???global.info.a_carregar???
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Manuel Grossinho Sebastião

Nomes de citação

  • Sebastião, João
  • João Sebastião

Identificadores de autor

Ciência ID
DB19-A1CB-3668
ORCID iD
0000-0002-2488-8775
Google Scholar ID
jTiQLAYAAAAJ
Scopus Author Id
55756496500

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Doctoral Programme in Sociology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor, por unanimidade
2007
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Democratização do Ensino, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995
Concluído
n/a (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Modos de Vida Marginais : o caso das crianças da rua de Lisboa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1988
Concluído
n/a (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Na periferia da cidade centros de sociabilidade. Sociabilidades juvenis e novas tecnologias de informação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1980
Concluído
Curso de Professores Primários (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Castelo Branco, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/16 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2020/07/15 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/06 - 2015/05 Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Projeto

Designação Financiadores
2023/05/16 - 2025/12/31 Acompanhamento da Implementação, Monitorização e Avaliação da Operação Integrada Local da Freguesia do Milharado
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Mafra
Em curso
2024/05/09 - 2024/09/30 Carta Educativa de Palmela
n.a
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Município de Palmela
Concluído
2021/02/01 - 2024/01/31 Inquérito Social Europeu - Ronda 10
PTDC/SOC-SOC/6692/2020
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/11/26 - 2023/06/30 Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo e Cartas Educativas Municipais
Concurso Público 2021/300.10.005/76
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALTO ALENTEJO
Concluído
2022/06/27 - 2023/06/27 Revisão da Carta Educativa do Concelho de Estremoz
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Estremoz
Concluído
2022/06/06 - 2023/06/06 Revisão da Carta Educativa do Concelho de Sesimbra e Elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Sesimbra
Concluído
2022/03/01 - 2023/02/28 Elaboração de Carta Social Supramunicipal - Baixo Alentejo
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo
Concluído
2021/02/01 - 2023/01/31 Atualização das Cartas Educativas e Elaboração do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo
Concluído
2021/10/01 - 2022/09/30 Modelo de Avaliação de Políticas Públicas
POAT-77-2021-06
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ASSOCIAÇÃO ISCTE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO - CENTRO DE VALORIZAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAs, Portugal
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Concluído
2021/05/08 - 2022/06/30 Bairro Meu
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
It's About Impact
Concluído
2019/11/01 - 2021/06/30 Elaboração da Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Município de Oeiras
Concluído
2019/05/13 - 2020/12/31 Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Secretaria-Geral do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. (SGMSESS)
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
UID/SOC/03126/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/05/01 - 2019/04/30 Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
FCG/GP
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2016/05 - 2019/04 Internationalization and development of the area of Public Education Policies
FCG/GP
Fundação Calouste Gulbenkian
2015/01/01 - 2018/12/31 Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
UID/SOC/03126/2013
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/10/01 - 2018/09/30 EU Post Lab: Developing experiences of administrative cooperation and enhanced access to information in the framework of the posting of workers
GA: VS/2016/0230
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Commissione Nazionale Casse Edili , Itália

Fondazione Giacomo Brodolini, Itália

Notus: Applied Social Research, Espanha

Urlaubs- und Lohnausgleichskasse der Bauwirtschaft Hauptabteilung Europa, Alemanha

Asociatia Latina, Roménia

La Centrale Générale FGTB - De Algemene Centrale ABVV , Bélgica

Union des caisses de France , França

Trade Union 'Budowlani' , Polónia

Bulgarian Construction Chamber , Bulgária
CE-Comissão Europeia
Concluído
2016/10 - 2018/09 EU Post Lab: Developing experiences of administrative cooperation and enhanced access to information in the framework of the posting of workers
GA: VS/2016/0230
CE-Comissão Europeia
2016/11/18 - 2017/05/17 Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
CTR/44/2016/DSCP
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Gabinete do Ministro da Educação
Concluído
2016/05/06 - 2017/01/05 A praxe como fenómeno social
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Instituto de Sociologia da Universidade do Porto , Portugal
Direcção Geral do Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (DGES-MCTES)
Concluído
2016/05/01 - 2016/12/31 A Praxe como fenómeno social [Students hazing as a social phenomenon]
2016/SFPRH/UPC/128
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Concluído
2014/08/25 - 2016/02/29 A Cultura do Desempenho: a produção, transferência e difusão e outros impactos do conhecimento no Ensino Superior Politécnico
14 7 339
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
FCT
Concluído
2014/08 - 2016/02 A Cultura do Desempenho: a produção, transferência e difusão e outros impactos do conhecimento no Ensino Superior Politécnico
14 7 339
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2014/08 - 2016/02 The Culture of Performance: the production, transfer and diffusion and other impacts of knowledge in Polytechnic Higher Education (A Cultura do Desempenho: a produção, transferência e difusão e outros impactos do conhecimento no Ensino Superior Politécnico)
04/INDICADORES/2014
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/01/01 - 2015/12/31 Incentivo - UI 3126 - 2014
Incentivo/SADG/UI3126/2014
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/06/01 - 2015/05/31 Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2013/06 - 2015/05 Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
2013/01/01 - 2014/12/31 Projecto Estratégico - UI 3126 - 2013-2014
PEst-OE/SADG/UI3126/2013
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/12/15 - 2013/07/31 Estratégias de Intervenção Socioeducativa em Contextos Sociais Complexos
Projecto nº 000377402011
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CE-Comissão Europeia
Concluído
2009/01/01 - 2013/07/01 Observatório de Segurança Escolar
-
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ministério da Educação (ME)
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 3126 - 2011-2012
PEst-OE/SADG/UI3126/2011
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/08 - 2011/12 Evaluation and Monitoring Study of the Secondary School Modernization Programme (PMEES)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Concluído
2002/11/25 - 2004/12/30 Políticas de Educação Básica, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares
56653
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2002/11 - 2004/12 Basic Education Policies, Social Inequalities and School Trajectories
56653
Fundação Calouste Gulbenkian

