Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Frederico José Rodrigues Henriques
Nomes de citação
- Henriques, Frederico
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B613-D411-878F
- ORCID iD
- 0000-0002-4615-4852
Endereços de correio eletrónico
- fhenriques@ucp.pt (Profissional)
- frederico.painting.conservator@gmail.com (Pessoal)
Moradas
- Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- http://heritagedoc.pt/index.php (Profissional)
- https://ciencia.ucp.pt/en/persons/frederico-henriques (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013 - 2013
Concluído
|
Formação de Formadores (Formação Profissional Certificada) (Outros)
Espiralsoft - Formação Profissional Certificada, Portugal
|
|
2013
Concluído
|
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Metodologias de Documentação e Análise Espacial em Conservação de Pintura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores (unanimidade) |
2003 - 2005
Concluído
|
Conservação e Restauro (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
"Conservação e restauro de estruturas e suportes em madeira na pintura de cavalete" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
1998 - 1998
Concluído
|
Conservação e Restauro (Curso médio)
Istituto Centrale per il Restauro, Itália
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/12/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/02/01 - Atual | Conselho científico | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Seminários na disciplina de Sistemas de Registo do Património, da Licenciatura de Ciências da Arte e do Património (FBAUL), ano letivo de 2023-2024.[Vd. artigo 7º da Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto] | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2022 - 2023 | Seminários na disciplina de Sistemas de Registo do Património, da Licenciatura de Ciências da Arte e do Património (FBAUL), ano letivo de 2022-2023.[Vd. artigo 7º da Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto] | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2021 - 2022 | Seminários na disciplina de Sistemas de Registo do Património, da Licenciatura de Ciências da Arte e do Património (FBAUL), ano letivo de 2021-2022.[Vd. artigo 7º da Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto] | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2020 - 2021 | Seminários na disciplina de Sistemas de Registo do Património, da Licenciatura de Ciências da Arte e do Património (FBAUL), ano letivo de 2020-2021.[Vd. artigo 7º da Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto] | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2019 - 2020 | Seminários na disciplina de Sistemas de Registo do Património, da Licenciatura de Ciências da Arte e do Património (FBAUL), ano letivo de 2019-2020.[Vd. artigo 7º da Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto] | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2011/09 - 2014/07 | Docência no Ensino Técnico-Profissional | Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
2007/09 - 2013/07 | Docência no Ensino Técnico-Profissional | Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, Portugal |
2011/09 - 2012/01 | Docência no Ensino Superior | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2008/09 - 2010/07 | Docência no Ensino Técnico-Profissional | Fundação Ricardo Espirito Santo e Silva, Portugal |
1995/01 - 2007/12 | Atividades de Conservação e Restauro | Frederico Henriques (conservador-restaurador), Portugal |
2003/08 - 2004 | Conservador-restaurador | Instituto Português da Conservação e Restauro, Portugal |
2002/04 - 2002/12 | Conservador-restaurador | Instituto Português da Conservação e Restauro, Portugal |
2002/09 - 2002/10 | Docência no Ensino Técnico-Profissional | Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
2000/09 - 2002/07 | Docência no Ensino Técnico-Profissional | Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
2000/06 - 2000/08 | Conservador-restaurador | Arterestauro, Portugal |
1999/09 - 2000/06 | Conservador-restaurador | Instituto José de Figueiredo, Portugal |
1999/09 - 1999/11 | Conservador-restaurador | Portorestauro, Portugal |
1999/01 - 1999/08 | Conservador-restaurador | Junqueira 220, Portugal |
1998/09 - 1998/12 | Conservador-restaurador | Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, Portugal |
1998/01 - 1998/08 | Conservador-restaurador | Arterestauro, Portugal |
1996/05 - 1996/07 | Conservador-restaurador | Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/08 - 2018/11/30 | Digital Documentation of Cultural Heritage
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES
UID/EAT/04042/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - Atual | Projeto "Beque de Vila do Conde"
n.a.
Investigador
Republica Portuguesa Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática, Portugal
|
Em curso
|
2016 - 2016 | Projecto "Delfim Maya"
n.a.
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/16 | Análise Espacial aplicada à Gestão de Risco da Arte Pública: estudo de caso da estatuária de Lisboa | Congreso Iberoamericano de Investigación en Conservación del Patrimonio (ICP 2024): “Innovación Digital en la Preservación
del Legado Cultural”
Universidad Politècnica de Valencia (Valencia, Espanha)
|
2023/12/06 | Documentar a Memória. O Monumento aos Calafates, uma segunda vida? | Webinar "Interfaces e desafios: documentar o património cultural no séc. XXI"
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes (Porto, Portugal)
|
2023/11/04 | Tratamento de uma pintura em madeira do pintor português João Frederico Martins Ayres (1921-2001) | VII Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/02 | Recursos acessíveis para públicos com deficiência visual: propostas para a transmissão de informação resultante dos projetos de conservação e restauro | VII Encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/09/30 | Estudo estratigráfico e proposta cromática para o tratamento dos medalhões relevados com a representação das armas de Palmela (1ª fase) | Medalhões Chafariz D. Maria I - Apresentação de Estudo
Câmara Municipal de Palmela (Palmela, Portugal)
|
2023/02/23 | La caracterización de superficies pictóricas mediante técnicas de análisis espacial y de aprendizaje automático | 24ª Jornada de Conservación de ArteContemporáneo
Museu Nacional Centro Arte - Reina Sofia (Madrid, Espanha)
|
2022/11/18 | O percurso errático e incomodativo do Monumento ao Esforço Colonizador (Porto) | International Conference Public Art as a Bridge over Trouble Places
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2022/10/14 | Proposta de acessibilidade para públicos com deficiências visuais: a pintura de "Au Soir" (1906), de alves cardoso e o projeto de conservação e restauro | lV Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/13 | Caracterização da superfície pictórica com técnicas de Análise Espacial e Machine Learning | lV Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/13 | Tratamento da pintura em madeira pelo pintor português João Frederico Martins Ayres (1921-2001) | IV Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/12 | Colcha com bordado de Castelo Branco do século XVIII: Análise da deformação estrutural e desvanecimento da cor | lV Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/12 | Documentação, análise e conservação da pintura Triptych in Blue, de Eugen Hersch (1887-1967) | lV Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/25 | Memória tátil e sonora do Palácio de Cristal (Porto) | Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022 | Seminários na disciplina de Sistemas de Documentação e Representação do Património, Mestrado em Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (FBAUL), ano letivo de 2022-2023.[Vd. artigo 7º da Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto] |
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/09 | Virtual restitution of the Crystal Palace of Oporto | [e]emotion – Graduate Conference on Science and Techology of the Arts
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2021/11/25 | Nuevas tecnologías aplicadas a las emergencias en el patrimonio Cultural: caracterización de objetos y fenómenos de microescala | X encontro de conservación e restauración: Gestión de riesgos y emergencias en el Patrimonio Cultural
Museo de Pontevedra - Edificio Castelao (Pontevedra, Espanha)
|
2021/11/18 | Intervention in a painting on wooden board by the Portuguese painter João Frederico Martins Ayres (1921-2001) | IX Congresso Internazionale Colore e Conservazone: Knocking on wood. Materials and methods for the conservation of wooden
works. Roma, Itália, 2021
CESMAR 7 (Turim, Itália)
|
2021/11/08 | The conservation of panel paintings in Portugal: some case studies | International symposium Challenges before time. 150 years of painting conservation in Mexico
Coordinación Nacional de Conservación del Patrimonio Cultural (México)
|
2021/11/04 | Mapping losses on a mural painting: case study with a barrel vault ceiling | 6th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH 6)
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
|
2021/10/07 | O Museu Industrial e Comercial do Porto (1883-1899) Reconstrução digital 3D do primeiro equipamento público portuense de museologia industrial | V Encontro Internacional sobre Património Industrial e sua Museologia
Sociedade Martins Sarmento - APPI (Guimarães, Portugal)
|
2021/10/07 | 3D digitalization of a collection of plaster sculptures by João da Silva (1880-1960) | SCULPT 2021 - Shaping Genealogies. 1st International Conference on Late 19th and Early 20th century sculpture
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes (Porto, Portugal)
|
2021/07/23 | Estratégias de Documentação Digital para o Estudo das Técnicas-Artísticas | Curso de História Técnica da Arte (ARTIS-IHA-FLUL)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
|
2021/06/26 | Acessibilidade e inclusão nos museus: uma proposta de alfabeto tátil a partir de Kosuke Takahashi | Encontro no Largo das Belas-Artes
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2021/03/03 | Uma perspectiva sobre a reconstrução virtual no Património Cultural | IV Jornadas História Arqueologia e Património Cultural
Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais - Departamento de História (Évora, Portugal)
|
2020/09/25 | Tipologias de degradação de uma coleção de pintura recorrendo a uma plataforma de SIG | lll Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2020/09/25 | Mapeamento 3D de patologias aplicada à Arte Pública | lll Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/27 | A pintura "Au Soir" de Artur Alves Cardoso: do financiamento à intervenção de conservação e restauro | 2.º Encontro: A Universidade de Lisboa e o Património
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/01 | Documentação e Representação Digital de Bens Culturais: questões associadas à conservação preventiva e aos mapas de risco 2D e 3D. | Seminário no Doutoramento de Conservação de Bens Culturais
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Portugal)
