???global.info.a_carregar???
Daniel Mendes is an Assistant Professor at the Faculty of Engineering of the University of Porto, Portugal, and a researcher at INESC TEC. He received his Ph.D. (2018), MSc (2011), and BSc (2008) degrees in Computer Science and Engineering from Instituto Superior Técnico, University of Lisbon. His main interest areas are Human-Computer Interaction, 3D User Interfaces, Virtual and Augmented Reality, Multimodal Interfaces, and Touch/Gesture-based Interactions. He has been involved in several national research projects funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT). He co-authored over 60 papers published in peer-reviewed scientific journals, conferences, and meetings. He is a member of ACM, IEEE, Eurographics, and the Portuguese Group for Computer Graphics.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniel Filipe Martins Tavares Mendes

Nomes de citação

  • Mendes, Daniel
  • Mendes, D.
  • Daniel Mendes

Identificadores de autor

Ciência ID
5915-ED93-760A
ORCID iD
0000-0002-1129-7941
AuthenticusID
R-001-V2W
Google Scholar ID
QtW5MYQAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • danielmendes@fe.up.pt (Profissional)
  • danielmendes@ieee.org (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2018/07/24
Concluído
Programa Doutoral em Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Manipulation of 3D Objects in Immersive Virtual Environments" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Pass with Distinction and Honor
2008 - 2011
Concluído
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"LTouchIt: Modelação de LEGO em Superfícies Multi-toque" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2008
Concluído
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/04/01 - 2022/05/31 Investigador Contratado (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2019/02/01 - 2020/03/31 Investigador Contratado (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2019/01/31 Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/06/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/09/01 - 2022/05/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019/09/01 - 2020/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/04/01 - Atual PAINTER: Procedurally Assisted INTErchangeable Reality
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Em curso
2019/02/01 - 2020/03/31 VisBig: Real-Time Visualization of Streaming Big Data
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Em curso
2016/01 - 2018/01 Interactive Tablets for Collaborative Scenarios Related to 3D Medical Image Exploration Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2013/09 - 2016/02 Digital Mockup: Touching the 3rd Dimension Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2011/01 - 2014/06 CEDAR - Collaborative Engineering Design And Review Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2010/04 - 2013/09 Digital Alberti - Tradition and innovation in the architectural theory and practice in Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2010/01 - 2013/06 MIVIS Procedural Modeling of Implicit Surfaces for Visualization Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2010/03 - 2013/04 3DORuS: 3D Object Retrieval using Sketches Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/01 - 2025/12/31 INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC)
LA/P/0063/2020
168195UID
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015/03/01 - 2021/04/01 Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa
UID/CEC/50021/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/09/01 - 2016/05/31 Simulacros Digitais: Modelando a 3a Dimensão
PTDC/EEI-SII/3154/2012
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2014/06/30 CEDAR - Design e Revisão Colaborativa de Modelos de Engenharia
PTDC/EIA-EIA/116070/2009
Universidade da Madeira, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/04/01 - 2013/09/30 Alberti Digital - Tradição e inovação na teoria e prática da arquitectura em Portugal
PTDC/AUR-AQI/108274/2008
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/03/01 - 2013/04/30 3DORuS: Recuperação 3D usando Esboços
PTDC/EIA-EIA/102930/2008
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Deborah Pintani; Ariel Caputo; Daniel Mendes; Andrea Giachetti. "CIDER: Collaborative Interior Design in Extended Reality". 2023.
    10.1145/3605390.3605419
  2. Monteiro, J; Mendes, D; Rodrigues, R. "TouchRay: Towards Low-effort Object Selection at Any Distance in DeskVR". 2023.
    10.1109/ismar59233.2023.00116
  3. Fidalgo, CG; Sousa, M; Mendes, D; dos Anjos, RK; Medeiros, D; Singh, K; Jorge, J. "MAGIC: Manipulating Avatars and Gestures to Improve Remote Collaboration". 2023.
    10.1109/vr55154.2023.00059
  4. Amaro, G; Mendes, D; Rodrigues, R. "Design and Evaluation of Travel and Orientation Techniques for Desk VR". 2022.
    10.1109/vr51125.2022.00041
  5. Carvalho, B; Mendes, D; Coelho, A; Rodrigues, R. "ProGenVR: Natural Interactions for Procedural Content Generation in VR". 2022.
  6. Moreira, J; Castanheira, F; Mendes, D; Goncalves, D. "Designing Animated Transitions for Dynamic Streaming Big Data". 2022.
    10.5220/0010787600003124
  7. Cassola, F; Pinto, M; Mendes, D; Morgado, L; Coelho, A; Paredes, H. "A Novel Tool for Immersive Authoring of Experiential Learning in Virtual Reality". 2021.
    10.1109/vrw52623.2021.00014
  8. Cassola, F; Pinto, M; Mendes, D; Morgado, L; Coelho, A; Paredes, H. "Immersive Authoring of Virtual Reality Training". 2021.
    10.1109/vrw52623.2021.00199
  9. Ferreira, J; Mendes, D; Nobrega, R; Rodrigues, R. "Immersive Multimodal and Procedurally-Assisted Creation of VR Environments". 2021.
    10.1109/vrw52623.2021.00012
  10. Rafael, J; Moreira, J; Mendes, D; Alves, M; Gonçalves, D. "Graceful Degradation for Real-time Visualization of Streaming Geospatial Data". 2021.
  11. Castanheira, F; Moreira, J; Mendes, D; Gonçalves, D. "Evaluating Transitions for Streaming Big Data". 2021.
    10.1109/icgi54032.2021.9655291
  12. Moreira, J; Mendes, D; Gonçalves, D. "Incidental Visualizations: Pre-Attentive Primitive Visual Tasks". 2020.
    10.1145/3399715.3399841
  13. Pereira, T; Moreira, J; Mendes, D; Goncalves, D. "Evaluating Animated Transitions between Contiguous Visualizations for Streaming Big Data". 2020.
    10.1109/vis47514.2020.00039
  14. Sousa, Maurício; dos Anjos, Rafael Kufner; Mendes, Daniel; Billinghurst, Mark; Jorge, Joaquim. "Warping Deixis: Distorting Gestures to Enhance Collaboration". Trabalho apresentado em CHI 19, 2019.
    10.1145/3290605.3300838
  15. Sousa, M.; Mendes, D.; Dos Anjos, R.K.; Lopes, D.S.; Jorge, J.. "Negative space: Workspace awareness in 3D face-to-face remote collaboration". Trabalho apresentado em VRCAI 19, 2019.
    10.1145/3359997.3365744
  16. Pires, G.; Mendes, D.; Goncalves, D.. "VisMillion: A novel interactive visualization technique for real-time big data". Trabalho apresentado em ICGI 19, 2019.
    10.1109/ICGI47575.2019.8955070
  17. Sousa, M.; Mendes, D.; Jorge, J.. "SafeWalking in VR". Trabalho apresentado em VRCAI 19, 2019.
    10.1145/3359997.3365737
  18. Dos Anjos, R.K.; Sousa, M.; Mendes, D.; Medeiros, D.; Billinghurst, M.; Anslow, C.; Jorge, J.. "Adventures in hologram space: Exploring the design space of eye-to-eye volumetric telepresence". Trabalho apresentado em VRST 19, 2019.
    10.1145/3359996.3364244
  19. Caputo, F.M.; Mendes, D.; Bonetti, A.; Saletti, G.; Giachetti, A.. "Smart Choices for Deviceless and Device-Based Manipulation in Immersive Virtual Reality". Trabalho apresentado em VR 18, 2018.
    10.1109/VR.2018.8446598
  20. Medeiros, D.; Dos Anjos, R.K.; Mendes, D.; Pereira, J.M.; Raposo, A.; Jorge, J.. "Keep my head on my shoulders! Why third-person is bad for navigation in VR". Trabalho apresentado em VRST 18, 2018.
    10.1145/3281505.3281511
  21. Cordeiro, E; Giannini, F; Monti, M; Mendes, D; Ferreira, A. "A Study on Natural 3D Shape Manipulation in VR". 2018.
  22. Relvas, F.; Mendes, D.; Ferreira, A.; Jorge, J.. "Separating degrees of freedom for object manipulation in VR". Trabalho apresentado em EPCGI 16, 2017.
    10.1109/EPCGI.2016.7851188
  23. Mendes, D.; Sousa, M.; Lorena, R.; Ferreira, A.; Jorge, J.. "Using custom transformation axes for mid-air manipulation of 3D virtual objects". Trabalho apresentado em VRST 17, 2017.
    10.1145/3139131.3139157
  24. Sousa, M.; Mendes, D.; Paulo, S.; Matela, N.; Jorge, J.; Lopes, D.S.. "VRRRRoom: Virtual reality for radiologists in the reading room". Trabalho apresentado em CHI 17, 2017.
    10.1145/3025453.3025566
  25. Sousa, M.; Mendes, D.; Dos Anjos, R.K.; Medeiros, D.; Ferreira, A.; Raposo, A.; Pereira, J.M.; Jorge, J.. "Creepy tracker toolkit for context-aware interfaces". Trabalho apresentado em ISS 17, 2017.
    10.1145/3132272.3134113
  26. Mendes, D.; Medeiros, D.; Sousa, M.; Cordeiro, E.; Ferreira, A.; Jorge, J.. "Using iterative refinement for out-of-reach selection in VR". Trabalho apresentado em SCCG 17, 2017.
    10.1145/3154353.3154371
  27. Mendes, D.; Medeiros, D.; Sousa, M.; Ferreira, R.; Raposo, A.; Ferreira, A.; Jorge, J.. "Mid-air modeling with Boolean operations in VR". Trabalho apresentado em 3DUI 17, 2017.
    10.1109/3DUI.2017.7893332
  28. Mendes, Daniel; Lorena, Rodrigo; Ferreira, Alfredo; Jorge, Joaquim. "Manipulação de Objetos Virtuais em VR utilizando Eixos de Transformação Personalizados". Trabalho apresentado em EPCGI 17, 2017.
  29. Mendes, D.; Relvas, F.; Ferreira, A.; Jorge, J.. "The Benefits of DOF Separation in Mid-air 3D Object Manipulation". Trabalho apresentado em VRST 16, 2016.
    10.1145/2993369.2993396
  30. Medeiros, D.; Sousa, M.; Mendes, D.; Raposo, A.; Jorge, J.. "Perceiving depth: Optical versus video see-through". Trabalho apresentado em VRST 16, 2016.
    10.1145/2993369.2993388
  31. Cordeiro, Eduardo; Medeiros, Daniel; Mendes, Daniel; Sousa, Maurício; Raposo, Alberto; Ferreira, Alfredo; Jorge, Joaquim. "Evaluation of Travel Techniques for Virtual Reality". Trabalho apresentado em EPCGI 16, 2016.
  32. Sousa, M.; Mendes, D.; Ferreira, A.; Pereira, J.M.; Jorge, J.. "Eery space: Facilitating virtual meetings through remote proxemics". Trabalho apresentado em INTERACT 2015, 2015.
    10.1007/978-3-319-22698-9_43
  33. Rodrigues, Vasco; Mendes, Daniel; Ferreira, Alfredo; Jorge, Joaquim. "Mid-Air Manipulation of 3D Models in (Semi-) Immersive Virtual Environments". Trabalho apresentado em SciTecIn, 2015.
  34. Mendes, Daniel; Pascoal, Pedro; Nixo, Miguel; Ferreira, Alfredo. "Modelação em Superfícies Interactivas para Fabricação 3D". Trabalho apresentado em SciTecIn, 2015.
