???global.info.a_carregar???
He was born in Porto in 1980. He has a degree in Chemical Engineering from the Faculty of Engineering of the University of Porto (FEUP), and a Master's degree in Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools and PhD in Science Education and Communication from the Faculty of Sciences of the University of Porto (FCUP). He is an integrated member of the Chemistry Research Centre of the University of Porto (CIQUP - RG5: Education, Science Communication and Society) and physics and chemistry teacher in middle and secondary Schools. He has published articles in national and international journals and has presented conferences and scientific meetings in the field of Chemistry Education and Communication. He is co-author of popular science books. His areas of interest include chemistry educaton, science communication, affect in education, psychology, neurosciences and learning, analogies, and relationships between chemistry and music.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Hugo Vieira

Nomes de citação

  • Vieira, H.

Identificadores de autor

Ciência ID
781A-F287-00DA
ORCID iD
0000-0001-9325-4648

Endereços de correio eletrónico

  • hugvieira@sapo.pt (Profissional)

Websites

  • hugovieirafcup.wixsite.com/musico-quimica (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Exatas - Química

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
PhD in Science Education and Communication (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Teaching and learning chemistry by analogy with music: A study with students of artistic specialized music education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013
Concluído
Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Aprovado
2003
Concluído
Graduation in Chemical Engineering (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/02 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2017/09/01 - 2019/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio CEBES, Portugal
2015/09/01 - 2017/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Externato de Vila Meã, Portugal
2013 - 2016 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Centro de estudos XPTO, Portugal
2014 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) IEFP - Centro de Formação Profissional do Porto, Portugal
2013 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Centro de Estudos Psicoeducar, Portugal
2013 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Centro de Estudos Notebook, Portugal
2010 - 2013 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) IEFP - Centro de Formação Profissional - Setor Terciário do Porto, Portugal
2009 - 2013 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) IEFP - Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, Portugal
2011 - 2011 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Inforpreparação - Formação Profissional e Comércio de Equipamento Informático, Lda, Portugal
2009 - 2010 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) IEFP - Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado, Portugal
2009 - 2010 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) IEFP - Centro de Formação Profissional do Porto, Portugal
2005/01 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2015 Monitor na Universidade Júnior do projeto "Construindo e Divulgando a Química 2.0" Universidade do Porto, Portugal
2006 - 2010 Professor de Música no 1.º ciclo de Ensino Básico Conservatório do Vale do Sousa, Portugal
2005 - 2006 Engenheiro Químico Matervale - Materiais de Construção, Lda, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2017 Project Química verde robótica [Robotic Green Chemistry], within the Projeto Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho [Science in School Project by Ilídio Pinho Foundation], in partnership with the Faculty of Engineering of the University of Porto, INESTEC and Externato de Vila Meã
Fundação Ilído Pinho
Investigador
2016 - 2016 Prémio COTEC Portugal, "Portugal, País de Excelência em Engenharia"
COTEC Portugal
Orientador
2014 - 2016 Project Músico-Química: comunicar a Química através da Música [Chemistry and Music: communicating Chemistry through Music], within the Projeto SEI - Sociedade, Escola e Investigação [Project SEI - Society, School and Research], promoted by Porto City Hall
Porto City Hall
Investigador

