Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Hugo Daniel da Silva Barreira
Nomes de citação
- Barreira, Hugo
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FF10-DA93-F24F
- ORCID iD
- 0000-0002-7396-0913
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=IbEugCoAAAAJ&hl=en&oi=ao
- Scopus Author Id
- 57220186845
Endereços de correio eletrónico
- hbarreira@letras.up.pt (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
- Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | ||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
História da Arte Portuguesa (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Imagens na Imagem em Movimento. Documentos e Expressões." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção |
2013
Concluído
|
História da Arte Portuguesa (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Improvisos de Progresso: Arquiteturas em Espinho (1900-1943)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
20 valores |
2006/09 - 2010/06
Concluído
|
Licenciatura em História da Arte (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
2009 - 2009
Concluído
|
Módulo do Porto de História da Arte da Universidade de Verão da UP, “Um Porto Barroco na Globalização, a Cidade e as Artes”
(Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2008 - 2009
Concluído
|
Curso de Formação de Chinês I (Mandarim) (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2004 - 2006
Frequentou
|
Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
|
2002 - 2004
Frequentou
|
Licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Computadores (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2014 - 2014 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Fundação de Serralves, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/06/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2018 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2017/09/01 - 2018/05/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2017 - 2018 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2014/09/01 - 2017/08/01 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - 2017 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2014 - 2016 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/12 - Atual | Member of the General Board - Fundação Marques da Silva | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/03 - Atual | Member of the Program Follow-up Committee - Licenciatura em Literatura e Estudos Interartes | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/03 - Atual | Member of the Scientific Committee - Licenciatura em História da Arte | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/03 - Atual | Member of the Program Follow-up Committee - Licenciatura em História da Arte | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/03 - Atual | Docente Responsável de Curso de Educação contínua - Música e Artes Plásticas: analogias e sinergias no século XX | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/03 - Atual | Docente Responsável de Curso de Educação contínua - Temas de História de Arte Moderna e Contemporânea | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/03 - Atual | Docente Responsável de Curso de Educação contínua - Mundo Artístico Contemporâneo | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/02 - Atual | Member of the Department Executive Committee - Departamento de Ciências e Técnicas do Património | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023 - Atual | Member of the Scientific Committee - IJUP | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - Atual | Docente Responsável de Curso de Educação contínua - Competências Transversais e Transferíveis: Cultura, Arte e Património: o museu como lugar de fruição | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2019 - Atual | Member of the Scientific Committee - Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2020/01 - 2023/03 | Member of the Teaching Standards Committee | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2018 - 2019 | Membro da Comissão Científica do Curso de Especialização em Cinema e Cultura Visual | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/01/01 - 2022 | Formador no Plano Nacional de Cinema | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2015/02/01 - 2022 | Formador no Programa de Estudos Universitários para Séniores (PEUS) da Universidade do Porto com as Unidades Curriculares de História da Arte e Património do Porto e Cinema e Artes Plásticas. | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2013/01/01 - 2019 | Formador e responsável pelo Curso de Formação Contínua "Arte e Cinema". | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2011/10/01 - 2012/01/01 | Colaboração regular com o Curso de História da Arte do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP. | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2011/09/01 - 2011/11/01 | Elaboração e apresentação de um programa de visitas guiadas à Exposição "Reservas" de Armanda Passos (atividade em colaboração). | Universidade do Porto, Portugal |
2011 - 2011 | Lecture «Douro Faina Fluvial». Cinema e Arquitectura: registo e (re)criação. - Módulo de História da Arte da Universidade de Verão da Universidade do Porto (“Espaços e Modos de Viver – Arquitecturas e | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024 - Atual | Analysis of the effects of audiovisual fiction on tourist destinations and tourist experiences
PID2023-147875NB-I00
Investigador
|
Submetido
|
2022 - Atual | PORTUGAL-PUB
FCT-I&D2022
Principal Researcher on FLUP
|
Não financiado
|
2021 - Atual | TIMELESS
HORIZON-CL2-2021-HERITAGE-01
Investigador
|
Não financiado
|
2023/01 - 2024 | A Necessary Past: Remembering Solidarity and Resistance against Authoritarianism in Europe
CERV-2022-CITIZENS-REM
CERV - European Remembrance (CERV-2022-CITIZENS-REM)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2008 - 2009 | Considerações sobre a Arquitectura Religiosa Macaense dos séculos XVI a XVIII
BII – 2008
Bolseiro de Integração na Investigação
Centro de Estudos da População Economia e Sociedade, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/11 - 2022/12 | Ação de formação "Uma narrativa artística da Europa" na Casa do Professor
FLUP/PS-CPS/2022-80109
Teacher Trainer
|
Concluído
|
2020/11 - 2022/12 | Formação em e-learning no Centro de Formação da Casa do Professor - "Vamos ao Cinema? - Introdução à Análise Fílmica" (Formação
PNC)
FLUP/PS-CPS/2020-77288
Teacher Trainer
|
|
2022/01 - 2022/07 | Desenvolvimento de produto interativo para Escola Virtual da Porto Editora
FLUP/PS-CPS/2022-79106
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Concluído
|
2020 - 2022 | SIAP – Sistema de Inteligência Artificial para Deteção e Alerta de Riscos sobre o Património
POCI-62-2019-01
Investigador
Republica Portuguesa Direção Regional de Cultura do Norte, Portugal
|
Concluído
|
2020/02 - 2020/04 | Lecionação do curso "Ação 474 - Vamos ao Cinema? Introdução à análise Fílmica" no Centro de Formação Martins Sarmento (Formação
PNC)
FLUP/PS-CPS/2020-75651
Teacher Trainer
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/06 - 2018/09 | Livro sobre o Mercado do Bolhão do Porto - Assessoria Científica.
