Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana da Cruz Martins
- Data de nascimento
- 1974/03/07
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Martins, Susana da Cruz
- Martins, SC
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0912-18BD-294C
- Google Scholar ID
- 5O8SEngAAAAJ
Endereços de correio eletrónico
- susana.martins@iscte-iul.pt (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/susana-da-cruz-martins/cv (Pessoal)
- http://scholar.google.com/citations?user=5O8SEngAAAAJ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Sociologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/12
Concluído
|
Sociology (Doutoramento)
Especialização em Sociology of education
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2002
Concluído
|
Communication, Culture and Information Technologies (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
1992/09 - 1997/12
Concluído
|
Sociology (Licenciatura)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1998 - Atual | Investigador (Investigação) | CIES-IUL, ISCTE, Portugal |
2011 - 2016 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2005 - 2009 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/05 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal |
2010 - 2016 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2010/09 - 2011/02 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2003 - 2005 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
1999 - 2001 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025/02 - Atual | Director of the Doctoral Programme in School Management Policies | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal |
2017 - Atual | Director of the Master's Programme in School Administration | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal |
2006 - 2009 | Avaliadora externa no processo de avaliação externa das unidades de gestão escolares (escola e agrupamento) [External evaluator in the process of external evaluation of school management units] | Inspeção-Geral de Educação e Ciência, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2019 | Gulbenkian Professorship | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01/21 - 2020/01/21 | Reduzir o insucesso e o abandono escolar
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal |
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Concluído
|
2011/04/01 - 2017/03/31 | A Nova Era das Desigualdades Escolares: A educação em análise pelos seus actores centrais
SFRH/BPD/73702/2010
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
FCT
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/11/09 - Atual | Avaliação externa do Programa Schools 2030
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação Aga Khan Portugal - AKF (Prt)
Em curso
|
2024/04/02 - 2026/06/30 | IN_Iscte – espaço para crescer
RE-C06-i07
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Direção-Geral do Ensino Superior
Em curso
|
2023/08/01 - 2024/11/30 | Espaço para crescer
n.a
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
DGES
Concluído
|
2023/12/18 - 2024/08/31 | Baseline study methodology plan and protocol
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Aga Khan
Concluído
|
2023/02/16 - 2024/07/15 | Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
PREDEP 51714/2022/DGE-DSPE-ERTE
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Direção-Geral da Educação
Concluído
|
2022/06/03 - 2024/06/30 | Educação Doutoral em Portugal: Que Futuro?
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
A3ES - Agência De Avaliação E Acreditação Do Ensino Superior
Concluído
|
2023/05/23 - 2023/12/31 | EUROSTUDENT VIII - Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Direção-Geral do Ensino Superior
Concluído
|
2021/09/23 - 2021/12/15 | Aquisição de serviços de consultoria especializada na área da equidade no ensino superior e do sistema educativo português
2021/072/DGEEC/AD
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Concluído
|
2021/02/25 - 2021/07/16 | Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal – EUROSTUDENT VII
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Direção-Geral do Ensino Superior
Concluído
|
2019/05/13 - 2020/12/31 | Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade
dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Secretaria-Geral do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. (SGMSESS)
Concluído
|
2016/05/01 - 2019/04/30 | Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
FCG/GP
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2017/04/18 - 2017/12/31 | Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017
cla. 79311000-7
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
Concluído
|
2017/01/13 - 2017/11/12 | A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)
252/AD/2016
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Câmara Municipal de Almada
Concluído
|
2016/11/18 - 2017/05/17 | Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
CTR/44/2016/DSCP
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Gabinete do Ministro da Educação
Concluído
|
2013/06/01 - 2015/05/31 | Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2015/01/20 - 2015/02/16 | 40 Anos de Politicas de Ciência e Ensino Superior em Portugal
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Banco de Portugal - DCC-SPC e Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2011/01/26 - 2012/01/30 | Estudo sobre o Projecto Escola Ciência Viva
