???global.info.a_carregar???
José Filipe Costa is a filmmaker and lecturer. He holds a PhD degree from the Royal College of Art, London. His films include Linha Vermelha (Red Line, 2011), Entre Muros (In Between Walls, 2002), which he co-directed and the short fiction films O Caso J. (The Case of J., 2017), Domingo (Sunday, 2005) and A Rua (Outside, 2008). Some of his films have been selected for festivals such as Locarno, BFI-London, Hotdocs, Viennale and Cinema du Reel and have been screened at RTP, ARTE, canal Futura. He has been a lecturer at several academic institutions - for example IADE-Universidade Europeia, ESAD-Caldas da Rainha/Instituto Politécnico de Leiria, DocNomads/Universidade Lusófona, ESTA, Abrantes/Instituto Politécnico de Tomar and was Visitant Professor at Universidade do Estado do Rio de Janeiro in 2013-2014. Researcher at Instituto de História Contemporânea. He is the author of the book O cinema ao Poder! (Power to the cinema!) ed. LCV Edições / Nós por cá todos bem ¿ Associação cultural, 2015.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Filipe Moreira Costa

Nomes de citação

  • Costa, José Filipe

Identificadores de autor

Ciência ID
FB19-5B96-FD83
ORCID iD
0000-0001-8809-7801
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=228vffgAAAAJ&hl=pt-PT

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2012/03/01
Concluído
Moving Image (Doutoramento)
Royal College of Art, Reino Unido
"Cinema Forges the Event – Filmmaking and the Case of Thomas Harlan’s Torre Bela " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Passed without corrections
2001/09/01
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, Portugal
"Cinema Total: A experiência cinematográfica e os efeitos espectatoriais a partir da Filmologia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1993/06/01
Concluído
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2021/10/01 - 2022/01/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2015 - 2017 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Portugal
2012/09/01 - 2016/09/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015/09/01 - 2016/06/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2013 - 2015 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
2013/09/01 - 2014/02/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2007/01/01 - 2011/01/01 Teoria e estética do documentário-Theory and aesthetics of documentary cinema
PTDC/CCI/69746/2006
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. José Filipe Costa; Costa, José. "Que farei com este cinema? Da promoção do povo à captação de audiências". Trabalho apresentado em II Encontro Anual da AIM, Lisboa, 2012.
    Publicado
  2. Costa, José Filipe. "Espectros visuais do medo - Migrações de imagens de violência urbana do Brasil para Portugal". Trabalho apresentado em SOCINE, Rio de Janeiro, 2011.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Costa, José Filipe. "Le cinéma comme moteur de la révolution - Travestismes dans Torre Bela de Thomas Harlan", Le Journal de La Triennale - On ne reste pas au même endroit pour regarder une danse de masques, 2012, http://www.latriennale.org/fr/lejournal/ne-reste-pas-au-meme-endroit-pour-regarder-une-danse-de-masques.
  2. Costa, José Filipe. "• Recensão sobre Onde Jaz o Teu Sorriso? DVD e livro de Pedro Costa, Ed. Contracosta e Assírio & Alvim", Le Monde Diplomatique [Escritos do Mês], 2006
  3. Costa, José Filipe. "Recensão sobre A Imagem-movimento, cinema 1, Gilles Deleuze", Le Monde Diplomatique [Escritos do Mês], 2005
Artigo em revista
  1. Costa, José Filipe. "Sur écoute : les sons de la « mission filmique » de Thomas Harlan au Portugal". La Furia Humana, 39, Outubro 2020 39 (2020): http://www.lafuriaumana.it/index.php/73-lfu-39/959-jose-filipe-costa-sur-ecoute-les-sons-de-la-mission-filmique-de-thomas-harlan-au-portugal.
    Publicado
  2. Costa, José Filipe. "Em direcção à autoestrada do sul. Estrangeiros e nacionais em trânsito na Torre Bela". Ler História 67 (2014): 11-25. http://dx.doi.org/10.4000/lerhistoria.791.
    Publicado • 10.4000/lerhistoria.791
  3. Costa, José. "Just like a tractor or a shovel - acting for revolution in Torre Bela". La Furia Umana (2014):
    Publicado
  4. Costa, José Filipe. "When Cinema Forges the Event: The Case ofTorre Bela". Third Text 25 1 (2011): 105-116. http://dx.doi.org/10.1080/09528822.2011.545617.
    10.1080/09528822.2011.545617
  5. Costa, José. "Quando o cinema faz acontecer: o caso Torre Bela". Arquivos da Memória, Antropologia, Arte e Imagem, nº 5-6 (Nova série) 2009, 5-6 (2009):
  6. Costa, José Filipe. "O que aí vem, Nós Por Cá Todos Bem de Fernando Lopes". Docs.pt, revista portuguesa de documentário 2 (2005):
    Publicado
  7. Costa, José Filipe. "A grandiosa provocação total do cérebro - o corpo, a mente e o cinema segundo Eisenstein". Revista Tecnologia e Sociedade 1 (2005): https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2454/1573.
    Publicado
  8. Costa, José Filipe. "Outras imagens, outros olhares". Idade da Imagem 1 (2004):
    Publicado
  9. Costa, José Filipe. "A revolução de 74 pela imagem: entre o cinema e a televisão". Revista Observatório 2 (2000): www.bocc.ubi.pt/pag/costa-jose-filipe-revolucao-74-pela-imagem.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa, José Filipe. "Quando o cinema faz acontecer”". In Tradição e Reflexões: Contributos para a teoria e estética do documentário. Portugal, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Costa, José. O cinema ao poder! A revolução do 25 de Abril e as políticas de cinema entre 1974-1976 : os grupos, instituições, experiências e projectos. Portugal: LCV Edições / Nós por cá todos bem — Associação cultural. 2015.
    Publicado