  35. Pascoal, Pedro; Mendes, Daniel; Ferreira, Alfredo; Dias, Miguel S.. "Especificação de Interrogações para Recuperação 3D em Ambiente Imersivo". Trabalho apresentado em SciTecIn, 2015.
  36. Daniel Mendes; Maurício Sousa; PEREIRA, JOÃO; Alfredo Ferreira; Joaquim Armando Pires Jorge. "Enabling Remote Proxemics through Multiple Surfaces". Trabalho apresentado em CMIS 2014 - Workshop on Collaboration Meets Interactive Surfaces: Walls, Tables, Tablets and Phones, Dresden, 2014.
    Publicado
  37. Mendes, Daniel; Fonseca, Fernando; Araujo, Bruno; Ferreira, Alfredo; Jorge, Joaquim. "Mid-air interactions above stereoscopic interactive tables". Trabalho apresentado em 3DUI 14, MN, USA, 2014.
    Publicado • 10.1109/3dui.2014.6798833
  38. Henriques, D.; Trancoso, I.; Mendes, D.; Ferreira, A.. "Verbal description of LEGO blocks". Trabalho apresentado em INTERSPEECH - 2014, 2014.
  39. Guerreiro, J.; Medeiros, D.; Mendes, D.; Sousa, M.; Jorge, J.; Raposo, A.; Santos, I.. "Beyond post-it: Structured multimedia annotations for collaborative VES". Trabalho apresentado em EGVE 14, 2014.
    10.2312/ve.20141365
  40. Sousa, Maurício; Mendes, Daniel; Ferreira, Alfredo; Pereira, João M.; Jorge, Joaquim. "Eery Proxemics: Proximidade à Distância usando Múltiplas Superfícies". Trabalho apresentado em EPCG 14, 2014.
  41. Lopes, Daniel S.; Simão, Daniel; Fonseca, Fernando; Mendes, Daniel; Jorge, Joaquim. "Modelação Expedita de Terrenos e Subsolo via Interacção Espacial e Superfícies Interactivas". Trabalho apresentado em EPCG 14, 2014.
  42. Pascoal, Pedro; Mendes, Daniel; Henriques, Diogo; Trancoso, Isabel; Ferreira, Alfredo. "LS3D: Pesquisa de Blocos LEGO em Ambientes Imersivos". Trabalho apresentado em EPCG 14, 2014.
  43. Figueiredo, B; Castro e Costa, ECE; Araujo, B; Fonseca, F; Mendes, D; Jorge, JA; Duarte, JP; et al. "Interactive Tabletops for Architectural Visualization Combining Stereoscopy and Touch Interfaces for Cultural Heritage". Trabalho apresentado em eCAADe 14, 2014.
  44. Mendes, Daniel; Henriques, Diogo; Trancoso, Isabel; Ferreira, Alfredo. "Qual Peça? Identificação de Métodos Naturais para a Descrição de Objectos 3D". Trabalho apresentado em Interação 13, 2013.
  45. Fonseca, Fernando; Mendes, Daniel; Araújo, Bruno; Ferreira, Alfredo; Jorge, Joaquim. "Manipulações no espaço sobre mesas interativas com estereoscopia". Trabalho apresentado em Interação 13, 2013.
  46. Mendes, Daniel; Pascoal, Pedro; Fonseca, Manuel J.; Ferreira, Alfredo. "Combinação de técnicas de recuperação com deteção de cores para exploração de pesquisas de imagens". Trabalho apresentado em Interação 13, 2013.
  47. Mendes, Daniel; Lopes, Pedro; Ferreira, Alfredo. "Hands-on interactive tabletop LEGO application". Trabalho apresentado em ACE 11, Lisbon, Portugal, 2011.
    Publicado • 10.1145/2071423.2071447
  48. Lopes, Pedro; Mendes, Daniel; Araújo, Bruno; Jorge, Joaquim A.. "Combining bimanual manipulation and pen-based input for 3D modelling". Trabalho apresentado em SBIM 11, Vancouver, British Columbia, C, 2011.
