publicado
  8. Reis, Pedro; Isabel Damião. "Freeware authoring tools for the creation of e-contents – Current experience". Trabalho apresentado em 9th European Conference on e-Learning, Porto, 2010.
    Publicado
  9. Reis, Pedro. "Collaborative learning in Higher Education – the use of wikis in language classes". Trabalho apresentado em 15th International Conference on Technology Supported Learning and Training, Belim, 2009.
    Publicado
  10. Reis, Pedro. "Poesia e(m) computador". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Estudos Literários / Estudos Culturais, Évora, 2001.
    Publicado
  11. Reis, Pedro. "O sentido heurístico da produção poética: da poesia visual à poesia animada multimediática". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Literatura, Cinema e Outras Artes (Homenagem a Ernest Hemingway e Manoel de Oliveira, Porto, 1999.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Reis, Pedro. "Ana Hatherly - Poesia Visual e de Vanguarda", JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, 1996
Artigo em revista
  1. Gouveia, Luis Borges; Cavaignac, Selma; Reis, Pedro. "Uso do kahoot e de estratégia de gamificação no ensino superior: relato de experiência da aplicação do peer instruction como metodologia de ensino". Revista PontodeAcesso 13 3 (2020): 224-238. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35226/20751.
    Publicado
  2. Reis, Pedro; Gouveia, Luis Borges; sargo, sergio. "O método MaCAIES: uma proposta metodológica para a implementação da sala de aula invertida no Ensino Superior". Research, Society and Development 9 1 (2020): 1-17. https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1921..
  3. Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luís Manuel Borges; Reis, Pedro Alexandre da Cunha. "O método MaCAIES: uma proposta metodológica para a implementação da sala de aula invertida no Ensino Superior". Research, Society and Development 9 1 (2020): 1-17. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1921.
    Acesso aberto • 10.33448/rsd-v9i1.1921
  4. Reis, Pedro; Gouveia, Luis Borges; Sérgio Sargo. "The Flipped Classroom and Higher Education - Experiences with Computer Science Students". International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS) 6 10 (2019): 13-18. https://dx.doi.org/10.22161/ijaers.610.3.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  5. Reis, Pedro; Isabel Damião. "Ferramentas de autoria para a criação de e-conteúdos – Experiência atual". Cibertextualidades 4 (2011): 141-154. http://cibertextualidades.ufp.edu.pt/numero-4-2010-1/ensino-e-educacao-a-distancia-conteudos.
    Publicado
  6. Reis, Pedro; Isabel Damião. "Freeware authoring tools for the creation of e-contents – Current experience". Cibertextualidades 4 (2011): 155-166. http://cibertextualidades.ufp.edu.pt/numero-4-2010-1/ensino-e-educacao-a-distancia-conteudos.
    Publicado
  7. Reis, Pedro; Bruno Cardina; Jerónimo Francisco. "Fossos geracionais na aprendizagem escolar: Nativos digitais e imigrantes digitais". Cibertextualidades 4 (2011): 167-178. http://cibertextualidades.ufp.edu.pt/numero-4-2010-1/ensino-e-educacao-a-distancia-conteudos.
    Publicado
  8. Reis, Pedro; Bruno Cardina; Jerónimo Francisco. "Generational gaps in school learning: Digital natives and digital immigrants". Cibertextualidades 4 (2011): 179-189. http://cibertextualidades.ufp.edu.pt/numero-4-2010-1/ensino-e-educacao-a-distancia-conteudos.
    Publicado
  9. Reis, Pedro. "Primórdios da poesia em computador – anos 60, 70 e 80 do século XX". Romance Notes 51 3 (2011): 293-304. http://muse.jhu.edu/login?auth=0&type=summary&url=/journals/romance_notes/v051/51.3.reis.html.
    Publicado
  10. Reis, P.. "Early poetry in computer 60s, 70s and 80s of the 20th century | Primórdios da poesia em computador - Anos 60, 70 e 80 do século XX". Romance Notes 51 3 (2011): 293-304. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84884316701&partnerID=MN8TOARS.
  11. Reis, Pedro. "Collaborative Learning in Higher Education: The Use of Wikis in Language Classes". Distance Learning 7 3 (2010): 9-14. https://www.usdla.org/wp-content/uploads/2015/09/Vol.-7-No.-3-2010.pdf.
    Publicado
  12. Reis, Pedro; Luis Borges Gouveia. "The Sakai Collaborative Learning Environment: Current Experience". Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP 5 (2009): 96-105.
    Publicado
  13. Reis, Pedro; Rui Torres; Pedro Barbosa. "Triálogo: prelúdio dialogante a Alletsator". Cibertextualidades 2 (2007): 67-86.
    Publicado
  14. Reis, Pedro. "Notas sobre Alletsator: o retomar da viagem – sintetizador poético, ciberdrama e hipermédia". Cibertextualidades 2 (2007): 87-94.
    Publicado
  15. Reis, Pedro. "Média Digitais: novos terrenos para a expansão da textualidade". Cibertextualidades 1 (2006): 43-52.
    Publicado
  16. Reis, Pedro. "Humanidades e Informática – o estado da arte". Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP 2 (2005): 133-144.
    Publicado
  17. Reis, Pedro. "alire 10 – um testemunho de 10 anos de simbiose entre literatura e informática". Revista da UFP 4 (1999): 57-69.
    Publicado
  18. Reis, Pedro. "A ler? alire 10 – literatura (e) informática". Ciberkiosk (jornal on-line de artes, letras e espectáculos) 2 (1998): 1-10. http://www.ciberkiosk.pt/arquivo/ciberkiosk2/ensaio/alire.html.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gouveia, Luis Borges; Cavaignac, Selma; Reis, Pedro. "Jogo Jornalistando: uma proposta para o ensino do Jornalismo.". In Estudos Sobre o Digital e as suas Aplicações, editado por Gouveia, Luis Borges, 307-326. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento, 2022.
