Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Hugo Vieira
Nomes de citação
- Vieira, H.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 781A-F287-00DA
- ORCID iD
- 0000-0001-9325-4648
Endereços de correio eletrónico
- hugvieira@sapo.pt (Profissional)
Websites
- hugovieirafcup.wixsite.com/musico-quimica (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
- Ciências Exatas - Química
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021
Concluído
|
PhD in Science Education and Communication (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Teaching and learning chemistry by analogy with music: A study with students of artistic specialized music education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2013
Concluído
|
Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
Aprovado |
2003
Concluído
|
Graduation in Chemical Engineering (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/11/02 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2017/09/01 - 2019/07/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio CEBES, Portugal |
2015/09/01 - 2017/07/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Externato de Vila Meã, Portugal |
2013 - 2016 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Centro de estudos XPTO, Portugal |
2014 - 2015 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | IEFP - Centro de Formação Profissional do Porto, Portugal |
2013 - 2015 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Centro de Estudos Psicoeducar, Portugal |
2013 - 2015 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Centro de Estudos Notebook, Portugal |
2010 - 2013 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | IEFP - Centro de Formação Profissional - Setor Terciário do Porto, Portugal |
2009 - 2013 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | IEFP - Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, Portugal |
2011 - 2011 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Inforpreparação - Formação Profissional e Comércio de Equipamento Informático, Lda, Portugal |
2009 - 2010 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | IEFP - Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado, Portugal |
2009 - 2010 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | IEFP - Centro de Formação Profissional do Porto, Portugal |
2005/01 - 2005/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2015 | Monitor na Universidade Júnior do projeto "Construindo e Divulgando a Química 2.0" | Universidade do Porto, Portugal |
2006 - 2010 | Professor de Música no 1.º ciclo de Ensino Básico | Conservatório do Vale do Sousa, Portugal |
2005 - 2006 | Engenheiro Químico | Matervale - Materiais de Construção, Lda, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2017 | Project Química verde robótica [Robotic Green Chemistry], within the Projeto Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho [Science
in School Project by Ilídio Pinho Foundation], in partnership with the Faculty of Engineering of the University of Porto,
INESTEC and Externato de Vila Meã
Fundação Ilído Pinho
Investigador
|
|
2016 - 2016 | Prémio COTEC Portugal, "Portugal, País de Excelência em Engenharia"
COTEC Portugal
Orientador
|
|
2014 - 2016 | Project Músico-Química: comunicar a Química através da Música [Chemistry and Music: communicating Chemistry through Music],
within the Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação [Project SEI - Society, School and Research], promoted by Porto
City Hall
Porto City Hall
Investigador
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - Atual | R&D Unit CIQUP - Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto
Multi-annual funding of the R&D Unit CIQUP – Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto [Chemistry Research
Center of the University o
Investigador
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Website |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Ensino de tópicos do modelo quântico do átomo do Ensino Básico por analogia com a música [Teaching topics of the quantum model of the atom to middle school students by analogy with music] | XX Encontro Nacional de Educação em Ciências - VI International Seminar on Science Education
(Covilhã, Portugal)
|
2021 | "Química ao pé da letra": O encontro das palavras com o ensino e a divulgação da química ["Chemistry by the letter": When words meet Chemistry teaching and communication] | XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química [XXVII National Meeting of the Portuguese Chemistry Society]
Sociedade Portuguesa de Química (Portugal)
|
2020 | Analogies between Chemistry and Music: Using the affective dimension of analogies to enhance students' learning and attitudes towards Chemistry | ECRICE 2020 - 15th European Conference on Research in Chemistry Education - EuCheMS - European Chemical Sciences
Weizmann Institute of Science (Rehovot, Israel)
|
2019 | Chemistry by the letter: Etymology as root and route for science communication | IUPAC - 47th World Chemistry Congress (Theme: Inaugural Chemistry and Society; Symposium: 4.2 - Scientific outreach vs Teaching,
Perception and Communication in chemistry)
(Paris, França)
|
2019 | "Química ao pé da letra": Das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica | XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química [XXVI National Meeting of the Portuguese Chemistry Society]
Sociedade Portuguesa de Química (Porto, Portugal)
|
2017 | Chemistry 2.0: building and disseminating chemistry through students-generated web 2.0 content | 8th UNISA/ISTE Conference - Towards Effective Teaching and Meaningful Learning in Mathematics, Science and Technology Education
(Limpopo, África do Sul)
|
2016 | The social representations of (green) chemistry and robotics among teenagers: an exploratory study | EDULEARN16, the 8th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
(Barcelona, Espanha)
|
2016 | Attitudes towards Physics and Chemistry: insights from a questionnaire validation with music students | 5th International Conference New Perspectives in Science Education
(Florença, Itália)
|
2016 | Músico-Química: divulgação da Química e introdução à prática científica com alunos pré-universitários [Musical chemistry: dissemination of Chemistry and introduction to scientific practice with pre-university students] | Congresso de Comunicação de Ciência, SciCom Pt 2016 [Congress on Science Communication, SciCom Pt 2016]
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | Músico-Química: atitudes dos alunos de Música face às Ciências Físico-Químicas | II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências [II Meeting in Science Teaching and Dissemination]
(Porto, Portugal)
|
2015 | Dialética Química e Música na potenciação do ensino da Química [Chemistry and Music dialectic to promote Chemistry teaching] | I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências [I Meeting on Science Teaching and Dissemination]
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015 | Músico-Química: Um projeto para comunicar a Química através da Música [Chemistry and Music: communicating Chemistry through Music] | Congresso de Comunicação de Ciência, SciCom Pt 2015 [Congress on Science Communication, SciCom Pt 2015]
(Lagos, Portugal)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Mostra da Universidade do Porto (University of Porto Fair)
Outro
|
|
2021 - 2021 | Seminário de Metodologia de Investigação: "Combinação de métodos de investigação no Ensino e Divulgação das Ciências", para
alunos do doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (convidado)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2015 - 2015 | Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto [Open Days of the Faculty of Sciences of the University of
Porto]
Outro
|
|
2015 - 2015 | Qual a relação entre a Química e a Música? (convidado)
Outro
|
Ciclo de conversas "Química e Sociedade"
Universidade de Coimbra - Departamento de Química, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016 - 2016 | Analogias no ensino da Química (workshop no II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências) | (Outros) | Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal |
2015 - 2015 | Química e Música (workshop no XXIV Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química) | (Outros) | Universidade de Coimbra - Departamento de Química, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016 - Atual | CIQUP - Chemistry Research Center of the University of Porto |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Journal of Chemical Education |