-
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Concluído
|
2009/04/01 - 2011/06/30 | Estudantes do Ensino Superior e Empréstimos com Garantia Mútua
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
SPGM - Sociedade de Investimento, SA
Concluído
|
2009/09/01 - 2010/11/30 | Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa
FSE/CED/83498/2008
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal Barafunda - Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social , Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2007/05/14 - 2008/06/15 | Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
PSE/DIV/0001/2006
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto , Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2006 - 2007 | Inquérito às Condições Socioeconómicas dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal - 2007, EUROSTUDENT III
EUROSTUDENT III
Investigador responsável
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
|
Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
Concluído
|
2003/11/26 - 2005/05/30 | Inquérito Sócio-Económico aos Estudantes do Ensino Superior - Eurostudent 2005
-
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Hochschul-Informations-System eG, Alemanha Institute for Advanced Studies, Áustria Flemish Interuniversity Council , Bélgica Student Research Foundation, Finlândia Observatoire national de la Vie Etudiante, França National University of Ireland Maynooth, Irlanda Università degli Studi di Camerino , Itália Amsterdam Economics, Países Baixos |
Direcção Geral do Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (DGES-MCTES)
Concluído
|
2002/03/01 - 2004/07/01 | Literacia e outras Competências na Sociedade do Conhecimento: Perfis e Processos
POCTI/38168/SOC/2001
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2000/12/01 - 2003/06/15 | Padrões de Vida: Perfis e Tendências na Sociedade Portuguesa Contemporânea
POCTI/SOC/36483/99
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
1997/05/15 - 2000/11/30 | A Modernização das Estruturas Sociais
PRAXIS/SOC/2/2.1/CSH/782/95
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/01 - 2017/12 | Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa
Investigador responsável
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
|
Concluído
|
2014 - 2017 | PROCLEU: Classes Sociais e Desigualdades na Sociedade Europeia Contemporânea
Investigador
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
|
Concluído
|
2012/06/30 - 2015/12/31 | Pensar o Futuro: efeitos da crise numa reconfiguração de rendimentos e consumos da classe média em Portugal
CONSUMOS
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
CIES-IUL, ISCTE
Concluído
|
2003 - 2004 | Processos de Transição do Ensino Secundário Para o Superior: Os Alunos do Instituto Politécnico de Santarém
Bolsa de Financiamento Associação politécnica - Institutos Politécnicos do Centro
Investigador responsável
|
Concluído
|
1998 - 2000 | Os Estudantes Universitários e a Sociedade Portuguesa: Cursos e Trajectos Estudantis
Os Estudantes Universitários e a Sociedade Portuguesa: Cursos e Trajectos Estudantis
Investigador
CIES-IUL, ISCTE, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/19 - Atual | Gestão Escolar e Governança Digital: Representações e uso de dados educacionais nas direções escolares
Orientador de André Augusto Andrade
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/12/19 - Atual | Avaliação dos alunos Portugueses:O impacto da pandemia Covid-19 num processo de mudança em curso
Orientador de Gabriel das Neves Cipriano
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/12/19 - Atual | Políticas Públicas em rede para a integração de alunos imigrantes: O papel dos agrupamentos escolares
Orientador de Ísis Álvares Capucha
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/12/19 - Atual | A escola do futuro - entre a Rutura e a Reforma: autonomia e processos educativos em Portugal numa perspectiva comparada
Orientador de Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/12/19 - Atual | A influência das Instituições Religiosas no Ensino Superior Brasileiro
Orientador de Orlando Eduardo Capellão Martins
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/12/19 - Atual | A(s) políticas educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: Continuidade e mudança.
Coorientador de Nuno Manuel Salvado de Brito
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/11/20 - Atual | Como tornar-se professor(a) no Brasil e em Cuba?
Orientador de Marina Galvão Kovács
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/01/04 - Atual | A Influência da liderança na aprendizagem dos alunos em contexto TEIP.
Orientador de Belandina Maria Rocha Vaz
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/01/04 - Atual | Estudar no ensino superior e a parentalidade: traços e modalidades de conciliação
Orientador de Bernardo Jorge Gil Malcatanho Bagueiro Machado
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/29 - Atual | Escassez de docentes em Portugal: Contributos de pesquisa para o debate das políticas públicas de recrutamento e fixação de
professores
Orientador de Daniel Filipe Franco Catarino da Silva
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/18 - Atual | O Efeito da definição de Políticas Educativas pela UE na Formulação de Políticas Nacionais: O Caso de Portugal, de 2011 a
2021, incluindo os dois primeiros anos da Pandemia Covid-19.