    Publicado
  2. Lana Mara Mira Fernandes de Oliveira; Reis, Pedro. "As Tecnologias Assistivas e os Jogos Digitais na Educação Especial e Inclusiva". In Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva, editado por Paulo Sérgio Araújo; Luis Borges Gouveia; Fátima Paiva Coelho, 233-248. Belo Horizonte, Brasil: Editora Conhecimento, 2022.
    Publicado
  3. Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luís Borges; Reis, Pedro. "Analysis of Efficiency and Effectiveness in the Implementation of the Flipped Classroom in the Context of Higher Education". In Handbook of Research on Determining the Reliability of Online Assessment and Distance Learning, 244-261. Hershey: IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-4769-4.ch010
  4. Nagata, Andréia Cristina; Rurato, Paulo Alexandre Lima; Reis, Pedro. "Literacia digital docente: competência adquirida na formação de professor por meio do m-learning". In Formação Docente: experiências metodológicas, tecnológicas e práticas, editado por Silva, Clécio Danilo Dias da, 156-166. Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora, 2021.
    Publicado
  5. Reis, Pedro; Judite Gonçalves de Freitas; João Casqueira Cardoso. "Apresentação. Presentation. Avant-propos". In A Primeira Guerra Mundial. Na Batalha de La Lys, 3-17. Porto, Portugal: Edições da Universidade Fernando Pessoa, 2019.
    Publicado
  6. Nagata, Andréia Cristina; Rurato, Paulo; Reis, Pedro. "M-LEARNING COMO MODALIDADE UTILIZADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA". In Informática na Educação e suas Tecnologias, editado por E.R.Martins, 47-52. Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.5021920125
  7. Reis, Pedro. "E-Learning Courses at UFP-UV". In Potential and Challenges. Espanha, 2017.
  8. Reis, Pedro. "O modelo de ensino do ‘flipped classroom’ (sala de aula invertida) no âmbito do ensino superior.". Portugal, 2016.
  9. Reis, Pedro; Lilla Mária JUHÁSZ; Csilla PAKSI-PETRÓ. "Virtual Learning All Over The World: Good Practice From Portugal". In nemzetközi kitekintés, 133-145. Budapest, Hungria: National University of Public Service, Hungary, 2015.
    Publicado
  10. Reis, Pedro. "Videopoesia: Produção poética híbrida em língua portuguesa". In Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias., 101-116. Poort, Portugal: Editora: edições Universidade Fernando Pessoa, 2014.
    Publicado
  11. Reis, Pedro. "Portuguese Experimental Poetry—Revisited and Recreated". In PO.EX: Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia by Pedro Barbosa, Ana Hatherly, and E.M. de Melo e Castro., 211-224. West Virginia (USA), Estados Unidos: West Virginia University Press, 2014.
    Publicado
  12. Reis, Pedro. "e-Learning in the Portuguese Educational Context". In Trends and Issues in Distance Education: International Perspectives, 230-242. Charlotte, North Carolina(EUA), Estados Unidos: Information Age Publishing, 2012.
    Publicado
  13. Reis, Pedro. "Portuguese Experimental Poetry – Revisited and Recreated". In Media inter Media. Essays in Honor of Claus Clüver, 1-556. Amsterdam, New York, Estados Unidos: Rodopi, 2010.
    Publicado
  14. Reis, Pedro. "La poésie expérimentale portugaise – revisitée et recréée". In E-poetry 2007, 1-350. Paris, França: Université Paris 8, 2007.
    Publicado
  15. Reis, Pedro. "Concrete Poetry: A Generic Perspective". In Experimental, Visual, Concrete - AvantGarde Poetry Since the 1960s, 287-302. Amesterdão e Atlanta (GA), Estados Unidos: Rodopi:, 1996.
    Publicado
Edição de livro
  1. Reis, Pedro. Handbook of Research on Determining the Reliability of Online Assessment and Distance Learning. Hershey: IGI Global. 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-4769-4 • Editor
  2. Reis, Pedro; Fátima Silva. Cibertextualidades 4 e-Learning: Desafios Pedagógicos / Pedagogical Challenges. Porto, Portugal: Edições UFP. 2011.
  3. Reis, Pedro; Rui Estrada; Elisa Gomes da Costa; Paulo Seixas. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP. Porto, Portugal: Edições UFP. 2009.
Entrada de enciclopédia
  1. Reis, Pedro. "Amor". In DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO "COMPORTAMENTO E SAÚDE MENTAL". Pactor, 2019. https://www.pactor.pt/pt/catalogo/ciencias-sociais-ciencias-forenses/psicologia/comportamento-e-saude-mental/.
    Publicado
  2. Reis, Pedro. "Amizade". In DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO “COMPORTAMENTO E SAÚDE MENTAL”. Pactor, 2019. https://www.pactor.pt/pt/catalogo/ciencias-sociais-ciencias-forenses/psicologia/comportamento-e-saude-mental/.
    Publicado
Livro
  1. Reis, Pedro; Gonçalves, Judite Freitas; João Casqueira. Primeira Guerra Mundial - Centenário da Batalha de La Lys. Porto, Portugal: Edições Universidade Fernando Pessoa. 2019.
    Publicado • 10.18356/b4305fc3-es • Editor
  2. Fátima Silva; Isabel Patim; Reis, Pedro; Susana Teixeira. A Metodologia EUFICCS - Manual Formativo para o Professor.. Siena, Itália: Edizioni Cantagalli. 2014.
    Publicado
  3. Reis, Pedro. Poesia Concreta: Uma Prática Intersemiótica. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.. Porto, Portugal: Edições UFP. 1998.
