Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Sofia Almeida de Sá Serra
Nomes de citação
- Serra, Sofia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E717-3582-063C
- ORCID iD
- 0000-0001-7052-860X
Endereços de correio eletrónico
- sofia.serra@ua.pt (Profissional)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2005 - 2010
Concluído
|
Doutoramento (Doutoramento)
The University of Sheffield, Reino Unido
"The teacher-Student relationship in one-to-one singing lessons: a longitudinal investigation of personality and adult attachment." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinction |
2000 - 2001
Concluído
|
Post Diploma in Vocal Training (PDVT) (Mestrado)
Especialização em Voice
Guildhall School of Music and Drama, Reino Unido
"Contemporary Voices" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Pass |
1999 - 2000
Concluído
|
Master in Music (Mmus) (Mestrado)
Especialização em Psychology of Music
The University of Sheffield, Reino Unido
"Developing an operatic character: An investigation of the musical and psychological factors influencing character development
with particular reference to the Governess in Britten's opera The Turn of the Screw" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Pass |
1995 - 1999
Concluído
|
Licenciatura em Canto (Licenciatura)
Especialização em Voz
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
18 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Investigador principal convidado (carreira) (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/04 - 2023 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2002/09 - 2018 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal |
2015/09/01 - 2017/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2001/09/01 - 2003 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Instituto Piaget, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/01 - 2026/02/28 | MUS-A - Music Performance Anxiety in Adolescents
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2010/10 - 2013/09 | Assistive Real Time Technology in Singing
PTDC/EEA-TEL/104995/2008
Investigador
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Musicologic and Performative Research into Musical Estate of Manuel Ivo Cruz - Investigação Musicológica e Performativa do
Espólio Maestro Ivo Cruz: Modinhas
Projecto CITAR
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Poster em conferência |
|
Artística / Interpretação
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/11/05 | Saúde e Higiene Vocal na prática Vocal Coletiva | Canto coletivo em Extensão: Estratégias e Possibilidades
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
|
2019/05/21 | A ansiedade na Performance Musical: caracterização e propostas terapêuticas. | Pint of Science
Pint of Science (Porto, Portugal)
|
2019/03/21 | The psychology of Operatic Characters and Music analysis: The case of the Governess in Britten’s The Turn of the screw. | Porto International Symposium on the Analysis and theory of Music. Porto.
Universidade Catolica Portuguesa - Escola das artes (Porto , Portugal)
|
2019/01 | A ansiedade na performance dos músicos: validação dos testes psicométricos em português, caracterização da ansiedade em Portugal e propostas terapêuticas. Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. | Palestra de disseminação de trabalho científico
ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/09/19 | A ansiedade na performance dos músicos: validação dos testes psicométricos em português, caracterização da ansiedade em Portugal e propostas terapêuticas. | Jornadas Som & Música CITAR
CITAR - Disseminação de trabalho científico. (Porto, Portugal)
|
2018/03/15 | A relação Professor- aluno em aulas de instrumento. Speaker. Musicalmente. | Musicalmente
Faculdade Educação Psicologia (Porto, Portugal)
|
2018/03/14 | Sobre a Psicologia e a Música | Musicalmente
Faculdade de Educação e Psicologia. Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2013 | The Teacher-Student Relationship in one-to-one Singing Lessons: A Longitudinal Investigation of Personality and Adult Attachment. | 8th International Congress of Voice Teachers (ICVT 2013).
Brisbane, Queensland (Brisbane (Australia), Austrália)
|
2012/01/04 | The Teacher-Student Relationship in one-to-one Singing Lessons: An Investigation of Personality and Adult Attachment. | II Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música
Escola das Artes Universidade Católica Portuguesa. (Porto, Portugal)
|
2009/05 | The Identification of Personality and Adult Attachment in a longitudinal observation of One-to-one western singing lessons. Aveiro, Portugal, May 2009. | International conference in Performance Studies (PERFORMA).
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2006/02 | One-to-one singing lessons: Expectations and realities. | Reflective Conservatoire International Conference (SEMPRE).
Guildhall School of Music and Drama (Londres, Reino Unido)
|
2006 | Teacher – Student relationship in Western classical singing lessons. | 9th International Conference on Music Perception and Cognition. Bologna
University of Bologna (Bolonha, Itália)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09 - Atual | Exploring the effectiveness of music assessment in Macao secondary school under the background of music curriculum development
Orientador
|
PhD (Doutoramento)
University of Saint Joseph - Nape Campus, Macau
|
2020 - Atual | Adaptação do método Colourstrings ao ensino da trompa
Orientador
|
Doutoramento (Doutoramento) |
2019 - Atual | A Dança do Saxofone: captura, análise e interpretação do gesto corporal inerente à performance musical
Orientador
|
Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 - Atual | O Estúdio de Clarinete
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 - Atual | O uso das tecnologias como forma de potenciar e monitorizar o estudo da Trompa
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 - Atual | The importance of warm up exercises for choir as presented in the existing literature
Orientador
|
|
2016 - Atual | Estudo Epidemiológico e autopercepção dos impactos para a saúde de um instrumentista de sopro
Orientador
|
|
2021 - 2022/12/19 | Teatro musical como elemento transformador da comunidade educativa – “dar voz à esperança
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020/10 - 2021/09/06 | Guias de Execução como Estratégia de Memorização na Performance Musical
Orientador de Raquel Sofia Martins Fernandes
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020 - 2021/09/06 | Performance Musical: Guias de Execução como Estratégia de Memorização
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 - 2020/10 | A importância da utilização do visualizador no processo de ensino-aprendizagem da trompete: criação de um método e guia prático
de rotina diária
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 - 2020/07/07 | A utilização do Software SmartMusic no apoio ao estudo da disciplina de instrumento (Trompa)
Orientador
|
Mestrado Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2019/07/15 | A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes
Orientador
|
Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2019 | O exercício físico e a bateria : estratégias para maximizar o desempenho no instrumento e controlo da ansiedade
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2018/10/18 | A importância do movimento corporal no ensino do violino
Orientador
|
Mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 - 2018/01/19 | Um contributo de revisão didática para a introdução da canção nas aulas de iniciação musical
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 - 2018 | A improvisação como estratégia de aprendizagem musical
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 - 2018 | O ensino de Formação Musical através do Jogo
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017/12/13 | Motivação para o estudo individual do violino: abordagem e elaboração de estratégias motivacionais
Coorientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017/11/08 | Atelier Criativo: Uma abordagem abrangente e criativa na música
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 - 2017/11/08 | Atelier Criativo : uma abordagem abrangente e criativa na música : relatório da prática profissional e projeto de intervenção
pedagógica
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2014 - 2017/07/24 | Estratégias de aprendizagem na iniciação do estudo saxofone
Coorientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017/06/26 | O ensino da técnica vocal no aquecimento das classes de conjunto vocal
Orientador
|
Mestrado em Ensino de música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | O perfil do docente de Formação Musical no curso de Iniciação Musical
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Estratégias de aprendizagem na iniciação do estudo do saxofone
Orientador
|
Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | O canto no ensino básico: proposta de manual de canto
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | A expressão musical na educação pré-escolar: um contributo de material didático
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Prática coral no curso básico, segundo e terceiro ciclo: construção de melhorias para a aprendizagem musical ativa
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | O papel do músico como performer, uma visão contemporânea sobre o fazer musical
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | Sessões de Leitura à Primeira Vista: 4 sessões para 4 alunos do 4o grau
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Criação de um Ensemble de violinos com vista à motivação do estudo individual do instrumento
Orientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 - 2017 | Laboratório composicional : a prática instrumental como ferramenta no contexto criativo da composição.
Orientador
|
mestrado em ensino de musica (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 - 2016/03/30 | A construção retórica na música vocal Barroca: um estudo sobre a Ópera e a Oratória em Georg Friedrich Händel
Orientador
|
mestrado em Performance Musical (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Uma perspectiva pedagógica sobre o acto performativo.
Orientador
|
|
2016 - 2016 | O e-portefólio como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina de instrumento do ensino vocacional da música
Coorientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | The Musical poetics in Barroque repertoire and its interpretation
Orientador
|
|
2016 - 2016 | A embocadura eficiente no jovem trompetista- tipo básicos de embocadura.
Orientador
|
|
2016 - 2016 | Diálogos retóricos na música vocal Barroca Portuguesa e Brasileira: um estudo sobre obras de Carlos Seixas e Padre José Maurício
Nunes Garcia
Orientador
|
Curso de Especialização em cultura e arte Barroca (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Filosofia Arte e Cultura, Brasil
|
2016 - 2016 | Ear Training and the Improvement Intonation for the Choir
Orientador
|
Master Choral Conducting (Mestrado)
University of Saint Joseph - Nape Campus, Macau
|
2016 - 2016 | Strategies in Vocal warm up
Orientador
|
Master of Choral Conducting (Mestrado)
University of Saint Joseph - Nape Campus, Macau
|
2016 - 2016 | As Escolas Europeias de Trompa: Reflexos na Lecionação
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 - 2016 | Prática Profissional
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 - 2015/12/03 | Golpes de Arco – Contributos no Ensino do Violino
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 - 2015/10/15 | Os caminhos da diferença no contexto das Aulas de Canto: A Ação Docente e a Atuação Discente nas Práticas Curriculares.
Coorientador
|
Doutoramento Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 - 2015 | O corpo como linguagem e expressão no ensino do canto
Coorientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 - 2015 | O género Lied e a importância da sua integração no ensino do canto.