Orientador de Joana Marques Castanheira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/18 - Atual | Literacia científica e os currículos de ciência: comparação internacional
Orientador de Sónia Dulce Manzoni Martins Ferreira da Silva
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/11 - Atual | Educação profissional : razões para a sua escolha
Orientador de Ana Lídia Alves Cardoso
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/10/12 - Atual | Fatores institucionais para a mobilidade internacional dos estudantes portugueses do ensino superior
Orientador de Albano Pedro Martins Loureiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/06/29 - Atual | Causas do insucesso escolar: ( estudo de caso na escola do II cíclo do ensino secundário do Lubango - Angola)
Orientador de Sesseca Liacundja Tyindumbo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/18 - Atual | As lideranças e a avaliação externa
Orientador de Susana Margarida Gregório Morgado Duarte
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/14 - Atual | As Políticas Educativas para o Ensino do Mandarim em França e Inglaterra: Uma Análise Comparativa
Coorientador de Nuno Manuel Salvado de Brito
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/11/07 - Atual | Os Paradigmas da Criação das Leis de Base em Educação no Brasil e em Portugal e seus Efeitos .
Orientador de Liziane Schmidt Cunha
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/10/29 - Atual | Eficácia e Abandono Escolar: ProJovem Urbano Recife - Um Estudo de Caso
Orientador de Cecília Salgueiro Inácio de Oliveira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/10/22 - Atual | O impacto do poder local nos modelos de gestão e organização educativos
Orientador de Francisca Sousa Borges Toscano de Melo
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/10/22 - Atual | Participação dos encarregados de educação na escola.
Orientador de Rita Cristina Chambel
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/01/08 - Atual | (IN) SUCESSO ESCOLAR NO ENSINO SECUNDÁRIO
Orientador de Maria João Guerreiro da Costa
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/04 - Atual | Descentralização de Competências em matéria de Educação - da Administração Central para os Municípios e Agrupamentos de Escolas
Orientador de Patrícia Isabel Veiga Mousinho
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/01/01 - Atual | A “escola do futuro”, entre a Rutura e a Reforma: Autonomia e Processos Educativos em Portugal, numa perspetiva comparada
Orientador de Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/11/14 - Atual | Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Finais Nacionais: O Debate Político e os Impactos das Decisões Políticas na Administração
Escolar
Orientador de Cátia Patrícia dos Santos Oliveira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/11/12 - Atual | O Papel do Conselho Pedagógico na Promoção do Sucesso Escolar.
Orientador de Jaquelina Ivone Borges Varela
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/11/07 - Atual | O sucesso escolar na primeira pessoa - representações dos alunos do 12º de uma escola da AML
Orientador de Isidoro Manuel Póvoas Roque
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/30 - Atual | Consolidação de Projeto Educativo de Escola:implicações na gestão estratégica da Escola Digital
Orientador de Maria Santana Santos
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/10/30 - Atual | Escola a Tempo Inteiro. Para uma análise em Contextos Educativos da Localidade de Camarate
Orientador de Joana da Costa Ruivo Dias Lourenço
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/10/30 - Atual | Eficácia e Abandono Escolar - ProJovem Urbano Recife - Um Estudo de Caso
Orientador de Cecília Salgueiro Inácio de Oliveira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/01/01 - 2024/12/31 | Instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de Acesso à Escolaridade Obrigatória, 1980-2015
Orientador de Francisco Té
|
Políticas Públicas (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/01/01 - 2024/12/31 | A influência das instituições religiosas no ensino superior brasileiro
Orientador de Orlando Martins
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/19 - 2024/02/26 | A instabilidade Política na Guiné-Bissau e as Políticas de acesso à escolaridade obrigatória, 1980-2015.
Orientador de Francisco Armando Bilima Té
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/10/09 - 2023/12/18 | Formação Inicial de Professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial Um estudo
comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
Orientador de Mamadú Saliu Djaló
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/10/12 - 2023/12/05 | Perceções e Conceções da Qualidade na Educação Profissional: o EQAVET
Orientador de Paula Susana Ferreira de Oliveira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/09/29 - 2023/11/27 | O Abandono Escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom.