    Publicado • 10.1145/2021164.2021168
  49. Mendes, D.; Ferreira, A.. "Virtual LEGO modelling on multi-touch surfaces". Trabalho apresentado em WSCG 11, 2011.
  50. Mendes, D.; Ferreira, A.. "Evaluation of 3D object manipulation on multi-touch surfaces using unconstrained viewing angles". Trabalho apresentado em INTERACT 2011, 2011.
    10.1007/978-3-642-23768-3_73
  51. Mendes, Daniel; Ferreira, Alfredo. "Estudo Comparativo de Aplicações para a Construção de Modelos LEGO". Trabalho apresentado em Interação 10, 2010.
Artigo em revista
  1. Filipe Barbosa; Daniel Mendes; Rui Rodrigues. "Shape-A-Getti: A haptic device for getting multiple shapes using a simple actuator". Computers & Graphics (2023): https://doi.org/10.1016/j.cag.2023.10.014.
    10.1016/j.cag.2023.10.014
  2. Almeida, D; Mendes, D; Rodrigues, R. "SIT6: Indirect touch-based object manipulation for DeskVR". COMPUTERS & GRAPHICS-UK (2023): https://www.authenticus.pt/P-00Z-A9X.
    10.1016/j.cag.2023.10.013
  3. Rodrigues, N.; Mendes, D.; Santos, L.P.; Bouatouch, K.. "Foreword to the special section on Recent Advances in Graphics and Interaction". Computers and Graphics (Pergamon) 102 (2022): A8-A9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85123086697&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cag.2021.12.006
  4. Cassola, F.; Mendes, D.; Pinto, M.; Morgado, L.; Costa, S.; Anjos, L.; Marques, D.; et al. "Design and Evaluation of a Choreography-Based Virtual Reality Authoring Tool for Experiential Learning in Industrial Training". IEEE Transactions on Learning Technologies (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85126327779&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/TLT.2022.3157065
  5. Mendes, D; Reis, S; Guerreiro, J; Nicolau, H. "Collaborative Tabletops for Blind People: The Effect of Auditory Design on Workspace Awareness". Proc. ACM Hum. Comput. Interact. (2020):
    10.1145/3427325
  6. Zorzal, E.R.; Sousa, M.; Mendes, D.; dos Anjos, R.K.; Medeiros, D.; Paulo, S.F.; Rodrigues, P.; et al. "Anatomy Studio: A tool for virtual dissection through augmented 3D reconstruction". Computers and Graphics (Pergamon) 85 (2019): 74-84. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073542040&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cag.2019.09.006
  7. D. Mendes; F. M. Caputo; A. Giachetti; A. Ferreira; J. Jorge. "A Survey on 3D Virtual Object Manipulation: From the Desktop to Immersive Virtual Environments". Computer Graphics Forum (2018): https://doi.org/10.1111/cgf.13390.
    10.1111/cgf.13390
  8. Mendes, D.; Medeiros, D.; Sousa, M.; Cordeiro, E.; Ferreira, A.; Jorge, J.A.. "Design and evaluation of a novel out-of-reach selection technique for VR using iterative refinement". Computers and Graphics (Pergamon) 67 (2017): 95-102. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85024363937&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cag.2017.06.003
  9. Shorey, P; Girouard, A; Yoon, SH; Zhang, Y; Huo, K; Ramani, K; Sousa, M; et al. "Demo hour". Interactions (2017):
  10. Lopes, D.S.; Mendes, D.; Sousa, M.; Jorge, J.. "Expeditious illustration of layer-cake models on and above a tactile surface". Computers and Geosciences 90 (2016): 1-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958242698&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cageo.2016.02.009
  11. Pascoal, Pedro B.; Mendes, Daniel; Henriques, Diogo; Trancoso, Isabel; Ferreira, Alfredo. "LS3D: LEGO Search Combining Speech and Stereoscopic 3D". International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 6 2 (2015): 18-36. http://dx.doi.org/10.4018/ijcicg.2015070102.