FLUP/PS-CPS/2018-72611
Scientific advisory services
|
Concluído
|
2014 - 2017 | Estudo Histórico-Artístico de seis imóveis - Valorização do Património do Vale do Tua
FLUP/PS-CPS/2014 - 67435
Investigador
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/02/01 | PORTO’S CRYSTAL PALACE: FROM PROJECT TO PROGRAM IN AN ENVIRONMENT OF INTERDISCIPLINARY CO-CREATION FOR HERITAGE | FCIC'2024 - Transforming through co-creation: participatory heritage practices tackling urban challenges
Faculty of Architecture of University of Porto (Porto, Portugal)
|
2023/11/17 | Espinho: um laboratório para a reflexão do desenho na construção da paisagem histórica urbana | VIII Jornada Internacional de História da Arquitetura
Faculty of Arts and Humanities University of Porto (Porto)
|
2023/11 | Three sessions on Estúdio 100 - film cycle on 47th CINANIMA International Animation Film Festival | CINANIMA International Animation Film Festival
(Espinho)
|
2023/10/18 | Intermedialidade, materialidade e cultura visual: uma análise de Tár (Todd Field, 2022) | Congresso de História da Arte, com o tema Heranças, Debates e Novas Perspectivas
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
|
2023/10 | Moderation of the Talk «Arte e Normalidade». Guest speakers: António Roma Torres and Heitor Alvelos | «Arte e Normalidade»
Museu Nacional Soares dos Reis
|
2023/09/29 | Paraísos artificiais: os espaços que vemos e os espaços que ouvimos na música gravada na primeira metade do século XX - Panel "Da música que ouvimos no silêncio das imagens e do espaço" | XII ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música
Palácio Nacional de Mafra (Mafra)
|
2023/08/29 | Nazaré: From Coastal Cultural Landscape To Unique Tourism Branding | Accessibility in Tourism: Optimizing the tourism experience through Social Sustainability interpretation. 10th International
Conference IACUDIT 2023 - Recent Advancements in Tourism Business, Technology and Social Sciences
(Chania (online))
|
2023/06 | As Viagens de Abel Salazar: viagens cinematográficas - Open classes about film connected with the exhibition As Viagens de Abel Salazar: Paris 1934 |
Casa Comum - Reitoria da Universidade do Porto
|
2023/05 | FROM PORTUGAL AND PORTO: MOVING IMAGEM, HISTORY OF ART AND TOURISM - MANOEL DE OLIVEIRA FIRST FILMS - lecture on the Film, Photography and Tourism Course of Università per Stranieri di Perugia |
Università per Stranieri di Perugia (Perugia)
|
2023/03/29 | "Que filmes ouviam os cinéfilos? Para uma problematização do som anterior ao fonofilme" | I COLÓQUIO INTERNACIONAL CINEMAS DO MEDITERRÂNEO
Universidade do Algarve (Faro)
|
2023 | Presentation of three sessions in the Film Cycle "Publicidade e Cinema: De Caldevilla ao Cinema Novo" (september, october and november) - https://www.batalhacentrodecinema.pt/programmes/publicidade-e-cinema-de-caldevilla-ao-cinema-novo/ | Film Cycle "Publicidade e Cinema: De Caldevilla ao Cinema Novo"
Batalha Centro de Cinema
|
2022/11/18 | O papel do mar na paisagem histórica urbana de Espinho: na senda de uma valorização patrimonial | X Encontro CITCEM
CITCEM (Porto, Portugal)
|
2022/11/18 | O mar no cinema português: entre a etnoficção e a propaganda turística | X Encontro CITCEM
CITCEM (Porto, Portugal)
|
2022/11/16 | Imagens na imagem em movimento: novas propostas de leitura do cinema e dos meios da imagem em movimento pela História da Arte | Simpósio Internacional Modus Operandi. História da Arte Hoje
FLUL (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/29 | Das novas e de outras vagas: o mar no cinema português. | X Seminário Desafios do Mar Português no Museu Marítimo de Ílhavo
Museu Marítimo de Ílhavo (Ílhavo, Portugal)
|
2022/10/28 | «Maravilhosa invenção! Quem não admirará os progressos deste século?». Uma reflexão sobre as exposições industriais e internacionais | Congresso Anual APH 2022. Processos de (des)industrialização: da euforia ao desencanto
APH (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2022/10/14 | Intervenções de restauro e requalificação na Matriz de Freixo de Espada-à-Cinta. Os processos de obras como fonte de conhecimento do património edificado | Seminário 'AI do Património!' sobre o Projeto SIAP - Sistema de Inteligência Artificial para a deteção e alerta de riscos
sobre o Património
DRCN - Casa das Artes (Porto, Portugal)
|
2022/08 | Realização de duas sessões dedicadas à obra “Amor na Aldeia” (1887) de António da Silva Porto no âmbito da Peça do Mês do Museu Nacional de Soares dos Reis. As sessões decorreram presencialmente no Museu, nos dias 30 e 31 de agosto de 2022, no contexto da Exposição Depositorium 3 – Encontros às Cegas. |
Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal)
|
2022/05/04 | A Sala de Música da Casa Lambertini: uma proposta de leitura e reconstituição. Conferência realizada por convite no Museu Nacional da Música assinalando a comemoração do 160º aniversário de Michel’Angelo Lambertini |
Museu Nacional da Música (Lisboa, Portugal)
|
2022 | «Us and Them» - A interculturalidade no cinema e em outros meios audiovisuais | Semana das Humanidades - Escola Aurélia de Souza |
2021/12/02 | "Seus troncos varonis recordam-me pilastras": a presença da emblemática no cinema português da primeira metade do século XX | XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE EMBLEMÁTICA
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Portugal)
|
2021 | "A MODERNA POESIA DO FERRO E DO AÇO". A PRESENÇA E O CINEMA. | Programa complementar da Exposição (RE)visitações à Torre de Marfim
Museu Nacional de Soares dos Reis
|
2021 | Exposições Virtuais no Google Arts & Culture: recursos para a comunicação e valorização do património | Aula Aberta da disciplina de Cultura e Património, do Curso Técnico Superior Profissional de Turismo e Informação Turística |
2021 | Beethoven In Portuguese Painting Of the Early 1900's: Between Apotheosis and Allegories | Symposium ICTM Study Group on Iconography of the Performing Arts |
2021 | Novas fontes e novas leituras para a (des)construção da arquitetura e do espaço urbano através da imagem em movimento | Oficinas de Investigação do CITCEM 2021 |
2021 | Entre o registo e a encenação: para uma leitura da iconografia musical nos meios da imagem em movimento | ENIM 2021 - X Encontro de Investigação em Música |
2021 | An epistemological journey in space and time: Google Maps and Google Street View as virtual environments for the study of landscape and architecture | LAC2020+1 Landscape Archaeology Conference |
2021 | Fontes Audiovisuais na Investigação Histórica | Aula Aberta promovida pelo NAHUP - AEFLUP |
2021 | As marcas no cinema e as marcas do cinema em Portugal | Congresso Internacional "Marcas e Denominações de Origem: História e Identidade" |