Outro

Designação Financiadores
2010/08/01 - 2011/10/31 Estudo Piloto integrado no processo de Acompanhamento e Monitorização do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário
contrato nº 10/1939/CA/C
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Parque Escolar, E.P.E.
Concluído
2003 - 2007 Observatório de Segurança nas Escolas (OSE- Ministério da Educação)
0
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, José Pedro; Mineiro, João.; Estanque, Elísio; Sebastião, João; Lopes, João Teixeira. "Um olhar sociológico sobre a praxe académica". Trabalho apresentado em Atas do X Congresso Português de Sociologia, Covilhã, 2018.
    Publicado
  2. Silva, José Pedro; Mineiro, João.; Estanque, Elísio; Sebastião, João; Lopes, João Teixeira. "Um olhar sociológico sobre a praxe académica". 2018.
  3. Abrantes, P.; Amândio, S.; Martins, S. C.; Sebastião, J.; Alonso, R. F.. "The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives". Trabalho apresentado em A educação na Europa do sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos, Atas da I Conferência Ibérica da Sociologia da Educação, Lisboa, 2016.
    Publicado
  4. Campos, J.; Sebastião, João; Merlini, S.; Chambino, M.. "Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola". Trabalho apresentado em ATAS do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa, 2014.
    Publicado
  5. Luísa Veloso; Duarte, A.; Marques, J.; Sebastião, J.. "Os focus group dinâmicos na Sociologia da educação: virtudes e potencialidades". 2012.
  6. Campos, J.; Merlini, S.; Sebastião, João. "Violência, escola e territórios. Intervenção educativa em territórios urbanos complexos". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED, Escola e Comunidade, Lisboa, 2012.
    Publicado
  7. Sebastião, João; Alves, Mariana Gaia; Campos, Joana; Caeiro, Tiago. "Violência e agressividade: questionamentos teóricos e empíricos". 2008.
  8. Gomes, M. C.; Ávila, P; Sebastião, João; Costa, AF. "Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: comparações diacrónicas e internacionais". Trabalho apresentado em Sociedade Portuguesa: Passados Recentes, Futuros Próximos (Actas do 4º Congresso Português de Sociologia), Coimbra, 2002.
    Publicado
  9. Gomes, M. do C.; Ávila, P.; Sebastião, J.; Costa, A. F. da.. "Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: Comparações diacrónicas e internacionais". Trabalho apresentado em IV Congresso Português de Sociologia. Sociedade Portuguesa: Passados recentes, futuros próximos, Coimbra, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, Luís. "Transferência de competências educativas em Portugal: novas funções de velhos agentes". (2024): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292024000200099.
    Publicado
  2. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, Luís. "Transferência de competências educativas em Portugal: novas funções de velhos agentes". (2024): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292024000200099.
    Publicado
  3. Gonçalves, Eva; Sebastião, João; Capucha, Luís. "Transferência de competências educativas em Portugal: novas funções de velhos agentes". (2024): https://doi.org/10.7458/SPP202410531289.
    10.7458/SPP202410531289,title
  4. Gonçalves, Eva; Sebastião, João; Capucha, Luís. "Transferência de competências educativas em Portugal: novas funções de velhos agentes". (2024): https://doi.org/10.7458/SPP202410531289.
    10.7458/SPP202410531289,title
  5. Gonçalves,Eva; Sebastião,João; Capucha,Luís. "Transferência de competências educativas em Portugal: novas funções de velhos agentes". (2024): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292024000200099.
  6. Gonçalves, Eva; Sebastião, João; Capucha, Luís. Autor correspondente: Sebastião, João. "TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS EDUCATIVAS EM PORTUGAL Novas funções de velhos agentes". SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS 105 (2024): 99-120.
    No prelo
  7. Silva, J. P.; Mineiro, J.; Estanque, E.; Sebastião, J.; Lopes, J. M. T.. "Each person in their place: the ‘praxe’ as a ritual of integration, stratification and differentiation". Journal of Youth Studies 26 1 (2023): 98-112. https://www.tandfonline.com/toc/cjys20/current.
    Publicado • 10.1080/13676261.2021.1981839
  8. Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A.; Capucha, L.. "School autonomy and decentralisation in Portugal: a reluctant and contradictory path". Autonomie Locali e Servizi Sociali 43 2 (2020): 343-359. https://www.rivisteweb.it/doi/10.1447/98725.
    Publicado • 10.1447/98725
  9. Sebastião, J.; Capucha, L.; Martins, S. C.; Capucha, A.. "Sociologia da educação e construção de políticas educativas da teoria à prática". Revista de Sociología de la Educación 13 1 (2020): 7-19. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/about/editorialPolicies#focusAndScope.
    Publicado • 10.7203/RASE.13.1.16225
  10. José Pedro Silva; Elísio Estanque; João Mineiro; João Sebastião; João Teixeira Lopes. "Antiguidade e poder simbólico na praxe académica". Análise Social {LIV 232 (2019): 438-460. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2019232.01.
    10.31447/AS00032573.2019232.01
  11. Silva, José Pedro.; Estanque, E.; Mineiro, João.; Sebastião, João; Lopes, J.M.T.. "Antiguidade e poder simbólico na praxe académica". Análise Social (2019): https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/antiguidade-e-poder-simbolico-na-praxe-academica/61964?lang=en.
    10.31447/as00032573.2019232.01
  12. Silva,José Pedro; Estanque,Elísio; Mineiro,João; Sebastião,João; Lopes,João Teixeira. "Antiguidade e poder simbólico na praxe académica". (2019): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732019000300001.
  13. Silva, José Pedro; Estanque, Elísio; Mineiro, João; Sebastião, João; Lopes, João Teixeira. "Antiguidade e poder simbólico na praxe académica". (2019): https://hdl.handle.net/10216/124060.
    10.31447/AS00032573.2019232.01
  14. Silva, José Pedro; Estanque, Elísio; Mineiro, João; Sebastião, João; Lopes, João Teixeira. "Antiguidade e poder simbólico na praxe académica". (2019): http://hdl.handle.net/10316/88862.
    https://doi.org/10.31447/as00032573.2019232.01
  15. Silva, João Pedro; Estanque, Elísio; Mineiro, João; Sebastião, João; Lopes, João Teixeira. "Antiguidade e poder simbólico na praxe académica". (2019): https://hdl.handle.net/10216/140568.
    10.31447/as00032573.2019232.01
  16. Capucha, L.; Sebastião, J.. "Políticas de Educação, processos de gestão e avaliação das escolas em Portugal". Revista de Administração e Emprego Público 4 (2018): 57-67. http://www.dgaep.gov.pt/.
    Publicado
  17. Silva, José Pedro.; Mineiro, João.; Estanque, E.; Sebastião, João; Teixeira Lopes, João. "A praxe académica: aspetos de unidade". Barómetro Social (2017): http://www.barometro.com.pt/2017/07/19/a-praxe-academica-aspetos-de-unidade/.
    Publicado
  18. Sebastião, João. "30 Anos de Sociologia da Educação: altos e baixos de um percurso". Jornal de Sociologia da Educação - APS 0 (2017): https://jornalsocedu.wordpress.com/30-anos-de-sociologia-da-educacao-altos-e-baixos-de-um-percurso/.
    Publicado
  19. Capucha, L.; Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A. R.. "Crisis and education in Southern Europe: the effects of austerity and ideology". Comparative Sociology 15 5 (2016): 593-620. http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/15691330-12341402.
    Publicado • 10.1163/15691330-12341402
  20. Duarte, A.; Veloso, L.; Marques, J.; Sebastião, J.. "Site-specific focus groups: analysing learning spaces in situ". International Journal of Social Research Methodology 18 4 (2015): 381-398. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13645579.2014.910743#.VQf7P46sUjw.
    Publicado • 10.1080/13645579.2014.910743
  21. Sebastião, J.; Alvares, M.. "Wavering between hope and disenchantment: the case of early school leaving in Portugal". Scuola democratica 2 (2015): 439-454. https://www.rivisteweb.it/doi/10.12828/80467.
    Publicado • 10.12828/80467
  22. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S.; Chambino, M.. "Redes (des)conexas de intervenção local na violência infanto-juvenil". Mediações 18 1 (2013): 183-205. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/16809.
    Publicado • 10.5433/2176-6665.2013v18n1p183
