???global.info.a_carregar???
Patrícia Dias is Assistant Professor of the Faculty of Human Sciences (FCH) at the Universidade Católica Portuguesa (UCP), where she coordinates de Post-graduate course Social Brands – Communication and Marketing in the Digital Environment. She is a member of the Executive Board of the Research Centre on Peoples and Cultures (CEPCEP), integrated researcher at the Research Centre for Communication and Culture (CECC), and collaborator at the Católica Research Centre on Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W). Holding a PhD in Communication Sciences, her research interests are the use of digital media by children and families, mobile communication, digital marketing and communication strategies, and emergent technologies within the scope of the Internet of Things. She is the author of "Smarketing - How Mobile Marketing is Changing Portugal" (2020), "Living in the Digital Society" (2014) and of “The Mobile Phone and Daily Life” (2008). She was visiting scholar at the University of Navarra (Pamplona, Spain) in 2015 and at The Arctic University of Norway (Tromso, Norway) in 2019. She participates in several national and international research projects, such as EU Kids Online Portugal, "Young Children (0-8) and Digital Technologies", "0-3 DigiKids - The Use of Touchscreen Devices by Children up to 3 years old" and "The Online Safety of Children during COVID-19 Times". She is also a member of several COST Actions.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares

Nomes de citação

  • Dias, Patrícia

Identificadores de autor

Ciência ID
FE10-B528-DF32
ORCID iD
0000-0001-7948-4439

Endereços de correio eletrónico

  • pdias@ucp.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Católica Portuguesa. Palma de Cima, 1649-023, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2012
Concluído
Summer School on Methodologies for Research in Communication (Curso médio)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012
Concluído
Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"“Novos Media, Novas Marcas: A comunicação da marca corporate no contexto semiótico-cognitivo dos novos media”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (Summa cum Laude)
2007 - 2007
Concluído
Summer School on Culture and Conflict (Curso médio)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2003 - 2006
Concluído
Mestrado em Organizações, Comunicação e Novas Tecnologias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
""24 Horas sem Telemóvel: um Estudo McLuhaniano da Utilização do Telemóvel na Sociedade Contemporânea"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Summa cum Laude
2006
Concluído
Mestrado em Comunicação, Organização e Novas Tecnologias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
""24 Hours without Mobile Phone: a McLuhanian study on mobile phone use in contemporary society"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (Summa cum Laude)
1998 - 2003
Concluído
Comunicação Social, Variante Digital (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Projeto de Aplicação Pessoal "Escola Virtual de Danças de Salão"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2003
Concluído
Licenciatura em Comunicação Social e Cultural, Variante Digital (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2012/09/01 - 2013/10/31 Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2016/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2016/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2016/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2016/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2012/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2015/04/01 - 2016/02/28 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2004/03 - 2016/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2003/03/31 - 2015/03/31 Assistente (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2013 - 2015 Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2013 - 2015 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2007 - 2013 Assistente (Docente Universitário) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2012/03/01 - 2012/08/31 Assistente (Docente Universitário) Instituto Superior de Educação e Línguas, Portugal
2012/02 - 2012/08 Assistente (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
2004/03/01 - 2008/02/29 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/05/15 - Atual Membro da Comissão Diretiva e investigadora Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Portugal
2015/09/01 - 2016/03/31 Bolseira de investigação de pós-doutoramento Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2015 - 2015 Investigadora Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2008/09/01 - 2012/02/29 Bolseira de Doutoramento Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2008 - 2010 Investigadora Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2004/03 - 2008/08 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2007 investigadora Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2003/07/01 - 2004/03/31 Comunicação e Marketing Cestag/Novabase, Portugal
2003/03/01 - 2003/06/30 Estagiária TV Cabo, Portugal
2002/08/01 - 2003/02/28 Webdesigner Cestag/Novabase, Portugal
2002/07/01 - 2002/07/31 Jornalista estagiária Diário Digital, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/05/01 - 2024/12/31 European Civic Education Collaborative Network
3936de02-5b04-41b2-acb6-d537d2348086
Investigador responsável
Em curso
2020/12/01 - 2021/12/31 DIS/Connect - Individuals' Digital Disconnection
Investigador
2020/09/01 - 2021/08/31 CIJED - Competências de Informação para Jovens da Era Digital
CIJED
Investigador
Em curso
2014/09/01 - 2017/12/31 CEDAR – Consortium on Emerging Directions in Audience Research
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2022/12/31 Whole Child Development Leadership
não tem
Bolseiro de Investigação
Em curso
2019/01/01 - 2021/12/31 MEDICI – Mapping the Evolving Digital Inclusion Landscape to Support Cohesion and Integration
não tem
Investigador
Em curso
2019/01/01 - 2020/12/31 Use of touchscreen technology by 0-3 year old children: Parents’ and Early Childhood educators’ perspectives and practices (0-3 DigiKids)
FBR_OC1_04
Investigador responsável
Em curso
2019/01/01 - 2020/12/31 Cyber Chronix – A game to understand data protection rights and raise awareness on privacy risks
Investigador
Em curso
2019/01/01 - 2020/01/01 A Reputação Online de Jornalistas Portugueses com Presença Pessoal nos Media Sociais
não tem
Investigador responsável
Concluído
2017/01/01 - 2019/12/31 EU Kids Online Portugal
Investigador
Em curso
2017/01/01 - 2018/12/31 Participatory Media Education with Happy Onlife
Investigador
Concluído
2017/01/01 - 2017/06/30 Best Practices in Whole Child Development: Case studies from Portugal
não tem
Investigador
2011/09/01 - 2012/12/31 ComuniMedia – Mobilidade, Comunidade e Capital Social
[PTDC/CCI-COM/109887/2009]
Bolseiro de Investigação
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/09/01 - 2021/12/31 Perceptions and Future Practices of Early Childhood Educators and Primary Teachers about Digital Technologies
XXXX
Investigador Pós-doutorado
2020/04/01 - 2021/12/31 KiDiCoTi: a new study on kids' digital lives during COVID-19 lock-down
Investigador responsável
2020/01/01 - 2021/12/31 Tecnologias Digitais nos Jardins de Infância
XXX
Investigador Pós-doutorado
2019/01/01 - 2020/12/31 Tecnologias Digitais nos Jardins de Infância
não tem
Investigador responsável
Em curso
2017/06/01 - 2020/12/31 Smart(er) Cities – People, Technology and Living in the Future
Investigador
2018/09/01 - 2019/12/31 Flex – Flexibilidade do Trabalho em Portugal
Investigador responsável
2016/01/01 - 2019/12/31 hAPPy kids – Aplicações seguras e benéficas para as crianças
Investigador responsável
2016/01/01 - 2018/12/31 Media Discourses on IoToys and Young Children
não tem
Investigador
2015/01/01 - 2018/12/31 The Social Environment of Reading (WG3 E-READ)
não tem
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2015/01/01 - 2017/12/31 Young Children (0-8) and Digital Technologies
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tiago Neto; José Gabriel Andrade; Patrícia Dias; Isabel Martins. "Views on the pandemic: rereading the experience of the religious education of children and young people". Trabalho apresentado em IAMCR Nairobi 2021, Nairobi, 2021.
    Publicado
  2. Rita Brito; Patrícia Dias. "The tablet is my BFF: practices and perceptions of children under 8 years old and their families". Trabalho apresentado em Training School of COST Action IS1410, Braga, 2016.