Orientador de Helena Simba Bumba
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/11/18 - 2023/11/17 | Normalidade e Controlo Social: Enquadramento Sociológico de Subjetividades Neurodivergentes
Orientador de Noa Miguel da Silva Simões
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/28 - 2022/12/22 | DiverCidade: Plano Municipal para uma Educação LGBTI+ Inclusiva
Orientador de Hugo Carvalho Pires
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/23 - 2022/12/21 | Parque Escolar: Mudança de Paradigma ou renovação superficial?
Orientador de Miguel Cameselle Madeira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/12/01 - 2022/12/19 | Mulheres nas direções escolares na Guiné-Bissau: Recursos e obstáculos enfrentados
Orientador de Noemia Armando Monteiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/01/12 - 2022/01/12 | Relação Escola-Família na Gestão Escolar: Estudo de caso no 1.º ciclo do ensino secundário no município de Benguela
Orientador de Manuel David Faustino
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/12/27 - 2021/12/17 | O Diretor e o Conselho Geral: Representações dos atores escolares sobre as suas competências e desempenho
Orientador de Rui Alexandre Vicente dos Santos
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020/10/14 - 2021/12/14 | Políticas Educativas na Guiné-Bissau (1999-2019): orientada na promoção de acesso ao ensino básico
Orientador de Mussa Barri
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/04/03 - 2021/10/22 | Os fatores que determinam a oferta e a procura do currículo "International Baccalaureate Diploma Programme" em Portugal
Orientador de Sílvia Maria da Silva Coelho Albuquerque
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/02/17 - 2019/12/20 | A Avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: o caso da FCM|NMS-UNL
Orientador de Patrícia Natividade Antunes Paiva
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/04 - 2019/12/12 | "Estratégias de Promoção do Sucesso escolar no 5.º ano" - O papel da Administração Escolar na Promoção do Sucesso Escolar
Orientador de Ivone Margarida Marques da Silva Patrício
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/11/15 - 2019/11/26 | Disponibilização de dados académicos para pesquisa: um passo para o sucesso académico
Coorientador de Hugo Gonzaga Parente Miguel
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/04 - 2019/11/08 | Formulação e implementação de políticas locais de integração de imigrantes nas escolas via CLAS Amadora
Orientador de Ísis Álvares Capucha
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/04 - 2019/09/27 | As crenças dos professores Portugueses relativamente à avaliação e retenção escolar.
Orientador de Gabriel das Neves Cipriano
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/11/15 - 2019/09/19 | Unfolding the drivers for academic success: the case of ISCTE-IUL
Coorientador de Paulo Alexandre Vieira Diniz Ferreira Gil
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/10/25 - 2017/12/07 | A articulação entre os Professores Titulares e os Professores das AEC: Estudo de caso nas Escolas de 1º ciclo do EB de S.
João da Talha
Orientador de Ana Rita da Costa Prelhaz
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016/10/20 - 2017/11/15 | Contributos para a incorporação da política de agrupamentos na gestão de recursos humanos (docentes). Um estudo comparado.
Orientador de Pedro Miguel Soares Ferreira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/29 - 2017/10/25 | Sucesso Escolar: Uma Escola sem Retenção
Orientador de Cristina Maria Rodrigues Branca de Jesus Claro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017/07/11 - 2017/07/11 | O Ensino Superior Angolano: Políticas, Modelos de Governança e Públicos (Estudo na Província de Benguela)
Orientador de Martinho Bangula Katúmua
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/31 - 2017/04/26 | Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar.
Estudo de Caso.