    10.4018/ijcicg.2015070102
  12. Bruno Araujo; Daniel Mendes; Fernando Fonseca; Alfredo Ferreira; Joaquim Jorge; Eduardo Costa; Bruno Figueiredo; Filipe Coutinho. "Interactive stereoscopic visualization of Alberti Architectural models". Joelho: Revista de Cultura Arquitectonica 5 (2014): 52-56. https://doi.org/10.14195/1647-8681_5_13.
    10.14195/1647-8681_5_5
Capítulo de livro
  1. Roberto Zorzal, E; Sousa, M; Mendes, D; Figueiredo Paulo, S; Rodrigues, P; Jorge, J; Lopes, DS. "A Tool for Collaborative Anatomical Dissection". 2021.
    10.1007/978-3-030-61905-3_3
  2. Sousa, M.; Mendes, D.; Medeiros, D.; Ferreira, A.; Pereira, J.M.; Jorge, J.. "Remote proxemics". In Collaboration Meets Interactive Spaces. 2017.
Poster em conferência
  1. Sousa, Maurício; Mendes, Daniel; Anjos, Rafael K.; Jorge, Joaquim. "Investigating Workspace Awareness in 3D Face-to-Face Remote Collaboration". Trabalho apresentado em ICGI 18, 2018.
  2. Mendes, D.; Medeiros, D.; Cordeiro, E.; Sousa, M.; Ferreira, A.; Jorge, J.. "PRECIOUS! Out-of-reach selection using iterative refinement in VR". Trabalho apresentado em 3DUI 17, 2017.
    10.1109/3DUI.2017.7893359
  3. Medeiros, D.; Cordeiro, E.; Mendes, D.; Sousa, M.; Raposo, A.; Ferreira, A.; Jorge, J.. "Effects of speed and transitions on target-based travel techniques". Trabalho apresentado em VRST 16, 2016.
    10.1145/2993369.2996348
  4. Mendes, Daniel; Sousa, Maurício; Ferreira, Alfredo; Jorge, Joaquim. "ThumbCam: Returning to single touch interactions to explore 3D virtual environments". Trabalho apresentado em ITS 14, 2014.
    10.1145/2669485.2669554
  5. Henriques, D.; Mendes, D.; Pascoal, P.; Trancoso, I.; Ferreira, A.. "Poster: Evaluation of immersive visualization techniques for 3D object retrieval". Trabalho apresentado em 3DUI 14, 2014.
    10.1109/3DUI.2014.6798862
Pré-impressão
  1. Moreira, J; Mendes, D; Goncalves, D. "Incidental graphical perception: How marks and display time influence accuracy". 2023. https://www.authenticus.pt/P-00Y-XX7.
    10.1177/14738716231189218
  2. Moreira, J; Mendes, D; Goncalves, D. "Impact of incidental visualizations on primary tasks". 2023. https://www.authenticus.pt/P-00Y-KTK.
    10.1177/14738716231180892
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Daniel. "Manipulation of 3D Objects in Immersive Virtual Environments". Doutoramento, 2018.
  2. Mendes, Daniel. "LTouchIt: Modelação de LEGO em Superfícies Multi-toque". Mestrado, Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, 2011.

Outros