Coorientador
|
mestrado em ensino de música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 - 2015 | A Obra integral para Canto e Piano de Manuel Faria
Orientador
|
Performance Musical (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 - 2015 | Current practices of successful Hong Kong Middle School Choral Directors in working with voice-changing boys
Orientador
|
Master in Choral Conducting (Mestrado)
University of Saint Joseph - Nape Campus, Macau
|
2015 - 2015 | A construção da sonoridade coral na perspetiva da performance musical : aspetos formadores da sonoridade do coro da Academia
de Música de Viana do Castelo : Vianavocale
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 - 2015 | O ARCO : contributos didáticos ao ensino do violino
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 - 2015 | A importância do movimento corporal no ensino do violino
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2014 - 2014 | The Musical Meaning of Josquin's Motets
Orientador
|
Masters in Choral Conducting (Mestrado)
University of Saint Joseph, China
|
2014 - 2014 | O orientador da prova de aptidão profissional nos cursos profissionais de Música: um projeto transdisciplinar integrador de
saberes e competências profissionais
Orientador
|
Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2014 - 2014 | Emotional Expressions in Palestrina's Motets
Orientador
|
Master of Choral Conducting (Mestrado)
University of Saint Joseph - Nape Campus, Macau
|
2014 - 2014 | Successful Hong Kong middle school choir directors: teaching strategies in working with voice-changing boys
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A música contemporânea para trombone como estratégia de motivação no ensino secundário
Orientador
|
Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2014 - 2014 | O ensino do Oboé na EPMVC e AMVC : a importância da escolha da palheta na aprendizagem da performance instrumental
Orientador
|
Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 - 2013 | Efeitos dos Principais Fármacos Utilizados Por Professores e Alunos de Canto e Sua Influência na Voz Profissional
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | O Ensino do oboe na EPMVC e AMVC: A importância da escolha da palheta na aprendizagem da performance instrumental
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 - 2013 | Estudo para a introdução de Música do Património Musical Português no Ensino Colectivo da Classe de Violino
Orientador
|
|
2013 - 2013 | O desenvolvimento da escrita para trombone desde o sec. XVIII ao século XX, 2012.
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013 - 2013 | Estudo para a introdução de música do património musical Português no ensino coletivo da classe de Violino
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2012 - 2012 | Ensinar Música: Perspectivas sobre o papel do professor de canto
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Pedagogia Imagem-Voz: A integração do Espaço Interior no Ensino do Canto
Orientador
|
Mestrado em Ensino da Mésica (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2020/09/24 | VII Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música
"Sailing the Future in Music Education: Artistic Education 4.0." (2020/09/24 - 2020/09/26)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2018 - 2019/06 | Música Analítica: Porto Internacional Sumposium on the Analysis and Theory of Music (2019/03/21 - 2019/03/23)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2018 - 2019 | Música Analítica - Porto Internacional Symposium on the Analysis and Theory of Music (2019/03/21 - 2019/03/23)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2018/01 - 2018/11 | VI JORNADAS DE PEDAGOGIA NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO DA MÚSICA
“O Ensino de Música na Descentralização” (2018/11/16 - 2018/11/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2016/03/24 - 2017/03/25 | V Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música. Criatividade e Inovação no Ensino de Música. (2017/03/24 - 2017/03/25)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2015/01 - 2015 | IV Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música.
"Desafios do Ensino da Música no Séc. XXI." (2015/10/23 - 2015/10/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2013 - 2014/11/24 | III Jornadas de Pedagogia e Didático no Ensino Secundário Artístico Especializado da Musica
"Pedagogia e Didática no Ensino Secundário, Artístico, Especializado da Música" (2014/06/27 - 2014/06/28)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/03/21 - 2019/03/23 | Chair do Porto International Symposium on the analysis and theory of Musica- Musica Analítica 2019
Simpósio
|
Porto International Symposium on the analysis and theory of Musica- Musica Analítica 2019
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2018/09/19 - 2018/09/21 | A ansiedade na performance dos músicos: validação dos testes psicométricos em português, caracterização da ansiedade em Portugal
e propostas terapêuticas. Disseminação de trabalho científico.
Seminário
|
Jornadas Som & Música CITAR - 19-21 setembro 2018
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2018/03/15 - 2018/03/15 | Comentário ao Filme Whiplash sobre Psicologia da música: relação professor aluno. Speaker.
Seminário
|
Musicalmente
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018/03/14 - 2018/03/14 | Sobre a Psicologia e a Música. "Musicalmente"
Mesa-redonda
|
Participante de Mesa Redonda.