Coorientador de Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/04/08 - 2017 | PÚBLICOS DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: Políticas, trajetórias académicas e expetativas de vida
Orientador de Martinho Bangula Katúmua
|
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/28 - 2016/12/14 | A importância do papel das lideranças intermédias no planeamento de estratégias ao nível da gestão organizacional
Orientador de Ondina Leonor da Silva Castanheira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/29 - 2016/11/28 | Projeto Educativo: A Partir da Construção Identidária de uma Escola. Estudo de caso de uma escola da Zona Oeste
Orientador de Mafalda Cristina Silva Ferreira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/29 - 2016/11/24 | Monitorização da Introdução do International Baccalaureate Programme numa Organização Escolar. O caso St. Peter's International
School
Orientador de João Daniel Gonçalves Guerra
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/10/27 - 2016/07/20 | Políticas Educativas de Apoio à família no contexto rural angolano: Para uma intervenção na escola de Mambandi
Orientador de Joaquim Nhanganga Tyombe
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/30 - 2016/01/15 | O papel da administração escolar e as políticas de inclusão para crianças com NEE em salas d aula de ensino regular
Coorientador de Sofia Pimenta Queiroz Valério
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/31 - 2016/01/08 | Eixo: Norte-Sul - Análise comparativa aos sistemas de ensino da Finlândia e Portugal
Orientador de Pedro Miguel Henriques Ramalho da Silva
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/30 - 2015/12/21 | Qualidade do Ensino Superior em Cabo Verde - O caso da Universidade do Mindelo
Coorientador de Adilson Jorge Pires Brites
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/10/31 - 2015/12/09 | Abandono escolar no Ensino Superior. Estudo de Caso do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola
Orientador de Dulce Maria Paulo Alfredo Ditutala
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/10/30 - 2014/12/11 | A Organização Escolar: estratégias para lidar com o abandono dos alunos em São Tomé e Príncipe - O caso da escola Patrice
Lumumba
Orientador de Daniel de Barros Salvaleque de Brito
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2013/09/24 - 2014/01/17 | A Reconfiguração da identidade em contexto de integração. O caso dos estudantes angolanos de 2º e 3º ciclo do ensino superior
no ISCTE-IUL
Orientador de Martinho Bangula Katúmua
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/12/17 | A autonomia da escola em Cabo Verde: um estudo de caso numa escola secundária
Orientador de Silvia Suzete Brito Rocha
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/11/20 | Ensino bilingue no 1º ciclo do Ensino Básico: experiência organizacional num colégio de Lisboa
Orientador de Ana Mafalda Bernardo Duarte D'Almeida Braz
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2011/09/01 - 2013/10/03 | As Controvérsias da Reforma Educativa em Angola: Uma análise crítica das percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino
Primário
Orientador de Kezita Manuela Marcos Michingi Miguel
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2011/09/01 - 2013/07/18 | Directores e Liderança: perfis em contexto escolar
Orientador de Helena Isabel Palma Garcia Monteiro Saleiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/26 - 2022/10/26 | Colóquio Infância, Educação e Família: políticas, percursos e participação» (2022/10/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2022/03/08 - 2022/04/22 | Ciclo Internacional de Conferências em Educação 2022 (2022/03/08)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2022/04/01 - 2022/04/01 | Intervenção em contextos de educação não formal - princípios e métodos, por Filipe Martins (2022/04/01)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2022/03/08 - 2022/03/08 | Educação Superior, democratização e combate às desigualdades: alguns desafios para as universidades federais brasileiras no
pós-pandemia, por António Barbosa (2022/03/08)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2020/03/03 - 2020/03/03 | SCHOOL AUTONOMY AND EDUCATION SYSTEMS IN EUROPE: Tensions and challenges (2020/03/03)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Ciclo Internacional de Conferências em Educação 2019 (2019/01/01)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/12/05 - 2019/12/05 | Como se consegue ser um bom aluno? O ponto de vista de crianças do 1º ciclo (2019/12/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019/11/25 - 2019/11/25 | Currículos escondidos e enviesamentos (in)conscientes: desenho curricular para a justiça social (2019/11/25)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/05/24 - 2019/05/24 | Conferência Educação em tempo integral, infância e vulnerabilidade social (2019/05/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/03/29 - 2019/03/29 | A transformação do modelo educacional ocidental: Paradoxos e contradições de uma perspetiva genealógica (2019/03/29)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/03/13 - 2019/03/13 | The blended learner: digitalisation, freedom and enterprise; neoliberalism in the classroom (Stephan Ball) (2019/03/13)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2019/01/17 - 2019/01/17 | A SOCIOLOGIA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO (2019/01/17)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2018/11/06 - 2018/11/06 | Conferência Um breve panorama da educação superior no Brasil: da reprodução das desigualdades à transformação social? (2018/11/06) | |
2018/02/15 - 2018/11/06 | Ciclo de Conferências em Educação 2018 (2018/02/15) | |
2018/10/19 - 2018/10/19 | Conferência "Brincadeira de crianças ou assunto sério? As desigualdades de género e sexualidade na escola" (2018/10/19) | |
2018/05/17 - 2018/05/17 | Conferência “A sujidade sai, mas a experiência fica” – contributos do brincar ao ar livre para o desenvolvimento e aprendizagem" (2018/05/17) | |
2018/04/20 - 2018/04/20 | A Escola em Mudança: ruturas e continuidades (2018/04/20) | |
2018/03/15 - 2018/03/15 | Conferência "A condição de aluno: transições contemporâneas" (2018/03/15) | |
2018/02/23 - 2018/02/23 | Conferência "Territórios, Educação e Estratégias de Convergência Escolar" (2018/02/23) | |
2018/02/08 - 2018/02/10 | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas (2018/02/08) | |
2017/12/13 - 2017/12/14 | Fórum de Pesquisas CIES-IUL 2017: Desigualdades Sociais - Portugal e a Europa (2017/12/13) |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/01 | A EVASÃO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO BAIRRO DA TIJUCA – BRASIL: A VISÃO DOS GESTORES ESCOLARES
Arguente
|
Lilian North dos Santos Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 | Mediação de Conflitos dentro das Administrações de Escolas. Que conflitos existem e que processos são utilizados para a resolução
destes.
