Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gil André da Silva Costa Nata
Nomes de citação
- Nata, Gil
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FC18-0E08-F615
- ORCID iD
- 0000-0002-4489-2384
Endereços de correio eletrónico
- gil.nata@gmail.com (Profissional)
- gilnata@utad.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 226079700 (Profissional)
- 259350524 Ext.: 4524 (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
- Quinta de Prados, 5000-801, Vila Real, Vila Real, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciie.fpce.up.pt/pt/cv/35 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008
Concluído
|
PhD in Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Cultural Difference and Democracy: the role of identity, citizenship, and tolerance in the minorities-majority relationship." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved by unanimity. The jury recommended the th |
2000
Concluído
|
Degree in Psychology (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Espelhos, estilos, e portas ou Rogers (1976) [Mirrors, styles, and doors or Rogers (1976)]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/06/01 - 2023/08/31 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2017/01/01 - 2019/12/31 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2007/09/03 - 2015/07/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - Atual | Integrated Member of CIIE | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/01 - 2019/12 | Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society | European Commission |
2012 - 2012 | O Peso Escondido das Desigualdades Sociais nos Rankings Escolares [The hidden weight of social inequalities in school rankings]
...
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Concluído
|
2011 - 2012 | RankDes — Rankings Escolares e Desigualdades
...
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas |
2003/01/01 - 2006/12/31 | CIDADANIA ACTIVA E TOLERÂNCIA FACE A GRUPOS MINORITÁRIOS: O PAPEL DA PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES, DA CONFIANÇA INTERPESSOAL
E DA PERCEPÇÃO DE AMEAÇA NA CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA
SFRH/BD/11410/2002
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/06/15 - Atual | Equitable Schools: uncovering the distinctive features of schools that systematically diminish educational inequalities in
the Portuguese Context
CEECIND/00646/2018
Investigador Auxiliar na FPCEUP (CEEC da FCT: CEECIND/00646/2018)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Em curso
|
2021/01/01 - 2024/06/30 | Equity through PISA: results and discourses
PTDC/CED-EDG/2124/2020
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/07/16 - 2022/07/15 | Grow up in border regions in Portugal: young people, educational pathways and agendas / Crescer em Regiões de Fronteira em
Portugal: jovens, percursos educativos e agendas
PTDC/CED-EDG/29943/2017
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018 | Invited speaker - Case study from Portugal: The (Class)rooms of glass from both sides | |
2018 | Invited speaker - Parenting and family support services across seven countries: An overview. | |
2016 | Invited speaker - Inflação e deflação de notas: questões metodológicas, dados e discussão sobre o seu significado. | |
2015 | Invited speaker - Social inequality in access to higher education: a tale of two stories. Grade inflation in private schools and the ineffectiveness of compensatory education | |
2015 | Invited speaker - Inflação de notas e o seu impacto no acesso ao Ensino Superior | |
2010 | Invited speaker - Minorias culturais e o sistema de justiça: factos e preconceitos | |
2008 | Invites speaker - Ciclo de vida e atitudes perante a vida | |
2006 | Invited speaker - Diferentes Concepções de Justiça na Relação com a Diferença |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - Atual | Bringing the world into the classroom: The development of global competence in elementary school
Coorientador
|
|
2017 - Atual | Rankings Educativos do Ensino Secundário e Desigualdade Social em Portugal e no Brasil
Coorientador
|
|
2015 - Atual | Sucessos e insucessos do Programa TEIP: uma análise com métodos mistos
Coorientador
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - Atual | Consultant on methodology and treatment of quantitative and qualitative data |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2017 - Atual | Trainer in Continuing Education |
Distinções
Outra distinção
2010 | Professor of the Year - Portucalense University |