???global.info.a_carregar???
Teresa Matos has been an Invited Assistant Teacher at FEUP since 2018 in subjects related to Computer Graphics and Game Development and a PhD student at ProDEI since 2024. After completing her MSc in Informatics and Computing Engineering in 2018 at FEUP, she worked as a researcher at INESC TEC from 2017 to 2019 in research projects focused on immersive environments, Virtual Reality, and 360º videos. From 2020 to 2022, she carried out several projects as a freelance developer in virtual reality and other contexts. In November 2022, she started working at Mindera as a front-end and game developer in the Mindera Gaming group.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
TERESA CARLA DE CANHA E MATOS

Nomes de citação

  • Matos, Teresa

Identificadores de autor

Ciência ID
DC1D-3EE9-45D8
ORCID iD
0000-0002-8065-7285

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2011/09/10 - 2018/02/26
Concluído
Engenharia Informática e Computação (Mestrado integrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Visualizing and Interacting with 360º Web-based Videos using Dynamic Annotations" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - 2019/08/31 Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2017/09/18 - 2018/08/31 Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/03 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2021/09/20 - 2022/07/21 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Maia, Portugal
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2016/10/03 - 2017/04/03 Monitor (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11/02 - Atual Frontend / Game Developer Mindera, Portugal
2020/02/17 - 2022/10/30 Interactive Media Developer Trabalhador independente, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/07/01 - 2019/08/31 PAINTER - Procedurally Assisted INTErchangeable Reality
PTDC/CCI-COM/30740/2017
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017/09/18 - 2018/08/31 Augmented Video 360 (AV360-DNI)
Bolseiro de Mestrado
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência Center for Research in Advanced Computing Systems, Portugal
Google Inc
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Matos, Teresa. "Extended Reality Framework for Remote Collaborative Interactions in Virtual Environments". 2020.
    10.1109/icgi47575.2019.8955025
  2. Matos, Teresa. "Dynamic annotations on an interactive web-based 360º video player". 2018.
    10.1145/3208806.3208818
Artigo em revista
  1. Rui Rodrigues; Teresa Matos; Alexandre Valle de Carvalho; Jorge G. Barbosa; Rodrigo Assaf; Rui Nóbrega; António Coelho; A. Augusto de Sousa. "Computer Graphics teaching challenges: Guidelines for balancing depth, complexity and mentoring in a confinement context". Graphics and Visual Computing 4 (2021): 200021-200021. https://doi.org/10.1016/j.gvc.2021.200021.
    10.1016/j.gvc.2021.200021
Tese / Dissertação
  1. Teresa Carla de Canha e Matos. "Visualizing and Interacting with 360º Web-based Videos using Dynamic Annotations". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10216/111069.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/10/12 - 2022/03/09 Collaborative interaction in immersive 360º experiences
Coorientador
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020/08/27 - 2021/07/21 Immersive editing of 360º experiences
Coorientador
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019/08/23 - 2020/07/24 Real-Time Ray Traced Voxel Global Illumination
Coorientador
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018/09/01 - 2019/07/17 AR Interaction and Collaboration in Interchangeable Reality
Coorientador
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018/08/24 - 2019/07/17 Virtual Reality Framework for Collaborative Applications
Coorientador
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/03/21 - 2022/03/21 Workshop de Iniciação a Unity (4 horas) (2022/03/21)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2021/12/13 - 2021/12/16 Workshop de fundamentos de Unity (16 horas) (2021/12/13 - 2021/12/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2021/11/04 - 2021/11/05 International Conference on Graphics and Interaction, 2021 Edition - ICGI'2021 aims to bring together researchers, teachers and professionals in the areas of Computer Graphics, Image Processing, Computer Vision and Human-Computer Interaction, allowing the dissemination of concluded or ongoing work, as well as the exchange of experiences between the academic, industrial and end-user communities. (2021/11/04 - 2021/11/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018/11/21 - 2018/11/21 Videojogos 2018 - Conferência anual que promove cultura e investigação científica, assim como a indústria de videojogos em Portugal. (2018/11/21 - 2018/11/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
2017/01/20 - 2017/01/22 Global Game Jam® (GGJ) - Maior game jam mundial (evento de desenvolvimento de jogos), que ocorre em diversos locais por todo o mundo, ao mesmo tempo. Durante 48 horas, pessoas de diversas áreas de interesse convivem, partilham experiências, e formam equipas multidisciplinares para trabalhar em conjunto num jogo. (2017/01/20 - 2017/01/22)
Concurso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/17 - Atual Acção de formação pedagógica "Como podemos influenciar os neurotransmissores dos estudantes? Gestão emocional na sala de aula." organizada pela Reitoria da U.Porto.
Oficina (workshop)
Como podemos influenciar os neurotransmissores dos estudantes? Gestão emocional na sala de aula
Universidade do Porto, Portugal
2019/06/13 - 2019/06/13 Acção de formação "Oficina IV - Treinar A Resiliência: Porquê e para Quê?" para docentes fornecida pela Unidade de Inovação Pedagógica da FEUP.
Oficina (workshop)
Oficina IV - Treinar A Resiliência: Porquê e para Quê?
Universidade do Porto, Portugal
2019/06/12 - 2019/06/12 Acção de formação "Metodologia de Case Study - Um aliado pedagógico" para docentes fornecida pela Unidade de Inovação Pedagógica da FEUP.
Oficina (workshop)
Metodologia de Case Study - Um aliado pedagógico
Universidade do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/05 - 2018/07 Núcleo Estudantil de Computação Gráfica e Multimédia (NeCGM @ FEUP) Presidente

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/07 - 2023/07 Programa de Mentoria da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da FEUP (Informatics.OnBoard). Este programa pretende contribuir para o sucesso educativo dos novos estudantes do curso e desenvolvimento de diversas competências transversais, através de atividades de colaboração interpares. É organizado por uma equipa de docentes, que realizam funções de acompanhamento e análise dos estudantes no seu percurso académico, planeamento e gestão de atividades, entre outras.
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Distinções

Prémio

2021 Prémio de Reconhecimento Pedagógico
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020 Prémio de Reconhecimento Pedagógico
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal