???global.info.a_carregar???
Patrícia Ávila (patricia.avila@iscte.pt). Doutoramento e mestrado em sociologia. Professora Associada com Agregação no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte. Investigadora Integrada no CIES-Iscte. Atualmente é diretora do Doutoramento em Sociologia (CIES e Iscte) e coordenadora do Grupo de Investigação "Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação” do CIES-Iscte.  Tem participado em vários projetos de investigação sobre diferentes temáticas, com particular destaque para a literacia e leitura, competências, educação de adultos, ciência e sociedade, e metodologias de investigação em ciências sociais. É autora de vários artigos e livros.  
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia Durães Ávila

Nomes de citação

  • Ávila, Patrícia
  • Ávila, P.

Identificadores de autor

Ciência ID
7310-31E6-2430
Google Scholar ID
MgWkmOIAAAAJ&h

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
Formação
Grau Classificação
2022/10 - 2022/10
Concluído
Sociologia (Título de Agregado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Aprovado por unanimidade
2006/12/31
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A Literacia dos Adultos. Competências-chave na Sociedade do Conhecimento." (TESE/DISSERTAÇÃO)
“Distinção e Louvor”, por unanimidade.
1997/12/31
Concluído
Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"A Distribuição do Capital Científico: Cultura e Relações Sociais na Comunidade Científica Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1992/12/31
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Indianos Comerciantes: Trajectórias Sociais e Estratégias de Integração na Sociedade Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2006 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1997 - 2006 Assistente (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1993 - 1997 Assistente Estagiário (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/09 - 2024/02/29 Avaliação externa do Programa Schools 2030
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Aga Khan Portugal - AKF (Prt)
Em curso
2021/12/01 - 2023/12/31 Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Plano Nacional de Leitura 2027, Portugal
ARM – Associação Restaurantes McDonalds
Concluído
2023/02/16 - 2023/09/30 Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
PREDEP 51714/2022/DGE-DSPE-ERTE
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Direção-Geral da Educação
Concluído
2022/09/01 - 2023/07/31 Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário - Barómetro
n.a
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Plano Nacional de Leitura 2027, Portugal
ARM - Associação de Restaurantes McDonald's
Concluído
2020/08/01 - 2023/06/30 Aprendizagem ao Longo da Vida no Concelho de Cascais. Desenho de um programa de intervenção
.
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Cascais
Concluído
2021/09/01 - 2022/12/31 Estudantes de países terceiros em Portugal: desafios da integração numa era (pós)pandémica
PT/2021/FAMI/706
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações, I. P. (ACM)
Concluído
2021/01/01 - 2022/12/31 Mulheres Migrantes Orientação Cultural e Ensino de Português
PT/2020/FAMI/644
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Junta de Freguesia da Penha de França, Portugal

Associação de Professores para a Educação Intercultural, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações, I.P (ACM, I.P)
Concluído
2019/10/17 - 2021/10/30 Acompanhamento e análise do PICCLE (Plano de Intervenção Cidadãos Competentes em Leitura e Escrita)
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
UE / Fundo Social Europeu
Concluído
2020/02/01 - 2021/01/31 Práticas Leitorais dos Mediadores de Leitura
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Plano Nacional de Leitura 2027, Portugal
ARM – Associação Restaurantes McDonalds
Em curso
2018/12/03 - 2020/04/30 Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Plano Nacional de Leitura 2027, Portugal
ARM – Associação Restaurantes McDonald’s
Concluído
2013/12/01 - 2015/12/31 Inquérito à Literacia em Saúde em Portugal
P-132531
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2013/06/01 - 2015/05/31 Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2012/03/15 - 2014/03/14 Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos alunos descendentes de imigrantes na escola básica
PTDC/CS-SOC/119797/2010
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2008/10/01 - 2012/07/01 Programa Internacional para a Análise das Competências dos Adultos - Portugal
-
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Agência Nacional para a Qualificação (ANQ)
Concluído
2009/10/20 - 2012/03/31 A Inserção Profissional de Investigadores Doutorados: Condições de acolhimento, formas de inserção e expectativas de futuro
Proc. 10/109
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT
Concluído
2011/04/06 - 2012/03/30 PISA 2000-2009 – Perfis e Tendências
Procedimento nº 2011/04/GAVE/PISA
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE)
Concluído
2009/09/01 - 2010/10/31 In/sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa
FSE/CED/83589/2008
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2007/05/14 - 2008/06/15 Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
PSE/DIV/0001/2006
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Instituto de Sociologia da Universidade do Porto , Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2008/03/01 - 2008/03/15 Learning to Learn
-
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE)
Concluído
2006/08/01 - 2007/09/30 Estudo de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ministério da Educação (ME)
Concluído
2002/03/01 - 2004/07/01 Literacia e outras Competências na Sociedade do Conhecimento: Perfis e Processos
POCTI/38168/SOC/2001
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
1997/05/15 - 2000/11/30 A Modernização das Estruturas Sociais
PRAXIS/SOC/2/2.1/CSH/782/95
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
1997/10/30 - 2000/05/31 Trabalho e Famílias: o Papel das Políticas Sociais
PRAXIS/PCSH/C/SOC/113/96
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2012/06/30 - 2015/12/31 Pensar o Futuro: efeitos da crise numa reconfiguração de rendimentos e consumos da classe média em Portugal
CONSUMOS
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CIES-IUL, ISCTE
Concluído
2008/11/05 - 2011/07/30 Leitura, Escola e Sociedade: Estudos de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ministério da Educação (ME)
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Espanha, R.; Ávila, P.. "Health literacy survey Portugal: A contribution for the knowledge on health and communications". Trabalho apresentado em Procedia Computer Science, Porto, 2016.
    Publicado • 10.1016/j.procs.2016.09.277
  2. Pereira, A. I.; Rodrigues, H.; Ávila, P.. "The relationship between kindergarten children’s vocal performance and recognition of songs with and without words". Trabalho apresentado em Proceedings of the 14th International Conference on Music Perception and Cognition, 2016.
    Publicado
  3. Seabra, T.; Ávila, P.; L. Castro; Baptista, Inês. "Condiciones de las escuelas y resultados: origens nacionales y sociales de los estudiantes de las escuelas públicas de la AML". Trabalho apresentado em Crisis y Cambio: Propuestas desde la Sociologia (adenda), Madrid, 2014.
    Publicado
  4. Ávila, P.; Aníbal, A.. "Aprendizagem formal, não formal e informal na Europa. Uma análise a partir do inquérito à Educação e Formação de Adultos coordenado pelo EUROSTAT". Trabalho apresentado em O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação, Braga, 2013.
    Publicado
  5. Carvalho, H.; Ávila, P.; Nico, M.; Pacheco, P.. "Literacia e desigualdades sociais em Portugal: Uma análise a partir dos dados do PISA (2000-2009)". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia, Porto, 2012.
    Publicado
  6. Gomes, M. C.; Ávila, P; Sebastião, João; Costa, AF. "Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: comparações diacrónicas e internacionais". Trabalho apresentado em Sociedade Portuguesa: Passados Recentes, Futuros Próximos (Actas do 4º Congresso Português de Sociologia), Coimbra, 2002.
    Publicado
  7. Benavente, A; Rosa, A; Costa, AF; Ávila, P. "Literacia: novo conceito, novos problemas sociais". Trabalho apresentado em Práticas e Processos de Mudança Social (Actas do 3º Congresso Português de Sociologia), Lisboa, 2000.
    Publicado
  8. Gomes, M. do C.; Ávila, P.; Sebastião, J.; Costa, A. F. da.. "Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: Comparações diacrónicas e internacionais". Trabalho apresentado em IV Congresso Português de Sociologia. Sociedade Portuguesa: Passados recentes, futuros próximos, Coimbra, 2000.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Mata, João Trocado da; Neves, J. S.; Lopes, Miguel Ângelo; Ávila, P.. "As práticas de leitura nas etapas iniciais da escolaridade obrigatória", Jornal de Letras, 2021
Artigo em revista
  1. Lopes, B.; Álvares, C.; Ávila, P.. "Revisiting asymmetries in the representation of Portuguese women news anchors". Women's Studies - An Interdisciplinary Journal N/A (2023): https://www.tandfonline.com/journals/gwst20.
    Publicado • 10.1080/00497878.2023.2239414
  2. Ávila, P.. "Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: Relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação". Sociologia, Problemas e Práticas 102 (2023): 9-39. https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/31587.
    Publicado • 10.7458/SPP202310231587
  3. Carvalho da Silva, V.; Ávila, P.. "Nas margens da sociedade educativa. Perfis Sociais, práticas e atitudes perante a aprendizagem ao longo da vida em Portugal". Sociologia On Line 28 (2022): 35-68. https://revista.aps.pt/pt/inicio/.