Presidente do júri
|
Renata Batista (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 | Formação contínua na administração escolar
Presidente do júri
|
Bruno Ferreira (Mestrado) |
2019 | O perfil do diretor e o resultado da escola. Um estudo em Bayeux-PB .
Presidente do júri
|
Alcemir de Oliveira Freire (Mestrado) |
2019 | O impacto da redução do número de alunos por turma na prática letiva dos professores
Presidente do júri
|
Nuno Sérgio Infante de Passos Sousa (Mestrado) |
2019 | O DECRETO-LEI N.º 3/2008: Natureza, Âmbito e Ambiguidades na sua Aplicação
Presidente do júri
|
Prudência Valente (Mestrado) |
2019 | Projeto Orquestra Geração em Lisboa e Vale do Tejo.
Presidente do júri
|
Projeto Orquestra Geração em Lisboa e Vale do Tejo. (Mestrado) |
2019 | ADAPTAR O MODELO CAF EDUCAÇÃO PARA PROMOVER A INOVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Presidente do júri
|
Inês Nolasco Azevedo (Mestrado) |
2019 | CRESCER NA CRECHE PROJETO: ABRIR UMA CRECHE
Presidente do júri
|
Mafalda Sàágua (Mestrado) |
2019 | Gestão Escolar: Os desafios da Educação inclusiva numa escola com alunos surdos
Presidente do júri
|
Paula Cristina da Silva Dias Gaspar (Mestrado) |
2018/12 | Public Private Partnership in Education. The cases of England and Portugal
Arguente
|
Isabel Flores (Doutoramento) |
2018/09 | A Presença da Sociologia no Ensino Superior Português, em Cursos de Outras Áreas Científicas
Arguente
|
Catarina de Matos Casimiro Egreja (Doutoramento) |
2018/02/16 | Responding to new policy demands: A comparative study of Portuguese and Dutch non-university higher education organizations
Arguente
|
Sandra Hasanefendic (Doutoramento) |
2018 | As Políticas Públicas de Prevenção do Abandono Escolar em Portugal: Análise do Programa TEIP
Arguente principal
|
Maria Leonor Marques Maia da Cruz Morais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 | Liderança e Gestão de Conflito na Escola: Escola Magistério de Ondjiva. ?Dr. António Agostinho Neto? e Escola Liceu Padre
Carlos Mittelberger de Omupanda
Presidente do júri
|
Emanuel Hermenegildo Tekulovanu (Mestrado) |
2017 | O Impacto da Introdução dos Ciclos de Aprendizagem no Ensino Primário na cidade de Maputo-Moçambique
Presidente do júri
|
Hilário Francisco Macandja (Mestrado) |
2017 | Politicas Educativas e Estratégias Organizacionais no Combate ao insucesso escolar: Estudo de Caso numa Escola do Ensino Básico
Giné-Bissau
Presidente do júri
|
Politicas Educativas e Estratégias Organizacionais no Combate ao insucesso escolar (Mestrado) |
2017 | Papel da liderança na melhoria dos resultados escolares: estudo de caso numa escola do ensino secundário da rede pública na
Guiné-Bissau.
Presidente do júri
|
Agostinho Baiem Fande (Mestrado) |
2017 | O Perfil de competências do Diretor Pedagógico numa Escola Profissional.
Presidente do júri
|
Maria Manuela Franco (Mestrado) |
2017 | O Papel do Estado no processo de Consolidação Democrática em Angola na visão dos Estudantes Universitários a viver em Portugal
Arguente principal
|
Germano Rangel Chio Correia (Mestrado) |
2017 | Descentralização de competências na àrea da gestão curricular e pedagógica como estratégia de promoção do sucesso escolar.
Presidente do júri
|
Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira (Mestrado) |
2017 | Educação Inclusiva, Políticas e Práticas
Arguente principal
|
Alex Felipe Ramos (Mestrado) |
2017 | Modelos de interação entre coordenadores de estabelecimento e Diretor num AE – Estudo de caso
Presidente do júri
|
Eugénia póvoa (Mestrado) |
2016 | Condições de contratação e estrutura da carreira dos professores do ensino artístico especializado da dança: um estudo comparativo
de escolas europeias e americanas
Presidente do júri
|
Pedro José Braga Soares Carneiro (Mestrado) |
2015 | O papel da Administração Escolar como suporte do projeto educativo da escola - Estudo de caso
Arguente principal
|
Eliana Marques (Mestrado) |
2014 | O contributo da investigação aplicada e do ensino dos institutos politécnicos para o desenvolvimento regional. O caso do Instituto
Politécnico de Leiria
Arguente principal
|
Ana Filipa Nicolau (Mestrado) |
2014 | Tertúlias e Tertuloquices: Uma forma diferente de aprendizagem
Arguente principal
|
Isabel Cunha (Mestrado) |
2014 | Jornal Escolar: Um instrumento ao serviço da aprendizagem, por Cristina Sabino, no ISCTE-IUL (25/11/2014).
Arguente principal
|
Cristina Sabino (Mestrado) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015 - Atual | Portuguese Journal of Social Science (1476413X) | |
2010 - Atual | Sociologia Problemas e Práticas (2182-7907) | Centro de Investigacao e Estudos de Sociologica |
2019 - 2019 | Revista Brasileira de Ciências Sociais | ANPOCS |
2017 - 2017 | La Critica Sociologica | |
2013 - 2013 | Forum Sociológico (2182-7427) | OpenEdition |
2013 - 2013 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2012 - 2013 | Análise Social (2182-2999) | Instituto de Ciencias Sociais |
2012 - 2012 | SAGE Open (2158-2440) | SAGE Publications |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2006 - 2009 | Avaliadora externa no processo de avaliação externa das unidades de gestão escolares (escola e agrupamento) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2025/02 - 2025/07 | Sociologia da Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2025/02 - 2025/07 | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2025/02 - 2025/07 | Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/09 - 2025/01 | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/09 - 2025/01 | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/09 - 2025/01 | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/09 - 2025/01 | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/09 - 2025/01 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/02 - 2024/07 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Sociologia da Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Dissertação em Educação e Sociedade | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Trabalho de Projecto em Administração Escolar | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação | Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Sociologia do Desempenho Escolar | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Dissertação em Políticas Públicas | Mestrado em Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Sistemas Educativos Comparados | Mestrado em Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Metodologias em Políticas Públicas: o Método Comparativo | Doutoramento em Políticas Públicas (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Dissertação em Políticas Públicas | Mestrado em Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Dissertação em Administração Escolar | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Estágio em Políticas Públicas | Mestrado em Políticas Públicas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/09 - 2019/01 | Políticas de Educação | Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2010/09 - 2011/02 | UC de Fundamentos socioculturais da educação | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | |
1999 - 2002 | Intervenção Educativa I | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Membro da Comissão Científica do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Membro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal |
2018/02 - 2018/02 | III Colóquio Internacional das Ciências Sociais da Educação | Universidade do Minho, Portugal |
2013 - 2013 | 16.º Workshop da APDR - Redes de ensino superior: contributos e novos desafios para a economia e para a sociedade | |
2003 - 2005 | Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação Santarém | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Distinções
Prémio
2017 | Prémio Científico ISCTE-IUL 2016 (Publicação Científica)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|