    Publicado
  3. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares; Inês Teixeira-Botelho. "Is the second screen becoming the first? An exploratory study of emerging multi-screening practices". Trabalho apresentado em International Conferences on Interfaces and Human Computer Interaction 2014, Game and Entertainment Technologies 2014 and Computer Graphics, Visualization, Computer Vision and Image Processing 2014, Lisbon, 2014.
    Publicado
  4. Dias, P.; Teixeira-Botelho, I.. "Is the second screen becoming the first? An exploratory study of emerging multi-screening practices". 2014.
  5. Patrícia Dias; José Gabriel Andrade. "Social media and the [a]symmetries of public relations: exploring civic grass-roots movements in Portugal". Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional, Santiago de Compostela, 2013.
    Publicado
  6. Dias, Patrícia; José Gabriel Andrade. "Social Media and the [a]symmetries of Public Relations: Exploring civic grass-roots movements in Portugal". Trabalho apresentado em IBERCOM, Santiago de Compostela, 2013.
    Publicado
  7. Dias, Patrícia; Dias, Patrícia. "Branding and Contemporary Cognition: A semiotic approach to communication effectiveness". Trabalho apresentado em CICOM, Braga, 2013.
    Publicado
  8. Dias, Patrícia. "Corporate Image and Contemporary Cognition: Adequacy equals Success? Portuguese Case Study (2004-2008)". Trabalho apresentado em CICOM, Braga, 2010.
    Publicado
  9. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. "Web 2.0: tool for teaching or context for learning?". Trabalho apresentado em 8th European Conference on eLearning 2009, ECEL 2009, Bari, 2009.
    Publicado
  10. Dias, P.. "Web 2.0: Tool for teaching or context for learning?". 2009.
Artigo em jornal
  1. "Duarte, A. & Dias, P. (2021). TikTok: Usos e motivações entre adolescentes em Portugal. Chasqui – Revista Latinoamericana de Comunicación, 147. https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i147.4419", 2021
    https://doi.org/10.16921/chasqui.v1i147.4419
  2. "Ferreira, E., Marôpo, L., Delgado, C., Rodrigues, M. do R., Dias, P. & Torres, J. (2021). Digital practices, young people, and gender. First Monday, 26(12). https://doi.org/10.5210/fm.v26i12.11787", 2021
    https://doi.org/10.5210/fm.v26i12.11787
  3. Dias, Patrícia. "Dardanou, M.; Unstad, T., Brito, R., Dias, P., Fotakopoulou, O., Sakata, Y., O'Connor, J. (2020). Use of touchscreen technology by 0-3-year-old children: Parents’ practices and perspectives in Norway, Portugal and Japan. Journal of Early Childhood Literacy, 20(3). DOI: doi.org/10.1177/1468798420938445", 2020
    DOI: doi.org/10.1177/1468798420938445
  4. Dias, Patrícia. "Dias, P. & Brito, R. (2020). How families with young children are solving the dilemma between privacy and protection by building trust - A portrait from Portugal. Journal of Children and Media 14(1), pp. 56-73. https://doi.org/10.1080/17482798.2019.1694552", 2020
    https://doi.org/10.1080/17482798.2019.1694552
Artigo em revista
  1. Ana Jorge; Mehri Agai; Patrícia Dias; Leonor Cunha Vaz Martinho. "Growing out of overconnection: the process of dis/connecting among Norwegian and Portuguese teenagers". New Media and Society 26 11 (2024): 6779-6795. http://hdl.handle.net/10400.14/40767.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/14614448231159308
  2. Patrícia Dias; Leonor Martinho; Ana Jorge. "Digital Disconnection and Portuguese Youth: Motivations, Strategies, and Well-Being Outcomes". Comunicação e Sociedade (2023): https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4466.
    10.17231/comsoc.44(2023).4466
  3. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares; Maria Leonor Cunha Vaz Martinho; Ana Jorge. "Digital disconnection and Portuguese youth: motivations, strategies, and well-being outcomes". Comunicação e Sociedade 44 (2023): http://hdl.handle.net/10400.14/42499.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17231/COMSOC.44(2023).4466
  4. Patrícia Dias; Rita Brito. "The digital practices of Portuguese children (6-18) during Covid-19 lockdown". Observatorio (OBS*) 17 2 (2023): 298-320. http://hdl.handle.net/10400.14/42330.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15847/OBSOBS17220232055
  5. Beatrice Sciacca; Christine W. Trültzsch-Wijnen; Anca Velicu; Patricia Dias; Tijana Milosevic; Elisabeth Staksrud. "What changed during COVID-19? How the COVID-19 crisis changed parental perceptions and practices related to children's internet use in five European countries". International Journal of Communication 17 (2023): 6198-6221. http://hdl.handle.net/10400.14/43273.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Patrícia Dias; Alexandre Duarte. "TikTok Practices among Teenagers in Portugal: A Uses & Gratifications Approach". Journalism and Media (2022): https://doi.org/10.3390/journalmedia3040041.
    10.3390/journalmedia3040041
  7. Beatriz Pinto; Alexandre Duarte; Patrícia Dias. "La influencia de los YouTubers en los niños (8-12 años): actualidad y marcas". Doxa Comunicación. Revista Interdisciplinar de Estudios de Comunicación y Ciencias Sociales (2022): https://doi.org/10.31921/doxacom.n36a1638.
    10.31921/doxacom.n36a1638
  8. Priscila Krolow; Patrícia Dias. "Instagramable experiences at brunches in Lisbon: search for taste or likes?". Comunicação Pública 17 32 (2022): 1-24. http://hdl.handle.net/10400.14/45187.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34629/CPUBLICA.328
  9. Patrícia Dias; Alexandre Duarte. "How Portuguese adolescents relate to influencers and brands on TikTok". Journal of Digital and Social Media Marketing 10 1 (2022): 82-95. http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85133220961&partnerID=8YFLogxK.
    Publicado • 10.69554/vshw2788
  10. Patrícia Dias. "What are the characteristics of “good” apps for young children? Perceptions of industry stakeholders". Observatorio (OBS*) (2022): https://doi.org/10.15847/obsOBS16120221691.
    10.15847/obsOBS16120221691
  11. Patrícia Dias. "What are the characteristics of “good” apps for young children? Perceptions of industry stakeholders". Observatorio (OBS*) 16 1 (2022): 15-29. http://hdl.handle.net/10400.14/39492.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15847/obsobs16120221691
  12. Patrícia Dias; Rita Cavalheiro. "The role of storytelling in the creation of brand love: the PANDORA case". Journal of Brand Management (2022): https://doi.org/10.1057/s41262-021-00254-6.
    10.1057/s41262-021-00254-6
  13. Patrícia Dias; Raquel Tavares. "Gender Representation in TV Advertising for Children: Children’s perceptions and advertising literacy". Comunicação Mídia e Consumo (2021): https://doi.org/10.18568/cmc.v18i53.2386.
    10.18568/cmc.v18i53.2386
  14. Eduarda Ferreira; Lidia Marôpo; Catarina Delgado; Maria do Rosàrio Rodrigues; Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares; João Tinoco Torres. "Digital practices, young people, and gender". First Monday 26 12 (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/43403.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5210/fm.v26i12.11787
  15. Patrícia Dias; Rita Brito. "Criteria for selecting apps: Debating the perceptions of young children, parents and industry stakeholders". Computers & Education 165 (2021): 104134-104134. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104134.
    10.1016/j.compedu.2021.104134
  16. Rita Brito; Patrícia Dias. "“Which apps are good for my children?”: How the parents of young children select apps". International Journal of Child-Computer Interaction 26 (2020): 100188-100188. https://doi.org/10.1016/j.ijcci.2020.100188.