    Publicado • 10.30553/sociologiaonline.2022.28.2
  4. Lopes, Miguel Ângelo; Neves, J. S.; Ávila, P.. "Breves notas e algumas interrogações sobre tendências recentes da leitura de livros em Portugal". Observatório Almedina (2021): https://observatorio.almedina.net/index.php/2021/07/08/breves-notas-e-algumas-interrogacoes-sobre-tendencias-recentes-da-leitura-de-livros-em-portugal/.
    Publicado
  5. Lopes, M. Â.; Neves, J. S.; Ávila, P.. "Leitura de livros em Portugal e na Europa. Tendências recentes numa perspetiva comparada". Análise Social 56 241 (2021): 642-666. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n241_a02.pdf.
    Publicado • 10.31447/AS00032573.2021241.02
  6. Lopes, M. Â.; Neves, J .S.; Ávila, P.. "Leitores de livros em Portugal. Uma prática cultural em transformação". Entreler 1 (2021): 15-25. https://pnl2027.gov.pt/np4/entreler/artigo5.html.
    Publicado
  7. Conceição, C. P.; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Costa, A. F.. "European action plans for science–society relations: changing buzzwords, changing the agenda". Minerva 58 1 (2020): https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11024-019-09380-7.
    Publicado • 10.1007/s11024-019-09380-7
  8. Carreiras, H.; Bessa, F.; Ávila, P.; Malheiro, L.. "Cadets in Portuguese military academies: a sociological portrait". Sociologia, Problemas e Práticas 93 (2020): 9-29. https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/14043.
    Publicado • 10.7458/SPP20209314043
  9. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P.. "The effect of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school". Portuguese Journal of Social Science 18 1 (2019): 9-26. https://www.ingentaconnect.com/content/intellect/pjss/2019/00000018/00000001/art00002;jsessionid=1bkgs5e9omkcf.x-ic-live-01.
    Publicado • 10.1386/pjss.18.1.9_1
  10. Lopes, P.; Costa, P.; Araújo, L.; Ávila, P.. "Measuring media and information literacy skills: construction of a test". Communications - European Journal of Communication Research 43 4 (2018): 508-534. https://www.degruyter.com/view/j/comm.ahead-of-print/commun-2017-0051/commun-2017-0051.xml.
    Publicado • 10.1515/commun-2017-0051
  11. Martins, S. C.; Carvalho, H.; Ávila, P.; Costa, A. F.. "Policies for widening participation and success factors in Portuguese higher education". Creative Education 8 2 (2017): 210-230. http://www.scirp.org/Journal/PaperInformation.aspx?PaperID=74090.
    Publicado • 10.4236/ce.2017.82018
  12. José-Coutinho, A.; Ávila, P.; Ricardo-Da-Silva, J. M.. "Sensory profile of portuguese white wines using long-term memory: a novel nationwide approach". Journal of Sensory Studies 30 5 (2015): 381-394. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joss.12165/.
    Publicado • 10.1111/joss.12165
  13. Costa, A. F.; Pegado, E.; Ávila, P.; Coelho, A. R.. "Evaluating the Portuguese National Reading Plan: teachers’ perceptions on the impact in schools". Educational Research for Policy and Practice 14 2 (2015): 119-138. http://link.springer.com/article/10.1007/s10671-014-9171-y.
    Publicado • 10.1007/s10671-014-9171-y
  14. José-Simões Coutinho, A.; Ávila, P.; Ricardo-da-Silva, J. M.. "Finding sensory profilers amongst red wine composition: a novel nationwide approach". Ciência e Técnica Vitivinícola 30 2 (2015): 69-83. http://www.ctv-jve-journal.org/articles/ctv/abs/2015/02/ctv20153002p69/ctv20153002p69.html.
    Publicado • 10.1051/ctv/20153002069
  15. Costa, A. F.; Pegado, E.; Ávila, P.; Coelho, A. R.. "Mixed-methods evaluation in complex programmes: the National Reading Plan in Portugal". Evaluation and Program Planning 39 (2013): 1-9. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0149718913000062.
    Publicado • 10.1016/j.evalprogplan.2013.02.001
  16. Reis, L. B.; Dussault, G.; Ávila, P.; Dias, S.. "O conhecimento sobre o medicamento e literacia em saúde. Um estudo em adultos utentes de farmácias do concelho de Lisboa". Revista Portuguesa de Farmacoterapia 4 2 (2012): 87-102. http://revista.farmacoterapia.pt/index.php/rpf/index.
    Publicado • 10.25756/rpf.v4i2.69
  17. Ávila, P.. "Os contextos da literacia: percursos de vida, aprendizagem e competências-chave dos adultos pouco escolarizados". Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 17-18 (2007): 307-337. http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia.
    Publicado
  18. Costa, AF; Ávila, P; Martinez, M. "Sociologie d’un laboratoire de biotechnologie". Cahiers Internationaux de Sociologie 109 (2000): 257-282.
    Publicado
  19. Costa, AF; Ávila, P. "Problemas da/de literacia: uma investigação na sociedade portuguesa contemporânea". Ler História 35 (1998): 127-150.
    Publicado
  20. Ávila, P.; Sebastião, J.. "Números, contas, problemas. A literacia quantitativa no quotidiano". Educação e Matemática 50 (1998): 69-75. http://www.apm.pt/portal/em.php.
    Publicado
  21. Ávila, P.. "Práticas científicas: uma tipologia dos investigadores portugueses". Sociologia, Problemas e Práticas 26 (1998): 85-119. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/.
    Publicado
  22. Ávila, P.. "A distribuição do capital científico: diversidade interna e permeabilidade externa no campo científico". Sociologia, Problemas e Práticas 25 (1997): 9-49. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
  23. Costa, AF; Ávila, P.. "Considerações sobre a literacia na sociedade portuguesa: níveis e factores". Ensinus-Divulgação 7 (1996): 2-6.
    Publicado
  24. Martinez, M.; Ávila, P.; Costa, A. F.. "A tensão superficial: ciência e organização num centro de investigação científica". Sociologia, Problemas e Práticas 16 (1994): 75-109. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
  25. Ávila, P.; Alves, M. G.. "Da Índia a Portugal - trajectórias sociais e estratégias colectivas dos comerciantes indianos". Sociologia, Problemas e Práticas 13 (1993): 115-133. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
  26. Ávila, P.; Mauritti, R; Alves, M. G.; Martinho, J.; Amâncio, L.. "Discriminação etária no trabalho: uma análise psicossociologica". Sociologia, Problemas e Práticas 11 (1992): 123-133. http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/29/305.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Nunes, N.; Capucha, Luís; Ávila, P.; Queiroga, V.. "Classes Sociais e Participação Associativa". In Movimento Associativo Popular no Concelho de Loures 2019, 71-94. --, Portugal: Câmara Municipal Loures, 2020.
    Publicado
  2. Ávila, P.. "Literacia e educação de adultos em Portugal. Tendências e resistências". In Educação de Adultos. Ninguém Pode Ficar para Trás, 30-46. --, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2020.
    Publicado
  3. Chainho-Pereira, J.; Rodrigues, J.; Rafael, I.; Capucha, Luís; Nunes, N.; Ávila, P.. "O campo associativo popular no Concelho de Loures". In Movimento Associativo Popular no Concelho de Loures 2019, 29-49. --, Portugal: Câmara Municipal Loures, 2020.
    Publicado
  4. Chainho-Pereira, J.; Rafael, I.; Rodrigues, J.; Nunes, N.; Capucha, Luís; Ávila, P.. "Os Presidentes de Direção: caracterização social". In Movimento Associativo Popular no Concelho de Loures 2019, 51-70. --, Portugal: Câmara Municipal Loures, 2020.
    Publicado
  5. Lopes, P.; Ávila, P.. "Literacia mediática e cidadania". In Literacia dos Novos Media, 29-44. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2019.
    Publicado
  6. Ávila, P.; Aníbal, A.. "Adultos e Aprendizagem em Portugal. Uma década de avanços e retrocessos no combate às desigualdades sociais educativas da população adulta". In A Participação Educativa dos Adultos: Realidades e Desafios, 15-39. Porto, Portugal: Mais Leituras, 2019.
    Publicado
  7. Jose-Coutinho, A.; Ávila, P.; Ricardo-da-Silva, J. M.. "Novel memory-based sensory approach to assess large-scale typicality: the case of mainland Portugal red wines". In Grapes and wines - advances in production, processing, analysis and valorization, editado por Fernanda Cosme, 275-303. London, Reino Unido: InTech, 2018.