Outra produção
  1. Foreword RAGI. 2022. Silva, PA; Magalhaes, LG; Mendes, D; Giachetti, A. https://www.authenticus.pt/P-00X-TQC.
    10.1016/j.cag.2022.11.012
  2. Safe walking in VR using augmented virtuality. 2019. Sousa, M.; Mendes, D.; Jorge, J.; Sousa, M; Mendes, D; Jorge, JA. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85094342774&partnerID=MN8TOARS.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 VisMillion: A novel interactive visualization technique for real-time big data International Conference on Graphics and Interaction (ICGI)
(Faro, Portugal)
2018 A Survey on 3D Virtual Object Manipulation: from the Desktop to Immersive Virtual Environments International Conference on Graphics and Interaction (ICGI)
(Lisboa, Portugal)
2017 Using custom transformation axes for mid-air manipulation of 3D virtual objects ACM Symposium on Virtual Reality Software and Technology (VRST’17)
(Gothenburg, Suécia)
2017 Using iterative refinement for out-of-reach selection in VR Spring Conference on Computer Graphics (SCCG)
(Mikulov, República Checa)
2017 Mid-air modeling with Boolean operations in VR IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI)
(Los Angeles, Estados Unidos)
2017 Manipulação de Objetos Virtuais em VR utilizando Eixos de Transformação Personalizados Encontro Português de Computação Gráfica e Interação (EPCGI)
(Guimarães, Portugal)
2016 The benefits of DOF separation in mid-air 3D object manipulation ACM Conference on Virtual Reality Software and Technology (VRST’16)
(Munich, Alemanha)
2016 Separating Degrees of Freedom for Object Manipulation in VR Encontro Português de Computação Gráfica e Interação (EPCGI)
(Covilhã, Portugal)
2015 Mid-Air Manipulation of 3D Models in (Semi-) Immersive Virtual Environments Conferência Ciências e Tecnologias da Interação (SciTecIn)
(Coimbra, Portugal)
2015 Modelação em Superfícies Interactivas para Fabricação 3D Conferência Ciências e Tecnologias da Interação (SciTecIn)
(Coimbra, Portugal)
2014 Mid-air interactions above stereoscopic interactive tables IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI)
(Minneapolis, Estados Unidos)
2014 Enabling Remote Proxemics through Multiple Surfaces Collaboration Meets Interactive Spaces (CmIS)
(Dresden, Alemanha)
2013 Envisioning Multi-Surface Collaborative Review of 3D Virtual Models Collaboration Meets Interactive Spaces (CmIS)
(St Andrews, Reino Unido)
2013 Collaborative 3D Visualization on Large Screen Displays
International Workshop on Interactive, Ultra-High-Resolution Displays (POWERWALL) (Paris, França)
2011 Virtual LEGO Modelling on Multi-Touch Surfaces International Conference on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision (WSCG)
(Pilsen, República Checa)
2010 Estudo Comparativo de Aplicações para a Construção de Modelos LEGO Conferência Nacional sobre Interação (Interação)
(Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Incidental Visualizations
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 - Atual FastViz - Visualizing Dynamically Evolving Big Data
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 - Atual FastGeo - Visualizing large amounts of georeferenced data
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018 - 2019 Auditory Collaborative Surfaces
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2018 - 2019 VisMillion (and Change) Visualizando Big Data em Evolução Dinâmica
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2016 - 2017 Manipulating 3D Objects in Mid-Air using Virtual Rails
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016 DOF Separation in Mid-air 3D Object Manipulation
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2015 - 2016 Out-of-Reach interactions in VR
Coorientador
Engenharia Informática e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - 2020 ICGI 2020 - International Conference on Graphics and Interaction (2020/10/29 - 2020/10/30)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2019 - 2020 ISS 2020 - ACM International Conference on Interactive Surfaces and Spaces (2020/11/08 - 2020/11/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2016 EUROGRAPHICS 2016 - 37th Annual Conference of the European Association for Computer Graphics (2016/05/09 - 2016/05/13)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 ITS 2015 - ACM International Conference on Interactive Tabletops and Surfaces (2015/11/15 - 2015/11/18)
Conferência (Outra)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 AutoGame
Arguente principal
Inês Paiva (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020 meteoTECNICO Responsive
Arguente principal
Francisco Miranda (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020 Shadow rendering techniques for mobile devices
Arguente principal
Henrique Araújo (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020 GameCourseBeyond
Arguente principal
Diana Lopes (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2020 DENTIFY - Simulador Háptico de Realidade Virtual de Perfuração Dentária
Arguente principal
Artur Esteves (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 GoAR: Augmented Reality drone navigation from multiple spatial sensors
Arguente principal
Ricardo Carvalho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 Surdez na 3a idade: um simulador de surdez através de realidade virtual
Arguente principal
Pedro Teles (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 Website analysis: Finding Fraud Patterns in Websites
Arguente principal
Tiago Campos (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 Virtual Reality Sliders & Widgets
Arguente principal
Gonçalo Louro (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 Learning Your Moves: A Gait Motion Virtual Reality Educational Tool for Physiotherapy Students
Arguente principal
Miguel Renda (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2019 Directrizes para Avaliação UX de Interfaces de Realidade Virtual e Aumentada
Arguente principal
Inês Pinho (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020 - 2020 VR 2020 - IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces
2020 - 2020 GRAPP 2020 - International Conference on Computer Graphics Theory and Applications
2020 - 2020 IUI 2020 - ACM Conference on Intelligent User Interfaces
2020 - 2020 CHI 2020 - ACM Conference on Human Factors in Computing Systems
2019 - 2019 VRST 2019 - ACM Symposium on Virtual Reality Software and Technology
2019 - 2019 UIST 2019 - ACM Symposium on User Interface Software and Technology
2019 - 2019 ISMAR 2019 - IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality
2019 - 2019 IUI 2019 - ACM Conference on Intelligent User Interfaces
2019 - 2019 CHI 2019 - ACM Conference on Human Factors in Computing Systems
2019 - 2019 VR 2019 - IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces
2018 - 2018 ISMAR 2018 - IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality
2018 - 2018 VR 2018 - IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces
2017 - 2017 ISMAR 2017 - IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality
2017 - 2017 CHI 2017 - ACM Conference on Human Factors in Computing Systems
2016 - 2016 VRST 2016 - ACM Symposium on Virtual Reality Software and Technology
2016 - 2016 CHI 2016 - ACM Conference on Human Factors in Computing Systems
2015 - 2015 VRST 2015 - ACM Symposium on Virtual Reality Software and Technology
2015 - 2015 ITS 2015 - ACM International Conference on Interactive Tabletops and Surfaces
2015 - 2015 IUI 2015 - ACM Conference on Intelligent User Interfaces

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - 2019 IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics
2019 - 2019 Elsevier International Journal of Human-Computer Studies
2018 - 2018 Elsevier Computers & Graphics
2016 - 2016 IEEE Transactions on Human-Machine Systems
2014 - 2014 Springer Computer Supported Cooperative Work

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013 - 2016 Human-Computer Interfaces Ciências de Engenharia - Engenharia Informática e de Computadores (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual Portuguese Group for Computer Graphics (GPCG)
2015 - Atual European Association for Computer Graphics (Eurographics)
2014 - Atual Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE)
2013 - Atual Association for Computing Machinery (ACM)

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2014 - 2015 Interaction Techniques for CSG Modeling in VR Ricardo Ferreira
2014 - 2015 Manipulações de Modelos 3D no Espaço em Ambientes Virtuais (Semi-) Imersivos Vasco Rodrigues
2014 - 2015 Especificação de Interrogações para Recuperação 3D em Ambiente Imersivo Sara Martins
2014 - 2015 Modelling on Interactive Surfaces for 3D Fabrication Miguel Nixo
2013 - 2014 Remote Proxemics for Collaborative Virtual Environments Maurício Sousa
2013 - 2014 LSpeakIt: Interface Imersiva para Pesquisa de Objectos Diogo Henriques
2012 - 2013 Manipulações no espaço sobre mesas interativas com estereoscopia Fernando Fonseca
Distinções

Prémio

2018 Professor José Luís Encarnação Award
2018 Best Poster at the International Conference for Graphics and Interaction
2018 Best PhD Student
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
2014 Teaching Excellence Award
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Outra distinção

2012 Bolsa Individual de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Portugal