Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José Luís da Silva Araújo
Nomes de citação
- Araújo, José Luís
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A21C-88AA-5596
- ORCID iD
- 0000-0002-0617-2407
Endereços de correio eletrónico
- jlaraujo@ua.pt (Profissional)
Moradas
- Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro , Aveiro , Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Teaching and Dissemination of Science (Doutoramento)
Especialização em Science Teaching
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Desenvolvimento de dinâmicas e estratégias de potenciação pedagógica em projetos de Ciência participativa: um estudo em Química
no Ensino básico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
18/20 |
2012
Concluído
|
Chemistry (Licenciatura)
Especialização em Chemistry
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
15/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - 2023 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação em Química, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2020 | Development of pedagogical potentiation dynamics and strategies in participatory science projects: a Chemistry study in basic
school
SFRH/BD/132482/2017
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto
UID/QUI/00081/2019
Universidade do Porto Centro de Investigação em Química, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Sustainability Education in All-Day Schools
2021-1-AT01-KA220-SCH-000032737
Investigador
|
European Union
Em curso
|
2018 - 2022 | Let's go STEM: Its influence on Physics' learning, interest and motivation (GoSTEM)
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Outra
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - 2022 | ExperimentaCiência - ciências experimentais no 1.º Ciclo no Ensino Básico [ExperimentSciences: experimental sciences in primary
school]
Aviso Norte-66-2016-29
Investigador
|
Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – Município de Penafiel
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11 | Araújo, J. L. , & Saúde, I. . (2023). Inteligência Artificial na Educação em Química: Perceções dos professores face ao uso do ChatGPT. XXVII Encontro Luso-Galego de Química. Porto | |
2023/10 | Hahn, M. , Ribeiro, T. , Araújo, J. L. , & Vasconcelos, C.. (2023). Mesa sísmica e o ensino da propagação de ondas: Um recurso educativo para uma abordagem STEAM. 2ª Conferência Internacional de Educação em Ciência, Matemática e Sustentabilidade. Maputo, Moçambique | |
2023/10 | Araújo, J. L. , Lopes, B. , & Hahn, M.. (2023). A interdisciplinaridade Física/Química e Física/Biologia em atividades laboratoriais STEM inclusivas. 2ª Conferência Internacional de Educação em Ciência, Matemática e Sustentabilidade. Maputo, Moçambique | |
2021 | Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2021). Projeto educacional de ciência cidadã PVC e mudanças de atitudes face à ciência de rapazes e raparigas. Educação em Ciências: interações e desafios - Livros de atas do XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV ISSE | International Seminar on Science Education (pp. 104-107) | |
2021 | Morais, C., Paiva, J. C., Araújo, J. L., Vieira, H., Soares, M., & Moreira, L. (2021). 'Química ao pé da letra': O encontro das palavras com o ensino e a divulgação da química. In Chemistry and Opportunities in a Global Society - Livro de resumos do XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química. Sociedade Portuguesa de Química (p. 141). Universidade do Minho. | |
2020 | Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2020). PVC project: Teaching Chemistry through marine litter context. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & I. Candel Torres (Eds.), ICERI2020 Proceedings - 13th Annual International Conference of Education, Research and Innovation (pp. 1063-1072). Sevilha: International Association of Technology, Education and Development (IATED) | |
2020 | Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2020). Teaching chemistry by sampling and analysing coastal water quality parameters and polluting beach plastics. In Book of Abstracts of the ECRICE 2020 - 15th European Conference on Research in Chemistry Education - EuCheMS - European Chemical Sciences (p. 64). Weizmann Institute of Science, Rehovot, Israel. | |
2020 | Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2020). Citizen science in the chemistry class: monitoring coastal water physicochemical parameters to assess students¿ attitudes towards chemistry. In Book of abstracts: II WORKSHOP MEETING - CIQUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. | |
2019 | Araújo, J. L., Morais, C., Paiva, J. C. (2019). A ciência cidadã e as atitudes dos alunos face à disciplina de Físico-Química. Atas do XXV Encontro Galego-Português de Química - Enseñanza de la Química, Sociedade Portuguesa de Química e Colégio Oficial de Químicos da Galiza (COLQUIGA), Cidade da Cultura, Santiago de Compostela, Espanha. | |
2019 | Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2019). Projeto PVC: um projeto de ciência cidadã para a promoção atitudes positivas face à Química e a problemáticas ambientais. In Panorama da Ciência Cidadã em Portugal. Relatório do 2º Encontro Nacional de Ciência Cidadã, Academia das Ciências de Lisboa (pp. 49-50). Lisboa. | |
2019 | Morais, C., Moreira, L., Paiva, J. C., Soares, M., Araújo, J. L., & Vieira, H. (2019). “Química ao pé da letra”: Das raízes etimológicas às oportunidades de multidisciplinaridade e divulgação científica. In A. Silva, B. Machado, J. Faria, R. Rocha, V. Freitas. Livro de resumos do XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, Sociedade Portuguesa de Química (p. 76). Lisboa. ISBN 978-989-8124-27-2. | |
2018 | Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2018). O potencial pedagógico da ciência cidadã explorado na aula de química através da monitorização da qualidade da água e da presença de microplásticos. In J. Lopes, J. Cravino & C. Costa (Eds.). Resumos do Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT 2018) (p. 110), UTAD, Vila Real. ISBN: 978-989-704-346-8. | |
2018 | Araújo, J. L., Morais, C., Paiva, J. C. (2018). A ciência cidadã na aula de química: um estudo das águas costeiras para monitorização da sua qualidade e da presença de microplásticos. In C. Morais, J. Paiva, J. Faria, M. Vilela, M. Baptista, L. Cardoso & N. Francisco. Livro de Resumos do VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, Escola Secundária Almeida Garrett (p. 48). Vila Nova de Gaia. | |
2018 | Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2018). A ciência cidadã na aula de Química: um estudo das águas costeiras para monitorização da sua qualidade e da presença de microplásticos. In R. Ferreira, C. Vasconcelos, A. Cardoso & B. Mota. Resumos digitais das comunicações do IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (p. 23-24). Porto. ISBN: 978-989-746-169-9. | |
2015 | Araújo, J. L. (2015). Poesia e metais alcalinos: construindo pontes para o estudo do raio atómico e da energia de ionização. In C. Morais, C. Vasconcelos, J. C. Paiva, M. G. Chaves, & P. S. Carvalho, Resumos digitais das comunicações do I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (p. 99). Porto. ISBN: 978-989-8753-08-3. |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023 - Atual | Relatório de estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 - Atual | Uma questão de género na Didática da Física – implicações para a promoção de estratégias girl-friendly
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/11/26 - 2021/11/27 | IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química [IX Meeting of the Division of
Chemistry Teaching and Dissemination of the Portuguese Chemistry Society] (2021/11/26 - 2021/11/27) (2021/11/26 - 2021/11/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Methodology and Curricular Development of Physics and Chemistry | Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2023 - Atual | Supervised Teaching Practice | Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2023 - Atual | Seminar in Didactics of Physics and Chemistry | Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021 - 2022 | Chemical Education I | Physics and Chemistry Teacher Education for Middle and Secondary Schools (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2021 - 2022 | Elements of Science Communication | Science Education and Communication (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
2021 - 2022 | Teaching and Communication of Physics and Chemistry | Science Education and Communication (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023/11 | Araújo, J. L.. (2023). (H)À Educação: Há que ensinar ciência aos mais pequenos? | Jornal de Aveiro |