    10.1016/j.ijcci.2020.100188
  17. Maria Dardanou; Torstein Unstad; Rita Fernandes de Albuquerque Brito; Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares; Olga Fotakopoulou; Yoko Sakata; Jane O’Connor. "Use of touchscreen technology by 0–3-year-old children: parents’ practices and perspectives in Norway, Portugal and Japan". Journal of Early Childhood Literacy 20 3 (2020): 551-573. http://hdl.handle.net/10400.14/32798.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/1468798420938445
  18. José Gabriel Andrade; Patrícia Dias. "A phygital approach to cultural heritage: augmented reality at Regaleira". Virtual Archaeology Review (2020): https://doi.org/10.4995/var.2020.11663.
    10.4995/var.2020.11663
  19. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares; Rita Fernandes de Albuquerque Brito. "How families with young children are solving the dilemma between privacy and protection by building trust - a portrait from Portugal". Journal of Children and Media 14 1 (2020): 56-73. http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85075531327&partnerID=8YFLogxK.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/17482798.2019.1694552
  20. Patrícia Dias; Javier Serrano-Puche. "Multi-Needs for Multi-Screening: Practices, Motivations, and Attention Distribution". Palabra Clave (2019): https://doi.org/10.5294/pacla.2020.23.1.2.
    10.5294/pacla.2020.23.1.2
  21. Rita Brito; Patrícia Dias. "Technologies and children up to 8 years old: what changes in one year?". Observatorio (OBS*) 13 2 (2019): 68-86. http://hdl.handle.net/10400.14/32526.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15847/obsOBS13220191366
  22. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "Technologies and Children up to 8 years old: What changes in one year?". OBS – Observatório (2019):
  23. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "How Families with Young Children are Solving the Dilemma between Privacy and Protection by Building Trust – A portrait from Portugal". Journal of Children and Media (2019):
  24. Dias, Patrícia; Javier Serrano-Puche. "Multi-needs for Multi-screening: Practices, motivations and attention distribution". Palabra-Clave (2019):
  25. Rita Brito; Anca Velicu; Stephane Chaudron; Patrícia Dias; Bojana Lobe. "Parental concerns regarding young children and digital technology. An exploratory qualitative investigation in three European countries". Revista Româna de Sociologie 30 3/4 (2019): 239-256. http://hdl.handle.net/10400.14/32578.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Rita Brito; Patrícia Dias; Gabriela Oliveira. "Young children, digital media and smart toys: how perceptions shape adoption and domestication". British Journal of Educational Technology 49 5 (2018): 807-820. http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85053218658&partnerID=8YFLogxK.
    Publicado • 10.1111/bjet.12655
  27. Tijana Milosevic; Patricia Dias; Charles Mifsud; Christine W. Trueltzsch-Wijnen. "Media representation of children’s privacy in the context of the use of “smart” toys and commercial data collection". Medijske Studije 9 18 (2018): 6-26. http://hdl.handle.net/10400.14/32723.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20901/ms.9.18.1
  28. Liliana Dias; Patrícia Dias. "Beyond advertising narratives: Josefinas and their storytelling products". Anàlisi 58 (2018): 47-62. http://hdl.handle.net/10400.14/32722.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5565/rev/analisi.3118
  29. Dias, Patrícia; Dias, Liliana. "Beyond Advertising Narratives: Josefinas and their storytelling products". Anàlisi (2018):
  30. Dias, Patrícia; Brito, Rita; Oliveira, Gabriela. "Young children, digital media and smart toys: How perceptions shape adoption and domestication". British Journal of Educational Technology (2018):
  31. Dias, Patrícia; Kuzmikova, A.; Vogrincic Cepic, A.. "Reading Experience and the Impact of physical and social environment: A study of six focus groups". Library – Journal of Library and Information Science (2018):
  32. Dias, Patrícia; Milosevic, T.; Trültzsch-Wijnen, C.. "Media representations of children’s privacy in the context of use of ‘smart toys’ and commercial data collection". Medijke Studije Media Studies (2018):
  33. Rita Brito; Rita Francisco; Patrícia Dias; Stephane Chaudron; Dias, Patrícia; Brito, Rita; Francisco, Rita. "Family Dynamics in Digital Homes: The Role Played by Parental Mediation in Young Children’s Digital Practices Around 14 European Countries". Contemporary Family Therapy 39 4 (2017): 271-280. https://doi.org/10.1007/s10591-017-9431-0.
    10.1007/s10591-017-9431-0
  34. Rita Fernandes de Albuquerque Brito; Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. "Crianças até 8 anos e tecnologias digitais no lar: os pais como modelos, protetores, supervisores e companheiros". Observatorio (OBS*) 11 2 (2017): 72-90. http://hdl.handle.net/10400.14/33281.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15847/obsOBS11220171072
  35. Rita Brito; Patrícia Dias. "Digital technologies, learning and school: practices and perceptions of young children (under 8) and their parents". The Online Journal of New Horizons in Education 7 1 (2017): 64-76. http://hdl.handle.net/10400.14/33285.
    Acesso aberto • Publicado
  36. Kuzmicová, A.; Dias, P.; Vogrincic Cepic, A.; Albrechtslund, A.-M.B.; Casado, A.; Kotrla Topic, M.; Mínguez López, X.; Nilsson, S.K.; Teixeira-Botelho, I.. "Reading and company: Embodiment and social space in silent reading practices". Literacy (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028719151&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/lit.12131
  37. Brito, R.; Dias, P.; Dias, Patrícia; Brito, Rita. "Crianças até 8 anos e Tecnologias Digitais no Lar: Os pais como modelos, protetores, supervisores e companheiros". Observatorio 11 2 (2017): 72-90. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023185106&partnerID=MN8TOARS.
    10.15847/obsOBS11220171072
  38. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "Digital Technologies, Learning and School: Practices and Perceptions of Young Children (under 8) and their Parents". The Online Journal of New Horizons in Education (2017):
  39. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "Tecnologias Digitais, Aprendizagem e Escola: Práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais". REPPE – Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (2017):
  40. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "A participação ética de crianças com menos de 8 anos em investigação qualitativa". Edapeci – Volume Especial “Ética em Pesquisa em Contextos Educativos” (2017):
  41. Rita Brito; Patrícia Dias. "The participation of young children (under 8) in qualitative research". Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais 17 2 (2017): 16-29. http://hdl.handle.net/10400.14/33505.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29276/redapeci.2017.17.26516.16-29
  42. Rita Brito; Patrícia Dias. "Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais". Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino 1 1 (2017): 3-25. http://hdl.handle.net/10400.14/33590.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Soares, Fátima. "Motivations for Multi-screening: An exploratory study on motivations and gratifications". European Journal of Communication (2016): http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0267323116674111.
    10.1177/0267323116674111
  44. Soares, Fátima. "La tecnología digital, aprendizaje y educación; prácticas y percepciones de niños menores de 8 años y sus padres". Ensayos – Revista de la Facutad de Educación de Albacete (2016): http://www.revista.uclm.es/index.php/ensayos.
    10.18239/ensayos.v31i2.1001
  45. Dias, Patrícia; Soares, Fátima; Dias, Patrícia; Inês Teixeira-Botelho. "The TV needs a digital add-on: How multi-screening fosters engagement, social interaction and immersion". Dígitos – Revista de Comunicación Digital 24 (2016): XX-XX. http://goo.gl/7F1Epr.