    Publicado
Manual
  1. Reis, Pedro. Ciberescola da Língua Portuguesa. Portugal. 2011.
  2. Reis, Pedro. Educ@st - produção, distribuição e alojamento de conteúdos em vídeo. Portugal. 2011.
Poster em conferência
  1. Reis, Pedro. "Pedagogical Approach to Blended-Learning Courses – Current Experience at UFP-UV". Trabalho apresentado em V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE2009), 2009.
Prefácio / Posfácio
  1. Reis, Pedro; Ana S. Moura; M. Natália D. S. Cordeiro. "Preface". Prefácio para Handbook of Research on Determining the Reliability of Online Assessment and Distance Learning, xxv-xxx. Hershey, Estados Unidos: IGI Global. 2021.
    Publicado
  2. Reis, Pedro. "Préface". Oradea (RO) e Arras (FR), França: Hestia – Certel. 2000.
    Publicado
Recurso online
  1. Salama, Dina Husseiny ; Hertl, Kristijana ; Reis, Pedro. Mammography Course (7 e-learning modules). 2024. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/mammography-course-early-release.
  2. John Zaknun; Giuliano Mariani; Reis, Pedro. E-learning module on Radionuclide Imaging of Brain Tumours. 2022. https://humanhealth.iaea.org/resources/e-learning-courses/nuclear-medicine/NMDI-Radionuclide_Imaging_of_Brain_Tumours/story.html.
  3. Soehartati Gondhowjardjo; Shyam Kishore Shrivastava; Heloisa Andrade Carvalho; Reis, Pedro. CELP Videos on Cervical Cancer Radiotherapy Simulation. 2022. https://www.iaea.org/online-learning/courses/1776/simulation-for-cervical-cancer-radiotherapy.
  4. Paola A. Erba; Giuliano Mariani; Duccio Volterrani; Reis, Pedro. E-learning module on Practice Guidelines for Clinical Applications of SPECT-CT. 2022. https://humanhealth.iaea.org/resources/e-learning-courses/nuclear-medicine/NMDI-Practice_Guidelines_for_Clinical_Applications_of_SPECTCT/story.html.
  5. Fernando Mut; Miguel Kapitan; Reis, Pedro. E-learning module on Nuclear Cardiology - Clinical Cases. 2021. https://humanhealth.iaea.org/HHW/elearning/NMDI-NuclearCardiology/story.html.
  6. Isabel Roca Bielsa; Jaime Monturiol; Pilar Orellana; Reis, Pedro. E-learning module on Paediatric Nuclear Medicine Clinical Cases in Bone, Lung, Oncology and Nephro-urology. 2021. https://humanhealth.iaea.org/hhw/elearning/NMDI-NuclearPaediatrics/story.html.
  7. Rodolfo Nunez Miller; Giuliano Mariani; Reis, Pedro. Nuclear Medicine Physicians Self-Assessment. 2021. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/nuclear-medicine-physicians-self-assessment.
  8. Reis, Pedro; Mariani, Giuliano. E-learning module on Practice Guidelines for Clinical Applications of SPECT-CT. 2019. https://humanhealth.iaea.org/HHW/NuclearMedicine/E-learning/index.html.
  9. F. Mut; M. Beretta; C. Betancourt; M. Kapitan; F. Keng; J. Vitola; Reis, Pedro. E-learning module on Gallery of Cardiology Cases: Asymptomatic Patients. 2019. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/gallery-of-cardiology-cases-asymptomatic-patients.
  10. F. Mut; M. Beretta; C. Betancourt; M. Kapitan; A. Beltran; F. Keng; J. Vitola; Reis, Pedro. E-learning module on Symptomatic Cardiology Cases - Suspected CAD. 2019. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/symptomatic-cardiology-cases-suspected-cad.
  11. Reis, Pedro; Giuliano Mariani. E-Learning Module - Radionuclide Imaging In The Management Of Gynecological Cancer. 2018. http://www-naweb.iaea.org/elearning/nmdi/Radionuclide_Imaging_In_The_Management_Of_Gynecological_Cancer/story_html5.html.
  12. Reis, Pedro; Giuliano Mariani. E-learning Module - Radionuclide Therapy. 2017. http://www-naweb.iaea.org/elearning/nmdi/RadionuclideTherapy/story_html5.html.
  13. Reis, Pedro; Giuliano Mariani. E-learning Module - Advances in Radioguided Surgery. 2017. http://www-naweb.iaea.org/elearning/nmdi/Advances_in_Radioguided_Surgery/story_html5.html.
  14. Reis, Pedro; Giuliano Mariani. E-Learning Module - Skeletal SPECT/CT. 2017. http://www-naweb.iaea.org/elearning/nmdi/Skeletal_SPECTCT/story_html5.html.
  15. Hills, A.; Schoeller, D.; Slater, C.; Reis, Pedro. E-learning module on The Doubly Labelled Water (DLW) technique to access Total Daily Energy Expenditure (TEE). 2017. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/doubly-labelled-water-technique-to-assess-tee.
  16. Reis, Pedro; Andrew Einstein. E-Learning Module - Eight Best Practices For Nuclear Cardiology. 2016. http://www-naweb.iaea.org/elearning/NMDI/Eight_Best_Practices_For_Nuclear_Cardiology/story_html5.html.
  17. Reis, Pedro; Margarita Nunez. E-Learning Module - Quality Assurance for SPECT Systems. 2015. http://www-naweb.iaea.org/elearning/NMDI/Quality_Assurance_for_SPECT_Systems/story_html5.html.
  18. Buck, L.; Slater, C.; Villegas Valle, R.C.; Reis, Pedro. E-learning module on Assessing Intake of Human Milk in Breastfed Infants. 2015. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/assessing-intake-of-human-milk-in-breastfed-infants.
  19. Preston, T.; Slater, C.; Reis, Pedro. E-learning module on Urea Breath Test for Helicobacter Pylori Infection. 2015. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/urea-breath-test-for-helicobacter-pylori-infection.
