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Francisco Monteiro started his musical studies as a pupil Helena Costa’s in Oporto, entering later the Music Conservatory where he achieved the Superior Piano Course with honor. He studied analysis and composition with Cândido Lima, Álvaro Salazar (Porto) and Gottfried Scholtz (Vienna – Austria), conducting with Jean-Claude Hartemann and piano interpretation with Marie-Françoise Bucquet (Paris). He is graduated by the Vienna’s Musik University - concert Diplom, class of Noel Flores - by the University of Coimbra – M.A. in Musicology, supervisor Gerard Doderer - and the University of Sheffield – Ph.D. on 20th-century music, supervisors George Nicholson and Peter Hill. His activity as a pianist includes solo and chamber presentations; he’s mainly devoted to the 20th century and to Portuguese music. He appeared as a pianist in "Oficina Musical", "Música Nova", "Grupo de Música Contemporânea de Lisboa" and directing the group "Síntese". Francisco Monteiro took part in Festivals in Italy, Colombia, Spain, Portugal, Slovania and made recitals in France, Austria, Italy, Belgium, Germany, Croacia, Brasil, USA and the U.K. He recorded several CDs, among them "Exposed on the cliffs of the heart" with solo piano music of Terry Winter Owens "Clotilde Rosa Piano Works" together with Anne Kaasa. Francisco Monteiro is also playing and arranging for a Tango band "La Ideal", with presentations in Portugal, Spain, Germany and Italy. He maintains a regular activity as a composer since 2001 with pieces for different chamber formations. Francisco Monteiro is Professor at the Polytechnic Institute of Porto - Portugal (School of Education). He's a senior researcher in INET - MD,. He coordinated a research project dedicated to the Critical Edition of Jorge Peixinho's Chamber Music, a project funded until 2013 by F.C.T. He's now dedicated to Artistic Research and Music Creation (performance, improvisation, composition, sound, drama and visual objects creation).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
FRANCISCO JOSÉ DIAS SANTOS BARBOSA MONTEIRO