  23. Sebastião, João. "Violência na escola, processos de socialização e formas de regulação". Sociologia, Problemas e Práticas 71 (2013): 23-37. http://revistas.rcaap.pt/spp/article/view/2328.
    Publicado • 10.7458/SPP2013712328
  24. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S.; Chambino, M.. "Educational policies, territories and actors strategies". Italian Journal of Sociology of Education 5 2 (2013): 110-132. http://ijse.padovauniversitypress.it/.
    Publicado
  25. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S.. "As duas margens do rio: contrastes urbanos e regulação da violência na escola". Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares 14 1 (2012): 127-164. http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/5772.
    Publicado
  26. Campos, Joana; Merlini, Sara; Sebastião, João. "Violência, escola e território: intervenção educativa em contextos urbanos complexos". (2012): http://hdl.handle.net/10400.21/2722.
  27. Mariana Gaio Alves; João Sebastião; Joana Campos; Sónia Correia. "Violência na escola: mediatização, insegurança, prevenção". Revista Noesis 68 (2007): 50-55.
    Publicado
  28. Sebastião, João; Gaio-Alves, Mariana; Campos, Joana; Correia, S.V.. "Violência na escola: mediatização, insegurança e prevenção". Noesis 68 (2007): 50-55. https://www.academia.edu/4953341/Violência_na_escola_mediatização_insegurança_e_prevenção.
    Publicado
  29. Sebastião, J.; Alves, M. G.; Campos, J.. "Violência na escola: das políticas aos quotidianos". Sociologia, Problemas e Práticas 41 (2003): 37-62. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
  30. Mariana Gaio Alves; João Sebastião; Joana Campos. "A violência na escola em Portugal". Revista Noesis 60 (2001):
    Publicado
  31. Mariana Gaio Alves; João Sebastião; Teresa Seabra; David Tavares; José Martins; Maria João Portas. "A produção social da violência escolar". Revista ESES (1999):
    Publicado
  32. Sebastião, João; Seabra, Teresa; Alves, Mariana Gaio; Tavares, David; José Garrucho Martins; Portas, Maria João. "A produção da violência na escola". Revista da ESES - Escola Superior de Educação de Santarém 1 10 (1999): https://www.academia.edu/4617329/A_Produ%C3%A7%C3%A3o_da_Viol%C3%AAncia_na_Escola.
    Publicado
  33. Ávila, P.; Sebastião, J.. "Números, contas, problemas. A literacia quantitativa no quotidiano". Educação e Matemática (1998): http://www.apm.pt/portal/em.php.
  34. Sebastião, João. "Avaliar (n)a escola: quadros, modelos, práticas". Sociologia, Problemas e Práticas 22 (1996): 95-107. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
  35. Sebastião, João. "Crianças da rua: marginalidade e sobrevivencia". Sociologia, Problemas e Práticas 19 (1996): 83-107. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Estanque, E.; Mineiro, João.; Sebastião, João; Lopes, J. T.; Silva, J. P.; Alves, Nuno de Almeida. "A praxe como fenómeno social: análise e recomendações", 2017, https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-praxe-como-fenomeno-social-analise-e-recomendacoes/49784?lang=en.
Capítulo de livro
  1. Sebastião, João; Campos, J.. "Da escola arquipélago à escola em rede: Os espaços da infância como realidades descontínuas". In Espaço(s) com e para a(s) criança(s): Olhares plurais a partir das ciências sociais, da arquitetura e do urbanismo, 193-207. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2023.
    Publicado
  2. João Sebastião; Joana Campos. "Da Escola Arquipélago à Escola em Rede: os espaços da infância como realidades descontínuas". In Espaço(s) com e para a(s) Criança(s). Olhares plurais a partir das Ciências Sociais, da Arquitetura e do Urbanismo, (pp 193-208). Editora Mundos Sociais., 193-208. Mundos Sociais, 2023.
    Publicado
  3. Capucha, Luís; Sebastião, João; Capucha, A.; Matias, A.R.. "Portugal. Educational Policies and Autonomy in Portuguese Schools". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 123-132. Lisboa, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  4. Martins, SC; Capucha, Luís; Sebastião, João. "School Autonomy, Organization and Performance in Europe. Conclusion and contributes for debate.". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 133-136. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  5. Martins, SC; Durão, E.; Sebastião, João. "5.The actors and political action in education. Projections and guidelines for the development of education systems in Europe". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 59-77. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  6. Capucha, Luís; Martins, SC; Sebastião, João. "Introduction". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 1-3. --, Portugal, 2019.
    Publicado
  7. Capucha, Luís; João Sebastião; Capucha, Ana Rita; Martins, Susana da Cruz. "Portugal. Education policies and autonomy in Portuguese Schools". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015. Cies, Iscte, 2019.
  8. Martins, S. C.; Sebastião, J.; Abrantes, P.; Rodrigues, M. L.. "Desigualdades e políticas educativas: Portugal no contexto europeu". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  9. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Martins, SC; Azevedo, J.; Costa, AF. "Introdução". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  10. Sebastião, João. "Crise e Mudança nos sistemas educativos do sul da Europa: políticas educativas e equidade". In Mérito, desigualdades e diferença: cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal. S. Paulo, Brasil: Annablume Editora, 2017.
    Publicado
  11. Abrantes, P.; Sofia Amândio; Sebastião, João; Martins, SC; Alonso, RF. "The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives". In A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos/La Educación en la Europa del Sur. Constricciones y Desafíos en Tiempos Inciertos. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia, 2016.
    Publicado
  12. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M.. "Violência na escola: Conhecer para agir". In Espaços-mundo e educação: desafios no Brasil e em Portugal, 237-260. --, Brasil: Editora da UFPB, 2014.
    Publicado
  13. Luísa Veloso; Sebastião, João; Moniz, G.; Duarte, A.; Marques, J.S.. "Espaços de aprendizagem e políticas de educação: 40 anos de arquitetura escolar". 2014.
  14. Sebastião, João; Campos, J.. "O Estatuto do Aluno". In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume II - Conhecimento, Atores e Recursos, 467-492. Coimbra, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  15. Sebastião, J.; Campos, J.; Merlini, S.; Chambino, M.. "Violência na escola: Conhecer para agir". In Espaços-mundo e educação: Desafios no Brasil e em Portugal, 237-260. João Pessoa / Brasil, Brasil: Editora da UFPB, 2014.
    Publicado
  16. Sebastião, João; Campos, J.. "Estatuto do Aluno". In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume II - Conhecimento, Atores e Recursos, 467-492. Coimbra, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  17. Rodrigues, M. L.; Sebastião, João; Mata, João Trocado da; Capucha, Luís; Araújo, M.; Silva, M.; Valter Lemos. "A construção do sistema democrático de ensino". In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I - A construção do sistema democrático de ensino, 35-88. Coimbra, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  18. Veloso, L.; Sebastião, João; Moniz, G.; Duarte, A.; Marques, J.. "Espaços de aprendizagem e Política Educativa". In 40 anos de políticas de educação em Portugal. Coimbra, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  19. Luísa Veloso; Sebastião, João; Canto-Moniz, Gonçalo; Duarte, A.; Marques, J.S.. "Espaços de aprendizagem e políticas de educação: 40 anos de arquitetura escolar [Space and learning: educational policy and the renovation of school buildings]". In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Conhecimento, atores e recursos, 531-558. --, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  20. Marques, J.S.; Luísa Veloso; Sebastião, João. "How to rebuild a secondary school: space, knowledge and education". In The International handbook of cultures of education policy: international issues in policy-outcome relationships, 59-101. Strasbourg, França: Analytrics, 2013.
    Publicado
  21. Sebastião, João. "Riscos, Reflexividade e Infância". In O Bullying e as novas formas de violência entre os jovens – indisciplina e delitos em ambiente escolar. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos Judiciários, 2013.