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016/03/17 - 2016/03/19 | Chair no Porto Internacional Conference on Music Gesture and Creative Interface
Conferência
|
Porto Internacional Conference on Music Gesture and Creative Interface
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2014 - 2014 | III Jornadas de Pedagogia e Didático no Ensino Secundário Artístico Especializado da Musica
Seminário
|
III Jornadas de Pedagogia e Didático no Ensino Secundário Artístico Especializado da Musica
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/04 | Mapeamento da ansiedade na performance musical: Estudo quantitativo e qualitativo da sua prevalência no ensino superior
Arguente principal
|
Samuel de Freitas Barros Neto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2023/11/30 | A importância da prática regular da música de câmara para um ensino do saxofone mais completo e eficaz
Presidente do júri
|
João Luis trinta Correia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2023/11/29 | Os gestos e Movimentos como estratégia pedagógica no Ensino de Canto
Arguente principal
|
Ana Alexandra da Costa Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023/11/29 | A importância da consciência do corpo no ensino do Canto
Arguente
|
Heloísa Raquel dos Santos Simões (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023/09/27 | O professor em casa: o tutorial como apoio ao estudo na prática do piano em casa
Presidente do júri
|
Stephano Visintainer (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/26 | Os sete tipos de memória musical: criação de uma metodologia sistemática para o segundo ciclo da disciplina de piano
Presidente do júri
|
Laura Zapatero Carreiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/24 | A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical: A Viola d’Arco nos processos
de ensino-aprendizagem
Presidente do júri
|
Tatiana Sofia de Sousa Leal (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/20 | Um festival de Música de Câmara direcionado à Flauta Transversal: Incremento à prática de ensemble de flautas no ensino especializado
da Música
Presidente do júri
|
Daniel Carvalho da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/20 | Otimização e eficácia do estudo da Flauta Transversal através de uma prática orientada- guião individual de estudo 30 minutos
com a minha flauta
Presidente do júri
|
Maria de Fátima Pereira Pinto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/20 | A relação professor/aluno na performance da aprendizagem. A componente mental na otimização do rendimento escolar: o estudo
da dependência
Presidente do júri
|
Bruno Miguel Tavares Pinheiro da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/18 | Contributo do Combo na vida musical dos alunos do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Wilson Ponte Correia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/18 | O contributo da improvisação como prática pedagógica nas classes coletivas de coro no curso de iniciação e curso básico de
música
Presidente do júri
|
Ana Rosa Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/18 | Um e-referencial pedagógico e didático – para miúdos e graúdos – de apoio à aprendizagem do instrumento Violoncelo – Iniciação
e 1º Grau do Ensino Básico de Música
Presidente do júri
|
Ana Margarida Amaro Pinto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/18 | Estratégias de treino e de ensino para desenvolver a Leitura à Primeira Vista no Instrumento Violoncelo – alunos do 1º Grau
do Curso Básico de Música
Presidente do júri
|
Isabel Cupiero López (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/07/12 | Revisitar a Modinha dos séculos XIX e XX: do fundo da Manizola a Villa-Lobos
Arguente
|
Erick de Castro Valverde (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023/07/12 | O corpo na performance vocal – uma perspetiva holística
Arguente
|
Beatriz Gaudêncio Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2023/05/31 | Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico- artísticas e socioemocionais dos alunos de Iniciação
ao Violino
Presidente do júri
|
Helena Deolinda Sobreiro Duarte (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/03/28 | Ansiedade na performance musical, em contexto escolar: contributo na consciencializac¸a~o e na sensibilizac¸a~o da comunidade
educativa para a sua atenuac¸a~o
Presidente do júri
|
Marta Morais Araújo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/03/28 | Música em Movimento, o movimento como impulsionador da prática pedagógica de piano: Projeto de Intervenção Pedagógica como
ferramenta para a aprendizagem de piano
Presidente do júri
|
Teodóra Alexandra Teixeira Mendes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/02/15 | Paul Rolland na iniciac¸a~o do violino - uma aprendizagem lu´dica
Presidente do júri
|
Maria de Almeida Ferrer (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/02/15 | O impacto das apresentac¸o~es solida´rias na motivac¸a~o dos alunos de violino
Presidente do júri
|
Daniel Sousa Soeiro Gandra (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2023/02/15 | TRIAtrinho Musical”: Impactos da Aplicac¸a~o de um Projeto Teatral na Iniciac¸a~o do Violino
Presidente do júri
|
Mariana Reis Oliveira Marto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/12/14 | A afinação do violino - Noções de temperamento para desenvolvimento da acuidade auditiva e melhoria da afinação no contexto
musical
Presidente do júri
|
Rómulo de Sousa Melo Assis (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/12/14 | A abordagem orquestral no ensino da flauta transversal no primeiro, segundo e terceiros graus do Ensino Básico Especializado
de Música
Presidente do júri
|
Carolina Alves Tavares (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/12/12 | Ativação muscular no membro superior esquerdo de trompistas utilizando ou não um suporte para a mão durante a performance
Arguente principal
|
Paulo Emanuel Moreira Teixeira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2022/12/03 | Edmundo Villani-Côrtes: Catálogo Atualizado das Canções
Arguente
|
Júlia Anjos Oliveira de Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/10/21 | A pra´tica da leitura a` primeira-vista no ensino formal da guitarra”.