|
2018/11/24 | Representação Digital da estatuária do Parque D. Carlos I | 1º Simpósio Investigadores Fundadores da R3iAP
Museu José Malhoa (Caldas da Rainha, Portugal)
|
2018/11/24 | O Modelo 3D em gesso do Soldado Português (MML 00604) do Museu Militar de Lisboa : aspectos da modelação 3D | Recordar o Soldado Português. Exposição temporária
Museu Militar de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/20 | Modelo 3D do Soldado Português do Museu Militar de Lisboa (MML 00604): aquisição fotogramétrica e processamento digital | Projeto IMAGO
Universidade Nova de Lisboa, Campus Caparica (Auditório biblioteca) (Alnada, Portugal)
|
2018/10/19 | Virtualização 3D e sistemas de documentação para caracterização de alterações em Pintura Mural | 2ªs Jornadas de Documentação e Representação Digital
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2018/10/19 | Uma recriação/reconstrução virtual da cidade do Porto | 2ªs Jornadas de Documentação e Representação Digital
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2018/10/18 | Medalhística contemporânea da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa: Inventário, Modelação 3D e soluções de acondicionamento com estruturas de suporte impressas | 2ªs Jornadas de Documentação e Representação Digital
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/03 | A fragata "Cravidão": do plano geométrico ao modelo digital | Desenho técnico no Técnico: 1911 - 2018 (Ciclo de Palestras: Outubro)
Instituto Superior Técnico Museu de Civil (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/01 | Delfim Maya: processos de recuperação e divulgação de um património artístico esquecido | Congresso Dinâmicas do Património Artístico: Circulação, Transformações e Diálogos
ARTIS - Instituto de História da Arte (Lisboa, Portugal)
|
2018/05/18 | The "Cravidão" vessel: A virtual invocation for its historical memory | Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017/11/10 | Uma estratégia de Documentação Digital da Coleção de Pinturas de Adriano de Sousa Lopes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) com um Sistema de Informação Geográfica | O património digital em contexto ibérico: entre a prática e a crítica
Sociedade de Geografia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/10 | Conteúdos Imagéticos de uma Capela da Basílica do Palácio Nacional de Mafra entre (1730 e 1819) | O património digital em contexto ibérico: entre a prática e a crítica
Sociedade de Geografia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/08 | Processos de Documentação 2D e 3D em obras académicas de Adriano de Sousa Lopes do acervo da FBAUL | III Colóquio Internacional: Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX
Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) (Lisboa, Portugal)
|
2017/04/27 | Coche da Coroa: uma instância virtual de uma obra de D. João V | Colóquio Internacional Arte Pública na Era da Criatividade Digital
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes (Portugal, Portugal)
|
2016/09/29 | A implementação de um Sistema de Documentação para o estudo transversal de pinturas académicas de Adriano de Sousa Lopes da FBAUL | I Colóquio de Investigações em Conservação e Restauro
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2016/09/29 | Uma metodologia de documentação gráfica para uma obra de Arte Contemporânea: o caso de estudo do banco de Jardim do Edifício Parnaso (Porto) | I Colóquio de Investigações em Conservação e Restauro
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
|
2016/09/28 | O inventário 3D de uma coleção arqueológica do Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Porto | I Colóquio de Investigações em Conservação e Restauro
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (LLisboa, Portugal)
|
2016/06/17 | Mapeamentos com QGIS de uma colecção de pinturas de Adriano de Sousa Lopes do Acervo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa | 3º Encontro de utilizadores de QGIS em Portugal
(Porto, Portugal)
|
2016/05/21 | Arqueologia 3D: Um projeto em curso | Noite Europeia dos Museus
Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/03/16 | Projeto Quo Vadis (?): Virtualização 3D e vertentes da comunicação museológica | Quo Vadis. Projeto de Investigação e Conservação de uma Pintura Quinhentista Portuguesa
Museu do Douro (Peso da Régua, Portugal)
|
2015/11/30 | Projeto de virtualização para a conservação de uma escultura de Arte Pública do Porto: estudo de caso do "Anjo mensageiro" de Irene Vilar | Métodos de levantamento: Fotogrametria e varrimento LASER 3D
epartamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Tecnologias e Arquitetura do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/10/24 | 3D Retouching of virtual objects | 3rd International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH 3)
Museu Nacional Soares dos Reis (Porto, Portugal)
|
2015/09/04 | Digital Mapping of Cultural Heritage at urban parks of Oporto | XII es RENCONTRES RAYMOND ABELLIO COLLOQUE INTERNATIONAL ART ET CONNAISSANCE : RECHERCHES À PARTIR DE RAYMOND ABELLIO
(Porto, Portugal)
|
2015 | SIG na Documentação de Bens Culturais: Aplicabilidade a uma pintura antiga do século XVI | SASIG 2015
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Workshop de reintegração mimética | Workshop de Reintegração Mimética com Sandra Sustic (Instituto Croata da Conservação)
Escola das Virtudes - Cooperativa de Ensino (Porto, Portugal)
|
2012 | Ciclos de calidad en los proyectos e intervenciones en obras de arte pictóricas | Patrimonio Cultural. Criterios de Calidad en Intervenciones
Grupo Español del I.I.C. (Madrid, Espanha)
|
2011 | Aplicações de Técnicas de Informação Geográfica (TIG) em Conservação e Restauro de Pintura | II Seminário Internacional Archc_3D
Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/11/19 | Identificazione di lacune di un dipinto dopo la stuccature e prima del ritocco pittorico | V Congresso Internazionale “Colore e Conservazione”, Le fasi finali nel restauro delle opere policrome mobili
CESMAR 7 (Trento, Itália)
|
2010/11/08 | Analysis of Lacunae and Retouching Areas in Panel Paintings Using Landscape Metrics | Digital Heritage: Third International Euro-Mediterranean Conference, EuroMed
(Lemessos, Chipre)
|
2009 | O suporte de madeira dos Painéis da Charola | II Jornadas da ARP: A Prática da Teoria
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP) (Lisboa, Portugal)
|
2008/06/06 | Processos fotogramétricos e de análise espacial em pintura de cavalete | V Jornadas de Arte e Ciência - Investigação em Conservação e Restauro na Escola das Artes
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes (Porto, Portugal)
|
2008/05/30 | Fotogrametria aplicada à pintura de cavalete: monoscopia convergente | II Jornadas ARP - A Prática da Teoria
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores (ARP) (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Photogrammetric methods applied to easel paintings | Colors 2008 - Bridging Science with Art
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2008 | Processos fotogramétricos e de análise espacial em pintura de cavalete | V Jornadas de Arte e Ciência
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2008 | A Galeria das Trinas no Convento de Cristo | I Jornadas do Património Cultural em Tomar
Centro de Estudos de Arte e Arqueologia do Instituto Politécnico de Tomar; Academia Nacional de Belas Artes e Grupo de Amigos
do Convento de Cristo (Tomar, Portugal)
|
2008 | Metodologias de levantamento, diagnóstico e intervenção – Painéis da Charola (2002-2006) | I Simpósio de Património Cultural – Conservação e Reabilitação de Monumentos e Centros Históricos
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Estudo das representações figuradas das embarcações Quinhentistas nas pinturas da Charola: Ressurreição de Cristo; Santo António a pregar aos peixes | I Jornadas de Iconografia
Centro de Estudos IPT/GACC (Tomar, Portugal)
|
2007 | Towards a multispectral GIS integrating laser scanning data or how can geomatic improve C&R documentation practices: a first approach using two XVIth century wood paintings of Convento de Cristo in Tomar | Lacona 2007
Instituto de Química Física Rocasolano (Madrid, Portugal)
|
2007 | Laser Scanning in C&R: new frontiers in the diagnostic of wood paintings | Technart 2007
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005 | Um balanço técnico das intervenções e dos critérios adoptados nas intervenções de suportes nos quarenta anos do Instituto José de Figueiredo (IJF) | 4º Encontro do Instituto Português de Conservação e Restauro
Instituto Português da Conservação e Restauro (Lisboa, Portugal)
|
2005 | Conservação de um conjunto de pinturas monumentais sobre tábua, da Charola do Convento de Cristo, Tomar: Referências à metodologia do projecto, Técnica da obra, Intervenção e Preservação | III Jornadas de Arte e Ciência – Estudo e Conservação da Pintura sobre Madeira
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2003 | A Ressurreição de Lázaro: Um caso de Conservação e Restauro | 1º ciclo de conferências do Convento de Cristo
Convento de Cristo (Tomar, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/01 - Atual | Documentação e monitorização para a Conservação de Arte Pública: Estudo de caso com estatuária do Parque D. Carlos I, Caldas
da Rainha.
Coorientador
|
Conservação de Arte Moderna e Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/11/17 - Atual | Sistemas Controlados de Limpeza Aquosa em Pintura a Óleo sobre Suporte de Madeira
Coorientador
|
Mestrado de Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/12/14 - Atual | Acessibilidade e inclusão de públicos com deficiências visuais em Museus com Coleções Científicas
Coorientador de Ana Sofia Pereira Neves
|
Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Ciências da Arte e do Património (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/11/22 - Atual | Catalogação, diagnóstico e virtualização do espólio do acervo de pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Coorientador
|
Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2013 - Atual | Conservação e Restauro da pintura "A Circuncisão do Menino Jesus" da colecção particular do Seminário Maior de Nossa Senhora
da Conceição do Porto e o contributo da iconografia para o conhecimento da obra
Coorientador
|
Conservação de Pintura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2021/10/01 - 2023/03/07 | Conservação e Restauro na Pintura "Triptych in Blue", de Eugen Hersch
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021/04/29 - 2021/04/29 | Metodologia para o mapeamento de fenómenos de biodeterioração por manchas negras na pintura mural do séculos XV e XVI com
o apoio de processos fotogramétricos e sistemas de registo vetorial: o caso de estudo da Igreja de Santa Marinha, Paroquial
de Vila Marim (Vila Real)
Orientador
|
Mestrado de Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015/10/24 - Atual | Workshop/demonstração dedicado às Tecnologias Digitais de Reintegração Cromática Virtual, no 3º International Meeting on Retouching
of Cultural Heritage (RECH3). (2015/10/24)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Museu Nacional Soares dos Reis, Portugal |
2024/10/17 - 2024/10/19 | 5.º Edição do Congreso Iberoamericano de Investigación en Conservación del Patrimonio (ICP 2024). (2024/10/17 - 2024/10/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat Politècnica de València, Espanha |
2024/10/14 - 2024/10/14 | Taller: ‘Técnicas de mosaico fotogramétrico en la digitalización de patrimonio cultural’ (2024/10/14 - 2024/10/14)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Universidad de La Laguna, Espanha |
2024/09/25 - 2024/09/25 | Heritage Modelling [Conference]: Fundação José Saramago (Casa dos Bicos) (2024/09/25 - 2024/09/25)
Conferência
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2024/09/25 - 2024/09/25 | MasterClass de Carlos Montalvão: Arte e Saber: construção de modelos de embarcações (2024/09/25 - 2024/09/25)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2024/05/13 - 2024/05/13 | Heritage Modelling [FBAUL]: Galeria de Pintura D. Luís I: Palácio Nacional da Ajuda (2024/05/13 - 2024/05/13)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2023/12/15 - 2023/12/15 | MasterClass de Juan Salvador Sanabria Fernández: "La restauración virtual del Patrimonio. Herramientas digitales y experiencias
formativas." (2023/12/03 - 2023/12/03)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2023/10/12 - 2023/10/14 | 7th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - Lisbon (RECH 7) (2023/10/12 - 2023/10/14)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2023/10/12 - 2023/10/14 | 7th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH7) - Demonstração (2023/10/12 - 2023/10/14)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2022/06/24 - 2022/06/25 | II Encontro "Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património" (2022/06/24 - 2022/06/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2018/10/19 - 2018/10/20 | 2ªs Jornadas de Documentação e Representação Digital em Bens Culturais (2018/10/19 - 2018/10/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2018/05/18 - 2018/06/18 | [Re] Materializações do Património (V. 1.0) (2018/05/18 - 2018/06/18)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
|
Museu José Malhoa, Portugal |
2017/10/20 - 2017/10/21 | 4th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - Split (RECH 4) (2017/10/20 - 2017/10/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Arts Academy in Split, Croácia |
2017/06/22 - 2017/06/24 | 1ªs Jornadas de Documentação e Representação Digital de Bens Culturais (2017/06/22 - 2017/06/24)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal |
2016/07/15 - 2016/07/16 | Workshop Internacional de Reintegração cromática: "The Problem of Flesh Tones", com Francesca Tonini (4ª Edição) (2016/07/15 - 2016/07/16)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
2015/10/23 - 2015/10/24 | 3rd International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - Porto (RECH 3) (2015/10/23 - 2015/10/23)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
2015/06/26 - 2015/06/27 | Workshop Internacional de reintegração cromática de técnicas italianas, com Leonardo Severini (3ª Edição) (2015/06/26 - 2015/06/27)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
2014/10/24 - 2014/10/25 | 2nd International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - Porto (RECH 2) (2014/10/24 - 2014/10/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2014/06/27 - 2014/06/28 | Workshop Internacional de reintegração cromática de superfícies douradas, com Amelia Vela (2ª Edição) (2014/06/27 - 2014/06/28)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
2013/10/19 - 2013/10/19 | 1st International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - Porto (RECH 1) (2013/10/19 - 2013/10/19)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
2013/06/21 - 2013/06/22 | Workshop Internacional de reintegraçao cromática mimética, em pintura de cavalete, com Sandra Sustic (1ª Edição) (2013/06/21 - 2013/06/22)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/05/22 - Atual | Participation in Masterclass: "A Gestão do Patrimônio Ferroviário: Acções de Valorização, Conservação e Inventário de um Acervo
Fotográfico do século XIX, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Curitiba, Paraná, Brasil"
by Vivian Letícia Busnardo Marques (Bolsa CAPES/UNIVILLE, Brasil)
Outro
|
"A Gestão do Patrimônio Ferroviário: Acções de Valorização, Conservação e Inventário de um Acervo Fotográfico do século XIX,
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Curitiba, Paraná, Brasil"
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2024/05/17 - Atual | Participation in "Entrelaçar 2 — Conservação de Património FBAUL".
Conferência
|
Entrelaçar 2 — Conservação de Património (FBAUL)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2016/02/20 - Atual | Workshop "SIG II - Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Arqueologia", organizado pela Câmara Municipal da Amadora
e o Museu Municipal de Arqueologia.
Oficina (workshop)
|
Workshop de SIG II - Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Arqueologia
Câmara Municipal da Amadora, Portugal
Museu Municipal de Arqueologia da Amadora, Portugal |
2015/02/28 - Atual | Workshop "SIG I - Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Arqueologia", organizado pela Câmara Municipal da Amadora
e o Museu Municipal de Arqueologia.
Oficina (workshop)
|
SIG I - Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Arqueologia |
2024/10/22 - 2024/10/22 | Curated by Professor Emanuele Arielli, this lesson will discuss the use of artifi cial intelligence (AI)-basedsystems in the
creation and interpretation of artworks raises questions concerning authorship, originality,and aesthetic perception. While
machine learning algorithms can generate visual, musical, and literary worksthat emulate traditional styles, there is the
dilemma of whether such creations can be considered genuinelyartistic or merely technical reproductions.
Conferência
|
Artificial Aesthetics
Fondazione Giorgio Cini, Itália
|
2024/05/22 - 2024/05/23 | Participation in Metodología HBIM y herramientas digitales para la conservación del patrimonio cultural., Organized by ICCROM
and Instituto del Patrimonio Cultural de Espana (IPCE)
Conferência
|
Metodología HBIM y herramientas digitales para la conservación del patrimonio cultural |
2024/04/18 - 2024/04/20 | Participation in EPoCH 2024. Emerging perspectives on conservation and heritage. Documentation Practices and reflection in
heritage conservation.
Conferência
|
EPoCH 2024. Emerging perspectives on conservation and heritage. Documentation Practices and reflection in heritage conservation.
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2024/04/10 - 2024/04/10 | Participação na Conferência "Inteligência Artificial aplicada à decoração cerâmica da pré-história recente. Uma nova ferramenta
para abordar o indivíduo no passado" de Rodrigo Paulos Bravo (Universidad Complutense Madrid)
Conferência
|
Inteligência Artificial aplicada à decoração cerâmica da pré-história recente. Uma nova ferramenta para abordar o indivíduo
no passado
Associação de Arqueólogos Portugueses, Portugal
|
2024/03/18 - 2024/03/18 | Participação no Colóquio Deteção Remota, Prospecção Geofísica, Tecnologias 3D e de IA em Arqueologia.