  20. Bluck, L.; Preston, T.; Schoeller, D.; Slater, C.; Valencia Juillerat, M.E.; Reis, Pedro. E-learning module on Assessing body composition by deuterium dilution technique. 2014. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/assessing-body-composition-by-deuterium-dilution-technique.
  21. Carvalho, Giovanna; Bandong, Irene S.; Tatit, Marcelo ; Reis, Pedro. E-learning module on Schematic Approach to Neck Node Levels. 2013. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/schematic-approach-to-neck-node-levels-english.
  22. Carvalho, Giovanna; Bandong, Irene S.; Tatit, Marcelo ; Reis, Pedro. E-learning module on Schematic Approach to Thoracic Lymph Nodes. 2013. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/schematic-approach-to-thoracic-lymph-nodes-english.
  23. Carvalho, Giovanna; Bandong, Irene S.; Tatit, Marcelo ; Reis, Pedro. E-learning module on Schematic Approach to Abdominal and Pelvic Lymph Nodes. 2013. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/schematic-approach-to-abdominal-and-pelvic-lymph-nodes-english.
  24. Carvalho, Giovanna; Bandong, Irene S.; Tatit, Marcelo ; Reis, Pedro. E-learning module on Schematic Approach To Liver Segmentation. 2013. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/schematic-approach-to-liver-segmentation-english.
  25. Carvalho, Giovanna; Tatit, Marcelo ; Reis, Pedro. E-learning module on Schematic Approach to Laryngeal Anatomy. 2013. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/schematic-approach-to-laryngeal-anatomy.
  26. Carvalho, Giovanna; Tatit, Marcelo ; Reis, Pedro. E-learning module on Schematic Approach to Lung Segmentation. 2013. https://www.iaea.org/resources/e-learning-course/schematic-approach-to-lung-segmentation.
Relatório
  1. Reis, Pedro; Gouveia, Luis Borges; Sérgio Sargo. 2019. Resultados e análise estatística dos experimentos realizados com os discentes do Ensino Superior da área de Ciências Informáticas: a prática metodológica da sala de aula invertida (flipped classroom).. https://tecnologiaredesesociedade.wordpress.com/.
  2. Reis, Pedro; Sobhan Vinjamuri; Maria Minerva P. Calimag ; Diana Paez ; Thomas Neil B. Pascual; Aaron Schcolnik Elias. 2018. E-Learning, E-Teaching, E-Accreditation at IAEA: A Consensus Report.
  3. Reis, Pedro; Carol Herbert; Soveacha Ros. 2011. NAHU QA of Human Health Educational Programmes (Report to IAEA: NAHU).
Resumo em conferência
  1. Reis, Pedro. "Emerging Issues in Instructional Design". Trabalho apresentado em 4th International Conference on ICT for Development, Education and Training, Dakar, 2009.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Experimento prático de uma aula sobre Diagramas de Classe (UML), com a utilização da metodologia da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom). 2018. Reis, Pedro; Luis Borges Gouveia; Sérgio Sargo. https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6596/1/RI_trs_05_2018.pdf.
  2. Introdução. Introdução, Editorial. 2011. Reis, Pedro; Fátima Silva. http://cibertextualidades.ufp.edu.pt/numero-4-2010-1/ensino-e-educacao-a-distancia-conteudos.
  3. Introduction. Introdução, Editorial. 2011. Reis, Pedro; Fátima Silva.
  4. Em Busca da Autonomia da Aprendizagem em Francês – Língua Estrangeira: Contributos para a Educação no Século XXI (Rosa Bizarro). 2008. Reis, Pedro.
  5. Amor de Clarice (Rui Torres). 2006. Reis, Pedro.
  6. Repercussões do uso criativo das tecnologias digitais da comunicação no sistema literário: o caso da poesia intermediática electrónica. 2004. Reis, Pedro.
  7. Poesia e(m) computador. 2003. Reis, Pedro. http://www.ciberscopio.net.
  8. Fora de Campo. 1988. Reis, Pedro; Saguenail.
  9. Who's who (um olhar sobre a vida e a obra de António Nobre). 1988. Reis, Pedro; Regina Guimarães.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/09/26 Uso do KAHOOT e de Estratégia de Gamificação no Ensino Superior: Relato de Experiência da Aplicação do Peer Instruction como Metodologia de Ensino International Conference on Convergence in Information Science, Technology and Education
UFBA (Salvador da Bahia, Brasil)
2019/09/26 Aprender jogando: uso do Kahoot no ensino superior International Conference on Convergence in Information Science, Technology and Education
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
2019/03/12 A Sala de Aula Invertida num Cenário Potencial de Integração com a Wikipédia International Wiki Scientific Conference (IWSC)
Faculty of Arts and Humanities of the University of Port (porto, Portugal)
2017 E-Learning Courses at UFP-UV - Potential and Challenges. ICERI 2017 - 10th Annual International Conference of Education, Research and Innovation
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Sevilha, Espanha)
2017 How Learners and Faculty Rate Online Assessment Methods ICERI 2017 - 10th Annual International Conference of Education, Research and Innovation
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Sevilha, Espanha)
2015 Tecnologias educativas no Ensino à Distância Convençaõ Multidisciplinar de Educação: perspetivas sobre a Educação Especial
Município de Gondomar (Gondomar, Portugal)
2014 Intercultural Awareness in Language Learning EUFICCS - Portuguese NAtional Conference
EUFICCS project & UFP (Porto, Portugal)
2013 E-learning theories and practice Technical Meeting on Regional Networks for Education in Nuclear Technology
International Atomic Energy Agency | Department of Nuclear Energy | Nuclear Knowledge Management Section (Viena, Áustria)
2013 O papel das gravações Educ@st na metodologia do e-Learning na UFP-UV Jornadas FCCN 2013
Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) (Aveiro, Portugal)
2012 Desafios colocados pelas TIC às práticas pedagógicas Ciência / Humanidades / Tecnologia
Provedoria da Cultura da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2012 Ensino à Distância: metodologias e recursos Literacia Digital e E-Learning: Investigação e Experiências
Universidade Aberta e Universidade Fernando Pessoa (Ponte de Lima , Portugal)
2012 Apresentação de Caso – UFP-UV (Universidade Fernando Pessoa - Universidade Virtual) Fórum “Tecnologias na Educação e Formação Profissional” - Workshop “eLearning em acção”
Novabase/Blackboard (Lisboa, Portugal)
2012 Videopoesia – produção poética híbrida em língua portuguesa Colóquio "Poesia experimental. Materialidades e representações digitais"
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2011 Cultura e Educação “Quando falamos de cultura de que é que falamos?”