    Publicado
  46. Dias, Patrícia; Soares, Fátima; Dias, Patrícia; Jorge, Ana. "Audience experiencing of emotions in the contemporary media landscape". Participations – International Journal of Audiences Research 13 1 (2016): http://www.participations.org/Volume%2013/Issue%201/S2/11.pdf.
    Aceite para publicação
  47. Dias, Patrícia. "Comunicação e Cognição na Era Digital". Povos e Culturas (2016):
  48. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. "Audience experiencing of emotions in the contemporary media landscape". Participations – International Journal of Audiences Research (2016): http://www.participations.org/Volume%2013/Issue%201/S2/11.pdf.
    Publicado
  49. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. "The TV needs a digital add-on: How multi-screening fosters engagement, social interaction and immersion". Dígitos – Revista de Comunicación Digital (2016): http://goo.gl/7F1Epr.
    Publicado
  50. Dias, Patrícia; Dias, Patrícia; Inês Teixeira-Botelho; Damásio, Manuel José; Henriques, Sara. "Participation and Satisfaction as Drivers for Human Action: M-internet and community life". Journal of Social Media Studies 21 1 (2015): 1-13. https://goo.gl/Hv2Yxr.
    Publicado • 10.15340/2147336621781
  51. Dias, Patrícia; Dias, Patrícia; Inês Teixeira-Botelho. "Multi-screening: Práticas e motivações". Comunicando 4 1 (2015): 163-183. http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20151229-multi.pdf.
    Publicado
  52. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. "Multi-screening: Práticas e motivações". Revista Comunicando (2015): http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20151229-multi.pdf.
    Publicado
  53. Dias, Patrícia. "From ‘infoxication’ to ‘infosaturation’: a theoretical overview of the cognitive and social effects of digital immersion". Ámbitos: Revista Internacional de Comunicación (2014):
  54. Patrícia Dias. "Comunicação e cognição na era digital". Povos e Culturas 18 (2014): 139-157. http://hdl.handle.net/10400.14/39586.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/povoseculturas.2014.8946
  55. Patrícia Dias. "From ‘infoxication’ to ‘infosaturation’: a theoretical overview of the cognitive and social effects of digital immersion". Ámbitos: Revista Internacional de Comunicación 24 (2014): http://hdl.handle.net/10400.14/14939.
    Acesso aberto • Publicado
  56. Dias, Patrícia; Inês Teixeira-Botelho; Henriques, Sara; Damásio, Manuel José; Dias, Patrícia. "Social activities and mobile internet diffusion: a search for the holy". International Journal of Mobile Media & Communication 1 3 (2013): 335-355. http://goo.gl/M9JY9U.
    Publicado • 10.1177/2050157913495690
  57. Dias, Patrícia; Dias, Patrícia; José Gabriel Andrade. "The Articulation of Massmedia and Social Media: Exploring civic movements in Portugal". Redes.com Revista de Estudios para el Desarrollo Social de la Comunicación 8 (2013): XX-XX. http://revista-redes.hospedagemdesites.ws/index.php/revista-redes/article/view/261.
    Publicado • 10.15213/redes.n8.p49
  58. Dias, Patrícia; Dias, Patrícia; José Gabriel Andrade. "The PR Pyramid: Social media and the new role of public relations in organizations". Revista Internacional de Relaciones Públicas 2 4 (2012): 11-30. http://revistarelacionespublicas.uma.es/index.php/revrrpp/article/view/120.
    Publicado
  59. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. "The PR Pyramid: Social media and the new role of public relations in organizations". Revista Internacional de Relaciones Públicas (2012): http://revistarelacionespublicas.uma.es/index.php/revrrpp/article/view/120.
    Publicado
  60. Patrícia Dias. "O impacto do telemóvel na sociedade contemporânea: panorama de investigação em ciências sociais". Comunicação & Cultura 3 (2007): 77-96. http://hdl.handle.net/10400.14/10379.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34632/comunicacaoecultura.2007.405
  61. Dias, Patrícia. ""O Impacto do Telemóvel na Sociedade Contemporânea: Panorama de Investigação em Ciências Sociais"". Comunicação e Cultura 3 3 (2007): 77-96.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Alexandre Duarte; Patrícia Dias. "Digital wellbeing in the workplace environment: definition, dimensions, strategies, and best practices". In Perspectives on workplace communication and well-being in hybrid work environments, 1-15. IGI Global Publishing, 2023.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-7353-5.ch001
  2. Patrícia Dias. "How to become a social brand". In Social brand management in a post Covid-19 era, 50-60. Taylor and Francis AS, 2023.
    Publicado • 10.4324/9781003382331-6
  3. José Gabriel Andrade; Patrícia Dias. "Brand Communication on Instagram During the COVID-19 Pandemic: The Portuguese Context". 2022.
    10.1007/978-3-031-04829-6_54
  4. Patrícia Dias; Filipe Resende; Inês Teixeira-Botelho. "Leading change in Fundão: attracting technologies, investments, and people". In Smarter cities Portugal: innovation incubators and public entrepreneurs in times of decentralization 9 case studies - Lisboa (3), Cascais (3), Mafra (2),Fundão (1). Universidade Católica Editora, 2022.
    Publicado
  5. Alexandre Duarte; Patrícia Dias. "Post-pandemic changes in the consumption habits of the Portuguese". In Pandemics and consumer behavior, 189-207. Nova Science Publishers, Inc., 2022.
    Publicado
  6. Rita Brito; Patricia Dias. "Pedagogical storytelling material for children regarding online safety: pilot study in kindergartens". In Research anthology on early childhood development and school transition in the digital era, 404-421. IGI Global Publishing, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-6684-7468-6.ch020
  7. Priscila Jaekel Krolow; Patrícia Dias; Sara Manuela Lopes Oliveira. "5". In Navigating digital communication and challenges for organizations, 76-92. IGI Global Publishing, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9790-3.ch005
  8. José Gabriel Andrade; Patrícia Dias. "3". In Em português: falar, viver e pensar no século XXI. Universidade Católica Editora, 2022.
    Publicado
  9. "Marôpo, L., Dias, P., Torres, J., Rodrigues, M.R. & Delgado, C. (2021). “Culturas Digitais, Crianças e Jovens: Contributos das Ciências da Comunicação para a Prática e Investigação em Educação”. Nobre, A., Mouraz, A. & Duarte, M. (orgs.) Portas que o digital abriu na investigação em educação. Lisboa: Universidade Aberta (pp. 106-130). https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.6". 2021.
    https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.6
  10. "Dias, P., & Andrade, J. G. (2021). Ser uma social brand: A importância de uma atividade empresarial socialmente responsável e sustentável. In F. Ilharco (Ed.), A sociedade do cuidado (pp. 266-273). Universidade Católica Editora.". 2021.
  11. "Dias, P, & Brito, R. (2021). Use of touchscreen technology by 0-3 year old children: Parents’ and Early Childhood educators’ perspectives and practices. In Dias, P. & Brito, R. (eds.), A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS TOUCHSCREEN POR CRIANÇAS ATÉ AOS 6 ANOS. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, pp. 36-59.". 2021.
  12. Rita Brito; Patrícia Dias. "11". In Connecting Disciplinary Literacy and Digital Storytelling in K-12 Education, 216-233. IGI Global Publishing, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-5770-9.ch011
  13. Patrícia Dias; Rita Brito. "“The tablet is my best friend”: practices and perceptions of young children and their parents". In Young children’s rights in a digital world: play, design and practice, 17-28. Springer, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-65916-5_2
  14. Patrícia Dias; José Gabriel Andrade. "Ser uma social brand: a importância de uma atividade empresarial socialmente responsável e sustentável". In A sociedade do cuidado: cuidar do outro, de si e do mundo no século XXI. Universidade Católica Editora, 2021.