2020 | O cinema como fonte e recurso para os estudos e para o ensino da História da Arte, do Património e da Cultura Visual -problematização metodológica | 15ªs Oficinas de Investigação do CITCEM |
2020 | Food media experience and its impact on tourism destinations: The Chef's Table Affair | ICOTTS 2020 - Advances in Tourism, Technology and Systems |
2019 | As transformações urbanas e arquitetónicas na cidade do Porto e na sua envolvente no século XIX | Congresso Anual APH (Associação de Professores de História) |
2019 | Pay no attention to man behind the curtain! O papel da fachada nas arquiteturas do cinema | VII Jornadas Internacionales de Historia de la Arquitectura - La città è come una grande casa... La fachada como argumento y ornato urbano |
2019 | O lazer na cidade através dos registos cinematográficos | Jornadas Europeias do Património 2019 - FLUP |
2019 | Para novas leituras da história dos meios da imagem em movimento: uma reflexão sobre o lugar do revivalismo | III Encontros de Fotografia - LUGARES SEM LUGAR FOTOGRAFIA & CINEMA: diálogos (im)prováveis, verosímeis e impossíveis |
2019 | Visões satíricas do outro: o cartoon de guerra | VIII Encontro CITCEM |
2019 | Anselm Kiefer e a (im)possibilidade de uma arte doente | VIII Encontro CITCEM |
2019 | A autorreferência no cinema português dos anos 30 e 40 | Avanca | Cinema 2019 - 10th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication |
2019 | O alimento como experiência estética mediatizada: o caso Chef's Table | Das Culturas da Alimentação na construção da Cultura : 6º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação |
2019 | A Capela da Misericórdia de Murça | 6ªs Conferências do Museu de Lamego /CITCEM - Misericórdias no Douro: História, Arte e Património |
2019 | Participation in the Cycle of Conversations - An Object and Its Discourses (organized by the CMP) - Object: Model of the West Zone of Porto; Speakers: Hugo Barreira and Graça Nieto; Moderator: Teresa Sá - Casa Tait | An Object and Its Discourses |
2018 | A Guerra na Visão do Soldado | A Grande Guerra - Novas Perspetivas |
2018 | Amadeo na Praia de Espinho: das transformações urbanas às tertúlias do Café Chinês | Ciclo de Mesas Redondas "Cidades de Amadeo" |
2018 | Universalizar a identidade de um país: o significado das Exposições (inter)nacionais. | 56º ICA - Congreso Internacional de Americanistas |
2018 | A memória nas imagens da libertação | Jornadas Europeias do Património 2018 - Memórias da Resistência Partilhadas na Liberdade |
2018 | A Liberdade de Delacroix | A Liberdade que Veio de França |
2018 | Cinco Artistas em Barcelos. Sousa Pinto, Ernesto Condeixa, Veloso Salgado, Teixeira Lopes e Cândido da Cunha. | Conferência no âmbito do Centenário da Morte de José de Beça Souza e Menezes |
2017 | Do mosteiro pro-fílmico ao convento cinematográfico. As Mulheres da Beira (1923) de Rino Lupo. | 6ª Jornada de História da Arquitetura. |
2017 | “A moderna poesia do ferro e do aço.” A presença e&d o cinema. | Congresso Internacional 90 anos de presença |
2017 | Atenção Portugal, vai falar Salazar: o Duplo Centenário no Jornal Português. | V Congresso Internacional Cidades Criativas |
2017 | Cabo Verde e o Campo Prisional do Tarrafal – da construção à desconstrução das imagens em movimento | Encontro A Glimmer of Freedom. Tarrafal – silêncios, resistências e existências |
2017 | Cidades e Património Digital: “Porto Património Mundial” e “Porto de Virtudes” @Google Arts & Culture | Simpósio Virtual “A Criatividade como fator de desenvolvimento na Cidade – Santos, Brasil e Porto, Portugal" |
2017 | Coisas Espantosas. | Materialidades da Polytechnica |
2016 | Sinfonias descomplicadas: à volta de " Fantasia" de Walt Disney | V Jornadas de História da Cultura e das Artes |
2016 | The lost cities of Portuguese cinema. | Internacional Lost and Transformed Cities: a digital perspective |
2016 | “Porto World Heritage” Exhibition at Google Cultural Institute. In between a pedagogical experience and the creation of a heritage diffusion product. | AUH Hensinki 2016 |
2016 | Do registo à expressão: o Douro nas imagens em movimento em Manoel de Oliveira | Congresso Internacional Genius Loci: lugares e significados. |
2016 | O(s) lugar(es) dos artistas na cinematografia portuguesa das décadas de 30 a 50 | VI Encontro Anual da AIM |
2016 | “De cá para lá e de lá para cá” – A Praia de Espinho no tempo de Amadeo (1887-1918) | 1.º Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso |
2016 | Olhares por interpostas imagens no cinema português da primeira metade do século XX | Jornadas Da Fotografia ao Azulejo |
2016 | DADA no cinema - viagem a partir do disparo de Picabia e Satie | Colóquio DADA FLUP |
2016 | Sinfonias descomplicadas: à volta de “ Fantasia” de Walt Disney | V Jornadas de História da Cultura e das Artes |
2015 | Apresentação do filme "Jazz on a Summer's Day" de Bert Stern | Atividade inserida no III Ciclo de Cinema Comentado organizado pelos Cursos de História da Arte da FLUP integrado na XIV Semana de História da Arte |
2015 | A imagem em movimento como fonte para a História da Arte: documentos e expressões | Encontros de Fotografia – Corpo Urbano |
2015 | Património industrial e cinematografia: do registo à estética da máquina | Colóquio Indústria e Técnica no Norte de Portugal / Jornadas Europeias do Património 2015 |
2014 | “FUGIT INREPARABILE TEMPUS”: Uma Reflexão sobre Anthony McCall. | Colóquio Internacional História da Arte em Estudos Transdisciplinares: Práticas Artísticas Contemporâneas |
2014 | Cinematografia ¿ ¿ Música | 1º Ciclo da Série II da Música no Museu, subordinado ao tópico “Música e Cinema” |
2014 | Especulações Cinematográficas | Jornadas de História da Cultura e das Artes |
2013 | Espinho: a paisagem (des)construída. | III Encontro CITCEM “Paisagem (I)Materialidade” |
2012 | Porto, Cinema e Romantismo: um Janus na viragem do século | I Congresso O Porto Romântico |
2012 | A contribuição dos artistas plásticos no cinema do Estado Novo | Jornadas de História da Cultura e das Artes |
2011 | Arquitecturas de Espinho e Matosinhos: o Mar como motor de Progresso e gerador de Identidades | II Encontro CITCEM “O Mar – Patrimónios, Usos e Representações” |
2011 | Cenários de Quotidianos Distantes - Exotismo(s) nas Artes Ocidentais | II International Conference on Intercultural Studies |
2010 | O Cinema e Água em Arouca. Uma viagem a partir do filme ‘Mulheres da Beira’ de Rino Lupo, baseado no conto ‘A Frecha da Mizarela’ de Abel Botelho | Módulo de História da Arte da Universidade de Verão da Universidade do Porto |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Espaços privados da Música nos séculos XIX e XX em Portugal: propostas de leitura, reconstituição e comunicação.