    Publicado
  22. Marques, J.S.; Luísa Veloso; Sebastião, João. "HOW TO REBUILD A SECONDARY SCHOOL: SPACE, KNOWLEDGE AND EDUCATION". In The International handbook of cultures of education policy: international issues in policy-outcome relationships, 59-101. Strasbourg, França: Analytrics, 2013.
    Publicado
  23. Resende, José Manuel; Sebastião, João; Lopes, João Teixeira; Seabra, Teresa. "Educação e Formação". In Conhecer para agir. Contributos das Ciências Sociais para o Livro Branco da Juventude, editado por Vieira, Maria Manuel; Pappámikail, Lia; Ferreira, Vitor Sérgio; Rowland, Jussara, 20-24. Lisboa, Portugal: Observatórios do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2013.
    Publicado
  24. Sebastião, João. "Introdução". In Violência na Escola. Tendências, contextos, olhares. Golegã, Portugal: Editorial Cosmos, 2010.
    Publicado
  25. Joana Campos; João Sebastião; Mariana Gaio Alves. "Violência na Escola e Sociedade de Risco: uma aproximação ao caso português". In Violência na Escola. Tendências, contextos, olhares, 15-41. Portugal: Cosmos, 2010.
    Publicado
  26. Sebastião, J.; Correia, S.. "A democratização do ensino em Portugal". In Portugal no contexto europeu, 107-135. Oeiras, Portugal: Celta, 2007.
    Publicado
  27. Sebastião, João; Correia, S.V.. "A democratização do ensino em Portugal". 107-136. Lisboa, Portugal: Celta Editora, 2007.
    Publicado
  28. Sebastião, João; Correia, S.V.. "The democratisation of school education.". In Institutions and Politics, (Portugal in the European Context), 131-154. Lisboa, Portugal: Celta Editora, 2007.
    Publicado • 978-972-774-265-3
  29. Sebastião, J.. "The Dilemas of Education: Universality, diversity and innovation". In Crossroads to modernity: Contemporary Portuguese society, 261-277. Oeiras, Portugal: Celta, 2000.
    Publicado
  30. Sebastião, João. "Os dilemas da escolaridade. Universalização, diversidade e inovação". In Portugal, que Modernidade?, 311-327. Oeiras, Portugal: Celta, 1998.
    Publicado
Edição de livro
  1. Martins, SC; Capucha, Luís; Sebastião, João. School Autonomy, Organization and Performance in Europe. 2019.
  2. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Azevedo, J.; Martins, SC; Costa, AF. Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa. 2018.
  3. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Azevedo, J.; Martins, SC; Costa, AF. Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2018.
    Publicado • Editor
  4. Rodrigues, M. L.; Luís Capucha; Sebastião, J.; Mata, João Trocado da; Araújo, M.; Mariana Vieira da Silva. 40 Anos da Educação em Portugal, Volume II, Conhecimento, Atores e Recursos. 2014.
  5. Rodrigues, M. L.; Luís Capucha; Sebastião, J.; Mata, João Trocado da; Araújo, M.; Mariana Vieira da Silva. 40 Anos de Educação em Portugal, Vol. I - A Construção do Sistema Democrático de Ensino. 2014.
  6. Sebastião, João. Violência na Escola. Tendências, contextos, olhares. Golegã, Portugal: Editorial Cosmos. 2010.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Martins, Susana da Cruz; Capucha, Luís; João Sebastião. School Autonomy, Organization and Performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015. Cies, Iscte. 2019.
  2. Lopes, J. T.; Sebastião, J.; Estanque, E.; Mineiro, J.; Silva, J. P.. Caloiros e doutores: um estudo sociológico sobre a praxe académica em Portugal. 2018.
  3. Rodrigues, M. L.; Sebastião, João; João Sebastião; Mata, João Trocado da; Capucha, Luís; Luísa Araújo; Silva, M.; Martins, SC; Lemos, V.. Educação. 30 anos de Lei de Bases.. 2016.
  4. Luísa Veloso; Sebastião, João; Marques, J.S.; Duarte, A.. Espaço e aprendizagem: Política educativa e renovação de edifícios escolares. 2015.
  5. Veloso, Luísa; Sebastião, João; Marques, Joana S.; Duarte, Alexandra. Espaço e aprendizagem: Política educativa e renovação de edifícios escolares [Space and learning: educational policy and the renovation of school buildings]. Coimbra, Portugal: Almeida. 2015.
    Publicado
  6. Sebastião, João. Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares. 2009.
  7. Sebastião, João; Silva, Francisco; Val, Helena; Teixeira, Leonor ; Jesus, Sónia. Formação, Investigação e Inserção Profissional. Golegã, Portugal: Edições Cosmos. 2009.
    Publicado
  8. Silva, Francisco; Sebastião, João; Teixeira, Leonor; Val, Helena; Jesus, Sónia. Formação, Investigação e Inserção Profissional: uma avaliação do trabalho desenvolvido pela ESES. Portugal: Edições Cosmos. 2009.
    Publicado
  9. Sebastião, João; Silva, Francisco; Teixeira, Leonor; Val, Helena; Jesus, Sónia. Formação, investigação e inserção profissional: uma avaliação do trabalho realizado pela ESES. Edições Cosmos. 2009.
    Publicado
  10. Sebastião, João; Seabra, T.; Teixeira, Leonor. Dinâmicas de Mudança numa Escola Secundária. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 1998.
    Publicado
  11. Sebastião, João. Crianças da Rua: Modos de Vida Marginais na Cidade de Lisboa. 1998.
  12. Seabra, T.; João Sebastião; Teixeira. Dinâmicas de mudança numa escola secundária - estudo de caso. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 1998.
    Publicado
  13. Sebastião, João; Benavente, A; J. Campiche; Seabra, T.. Renunciar à Escola: O Abandono Escolar no Ensino Básico. 1994.
Relatório
  1. Capucha, Luís; Pereira, C.; Godinho; Capucha, A.; Simões, A.; Ferreira, G.; Henriques, J.; et al. 2021. Aquisição de Serviços de Avaliação do Contributo do PT2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens. https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Documents/Forms/AllItems.aspx?RootFolder=%2fpt%2dpt%2fDocuments%2fAvalia%c3%a7%c3%a3o%20do%20Contributo%20do%20PT2020%20para%20a%20Promo%c3%a7%c3%a3o%20do%20Suc%2e%20Educativo%2c%20Red%2e%20Abandono%20Escolar%20Preco.
  2. Mucharreira, Pedro Ribeiro; Belmiro Gil Cabrito; Capucha, Luís; Carvalho, H.; Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, A.; Roldão, C.; Tavares, I.. 2017. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português. http://hdl.handle.net/10451/31326.
  3. Capucha, Luís; Sebastião, João; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Capucha, A.; Tavares, I.. 2017. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-dimensao-das-turmas-no-sistema-educativo-portugues/45962?lang=en.
  4. Mineiro, João.; Lopes, J.M.T.; Sebastião, João; Silva, José Pedro.; Estanque, E.. 2017. A praxe como fenómeno social. http://www.dges.gov.pt/sites/default/files/naipa/a_praxe_como_fenomeno_social.pdf.
    10.13140/rg.2.2.34958.77120
  5. Capucha, Luís; Belmiro Gil Cabrito; Carvalho, H.; Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, A. R.; Roldão, C.; Tavares, I.; Mucharreira, P.. 2017. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português.
  6. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Abrantes, P.; Ávila, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al.. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  7. Sebastião, João; Capucha, Luís; da Cruz Martins, Susana; Abrantes, Pedro; Ávila, Patrícia; Capucha, Ana Rita; Matias, Ana Raquel; et al. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  8. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Ávila, P.; Abrantes, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational challenges in southern europe. Equity and efficiency in a time of crisis (ECSE).
  9. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. Final comparative report. http://hdl.handle.net/10071/11269.
  10. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  11. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M.. 2013. Estratégias de Intervenção socioeducativa em contextos sociais complexos. http://www.poatfse.qren.pt/upload/docs/Diversos/ESTUDOS/Estudos%202013/Estrat%C3%A9gias%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o%20Socioeducativa%20em%20Contextos%20Sociais%20Complexos_Relat%C3%B3rio%20Final.pdf.
  12. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, s.; Ferreira, J.. 2012. Perspectivas Cruzadas. Estudo de caso em três territórios do concelho de Sintra.
  13. Luísa Veloso; Sebastião, João. 2011. Estudo-piloto integrado no processo de acompanhamento e monitorização do Programa de Modernização das Escolas destinado ao Ensino Secundário.
  14. Sebastião, João; Gaio-Alves, Mariana; Correia, S.V.; Campos, Joana. 2006. Análise das ocorrências de violência da escola (1995-2006)..
  15. Sebastião, João; Correia, S.V.. 2005. “Geração de 90” Políticas de educação básica, desigualdades sociais e trajectórias escolares.. http://bmdd.cm-odivelas.pt:8081/Opac/Pages/Document/DocumentCitation.aspx?UID=c1e80eae-e564-4071-9f4d-7f2d448d3892&DataBase=10212_BMDD.
  16. Delgado, Luísa Maria da Silva ; Sebastião, João; Joana Campos; Mateus, Sandra; Reis, Filipe; Seabra, Teresa. 2000. Conquistar a Escola – Estudo de Caso de um Território Educativo.
Resumo em conferência
  1. Gonçalves, Eva; João Sebastião; Ana Rita Capucha; Joana Campos. "O papel de diretores e docentes na elaboração e implementação de uma estratégia educativa municipal: as suas perceçõe". Trabalho apresentado em XI Congresso Português de Sociologia Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente, Lisboa, 2022.
    No prelo
  2. Mariana Gaio Alves; João Sebastião; Joana Campos; Sónia Correia. "Violência na Escola – os equívocos mais frequentes". 2008.
    Publicado
  3. Mariana Gaio Alves; João Sebastião; Patrícia Amaral. "A produção da violência na escola: estudo de caso". 2002.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Intervenção pela arte: contributos de uma equipa de investigadores. XII Congresso Português de Sociologia. 2023. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Nunes, S.; Delgado, Luísa. https://aps.pt/pt/xii-congresso-portugues-de-sociologia-2/.
  2. Políticas educativas e Processos de escolarização: o papel da sociologia. Fórum de Pesquisas CIES – Educação e Políticas Educativas. Agir com conhecimento. 2023. Sebastião, João. https://cies.iscte.pt/np4/3826.html.
  3. Dois territórios, Objetivos semelhantes, Caminhos diferentes: a influência do urbano e do rural português nos documentos estratégicos educativos. XII Congresso Português de Sociologia, Coimbra. 2023. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, A.; Pintassilgo, S.. https://aps.pt/pt/xii-congresso-portugues-de-sociologia-2/.
  4. Políticas educativas locais: que papel para a sociologia. Ciclo de Conferências em Educação - Mestrado em Educação FCSH. 2023. Sebastião, João.
  5. A produção de políticas locais de educação: alguns paradoxos. Colóquio Planeamento Público e Democrático. 2023. Sebastião, João; Gonçalves, E.; Capucha, Luís. https://ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2023/planeamento-publico-e-democratico/programa.
  6. Political context matters: a reflexion about the impact of politics on inclusive education. Resurgent Authoritarianism: Sociology of New Entanglements of Religions, Politics and Economies. 2023. Sebastião, João. https://www.isa-sociology.org/en/conferences/world-congress/melbourne-2023.
  7. Pandemia e respostas educativas: o caso português. XII Congresso Português de Sociologia. 2023. Sebastião, João; Gonçalves, Eva; Nunes, Sara; Delgado, Luísa. https://aps.pt/pt/xii-congresso-portugues-de-sociologia-2/.
  8. A Integração no mundo do Trabalho. Ciclo de Conversas com Ciência, Ciência Viva. 2023. Sebastião, João. https://vimeo.com/830145024.
  9. Intervenção pela Arte: Contributos de uma Equipa de Investigadores. Co-autora de uma apresentação no XII Congresso da APS (Coimbra, 2023) sobre Intervenção pela Arte: Contributos de uma Equipa de Investigadores.. 2023. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Nunes, Sara; Delgado, L..
  10. Pandemia e Respostas Educativas: O Caso Português.. Co-autora de uma apresentaçãos no XII Congresso da APS (Coimbra, 2023) sobre Pandemia e Respostas Educativas: O Caso Português.. 2023. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Nunes, Sara; Delgado, L..
  11. Objetivos e Caminhos Diferentes: a Influência do Urbano e do Rural nos Documentos Estratégicos Educativos Municipais. XII Congresso Português de Sociologia Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia. 2023. Gonçalves, Eva; João Sebastião; Capucha, Ana Rita; Pintassilgo, Sónia.
  12. Cidadania e intervenção pela arte em contextos urbanos desfavorecidos: notas sobre a avaliação de um projeto. XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) "Educação e Cidades Tempos, espaços, atores e culturas". 2022. Sebastião, João; Nunes, S.; Gonçalves, E.; undefined.
  13. Arte e Intervenção Social: Reflexões sobre uma experiência de avaliação. Fórum de Pesquisas CIES 2022. 2022. Sebastião, João; Nunes, S.; Gonçalves, E.; Delgado, L.. https://www.cies.iscte-iul.pt/np4/3257.html.
  14. Different territories, different strategies, same goals. European Sociological Association (ESA) Sociology of Education - Research Network 10. 2022. Gonçalves, E.; Capucha, Luís; Sebastião, João; Pintassilgo, S.; Capucha, A..
  15. O papel das autarquias no desenvolvimento educativo: novos passos, velhos problemas. IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. 2021. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Pintassilgo, S..
  16. Left adrift: pandemic crisis and educational inequalities in Portugal. ESA CONFERENCE 2021 BARCELONA (ONLINE). 2021. Sebastião, J.; Capucha, L.; Gonçalves, E.; Capucha, A.; Delgado, L..
  17. Long-term care services during the pandemic crisis in Portugal: institutional challenges between structural change and public policies. 7th Workshop on the Socio-Economics of Ageing “Economics of long-term and informal care. 2021. Capucha, Luís; Nunes, N.; Sebastião, João; Calado, A.. https://7th.iwsea.pt/program/.
  18. O papel de diretores e docentes na elaboração e implementação de uma estratégia educativa municipal: as suas perceções. XI Congresso Português de Sociologia. 2021. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, A.; Campos, J.. https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/.
  19. Educational policies, Europeanisation and distinctiveness: the case of Portugal. Sociology of Education in Southern Europe: A Step Forward. 2021. Sebastião, João. https://www.unicatt.it/evt-sese.
  20. Pandemic crisis: difficulties and possibilities in Portuguese schools. ESA CONFERENCE 2021 BARCELONA (ONLINE). 2021. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; undefined.
  21. O papel dos sociólogos na definição de políticas educativas municipais: uma reflexão crítica. XI Congresso Português de Sociologia. 2021. Sebastião, João; Gonçalves, E.; Capucha, A.; Campos, J.; Pintassilgo, S.. https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/.
  22. Living in a maelstrom: will educational inclusion policies be able to survive covid19. MidTerm Conference, Research Network Sociology of Education of the European Sociological Association. 2020. Sebastião, João. https://www.aishe.org/august-20-conference-inclusive-education-and-society-in-a-time-of-change-theories-policies-and-practices/.
  23. O policiamento de proximidade: entre o distanciamento e a proximidade. Conferência dos 153 anos do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa. 2020. Sebastião, João.
  24. Sociologia da Educação e a construção de políticas educativas: da teoria à prática. 2019. Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Martins, SC. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/sociologia-da-educacao-e-a-construcao-de-politicas-educativas-da-teoria-a-pratica/66039?lang=en.
  25. Os trabalhadores sociais face aos dilemas do futuro-presente (Social workers facing the the future-present dilemmas ). XI Expo Estágios - Fórum de Projectos e Formação Profissionalizante em Educação Social. 2018. Sebastião, João.
  26. Combate ao abandono e promoção do sucesso escolar (Fighting early school leaving and the promotion of school sucess). Tribunal de Contas AÇÃO 03. 2018. Sebastião, João.
  27. Violência em contexto escolar: dinâmicas atuais (Crime in school environment: current dynamics). Conferências do Instituto Universitário Militar. 2018. Sebastião, João.
  28. O Elitismo no Ensino Superior (Elitism in Higher Education). Conferência do Núcleo de Estudantes de História Moderna e Contemporânea / Núcleo de Estudantes de Serviço Social do ISCTE. 2018. Sebastião, João.
  29. Dimensão de turma, Desigualdades e Desempenho Educativo: Portugal numa perspetiva comparada. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Sebastião, João; Capucha, A.; Tavares, I..
  30. A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Carvalho, H.; Tavares, I.; Capucha, Luís; Roldão, C.; Capucha, A.; Martins, SC; Sebastião, João.