    Publicado • 10.5772/intechopen.73039
  8. Martins, SC; Carvalho, H.; Ávila, P.. "Fatores explicativos a partir de informação extensiva. Sucesso escolar no ensino superior". In Percursos de Estudantes no Ensino Superior: Fatores e Processos de Sucesso e Insucesso, editado por António Firmino da Costa; João Teixeira Lopes; Ana CaetanoLopes; A. Caetano, 51-67. Lisboa, Portugal: Editora Mundos Sociais, 2014.
    Publicado
  9. Seabra, T.; Ávila, P.; Castro, L. D.. "Imigração e condições sociais no desempenho escolar: resultados das provas de aferição em alunos da AML". In Sucesso escolar : da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, editado por Luisa Veloso; Pedro Abrantes, 207-229. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2013.
    Publicado
  10. Ávila, P.. "Adultos pouco escolarizados e literacia. Um olhar sobre a literacia em contexto familiar". In Educação de Adultos. Uma Dupla Oportunidade na Família, editado por Salgado; Lucília et al. Lisboa, Portugal: Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), I.P, 2010.
    Publicado
  11. Ávila, P.. "Literacy and social inequalities in the knowledge society". In Knowledge and Society, (Portugal in the European Context, vol. II), editado por Costa; António Firmino da; Fernando Luís Machado; Patrícia Ávila, 21-43. Lisboa, Portugal: Celta Editora, 2009.
    Publicado
  12. Costa, AF; Conceição, C. P.; Ávila, P. "Scientific culture and modes of relating to science". In Knowledge and Society (Portugal in the European Context, vol. II), editado por Costa; António Firmino da; Machado; Fernando Luís; Ávila; Patrícia, 59-80. Lisboa, Portugal: Celta Editora, 2009.
    Publicado
  13. Ávila, P.. "Literacia e desigualdades sociais na sociedade do conhecimento". In Sociedade e Conhecimento (Portugal no Contexto Europeu vol. II), 21-44. Lisboa, Portugal: Celta Editora, 2007.
    Publicado
  14. Costa, AF; Conceição, C. P.; Ávila, P. "Cultura cientifica e modos de relação com a ciência". In Sociedade e Conhecimento (Portugal no Contexto Europeu, vol.II), editado por Costa; António Firmino da; Machado; Fernando Luís; Ávila; Patrícia, 61-83. Lisboa, Portugal: Celta Editora, 2007.
    Publicado
  15. Ávila, P.. "Ciência e sociedade". In Diversidade na Universidade. Um inquérito aos estudantes de licenciatura, 209-222. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2003.
    Publicado
  16. Ávila, P.; Castro, P.. "Compreender a ciência: o inquérito à cultura científica dos portugueses". In Os Portugueses e a Ciência, editado por Maria Eduarda Gonçalves, 287-320. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 2002.
    Publicado
  17. Ávila, P.. "Representações e Públicos da Ciência". In Cultura Científica e Participação Pública, editado por Maria Eduarda Gonçalves, 13-18. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 2000.
    Publicado
  18. Ávila, P.; Gravito, P.; Vala, J.. "Cultura científica e crenças sobre a ciência". In Cultura Científica e Participação Pública, editado por Maria Eduarda Gonçalves, 19-32. Oeiras, Portugal: Celta, 2000.
    Publicado
  19. Machado, FL; Ávila, P; Costa, AF. "Origens sociais e estratificação dos cientistas". In A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX: Comportamentos, Atitudes e Expectativas, editado por Jesuíno; Jorge Correia, 109-133. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 1995.
    Publicado
  20. Amâncio, L.; Ávila, P.. "O género na ciência". In A Comunidade Científica Portuguesa nos finais do Século XX. Comportamentos, Atitudes e Expectativas, 135-162. Oeiras, Portugal: Celta, 1995.
    Publicado
  21. Costa, AF; Ávila, P; Machado, FL. "Políticas científicas". In A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX: Comportamentos, Atitudes e Expectativas, editado por Jesuíno; Jorge Correia, 163-179. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 1995.
    Publicado
  22. J C Jesuíno; Ávila, P.. "Modelos e representações da ciência". In A Comunidade Científica Portuguesa nos finais do Século XX. Comportamentos, Atitudes e Expectativas, 75-88. Oeiras, Portugal: Celta, 1995.
    Publicado
  23. J C Jesuíno; Ávila, P.. "Processos de decisão". In A Comunidade Científica Portuguesa nos finais do Século XX. Comportamentos, Atitudes e Expectativas, 33-46. Oeiras, Portugal: Celta, 1995.
    Publicado
Edição de livro
  1. Santos, A; Abrantes, E; Capucha, Luís; Nunes, N.; Ávila, P.. Movimento Associativo Popular no Concelho de Loures 2019. --, Portugal: Câmara Municipal Loures. 2020.
    Publicado • Editor
  2. Costa, AF; Machado, FL; Ávila, P. Knowledge and Society (Portugal in the European Context, vol. II). Lisboa, Portugal: Celta. 2009.
    Publicado • Editor
  3. Costa, AF; Machado, FL; Ávila, P. Sociedade e Conhecimento (Portugal no Contexto Europeu, vol. II). Lisboa, Portugal: Celta. 2007.
    Publicado • Editor
  4. J C Jesuíno; Amâncio, L.; Ávila, P.; Carapinheiro, G.; Costa, AF; Machado, FL; Patrício, M.T.; Stoleroff, A.; Vala, J.. A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX: Comportamentos, Atitudes e Expectativas. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 1995.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Espanha, R.; Ávila, P.. Literacia em Saúde em Portugal. Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal. 2016.
    Publicado
  2. Costa, AF; Pegado, E; Ávila, P; Coelho, A. R.. Avaliação do Plano Nacional de Leitura: Os Primeiros 5 Anos. Lisboa, Portugal: GEPE-ME. 2011.
    Publicado
  3. Costa, A. F.; Pegado, E.; Ávila, P.; Coelho, A. R.. Relatório de Avaliação do 4º Ano do Plano Nacional de Leitura. Lisboa, Portugal: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação. 2010.
    Publicado
  4. Costa, AF; Pegado, E; Ávila, P; Coelho, A. R.. Avaliação do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Lisboa, Portugal: RBE-ME. 2010.
    Publicado
  5. Costa, A.F.; Ávila, P.; Casanova, J. L.. Portugal in the European Context – vol. II: Society and Knowledge. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2009.
    Publicado
  6. Costa, AF; Pegado, E.; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Alves, Tatiana. Avaliação dos 2º e 3º Anos do Plano Nacional de Leitura. GEPE-ME. 2009.
    Publicado
  7. Sousa, J.; Casanova, J. L.; Pedroso, P.; Mota, A.; Gomes, A.; Seiceira, F.; undefined; et al. O Sistema de Reabilitação e as Trajectórias de Vida das Pessoas com Deficiências e Incapacidades em Portugal. Vila Nova de Gaia, Portugal: Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. 2008.
    Publicado
  8. Ávila, P.. A Literacia dos Adultos. Competências-chave na Sociedade do Conhecimento. Lisboa, Portugal: Celta Editora. 2008.
    Publicado
  9. Costa, AF; Pegado, E; Ávila, P; Coelho, A. R.; Caetano, A; Rodrigues, E; Melo, J. Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Lisboa, Portugal: GEPE-ME, 90 p. 2008.
    Publicado
  10. Sousa, J.; Casanova, J. L.; Pedroso, P.; Mota, A.; Gomes, A.; Seiceira, F.; undefined; et al. Elementos de Caracterização das Pessoas com Deficiências e Incapacidades em Portugal,. Vila Nova de Gaia, Portugal: Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. 2007.
    Publicado
  11. Ávila, P.. Cursos de Educação e Formação de Adultos. Relatório de Avaliação Nacional. Lisboa, Portugal: Direcção Geral de Formação Vocacional. 2004.
    Publicado
  12. Almeida, JF; Ávila, P; Casanova, J. L.; Costa, AF; Machado, FL; Martins, SC; Mauritti, R. Diversidade na Universidade - Um Inquérito aos Estudantes de Licenciatura. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2003.
    Publicado
  13. Costa, AF; Ávila, P; Mateus, S.. Públicos da Ciência em Portugal [The Publics of Science in Portugal]. Lisboa, Portugal: Gradiva. 2002.
    Publicado
  14. P. Conceição; Ávila, P.. A inovação em Portugal: II Inquérito Comunitário às actividades de inovação. Lisboa, Portugal: Celta Editora. 2001.