Orientador
|
|
2023 - Atual | Arquitetura como personagem
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | A Galeria Solar e o Festival "Curtas" de Vila do Conde
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | CINANIMA - Estágio na Nascente, Cooperativa de Acção Cultural
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | Terror em Cena - Projeto no Museu Nacional de Soares dos Reis (Projeto)
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | Diálogos intermediais entre cinema e literatura: o fenómeno da moda e a construção das obras na História do Cinema
Orientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | Fragmentos da cerâmica: Território pós-industrial da cerâmica gaiense
Orientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - Atual | O património do vinho do Porto na aula de História
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) |
2023 - Atual | Cinema no Ensino de História
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) |
2023 - Atual | A imagem na aula de História
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) |
2023 - Atual | A música como recurso no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de História
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) |
2022 - Atual | Projeto sobre as coleções de Arte Africana do Solar dos Condes de Resende
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - Atual | Representações da Shoáh no cinema de comédia
Orientador
|
|
2022 - Atual | A imagem em movimento e os meios eletrónicos nas práticas artísticas contemporâneas em Portugal
Orientador
|
|
2021 - Atual | Sound, Image, Movement and Perception: (re)framing borders on synaesthesia and experimental moving image. A transmedial approach
to the contemporary cinematic discourse
Coorientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Atual | Relação do Cinema e da Pintura
Orientador
|
|
2020 - Atual | Metamorfoses do lugar - metodologias e contributos para a compreensão das transformações da cidade de Matosinhos através do
seu património Industrial
Orientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - Atual | Cultura cinematográfica, cinefilias e outros atos criativos de substituição na História do Cinema em Portugal (1948-1971)
Orientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - Atual | Práticas Artísticas em Braga: o caso GNRation na Braga de 2012-2019
Coorientador
|
|
2019 - Atual | Cinemas do Porto
Orientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Atual | A Cidade do Automóvel: o Automóvel, o Património e a Paisagem Urbana
Orientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - Atual | Artes Sonoras na Performance em Portugal
Coorientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2034/01 | Corpo. Espaço. Natureza: Aproximações à obra de Alberto Carneiro, Pedro Cabrita Reis e Rui Chafes
Orientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/10/01 - 2024/07/31 | Narrativas identitarias y visuales en las mudanzas gastronómicas de los migrantes mexicanos en Portugal - research project
on sabbatical period of Andrés López Ojeda, PhD
Orientador
|
Universidad Autónoma del Estado de México, México
|
2023 - 2023 | A Critical Analysis of Biased Representations of Women in South Korean Rap Competitions
Coorientador
|
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2022/10/01 - 2022/11/05 | Responsável pela “estancia” da doutoranda Irene del Carmen Marcos Arteaga, da Universidade de La Laguna Tenerife. Projeto
de doutoramento intitulado Del mal como motor narrativo a la resiliencia como desafío en Harry Potter: Relecturas de una saga
fílmica a partir de sus referentes creativos.
Orientador
|
|
2022/01/01 - 2022/03/31 | Responsável pela “estancia” da doutoranda Noemí Rubio Pozuelo, da Universidad de
Córdoba. Projeto de doutoramento intitulado La representación de la imagen arquitectónica en el NO-DO (1943-1975) de la dictadura
franquista
Orientador
|
|
2022 - 2022 | O estudo da História através da propaganda
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2022 | Disco e daquilo: as capas de discos do rock português (1960-1989)
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2022 | Arquitetura: modos de ver e comunicar Um projeto sobre arquiteturas do Porto desenvolvido na empresa SWARK
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2022 | Parque das Águas Percursos pela água que se bebe no Porto
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2022 | Bordéis da Fantasia: representações dos bordéis nas telenovelas brasileiras (1980 a 2020)
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2022 | O Cinema de Animação Português de Autor: Uma Proposta de Estudo e de Valorização
Coorientador
|
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2022 - 2022 | Os novos caminhos no ensino da História: a sátira, a caricatura e o “meme”
Coorientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2022 | O ecossistema Média Arte: entre nomenclaturas, exposição e arquivo – O caso do gnration 2014-2022
Coorientador
|
Multimédia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2021 - 2022 | Disco e daquilo: as capas de discos do rock português (1960-1989)
Orientador
|
|
2021 - 2022 | A Arquitetura: modos de ver e comunicar. Um projeto sobre arquiteturas do Porto desenvolvido na empresa SWARK
Orientador
|
|
2021 - 2022 | Parque das Águas. Percursos pela água que se bebe no Porto
Orientador
|
|
2021 - 2022 | Cabarés de Novela: Influências da Paris da Belle Époque e imaginário
coletivo na decoração de interiores do Bataclan em “Gabriela”, 1975 e 2012
Orientador
|
|
2021 - 2022 | O papel da caricatura no ensino da História
Coorientador
|
|
2021 - 2022 | O estudo da história através da propaganda
Orientador
|
|
2021 - 2021 | O Vídeo nas Práticas Artísticas Contemporâneas Um estudo a partir da Coleção da Fundação de Serralves e do Museu de Arte Contemporânea
(Volume I)
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2021 | COOPERAR PARA HABITAR: Cooperativas de Habitação Económica do Arquiteto Pedro Ramalho
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - 2021 | CENSURA (S) NA ARTE bases para o questionamento da censura de arte no Brasil
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2021 | O Vídeo nas Práticas Artísticas Contemporâneas Um estudo a partir da Coleção da Fundação de Serralves e do Museu de Arte Contemporânea
Orientador
|
|
2020 - 2021 | CENSURA (S) NA ARTE bases para o questionamento da censura de arte no Brasil
Orientador
|
|
2020 - 2021 | COOPERAR PARA HABITAR: Cooperativas de Habitação Económica do Arquiteto Pedro Ramalho
Orientador
|
|