  31. Um olhar sociológico sobre a praxe académica. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Silva, José Pedro.; Mineiro, João.; Lopes, J.M.T.; Sebastião, João; Estanque, E..
  32. Doctores y bestias: novatada y procesos de reproducción social (Doctors and beasts: hazing and processes of social reproduction ). XX Conferencia de Sociología de la Educación, Comité de Investigación de Sociología de la Educación Federación Española de Sociología (FES). 2018. Sebastião, João.
  33. Desigualdades e políticas educativas. Portugal No Contexto Europeu. Fórum Pesquisas CIES-IUL, Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. 2017. Martins, SC; Sebastião, João; Abrantes, P.; Rodrigues, M. L..
  34. Crimes em ambiente escolar: dinâmicas atuais. Conferências do IUM. 2017. Sebastião, João.
  35. Youth and socialization: violence as a social fact. 13th Conference of the European Sociological Association. 2017. Sebastião, João.
  36. Sociologia da Educação e Reformas Educativas em Portugal. II Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación - Fracturas sociales y educativas. desafíos para la sociología de la eucación. 2017. Sebastião, João. http://www.fes-sociologia.com/uploads/comites/13/Programa%20CONFERENCIA%20SOCIOLOG%C3%8DA%20DE%20LA%20EDUCACI%C3%93N%2010-07-17%20C%C3%B3rdoba.pdf.
  37. Crise e mudança nos sistemas educativos do sul da Europa: políticas educativas e equidade. 5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2016. Sebastião, João.
  38. Desafios educativos no sul da Europa. Equidade e eficiência em tempos de crise. Workshop CIES-IUL. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A.; Amândio, S..
  39. As políticas educativas face à crise: equidade e elitismo nos sistemas educativos do sul da europa. XI Encontro de Sociologia dos Açores. 2016. Sebastião, João.
  40. Portugal no mundo atual: sociedade e mudança. Semana da Investigação. 2016. Sebastião, João.
  41. Educational Policies in Southern Europe: The impacts of the financial crisis in a comparative perspective. XII Congreso Español de Sociología: Grandes Transformaciones Sociales, Nuevos Desafíos Para La Sociología. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A..
  42. Escola, liderança, supervisão e inclusão: o dilema da autonomia. I Congresso Escola, Liderança, Supervisão e Inclusão. 2016. Sebastião, João.
  43. Violência na escola: complexidade, multidimensionalidade e ambiguidade. IX Congresso Português de Sociologia. 2016. Sebastião, João; Campos, J..
  44. Processos de dualização em educação. A construção de um sistema educativo a duas velocidades em Portugal.. I conferência Iberica de Sociologia da Educação. 2015. Alvares, Maria; Sebastião, João. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/processos-de-dualizacao-em-educacao-a-construcao-de-um-sistema-educativo-a-duas-velocidades-em/25743?lang=en.
  45. Adult´s Education in Southern Europe in the context of crisis. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Amândio, S.; Alvares, Maria. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/adults-education-in-southern-europe-in-the-context-of-crisis/24774?lang=en.
  46. The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação “A educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos. 2015. Abrantes, P.; Amândio, S.; Martins, SC; Sebastião, João; Alonso, RF.
  47. Crisis and equity in Southern Europe's educational systems, tendencies and evolution. 12th Conference of the European Sociological Association. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Amândio, S.; Capucha, A.; Matias, A.R.; Abrantes, P.; et al.
  48. Crisis and Equity in Southern Europe’s Educational Systems. Tendencies and Evolution. 12th Conference of the European Sociological Association, Differences, Inequalities and Sociological Imagination. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Rafael Feio; Vasiliki Karitzara; Maddalena Colombo; Martins, SC; Capucha, A.; Sofia Amâncio. http://www.esa12thconference.eu/programme.
  49. Políticas Educativas: o impacto nas famílias. V Jornadas SEI! Escola Pública e Políticas Educativas. 2015. Sebastião, João.
  50. Processos de dualização da educação: a construção de um sistema educativo a duas velocidades. 2015. Sebastião, João; Alvares, Maria. https://drive.google.com/a/iscte.pt/file/d/0B3xfy4kSII3ieG5wbm9Od0VCbG8/view.
  51. Indisciplina e violência na escola – compreender para prevenir. I Jornadas de Reflexão do Agrupamento de Escolas Braancamp Freire. 2015. Sebastião, João.
  52. Educação de Adultos em Portugal e no Sul da Europa em Contexto de Crise: Adaptação ou rutura? Associação Portuguesa de Sociologia e European Sociological Association, Lisboa, FCSH da UNL, 10 de Julho.. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos. 2015. Capucha, Luís; João Sebastião; Capucha, A.; Sofia Amândio.
  53. Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence?. 2014. Capucha, Luís; Sebastião, João; Matias, A.R.; Martins, SC; Capucha, A.; Alvares, Maria; Calado, A.. http://esa2014.iscte-iul.pt/.
  54. Crise e equidade nos sistemas educativos do sul da europa: tendências de evolução. IV Colóquio Luso-Brasileiro De Sociologia Da Educação, Entre a Crise e a Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal. 2014. Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, Luís; Matias, A.R.; Capucha, A.; Estêvão, P.. http://pt.scribd.com/doc/229976471/Programa-IV-Colo-quio-Luso-Brasileiro-de-Sociologia-de-Educac-a-o.
  55. Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors. First ESCXEL Project International Conference – Networks, Communities and Partnerships in education: actors, goals and results. 2014. Sebastião, João. http://firstinternationalconference.blogspot.pt/.
  56. The dilemma of violence: school and citizenship?. Mid-term International Conference: Education and citizenship: theoretical issues, policies and practice. 2014. Sebastião, João; Campos, J..
  57. Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence?. RN 10 Sociology of Education, European Sociological Association (ESA) Mid-term International Conference: Education and citizenship: theoretical issues, policies and practices. 2014. Capucha, Luís; Sebastião, João; Matias, A.R.; Martins, SC; Capucha, A.; Alvares, Maria; Calado, A..
  58. Redes (des)conexas de intervenção local sobre a violência na escola. I Colóquio Internacional de Ciências Sociais em Educação/ III Encontro de Sociologia da Educação. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M..
  59. Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola. VI Encontro do CIED ESE de Lisboa. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S.; Chambino, M.. http://www.eselx.ipl.pt/cied/eventos_VI_pt/index_fr.html.
  60. The school as a complex object: methodological strategies and knowledge production. Families, Schools and Communities: Learn from the past, review the present, prepare for a future with equity. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M.. http://www.ernapelisboa.com/ScientificProgramme3.pdf.
  61. «Não sei como é que hei-de dizer... porrada, pronto!»Análise e intervenção em situações de violência na escola. Workshop de Investigação CIES. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M.. http://cies.iscte.pt/outras/workshopsCIES/index.jsp.
  62. The Asymmetrical Educational Consequences of Economic Recession in Southern Europe. European Consortium for Political Research (ECPR), General Conference of 2013. 2013. Estêvão, P.; Capucha, Luís; Sebastião, João; Calado, A.; Capucha, A..
  63. Social Network Analysis in School Violence Research – methodological implications. Families, Schools and Communities: Learn from the past, review the present, prepare for a future with equity. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M.. http://www.ernapelisboa.com/ScientificProgramme3.pdf.
  64. Educação e Crise no Sul da Europa. Seminário Internacional de Investigação em Educação 2013. 2013. Capucha, Luís; Sebastião, João.
  65. Site-specific focus groups: analysing learning spaces in situ. 11th Conference: Crisis, Critique and Change. 2013. Sebastião, João; Veloso, L.; Duarte, A.; Marques, J.. http://www.esa11thconference.eu/skins/default/static/ESA_2013_Programme_Book_updated.pdf.
  66. The Impact of the Crisis in Education: Financial Constraints or Ideological Options?. ESA (European Sociological Association) 2013, Crisis, Critique and Change. 2013. Sebastião, João; Capucha, Luís.
