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Bárbara Cleto has a degree in Teaching Electronics and Computer Science from the University of Aveiro (UA). Master's in Engineering in Digital Games Development from the Polytechnic Institute of Cávado and Ave (IPCA). Student on the Doctoral Program in Multimedia in Education at the University of Aveiro, where she is researching the use of Immersive Web Environments in Education. Teacher, 550. She is also a guest assistant at the School of Media Arts and Design (ESMAD/IPP), where she teaches courses in Multimedia and Augmented Reality, and is a collaborating member of uniMAD. Bárbara Cleto, licenciada em Ensino de Eletrónica e Informática pela Universidade de Aveiro (UA). Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Aluna do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, onde investiga, sobre a utilização de Ambientes Web Imersivos na Educação. Professora, quadro de escola, grupo 550 (informática). É ainda assistente convidada na Escola Superior De Media Artes E Design (ESMAD/IPP), onde leciona Unidades Curriculares na área da Multimédia e Realidade Aumentada, e é membro colaborador da uniMAD.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Barbara Cleto

Nomes de citação

  • Cleto, Barbara

Identificadores de autor

Ciência ID
9B17-8AFE-C811
ORCID iD
0000-0003-1536-5881
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=Ynt2N_0AAAAJ
Scopus Author Id
57203397489

Websites

Formação
Grau Classificação
2024
Em curso
Programa Doutoral em Multimédia na Educação (Doutoramento) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023
Concluído
Robótica e Tecnologias Emergentes no Ensino Básico (Pós-Graduação) (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/01/20
Concluído
Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Tecnologia, Portugal
"MANIPULAR, JOGAR, APRENDER: EXPLORAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COM INTERFACES TANGÍVEIS COMO FERRAMENTAS EDUCATIVAS CODECUBES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
2000
Concluído
Licenciatura em Ensino de Electrónica e Informática (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cardoso, Diogo; Bertucci, Isabella; Cleto, Barbara. "Work-in-Progress - The Impact World: The Design Process of an Immersive Web Environment". Trabalho apresentado em 2023 9th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN), 2023.
    10.56198/zh3jompqs
  2. Ferreira, Marcello; Cleto, Barbara; Leite, Luís. Autor correspondente: Ferreira, Marcello. ""Da Animação Performativa à Produção Cinematográfica"". Trabalho apresentado em Conferência International Conference Cinema – Art, Technology, Communication, Avanca, 2021.
  3. Cleto, Barbara. "Análise de interações de alunos do ensino secundário em ambientes virtuais". 2021.
    10.1145/3483529.3483678
  4. Cleto, Barbara; Ferreira, Marcello; Alípio, Luís. Autor correspondente: Alípio, Luís. "Da Produção Cinematográfica a Animação Performativa". Trabalho apresentado em 8.ª edição da Conferência Internacional em Ilustração e Animação (CONFIA), 2020.
  5. Cleto, Barbara. "CodeCubes: Coding with Augmented Reality". 2020.
    10.4230/OASICS.ICPEC.2020.7
  6. Cerqueira, J.; Cleto, B.; Moura, J.M.; Sylla, C.. "Visualizing platonic solids with augmented reality". 2018.
    10.1145/3202185.3210761
Artigo em revista
  1. Cleto, Barbara. "PERCEÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AMBIENTES WEB IMERSIVOS NA FORMAÇÃO". APEduC Revista | APEduC Journal 4 2 (2023): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/479.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Cleto, Barbara. "Exploração de algumas ferramentas de Inteligência Artificial numa Unidade Curricular de Multimédia". RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning 6 2 (2023):
    Publicado
  3. Cleto, Barbara. "Utilização das tecnologias XR pelos professores do ensino básico e secundário em Portugal". Journal of Digital Media & Interaction vol. 4 n.º (2021): No.10-No.10. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/24712.
    10.34624/JDMI.V4I10.24712
Capítulo de livro
  1. J. M. Cerqueira; B. Cleto; J. M. Moura; C. Sylla; L. Ferreira. "Potentiating Learning Through Augmented Reality and Serious Games". 2023.
    10.1007/978-3-030-67822-7_15
  2. Bárbara Cleto; Ricardo Carvalho; Maria Ferreira. "Students Perceptions Exploring a WebXR Learning Environment". 2022.
    10.1007/978-3-031-06675-7_17
  3. Bárbara Cleto; Ricardo Carvalho; Maria Ferreira. "Work in Progress: Immersive Web Environments to Support Pedagogical Activities in Formal Contexts". 703-710. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-96296-8_63
  4. Barbara Cleto. "Learning Systems and Gamification". In Blending Augmented and Virtual Reality With Gamification Strategies. 2021.
    10.4018/978-1-7998-7472-0.ch004
  5. Bárbara Cleto; Cristina Sylla; Luís Ferreira; João Martinho Moura. "Play and Learn¿: Exploring CodeCubes". 34-42. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-40180-1_4
  6. Bárbara Cleto; João Martinho Moura; Luís Ferreira; Cristina Sylla. "CodeCubes - Playing with Cubes and Learning to Code". 538-543. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-06134-0_58