Nomes de citação

  • Monteiro, Francisco

Identificadores de autor

Ciência ID
FC19-5E22-22D0
ORCID iD
0000-0002-9492-0208

Moradas

  • R, da Vigorosa 715, 4200-524, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2005
Concluído
Doutoramento artes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
"The Portuguese Darmstadt Generation. the Piano Music of the Portuguese Avant-garde" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003
Concluído
Ph.D. Music (Doktor (PhD))
The University of Sheffield, Reino Unido
"THe Portuguese Darmstadt Generation - the piano works." (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
1995
Concluído
Mestrado em Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"INterpretação e Educação Musical" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1985
Concluído
Konzertfach - Klavier (Licence)
Universität für Musik und darstellende Kunst Wien, Áustria
---
1977
Concluído
Curso Superior de Piano (Bacharelato)
Conservatório de Música do Porto, Portugal
19
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
1998/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1990/09/01 - Atual Assistente (Docente Universitário) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2018 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2016 - 2017 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2016 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2015 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2004/01/01 - 2008/01/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/04/03 - 2024/11/28 TransVariations – Music beyond the limits of time and technology
00000
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Norges teknisk-naturvitenskapelige universitet, Noruega
EEA Grants
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2018/11/26 - 2021/11/25 Experimentação em música na cultura portuguesa: História, contextos e práticas nos séculos XX e XXI
PTDC/ART-PER/31380/2017
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/11 - 2021/11 xperimus: Experimentation im Music in Portuguese Culture
POCI-01-0145-FEDER-031380
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2016/07/04 - 2019/12/31 Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/01 - 2017/12 Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2012/03/01 - 2015/08/31 Promover a inclusão social através do envolvimento com a música - o projecto Orquestra Geração
PTDC/CPE-CED/120596/2010
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03/01 - 2014/02/28 Jorge Peixinho - Edição Crítica das obras de Câmara
PTDC/EAT-MMU/113714/2009
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lambert, Maria de Fátima; Monteiro, Francisco. "Salette Tavares: musicalidade e visualidade das palavras no espaço-tempo". Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade 5 8 (2023): 31-54. http://dx.doi.org/10.21814/2i.4868.
    10.21814/2i.4868
  2. Alfonso Benetti; Francisco Monteiro. "The Piano in the Portuguese Experimental Music Scene: Approaches, Contexts, and Practices". Contemporary Music Review (2023): https://doi.org/10.1080/07494467.2023.2243101.
    10.1080/07494467.2023.2243101
  3. Francisco Monteiro. "A obra de câmara de Jorge Peixinho". Revista Música 18 1 (2018): 25-46. https://doi.org/10.11606/rm.v18i1.147134.
    Publicado • 10.11606/rm.v18i1.147134
  4. Monteiro, Francisco; Correia, Jorge Salgado; Dalagna, Gilvano; Benetti, Alfonso; Monteiro, Francisco. "When is research Artistic Research?". Cahiers of Artistic Research 1 (2018): https://ria.ua.pt/bitstream/10773/24282/3/Cahier1When%20is%20research%20artistic%20research_.pdf.
Capítulo de livro
  1. Monteiro, Francisco. "Clotilde Rosa: entre a pessoa e a vanguardista". In Musas em Ação . Personalidades, edeias e obras I, editado por Alves de Sá, Maria de Fátima; Monteiro, Hugo. Porto, Portugal: U.Porto press., 2022.
    Publicado
  2. Monteiro, Francisco. "Do Silêncio". In PROCURA DA SUPERFÍCIE CORPO, ARTES E [IN]VISIBILIDADE, editado por Hugo Monteiro; Maria de Fátima Lambert, 11-20. Porto, Portugal: P.PORTO - Escola SUperior de Educação, 2022.
    Publicado
  3. Monteiro, Francisco. "Fados, Tangos e outros Encantos: Identidades e Desenvolvimentos Musicais no Património dos Séculos XIX e XX Português e Sul-americano". In Geografias culturais da música do som e do silêncio, editado por Azevedo, Ana Francisca de; Furlanetto, Beatriz Helena; Augusto, Carlos Alberto; Duarte, Miguel Bandeira. Universidade do Minho. Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), 2021.
    Publicado
  4. Monteiro, Francisco. "Performance and music creation". In Performance Analysis: a bridge between theory and interpretation, editado por Madalena Soveral; Zurletti, S.. Reino Unido: Cambridge Schoolars Publishing, 2019.
    Publicado
  5. Monteiro, Francisco. "Tocando num grupo de tango: um projeto de Investigação a partir da Prática". In PERFORMA 17 Proceedings of the International Conference on Music Performance, editado por Correia, Jorge Salgado; Hiney, Aoife; Foletto, Clarissa; Benetti, Alfonso; Dalagna, Gilvano, 111-122. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2019.
    Publicado
  6. Monteiro, Francisco. "Performance Analysis: A Bridge between Theory and Interpretation". In Performance Analysis: A Bridge between Theory and Interpretation, editado por Madalena Soveral; Zurletti, S.. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2018.
    Publicado
  7. Monteiro, Francisco. "Tango Argentino e Música de Câmara Erudita: Estilos, Contextos e Performance, em Deslocação". In Geografias Culturais da Música. Braga, 2018.
  8. Monteiro, Francisco. "Low Cost, Low Tech – composing music with eletroacoustic means, not being an eletroacoustic composer". 2015.
  9. Monteiro, Francisco. "Jorge Peixinho: Towards an Ethics of the Avant-garde". CSEM; Gudrun Schröder Verlag, 2015.
  10. Monteiro, Francisco. "À procura do primeiro "Lov"". In Mémoires... Miroirs. Conferências do Simpósio Internacional Jorge Peixinho. 2012.
  11. Monteiro, Francisco. "Virtuosity: Some (quasi phenomenological) thoughts". 2007.
Livro
  1. Benetti, Alfonso; Monteiro, Francisco. In Black and White: Artistic Research perspectives on piano studies. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing. 2021.
    Aceite para publicação
  2. Benetti, Alfonso; Monteiro, Francisco; Correia, Jorge Salgado. Proceedings of research hands on piano: International Conference on Music Performance. UA Editora. 2019.
  3. Benetti, Alfonso; Monteiro, Francisco; Correia, Jorge Salgado. Abstracts of the Research Hands on PIANO: International Conference on Music Performance. UA Editora. 2018.
  4. Monteiro, Francisco. Interpretação Musical – teoria e prática. 2007.
Resumo em conferência
  1. Monteiro, Francisco. "Francisco Monteiro: 5 peças para 4 flautas (recital conferência)". 2017.
Tese / Dissertação
  1. Meneses, Francisco Pessanha de. "Espaço espanto : para um estudo sobre O Gebo e a Sombra (1966)". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10316/20489.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Monteiro, Francisco. ArGenteGadoGente - paisagem sonora. Abri os olhos e não havia nada /Ho aperto gli occhi e non c’era niente Centro de Cultura Politécnico do Porto Exposição Residência Senhora da Peneda, 2024.
  2. Monteiro, Francisco; COnceição Gonçalves - texto. Nas VIelas Estreitas de Lisboa - Fado. 2024.
  3. Monteiro, Francisco. Canções Simples. 2023.
  4. Monteiro, Francisco. Hino do Sisterp. 2022.
  5. Monteiro, Francisco. Leiter. 2022.
  6. Monteiro, Francisco. 5782. 2022.
  7. Monteiro, Francisco. Parafrase a Oulman. 2021.
  8. Monteiro, Francisco. Entrada e Fantasia. 2021.
  9. Monteiro, Francisco; Mezena, Hugo. "A Praça, o tambor" - Melodrama para voz falada, piano e meios eletroacústicos. 2020.
  10. Monteiro, Francisco. SOS 120. Bienal Internacional de Cerveira, 2020.
  11. Monteiro, Francisco. Paráfrase sobre o fado "Tive um coração, perdi-o". 2020.
  12. Monteiro, Francisco. "Ouve, mãe" - Canção para voz e piano sobre texto de Vasco de Lima Couto. 2020.
  13. Monteiro, Francisco. Amatia xperimus. 2019.
  14. Monteiro, Francisco; Anónimo. 3 Modinhas a uma preta - Arranjo. 2019.
  15. Monteiro, Francisco. O Arqueólogo J. 2018.
  16. Monteiro, Francisco. O Assassino F. 2018.
  17. Monteiro, Francisco. O Ator B. 2018.
  18. Monteiro, Francisco. O Conferencista I. 2018.
  19. Monteiro, Francisco. O Datilógrafo G. 2018.
  20. Monteiro, Francisco. O Filósofo E. 2018.
  21. Monteiro, Francisco. O Romancista H. 2018.
  22. Monteiro, Francisco. O Secretário D. 2018.
  23. Monteiro, Francisco. 8. 2018.
Gravação áudio
  1. Monteiro, Francisco; Traços inquietos (Produtor). 2019. "O Arqueólogo J". In Histórias.
  2. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Assassino F". In Histórias.
  3. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Ator B". In Histórias.
  4. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Conferencista I". In Histórias.
  5. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Dactilógrafo G". In Histórias.
  6. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Historiador C". In Histórias.
  7. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Intelectual K". In Histórias.
  8. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Monarca A". In Histórias.
  9. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Pianista M". In Histórias.
  10. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Psicólogo L". In Histórias.
  11. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Romancista H". In Histórias.
  12. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Secretário D". In Histórias.
  13. Monteiro, Francisco; Traços Inquietos (Produtor). 2019. "O Filósofo E". In Histórias.
Interpretação artística
  1. 2018. Terry Winter Owens: Fox Fire. Youtube.
Interpretação musical
  1. Soy tango - espectáculo de música e dança. 2024.
    Instrumentista
  2. Fado de Jesus Urbano Escoto. 2020.
    Instrumentista
  3. FADINHO LIRÓ de Francisco Baía. 2020.
    Instrumentista
  4. TANGO (compositor desconhecido). 2020.
    Instrumentista
  5. MOZAMBIQUE, TANGO de Eduardo López Juarranz (1869). 2020.
    Instrumentista
  6. FADO DA FIGUEIRA DA FOZ - Cantos Populares 12 Fados para Piano. 2020.
    Instrumentista
  7. 3 Modinhas a uma preta. 2019.
    Instrumentista
  8. Tehilim I for piano composer: Francisco Monteiro. 2018.
    Instrumentista
  9. TEHILIM II for piano composer: Francisco Monteiro. 2018.
    Instrumentista