  67. The old becomes new? Learning spaces and politics of education. 10th European Sociological Association Conference. 2012. Sebastião, João; Duarte, A.; Luísa Veloso; Marques, J.S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/the-old-becomes-new-learning-spaces-and-politics-of-education/39541?lang=en.
  68. Os focus group dinâmicos na Sociologia da educação: virtudes e potencialidades [Dynamic focus groups in sociology of education: virtues and potential]. Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia. 2012. Duarte, A.; Luísa Veloso; Sebastião, João; Marques, J.S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/os-focus-group-dinamicos-na-sociologia-da-educacao-virtudes-e-potencialidades-dynamic-focus-groups/39538?lang=en.
  69. Processos de regulação da violência escolar: das políticas às práticas. VII congresso Português de Sociologia - Sociedade Crise e Reconfigurações. 2012. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S..
  70. O bullying e as novas formas de violência entre os jovens - análise sociológica do fenómeno em Portugal. O bullying e as novas formas de violência entre os jovens - indisciplina e delitos em ambiente escolar. 2012. Sebastião, João.
  71. The making of Architects/Architecture on the making. Spring Workshop of the Architectural Sociology Working Group. 2012. Veloso, L.; Sebastião, João; Marques, J.; Duarte, A..
  72. Street level bureaucracy: educational policies and local context. Diversity in Education: Issues of Equity and Social Cohesion. 2012. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S..
  73. Education and Space Within the Frame of a Public Policy. The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All. 2012. Veloso, L.; Marques, J.; Sebastião, João; Duarte, A..
  74. Os focus group dinâmicos na Sociologia da educação: virtudes e potencialidades. 2012. Luísa Veloso; Duarte, A.; Marques, J.; Sebastião, J.. http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP1112_ed.pdf.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/11/25 - Atual O Diretor Escolar e a Escola Justa e Eficaz
Orientador de Paulo Alexandre da Costa Jorge
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/10/31 - Atual O(s) Tempo(s) e os Espaço(s) nas Vidas Femininas: O Caso das Mulheres Residentes na Quinta do Loureiro
Orientador de Sara Anágua Simões Nunes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/10/04 - Atual Fundações Invisíveis – Influência da Cultura Escolar nos Contributos das Equipas Não Docentes
Orientador de Susana Maria Lopes Goncalves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/03/21 - Atual Organização pedagógica inovadora.
Orientador de Edineusa Malú
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/21 - Atual O Meu Aluno e Eu - As representações dos professores acerca da influência da relação que estabelecem com os alunos no desempenho escolar dos mesmos.
Orientador de Ana Catarina Pereira Amaral dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/14 - Atual Regime Jurídico da educação inclusiva: avaliação dos alunos
Orientador de José Luís Mendes dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/03/21 - Atual Estudo de múltiplos casos de implementação de políticas educativas para a transição digital
Orientador de Bruno César Pereira Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02/22 - Atual Escolas privadas e os seus currículos: estudo sobre as atitudes e valores dos estudantes
Orientador de Gonçalo Filipe Mendes Novo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/29 - 2024/11/29 O impacto da pandemia de Covid 19 no funcionamento dos cursos profissionais
Orientador de Filipa Soares Duarte Leite
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09/29 - 2023/12/20 Plantas Invasoras na Educação Ambiental em Portugal. O Caso das Acácias
Orientador de Tiago Luís Ferreira Beirão Reis
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/27 - 2023/12/18 Prevenir e gerir situações de bullying: Estudo de caso numa escolaem Sintra
Orientador de Inês de Fátima Costa Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/29 - 2023/12/06 Escolas democráticas e profissionalizadas
Orientador de Gonçalves Manuel Chiquito
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/07 - 2023/10/16 A Construção do Cidadão de Segunda Classe: Uma Resposta Social à Violência Baseada em Gênero na Jordânia
Orientador de Rama Abu Husein
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09/12 - 2023/10/10 Políticas da deficiência: O Estado da deficiência nos Estados Unidos da América após a promulgação da lei Americans with Disabilities Act de 1990.
Coorientador de Alexandre Ivan Peixoto Miedzir
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/12/19 - 2023/02/15 Impacto do Trabalho Infantil no Desempenho Académico: o caso de estudantes no Liceu de Ikotun, Ikotun Lagos Nigéria
Orientador de Aladejuyigbe Akinyele Gideon
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/26 - 2023/01/17 O desenvolvimento comunitário no quadro do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)
Orientador de Sofia de Sousa e Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/17 - 2023/01/05 Impacto do Ciclo PDCA na Gestão da Qualidade de uma Organização Escolar - Estudo de Caso
Orientador de Angélique da Silva Filipe
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/29 - 2022/12/16 Organização Pedagógica para o sucesso escolar: desafios da implementação de grupos de Estudo de Aula numa Escola Básica
Orientador de Florbela de Fátima Peixoto Ricos-Olhos de Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/10/14 - 2022/12/14 Projeto de intervenção Social: A Mudança Começa em Mim/em Nós - MGF/E:Estratégias para o Abandono e Prevenção na Guiné-Bissau
Orientador de Indjai Mané
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/07 - 2022/12/12 A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO NA PROMOÇÃO DO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADOO caso da Escola Artística António Arroio
Orientador de Diana Raquel Baptista Nogueira D'Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/27 - 2022/11/30 Dinâmicas de Género na Integração de Comunidades Migrantes: O Caso da Comunidade Chinesa na Área Metropolitana do Porto
Orientador de Luana Queiroz de Miranda e Lorga
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09/16 - 2022/11/30 SISTEMA EDUCATIVO DA GUINÉ-BISSAU.
Orientador de Adalgisa Noémia Viegas Lopes Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/11 - 2022/02/17 (H)à distância? O que pensam os docentes do Ensino Básico portuguêsEstudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno-professor, no Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo
Orientador de Cláudia Sofia Niza Sintra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01/27 - 2021/12/14 Bullying no contexto escolar: uma abordagem sobre prevenção e consequências
Orientador de Nelson Dembi Bumba Quinta
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01/26 - 2021/11/30 A Gestão da Organização Escolar na Formação de Turmas e os Resultados Escolares: umestudo de caso
Orientador de Aldina Antonieta Varela Tavares
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/28 - 2021/03/04 Acolhimento Familiar - uma análise à implementação do Acolhimento Familiar na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)
Orientador de Karina Radomira Afonso da Silva Gonçalves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/10/30 - 2020/11/06 Estratégias de prevenção e resolução de situações de indisciplina, violência e bullying em meio escolar: Estudo de caso
Orientador de Maria Barroso Trindade e Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02/26 - 2019/12/19 ADAPTAR O MODELO CAF EDUCAÇÃO PARA PROMOVER A INOVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Orientador de Maria Inês Stoffel Pereira Coutinho Nolasco de Azevedo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/10/26 - 2019/11/13 Mediação de conflitos. Que papel tem o diretor de agrupamentos escolares na gestão e resolução de conflitos entre pessoal docente
Orientador de Renata Sofia Andrade Batista
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/01/08 - 2019/11/07 O impacto da redução do número de alunos por turma na prática letiva dos professores
Orientador de Nuno Sérgio Infante de Passos Sousa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/01/23 - 2018/11/29 Políticas Educativas, Organizações e Sucesso Escolar