    Publicado
  15. Dias, Patrícia. "Dias, P., & Brito, R. (2020). Pedagogical storytelling material for children regarding online safety: pilot study in kindergartens. In J. Tussey, Connecting Disciplinary Literacy and Digital Storytelling. IGI Global.". 2020.
  16. Dias, Patrícia. "Dias, P., & Brito, R. (2020). ¿The tablet is my best friend¿: practices and perceptions of young children and their parents. The digital in children¿s early years: research, design and practice. Springer Editors.". 2020.
  17. Dias, Patrícia. "Castro, T.S. & Dias, P. (2020). O Mundo Emergente da Internet das Coisas e a Gestão da Privacidade. In C. Ponte (Coord.), Nós na Rede (pp. 111-124). Coimbra: Almedina". 2020.
  18. Dias, Patrícia. "Dias, P. (2020). Young Children and Reading: From Paper/Digital to Phygital. In Grabbe, L., Rupert-Kruse, P. & Schmitz, N. (eds.). BildGestalen: Topographien medialer visualitat (pp. 98-116). Berlin: Buchner.". 2020.
  19. Patrícia Dias. "O mundo emergente da internet das coisas e a gestão da privacidade". In Nós na rede, 111-124. Edições Almedina, 2020.
    Publicado
  20. Patrícia Dias. "Young children and reading: from paper/digital to phygital". In Bildgestalten: topographien medialer visualität, 98-116. Büchner-Verlag, 2020.
    Publicado
  21. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "The Domestication of Smart Toys: Perceptions and practices of young children and their parents". In The Internet of Toys – Practices, affordances and the political economy of children’s smart play, editado por Mascheroni, G.; Holloway, D.. 2019.
  22. Dias, Patrícia; Brito, Rita; Rita Fernandes de Albuquerque Brito; Patrícia Dias. "Pais, filhos e tecnologias digitais móveis: perceções de utilização e critérios para escolha de atividades". In Crianças, famílias e tecnologias: Que caminhos? Que desafios?, editado por Dias, Patrícia; Brito, Rita. 2019.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.014
  23. Rita Brito; Patrícia Dias; Gabriela Oliveira. "The domestication of smart toys: perceptions and practices of young children and their parents". In The internet of toys: practices, affordances and the political economy of children’s smart play, 111-133. Palgrave Macmillan, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-10898-4_6
  24. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "O Papel dos Social Media nas Crises Reputacionais". In A Comunicação Organizacional e os Desafios Tecnológicos, editado por Ruão, Teresa. Universidade Autonoma de Lisboa, 2018.
  25. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "Young Children (0-8) and Digital Technologies National Report – Portugal". In Young Children (0-8) and Digital Technology, a qualitative study across Europe, editado por Chaudron, S.; Di Gioia, R.; Gemmo, R.. 2018.
  26. Dias, Patrícia; Mathieu, D.; Finger, J.. "’The Deal Should be Fairer!’ Stakeholder Discourses on Intrusive Media Platforms and Interfaces". In The Future of Audiences: A foresight analysis of interfaces and engagement. 2018.
  27. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "Digital technologies in kindergarten: paths of kindergarten teachers and potentialities". In Learning Strategies and Constructionism in Moderns Education Settings, editado por Daniela, L.. Routledge, 2018.
  28. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "Uma Abordagem Phygital ao Património Cultural: Realidade aumentada na Regaleira". In Património Cultural e Transformação Digital,, editado por Ilharco, F.; Hanenberg, P.; Santos Lopes, M.. 2018.
  29. David Mathieu; Juliane Finger; Patrícia Dias; Despina Chronaki. "'The deal should be fairer!' Stakeholder discourses on intrusive media platforms and interfaces". In The future of audiences: a foresight analysis of interfaces and engagement, 61-77. Springer International Publishing AG, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-75638-7_4
  30. Patricia Dias; Inês Teixeira-Botelho. "Mobile devices and advertising: perceptions and opportunities". In Brand culture and identity: concepts, methodologies, tools, and applications, 472-492. IGI Global Publishing, 2018.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-7116-2.ch026
  31. Patrícia Dias; Rita Brito. "Digital technologies in kindergarten: Paths of Kindergarten Teachers and Potentialities for Children". In Learning strategies and constructionism in moderns education settings. IGI Global Publishing, 2018.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-5430-1.ch008
  32. Patrícia Dias; Rita Brito. "Portugal". In Young Children (0-8) and Digital Technology, a qualitative study across Europe. Publications Office of the European Union, 2018.
    Publicado
  33. Patrícia Dias; José Gabriel Andrade. "Uma abordagem phygital ao património cultural: Realidade aumentada na Regaleira". In Património Cultural e Transformação Digital. Universidade Católica Editora, 2018.
    Publicado
  34. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "Young children and digital media in the home: Parents as role models, gatekeepers and companions". In Family Dynamics and Romantic Relationships in a Changing Society, editado por Stilton, N.. 2017.
  35. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "Young children and digital media in the intimacy of the home". In New Media, New Intimacies: Connectivities, relationalities, proximities, editado por Harisson, K.; Andreasen, R.; Taun, T.. 2017.
  36. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "The Opportunities of IoToys in Media Discourses". In The Internet of Toys: A report on media and social discourses around young children and IoToys, editado por Mascheroni, G.; Holloway, D.. 2017.
  37. Dias, Patrícia; Mathieu, D.; Finger, J.; Chronaki, D.; Scarcelli, C.M.. "Acknowledging the dilemmas of intrusive media". In Audiences, Towards 2030: Priorities for audience analysis. 2017.
  38. Patrícia Dias; Rita Brito. "6". In The internet of toys: a report on media and social discourses around young children and IoToys, 33-38. European Cooperation in Science and Technology, 2017.
    Publicado
  39. Rita Fernandes de Albuquerque Brito; Patrícia Dias. "14". In Family dynamics and romantic relationships in a changing society, 266-284. IGI Global Publishing, 2017.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-2404-5.ch014
  40. Rita Brito; Patrícia Dias. "12". In Mediated intimacies: connectivities, relationalities and proximities, 179-192. Routledge, 2017.
    Publicado • 10.4324/9781315208589-16
  41. Patrícia Dias; Inês Teixeira-Botelho. "5". In Multi-platform advertising strategies in the global marketplace, 118-144. IGI Global Publishing, 2017.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-3114-2.ch005
  42. Patrícia Dias; Rita Brito. "Young children and digital media in the intimacy of the home". In New Media, New Intimacies: Connectivities, relationalities, proximities. 2017.
    Publicado
  43. Patrícia Dias; José Gabriel Andrade. "O papel dos social media nas crises reputacionais". In A comunicação organizacional e os desafios tecnológicos, 55-69. Universidade do Minho, 2017.
    Publicado
  44. Patrícia Dias; Rita Brito. "Young children and digital media in the home: Parents as role models, gatekeepers and companions". In Family Dynamics and Romantic Relationships in a Changing Society. 2017.
    Publicado
  45. David Mathieu; Juliane Finger; Patrícia Dias; Despina Chronaki; Cosimo Marco Scarcelli. "Acknowledging the dilemmas of intrusive media". In Audiences, towards 2030: priorities for audience analysis. 2017.