2020 - 2020 | A Procissão de Cinza da Venerável Ordem Terceira de São Francisco e a cidade do PortoDa fundação da Ordem a 1905
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2020 | Mnemosine do Romantismo: A pintura no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2020 | A Moda no Periodismo Português Oitocentista
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020 - 2020 | Garrafas de refrigerante Formas, imagens e a sua circulação na indústria portuguesa entre 1870 e 1980
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - 2020 | Estágio Curricular no Museu Nacional do Traje
Coorientador
|
|
2019 - 2020 | Garrafas de refrigerante Formas, imagens e a sua circulação na indústria portuguesa entre 1870 e 1980
Orientador
|
|
2019 - 2020 | A Moda no Periodismo Português Oitocentista
Orientador
|
|
2018 - 2020 | Mnemosine do Romantismo: A pintura no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha
Orientador
|
|
2018 - 2020 | A Procissão de Cinza da Venerável Ordem Terceira de São Francisco e a cidade do PortoDa fundação da Ordem a 1905
Orientador
|
|
2019 - 2019 | De Vila a Cidade: Contributos para o estudo do urbanismo e da arquitetura na Figueira da Foz
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2019 | De Vila a Cidade: Contributos para o estudo do urbanismo e da arquitetura na Figueira da Foz
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Se não se podem ver filmes, leiam-se as revistas. Uma abordagem da imprensa cinematográfica em Portugal (1930-1960)
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | Salão Jardim da Trindade: Um Cinema Palimpsesto (1912-2017)
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | «Sound and Vision»: a videografia de David Bowie (1969-2017). Contributos para o estudo do videoclipe
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | Imagens e Memórias em Reconstrução: Do Palácio de Cristal Portuense ao Pavilhão Rosa Mota
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | Artes Sonoras na Performance em Portugal
Orientador
|
Estudos do Património (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | Retratando o artista enquanto jovem: problemáticas para o estudo do cinema de Xavier Dolan
Orientador
|
História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2018 | Se não se podem ver filmes, leiam-se as revistas. Uma abordagem da imprensa cinematográfica em Portugal (1930-1960)
Orientador
|
|
2017 - 2018 | Imagens e Memórias em Reconstrução: Do Palácio de Cristal Portuense ao Pavilhão Rosa Mota
Orientador
|
|
2017 - 2018 | Salão Jardim da Trindade: Um Cinema Palimpsesto (1912-2017)
Orientador
|
|
2017 - 2018 | «Sound and Vision»: a videografia de David Bowie (1969-2017). Contributos para o estudo do videoclipe
Orientador
|
|
2017 - 2018 | Retratando o artista enquanto jovem: problemáticas para o estudo do cinema de Xavier Dolan
Orientador
|
|
2017 - 2017 | No Design, No Desire - Elementos para o estudo do Design Automóvel
Coorientador
|
|
2017 - 2017 | Paraíso no Porto: O Jardim Passos Manuel 1908-1938
Coorientador
|
História da Arte Portuguesa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2017 | No Design, No Desire - Elementos para o estudo do Design Automóvel
Coorientador
|
História da Arte Portuguesa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2017 | Paraíso no Porto: O Jardim Passos Manuel 1908-1938
Coorientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Conjunto de atividades relacionadas com Raúl de Caldevilla e com a publicidade no cinema. Coordenação: Eduardo Cintra Torres,
Hugo Barreira e Pedro Leitão (2023)
Congresso (Coorganizador)
|
|
2023/05 - 2023/05 | I Fórum da Memória do projeto SolRem - First SolRem Memory Forum (2023/05 - 2023/05)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2023 - 2023 | Jornadas Europeias do Património 2023 - Department of Heritage Studies Activities - https://sigarra.up.pt/flup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=162806 (2023/09/22 - 2023/09/22)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2023 - 2023 | As Viagens de Abel Salazar: viagens cinematográficas - Open classes about film connected with the exhibition As Viagens de
Abel Salazar: Paris 1934 (2023/06 - 2023/06)
Outro (Outra)
|
Universidade do Porto, Portugal |
2022/08/21 - 2022/10/16 | Organização da exposição Depositorium 3: Encontros às Cegas, Museu Nacional de Soares dos Reis https://www.up.pt/casacomum/eventos/depositorium-3-encontros-as-cegas/
(2022/08/21 - 2022/10/16)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2022/03/19 - 2022/05/31 | Participação na criação e implementação da ação de formação PRR – Formação de zeladores de monumentos. No âmbito dos financiamentos
pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação
Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos». A formação, concebida em parceria com a Direção Regional
da Cultura do Norte. A docente responsável é a Professora Doutora Lúcia Maria Cardoso Rosas. Formadora: Carolina Sousa. (2022 - 2022)
Outro (Outra)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Republica Portuguesa Direção Regional de Cultura do Norte, Portugal |
2021 - 2021 | OIC 2020/2021 - Sessão 20 - "Património Arquitetónico: A construção (e a desconstrução) das arquiteturas das épocas modernas
e contemporânea" (2021 - 2021)
Oficina (workshop)
|
|
2018 - 2021 | Congresso Internacional Comemorativo do Bicentenário da Revolução Liberal de 1820 | IX Encontro do CITCEM. (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020 - 2020 | OIC 2019/2020 - Sessão 15 - «Cinema, Cultura Visual e Património» (2020 - 2020)
Oficina (workshop)
|
|
2019 - 2019 | VIII Encontro do CITCEM - Em Tempos de Guerra. (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2019 - 2019 | Jornadas Europeias do Património 2019 - Artes e Lazer na cidade do Porto. FLUP-CITCEM (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
|
|
2018 - 2018 | Jornadas Europeias do Património 2018 - Memórias da Resistência Partilhadas na Liberdade. FLUP, 28 de setembro. (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | VI Congresso Internacional Cidades Criativas. (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2018 - 2018 | OIC 2018/2019 - Sessão 9 - «Cinema, Cultura Visual e Património» (2018 - 2018)
Oficina (workshop)
|
|