    Publicado
  15. Carey, S.; A. Bridgwood; T. Margaret; Ávila, P.. Measuring Adult Literacy – the international adult literacy survey in the European context. Inglaterra, Reino Unido. 2000.
    Publicado
  16. Guerreiro, MD; Costa, AF; Gomes, M. C.; Ávila, P.. Partilha das Tarefas Familiares entre Mulheres e Homens. Lisboa, Portugal: GICEA e Ministério do Trabalho e da Solidariedade, 175 p. 2000.
    Publicado
  17. Guerreiro, MD; Costa, AF; Gomes, M. C.; Ávila, P.. Partilha das Tarefas Familiares entre Mulheres e Homens: Avaliação da Campanha Mediática. Lisboa, Portugal: GICEA e Ministério do Trabalho e da Solidariedade, 175 p. 2000.
    Publicado
  18. Benavente, A; Rosa, A; Costa, AF; Ávila, P. A Literacia em Portugal. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 1996.
    Publicado
Relatório
  1. Martins, SC; Coelho, A. R.; Ávila, P.. 2023. Avaliação externa do programa Escolas2030: 2.º relatório anual.
  2. Martins, SC; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Carvalho, D.. 2023. Avaliação externa do programa Escolas2030: relatório semestral 02/2023.
  3. Martins, SC; Coelho, A. R.; Capucha, A.; Ávila, P.. 2023. Avaliação externa do programa Escolas2030: 3.º relatório semestral 11/2023.
  4. Martins, SC; Ávila, P.; Coelho, A. R.. 2022. Avaliação externa do programa Escolas2030: primeiro relatório intercalar.
  5. Martins, SC; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Carvalho, D.. 2022. Avaliação externa do programa Escolas2030: 1.º relatório anual. Relatório preparatório de uma teoria da mudança e do Observatório2030 no âmbito da Avaliação Externa.
  6. Costa, AF; Ávila, P.; Pegado, E.; Coelho, A. R.. 2021. Estudo de Monitorização e Análise do PICCLE: Relatório intercalar.
  7. Costa, AF; Ávila, P.; Pegado, E.; Coelho, A. R.. 2021. Estudo de Monitorização e Análise do PICCLE: Relatório final.
  8. Capucha, Luís; Nunes, N.; Ávila, P.; Chainho-Pereira, J.; Rafael, I.; Queiroga, V.; Rodrigues, J.. 2020. Sociological Study of the Popular Associative Movement of the Municipality of Loures. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/sociological-study-of-the-popular-associative-movement-of-the-municipality-of-loures/72986?lang=en.
  9. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Abrantes, P.; Ávila, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al.. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  10. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Ávila, P.; Abrantes, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational challenges in southern europe. Equity and efficiency in a time of crisis (ECSE).
  11. Ávila, P.; Espanha, R.; Mendes, R. 2015. Inquérito à Literacia em Saúde em Portugal.
  12. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. http://hdl.handle.net/10071/11269.
  13. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  14. Seabra, T.; Vieira, M.;M.; Vieira, M.M.; Ávila, P.; Castro, L. D.; L. Castro; Baptista, I.; Mateus, S.. 2014. Escolas que fazem melhor: o sucesso escolar dos descendentes de imigrantes na escola básica [Schools that do better: the school success of children of immigrants in elementary school]. http://www.cies.iscte.pt/np4/?newsId=474&fileName=relat_riofinalcompleto26nov2014.pdf.
  15. Carvalho, H.; Ávila, P.; Pacheco, P.. 2011. As Competências dos Alunos Portugueses: Aprofundamento da Análise dos Resultados do PISA 2006.. http://cies.iscte-iul.pt/publicacoes/ficha.jsp?pkid=3665&a=1334771054271.
  16. Carvalho, H.; Ávila, P.; Nico, M.; Pacheco, P.. 2011. As Competências dos Alunos: Resultados do PISA 2009 em Portugal. http://cies.iscte-iul.pt/publicacoes/ficha.jsp?pkid=3354&a=1334770982092.
  17. Costa, AF; Pegado, E.; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Caetano, A.; Rodrigues, E; Melo, J. 2007. Avaliação do Plano Nacional de Leitura (Relatório do 1º Ano).
  18. Costa, AF; Ávila, P.; Mateus, S.. 2001. Publicações e Públicos da Ciência [Publications and Publics of Science].
Resumo em conferência
  1. Carvalho da Silva, V.; Ávila, P.. "Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada à margem dos processos de educação formal". Trabalho apresentado em X Congresso Português de Sociologia, Covilhã, 2018.
    Publicado
  2. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P.. "Understanding the impact of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school". Trabalho apresentado em 13th Conference of the European Sociological Association abstracts book, Athens, 2017.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Associações populares, o que mudou?. XII Congresso Português de Sociologia. 2023. Chainho-Pereira, J.; Ávila, P.; Nunes, N.; Capucha, Luís. https://aps.pt/pt/xii-congresso-portugues-de-sociologia-2/.
  2. Avaliação Externa. Acompanhamento do Programa Escolas2030. Produção de informação e conhecimento para agir em meio escolar. Balanço do ano 1. World Café Escolas2030. 2023. Martins, SC; Coelho, A. R.; Carvalho, D.; Ávila, P..
  3. A Teoria da Mudança a partir de um programa educativo internacional: o caso do Escolas2030. XII Congresso Português de Sociologia. 2023. Martins, SC; Coelho, A. R.; Carvalho, D.; Ávila, P..
  4. Avaliação Externa. Acompanhamento do Programa Escolas2030. Produção de informação e conhecimento para agir em meio escolar. Balanço e continuidade. Showcase - CONTAR, Escolas2030. 2023. Martins, SC; Coelho, A. R.; Capucha, A.; Ávila, P..
  5. Avaliação Externa. Contributos iniciais e acompanhamento futuro do Programa Escolas2030. Produção de informação e conhecimento para agir em meio escolar. Reuniões de final e de início de ano letivo com os agrupamentos de escolas do programa Escolas2030. 2022. Martins, SC; Coelho, A. R.; Carvalho, D.; Ávila, P..
  6. Oferta de livros e práticas de leitura dos estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico. Fórum de Pesquisas CIES 2021. Reflexões e intervenções em Comunicação e Cultura. 2022. Lopes, Miguel Ângelo; Ávila, P.; Mata, João Trocado da; Neves, J. S.. https://cies.iscte.pt/np4/3257.html.
  7. Associative culture: what has changed. CIES Research Forum. 2022. Chainho-Pereira, J.; Capucha, Luís; Nunes, N.; Ávila, P.. https://cies.iscte.pt/np4EN/3257.html.
  8. Entre a Resistência e a Transformação (digital) na Educação e Formação de Adultos: a visão de atores estratégicos no concelho de Cascais. First International Conference on Education and Training. Thinking Education in Transition Times. 2022. Carvalho da Silva, V.; Ávila, P.; Correia, J. D.; undefined. https://www.icet2022.pt/.
  9. Estudo de Monitorização e Análise do PICCLE 2019-2021. Conferência Final do Projeto PICCLE. 2021. Costa, AF; Ávila, P.; Pegado, E.; Coelho, A. R..
  10. Lifelong Learning in Uncertain Times: Modalities, Practices and Challenges. Real-time reflections. 15th ESA Conference, Sociological Knowledges for Alternative Futures. 2021. Delgado, Luísa; Ávila, P.; Carvalho da Silva, V.; Correia, J. D..
  11. Indicadores de cultura científica, políticas europeias e modos de relação com a ciência. XI Congresso Ibero-americano de Indicadores de Ciência e Tecnologia. 2021. Ávila, P..
  12. A literacia no século XXI. Congresso Internacional Literacias no Século XXI. 2021. Ávila, P..
  13. Nas margens da sociedade educativa. Perfis sociais, práticas e atitudes face à aprendizagem ao longo da vida da população com baixa escolaridade em Portugal. XI Congresso Português de Sociologia. 2021. Carvalho da Silva, V.; Ávila, P..
  14. Formal Education and Lifelong Learning: Social Profiles, Practices and Dispositions of the Portuguese Population with Low Levels of Schooling. 15th ESA Conference, Sociological Knowledges for Alternative Futures. 2021. Carvalho da Silva, V.; Ávila, P.. https://www.europeansociology.org/esa-conference-2021-in-barcelona.
  15. Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses – 1.º e 2.º Ciclos - Primeitos resultados. Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses – 1.º e 2.º Ciclos. 2021. Mata, João Trocado da; Neves, J. S.; Lopes, Miguel Ângelo; Ávila, P.. https://www.pnl2027.gov.pt/np4/praticasdeleiturasegundaparte.html.