Outros

Outra produção
  1. O aparecimento da vanguarda em Portugal – para um estudo da música portuguesa entre 1958 e 1965. Este trabalho, realizado no âmbito de uma tese de Doutoramento sobre música Portuguesa contemporânea, pretende dar a conhecer a forma como a vanguarda foi recebida e compreendida em Portugal. Baseando-se essencialmente no estudo de programas de concertos, recensões e críticas de periódicos, estudos socio- culturais posteriores e entrevistas com participantes, pretende ser um contributo para o estu. 2003. Monteiro, Francisco José. http://hdl.handle.net/10400.22/3142.
  2. Música nova, Vanguarda e Darmstadt: para a compreensão de uma estética musical. Neste artigo, a chamada "vanguarda histórica" é perspectivada a partir de alguns dos seus paradigmas. Os movimentos sociais e nacionalistas bem como os fenómenos políticos do pós-guerra são enquadrados para uma abordagem de questões como o fim da tonalidade, a modernidade e vanguarda, o dodecafonismo, a experimentação ou o determinismo e a música electrónica . A história de Darmstadt e tudo o que. 2001. Monteiro, Francisco José. http://hdl.handle.net/10400.22/3147.
  3. Interpretação musical: princípios semiológicos para a compreensão da obra musical enquanto objecto de interpretação. O estudo que aqui se propõe parte da necessidade de conceber formas de análise musical que possam ser úteis não só num conhecimento e compreensão como, em especial , numa interpretação musical Seguindo os pressupostos delineados por Molino e Nattiez, compreende e explora-os perspectivando o fenómeno musical nas três dimensões: poética, estésica e nível neutro. No entanto, não se limita a um reflex. 1999. Monteiro, Francisco. http://hdl.handle.net/10400.22/3120.