Outro

Designação Financiadores
2016 - Atual R&D Unit CIQUP - Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto
Multi-annual funding of the R&D Unit CIQUP – Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto [Chemistry Research Center of the University o
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Morais, C.; Moreira, L.; Paiva, João Carlos de Matos; Monteiro, J.; Vieira, H.; Santos, D.. "Chemistry 2.0: building and disseminating chemistry through students-generated web 2.0 content". Trabalho apresentado em UNISA/ISTE Conference on Mathematics, Science and Technology Education, Limpopo, 2017.
    Publicado
  2. Vieira, H.; Morais, C.; Paiva, João Carlos de Matos; Moreira, L.. "Attitudes towards physics and chemistry: insights from a questionnaire validation with music students". Trabalho apresentado em New Perspectives in Science Education, Florença, 2016.
    Publicado
  3. Moreira, L.; Vieira, H.; Morais, C.; Sousa, A.; Costa, H.; Paiva, João Carlos de Matos. "The social representations of (green) chemistry and robotics among teenagers: an exploratory study". Trabalho apresentado em EDULEARN16 Conference, 2016.
    Publicado
  4. Vieira, H.; Morais, C.; Paiva, João Carlos de Matos; Moreira, L.. ""Músico-Química": Um projeto para comunicar a Química através da Música ["Chemistry and Music": a project to communicate Chemistry through Music]". Trabalho apresentado em Congresso de Comunicação de Ciência [Congress on Science Communication], Lagos, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Hugo Vieira; Carla Morais. "Musical Analogies to Teach Middle School Students Topics of the Quantum Model of the Atom". Journal of Chemical Education (2022): https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.2c00289.
    10.1021/acs.jchemed.2c00289
  2. Hugo Vieira; Carla Morais. "Bridging Music and Chemistry: A Marching Band Analogy to Teach Kinetic-Molecular Theory". Journal of Chemical Education (2022): https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.1c00864.
    10.1021/acs.jchemed.1c00864
  3. Baptista, M.; Cunha, A. E.; Vieira, H.; Araújo, José Luís; Morais, C.; Lopes, J. B.. "A voz de investigadores e professores sobre a articulação entre a investigação e as práticas de ensino em educação em ciência [The voice of researchers and teachers on the relationship between research and teaching practices in science education]". APEduC Revista/APEduC Journal 3 2 (2022): 116-129. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/365/142.
    Publicado
  4. Vieira, H.; Morais, C.; Paiva, João Carlos de Matos. "Inquiry dynamics in the study of perturbations to a state of chemical equilibrium". Química Nova 37 9 (2014): 1573-1578. http://dx.doi.org/10.5935/0100-4042.20140215.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Paiva, João Carlos de Matos; Morais, C.; Soares, Martinho Tomé Martins ; Araújo, José Luís; Vieira, H.. ""Química ao pé da letra": autorrecensão da obra com reflexões para o ensino e a divulgação da química ["Química ao pé da letra" (Chemistry to the letter): self-examination of the work with reflections on the teaching and dissemination of chemistry]."". In Química e Literatura: princípios teóricos e metodológicos e os contributos para o ensino e a formação de professores de Química. Editora da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2023.
    No prelo
  2. Vieira, H.; Morais, C.. "Afetividade e sua relevância na aprendizagem dos alunos: algumas perspetivas e considerações [Affectivity and its relevance to student learning: some perspectives and considerations].". In Tecendo saberes: um olhar multidisciplinar sobre a educação. Brasil: Editora Amplla, 2023.
    No prelo
Livro
  1. Paiva, João Carlos de Matos; Morais, C.; Soares, Martinho Tomé Martins ; Araújo, José Luís; Vieira, H.; Moreira, Luciano (9413-8D112D4). Química ao pé da letra [Chemistry by the word]. Porto, Portugal: U. Porto Press. 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Vieira, H.; Morais, C.; Paiva, João Carlos de Matos; Moreira, L.. "Teach Science nowadays to serving contemporary students and society". Trabalho apresentado em 11th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2015.
Resumo em conferência