  16. Práticas de leitura dos estudantes portugueses. XI Congresso Português de Sociologia | Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. 2021. Mata, João Trocado da; Neves, J. S.; Lopes, Miguel Ângelo; Ávila, P..
  17. Práticas de leitura dos alunos dos ensinos básico e secundário: Um contributo para o aprofundamento do conhecimento sobre os determinantes da leitura. XI Congresso Português de Sociologia | Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. 2021. Ávila, P.; Mata, João Trocado da; Neves, J. S.; Lopes, Miguel Ângelo.
  18. Estudo Sociológico do Movimento Associativo Popular do Concelho de Loures. Apresentação de Estudo Sociológico do Movimento Associativo Popular do Concelho de Loures. 2020. Capucha, Luís; Nunes, N.; Ávila, P.; Rafael, I.; Jéssica Chainho-Pereira; Rodrigues, J.; Queiroga, V.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/estudo-sociologico-do-movimento-associativo-popular-do-concelho-de-loures/69301?lang=en.
  19. Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário - Primeiros resultados. Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário - Primeiros resultados. 2020. Mata, João Trocado da; Neves, J. S.; Lopes, Miguel Ângelo; Ávila, P.. https://www.youtube.com/watch?v=bIWRswUvp0M&feature=emb_logo.
  20. Literacia(s) para um Mundo Digital. Presente-Futuro. A omnipresença da leitura. Conferência anual do PNL 2027. 2020. Ávila, P..
  21. Evolução das políticas europeias para a relação entre ciência e sociedade. Fórum Pesquisas CIES-IUL – Ciência e Sociedade. 2019. Conceição, C. P.; Costa, AF; Ávila, P.; Coelho, A. R..
  22. Cadetes in the Portuguese Military Academies. 15th ERGOMAS Conference in Lisbon, Portugal, 17-21 June 2019. 2019. Bessa, F.; Carreiras, Helena; Ávila, P.; Malheiro, L..
  23. Literacia e educação de adultos em Portugal. Tendências e resistências.. Educação de adultos: ninguém pode ficar para trás (Seminário Conselho Nacional de Educação). 2018. Ávila, P..
  24. A composição social da escola enquanto produtora de sucesso escolar: os resultados a matemática dos alunos descendentes de imigrantes no 4º ano de escolaridade. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P..
  25. Institutional representations and professional aspirations of Cadets in Portuguese Military Academies. XIX World Congress of Sociology. 2018. Carreiras, Helena; Ávila, P.; Bessa, F.; Malheiro, L..
  26. Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada que permanece à margem dos processos de educação formal.. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Carvalho da Silva, V.; Ávila, P.. https://xcongresso-aps.eventqualia.net/pt/2018/inicio/.
  27. Teorias e Métodos. Desafios no ensino e na investigação (comentário no painel. O ensino das teorias sociológicas em debate. 2018. Ávila, P..
  28. Qué hace una filósofa en la NASA? Significación política y social de la cultura científica y de la innovación (Mesa Redonda de la Cátedra Ibérica CTS+I). IV Congreso Iberoamericano de Filosofia de la Ciencia. 2017. Conceição, C. P.; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Costa, AF.
  29. Improving odds for immigrant students best performance: understanding school ethnic composition effect in the Portuguese primary schools using multilevel analysis. ECER 2017 – Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent roles of policy and educational research. 2017. Carvalho, H.; Seabra, T.; Ávila, P..
  30. A literacia em Portugal duas décadas após o Estudo Nacional de Literacia. Colóquio Leitura, Literacia e Cidadania, Práticas e Desafios. 2017. Benavente, A.; Ávila, P..
  31. Understanding the impact of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school. 13th Conference of the European Sociological Association – (Un)Making Europe: Capitalism, Solidarities, Subjectivities. 2017. Carvalho, H.; Seabra, T.; Ávila, P..
  32. Sociological Portraits of Cadets in Portuguese Military Academies. CEPOL 2017 Research and Science Conference INNOVATIONS IN LAW ENFORCEMENT - Implications for practice, education and civil society. 2017. Malheiro, L.; Bessa, F.; Xavier, A.; Carreiras, Helena; Ávila, P..
  33. Que tipo de relação entre ciência e sociedade se pretende estimular na Europa? Uma análise documental dos planos de ação ciência-sociedade nos programas -quadro europeus. 3ª Conferência “Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal. 2017. Conceição, C. P.; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Costa, AF.
  34. The influence of two song-teaching strategies on vocal performance among kindergarten to fourth-grade children. The 6th conference of the Asia-Pacific Society for the Cognitive Sciences of Music. 2017. Pereira, A. I.; Rodrigues, H.; Ávila, P..
  35. Educação de adultos nas sociedades contemporâneas. IV Jornadas Pedagógicas Agrupamento Monte da Lua: Projeto educativo e sucesso escolar. 2017. Ávila, P..
  36. Testagem e monitorização do MILD. Conferência de apresentação do MILD Manual de Instruções para a Literacia Digital. 2017. Costa, AF; Ávila, P.; Pegado, E.; Coelho, A. R..
  37. A classificação de profissões na investigação em sociologia: desafios conceptuais e formas de operacionalização. Os Desafios da Investigação: experiências de pesquisa e reflexividade. 2016. Mauritti, R; Ávila, P..
  38. As políticas europeias de aproximação entre ciência e sociedade: o que mudou e o que persiste. IX Congresso Português de Sociologia. 2016. Conceição, C. P.; Ávila, P.; Coelho, A. R.; Costa, AF.
  39. BECOMING AN OFFICER: SOCIOLOGICAL PORTRAITS OF CADETS IN PORTUGUESE MILITARY ACADEMIES. RC01/ISA Conference “Transformations of the Military Profession. 2016. Bessa, F.; Carreiras, Helena; Ávila, P.; Xavier, Ana Isabel. http://cpdoc.fgv.br/RC01/schedule.
  40. O valor atribuído pelos Portugueses à Educação. Apresentação dos primeiros resultados. EDULOG, Conferência sobre o impacto da educação na sociedade. 2016. Ávila, P..
  41. School as a moderating effect on the academic outcomes of students with immigrant background: an extensive study in public schools at Lisbon metropolitan area. ECER 2016 Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers. 2016. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P.. http://www.eera-ecer.de/ecer-2016-dublin/.
  42. Scientific Culture and Modes of Relating to Science. International Workshop - Meaning and Measures of Scientific Culture. 2016. Ávila, P..
  43. O efeito moderador da escola nos resultados escolares de alunos do ensino básico (4º e 6º ano). IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios. 2016. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P..
  44. Can schools make difference in improving children of immigrants’ achievement? The effect of school composition on Math outcomes in Portuguese public basic schools. International Mid-term Conference Research, European Sociological Association (ESA). 2016. Seabra, T.; Carvalho, H.; Ávila, P..
  45. CADETES NAS ESCOLAS SUPERIORES MILITARES PORTUGUESAS: uma abordagem sociológica. Portugal Território de Territórios. 2016. Bessa, F.; Carreiras, Helena; Ávila, P.; Xavier, Ana Isabel. http://www.aps.pt/ix_congresso/.
  46. O valor atribuído pelos Portugueses à Educação. Apresentação dos primeiros resultados. O Impacto da Educação na Sociedade. 2016. Ávila, P..
  47. Audiences and modes of relation with museums. ESA, 9th Midterm Conference of the RN-Sociology of the Arts. 2016. Neves, J. S.; Ávila, P.; Costa, AF.
  48. O poder da escola: resultados em provas de aferição do 4º e 6º anos. Workshop CIES-IUL. 2015. Seabra, T.; Vieira, M.M.; Ávila, P..
  49. Do schools matter? Mathematics performance in Portuguese public basic schools. 12th ESA Conference- Differences, Inequalities and Sociological Imagination. 2015. Seabra, T.; Ávila, P.; Carvalho, H..
  50. O “efeito escola” na produção do sucesso escolar: estudos de caso em escolas do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação. 2015. Seabra, T.; Vieira, M.M.; Ávila, P..
  51. School effect on pupils’ achievement: the case of public schools in a Portuguese area. Education and Transitions. Contributions from Educational Research. 2015. Carvalho, H.; Ávila, P.; Seabra, T..
  52. Crisis and equity in Southern Europe's educational systems, tendencies and evolution. 12th Conference of the European Sociological Association. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Amândio, S.; Capucha, A.; Matias, A.R.; Abrantes, P.; et al.
  53. Health Literacy Survey - Portugal. The 3rd European Health Literacy Conference. 2015. Espanha, R.; Ávila, P.; Mendes, R. http://ehlc.eu-ems.com/summary.asp?event_id=253&page_id=2239.