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Costa, José Filipe; Uma Pedra no Sapato (Produtor); José Filipe Costa (Realizador). 2019. Prazer, Camaradas!.
  2. Costa, José Filipe; Uma Pedra no Sapato (Produtor); José Filipe Costa (Realizador). 2017. O Caso J..
  3. Costa, José Filipe; Terratreme (Produtor); José Filipe Costa (Realizador). 2011. Linha Vermelha. Alambique.
  4. Costa, José Filipe; David & Golias (Produtor); José Filipe Costa (Realizador). 2008. A Rua.
  5. Costa, José Filipe; Laranja Azul (Produtor); José Filipe Costa (Realizador). 2003. Entre Muros.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/10/27 O corpo do 25 de abril: a provocação e dramatização da memória no cinema III Encontro Internacional de História Oral Audiovisual do Cinema Português “Revisitar os anos 70/80 no Cinema Português”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
2021/02/21 Dramatizar o passado Encontro O Processo Criativo, Cineastas e Investigadores – sobre o Ofício do Cineasta
Universidade da Beira Interior (Portugal)
2019/05/10 The Case of J.: a double mise-en-scène The Creative Process in Portuguese Film: Materialities conference
King's College - BUSH HOUSE (Londres, Reino Unido)
2018/10/17 Filmar a memória da Revolução dos Cravos Seminario Contemporaneidad y transición: aproximaciones desde el sur de Europa, Centro Cultural La Corrala
Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
2016/10/26 Fitas na Rua: Rememorando os cinemas em Lisboa Palestra
Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, Brasil)
2015/06/04 Pesquisa e esboços para uma montagem teatral Workshop Arte, crítica e emancipação, org. Núcleo “Arte.Crítica.Política” - Grupo de Investigação em Teoria da Arte, Historiografia e Crítica (ArtTHC) do Instituto de História da Arte
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
2014/05/15 «Eu sou o monstro que vocês criaram» - O grande ausente de Noticias de Uma Guerra Particular (1999) IV ENCONTRO ANUAL DA AIM
Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2014/03/11 A l'écoute : 1975 / Em escuta: 1975 Colloque international Révolution et cinéma : l’exemple portugais
Institut national d'histoire de l'art (Paris, França)
2013/10/28 Unconfirmed Legends: From the Gray Area between Recorded and Remembered Culture Dok Leipzig
56th International Leipzig Festival for Documentary and Animated Film (Leipzig, Alemanha)
2013/02/27 Entre local e international appeal: o percurso de distribuição de Linha Vermelha (2011) V Simpósio Os cinemas dos países lusófonos
Caixa Cultural do Rio de Janeiro e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro , Portugal)
2013/02/27 Prolegómenos para uma história do público do cinema português II Seminário de Trabalho sobre Cinema Português, org. Grupo de Investigação Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais, CEIS 20
CEIS 20 - Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2012/10/05 Voltar ao local do “crime”, cinema e memória Palestra sobre o filme Linha Vermelha
Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2012/06/23 Filmmakers who are occupiers and occupiers who are actors. The memory of the April revolution in Torre Bela European Network for Cinema and Media Students The Lisbon Conference Time Networks: Screen Media and Memory
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
2012/05/10 Que farei com este público? Da promoção do povo à captação de audiências II Encontro AIM, Associação de Investigadores de Imagem em Movimento
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2012 A invenção do povo Colóquio Cinema Português Contemporâneo
Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)
2011/11/18 Apresentação sobre filme Torre Bela - Scenes of Class Struggle in Portugal Exibição do filme Torre Bela (1977)
School of Arts, University of London (Londres, Reino Unido)
2011/10/05 Migrações de imagens do real XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2011/06 When Cinema forges the event: the case of Torre Bela Les voies de la révolte : cinéma, images et révolutions dans les années 1960-1970
Musée du quai Branly (Paris, França)
2011/05/09 A realidade não é uma ficção: imagens de violência urbana na televisão e no cinema III Encontro Anual da AIM
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2010/10/05 Torre Bela: fantasmas do cinema de Abril 14º Encontro SOCINE, Sociedade de Estudos de Cinema e Audiovisual
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Portugal)