Provedoria da Cultura - Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2010 A integração de uma sala de aula virtual (Elluminate) num Sistema de Gestão da Aprendizagem (Sakai) 1º Wokshop em Ciências da Informação da UFP
Coordenação em Ciências da Informação da UFP (Porto, Portugal)
2010 Inovação vs Tradição na Educação – O Papel das Teconologias Educativas I Congresso Internacional de Homenagem a Fabergé - O Ovo nos Discursos da Arte, da Ciência e da Cultura
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2010 Possibilidades da plataforma Sakai 2.7: experiências docentes Jornada Campus Virtual UCM - Campus Virtual crece: oportunidades en el EEES y retos para la UCM
Universidad Complutense Madrid - Campus Virtual (Madrid, Espanha)
2010 Freeware Authoring Tools for e-Content – Current Experience 9th European Conference on e-Learning
Academic Conferences International (Porto, Portugal)
2009 Collaborative learning in Higher Education – the use of wikis in language classes 15th International Conference on Technology Supported Learning and Training,
ICWE (Berlim, Alemanha)
2009 Experiência de e-learning da Universidade Fernando Pessoa Workshop Encontros da Lusofonia
Associação Portuguesa de Imprensa (Lisboa , Portugal)
2009 Plataforma de eLearning Sakai Workshop Plataformas e Ferramentas de suporte à formação e ao elearning
Instituto do Emprego e Formação Profissional (Lisboa, Portugal)
2009 Emerging Issues in Instructional Design 4th International Conference on ICT for Development, Education and Training An Annual Event for Developing eLearning Capacities in Africa
ICWE (Dakar, Senegal)
2008 Alletsator – o retomar da viagem: sintetizador poético, ciberdrama e hipermédia Colóquio Ciberdramaturgia, Hipermédia e Ciberteatro
CECLICO (Porto, Portugal)
2008 Comparatismo - Estado da Arte e Desafios para o Futuro Da Convivência Científica à Interdisciplinaridade
Grupo de Estudos de Cultura, Média, Linguagem e Hipermédia do CECLICO/UFP (Porto, Portugal)
2007 E-learning et FOS: projets et enjeux Seminário de Francés de los Negocios
Universidad de Santiago de Compostela – Departamento de Filología Francesa e Italiana (Santiago de Compostela , Espanha)
2007 Innovative Methodologies for Language Learning ICT for Language Learning International Conference
Universidade Florença (Florença, Itália)
2007 Remediating experimental poetry, a case for digital poetry/AlletSator - A Window on the Future International Conference - Re-Mediating Literature
Utrecht University - Department Of Literary Studies (Utrecht, Países Baixos)
2007 Qualidade de expressão na comunicação oral Rádios Universitárias: que futuro?
Escola Profissional de Comércio Externo (Maia, Portugal)
2007 Alletsator – o retomar da viagem: de ciberdrama a hipermédia I Colóquio Internacional de Ciberliteratura, PUC-São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2006 Poesia experimental portuguesa revisitada – a “poesia (re)encontrada” de António Aragão Colóquio sobre Poesia Experimental - Diálogos a partir de Joan Brossa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2005 Projecto de e-learning para a aprendizagem de línguas Evento de ensino virtual e e-learning
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2005 Media digitais: novos terrenos para a expansão da textualidade Alletsator 2.01 XPTO, uma ópera electrónica: apresentação e debate
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
2002 Ciberliteratura - Criatividade e Novas Tecnologias Colóquio Criatividade e Novas Tecnologias
Fundação Calouste Gulbenkian (Valença, Portugal)
2001 Poesia e(m) computador IV Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada
Associação Portuguesa de Literatura Comparada (Évora, Portugal)
2000 Tecnologias e novas formas de poesia III Seminário Internacional Lusografias
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
1999 O sentido heurístico da produção poética – da poesia visual à poesia animada por computador Congresso Internacional de Literatura, Cinema e Outras Artes
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
1998 Manhã submersa – o romance e o filme Colóquio Literatura e Cinema
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
1996 Toward a Poetics of Intermedia Texts, Exemplified by the Case of Concrete Poetry 4th International Association of Word & Image Studies Conference
International Association of Word & Image Studies (Dublin, Irlanda)
1995 Reflections on the Generic Problem of Concrete Poetry International Conference – Interart Studies: New Perspectives
Universidade de Lund (Lund, Suécia)
1995 Concrete Poetry: A Generic Perspective simpósio Experimental, Visual & Concrete Poetry, since 1960
Yale University (New Haven, Estados Unidos)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Team-based learning (TBL) in health professional training | Aprendizagem baseada em equipe (TBL) na formação profissional em saúde.
Coorientador
PhD in Information Sciences (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 - 2024/05/22 M-learning as a modality used in teacher training. Study of Cruzeiro do Sul Educacional's virtual learning environment for teacher training and its application in elementary education | M-learning como modalidade utilizada na formação de professores. Estudo do ambiente virtual de aprendizagem da Cruzeiro do Sul Educacional para formação docente e sua aplicação no Ensino Básico.
Coorientador
PhD in Information Sciences (Doutoramento)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2019/07/01 - 2023/02 Digital games as a teaching method: a proposal for a game model for teaching journalism | Jogos digitais como método de ensino: uma proposta de modelo de jogo para o ensino do jornalismo
Coorientador
PhD in Information Sciences (Doutoramento)
2016/09/01 - 2020/03/16 The b-learning proposal of the flipped classroom: potentialities and challenges in the context of Higher Education | A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino Superior
Coorientador
PhD in Information Sciences (Doutoramento)
2016/09/01 - 2018/07/31 Autonomy in the Transmission of Knowledge - Perspectives from Distance Education | Autonomia na Comunicação do Conhecimento - Perspetivas pela Educação à Distância
Orientador
Teaching and Education Management | Docência e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016/09/01 - 2018/07/31 Educational management: a study into the application of blended learning in postgraduate courses | Gestão educacional: um estudo para aplicação do blended learning em cursos de pós-graduação
Orientador
Teaching and Education Management | Docência e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016/09/01 - 2018/07/31 The Impact of Media and New Technologies on the School Performance of Students in Grades 6 to 9: A Case Study at the Municipal School of Early Childhood and Elementary Education | O Impacto das Midias e das Novas Tecnologias no Desempenho Escolar dos Alunos do 6o ao 9o Ano do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental
Orientador
Teaching and Education Management | Docência e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014/09/01 - 2016/07/31 Distance Higher Education in Social Work in Contemporary Brazil | O Ensino Superior à Distância de Serviço Social no Brasil Contemporâneo
Orientador
Teaching and Education Management | Docência e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014/09/01 - 2015/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013/09/01 - 2015/07/31 The use of Information and Communication Technologies in Higher Education: the impact on the teaching and learning process | O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem
Orientador
Teaching and Education Management | Docência e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013/09/01 - 2014/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013/09/01 - 2014/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013/09/01 - 2014/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2013/09/01 - 2014/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/09/01 - 2013/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/09/01 - 2013/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012/09/01 - 2013/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09/01 - 2012/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09/01 - 2012/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011/09/01 - 2012/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 - 2012 Artigos para Wikipedia - 20 biografias de atletas e ex-atletas
Coorientador
2010/09/01 - 2011/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
Programação de Aplicações Web (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010/09/01 - 2011/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
Programação de Aplicações Web (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Análise dos Fatores Internos e Externos Capazes de Influenciar a Liderança em Empreendimentos de Biotecnologia Portugueses: Um Estudo Exploratório
Coorientador
Mestrado em Criatividade e Inovação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Desafios para o futuro do e-learning - Uma abordagem às tecnologias educativas: ferramentas de autoria, conteúdos digitais e salas virtuais
Orientador
Mestrado em Cultura, Literatura e Hipermédia (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Acessibilidade em soluções de e-learning - Abordagem analítica a Elluminate, Sakai e Xerte
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09/01 - 2010/07/31 Desenvolvimento de conteúdos educativos digitais
Orientador
Programação de Aplicações Web (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09/01 - 2010/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Coorientador
e-elarning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09/01 - 2010/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-learning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09/01 - 2010/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Coorientador
e-learning (Outra)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/09/01 - 2010/07/31 Development of digital content for e-learning | Desenvolvimento de conteúdos digitais para e-elearning
Orientador
e-elearning (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 O Campo na Literatura Portuguesa no século XIX
Orientador
Mestrado em Literatura (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 A Web Social nas Empresas – A imparável revolução digital e o seu impacto nas empresas
Orientador
Mestrado em Ciências Empresariais (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 - 2007 Timor – As entrelinhas de uma causa
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 A juventude e o Cinema nos EUA - dos anos 60 aos anos 80
Orientador
Ciências da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 - 2006 Bonjour Tristesse: duas leituras
Orientador
Mestrado em Literatura (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/10/16 - 2024/10/16 Webinar- ARBR Clinical Radiobiology E-Learning Course Launch. The new clinical radiobiology course is designed to cover all fundamental principles of radiation biology relevant to the clinical practice involving the use of ionising radiation and would be used as a supplement to the radiation oncology training programs. The course intends to bridge radiobiology knowledge gaps and address disparities in education, leveraging on the current e-learning technologies to create accessible educational modules for professionals worldwide. Webinar- ARBR Clinical Radiobiology E-Learning Course Launch
International Atomic Energy Agency - Division of Human Health, Áustria
2018/04/19 - 2018/04/20 Congresso Internacional sobre Primeira Guerra Mundial - Centenário da Batalha de La Lys
Congresso
Congresso Internacional sobre Primeira Guerra Mundial - Centenário da Batalha de La Lys
UFP / IDN, Portugal
2014 - 2014 Dias da Investigação na UFP
Seminário
Dias da Investigação na UFP
Gabinete de Relações Internacionais - Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Universidade Fernando Pessoa), Portugal
2013 - 2013 IV Colóquio Internacional Doutorandos(as) CES da Universiadade Coimbra
Seminário
IV Colóquio Internacional Doutorandos(as) CES da Universiadade Coimbra
CES da Universiadade Coimbra, Portugal
2012 - 2012 Ciência / Humanidades / Tecnologia
Simpósio
Ciência / Humanidades / Tecnologia
Provedoria da Cultura da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Quando falamos de cultura de que é que falamos?
Encontro
Quando falamos de cultura de que é que falamos?