Simpósio
|
Colóquio Deteção Remota, Prospecção Geofísica, Tecnologias 3D e de IA em Arqueologia.
Associação dos Arqueólogos Portugueses, Portugal
|
2024/03/14 - 2024/03/16 | Participação no I Encontro Nacional de Arqueologia Marítima e Subaquática | I Encontro Nacional de Arqueologia Marítima e Subaquática
Associação dos Arqueólogos Portugueses, Portugal
Museu da Marinha, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2023/11/23 - 2023/11/23 | Participação da conferência "Digital technology as a probe for reflexivity in cultural contexts", prestada por Maria Rossou,
no contexto do CAPHE Project (Communities and Artistic Participation in Hybrid Environments- 01086391), Marie Curie Actions
Horizon - 2021-SE, ocorrida na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Outro
|
Palestra "Digital technology as a probe for reflexivity in cultural contexts" (FBAUL)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/11/19 - 2023/11/19 | Participação no Curso de Iniciação à Fotogrametria I, uma organização conjunta da Associação de Arqueologia da Amadora (ARQA)
e do Museu da Amadora, lecionado por Luís Reis (arqueólogo).
Oficina (workshop)
|
Curso de Iniciação à Fotogrametria I
Câmara Municipal da Amadora, Portugal
|
2023/10/13 - 2023/10/13 | Participação no evento "7th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH 7)", com uma Demonstração intitulada
"Volumetric and colour representation of lacunae in 3D".
Outro
|
7th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH 7)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2023/02 - 2023/03 | Participação no "Microcurso de creación y organización de colecciones de objetos 3d con Blender", Koré Formación, lecionado
por Pablo Aparicio Resco
Outro
|
Microcurso de creación y organización de colecciones de objetos 3d con blender
KORÉ – Formación online en Patrimonio y Tecnología, Espanha
|
2022/08/22 - 2022/10/11 | Participação no "Curso avanzado de fotogrametría digital y su uso en Patrimonio", organizado pela Universidad de Burgos (UBU),
lecionado por Pablo Aparicio Resco (PAR) e Néstor F. Marqués.
Outro
|
Curso avanzado de fotogrametría digital y su uso en Patrimonio
Universidad de Burgos, Espanha
|
2022/06/01 - 2022/06/02 | Participação no Curso Livre de "Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Arqueologia", ESRI (Portugal), lecionado por
Rui Santos.
Oficina (workshop)
|
Sistemas de Informação Geográfico aplicados à Arqueologia
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2022 | Participação no curso "Blender para la reconstrucción virtual en 3D del Patrimonio (2022)", Koré formación, lecionado por
Pablo Aparicio Resco. Projecto: Basílica de São Pedro do Vaticano.
Outro
|
Blender para la reconstrucción virtual en 3D del Patrimonio (2022)
KORÉ – Formación online en Patrimonio y Tecnología, Espanha
|
2021/11/22 - 2021/11/26 | Participação no Workshop "3D Documentation in Nautical and Underwater Archaeology", organizado pela Direção-Geral do Património
Cultural (DGPC) e o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS)
Oficina (workshop)
|
Workshop "3D Documentation in Nautical and Underwater Archaeology"
Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
|
2021/04/26 - 2021/05/03 | Participação no Workshop Gestão de projectos em Arqueologia: prospecções em Fronteira e escavações na Horta da Torre, leccionado
por André Carneiro, organizado pela Universidade de Évora (Évora, PT), no âmbito do 2º ciclo em Arqueologia & Ambiente, na
série "A Arqueologia Romana e o século XXI".
Outro
|
Workshop Gestão de projectos em Arqueologia: prospecções em Fronteira e escavações na Horta da Torre
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/05/01 - 2019/09/15 | Participação no Curso Online: Blender 2.8 para la reconstrucción virtual en 3D del patrimonio (1ªEd.), lecionado por Pablo
Aparicio Resco (PAR). Projecto: Templo de Erecteion.
Outro
|
Curso Online: Blender 2.8 para la reconstrucción virtual en 3D del patrimonio (1ªEd.)
KORÉ – Formación online en Patrimonio y Tecnología, Espanha
|
2019/02/28 - 2019/03/02 | Participação em Workshop de Formação em Conservação Preventiva do Património Histórico e Cultural organizado no âmbito do
projeto HeritageCare (SOE1/P5/PO258), na Universidade do Minho, em Guimarães.
Outro
|
Workshop de Formação em Conservação Preventiva do Património Histórico e Cultural organizado no âmbito do projeto HeritageCare
(SOE1/P5/PO258).
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
|
2018/12/19 - 2018/12/19 | Participação em Workshop de Preparação de Propostas ERC (Bolsas), organizado pelo Centro Regional do Porto, Universidade Católica
Portuguesa.
Outro
|
Workshop de Preparação de Propostas ERC (Bolsas)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2018 - 2018 | Participação no Curso de recreación en 3D de ciudades históricas con Blender, KORÉ formacíon, lecionado por Pablo Aparicio
resco (PAR).