2016 - 2017 | V Congresso Internacional “Cidades Criativas” (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2016 - 2016 | I Congresso Internacional Amadeo de Souza Cardoso (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2015 - 2016 | Congresso Internacional “Genius Loci: lugares e significados” - International Conference Genius Loci: Places and Meanings (2016 - 2016)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | O Corpo Urbano. Encontros de Fotografia (2015 - 2015)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10/05 - 2023/10/07 | 8th UNWTO World Forum on Gastronomy Tourism, in Donostia-San Sebastian, Espanha, nos dias 5, 6 e 7 de Outubro de 2023 - https://www.unwto.org/8-unwto-world-forum-gastronomy-tourism
Outro
|
8th UNWTO World Forum on Gastronomy Tourism
Organización Mundial del Turism, Espanha
|
2018 - 2018 | "Educating for Diversity and Democracy: Teaching history in contemporary Europe"
Encontro
|
"Educating for Diversity and Democracy: Teaching history in contemporary Europe" |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12 | O medo da morte na selfie pandêmica: um estudo fenomenológico de símbolos e sintomas
Arguente
|
Giuliana Almasio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2023/11 | The Suffragette has come to stay!”: uma análise verbo-visual das primeiras páginas do jornal sufragista britânico The Suffragette
(1912-15)
Orientador
|
Vitória Akemi Rodrigues Yoshida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11 | Aqui Houve Cinema: Um estudo das salas de cinema não históricas do Porto
Orientador
|
Maria Alejandra Ferreira Abreu (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11 | “Não é só da memória do Porto. É de tudo quanto o Porto me tocou…” Uma leitura de “Porto da minha Infância” (2001) enquanto
filme de apropriação
Orientador
|
Maria Miguel Neves Mata de Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11 | Depois do mar A coleção de estanho e de latão de Belinho (Esposende)
Presidente do júri
|
Elisa Maria Gomes da Torre e Frias-Bulhosa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/11 | Covid-19: a fotografia como visibilidade e dizibilidade da temática nósos
Presidente do júri
|
Suellen Almeida Mattos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/10 | Núcleo de Artes da Maia. Um Projeto de Dinamização Artística: relatório de estágio
Presidente do júri
|
Francisca Vilarinho Mota (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/10 | «Modos de ver». A construção do conhecimento histórico através de fontes iconográficas
Orientador
|
Jessica Alves Fontes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/09 | A Representação das Prisões Políticas do Estado Novo nos Manuais de História A
Presidente do júri
|
Albano Manuel Silveira Gomes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/07 | O Impacto do Projeto “Dez Minutos a Ler” nos Alunos de História – O caso da Escola Secundária Francisco de Holanda
Arguente
|
Francisco José Vilhena Mesquita Moreira de Azevedo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/06 | Diálogos imagéticos. Iconografia beneditina em Portugal e a sua conexão com as fontes impressas da Idade Moderna
Vogal
|
Mara Raquel Rodrigues de Paula (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/03 | Modernismos Animados: a Animação enquanto Teoria e Objecto de Estudo da Historiografia da Arte
Arguente
|
MARTA DE ALMEIDA LOUÇÃO SOARES (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/02 | Romantic themes and their influence on Black Metal album covers: a contarative study
Arguente
|
Flávio André de Matos Pires (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
2022 | O estudo da História através da propaganda
Orientador
|
Afonso José Peres Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 | O Instagram como ferramenta complementar ao ensino de História Dois casos práticos em contexto escolar
Presidente do júri
|
António José Valpacos Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 | Os novos caminhos no ensino da História: a sátira, a caricatura e o “meme”
Presidente do júri
|
Paula Daniela Pedroso Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 | Porque Todos os Olhares Contam. A multiperspetiva histórica através do cinema
Arguente
|
Rui Pedro Ribeiro Magalhães (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 | Património e Desenho Digital Metodologias e abordagens aplicadas ao convento de Monchique no Porto (a ruína, o demolido e
o transformado)
Vogal
|
Tiago Filipe Trindade Cruz (Doutoramento) |
2022 | O «ex-voto» no espaço urbano contemporâneo? Exemplos e reflexões.
Presidente do júri
|
Pedro Bruno Wan Meyl Martins de Souza (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 | AJOELHADOS A TEUS PÉS IMPLORAMOS A TUA PROTEÇÃO Devoção a Santa Bárbara nas minas de S. Pedro da Cova (Gondomar)
Presidente do júri
|
Hélia Regina Luís Gama (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 | A digitalização como meio: comunicação e investigação em História da Arte
Arguente
|
Daniela Sousa Fernandes Fatela Geraldes (Mestrado) |
2022 | Disco e daquilo: as capas de discos do rock português (1960-1989)
Orientador
|
Ana Cláudia Coelho Carvalho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 | Porque Todos os Olhares Contam. A multiperspetiva histórica através do cinema
Arguente
|
Rui Pedro Ribeiro Magalhães (Mestrado) |
2022 | Bordéis da Fantasia: representações dos bordéis nas telenovelas brasileiras (1980 a 2020)
Orientador
|
Paloma Bouzon Doreto (Mestrado) |
2022 | O cavalo em todos os lugares Em torno de uma exposição
Arguente
|
Catarina Pinheiro Coutinho Dias Coelho (Mestrado) |
2022 | Parque das Águas Percursos pela água que se bebe no Porto
Orientador
|
Débora Guedes Silva (Mestrado) |
2022 | Arquitetura: modos de ver e comunicar Um projeto sobre arquiteturas do Porto desenvolvido na empresa SWARK
Orientador
|
Ana João Costa e Silva (Mestrado) |
2022 | A questão das Obras do Fidalgo. Materialidades
Presidente do júri
|
Júlio Alexandre Pinto Loureiro de Matos (Mestrado) |
2022 | Vestuário Litúrgico e Paramentos de Altar do Tesouro da Catedral do Porto – Materiais, Técnicas e Formas
Presidente do júri
|
Lorena Cristina da Silva Santos (Mestrado) |
2021 | [Re]criação individual do mundo. Conceitos, expressões e formas nas obras plásticas de Júlio/Saúl Dias e de José Régio
Vogal
|
Rui Miguel Almeida Maia (Doutoramento) |
2021 | Ernesto Korrodi e arquitetura bancária em Portugal: um património a conhecer e a valorizar
Arguente
|
Andrea Caetano Moleirinho (Mestrado) |
2021 | Percursos na Arte Contemporânea O Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso
Arguente
|
Maria Leonor Martins Souto (Mestrado) |
2021 | Do Sagrado ao Profano a reutilização adaptativa nos mosteiros portugueses – Mosteiro de Santa Maria do Bouro, Mosteiro de
São Bento da Vitória e Mosteiro de Santo Tirso
Presidente do júri
|
Renan Marinho de Morais Soares (Mestrado) |