  54. Contrariando o destino social: perfis de alunos resilientes em Portugal e na Europa. Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia(s), Progressos, contradições e prospetivas.. 2014. Carvalho, H.; Ávila, P.; M. Nico; Pacheco, P..
  55. “The use of micro-data in sociological research. Sharing experiences”. Sessão Temática Databases for Social Policy Research da Conferência Welfare State in Portugal in the Age of Austerity. 2014. Ávila, P..
  56. O efeito-turma no desempenho dos alunos do ensino básico. VII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia(s), Progressos, contradições e prospetivas. 2014. Seabra, T.; Ávila, P..
  57. Aprendizagem formal, não formal e informal na Europa. Uma Análise a partir do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA). VII Congresso Português de Sociologia: 40 anos de democracia(s), Progressos, contradições e prospetivas. 2014. Ávila, P.; Aníbal, A..
  58. Educação e competências na Europa. Forúm de Pesquisas CIES 2013. 2013. Ávila, P.; Martins, SC.
  59. Literacia e estudos sobre literacia. Sociedade Portuguesa de Geografia. 2013. Ávila, P..
  60. Escolas, População escolar e resultados: Provas de Aferição em alunos da AML. Seminário Internacional de Investigação em Educação. 2013. Seabra, T.; Ávila, P.; Baptista, Inês; L. Castro.
  61. Social Inequalities, School Conditions and National Attainment Tests results: the Portuguese Public School Students (Lisbon Metropolitan Area). 11th ESA Conference – Crisis, Critique and Change. 2013. Seabra, T.; Ávila, P.; Baptista, I.; L. Castro.
  62. School effects: results, national and social origins of students in Lisbon Metropolitan Area Public Schools. ECER - European Conference on Educational Research 2013. 2013. Seabra, T.; Baptista, I.; L. Castro; Ávila, P..
  63. Literacia em Leitura, Perfis, tendências e contra-tendências: Uma análise a partir dos dados do PISA (2000-2009). Mudanças em curso na educação escolar. 2013. Carvalho, H.; Ávila, P..
  64. Literacia e estudos sobre literacia. Dia Internacional da Literacia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Geografia (SPG. 2013. Ávila, P..
  65. Aprendizagem formal, não formal e informal na Europa. Uma análise a partir do inquérito à educação e formação de adultos. III Encontro de Sociologia da Educação / I Colóquio Internacional de Ciências da Educação intitulado O Não-Fornal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias. 2013. Aníbal, A.; Ávila, P..
  66. Literacia e desigualdades sociais em Portugal: Uma análise a partir dos dados do PISA (2000-2009). VII Congresso Português de Sociologia: Sociedade, Crise e Reconfigurações. 2012. Carvalho, H.; Ávila, P.; Nico, M.; Pacheco, P..
  67. Avaliação da literacia dos adultos. Metodologia e resultados dos estudos internacionais. Universidade de Verão Santillana. 2012. Ávila, P..
  68. Literacia e Cidadania. Jornada Comemorativa do Dia Nacional do Mar, Sociedade Portuguesa de Geografia (SPG). 2012. Ávila, P..
  69. Comparando o comparável: escolas e resultados em provas de aferição. VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações. 2012. Seabra, T.; Ávila, P.; L. Castro; Baptista, Inês.
  70. Ethnicity, Family Background and School Achievement in Portugal: results of the National Attainment Tests in Portuguese Language. European Sociological Association Mid-term conference. 2012. Seabra, T.; Ávila, P.; Baptista, Inês.
  71. ISCO 2008: a nova classificação das profissões em perspetiva. VII Congresso Português de Sociologia. 2012. Mauritti, R; Ávila, P.; Costa, AF.
  72. A nova classificação de profissões em perspetiva: Procedimentos de operacionalização no pré-teste do PIAAC, em Portugal. VII Congresso português de Sociologia. 2012. Mauritti, R; Costa, AF; Ávila, P..
  73. Entrevistas ao domicílio: desafios e estratégias a partir da experiência de um inquérito internacional. VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações. 2012. Ávila, P.; E. Rodrigues; Mauritti, R.
  74. Modelling Student achievement in EU countries: path analysis evidence from Pisa 2006. ECER 2012 Cádiz ? European Conference on Educational Research: The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All. 2012. Carvalho, H.; Ávila, P.; Nico, M.; Pacheco, P..
  75. Competências para a vida: a literacia dos adultos. II Encontro Internacional de Ensino do Português. 2011. Ávila, P..
  76. (In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes:origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa. Conferência Internacional Sucesso escolar : da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar. 2011. Seabra, T.; Ávila, P.; Mateus, S.; L. Castro; V. Henriques.
  77. The educational performance of immigrants´ children in state schools: the results of the Attainment Tests in Mathematics (2008/09). 10º Conferência da Associação Europeia de Sociologia (ESA), Social Relations in Turbulent Times. 2011. Seabra, T.; Ávila, P..
  78. Populações escolares de origem imigrante na AML: localização e resultados. II Encontro de Sociologia da educação Educação, Territórios e (Des)igualdades. 2011. Seabra, T.; Ávila, P.; L. Castro; V. Henriques.
  79. Modelling Student achievement in EU countries: path analysis evidence from Pisa 2006. ECER 2010, Education and Cultural Change. 2010. Carvalho, H.; Ávila, P.; Pacheco, P..
  80. Aprender ao longo da vida nas sociedades da informação e do conhecimento: desafios das novas modalidades de educação e formação de adultos em Portugal. II Colóquio Luso-brasileiro de Sociologia da Educação, Habitar a Escola e as suas Margens: Geografias Plurais em Confronto. 2010. Ávila, P..
  81. Vinte e cinco anos de investigação no CIES-IUL: uma análise sociológica. Fórum de Pesquisas do CIES-IUL. 2010. Machado, FL; Alves, Nuno de Almeida; Ávila, P..
  82. The stratification of literacy European space using youth performances in PISA scales: reading, mathematics and science. 9th Conference of the European Sociological Association: European Society or European Societies?. 2009. Carvalho, H.; Ávila, P.; Pacheco, P..
  83. Adult Literacy in Portugal. 16th European Conference on Reading and 1st Ibero American Forum on Literacies. 2009. Ávila, P..
  84. Literacy and social inequalities in the Portuguese society. 9th European Sociological Association Conference (ESA), European Society or European Societies. 2009. Ávila, P..
  85. The social conditions of student’s skills: analysis of the hierarchy of the factors underlying the performance of Portuguese youths in PISA 2006. ECER 2009: Theory and Evidence in European Educational Research. 2009. Carvalho, H.; Ávila, P.; Pacheco, P.; Serrão, A..
  86. A Literacia ao longo da vida. Percursos, contextos e práticas dos adultos pouco escolarizados. I Encontro Internacional de Literacia Familiar. 2009. Ávila, P..
  87. Educação e formação de adultos em Portugal. VI Congresso Português de Sociologia: Mundos Sociais, Saberes e Práticas. 2008. Ávila, P..
  88. Os contextos quotidianos da literacia: adultos em certificação de competências. 16th European Conference on Reading aSeminário Internacional de Investigação Cidade e Estilos de Vidand 1st Ibero American Forum on Literacies. 2008. Ávila, P..
  89. A literacia ao longo da vida: trajectórias dos adultos pouco escolarizados. Seminário Internacional Comunicação em Imagens, painel Trajectórias. 2006. Ávila, P..
  90. Cultura científica: indicadores estatísticos, processos de inquirição e resultados. Seminário Internacional Sociedade da informação e promoção da cultura científica: políticas públicas e indicadores de acompanhamento. 2001. Ávila, P.; Freitas, E.; Santos, R..
  91. Coordenação do sítio on-line "Cultura Científica e Sociedade do Conhecimento" (www.ccsc.iscte.pt). 2001. Costa, AF; Ávila, P.; Gomes, M. C.; Abrantes, P.; Amante, M. J..
  92. A Modernização das Estruturas Sociais: Recomposição Social, Novos Valores, Protagonismos Emergentes. 2000. Almeida, J.; Ávila, P.; Carvalho, H.; Casanova, J. L.; Costa, AF; Machado, FL; Martins, SC; Mauritti, R.
  93. Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: comparações diacrónicas e internacionais. IV Congresso Português de Sociologia: Sociedade Portuguesa: Passados Recentes, Futuros Próximos. 2000. Ávila, P..
  94. Literacia: novo conceito, novos problemas sociais. Primeiros resultados do Estudo Nacional de Literacia. III Congresso Português de Sociologia: Práticas e Processos de Mudança Social. 1996. Ávila, P..