Outro
|
Curso de recreación en 3D de ciudades históricas con Blender
KORÉ – Formación online en Patrimonio y Tecnología, Espanha
|
2018 - 2018 | Participação no curso "Optimización y postproceso de modelos 3D fotogramétricos (4ªEd.)", Koré formación, lecionado por Pablo
Aparicio Resco (PAR)
Outro
|
Optimización y postproceso de modelos 3D fotogramétricos (4ªEd.)
KORÉ – Formación online en Patrimonio y Tecnología, Espanha
|
2017/12/11 - 2017/12/17 | Participação no Microcurso Online: "Compositing. Post-proceso 2D en Blender", (1ªEd.), lecionado por Pablo Aparicio Resco
(PAR) e Belén Blázquez Simón
Outro
|
Microcurso Online: Compositing. Post-proceso 2D en Blender (1ªEd.)
PAR – Arqueología y Patrimonio Virtual, Espanha
|
2017/12/14 - 2017/12/14 | Participação no Workshop Epigrafia 3D, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Oficina (workshop)
|
Workshop Epigrafia 3D
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/06/15 - 2017/07/15 | Curso Online: Introducción a la Fotogrametria Digital para la documentación 3D en Patrimonio, organizado pela Universidad
de Burgos (UBU), lecionado por Pablo Aparicio Resco (PAR) e Néstor F. Marqués.
Outro
|
Curso Online: Introducción a la Fotogrametria Digital para la documentación 3D en Patrimonio |
2017/06/20 - 2017/07/09 | Participação no curso on-line "Creación de web mapping con software libre aplicado al Patrimonio y la Arqueología", Universidad
de Burgos (UBU), lecionado por Víctor Manuel Mier Canoura.
Outro
|
Creación de web mapping con software libre aplicado al Patrimonio y la Arqueología (UBU
Universidad de Burgos, Espanha
|
2017/06/24 - 2017/06/24 | Participação num workshop designado "Organização de Projetos com Blender em Bens Culturais", no âmbito das 1ª Jornadas de
Documentação e Representação Digital de Bens Culturais, lecionado por Pablo Aparicio Resco (PAR).
Outro
|
Organização de Projetos com Blender em Bens Culturais |
2017/04/26 - 2017/04/29 | Participação no "Workshop de Blender: modelação 3D e renderização em arquitectura", promovido pelo ISTAR, do Instituto Superior
Técnico (IST), lecionado por Duarte Farrajota Ramos
Outro
|
Blender Workshop (IST/ISTAR)
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
|
2016/02/01 - 2016/04/30 | Curso reconstrucción 3D del pasado histórico con software libre: Blender. Nível intermédio/ avanzado (CEPOAT)
Outro
|
Curso reconstrucción 3D del pasado histórico con software libre: Blender. Nível intermédio/ avanzado
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Espanha
|
2016/02/23 - 2016/03/20 | A documentação gráfica em arqueologia, 3ª edição (UBU)
Outro
|
A documentação gráfica em arqueologia (3ª edição)
Universidad de Burgos, Espanha
|
2015/10/27 - 2015/11/15 | 1ª Edición Curso: Sistemas de Información Geográfica aplicados en la gestión del patrimonio y arqueología (UBU)
Outro
|
1ª Edición Curso: “ Sistemas de Información Geográfica aplicados en la gestión del patrimonio y arqueología.”
Universidad de Burgos, Espanha
|
2015/04/15 - 2015/05/03 | Curso "Introdução ao Blender para Reconstrução Virtual do Património", 3ª Edição, 2015 (UBU)
Outro
|
Curso "Introdução ao Blender para Reconstrução Virtual do Património", 3ª Edição, 2015.
Universidad de Burgos, Espanha
|
2015/02/24 - 2015/03/17 | Curso de introdução à fotogrametria digital e a sua aplicação no Património, 2ª Edição, 2015 (UBU)
Outro
|
Curso de introdução à fotogrametria digital e a sua aplicação no Património, 2ª Edição (PT), 2015
Universidad de Burgos, Espanha
|
2011 - 2011 | Criar e manter o seu site com ferramentas gratuitas (Curso verão)
Oficina (workshop)
|
Criar e manter o seu site com ferramentas gratuitas (Curso verão)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2009/09/23 - 2009/09/27 | International Summer School for Cultural Heritage Documentation - Mérida (GAVLE)
Outro
|
International Summer School for Cultural Heritage Documentation (GAVLE) |
2009 - 2009 | Workshop de fotogrametria (Intergraph)
Outro
|
Workshop de fotogrametria (Intergraph)
Intergraph, Portugal
|
2007/10/24 - 2007/11/19 | Fontes da iconografia cristã, modelos, normas e narrativas (Curso livre)
Outro
|
Fontes da iconografia cristã, modelos, normas e narrativas (Curso livre)
Secretariado de Bens Culturais da Igreja do Patriarcado de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | Curso Livre de "Ciência - A Arte da Conjectura" (El Corte Inglês)
Outro
|
Curso Livre de "Ciência - A Arte da Conjectura" (El Corte Inglês)
El Corte Inglês, Portugal
|
2007 - 2007 | Fotogrametria e Modelação 3D aplicada à Arte (Curso de Verão)
Outro
|
Fotogrametria e Modelação 3D aplicada à Arte (Curso de Verão)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/15 | Propuesta de Documentación aplicada a la conservación de los retablos de lámina de la Isla de Tenerife
Arguente
|
Silvia Díaz Parrilla (Doutoramento)
Universidad de La Laguna Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2024/03/04 | La restauración virtual del Patrimonio. usos, posibilidades y nuevas expectativas en el campo de la Conservación y Restauración
Arguente principal
|
Juan Salvador Sanabria Fernández (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
|