2021 | Inversão de Sentidos: Arte como Património e Património como Arte Relatório de Estágio na A Oficina- Centro de Artes e Mesteres
Tradicionais de Guimarães CIPRL
Arguente
|
José António Ferreira da Silva (Mestrado) |
2021 | O Vídeo nas Práticas Artísticas Contemporâneas Um estudo a partir da Coleção da Fundação de Serralves e do Museu de Arte Contemporânea
Orientador
|
Mauro dos Santos Gonçalves (Mestrado) |
2021 | Arte Nova no Porto: fragmentos de um movimento artístico e arquitetónico na memória e na história da cidade
Arguente
|
Maria de Lourdes Ferreira Calainho (Mestrado) |
2021 | Underdogs e Arte Urbana
Presidente do júri
|
Erika Lima Cesario da Silveira (Mestrado) |
2021 | CENSURA (S) NA ARTE bases para o questionamento da censura de arte no Brasil
Orientador
|
Mariana Eça Negreiros (Mestrado) |
2021 | COOPERAR PARA HABITAR: Cooperativas de Habitação Económica do Arquiteto Pedro Ramalho
Orientador
|
Ines Aguiar Ferreira (Mestrado) |
2021 | O Lugar da Arte Brasileira: um estudo da arte brasileira no mercado internacional
Presidente do júri
|
Matheus Da Col Gumerato (Mestrado) |
2021 | História elevada ao cubo à imaginação: A utilização de recursos subordinados a Super-Heróis no processo de ensino-aprendizagem
Arguente
|
Daniel Filipe Moreira Lopes (Mestrado) |
2021 | Facetas da arte contemporânea brasileira: interpretações do pós-colonial e do decolonial. Quatro casos de estudo: Adriana
Varejão, Cildo Meireles, Flávio Cerqueira e Rosana Paulino
Arguente
|
Maria Paula Magalhães Silva (Mestrado) |
2021 | Inversão de Sentidos: Arte como Património e Património como Arte Relatório de Estágio na A Oficina- Centro de Artes e Mesteres
Tradicionais de Guimarães CIPRL
Arguente
|
José António Ferreira da Silva (Mestrado) |
2020 | RECRI(ARTE): A recriação de pinturas neoclássicas nas aulas de História da Cultura e das Artes
Arguente
|
Edna Isabel Ramos Pereira (Mestrado) |
2020 | Mnemosine do Romantismo: A pintura no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha
Orientador
|
Mariana Filipa Teixeira Lemos (Mestrado) |
2020 | A Moda no Periodismo Português Oitocentista
Orientador
|
Ricardo Braga de Oliveira Lopes (Mestrado) |
2020 | A IGREJA E CORO DO MOSTEIRO DE ST.ª MARIA DE AROUCA Uma Leitura Iconográfica
Presidente do júri
|
Ana Margarida Valente Gonçalves (Mestrado) |
2020 | Leitura Iconográfica das Igrejas e Capelas da União de Freguesias de Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar do Rei
Presidente do júri
|
Marta Ariana Fonseca Cordeiro Queirós (Mestrado) |
2020 | Qualquer semelhança com a realidade (não) é mera coincidência: O uso da sátira no ensino da História
Arguente
|
Lara Saraiva Lopes (Mestrado) |
2020 | A Grande Guerra através do desenho na ilustação Portuguesa (1914-1918)
Arguente
|
Maria Inês Ribeiro Monteiro (Mestrado) |
2020 | A Fotografia no Ensino da História
Arguente
|
Pedro Gomes dos Santos (Mestrado) |
2020 | O cinema como recurso de aprendizagem em História
Arguente
|
Pedro Miguel Pereira Cardoso (Mestrado) |
2020 | Garrafas de refrigerante: Formas, imagens e a sua circulação na indústria portuguesa entre 1870 e 1980
Orientador
|
João Luís de Castro Martins Borges (Mestrado) |
2019 | Arquitetura em vão - Estágio na Casa da Arquitetura (Matosinhos)
Presidente do júri
|
Beatriz da Silva Takahashi (Mestrado) |
2019 | Arte e Objeto Artístico na Didática da História
Arguente
|
Mário Raul de Sousa Cunha (Mestrado) |
2019 | A representação das mulheres nas práticas discursivas e institucionais da arte em Portugal pós década de 60 – um estudo de
casos
Vogal
|
Maria Manuela Carneiro Pinheiro Hargreaves (Doutoramento) |
2019 | O Monte da Luz: dinâmicas de um lugar
Presidente do júri
|
Carolina Maria Oliveira Martins Gonçalves de Azevedo Furtado (Mestrado) |
2019 | Apoio ao Serviço de Produção de Exposições da Galeria Municipal do Porto: reflexões do período de estágio (setembro de 2018
a abril de 2019)
Arguente
|
Ana Mafalda de Almeida Coelho Leonardo Teixeira (Mestrado) |
2019 | Os Monumentos aos Mortos da Grande Guerra
Arguente
|
Catarina de Fátima Freitas de Sousa (Mestrado) |
2019 | "Olha o passarinho!": Ensinar a História através da Fotografia
Arguente
|
Daniela Marisa Sousa Cardoso (Mestrado) |
2019 | Internship at Festival Fabbrica Europa 2019. The organisation of a performative art festival)
Arguente
|
Martina Petrocelli (Mestrado) |
2019 | De Vila a Cidade: Contributos para o estudo do urbanismo e da arquitetura na Figueira da Foz
Orientador
|
Francisco José Cruz Velho da Costa (Mestrado) |
2019 | (Re)Contar Giacomo Puccini. Estágio nos serviços educativos do Museo Casa Natale Giacomo Puccini
Arguente
|
Clarice Ausquia Leao (Mestrado) |
2018 | Vestígios: Fotografia & Memória
Arguente
|
Marisa Pereira Faria dos Santos (Mestrado) |
2018 | A flexibilidade curricular. História e Cultura das Artes, um caso de estudo
Arguente
|
António Maria Pimenta Pizarro Magalhães Damásio (Mestrado) |
2018 | Se não podem ver filmes, leiam-se as revistas. Uma abordagem da imprensa cinematográfica em Portugal (1930-1960)
Orientador
|
Joana Isabel Fernandes Duarte (Mestrado) |
2018 | Salão Jardim da Trindade: Um cinema Palimpsesto (1912-2017)
Orientador
|
Ana Patrícia de Jesus Gonçalves (Mestrado) |
2018 | Sound and Vision: a videografia de David Bowie (1969-2017). Contributos para o estudo do videoclipe
Orientador
|
Andréa Michelle Santos Diogo (Mestrado) |
2018 | Imagens e Memórias em Reconstrução: Do Palácio de Cristal Portuense ao Pavilhão Rosa Mota
Orientador
|
Vera Lúcia da Silva Braga Penetra Gonçalves (Mestrado) |
2018 | Muros que erguem causas - barragens e património. Os casos de Picote, Côa e Tua
Presidente do júri
|
Ana Luísa Rosas da Silva (Mestrado) |
2018 | Notas para uma Rota de Monumentos Militares, Religiosos e Civis de Viana do Castelo
Presidente do júri
|
Leandro Ramos Campos (Mestrado) |
2018 | Recriação Histórica e Didática
Arguente
|
Hugo Alexandre Rosa Faustino (Mestrado) |
2018 | Entrar no quadro para contar a história: experiências de dramatização a partir da pintura nas aulas de História A
Arguente
|
Joana Isabel Ribeiro Sequeira (Mestrado) |
2018 | Estação de Lacticínios de Paços de Ferreira: contributos para a sua história
Arguente
|
Juliana da Assunção Martins de Moura (Mestrado) |
2018 | Desvendar Viseu - o Rossio de Santa Cristina
Arguente
|
Laura Fabíola Esteves Pereira Soares Marques (Mestrado) |
2018 | Pens'ARTE e educ'ARTE - contributo da arte no desenvolvimento da sensibilidade estética na disciplina de História
Arguente
|
Marco António da Silva Costa (Mestrado) |
2018 | Retratando o artista enquanto jovem problemáticas para o estudo do cinema de Xavier Dolan