2010/01/22 Torre Bela: a research Lusophone Visual Cultures Conference
Centre for Iberian and Latin Amercian Visual Cultures, Birkbeck College, Univesity of London, Dep. Of Curating Contemporary Art, RCA, Dep. of Portuguese and Brazilian Studies, King’s College London, Institute for Germanic and Romance Studies (Londres, Reino Unido)
2001/09/14 Provocação total do cérebro: Eisenstein e a arquitectura actual das imagens em movimento II Congresso da SOPCOM - Rumos da Sociedade da Comunicação
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/01/01 - 2019/01/01 CINE.PT – Uma estratégia de promoção do cinema português
Orientador de José Afonso Urbano Moura de Sousa
Design (Mestrado)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2014 - 2015 Delivering a personal story to public: Searching for an effective way of inviting the audience into a personal story of the filmmaker
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2015 Romantic semantics
Orientador
DocNomads Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2015 To Practice Throwing Dice or To create something you didn’t really create
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2015 The Myth of the ‘Other’
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2014 - 2015 For what made me walk from my personal feeling to experience other people's lives
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013/01/01 - 2014/01/01 Representation of Self-Reflexivity in Documentary Film
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2014 About a healthy proximity with your documentary film characters
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2014 Reflexions on “The Lost Paradise”,
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2014 Dream Role, a symbolic autobiography about Lisbon’s young adults by using found Footage in an expressive associational montage
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2014 The paradox of loneliness in documentary films
Coorientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2014 Dealing with characters and self-reflexivity in Documentary
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2014 The representation of objects and dissolving memory in contemporary cinema
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2014 Relativity of Reality
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2014 The absent, behind the scenes of death through filming a funeral parlor
Orientador
DOC NOMADS Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD) in Documentary Filmmaking (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018/12/20 Criação fílmica partilhada entre uma personagem que realiza e uma realizadora que atua: o processo de construção de Rua dos Anjos Renata Christiane Ferraz (Doutoramento)
2017/03/21 António Zero
Arguente principal
Leonardo Mouramateus (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas Artes, , Portugal
2017/03/13 O Despertar Ficcional da História: o cinema como contracampo da historiografia
Arguente principal
Tomás Mancino von der Osten (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014/04/11 Abrir a História: a Imagem de Arquivo e o Movimento Desacelerado. Um estudo teórico-prático a partir dos filmes Natureza Morta e 48 Susana de Sousa Dias (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/02/03 - Atual Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image Instituto de Filosofia da Linguagem Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
2015/01/01 - Atual Doc On-line. Revista Digital de Cinema Documentário Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal) LabCom - Comunicação e Artes

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1998 - Atual APORDOC – Associação pelo Documentário Membro fundador
2018 - 2021 APR -Associação Portuguesa de Realizadores Secretário da Direção durante dois mandatos
2010/01/01 - 2016/01/01 AIM - Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento Vice-Presidente Conselho Fiscal
Distinções

Prémio

2019 Prémio Melhor Argumento Original XXV Edição do Festival Caminhos do Cinema Português para o filme Prazer, Camaradas!
Festival Caminhos do Cinema português, Portugal
2018 Júri popular Melhor Curta-Metragem de Ficção do Festival VER CINE 2018
Festival de Cinema da Baixada Fluminense, Brasil
2011 Prémio Melhor Longa Metragem Portuguesa - Festival IndieLisboa para o filme Linha Vermleha
IndieLisboa, Portugal