Provedoria da Cultura da Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 Open Access Week @ Universidade Fernando Pessoa
Conferência
Open Access Week @ Universidade Fernando Pessoa
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 I Congresso Internacional de Homenagem a Fabergé - o Ovo nos Discursos da Arte, Ciência e Cultura
Congresso
I Congresso Internacional de Homenagem a Fabergé - o Ovo nos Discursos da Arte, Ciência e Cultura
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 - 2010 9th European Conference on e-Learning
Congresso
9th European Conference on e-Learning
Academic Conferences International (ACI), Portugal
2008 - 2008 III Jornadas de Publicidade e Comunicação
Conferência
III Jornadas de Publicidade e Comunicação
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008 - 2008 Melopeia de Afectos – Agustina Bessa-Luis – 60 anos de vida literária
Encontro
Melopeia de Afectos – Agustina Bessa-Luis – 60 anos de vida literária
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2007 - 2007 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Conferência
2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
AISTI (Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação), Portugal
2006 - 2006 Homenagem a Eugénio de Andrade
Encontro
Homenagem a Eugénio de Andrade
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (UFP), Portugal
2006 - 2006 Do impresso ao digital: narrativa, poesia e teatro e as cibertextualidades emergentes
Conferência
Do impresso ao digital: narrativa, poesia e teatro e as cibertextualidades emergentes
Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura, Portugal
2006 - 2006 Poesias experimentais: ontem e hoje
Encontro
Poesias experimentais: ontem e hoje
Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura, Portugal
2003 - 2003 Do texto ao hipertexto: a ciberliteratura em debate
Encontro
Do texto ao hipertexto: a ciberliteratura em debate
Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura, Portugal
1998 - 1998 Congresso Agustina Bessa-Luís - 50 anos de Vida Literária
Congresso
Congresso Agustina Bessa-Luís - 50 anos de Vida Literária
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1998 - 1998 Novos rumos da poesia animada por computador
Conferência
Novos rumos da poesia animada por computador
Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura, Portugal
1997 - 1997 A edição de textos electrónicos e literários em língua francesa
Conferência
A edição de textos electrónicos e literários em língua francesa
Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura, Portugal
1996 - 1996 Les textes électroniques en langue française
Conferência
Les textes électroniques en langue française
Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura, Portugal
1994 - 1994 1º Congresso Internacional sobre Miguel Torga
Congresso
1º Congresso Internacional sobre Miguel Torga
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 O Impacto das Midias e das Novas Tecnologias no Desempenho Escolar dos Alunos do 6o ao 9o Ano do Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Alex Sacramento de Pinho (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Gestão educacional: um estudo para aplicação do blended learning em cursos de pós-graduação Cristiano Lopes Carvalhaes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Autonomia na Comunicação do Conhecimento - Perspetivas pela Educação à Distância Ernane Ferreira Maciel (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Dificuldade de Aprendizagem: Uma Análise do Resultado de uma Intervenção Feita Através da Dança no Desempenho Académico e Motor Carolina Rondon de Moraes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 A Contribuição da Educação Física no Processo de Ensino Aprendizagem da Matemática Básica no Ensino Fundamental Sílvia Cristiane Fogaça de Assis Chevarria (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Conscientização do Movimento e Aproximação: Estudo de caso realizado com Professores do 3º Ciclo em Escola Particular de Campos dos Goytacazes - RJ/Brasil Raphaela Carvalho Neto de Vasconcellos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Inserção das Artes Visuais como Instrumento Pedagógico no Desenvolvimento de Aprendizagens de Alunos com Deficiência Intelectual Luiza Sella (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 O Planejamento no Ensino da Educação Física Escolar: Desafios e Limitações Nilton Carvalho dos Santos Júnior (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 O Ensino-Aprendizagem no Ambiente Virtual: Como utilizar a Educação Digital para obter melhores resultados de aprendizagem no Ensino Básico e no Ensino Secundário Berenice Sanna Ferreira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 A Contribuição da Escola de Música Municipal Ângelo Afonso dos Santos na promoção do desenvolvimento biopsiocossocial Romulo Nojosa Filgueiras (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Processos de Retroação Digital na Página Impressa: Intensificação e Transformação da Experiência do Livro Sandra Sofia de Fonseca Bettencourt Pinto (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 "A Gestão Participativa na Reconstrução da Proposta Pedagógica de uma Escola Privada de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em São Luís, Maranhão, Brasil: Um Estudo de Caso" Gecylene Pavão Almeida de Castro (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 "A Gestão Escolar na Educação Alimentar dos Alunos do 5o Ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Município de Raposa, Maranhão, Brasil" Jenilce Pavao Almeida (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2018 Os Desafios da Gestão da Educação Ambiental no Âmbito do Ensino Formal em Miranda do Norte - Maranhão - Brasil, A Partir da Unidade de Educação Básica Francisco Carneiro de Sousa Valmira Carneiro Martins (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Literatura para a Infância no Processo de Alfabetização e Letramento: Em Escola Pública do Município de Contagem - MG/Brasil Maria do Rosário Gomes Leal (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2017 Pedagogia e Nativos Digitais: Implicações do Professor Contemporâneo Sulamita da Silva e Souza Fernandes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 O Ensino Superior à Distância de Serviço Social no Brasil Contemporâneo Rafael Mendonça Tavares (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2016 A Participação dos Alunos no Governo da Escola Pública: Potencialidades e Limites Ilda Gama Simões. (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem Sergio Francisco Sargo Ferreira Lopes (Mestrado)
2015 "As TIC na Motivação dos Alunos com Currículo Específico Individual" Gualdina Anastácio Oliveira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2015 "A Comunicação na Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais e na Gestão de Conflitos-Perceção da Comunidade Educativa" Isabel Cristina Marques David (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2014 Quinta das Flores / Conservatório - Escola de Artes, agrupamento, escolas protocoladas "ESTUDO ACERCA DA INTEGRAÇÃO NUM ÚNICO CAMPUS ESCOLAR DE UMA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA E DE UM CONSERVATÓRIO DE MÚSICA" Lúcio Manuel Fernandes de Oliveira Pratas (Mestrado)
