???global.info.a_carregar???
Investigadora bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-graduada em Comunicação pela Universidade de Pernambuco e Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco. Desde 2011 atua como docente universitária. Ministrou cursos livres sobre redes sociais digitais, planejamento de comunicação e ativismo de marcas. Coautora do Livro Da Publicidade ao Consumo" com o capítulo 6 intitulado Ativismo como Mercadoria: fundamentos e estratégias das marcas diante do consumerismo contemporâneo.  Também Coautora do Livro “Novos” consumidores, “novos” mercados com o capítulo 3 intitulado Quem é onovo homem; na publicidade contemporânea? A construção identitária das masculinidades. Autora da Dissertação de Mestrado Ativismo como mercadoria: consumerismo, publicidade e discursos das minorias nas campanhas da Skol defendida em 2018 na Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Participante do Grupo de Pesquisa PHINC (Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo) sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Covaleski (UFPE). Possui experiência profissional como Diretora de Comunicação em agências de publicidade no Brasil. Johnson & Johnson e Mondeléz são exemplos de marcas atendidas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Dias Aguiar
Data de nascimento
1978/11/03
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Dias, Paula
  • Aguiar, Paula D.
  • Aguiar, Paula Dias

Identificadores de autor

Ciência ID
C21B-8B26-7F99
ORCID iD
0000-0002-0321-7489

Endereços de correio eletrónico

  • pauladiasaguiar@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/02/04 - 2024/02/10
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Publicidade e Propaganda
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
"Ativismo de mercado: Usos e efeitos da comunicação das marcas ante o consumerismo feminino contemporâneo. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2022/07/08 - 2022/07/08
Concluído
Formação em SPSS (Outros)
Especialização em Estatistica
Universidade do Minho, Portugal
2016/02/10 - 2018/04/12
Concluído
Mestrado em Ciências da Comunicação (Master)
Especialização em Medias, Linguagem e Processos Sociopolíticos
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brasil
"Ativismo como mercadoria: consumerismo, publicidade e discurso das minorias nas campanhas da marca Skoll" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2003/01/06 - 2003/12/19
Concluído
Gestão (Postgraduate Certificate)
Especialização em Gestão ambiental
Universidade de Pernambuco, Brasil
1995/02/03 - 2000/11/04
Concluído
Direito (Bachelor)
Especialização em Ciências Sociais - Direito
Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03/01 - 2022/01/06 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Centro Universitário UniFBV, Brasil
Centro Universitário UniFBV, Brasil
2020/06/01 - 2022/01/05 Assistente Convidado (Docente Universitário) Faculdade Frassinetti do Recife, Brasil
Faculdade Frassinetti do Recife, Brasil
2016/02/01 - 2019/07/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade dos Guararapes, Brasil
Faculdade dos Guararapes, Brasil
2012/03/01 - 2016/06/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Centro Universitário Autônomo do Brasil, Brasil
Faculdades Integradas Barros Melo, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/12/27 - 2014/11/06 Diretora de Comunicação Casa Comunicação, Brasil
2010/12 - 2013/03/29 Assistente de Comunicação Gruponove Comunicação, Brasil
2008/03/03 - 2010/06/06 Assistente de Comunicação Fbiz Agência de Comunicação, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/11 - Atual Ativismo de mercado: Trajetórias e efeitos da comunicação das marcas ante o consumerismo feminino contemporâneo
2022.14343.BD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2020/04/01 - 2022/04/01 Grupo de Pesquisa UFPE - Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo
PHINC - Grupo de Pesquisa
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aguiar, Paula D.. "De Stupid Girl a it Girl: capital social, consumo e mídias digitais na trajetória de Camila Coutinho". Trabalho apresentado em VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, Recife, 2017.
    Publicado
  2. Aguiar, Paula D.. "'Entre cabras-machos, ogros e o ‘novo homem’: o ethos e o pathos construindo masculinidades em propagandas de cosméticos masculinos". Trabalho apresentado em XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, São Paulo, 2016.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Paula Dias Aguiar; Ana Duarte Melo. "LGBTI+ Versus LGBTI+®: Publicidade, Consumerismo Político e Orgulho na Marcha 2022". 2024.
    10.21814/uminho.ed.125.8
  2. Aguiar, Paula D.. "Ativismo como Mercadoria fundamentos e estratégias das marcas diante do consumerismo contemporâneo". In Da Publicidade ao Consumo: ativismos, reconfigurações, interações, 1-496. Recife, Brasil: UFPE, 2020.
    Publicado
  3. Aguiar, Paula D.. ""Quem é o 'novo homem' na publicidade contemporânea? A construção identitária das masculinidades". In Livro “Novos” consumidores, “novos” mercados. São Paulo, Brasil: Pimenta Cultural, 2019.
    Publicado • 10.31560/pimentacultural/2019.386
Tese / Dissertação
  1. "Ativismo como mercadoria: consumerismo, publicidade e discursos das minorias nas campanhas da cerveja Skoll". Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação, 2018. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32804.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09/20 Feminismo como mercadoria: Trajetórias e efeitos da comunicação das marcas ante o consumerismo feminino contemporâneo VIII Jornadas Doutorais 2021 - UMinho
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/09 - 2033/11/10 As X Jornadas Doutorais visaram fortalecer o trabalho de investigação desenvolvido no CECS ao nível do doutoramento, propiciando espaços de diálogo e de debate, onde os participantes possam recolher novos contributos para o seu projeto. Possibilitaram a troca de experiências e a avaliação crítica construtiva.
Encontro
X Jornadas Doutorais
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2022/06/14 - 2022/06/15 Submissão aceita do trabalho Harmonizando os feminismos: Consumo e gênero na campanha de Dia das Mulheres da marca Johnnie Walker.
Encontro
II Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/04/17 - 2021/04/17 Palestra Modelos Digitais de Negócios
Oficina (workshop)
MINAS - Mulheres empreendedoras em tecnologia
MINAS - Mulheres empreendedoras em tecnologia, Brasil
2018/10/05 - 2018/10/05 Palestra Neoconsumidores: o consumo na era digital
Seminário
Semana Universitária Fcap - FCAP/UPE
Universidade de Pernambuco, Brasil
2018/04/04 - 2018/04/04 Palestra Branding para neoconsumidores
Encontro
Jornada Fafire
Faculdade Frassinetti do Recife, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/10/06 - 2019/10/06 Ativismo como mercadoria para neoconsumidores Publicidade e Propaganda Centro Universitário UniFBV, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2018 Matéria Inovar é a grande lição Veja Educação Pernambuco
Distinções

Prémio

2023 Menção Honrosa - Prêmio Inovar Jornadas Doutorais Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal

Título

2018 Professora Homenageada - Turma Design Gráfico
Faculdade dos Guararapes, Brasil
2017 Professora Homenageada da Turma 2017.1 de Publicidade e Propaganda
Faculdade AESO Barros Melo, Brasil
2016 Professora Homenageada da Turma 2016.1 de Publicidade e Propaganda
Faculdade AESO Barros Melo, Brasil
2015 Professora Homenageada da Turma 2015.1 de Publicidade e Propaganda
Uniaeso, Brasil