  1. Vieira, H.; Morais, C.. "Ensino de tópicos do modelo quântico do átomo do Ensino Básico por analogia com a música [Teaching topics of the quantum model of the atom to middle school students by analogy with music]". Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional de Educação em Ciências - VI International Seminar on Science Education, Covilhã, 2024.
    Publicado
  2. Morais, C.; Paiva, João Carlos de Matos; Araújo, José Luís; Vieira, H.; Soares, Martinho Tomé Martins ; Moreira, L.. ""Química ao pé da letra": O encontro das palavras com o ensino e a divulgação da química ["Chemistry by the letter": When words meet Chemistry teaching and communication]". Trabalho apresentado em XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, 2021.
  3. Vieira, H.; Morais, C.. "Analogies between Chemistry and Music: using the affective dimension of analogies to enhance students' learning and attitudes towards Chemistry". Trabalho apresentado em ECRICE 2020 – 15th European Conference on Research in Chemistry Education – EuCheMS – European Chemical Sciences, Rehovot, 2020.
    Publicado
  4. Morais, C.; Moreira, L.; Paiva, João Carlos de Matos; Soares, Martinho Tomé Martins ; Araújo, José Luís; Vieira, H.. ""Química ao pé da letra": Das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica ["Chemistry by the letter": From the etymological roots to oportunities for multidisciplinarity and scientific dissemination]". Trabalho apresentado em XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química [XXVI National Meeting of the Portuguese Chemistry Society], Lisboa, 2019.
    Publicado
  5. Morais, C.; Moreira, L.; Paiva, João Carlos de Matos; Araújo, José Luís; Vieira, H.. "Chemistry by the letter: Etymology as root and route for science communication". Trabalho apresentado em IUPAC - 47th World Chemistry Congress, Paris, 2019.
    Publicado
  6. Vieira, H.; Morais, C.. "Analogias entre os estados físicos da matéria e uma marching band [Analogies between the physical states of matter and a marching band]". Trabalho apresentado em VII Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências [VII Meeting of the Division of Chemistry Teaching and Dissemination], Vila Nova de Gaia, 2018.
    Publicado
  7. Vieira, H.; Morais, C.; Moreira, L.. "Músico-Química: atitudes de alunos de Música face às Ciências Físico-Químicas [Musical-Chemistry: attitudes in Music students towards Physical and Chemical Sciences]". Trabalho apresentado em II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências [II Meeting in Science Teaching and Dissemination], Porto, 2016.
  8. Vieira, H.; Morais, C.; Moreira, L.. ""Músico-Química": divulgação da Química e introdução à prática científica com alunos pré-Universitários". Trabalho apresentado em Congresso de Comunicação de Ciência [Congress on Science Communication], Lisboa, 2016.
    Publicado
  9. Vieira, H.; Morais, C.; Paiva, João Carlos de Matos; Moreira, L.. "Dialética Química e Música na potenciação do ensino da Química [Chemistry and Music dialectic to promote Chemistry teaching]". Trabalho apresentado em I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências [I Meeting in Science Teaching and Dissemination], Porto, 2015.
    Publicado
  10. Vieira, H.; Paiva, João Carlos de Matos; Morais, C.; Moreira, L.. ""Músico-Química": Um projeto para comunicar a Química através da Música ["Chemistry and Music": a project to communicate Chemistry through Music]". Trabalho apresentado em Congresso de Comunicação de Ciência [Congress on Science Communication], Lagos, 2015.
    Publicado
Website
  1. Vieira, H.; Morais, C.. Histórias de Química e Música: Relações de químicos com a música. 2014. https://hugovieirafcup.wixsite.com/quimicos-musicos.
  2. Vieira, H.; Morais, C.. O som da Química: Música com reações químicas. 2014. https://hugovieirafcup.wixsite.com/som-da-quimicafuga.
  3. Vieira, H.; Morais, C.. Química musicada: Poemas químicos musicados. 2014. https://hugovieirafcup.wixsite.com/quimica-musicada.
  4. Vieira, H.; Morais, C.. Módulos de Química para o ensino. 2014. https://hugovieirafcup.wixsite.com/musico-quimica/modulos-de-quimica-para-o-ensino.
  5. Vieira, H.; Morais, C.. Músico-Química. 2014. https://hugovieirafcup.wixsite.com/musico-quimica.
  6. Vieira, H.; Morais, C.. Módulo Inquiry: Estudos de perturbações a um estado de equilíbrio químico. 2013. http://hugovieirafcup.wix.com/modulolechatelier.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Ensino de tópicos do modelo quântico do átomo do Ensino Básico por analogia com a música [Teaching topics of the quantum model of the atom to middle school students by analogy with music] XX Encontro Nacional de Educação em Ciências - VI International Seminar on Science Education