Orientador de Sónia Cristina Russo Caldeira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09/27 - 2018/11/21 As Políticas Públicas de Prevenção do Abandono Escolar em Portugal: Análise do Programa TEIP
Orientador de Maria Leonor Marques Maia da Cruz Morais
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/28 - 2017/12/11 Politicas Educativas e Estratégias Organizacionais no Combate ao insucesso escolar: Estudo de Caso numa Escola do Ensino Básico Giné-Bissau
Orientador de Domingos da Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/02 - 2017/11/15 A inclusão das crianças com Sindrome de Down no 1º ciclo
Orientador de Iolanda Conceição Fernandes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12/31 - 2016/12/31 O Teatro Amador : animação, lazer e cultura popular num município do Médio Tejo
Orientador de Célia Maria Salvador Barroca
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/12/14 Qualidade do EmsinoEstudo de caso: Uma escola do EB1
Orientador de Moisés Kawaya
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/11/28 Os impactos e as carências do processo de Agregação de Escolas
Orientador de Marta Inês Moreira Borges
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2016/01/15 O papel da administração escolar e as políticas de inclusão para crianças com NEE em salas d aula de ensino regular
Orientador de Sofia Pimenta Queiroz Valerio
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - 2016/01/12 A Regulamentação das Medidas de Promoção e Protecção das Crianças e Jovens em Perigo aplicadas em Meio Natural de Vida - o agendamento
Orientador de Eliana Filipa Amaral Pereira Durão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/12/31 - 2015/12/31 Políticas de segurança e as dimensões simbólicas da lei: o caso da violência doméstica em Portugal
Orientador de Nuno Caetano Lopes de Barros Poiares
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2015/12/21 Formação de Gestores Escolares para o Ensino Primário e Secundário
Orientador de Palmira Licongue da Silva Liunda
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - 2015/12/21 O papel da Administração Escolar como suporte do projeto educativo da escola - Estudo de caso
Coorientador de Eliana Bettencourt da Silva Marques
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/07 - 2015/07/23 Políticas de segurança e as dimensões simbólicas da lei: o caso da violência doméstica em Portugal
Coorientador de Nuno Caetano Lopes Barros Poiares
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2015/07/15 O efeito da escola no desempenho escolar dos alunos
Orientador de Maria José Pires Mota Gomes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2014/12/15 Da igualdade de oportunidades no acesso à equidade no sucesso educativo
Orientador de Fátima de Jesus Oleiro Torres Gato
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2014/10/02 SISDAE: Sistema de Informação de Suporte à Administração Escolar
Orientador de Ana Paula Marreiros Baptista Jacinto Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2014/04/04 Gestão da Segurança Contra Incêndio nas Escolas: O Papel da Direção Escolar
Orientador de Susana de Almeida Monteiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/18 Criminalidade Juvenil na Cidade da Praia: O caso dos grupos de Thugs
Orientador de Nildes Varela Barros
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/18 A droga entre os jovens: Uma análise sobre o consumo na Guiné-Bissau
Orientador de Abilio Aleluia Otairo Co Junior
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/11 Prevenir a violência com Formação
Orientador de Maria João Basílio Manso
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/11 Monitorizar para promover a equidade e o sucesso escolar em ciclos contínuos de melhoria
Orientador de Mário José da Costa e Silva Mendes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/12/11 Os contributos da Economia Solidária da Macaronésia na luta contra a pobreza e a exclusão social: Estudo de caso do Projecto de Desenvolvimento Comunitário de Lajedos
Coorientador de Nuno Malarranha Peralta Godinho e Cunha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/12/13 - 2018/12/13 Coordenador da Comissão Organizadora do Fórum de Pesquisas CIES-IUL 2018 (2018/12/13)
2018/11/26 - 2018/11/28 VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação (2018/11/26)
2018/05/30 - 2018/05/30 Trabalho sexual, tráficos e trânsitos sexuais (2018/05/30)
2017/07/13 - 2017/07/14 Fracturas sociales y educativas: desafíos para la Sociología de la Educación, II Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación/ XIX Conferencia De Sociología de la Educación/ V Encontro de Sociologia da Educação da APS (2017/07/13)
2016/12/16 - 2016/12/16 X Fórum Pesquisas CIES: Género, Cidadania e Políticas de Igualdade (2016/12/16)
2016/11/24 - 2016/11/24 Nos 50 Anos de L'Amour de L'Art: Dívidas, Críticas e Desafios (2016/11/24)
2016/10/27 - 2016/10/27 Os desafios da investigação. Experiências de pesquisa e reflexividade (2016/10/27)
2016/10/14 - 2016/10/14 Colóquio Lei de Bases do Sistema Educativo – 1986 – 2016. Trinta anos depois, renovar os compromissos (2016/10/14)
2016/01/25 - 2016/01/25 IX Fórum Pesquisas CIES: Crises, Representações e Sistemas Políticos (2016/01/25)
2015/08/25 - 2015/08/28 Comissão Organizadora e de Programa da Sociology of Education Research Network Sessions/12th Conference of the European Sociological Association Differences, Inequalities and Sociological Imagination (2015/08/25)
2015/07/09 - 2015/07/11 I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A Educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos (2015/07/09)
2014/01/01 - 2014/12/31 Career pathway and mechanisms of publication in the U.S (2014/01/01)
2014/01/01 - 2014/12/31 Encontro das escolas do Programa Fénix-Mais Sucesso (2014/01/01)
2014/01/01 - 2014/12/31 Mid-term International Conference: Education and citizenship: theoretical issues, policies and practices (2014/01/01)
2013/01/01 - 2013/12/31 2ª Universidade de Verão Santillana (2013/01/01)
2013/01/01 - 2013/12/31 Seminário Internacional de Investigação em Educação (2013/01/01)
2013/01/01 - 2013/12/31 11th Conference: Crisis, Critique and Change (2013/01/01)
2012/01/01 - 2012/12/31 Universidade de Verão Santillana (2012/01/01)
2012/01/01 - 2012/12/31 Violência, Escola e Territórios do Concelho de Sintra. Resultados de um estudo de caso do OSE (2012/01/01)
2012/01/01 - 2012/12/31 Universidade de Verão Santillana (2012/01/01)
2012/01/01 - 2012/12/31 Ciclo de Conferências em Educação 2012 (2012/01/01)
2012/01/01 - 2012/12/31 Diversity in Education: Issues of Equity and Social Cohesion (2012/01/01)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/02 - 2025/07 Organização Pedagógica e Diversidade Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2025/02 - 2025/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/09 - 2025/01 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/09 - 2025/01 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/09 - 2025/01 Direito da Educação Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/09 - 2025/01 Tese em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/09 - 2025/01 Pesquisas Exemplares em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Organização Pedagógica e Diversidade Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Pesquisas Exemplares em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Direito da Educação Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Organização Pedagógica e Diversidade Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Direito da Educação Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Pesquisas Exemplares em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Organização Pedagógica e Diversidade Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Organização Pedagógica e Diversidade Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Direito da Educação Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar (Doutoramento) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Desenho da Pesquisa Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Organização Pedagógica e Diversidade Mestrado em Administração Escolar (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1989/01/01 - Atual associação portuguesa de sociologia