Orientador
|
Ana Clarisse Torrié Ameijide Lopes (Mestrado) |
2017 | Cândico da Cunha, Paisagens: Introspeção e reflexos
Arguente
|
Maria Eduarda Claro Silva (Mestrado) |
2017 | Contributos para o estudo do urbanismo e dos equipamentos da Póvoa balnear (1871-1930)
Arguente
|
Gustavo Paulo Duarte e Vasconcelos (Mestrado) |
2017 | Universidade do Porto: contributos para um roteiro digital. Estágio Curricular no CIC.Digital Porto
Arguente
|
Francisca de Brito Ribeiro de Vasconcelos (Mestrado) |
2017 | A Poesia do Espaço Cénico: contributo para uma reflexão sobre a participação das artes plásticas e da música/som na construção
do espaço cénico contemporâneo
Arguente
|
Ana Teresa Cancela Pires (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - Atual | I INTERNATIONAL MEETING SAFEGUARD, COMMUNICATION AND DIGITAL MEDIATION OF CULTURAL HERITAGE | CITCEM |
2023/11/15 - 2023/11/15 | VIII Jornada Internacional de História da Arquitetura | CITCEM |
2023/03 - 2023/03 | I COLÓQUIO INTERNACIONAL CINEMAS DO MEDITERRÂNEO | Universidade do Algarve |
2023 - 2023 | I INTERNATIONAL MEETING SAFEGUARD, COMMUNICATION AND DIGITAL MEDIATION OF CULTURAL HERITAGE | CITCEM |
2021 - 2021 | XIII Congreso Internacional de la Sociedad Española de Emblemática. Nuevos caminos y desafíos en los estudios icónico-textuales. | Faculty of Arts and Humanities University of Porto |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Cuadernos de Estudios Gallegos | CSIC (Spain) |
2023 - Atual | Revista Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes | CIAC |
2019 - Atual | Revista de Estudos Ibero-Americanos | |
2019 - Atual | Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento | |
2023 - 2023 | Colóquio A Rua na Estrutura Urbana Publication | |
2021 - 2021 | Journal of Science and Technology of the Arts Vol 13 No 2 | |
2018 - 2018 | Dossier Temático do Volume 8 da Revista História: revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Member of the Scientific Committee IJUP - Investigação Jovem da Universidade do Porto - https://www.up.pt/ijup/
Avaliador
|
Universidade do Porto, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Prestação de serviços de assessoria científica para a edição de um livro subordinado ao tema: Mercado do Bolhão do Porto. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02 - Atual | Architectural Studies II | História da Arte, Património e Cultura Visual (Mestrado integrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/09 - Atual | History of Modern and Contemporary Art I | História da Arte (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/02 - Atual | History of Film and Other Audiovisual Media | Literatura e Estudos Interartes (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2022/02 - Atual | Transversal and Transferable Skills: Culture, Art, and Heritage: The museum as a place of fruition | Refresher Course (Outros) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2019 - Atual | Arts and Cultural History | Teaching History in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2018 - Atual | Portuguese Art History in the World | Bachelor in History of Art (Licenciatura) | |
2018 - Atual | History of Film and Other Audiovisual Media | Bachelor in History of Art (Licenciatura) | |
2018 - Atual | Image and contexts II | History of Art, Heritage and Visual Culture (Mestrado) | |
2014 - Atual | History of Modern and Contemporary Architecture I | Bachelor in History of Art (Licenciatura) | |
2014 - Atual | History of Ancient Art and Civilizations | Bachelor in History of Art | |
2022 - 2022 | Docente convidado pela Casa do Professor (Braga) para ministrar Ação de Formação “Uma Narrativa Artística da Europa”, creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga. Duração: 25 H. | (Outros) | |
2020 - 2021 | Lecturing of the Course - "Vamos ao Cinema? - Introdução à Análise Fílmica" (Introduction to Film Analysis), com a duração de 25 horas, no regime de formação e-learning - Casa do Professor - 3 Edições - Formação para Professores integrada no Plano Nacional de Cinema. Course for Teachers under the National Film Plan. | (Outros) | |
2020 - 2020 | Lecturing of the Course "Ação 474 - Vamos ao Cinema? Introdução à análise Fílmica" (Introduction to Film Analysis) no Centro de Formação Martins Sarmento. Formação para Professores integrada no Plano Nacional de Cinema. Course for Teachers under the National Film Plan. | (Outros) | |
2014 - 2019 | History of Modern and Contemporary Art and Culture I | Bachelor in History of Art | |
2014 - 2017 | History of Modern and Contemporary Art and Culture III | Bachelor in History of Art |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2022/09/12 - Atual | Participação na reportagem da RTP no programa “Portugal em Direto” relativa à exposição Depositorium 3 – Encontros às Cegas. Reportagem emitida a 12 de setembro de 2022. Segmentos: Parte 1 (início) | Parte 3 (a partir do minuto 12). | |
2023/04/08 - 2023/04/08 | CNN Sábado - Live Interview in a news section about the 50 years of Pablo Picasso's death. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música - Portuguese Society of Music Researchers | |
2021 - Atual | TIMELESS – Towards Innovative and Advanced Technology for Multi-Porposes of Preservation of Cultural Heritage within Sustainable Development - rede CRUSOE | |
2017 - Atual | Círculo Dr. José de Figueiredo |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/05/06 - 2022/05/06 | Participação como respondente no WiP (Work in Progress) integrado nos Encontros de Cinema de Viana do Castelo - http://www.encontrosdecinema.pt/ O convite, dirigido pelo Professor Doutor Paulo Cunha (UBI), coordenador da sessão, teve por objeto o comentário de três projetos de doutoramento e contou com a presença da Professora Doutora Anabela Branco de Oliveira (UTAD) também como respondente. URL com o programa: http://www.encontrosdecinema.pt/work-in-progress.php |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | JSTA (Journal of Science and Technology of the Arts) | CITAR |
2022/12 - 2022/12 | História | Faculty of Arts and Humanities University of Porto |
2022 - 2022 | Revista de História da Arte e Ciências do Património, nº 10 | ARTIS – Instituto de História da Arte. FLUL |
2022 - 2022 | Artis - Revista de História da Arte e Ciências do Património, nº 10, subordinado ao tema Fotografia e História da Arte | ARTIS - Instituto de História da Arte. FLUL |
Distinções
Outra distinção
2017 | Bolsa de Mérito da Universidade do Porto referente ao ano letivo de 2012/2013
Universidade do Porto, Portugal
|