    Publicado
  46. Dias, Patrícia; José Gabriel Andrade. "Portugal contra la austeridad: El papel de los media sociales en los movimientos cívicos". In A Definir, XX-XX. Mexico: Universidad de Mexico, 2016.
    Publicado
  47. Dias, Patrícia; Brito, Rita; Chaudron, Stephane; Ribbens, Wannes; Daniela, Linda; Dreier, Michael; Rubene, Zanda; et al. "The Role of Parents as ‘Gatekeepers’ of Digital Technologies: Exploring the tension between the rights of access and protection". In Children's Rights in a 21st Century Digital World: Exploring Opportunities and Tensions, XX-XX. London: Sage, 2016.
    Publicado • 10.1177/2043610616676024
  48. Dias, Patrícia; Inês Teixeira-Botelho. "Mobile Devices and Advertising: Perceptions and Opportunities". In Handbook of Research on Multi-Platform Advertising Strategies in the Global Marketplace, XX-XX. New York: IGI Global, 2016.
    Publicado
  49. Dias, Patrícia; Brito, Rita. "Young children and digital media in the home". In Family Dynamics and Romantic Relationships in a Changing Society, XX-XXFam. New York: IGI Global, 2016.
    Publicado
  50. Soares, Fátima. "The tablet is my BFF’: Practices and perceptions of Portuguese children under 8 years old and their families". 2016.
  51. Soares, Fátima. "Between M-internet users and stakeholders: Convergence or divergence?". Alemanha, 2016.
    10.1007/978-3-642-54484-2_19
  52. Patrícia Dias; José Gabriel Andrade. "Portugal contra la austeridad: El papel de los media sociales en los movimientos cívicos". In A Definir. 2016.
    Publicado
  53. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. "The tablet is my BFF’: Practices and perceptions of Portuguese children under 8 years old and their families". In The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with Emergent Research. Proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016, Braga. 2016.
    Publicado
  54. Patrícia Dias; Rita Brito. "Young children and digital media in the home". In Family Dynamics and Romantic Relationships in a Changing Society. 2016.
    Publicado
  55. Dias, Patrícia; Inês Teixeira-Botelho; Damásio, Manuel José; Henriques, Sara. "M-internet: Convergence or divergence? The standpoint of industry and users". In Media Convergence Handbook: Firms and users perspectives, 1113-1126. Berlin: Springer-Verlag, 2015.
    Publicado
  56. Dias, Patrícia; Dias, Patrícia; Inês Teixeira-Botelho; Damásio, M.J.; Teixeira-Botelho, I.; Henriques, S.; Dias, P.. "Is the Second Screen becoming the First? An exploratory study of emergent multi-screening practices". In Lecture Notes in Computer Science. 4th International Conference on Design, User Experience and Usability: Web, Mobile and Product Design, 13-22. Portugal, 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-39253-5_2
  57. Dias, Patrícia; Dias, Patrícia; José Gabriel Andrade. "The PR Pyramid as Model for Managing Organizational Social Media Presence". In Organizational and Strategic Communication Research, 34-42. Covilhã, Portugal: LABCOM, 2015.
    Publicado
  58. Damásio, M.J.; Henriques, S.; Teixeira-Botelho, I.; Dias, P.. "Mobile media and social interaction: Mobile services and content as drivers of social interaction". 2015.
    10.4018/978-1-4666-8838-4.ch018
  59. Dias, Patrícia. "Hot Brands Are Cool: The Temperature Scale as a Tool for Branding in a Digital Society". In Media Business Models: Breaking the Traditional Value Chain, editado por Carbonell, J.M.; Zilles, K.; Cuenca, J.. 2015.
  60. Patrícia Dias; José Gabriel Andrade. "The PR pyramid as model for managing organizational social media presence". In Organizational and strategic communication research: European perspectives II, 27-51. Universidade do Minho, 2015.
    Publicado
  61. Patrícia Dias; Inês Teixeira-Botelho; Manuel José Damásio; Sara Henriques. "M-internet: Convergence or divergence? The standpoint of industry and users". In Media Convergence Handbook: Firms and users perspectives. 2015.
    Publicado
  62. Patrícia Dias. "Hot brands are cool: The temperature scale as a tool for branding in a digital society". In Media Business Models: Breaking the Traditional Value Chain. 2015.
    Publicado
  63. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. "Is the second screen becoming the First? An exploratory study of emergent multi-screening practices". In Lecture Notes in Computer Science. 4th International Conference on Design, User Experience and Usability: Web, Mobile and Product Design, DUXU 2014, held as Part of 16th International Conference on Human-Computer Interaction, HCI International 2014. 2015.
    Publicado
  64. Patrícia Dias; José Gabriel Andrade. "Desafios das RP na era dos media sociais". In Novos media e novos públicos, 83-108. Universidade da Beira Interior, 2015.
    Publicado
  65. Patrícia Dias; José Gabriel Andrade. "The PR pyramid as model for managing organizational social media presence?". In Organisational and strategic communication research: european perspectives II, 27-51. Universidade do Minho, 2015.
    Publicado
  66. Dias, Patrícia; José Gabriel Andrade. "Desafios das RP na Era dos Media Sociais". In Novos Media e Novos Públicos, 61-86. Covilhã: LABCOM, 2014.
    Publicado
  67. Dias, Patrícia; Andrade, José Gabriel. "A articulação de mass media e social media: explorando os movimentos cívicos em Portugal". In Comunicação Ibero-Americana: Os desafios da globalização. 2014.
  68. Patrícia Dias; José Gabriel Andrade. "A articulação de mass media e social media: explorando os movimentos cívicos em Portugal". In Comunicação Ibero-Americana: Os desafios da globalização. 2014.
    Publicado
  69. Dias, Patrícia; Damásio, Manuel José; Henriques, Sara; Inês Teixeira-Botelho; Ganito, Carla; Cordeiro, Paula; Ferreira, Cátia; Starkey, Guy. "Networks of belonging: between mediation and connection". In Transforming audiences, transforming societies, 101-119. London: Routledge, 2013.
    Publicado
  70. Dias, Patrícia; Inês Teixeira-Botelho; Damásio, Manuel José; Henriques, Sara; Dias, Patrícia. "Mobile Internet in Portugal: Adoption patterns and user experiences". In Research and Design Innovations for Mobile UX, 94-113. Heidelberg, Reino Unido: Springer, 2013.
    Publicado • 10.4018/978-1-4666-4446-5.ch005
  71. Cordeiro, P.; Damásio, M.J.; Starkey, G.; Teixeira-Botelho, I.; Dias, P.; Ganito, C.; Ferreira, C.; Henriques, S.. "Networks of belonging: Interaction, participation and consumption of mediatised content". 2013.
    10.4324/9780203523162
  72. Patrícia Dias. "Branding and contemporary cognition: A semiotic approach to communication effectiveness". In Comunicação Política e Económica: Dimensões cognitivas e discursivas, 421-438. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2013.
    Publicado
  73. Patrícia Dias; Manuel José Damásio; Sara Henriques; Inês Teixeira-Botelho; Carla Ganito; Paula Cordeiro; Cátia Ferreira; Guy Starkey. "Networks of belonging: between mediation and connection". In Transforming audiences, transforming societies. 2013.
    Publicado
  74. Dias, Patrícia; Clara Saraiva. "“Second Life: A Second Chance for Social Responsibility?”". In Transparency, Information and Communication Technology: Social Responsibility and Accountability in Business and Education, 45-59. Charlottesville, Estados Unidos: Philosophy Documentation Center, 2008.