  95. Indianos na cidade de Lisboa. colóquio Minorias étnicas. A participação na vida da cidade. 1994. Ávila, P..
  96. Origens sociais e estratificação dos cientistas. Encontro "A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX Comportamentos, Atitudes e Expectativas". 1994. Machado, FL; Costa, AF; Ávila, P..
  97. Indianos em Portugal - processos de (re) construção da identidade e estratégias de integração. Dinâmicas Culturais, Cidadania e Desenvolvimento Local. 1993. Ávila, P..
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/01/15 - Atual A formação inicial de professores no eixo do desenvolvimento das competências pessoais, sociais e responsabilidades cívicas dos futuros professores em Angola
Orientador de Cândida Sanuca Rodrigues Catrongo
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Contextos, dinâmicas e interações de participação pública no campo científico - uma perspetiva comparada
Orientador de André Gonçalo Oliveira dos Santos Pereira
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Ficar de Fora: Contextos, Processos e Disposições dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal
Orientador de Vanessa Carvalho da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Representações e comportamentos dos jovens angolanos face ao VIH/SIDA: O caso de Luanda em particular e os Municípios de Luanda, Cacuado e Talatona
Orientador de Teresa da Conceição Vicente da Silva
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual A teoria da corrupção num sistema complexo: o caso do Match-Fixing no Futebol Profissional Português
Coorientador de César Tiago Afonso Costa de Cima
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Representações sociais das crianças sobre a deficiência: uma exploração sociológica
Coorientador de Gisele Correia da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Ficar de Fora: Contextos, Processos e Disposições dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal
Orientador de Vanessa Pinto Carvalho da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Competências Digitais na Aprendizagem em Rede: Formadores como atores ou autores da Transformação?
Orientador de Mário dos Santos Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual "Ler não é dos meus passatempos preferidos. A relação dos jovens com a leitura em Portugal".
Coorientador de Miguel Ângelo Dias Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Contextos, dinâmicas e interações da participação pública no campo científico - uma perspetiva comparada
Orientador de André Gonçalo Oliveira dos Santos Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual A formação inicial de professores no eixo do desenvolvimento das competências pessoais, sociais e responsabilidades cívicas dos futuros professores em Angola
Orientador de Candida Sanuca Rodrigues Catrongo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual O desenvolvimento de competências e a preparação dos jovens para o mundo contemporâneo. Um estudo em Escolas Secundárias de Portugal
Orientador de Maria Roberta Cavalcanti Rosauro de Almeida Rondon
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Representações sociais sobre a saúde mental e bem-estar dos estudantes universitários
Coorientador de Maria Gabriela Gomes Morais Mata Quintão Caldeira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual "Representações e Práticas dos Jovens Angolanos face ao VIH/SIDA: O Caso de Luanda."
Orientador de Teresa da Conceição Vicente da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual A formação profissional no quadro de políticas de educação e formação de adultos em Portugal (2014-2020). A perspetiva dos formandos
Orientador de Sérgio Manuel Pécurto Pombeiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Evolução das políticas públicas de adultos em Angola. Análise da sua implementação na provincia de Huíla
Orientador de Faustino Tchitetele
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Saberes criativos para envelhecer. Literacia e arte no envelhecimento em Portugal e no Brasil
Coorientador de Simone dos Santos Donatelli
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Estratégias e Comunicação de Ciência em Ciências Sociais: Análise aos principais centros de investigação em Portugal.
Orientador de Andreia Filipa de Jesus Garcia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Educação de adultos em Portugal e no Brasil: Uma análise comparada das políticas públicas
Orientador de Nelson Natalino Frizon
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/15 - Atual Cantar em coro: expressividade e sociabilidade
Orientador de Maria João Soares Almeida Pedroso de Lima
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/03/21 - Atual A teoria da corrupção num sistema complexo: o caso do Match-Fixing no Futebol Profissional Português
Orientador de César Tiago Afonso Costa de Cima
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/01/10 - Atual Metodologias e estratégias pedagógicas na formação de Animadores Socioculturais
Coorientador de Rúben Filipe Rosa Patrocínio
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/02 - Atual Competências digitais em adultos pouco qualificados
Orientador de Sara Sofia Matias Reino
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/25 - Atual O Português Língua de Acolhimento na integração de imigrantes e o papel do Centro Qualifica.
Orientador de Carla Sofia Pinto Serra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/04/01 - Atual Práticas alimentares de base vegetal entre os estudantes da Universidade de Lisboa.
Orientador de Maria Catarina Sargento Cachucho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/03/16 - Atual Educação não formal
Orientador de Afonso Bumba
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/23 - Atual O impacto da COVID-19 nos utentes de Centro de Dia. Um estudo de caso
Orientador de Marta Alves da Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/17 - Atual Formação Prática em Serviço Social e o seu impacto na entrada no Mercado de Trabalho
Coorientador de Dina Teresa da Silva Pais
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/04/30 - Atual A importância das competências de Tecnologia da Informação e Comunicação na Sociedade do Conhecimento: competências, qualificações e empregabilidade no século XXI
Orientador de Silvia Miguel Chaves Hernandez dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/03/05 - Atual Muito além de ler e escrever: competências formadoras da literacia
Orientador de Patrícia Bandeira de Melo
Sociologia (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/10/23 - Atual Projeto de Intervenção no Centro de Gereatria de Santo Antonino
Orientador de Marilisa Isabel Ventura Góis
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/07 - Atual O papel das lideranças intermédias num agrupamento de escolas
Orientador de Maria do Céu Ribeiro da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/31 - 2023/12/31 Cantar em coro: expressividade e sociabilidade
Orientador de Maria João Lima
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/31 - 2023/12/31 A Teoria da Corrupção num Sistema Complexo: O Caso do Match-Fixing no Futebol Profissional Português
Coorientador de César Tiago Afonso Costa de Cima
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - 2023/12/31 Ler não é dos meus passatempos preferidos. A relação dos jovens com a leitura em Portugal
Coorientador de Miguel Ângelo Dias Lopes
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - 2023/12/31 Estratégias de Comunicação de Ciência em Ciências Sociais: Análise dos dez principais centros de investigação em ciência sociais em Portugal
Orientador de Andreia Garcia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/01 - 2023/12/31 "Disinformation or misinformation"? A aplicabilidade do modelo First Draft News com a infodemia COVID19
Orientador de Inês Maria Wortelboer Narciso
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/02 - 2023/12/18 Competências adquiridas ao longo da vida por via de contextos de aprendizagem não formal e informal
Orientador de Alexandre Manuel Roque Casinha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/02 - 2023/12/11 Emoções na Educação de Adultos
Orientador de Cláudia Luisa Vale Estrela Alves Ruivo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/12/06 - 2023/12/06 O Contributo da Animação Sociocultural no Desenvolvimento Pessoal e Social de Idosos em Contexto de Centro de Dia
Coorientador de Maria Inês Peres Sousa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/04 - 2023/12/04 Percursos escolares e formativos de jovens que não completaram o sistema de ensino obrigatório e estão inscritos nos cursos de Educação e Formação de Adultos.
Coorientador de Mafalda Villa de Freitas Azevedo Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/02 - 2023/11/09 danos causados na infraestrutura europeia pelas alterações climáticas
Coorientador de Afonso Vaz de Carvalho Cunha Fidanza
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/21 - 2022/11/30 A relação existente entre literacia digital e cidadania.
Orientador de Isabel Maria de Moura Portugal Norton Dias Adaixo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/01/01 - 2021/12/31 Competências Digitais na Aprendizagem em Rede: Formadores como atores ou autores da Transformação?
Orientador de Mário dos Santos Martins
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/15 - 2020/12/21 As Interações Sociais na manutenção e/ou na superação da condição Sem Abrigo
Orientador de Ana Sofia Teixeira Gomes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01/21 - 2020/12/18 A construção da identidade soccial dos sócios do clube de Futebol "Os Belenenses".