2012 Acessibilidade em soluções de e-learning - Abordagem analítica de Elluminate, Sakai e Xerte Ana Luísa Oliveira Vieira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Educação por Projetos para a Transcriação Ambiental Catarina Maria Wermelinger Tavares Py (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Transformacion Creativa de Medios Publicitarios Convencionales, Estudio de un Caso Fredy Alberto Poveda Reyes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Encantos e Encontros Criativos do Sarau para a Conquista dos Leitores Jane Ayrão Lopes (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 A informática na construção criativa da aprendizagem Rita de Cassia Siqueira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2012 Ensino do Inglês, Tecnologias Web 2.O e Motivação: algumas propostas Ana Cristina da Silva Figueiredo (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2012 A Poesia Digital de André Vallias Maíra Borges Wiese (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Análise dos Fatores Internos e Externos Capazes de Influenciar a Liderança em Empreendimentos de Biotecnologia Portugueses: um Estudo Exploratório Ana Carolina Menezes de Brito Xavier Landuyt (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 Desafios para o futuro do e-learning - Uma abordagem às tecnologias educativas: ferramentas de autoria, conteúdos digitais e salas virtuais Isabel Maria Esteves Damião (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 Desenvolvimento de conteúdos educativos digitais Rui Silva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 Desenvolvimentos de conteúdos educativos digitais Sara Isabel Moreira Ferreira (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 A deficiência e a inclusão escolar Maria Helena Aranda Carona Canhoto (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 Desenvolvimentos de conteúdos educativos digitais Henrique Fernandes (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 As Viagens de Oriaca – A Remediação do Livro Infantil Pedro Augusto Ribeiro Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2010 A Web Social nas Empresas – A imparável revolução digital e o seu impacto nas empresas Fernando António Freitas Moreira (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2010 O Campo na Literatura Portuguesa no século XIX Maria Inês Falcão Porto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 Timor – As entrelinhas de uma causa Paula Cristina Mendes Costa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2007 Articulações textuais em meio digital Susana Maria Neves Sameiro da Costa (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 A escrita como produtora de conteúdos. Contributos para uma reflexão crítica sobre a criação em guionismo cinematográfico Inês d’Arrochella Lobo Oliveira Braga (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 A juventude e o Cinema nos EUA - dos anos 60 aos anos 80 Maria Orquídea Fontes dos Santos Paiva (Outro)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006 Bonjour Tristesse: duas leituras Joana Rico (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/01/01 - 2017/06/30 2017 ELO Conference, Festival and Exhibits - Electronic Literature: Affiliations, Communities, Translations Electronic Literature Organization (ELO)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2006/09/01 - Atual Cibertextualidades Edições UFP
2010/09/01 - 2011/09/01 Revista do Campus Universitário de Alegrete Urcamp
2009/09/01 - 2011/09/01 Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa Edições UFP

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009/10 - Atual Português para Estrangeiros I (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Português para Estrangeiros III (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Língua Estrangeira – Francês (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Língua Estrangeira – Português (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Culturas e Literaturas de Língua Francesa (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Aplicações da Criatividade em Inovação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Educação e Conhecimento à Distância (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Hiperficção e Narrativa em Rede (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Projeto Hipermédia (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Gramática da Comunicação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual e-formação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Metodologia e Projeto de Dissertação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual As TIC Aplicadas às Necessidades Educativas Especiais (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Educação, Leitura e Literacia da Informação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Comunicação Educacional para a Web (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Literatura e Outras Artes (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Aprendizagem e Investigação: Novas Metodologías (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Métodos e Técnicas de Comunicação (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Fundamentos da Reabilitação (TIC/NEE) (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2009/10 - Atual Elaboração de Relatórios (Outros) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2011 - 2011 Internship E-learning: modern and innovative school Especialização (Curso médio) Gabinete de Relações Internacionais (UFP), Portugal
2009 - 2009 Introdução à UFP-UV (Universidade Virtual) – Módulo 1 Especialização (Curso médio) CETESCA / UFP - Delegação Las Palmas (Gran Canária), Espanha
2008 - 2008 Introdução à UFP-UV (Universidade Virtual) – Módulo 1 Especialização (Curso médio) Gabinete de Recursos Humanos (UFP), Portugal
2008 - 2008 UFP-UV (Universidade Virtual): Actividades & Avaliação – Módulo 2 Especialização (Curso médio) Gabinete de Recursos Humanos (UFP), Portugal
2008 - 2008 UFP-UV (Universidade Virtual) – Colaboração e Projectos Especialização (Curso médio) Gabinete de Recursos Humanos (UFP), Portugal
2007 - 2007 Curso de Francês – nível intermédio (A2) Aperfeiçoamento (Curso médio) Gabinete Recursos Humanos (UFP), Portugal
2007 - 2007 Português para Estrangeiros – nível 1 (A1) Aperfeiçoamento (Curso médio) Gabinete de Relações Internacionais (UFP), Portugal
2001/09 - 2004/08 Língua Portuguesa III (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/09 - 2004/08 Francês Aplicado ao Comércio I (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/09 - 2004/08 Francês de Negócios I (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/09 - 2004/08 3ª Língua Estrangeira I – Francês (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/09 - 2004/08 Francês II (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/09 - 2004/08 Francês III (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/09 - 2004/08 Interpretação Simultânea e Consecutiva I (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/09 - 2004/08 Interpretação Simultânea e Consecutiva III (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2002/09 - 2003/07 Poesia Portuguesa ESMAE - Curso de Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/09 - 2002/07 Semiótica do Teatro ESMAE - Curso de Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
1998/09 - 2000/07 Língua e Literatura Portuguesa - Evolução e Didáctica da Língua Materna (Outros) Instituto Piaget, Portugal
Distinções

Outra distinção

2015 Top 20 e-Learning Excellence Awards 2015
Academic Conferences & Publishing International, Portugal
2011 Educ@st
Fundacao para a Computacao Cientifica Nacional, Portugal
2004 Praise | Louvor
Instituto de Contabilidade e Administração do Porto - Instituto Poitécnico do Porto, Portugal