Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gabriel das Neves Cipriano
Nomes de citação
- Cipriano, Gabriel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- EE13-E16E-8471
- ORCID iD
- 0000-0002-0991-5499
Endereços de correio eletrónico
- gabriel.cipriano@iscte-iul.pt (Profissional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/gabriel-cipriano/cv (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências Políticas
- Ciências Sociais
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024
Em curso
|
Policies of School Administration and Management (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2022
Concluído
|
Data Analysis in the Social Sciences (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
|
18 valores |
2019
Concluído
|
School Administration (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
18 valores |
2007
Concluído
|
Basic Education Teacher in Music Education (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2024/12/31 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal | ||
2010/01/01 - 2020/12/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - 2025/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal |
2022/09/01 - 2023/02/28 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01 - Atual | Portuguese students' assessment: The impact of the Covid-19 pandemic on an ongoing process of change
BD 2020.05847
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Baseline study methodology plan and protocol
Investigador
|
Aga Khan Foundation |
2010/01/01 - 2012/12/31 | Marcos Portugal: a obra e sua disseminação
PTDC/EAT-MMU/099243/2008
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/08 | "I used to know but I’m not sure now – what was I made for?" Teachers’ concerns about the use of Artificial Intelligence in classroom assessment. | Association for Educational Assessment - Europe, 25th annual conference | Advances in Educational Assessment Practices: Considering
the use of Technology, Artificial Intelligence, and Process Data for Assessment in the 21st Century
Association for Educational Assessment - Europe (Paphos, Chipre)
|
2024/06/13 | Impacts of teachers’ continuous professional development in their assessment practices and beliefs | International Council on Education for Teaching (ICET) – 65th World Assembly | Enhancing The Teaching Profession Through Quality
Teacher Education: Purpose, Policy And Practice In Times Of Teacher Shortage
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2024/01/26 | Évaluation des apprentissages pendant la 1ère vague de la pandémie de covid-19, avec un regard sur l'éducation spécialisée. | 35ème colloque de l'Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation | L´évaluation face aux
défis de la diversité et de l'inclusion: entre normes et différenciations
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/11/02 | Towards external assessments dematerialization - Are we ready? Portuguese school principals' concerns. | Association for Educational Assessment - Europe, 24th annual conference | Assessment reform journeys: intentions, enactment
and evaluation
AEA-Europe (Valletta, Malta)
|
2023/06/06 | The washback effect of external assessments and the Covid-19 pandemic: Perceptions of school principals in Portugal | Association for Educational Assessment - Europe: Postgraduate Student and Early Career Researcher Network Webinars
Association for Educational Assessment - Europe (Países Baixos)
|
2023/04/03 | L'évaluation externe des élèves dans l'après-pandémie: Perceptions des directeurs d'école au Portugal | 34ème colloque de l'Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation | Évaluation des apprentissages:
continuités et ruptures
Université de Mons (Mons, Bélgica)
|
2022/05/19 | Avaliação das aprendizagens: Desafios e soluções durante a pandemia Covid-19 em Portugal | VIII Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/03 | Portuguese teachers' beliefs on assessment and grade repetition | Seminário Desenhos de Pesquisas em Ciências Sociais: desafios e aprendizagens
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/20 | Avaliação das aprendizagens em Portugal durante a pandemia | X Simpósio de Organização e Gestão Escolar | A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2021/11/04 | Reshaping external high-stake assessment to mitigate students’ inequality during the first stage of Covid-19 pandemic in Portugal | Association for Educational Assessment - Europe, 22nd annual conference | Assessment for Changing Times: Opportunities and
Challenges
Association for Educational Assessment - Europe (Países Baixos)
|
2021/09/01 | Croyances sur l'évaluation et le redoublement scolaire des enseignants au Portugal | Carrefour(s) de discussions des recherches doctorales en évaluation: causons, échangeons, communiquons - Université d'Eté
ADMEE Europe
ADMEE Europe - Association pour le Développement des Méthodologies d’Évaluation en Éducation (Bélgica)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025/02/28 - 2025/02/28 | International Conference Cycle on Education | The Algorithmic Classroom: Navigating Platformisation and Datafication in Compulsory
Education by Professor Øystein Gilje (University of Oslo, Norway) (2025/02/28 - 2025/02/28)
Seminário (Coorganizador)
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2025/02/01 - 2025/08/31 | Statistics and Data Analysis I | Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/09/01 - 2025/02/28 | Descriptive Data Analysis for the Social Sciences | Sociologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09/01 - 2023/02/28 | Research Methods and Techniques in Social Sciences | Serviço Social (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Distinções
Prémio
2021 | Prémio de mérito Iscte - Finalista de mestrado [Iscte merit award - Masters' finalist]
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 | Prémio de mérito Iscte - Ingresso em mestrado [Iscte merit award - Masters' admission]
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|