Presidente do júri
|
Vasco Gonçalves Campos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/10/21 | As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Cla´ssica
Presidente do júri
|
José Francisco Nunes Pires Caramelo Gomes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/07/26 | O impacto das aulas de instrumento em grupos cooperativos no desenvolvimento do pensamento cri´tico
Presidente do júri
|
Diana Carolina Ferreira Esteves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/07/26 | Literacia Musical no Primeiro Ano de Iniciac¸a~o: A Associac¸a~o de Cores a` Notac¸a~o Musical na Guitarra Cla´ssica
Presidente do júri
|
Daniel Lagarto Correia de Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/07/22 | Metodologias de Estudo usadas por profissionais, Introduzidas na formac¸a~o inicial do Cantor
Presidente do júri
|
Cristiana Sofia de Sousa Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/07/22 | O impacto das estrate´gias de ensino de Karen Tuttle numa pra´tica violeti´stica natural e equilibrada
Presidente do júri
|
Pedro Artur Tavares Pires (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/07/22 | O impacto da realizac¸a~o de atividades musicais como estrate´gia motivacional no contexto de ensino e aprendizagem de viola
d’arco
Presidente do júri
|
Magda Luísa da Cunha Pinto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/07/18 | O Papel do Professor de Violino em Trajetórias de Excelência do Aluno: Um Estudo de Caso
Arguente
|
Gabriela Marques Peixoto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/07/14 | Ansiedade na performance musical em adolescentes: relação entre sintomatologia psicopatológica, perfecionismo e crenças de
autoeficácia
Arguente
|
Inês Ferraz da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022/06/28 | O Método de Stanislávski como recurso interpretativo para os alunos de canto do ensino secundário
Arguente
|
Rita Cassilda Alonso Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/06/27 | Flautitando: a fife e a flauta transversal. Um contributo metodolo´gico para o ensino e aprendizagem da flauta transversal
no Ensino Especializado de Mu´sica em Portugal
Presidente do júri
|
Isabel Cristina Moreira Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/06/22 | A importa^ncia da lideranc¸a na disciplina de Formac¸a~o Musical
Presidente do júri
|
Ivo Emanuel Duarte Brandão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022/06/22 | A Explorac¸a~o da Mu´sica Corporal enquanto forc¸a Motivadora
para a aprendizagem da disciplina de Percussa~o
Presidente do júri
|
Eduardo Luís Martins Fernandes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2022 | "Fingersticks": Um material didático enquanto meio de aperfeiçoamento técnico do saxofone alto
Presidente do júri
|
Elvis Nunes de Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
|
2021/11/18 | DIVULGAÇÃO DO ÓRGÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR: Uma experiência inovadora na Academia de Música de Costa Cabral (AMCC)
Presidente do júri
|
Tiago Emanuel Moreira Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/11/18 | Divulgação do Órgão na Comunidade escolar: uma experiência inovadora na Academia de Música de Costa Cabral (AMCC)
Presidente do júri
|
Tiago Emanuel Moreira Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/09/22 | A implementac¸a~o do ensino do pBuzz como abordagem dida´tica na iniciac¸a~o do estudo dos instrumentos de sopro de metal:
Percursos de uma investigac¸a~o-ac¸a~o
Presidente do júri
|
Daniela Filipa Guerreiro Serafim (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/09/21 | A implementação do ensino do pBuzz como abordagem didática na iniciação do estudo dos instrumentos de sopro de metal: Percursos
de uma investigação-ação
Presidente do júri
|
Daniela Filipa Guerreiro Serafim (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/09/07 | Ensino, aprendizagem e avaliação na Formação Musical do Ensino Básico, em tempos de Pandemia-COVID-19:
Experiências do presente com possível utilidade no futuro
Presidente do júri
|
João Nuno Viegas dos Santos Rocha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/09/07 | A utilização de jogos digitais como estratégia de ensino e aprendizagem na disciplina de História da Cultura e das Artes -
Música
Presidente do júri
|
Rui Miguel Soares Brandão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/09/07 | A utilizac¸a~o de jogos digitais como estrate´gia de ensino e aprendizagem na disciplina de Histo´ria da Cultura e das Artes
– Mu´sica
Presidente do júri
|
Rui Miguel Soares Brandão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/09/07 | Ensino, aprendizagem e avaliação na Formação Musical do Ensino Básico, em tempos de Pandemia-COVID-19: Experiências do presente
com possível utilidade no futuro
Presidente do júri
|
João Nuno Viegas dos Santos Rocha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/09/06 | A COR COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA MUSICAL NOS ALUNOS DO 1o ANO DE INICIAÇÃO DE FAGOTE
Presidente do júri
|
Diana Rafaela Malheiro de Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2021/07/19 | Contributos para a construção de um e-Referencial de Práticas Pedagógicas para o ensino da Formação Musical - Iniciação
Presidente do júri
|
Berta Regina Ribeiro de Lima (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020/12 | ENSINO DA GUITARRA ATRAVÉS DO CONTO COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL
Presidente do júri
|
Luís Daniel Areias Vareiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020/11/19 | KENNY MUSIC PERFORMANCE ANXIETY INVENTORY: CONTRIBUTOS PARA A VALIDAÇÃO PORTUGUESA
Arguente
|
Nânci Marques Figueiredo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020/07/13 | The Apperception of Music Temporalities. Experimental Research and Musical Analysis on Listeners’ Estimates of Musical Duration
Arguente
|
Lígia Borges da Silva (Outro)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/07/07 | Técnica BiManual no Estudo do Ritmo na Disciplina de Formação Musical
Presidente do júri
|
Rui Manuel Machado (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020/06 | INTRODUÇÃO PRECOCE DA RÍTMICA A DUAS PARTES COM RECURSO À PROSÓDIA VOCAL
Presidente do júri
|
Nuno Alexandre Guilherme Guedes Marques de Azevedo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2020 | A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO VISUALIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA TROMPETE
Orientador
|
Vasco Silva de Faria (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/12/19 | O PROFESSOR ACOMPANHADOR: VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE DUETOS ALUNO-PROFESSOR NA APRENDIZAGEM DOVIOLINO AO NÍVEL DO DESENVOLVIMENTO/APERFEIÇOAMENTODE
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
Presidente do júri
|
Mariana Oliveira Valverde (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/12/16 | Do Lúdico ao Técnico: Workshops criativos e performativos como veículo potenciador de melhoria dos aspetos rítmicos e de pulsação
no ensino da música
Presidente do júri
|
Joaquim Alexandre Coelho Teixeira Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/11/29 | Introdução à prática dos acessórios de percussão no ensino secundário
Arguente principal
|
Tomás Filipe Sousa Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019/10/29 | Implicações para a aprendizagem instrumental da guitarra (no 2º ciclo) decorrentes da implementaçãode exercícios técnicos
diários.
Presidente do júri
|
João Pedro Amorim de Passos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/09/30 | Estratégias de estudo para automatizar a técnica vocal nos cursos Básico e Secundário de Canto
Presidente do júri
|
Elsa Maria de Oliveira Teixeira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/07/26 | Contributos do Método de Jacques - Dalcroze para a formação Musical/Iniciação e Classe de Conjunto/Coro: dois estudos de caso
Presidente do júri
|
Irma Lizi Castro Correia Amado (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/07/22 | Percursos na composição: A influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e
técnicas de composição e de história da cultura e das artes.
Presidente do júri
|
Isabel Maria Pereira Barata da Rocha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/07/17 | O uso da cor como ferramenta didática na execução de escalas e arpejos ao piano em alunos de 1º e 2º Grau
Presidente do júri
|
Maria da Graça Bastardo e Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/06/25 | A utilização das novas tecnologias no ensino da Música
Presidente do júri
|
Valter Miguel Soares Estevens (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2019/01/25 | A Plataforma Wix como ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação na aprendizagem do violino
Presidente do júri
|
João Diogo da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/11/30 | Divulgação do Violino a crianças em idade pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
David da Silva Duarte (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/10/08 | Musicalmente - Programa de educação emocional com teatro musical
Presidente do júri
|
Elisabete Maria Santos Fernandes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/07/23 | A aprendizagem rítmica na técnica da Viola de Arco - Baseado nos métodos Kodály e Colourstrings
Presidente do júri
|
Ana Luísa Carneiro Tojal (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/07/23 | Ansiedade dos alunos na performance instrumental - Acordeão Estratégias e atitudes para a gestão da ansiedade
Presidente do júri
|
Arlete Pereira Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/07/20 | A influência do treino mental no ensino da percussão
Arguente principal
|
João António Vieira Novais (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2018/07/19 | Concursos: Propulsores de ansiedade ou fontes de motivação?
Presidente do júri
|
António Filipe Almeida Fonseca (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/07/18 | A respiração como elemento fundamental no Ensino do Canto. Relatório Final de Mestrado em Ensino de Música. Conservatório
Superior de Música de Gaia. (Arguente).
Arguente principal
|
Gisela Salomé dos Santos Lopes Sachse (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
|
2018/07/18 | Movimento corporal como elemento dinamizador do desenvolvimento vocal no processo de aprendizagem e do estudo do canto erudito
Arguente principal
|
Vera Mesquita (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
|
2018/05/11 | Princípios pedagógicos de Zoltán Kodály - Aplicação à prática do violoncelo no ensino básico
Presidente do júri
|
Íris Diana Gonçalves Magalhães (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/03/16 | Aplicação de jogo didático Musical na disciplina de formação musical
Presidente do júri
|
Elisabete Valente Murcela Frias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/02/22 | A ansiedade na performance musical em crianças de iniciação musical: estudo de validação da escala MPAI-A
Presidente do júri
|
Ana Isabel Ferreira Pinheiro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/01/10 | A otimização da respiração nos instrumentistas de sopro
Presidente do júri
|
Valter Osório Palma (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018/01/03 | A mão direita do guitarrista - Redução para cordas soltas como forma de estudo elementar
Presidente do júri
|
Carlos Alberto de Castro Ortiga (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017/11/03 | A aplicabilidade do método de Paul Rolland no ensno do Violoncelo
Presidente do júri
|
Joana Rosário Teixeira da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017/07/26 | Novos Mecanismos e Técnicas de Aprendizagem na Guitarra: velocidade de mão direita - o caso do indicador e médio
Presidente do júri
|
José Pedro Coelho Campos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017/07/26 | Introdução às tecnicas básicas do início da aprendizagem do oboé: Um contributo didático
Presidente do júri
|
Adriana Regina Ferreira Castanheira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017/07/21 | Aplicações Práticas para o aprofundamento da noção da Obra de Arte
Presidente do júri
|
João Filipe Martins Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017/07/18 | A motivação para o estudo do canto na adolescência : percursos alternativos
Arguente principal
|
Annalisa Daniela Lavacca Quintão (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
|
2017/07/10 | A introdução à pratica instrumetnal do violoncelo: a inflência da sua calibragem estrutural
Presidente do júri
|
João Pedro de Oliveira Pinto da Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017/06/01 | A utilização de multimédia como elemento motivador na aprendizagem de formação musical
Presidente do júri
|
Ana Raquel Pereira Simões (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016/12/20 | O Uso de Componentes Extra Partitura na Performance de Canções Brasileiras
Arguente principal
|
DIRLENE KESSIA SOUZA LOPES PEREIRA PINTO (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2016/12/07 | Proposta de organização e estrutura de Matriz curricular para o curso de iniciação musical
Arguente
|
Paulo Jorge Silva de Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016/12/07 | Apoio aos alunos na aprendizagem da performance: treino da ansiedade em salas de estudo adaptadas
Presidente do júri
|
Maria João Salgado da Silva Batista (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016/06/21 | A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete: um estudo de caso
Presidente do júri
|
Ana Carolina Torres Lima Capitão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016/04/21 | A interdisciplinaridade entre a Formação Musical e o Instrumento numa turma de sopros do 4º Grau
Arguente
|
Nancy Samico da Cruz (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016/04/14 | A Ansiedade no Processo Ensino/Aprendizagem de música e na Performance Musical
Presidente do júri
|
Marisa de Brito Taveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016/01/12 | O registo Audiovisual como ferramenta para o estudo Instrumental do Violoncelo
Presidente do júri
|
Estefânia da Silva Fernandes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 | Concursos e a sua importância no ensino do clarinete
Arguente principal
|
Nuno Ricardo Fernandes Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015/12/15 | Nove canções populares portuguesas para violino com acompanhamento de piano
Presidente do júri
|
Ana Cristina Faria Veloso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015/04/30 | A implementação do ensino em grupo na classe de violino no Centro de Cultura Musical - estudo de caso
Arguente
|
José Duarte da Silva Faria (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015/02/27 | Contributos para a elaboração do programa da disciplina de classe de conjunto vocal: o caso da academia de Música de Viana
do Castelo
Arguente principal
|
Isabel Maria Pinheiro da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2015 | La voix Humaine Cocteau/ Poulenc: A interprete e a expressão de emoções
Arguente principal
|
Maria Joaquina Alves Dias Cardoso Ly (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2015 | A Technicolor Promise: Canto e Práticas aplicadas a crianças da Fundação Conservatório Regional de Música de Gaia
Arguente principal
|
Irma Lizi Castro Correia Amado (Mestrado)
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal
|
2014/07/14 | Poesia de A. K. Tolstoy em duas abordagens para canto e piano
Arguente principal
|
SUSANA MILENA BATISTA FERREIRA (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2014 | Interpretação dos Lieder de Rachmaninov | Susana Milena (Mestrado) |
2014 | Cantar em coro : estudo de caso de uma área do Norte Litoral de Portugal
Vogal
|
Ana Maria da Costa Veloso Seixas (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2013/09/09 | A expressividade do corpo no espaço cénico da performance vocal
Arguente principal
|
Deborah Moraes Gonçalves de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2013 | Projetos artístico-musicais: O contributo do ensino não formal para o desempenho académico e para a consolidação das competências
musicais no segundo ciclo do ensino básico
Vogal
|
Márcia Lopes de Moura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2011 | A Respiração na pratica do ensino do Canto
Arguente principal
|
Joana de Abreu Freire Teixeira Valente (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2009 | A pedagogia do canto através do movimento corporal: o uso da bola suíça e da faixa elástica no treino vocal de estudantes
de canto
Arguente principal
|
Moacyr Silva Costa Filho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2020 | VII Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música "Sailing the Future in Music Education: Artistic Education 4.0." | Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes |
2019/01 - 2019/03/23 | Música Analítica- Porto Internacional Symposium on the Analysis and Theory of Music | Escola das artes - Universiade Católica Portuguesa |
2018 - 2018/11 | VI JORNADAS DE PEDAGOGIA NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO DA MÚSICA “O Ensino de Música na Descentralização” | universidade Catolica Portuguesa - Escola das Artes |
2017 - 2018/03 | ICMuC 2018: International Chamber Music Conference 2018 - Porto | ESMAE & Casa da Música |
2016 - 2017 | V Jornadas de Pedagogia no Ensino Artístico Especializado da Música. "Criatividade e Inovação no Ensino de Música" | Universidade Catolica Portuguesa - Escola das Artes |
2015/10/23 - 2015/10/24 | IV JORNADAS DE PEDAGOGIA NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO DA MÚSICA | Univ. Catolica Portuguesa - Escola das Artes |
2014/06/27 - 2014/06/28 | III JORNADAS DE PEDAGOGIA NO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO DA MÚSICA | Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - 2020 | Revista Portuguesa de Investigação Educacional (1645-4006) | Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa |
2018 - 2018/08 | Psychology of Music (03057356) | SAGE Publishing Journal |
2011/01/10 - 2016/09/19 | Revista de Ciência e Tecnologia das Artes (1646-9798) | Universidade Católica Portuguesa |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/11 - Atual | Computer Music | Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2016 - Atual | Psicologia da Música | Licenciatura em Som e Imagem (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2015 - Atual | Projeto de Intervenção Pedagógica | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2015 - Atual | Seminário de Intervenção Pedagógica | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2015 - Atual | Canto I e II | Pós-Graduação em Música Sacra (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2012 - Atual | Repertório e Interpretação no ensino do Canto | Mestrado em Pedagogia Musical (Canto) (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2010/09 - Atual | Canto | (Outros) | Centro Regional do Porto, Portugal |
2010/09 - Atual | Repertório, Interpretação e contextualização histórica do Canto | (Outros) | Centro Regional do Porto, Portugal |
2010/09 - Atual | Didática Especifica do Canto | (Outros) | Centro Regional do Porto, Portugal |
2010/09 - Atual | Repertório e Interpretação no Ensino do Canto | (Outros) | Centro Regional do Porto, Portugal |
2010/09 - Atual | Dicção, fonética e terminologia no Canto | (Outros) | Centro Regional do Porto, Portugal |
2010/09 - Atual | Formação Vocal | (Outros) | Centro Regional do Porto, Portugal |
2010/09 - Atual | Didática da Música | (Outros) | Centro Regional do Porto, Portugal |
2010 - Atual | Prática Profissional I e II | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2010 - Atual | Área da Docência I e II | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2010 - Atual | Didática Específica da Música III (Canto) | Mestrado em Pedagogia Musical (Canto) (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2010 - Atual | Estágio | Mestrado em Pedagogia Musical (Canto) (Mestrado) | |
2010 - Atual | Diccção | Mestrado em Pedagogia Musical (Canto) (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2010 - Atual | Canto I, II, III e IV | Mestrado em Performance Musical (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2010 - Atual | Projeto Artístico Musical I e II | Mestrado em Performance Musical (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2010 - Atual | Colóquios de Dissertação | Mestrado em Performance Musical (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2010 - 2018 | Canto I, II, III e IV | Mestrado em Pedagogia Musical (Canto) (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2002 - 2018 | Canto I, II, III, IV, V e VI | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2002 - 2018 | Formação Vocal I, II, III, IV e V | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2002 - 2018 | Formação Vocal I, II, III, IV e V | Licenciatura em Música Sacra (Licenciatura) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2015/09 - 2017/08 | Psicopedagogia | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2015 - 2017 | Orientação de Relatório de Prática Profissional | Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Leadership | Master in Choral Conducting (Master Universitario) | University of Saint Joseph, Macau |
2013 - 2016 | Voice | Especialização (Master) | University of Saint Joseph, China |
2013 - 2016 | Dissertation | Master Choral Conducting (Master) | University of Saint Joseph, China |
2005 - 2005 | Produção de Opera | Aperfeiçoamento (Curso médio) | |
2001 - 2004 | Canto | Música (Ensino secundário) | Conservatório de Música de Águeda, Portugal |
2001 - 2004 | Direção Coral | Música (Ensino secundário) | Conservatório de Música de Águeda, Portugal |
2001 - 2004 | Classes de Conjunto | Música (Ensino secundário) | Conservatório de Música de Águeda, Portugal |
2001 - 2003 | Atelier de Expressão Musical | Licenciatura Educação de Infância (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Portugal |
2001 - 2003 | Atelier de Música, Movimento e Drama | Licenciatura professores do 1.o Ciclo (Licenciatura) | Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Associada |
2010/10 - Atual | Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano | |
2010/07 - Atual | Centro Investigação em ciência e Tecnologia das Artes |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/09/24 - 2020/09/26 | Serra, S. (2020). Sailing the Future in Music Education: Artistic Education 4.0. VII Jornadas de Pedagogia no Ensino de Artístico
Especializado da Música. 24-26 setembro 2020. Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa. (Membro da comissãocientífica).http://artes.porto.ucp.pt/pt/jornadasdepedagogianoensinodemusica?msite=6
Coordenador
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2020/09/24 - 2020/09/26 | 2020. Membro da comissão organizadora e executiva das VII Jornadas de Pedagogia no Ensino de Artístico Especializado da Música.
Sailing the Future in Music Education: Artistic Education 4.0. 24-26 setembro 2020. Escola das Artes, Universidade Católica
Portuguesa. http://artes.porto.ucp.pt/pt/jornadasdepedagogianoensinodemusica
Membro
|
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Distinções
Prémio
2005 | Jovens Empreendedores XXI
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Portugal
|
1999 | Bolsas de estudo para aperfeiçoamento artístico em Música pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Portugal
|
Outra distinção
2005 | Bolsa de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2001 | Tracy Chadwell Singing Prize
Guildhall School of Music and Drama London, Portugal
|