    Publicado
  75. Patrícia Dias; Clara Saraiva. "Second Life: A Second Chance for Social Responsibility?". In Transparency, Information and Communication Technology: Social Responsibility and Accountability in Business and Education. 2008.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. 2011. "Today’s Internet as Research Object: Towards Setting a Common Ground for Internet Studies".
    10.2139/ssrn.1889216
Edição de livro
  1. Dias, P. & Brito, R. (eds.) (2021). A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS TOUCHSCREEN POR CRIANÇAS ATÉ AOS 6 ANOS. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.. 2021.
  2. Dias, Patrícia; Brito, Rita; Rita Fernandes de Albuquerque Brito; Patrícia Dias. Crianças, famílias e tecnologias: Que caminhos? Que desafios?. 2019.
    Publicado • 10.34629/ipl/eselx/ebook.002
  3. Dias, Patrícia; Marsh, J.; Mascheroni, G.; Carrington, V.; Árnadóttir, H.; Brito, Rita; Kupiainen, R.; Trueltzsch-Wijnen, C.. The Online and Offline Digital Literacy Practices of Young Children: A Review of the Literature. 2016.
    Publicado
Livro
  1. Rita Brito; Patrícia Dias. Guia prático para a pesquisa qualitativa com crianças dos 0 aos 8 anos. Universidade Católica Editora. 2022.
    Publicado
  2. Dias, P. & Brito, R. (2021). DIGIKIDS - A Utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.. 2021.
  3. Dias, P. & Brito, R. (2021). A Vida Digital das Crianças em Tempos de Covid-19: Práticas digitais, segurança e bem-estar de crianças entre os 6 e os 18 anos. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.. 2021.
  4. Brito, R., Dias, P., Barqueira, A. & Silva, J. (2021). A Utilização de Tecnologias Digitais por Educadores de Infância e Crianças que Frequentam a Educação Pré-escolar, em Portugal. Lisboa: Edição ISEC LIsboa - Escola Superior de Educação e Desenvolvimento Humano.. 2021.
  5. Rita Brito; Patrícia Dias; Ana Barqueira; João Silva. A utilização de tecnologias digitais por educadores de infância e crianças que frequentam a educação pré-escolar, em Portugal. Instituto Superior de Educação e Ciências. 2021.
    Publicado
  6. Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês. Smarketing: Como o mobile marketing está a mudar Portugal. 2020.
    Publicado
  7. Patrícia Dias; Inês Teixeira-Botelho. Smarketing: como o mobile marketing está a mudar Portugal. Edições Sílabo. 2020.
    Publicado
  8. Dias, Patrícia; Brito, Rita. hAPPy Kids: Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes. Conteúdos positivos: Opiniões dos stakeholders. 2019.
    Publicado
  9. Dias, Patrícia; Brito, Rita. hAPPy kids : aplicações seguras e benéficas para crianças felizes : perspetiva dos pais. Portugal. 2018.
  10. Dias, Patrícia; Brito, Rita. hAPPy kids : aplicações seguras e benéficas para crianças felizes : perspetivas das famílias. Portugal. 2018.
  11. Patrícia Dias; Rita Brito. hAPPy kids: aplicações seguras e benéficas para crianças felizes: perspetivas das famílias. Universidade Católica Portuguesa. 2018.
    Publicado
  12. Dias, Patrícia; Brito, Rita. Crianças (0 aos 8 anos) e Tecnologias Digitais: Que Mudanças num Ano?. Portugal: CECC - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura. 2017.
  13. Rita Fernandes de Albuquerque Brito; Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. Crianças (0 aos 8 anos) e tecnologias digitais: que mudanças num ano?. Centro de Estudos de Comunicação e Cultura. 2017.
    Publicado
  14. Jackie Marsh; Giovanna Mascheroni; Victoria Carrington; Hólmfríður Árnadóttir; Rita Fernandes de Albuquerque Brito; Patrícia Dias; Reijo Kupiainen; Christine Trueltzsch-Wijnen. The online and offline digital literacy practices of young children: a review of the literature. 2017.
    Publicado
  15. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. Crianças (0 a 8 anos) e tecnologias digitais: Que mudanças num ano?. 2017.
    Publicado
  16. Dias, Patrícia; Brito, Rita. Crianças (0 aos 8 anos) e Tecnologias Digitais. Portugal: CECC - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura. 2016.
  17. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares; Rita Fernandes de Albuquerque Brito. Crianças (0-8) e tecnologias digitais. Universidade Católica Portuguesa. 2016.
    Publicado
  18. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. Crianças (0 a 8 anos) e tecnologias digitais. 2016.
    Publicado
  19. Dias, Patrícia. Viver na Sociedade Digital. Lisboa: Princípia. 2014.
    Publicado
  20. Dias, Patrícia. Viver na Sociedade Digital. Portugal. 2014.
  21. Patrícia Dias. Viver na sociedade digital. 2014.
    Publicado
  22. Dias, Patrícia; Dias, Patrícia. O Telemóvel e o Quotidiano. Lisboa, Portugal: Paulus. 2008.
    Publicado
  23. Patrícia Dias. O telemóvel e o quotidiano: The mobile phone and daily life. 2008.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Alexandre Duarte; Patrícia Dias; Teresa Ruão; José Gabriel Andrade. "Preface: workplace communication in hybrid environments". Prefácio para Perspectives on workplace communication and well-being in hybrid work environments, 8-15. IGI Global Publishing. 2023.
    Publicado
Relatório
  1. Patrícia Dias; Rita Brito. 2021. A vida digital das crianças em tempos de Covid-19: práticas digitais, segurança e bem-estar de crianças entre os 6 e os 18 anos. http://hdl.handle.net/10400.14/32132.
    10.34632/9789895471928
  2. Dias, Patrícia. 2020. Dias, P. & Brito, R. (2020). 0-3 DigiKids - Use of touchscreen technology by 0-3 year old children: Parents’ and Early Childhood educators’ perspectives and practices. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa..
  3. Patrícia Dias; Rita Brito. 2020. DigiKids 0-3: uso de dispositivos com ecrã por crianças até aos 3 anos: as perspetivas e práticas de pais e educadores de infância. http://hdl.handle.net/10400.14/31513.
    10.34632/9789895471911
  4. Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês; Carneiro, Maria Ana. 2020. Smarter PT: Os casos de Lisboa.
  5. Patrícia Dias; Inês Teixeira-Botelho; Maria Ana Carneiro. 2020. Smarter PT: os casos de Lisboa.
  6. Dias, Patrícia. 2019. Mitos e Tabus da gravidez e do pós-parto: Estudo de Mercado Barral MotherProtect.
  7. Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês; Resende, Filipe. 2019. Smarter PT: O caso do Fundão.
  8. Patrícia Dias; Inês Teixeira-Botelho; Filipe Resende. 2019. Smarter PT: o caso do Fundão.
  9. Patrícia Dias. 2019. Mitos e tabus da gravidez e do pós-parto: estudo de mercado Barral MotherProtect.
  10. Filipe Resende; Mariana Victorino; Patrícia Dias; Raquel Ubach Trindade; Sofia Lages Fernandes. 2019. Jornalistas em ação: análise da atividade e presença de profissionais do jornalismo nos media tradicionais e nas redes sociais. http://hdl.handle.net/10400.14/46556.
  11. Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês; Henriques, Sara. 2019. Perfis de consumidores da marca Barral.
  12. Dias, Patrícia; Ilharco, Fernando; Collaço, Carlos; Resende, Filipe. 2019. Smarter PT: Os casos de Cascais.
  13. Patrícia Dias; Inês Teixeira-Botelho; Sara Henriques. 2019. Perfis de consumidores da marca Barral.
  14. Patrícia Dias; Fernando Ilharco; Carlos Collaço; Filipe Resende. 2019. Smarter PT: os casos de Cascais.
  15. Rita Brito; Patrícia Dias. 2019. Happy kids: aplicações seguras e benéficas para crianças felizes. Conteúdos positivos - opiniões de stakeholders. http://hdl.handle.net/10400.14/32535.
  16. Dias, Patrícia; Brito, Rita; Paiva, Susana; Botelho, Manuela. 2018. Participatory Media Education with Happy Onlife – Final Report Portugal.
  17. Patrícia Dias; Rita Brito; Susana Paiva; Manuela Botelho. 2018. Participatory Media Education with Happy Onlife – Final Report Portugal.
  18. Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês; Curvelo, Rita. 2018. Práticas Culturais Portuguesas de Residentes fora do País: O consumo de bacalhau como prática cultural.
  19. Patrícia Dias; Inês Teixeira-Botelho; Rita Curvelo. 2018. Práticas culturais Portuguesas de residentes fora do País: O consumo de bacalhau como prática cultural.
  20. Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês. 2018. A participação de famílias com crianças com menos de 8 anos em eventos de marcas: O caso do Barral Family Day.
  21. Patrícia Dias; Inês Teixeira-Botelho. 2018. A participação de famílias com crianças com menos de 8 anos em eventos de marcas: O caso do Barral Family Day.
  22. Donell Holloway; Giovanna Mascheroni; Cristina Aliagas; Rita Brito; Patricia Dias; Ana Jorge; Reijo Kupiainen; et al. 2018. IoToysReport.
    10.13140/rg.2.2.35296.58882
  23. Rita Fernandes de Albuquerque Brito; Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. 2018. Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes: perspetivas dos pais. http://hdl.handle.net/10400.14/25153.
  24. Dias, Patrícia; Brito, Rita. 2017. “O Pisca faz faísca” no jardim de infância: Perceções e opiniões de nove grupos de crianças em idade pré-escolar.
  25. Patrícia Dias; Rita Brito. 2017. “O Pisca faz faísca” no jardim de infância: Perceções e opiniões de nove grupos de crianças em idade pré-escolar.
Resumo em conferência
  1. Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias Soares. "Strategic communication, positive content and reputation: The case of the humouristic Facebook page about Marcelo Rebelo de Sousa". 2018.
    Publicado
  2. Patrícia Dias. "Social media and the [a]symmetries of public relations: exploring civic grass-roots movements in Portugal". 2013.
    Publicado
  3. Patrícia Dias. "Corporate image and contemporary cognition: adequacy equals Success? Portuguese case study (2004-2008)". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Comunicação, Cognição e Media – Congresso Internacional de Ciências da Comunicação, Braga, 2010.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Introdução. 2019. Rita Fernandes de Albuquerque Brito; Patrícia Dias.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.010
  2. Reading experience and the impact of physical and social environment: a study of six focus groups. 2018. Patrícia Dias; A. Kuzmikova; A. Vogrincic Cepic.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09 - 2020/09 Changing Intentions in 35 Minutes: A Brief TPB-informed Online Intervention to Increase Parental Mediation of Influencer Marketing
Orientador
Faculty of Human Sciences, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - 2012 “Branding and Contemporary Cognition: A semiotic approach to communication effectiveness”
Conferência
Language, Culture and Mind V International Conference
Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2012 - 2012 “Social Media and Public Relations: From asymmetric communication to co-construction”
Conferência
“The Co-Production of Knowledge: STS, Social Media, and…” International Conference
University of York, Reino Unido
2011 - 2011 “The New/Social Media as Research Object: Towards setting a Common Ground for Internet Studies”
Simpósio
“A Decade in Internet Time: The Oxford Internet Institute 10th Anniversary Symposium”
Oxford Internet Institute, Reino Unido
2011 - 2011 “Esboço de uma Teoria da Comunicação Grupessoal: A Convergência do Telemóvel e dos Media Sociais e Novas Práticas de Comunicação”
Conferência
SopCom 2011
SopCom, Portugal
2011 - 2011 “Novos Media, Novas Marcas”: Como Comunicar com Êxito no Contexto Contemporâneo”
Conferência
SopCom 2011
SopCom, Portugal
2010 - 2010 “The New Media and the Mediation of Corporate Visual Identity: A Portuguese Case Study”
Conferência
2nd CECC International Conference: The Arts of Mediation
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2010 - 2010 “Tecnologías Móviles y Contenidos Digitales: un Nuevo modelo para el Periodismo y la Ciudadanía?
Conferência
IAMCR 2010
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 “Web 2.0: Tool for Teaching or Context for Learning?”
Conferência
IAMCR 2010
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 “From Globalization to Googlization: A Phenomenological Approach to Contemporary Society”
Conferência
Phenomenology, Organization and Technology 7
Ruhr Universitat, Alemanha
2009 - 2009 “Corporate Image and Contemporary Cognition: Adequacy equals Success? Portuguese Case Study (2004-2008)
Conferência
International Conference on Media, Culture and Cognition
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2009 - 2009 “The Message is ‘I Love You’: The Role of Mobile Phone Mediated Communication in Close Relationships”
Conferência
ECREA International Conference on Interpersonal Communication
Tampereen yliopisto, Finlândia
2007 - 2007 24 Horas sem Telemóvel: a Utilização do Telemóvel na Sociedade Contemporânea
Seminário
Terceiro Ciclo de Seminários de Investigação em Ciências da Comunicação (CSI3) do Mestrado em Ciências da Comunicação
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2007 - 2007 “Second Life: A Second Chance for Social Responsibility”
Conferência
ICT, Transparency and Social Responsibility Conference
Carnegie Mellon University e Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2006 - 2006 24 Horas sem Telemóvel: a Utilização do Telemóvel na Sociedade Contemporânea
Conferência
Ciclo de Conferências da Pós-graduação em Webdesign
Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/04/12 Comunicação estratégica: vantagem competitiva e criação de valor. Caso de Estudo: LIPOR (Plano Estratégico 2015-2020
Arguente principal
Andreia Cristina Martins Líbano (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
2021/03/29 Comunicação digital como ferramenta para atração do consumidor no mercado B2B
Arguente principal
Alexandra Fernandes Pereira (Mestrado)
2020/05/07 Sinergias que as plataformas digitais podem proporcionar para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelos nómadas digitais
Arguente principal
Jordana Cássia Guedes (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal
2020/04/30 Experiências instagramáveis nos brunches em Lisboa: busca por sabores ou likes?
Orientador
Priscila Jaekel Krolow (Mestrado)
Faculty of Philosophy and Social Sciences, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2008/09/01 - Atual Comunicação e Cultura Quimera

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/07/22 - 2021/07/22 Report CIJED CIJED - Information Skills for Young People of the Digital Age, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/05 - Atual ECREA
2015/05 - Atual ICA
2011/11 - Atual SOPCOM - Sociedade Portuguesa de Comunicação
Distinções

Outra distinção

2014 COMM PRIX Award of Distinction Best Academic Case Study
World PR Forum - Global Alliance, Portugal
2014 Bolsa de pós-doutoramento
2007 Bolsa de doutoramento
2003 Melhor aluna do curso de licenciatura
UCP/Rádio Renascença, Portugal