2023/10/09 | Análisis de la calidad en la digitalización del patrimonio cultural
Arguente principal
|
José Manuel Pereira Uzal (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2022/07/27 | La reintegración cromática en pintura de caballete. Revisión crítica de los principios teóricos, evolución, técnicas y materiales
Arguente principal
|
Beatriz Doménech García (Doutoramento)
Universitat Politecnica de Valencia Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2019/03/06 | La Conservación Preventiva del Retablo Lígneo: Diseño de una herramienta de evaluación aplicable a su tutela
Arguente principal
|
Benjamin Dominguez Gomez (Doutoramento)
Universidad de Sevilla Facultad de Bellas Artes, Espanha
|
2013 | Provas de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e Provas de Aptidão Profissional (PAP) | Alunos do 3º Ano do Curso de ACR (Outro) |
2013 | Formação em Contexto de Trabalho (FCT) | Alunos do 2º Ano do Curso de ACR (Outro)
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal
|
2012 | Provas de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e Provas de Aptidão Profissional (PAP) | Alunos do 3º Ano do Curso de ACR (Outro) |
2011 | Provas de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e Provas de Aptidão Profissional (PAP) | Alunos do 3º Ano do Curso de ACR (Outro) |
2011 | Prova de Aptidão Profissional | Alunos do 3º Ano do Curso de ACR (Outro)
Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal
|
2010 | Provas de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e Provas de Aptidão Profissional (PAP) | Alunos do 3º Ano do Curso de ACR (Outro) |
2009 | Provas de avaliação da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e Provas de Aptidão Profissional (PAP) | Alunos do 3º Ano do Curso de ACR (Outro)
Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/10/17 - 2024/10/19 | 5.ª Edição do Congreso Iberoamericano de Investigación en Conservación del Patrimonio (ICP 2024) | Universitat Politècnica de València |
2024/05/17 - 2024/05/17 | Entrelaçar 2 — Conservação de Património (FBAUL) | Universidade de Lisboa (FBAUL) |
2024/04/18 - 2024/04/20 | EPoCH 2024: Emerging Perspectives on Conservation and Heritage | Documentation Practices and Critical Reflection in Heritage Conservation | Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes |
2023/10/12 - 2023/10/14 | 7th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - Lisbon (RECH7) | Lisboa |
2022/10/12 - 2022/10/18 | IV Congresso Ibero-americano de Investigações em Conservação do Património (ICP) | Lisboa |
2021/11/04 - 2021/11/05 | 6th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - Valencia (RECH 6) | Universidad Politecnica Valencia |
2021/10/07 - 2021/10/08 | SCULPT 2021 - Shaping Genealogies. 1st International Conference on Late 19th and Early 20th century sculpture | Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa |
2020/09/25 - 2020/09/26 | lll Congresso Ibero-americano - Investigações em Conservação do Património (ICP) | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa |
2019/10/18 - 2019/10/19 | 5th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - Urbino (RECH 5) | Urbino (Itália) |
2019/10/10 - 2019/10/12 | 3rd International Conference in Green Conservation of Cultural Heritage | Universidade Católica Portuguesa |
2018/09/27 - 2018/09/29 | ll Colóquio Investigações em Conservação do Património | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa |
2017/10/20 - 2017/10/21 | 4th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage - Split (RECH 4) | Split (Croácia) |
2016/09/29 - 2016/09/30 | 1º Colóquio Investigações em Conservação do Património | Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016/06/28 - 2016/06/28 | Aplicaciones prácticas de registro de lagunas y zonas de reintegración cromática | Nuevas aportaciones a la reintegración de lagunas en pintura de caballete | Universidad Complutense de Madrid, Espanha |
2016/06/27 - 2016/06/27 | Técnicas de documentación digital 2D y 3D. Sistemas de información geográfica | Nuevas aportaciones a la reintegración de lagunas en pintura de caballete | Universidad Complutense de Madrid, Espanha |
2011 - 2012 | Técnicas de Registo e Produção Artística | Assistente de Conservação e Restauro (Ensino secundário) | Escola Artística e Profissional Árvore, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
Atual | Associação "SOS Património" |
Distinções
Prémio
2023 | Prémios APOM 2023 - Categoria de Investigação e Difusão Científica. Menção Honrosa - II Encontro Acessibilidade e Inclusão
da Arte e no Património.
Associação Portuguesa de Museologia (APOM), Portugal
|
Outra distinção
2017 | Bolsa de Pós-doutoramento atríbuida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com a referência SFRH/BPD/99163/2013
(2º Triénio).
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal
|
2013 | Bolsa de Pós-doutoramento atríbuida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com a referência SFRH/BPD/99163/2013
(1º Triénio).
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2007 | Bolsa de doutoramento atríbuida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com a referência SFRH/BD/42488/2007.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|