(Covilhã, Portugal)
2021 "Química ao pé da letra": O encontro das palavras com o ensino e a divulgação da química ["Chemistry by the letter": When words meet Chemistry teaching and communication] XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química [XXVII National Meeting of the Portuguese Chemistry Society]
Sociedade Portuguesa de Química (Portugal)
2020 Analogies between Chemistry and Music: Using the affective dimension of analogies to enhance students' learning and attitudes towards Chemistry ECRICE 2020 - 15th European Conference on Research in Chemistry Education - EuCheMS - European Chemical Sciences
Weizmann Institute of Science (Rehovot, Israel)
2019 Chemistry by the letter: Etymology as root and route for science communication IUPAC - 47th World Chemistry Congress (Theme: Inaugural Chemistry and Society; Symposium: 4.2 - Scientific outreach vs Teaching, Perception and Communication in chemistry)
(Paris, França)
2019 "Química ao pé da letra": Das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química [XXVI National Meeting of the Portuguese Chemistry Society]
Sociedade Portuguesa de Química (Porto, Portugal)
2017 Chemistry 2.0: building and disseminating chemistry through students-generated web 2.0 content 8th UNISA/ISTE Conference - Towards Effective Teaching and Meaningful Learning in Mathematics, Science and Technology Education
(Limpopo, África do Sul)
2016 The social representations of (green) chemistry and robotics among teenagers: an exploratory study EDULEARN16, the 8th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
(Barcelona, Espanha)
2016 Attitudes towards Physics and Chemistry: insights from a questionnaire validation with music students 5th International Conference New Perspectives in Science Education
(Florença, Itália)
2016 Músico-Química: divulgação da Química e introdução à prática científica com alunos pré-universitários [Musical chemistry: dissemination of Chemistry and introduction to scientific practice with pre-university students] Congresso de Comunicação de Ciência, SciCom Pt 2016 [Congress on Science Communication, SciCom Pt 2016]
(Lisboa, Portugal)
2016 Músico-Química: atitudes dos alunos de Música face às Ciências Físico-Químicas II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências [II Meeting in Science Teaching and Dissemination]
(Porto, Portugal)
2015 Dialética Química e Música na potenciação do ensino da Química [Chemistry and Music dialectic to promote Chemistry teaching] I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências [I Meeting on Science Teaching and Dissemination]
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015 Músico-Química: Um projeto para comunicar a Química através da Música [Chemistry and Music: communicating Chemistry through Music] Congresso de Comunicação de Ciência, SciCom Pt 2015 [Congress on Science Communication, SciCom Pt 2015]
(Lagos, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - Atual Mostra da Universidade do Porto (University of Porto Fair)
Outro
2021 - 2021 Seminário de Metodologia de Investigação: "Combinação de métodos de investigação no Ensino e Divulgação das Ciências", para alunos do doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (convidado)
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2015 - 2015 Dias Abertos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto [Open Days of the Faculty of Sciences of the University of Porto]
Outro
2015 - 2015 Qual a relação entre a Química e a Música? (convidado)
Outro
Ciclo de conversas "Química e Sociedade"
Universidade de Coimbra - Departamento de Química, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - 2016 Analogias no ensino da Química (workshop no II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências) (Outros) Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal
2015 - 2015 Química e Música (workshop no XXIV Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química) (Outros) Universidade de Coimbra - Departamento de Química, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual CIQUP - Chemistry Research Center of the University of Porto

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Journal of Chemical Education