Orientador de João David Augusto de Paiva Fernandes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/05/05 - 2020/11/13 ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
Orientador de Faustino Tchitetele
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/18 - 2020/11/13 Aprendizagem ao longo da vida
Coorientador de Giulia Bazzucco
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/26 - 2020/10/07 A desigualdade de género na apresentação dos telejornais nacionais: o caso dos pivots
Coorientador de Beatriz Maria Duarte Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/08 - 2019/12/18 Evolução recente das práticas de leitura em Portugal numa perspetiva comparada europeia
Coorientador de Miguel Ângelo Dias Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/10/19 - 2018/12/05 Projeto de orientação para alunos do secundário
Orientador de Joana Filipa Vicente Caranguejeiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/27 - 2018/11/05 Educação para a cidadania
Orientador de Cheila Carina Cardoso de Carvalho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/12/31 - 2017/12/31 Vidas que se Contam ? o impacto da experiência EFA nas trajectórias de vida dos imigrantes certificados
Orientador de Sofia Castro Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/30 - 2017/11/29 O Desenvolvimento de Competências de Literacia Financeira em Populações Vulneráveis
Orientador de Rui Filipe de Melo Lavoura
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/06/27 - 2017/06/27 Vidas que se Contam - Os impactos da experiência EFA nas trajetórias de vida de imigrantes e de descendentes de imigrantes
Orientador de Sofia Barros Rodrigues de Castro Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/12/07 Actividades de complemento curricular e mobilização de competências-chave de alunos do ensino secundário
Orientador de Fátima Isabel Gonçalves Fernandes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/31 - 2016/01/25 Educação de Adultos em São Tomé e Príncipe: Uma análise do programa de alfabetização de adultos no distrito de Água-Grande
Orientador de Euridice dos Ramos Afonso Fernandes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/12/31 - 2015/12/31 Impactos das Políticas Públicas na Educação e na Formação
Orientador de Luísa Araújo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/29 - 2015/12/14 As disposições dos adultos com baixos níveis de escolaridade face à aprendizagem ao longo da vida O caso dos adultos que não retomaram processos de educação formal
Orientador de Vanessa Pinto Carvalho da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/28 - 2015/12/14 Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes sociais Perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
Orientador de Vasco dos Santos Marques
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2015/12/03 Projecto de Intervenção Saber Viver em Tempos de Crise: Um contributo para a literacia financeira
Orientador de Fernanda Maria Bingalinha dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/11/18 - 2015/11/18 Políticas de educação e formação de adultos em Portugal 1974-2014: a força das ideias no desenho das políticas públicas
Orientador de Maria Luisa Ferreira de Araújo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2015/07/15 O efeito da escola no desempenho escolar dos alunos
Coorientador de Maria José Pires Mota Gomes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - 2014/12/16 Conciliação entre estudo e trabalho: Diversidade e perceções dos alunos do ISCTE-IUL
Orientador de Ana Carina da Graça Moreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2014/12/04 Educação de Adultos: Motivação face à aprendizagem ao longo da vida. Um estudo de caso
Orientador de Andreia Filipa Telo Santos da Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - 2014/11/28 Planos de Recuperação e Acompanhamento no ensino básico - um estudo de caso comparativo sobre o combate ao insucesso e à retenção escolar em duas escolas
Orientador de Maria do Carmo Teixeira de Freitas
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/06/05 - 2014/06/05 Aprender com a vida: aquisição de competências de literacia em contextos informais
Orientador de Alexandra Cabeçadas Arsénio Nunes Aníbal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/03/14 - 2014/03/14 Literacia mediática e cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na grande Lisboa
Orientador de Paula Cristina do Rosário Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/12/31 - 2013/12/31 Literacia Mediática e Cidadania. Perfis de estudantes universitários da Grande Lisboa
Orientador de Paula Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/12/31 - 2013/12/31 Aprender com a Vida: Retratos e Trajectórias dos Adultos Portugueses Pouco Escolarizados
Orientador de Alexandra Aníbal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/12/27 Abandono escolar no 3º ciclo do Ensino Superior ISCTE - IUL: Estudo de caso
Orientador de Carla Maria Cordeiro Matias
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/11/21 Projecto de um serviço de orientação e encaminhamento para a aprendizagem ao Longo da Vida
Orientador de Ana Filipa Guerra de Morais e Castro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/11/21 A relação do adulto com a aprendizagem ao Longo da Vida
Orientador de Cristina Maria dos Santos Marques Amorim
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/11/20 Percurso de aprendizagem na sociedade do conhecimento: o caso dos imigrantes a viver em Portugal
Orientador de Paulo Henrique dos Santos Eleutério
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/11/20 Estudantes internacionais no ensino superior português: Motivações, expectativas, acolhimento e desempenho. O caso dos estudantes angolanos , brasileiros e cabo-verdianos no ISCTE-IUL
Orientador de Elisa da Palma Alves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/11/13 A participação dos pais no processo educativo: um estudo de caso
Orientador de Mariana Magon Barbuto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/29 - 2013/10/29 O lugar do livro na era digital
Orientador de André Filipe Moutinho Cristóvão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/04/18 Regressar à escola, com filhos: Literacia familiar e educação de adultos
Orientador de Carla Filipa Martins Paias
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2013/01/08 Formação Profissional: Empregabilidade no sector hoteleiro
Orientador de Maraísa da Silva Soares Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/12/31 - 2012/12/31 Oficiais da Guarda Nacional Republicana: Uma Análise Sociológica
Coorientador de Fernando Bessa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/28 Regresso à Escola depois dos 50: Educação não formal no contexto da Universidade da terceira idade
Orientador de Maria Emília da Costa e Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/12/12 - 2012/12/12 Projectos de Vida e expectativas sociais dos jovens à saída do secundário - um estudo de caso numa escola secundária
Orientador de Ana Paula Simões de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/12 Universidade e aprendizagem ao longo da vida: Efeitos da Licenciatura em Indivíduos com Prévia Experiência Profissional
Orientador de Cláudia Marisa de Oliveira e Sousa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/11 Mobilidade Internacional e inserção profissional dos investigadores: os doutorados contratados ao abrigo do Programa Ciência
Orientador de Bárbara Raquel Faustino da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/10 - 2012/09/10 Oficiais da Guarda Nacional Republicana. Uma análise sociológica
Coorientador de Fernando José da Conceição Bessa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/12/31 - 2011/12/31 As políticas educativas de combate ao insucesso e abandono escolar: projectos e perspectivas de vida dos jovens destinatários
Orientador de Andreia Marques
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/12/31 - 2011/12/31 Continuidades e inflexões delitivas na enunciação de trajectórias criminais - estudo longitudinal dos registos da Polícia Judiciária (1983-2004)
Orientador de José leal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/12/31 - 2010/12/31 Literacia em Saúde do Doente Crónico
Orientador de Miguel Barbosa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/12/31 - 2010/12/31 Os amores violentos – práticas e representações de jovens sobre a violência no namoro
Coorientador de Rita Carvalho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/12/31 - 2010/12/31 As expectativas profissionais de jovens inseridos em percursos escolares alternativos
Orientador de Catarina Vilhena
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/12/31 - 2010/12/31 Ciberidentidades – as comunidades virtuais e o seu impacto na reconstrução das identidades
Orientador de Cláudia Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/07/15 - 2021/07/16 Congresso Internacional Literacias no Século XXI (2021/07/15)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2017/07/03 - 2017/07/07 IV Congreso Iberoamericano de Filosofía de la Ciencia y la Tecnología Cultura científica y cultura tecnológica (2017/07/03)
2016/01/01 - 2016/12/31 3rd International Workshop on Social Studies of Science and Innovation (2016/01/01) CIES-IUL, ISCTE, Portugal
2016/01/01 - 2016/12/31 Nos 50 Anos de "L'Amour de L'Art ": Dívidas, Críticas e Desafios (2016/01/01) CIES-IUL, ISCTE, Portugal
2015/01/01 - 2015/12/31 International Workshop on Social Studies of Science and Innovation (2015/01/01)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/02 - 2023/07 Desenho da Pesquisa Estudos e Gestão da Cultura (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Métodos de Análise de Dados Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Métodos Fatoriais Análise de Dados em Ciências Sociais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Dados para Ciências Sociais Análise de Dados em Ciências Sociais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Tese em Sociologia Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Educação ao Longo da Vida Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Métodos Fatoriais Análise de Dados em Ciências Sociais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Métodos de Análise de Dados Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Educação ao Longo da Vida Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Dados para Ciências Sociais Análise de Dados em Ciências Sociais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Métodos Fatoriais Análise de Dados em Ciências Sociais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Métodos de Análise de Dados Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Tese em Sociologia Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Seminário de Projecto de Investigação em Sociologia Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Dados para Ciências Sociais Análise de Dados em Ciências Sociais (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar Políticas de Administração e Gestão Escolar (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Educação ao Longo da Vida Educação e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Métodos de Análise de Dados Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Métodos de Análise de Dados Estudos Urbanos (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Tese em Sociologia Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Educação ao Longo da Vida Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Metodologias Extensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares Sociologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1992/01/01 - Atual Associação Portuguesa de Sociologia
Distinções

Prémio

2019 Prémio Científico ISCTE-IUL 2016
2016 Prémio Científico ISCTE-IUL 2016
2014 Prémio Científico ISCTE-IUL 2014
1999 Prémio António Sérgio
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal