Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filomena Ermida Figueiredo Branco da Ponte
Nomes de citação
- Ponte, Filomena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F519-0A99-670C
- ORCID iD
- 0000-0003-3599-5872
Endereços de correio eletrónico
- filomenaponte@hotmail.com (Profissional)
- fponte@braga.ucp.pt (Profissional)
Moradas
- Rua de S. Vítor nº 18 2º andar, 4710-439, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2001 - 2006
Concluído
|
Psicologia Evolutiva e da Educação (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"Os processos de atenção e de memória em crianças e adolescentes de diferentes estilos cognitivos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobressaliente Cum Laude |
2002
Concluído
|
Diploma de Estudos Avançados (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
|
2000
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Formação Psicológica de Professores
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"O texto gráfico - outra forma de reconto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2000
Concluído
|
DESE em Educação Especial. (Diploma de especialização)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1997
Concluído
|
Formadora (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
1993
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Educação pela Arte
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
|
1976
Concluído
|
Artes Visuais (Bacharelato)
Especialização em via ensino
Escola de Artes Visuais Soares dos Reis do Porto, Portugal
|
|
1975
Concluído
|
Magistério Primário (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Pedagógica de Moçambique , Moçambique |
Universidade Pedagógica de Moçambique , Moçambique | ||
2004 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004 - Atual | Coordenação dos Cursos de pós-graduação II-Ciclo em Ciências da Educação: Educação Especial | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal | ||
2005 - 2009 | Directora-adjunta | Revista SONHAR-APPACDM, Portugal |
Revista SONHAR-APPACDM, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09 | Apresentação do Simpósio "Inclusão: Práticas de individualização e diferenciação pedagógica" | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/09 | Apresentação do Simpósio "Práticas Inclusivas e Promoção do Bem-Estar e Qualidade de Vida do Aluno com NEE" | 4º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico Gaya (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2023/06 | Apresentação do Simpósio “Loneliness and social, isolation, new challenges and resources”, | 33st International Conference of Geriatrics and Gerontology
(Vigo, Espanha)
|
2022/11 | Coping strategies to improve the mental health of Women throughout the world | 9th World Congresso n Women´s Mental Health
Alliance for Gender and Mental Health (Maastricht, Países Baixos)
|
2022/09 | Necessidades Educativas Especiais: crianças e jovens com NEE: Escola, Família e Comunidade | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/09 | Inclusão: Práticas de individualização e diferenciação pedagógica | 4º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2022/09 | Inclusão: práticas de individualização e diferenciação pedagógica | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2022/09 | Apresentação do Simpósio "Realidades e Políticas Educativas em Contextos Inclusivos" | 4º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico Gaya (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2022/07 | Práticas Inclusivas e Promoção do Bem-Estar e Qualidade de Vida do Aluno com NEE | II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022)
Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2022/07 | Apresentação do Simpósio "Educação Especial em Portugal e Brasil-Políticas Educativas" | II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022)
Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2022 | Realidades e Políticas Educativas em Contextos Inclusivos | II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022)
Universidade Aberta (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2021/11/10 | Sexualidade na Deficiência | XXX Congresso Internacional de PsicologiaY Educacion INFAD
INFAD - Asociación de Profesionales en Psicología y Ciencias Afines. (Zaragoza, Espanha)
|
2021/07/22 | Promoção da saúde, qualidade de vida e suporte psicossocial a populações em situação de risco | I CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTELIGÊNCIA COLETIVA SISTÊMICA: MOBILIZANDO COMPETÊNCIAS EM PROL DA VIDA
Faculdades ISEIB (Brasil)
|
2021/07 | Educar para el Arte: propuesta estratégica creativa e innovadora del proceso de enseñanza-aprendizaje. | II Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas
INNTED (Espanha)
|
2021/07 | Educar para el Arte: propuesta estratégica creativa e inoovadora del proceso de enseñanza-aprendizaje. | II Congreso Internacional de Innovación y Tendencias Educativas. INNTED 2021
Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha)
|
2020/12/08 | Praticas Sistémicas na Perspetiva Jurídica e Psicopedagógica | I WORKSHOP DIGITAL SISTÊMICO
Faculdades ISEIB (Brasil)
|
2020 | Educating by Art. From tale to Painted Retelling | CRLC International
Departamento of Music of the University of West Bohemia in Pilsen – Praga (Pilsen, República Checa)
|
2019/09/20 | Educating by Art: From tale to painted retelling | Academic Seminar Czech Republic and the Lusophonic Countries: Education, Technologies and Pedagogic Training
Departament of Art and Music of the Facultaty of Education - University of West Bohemia in Pilsen (Pilsen, República Checa)
|
2019/09/09 | Apresentação do Simpósio “Espaços de aprendizagem: desafios lúdicos, criativos e construtivos” | VII Seminário Internacional - “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho"
Instituto da Educação - Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/09 | Apresentação de um Simpósio ”Com (viver) com a diferença” | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade de Coruña (Coruña, Espanha)
|
2019 | Sobredotação”: da revisão da literatura à aceleração escolar em Portugal | Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2018 | Alunos surdos: Aptidões linguísticas e representações de textos escritos | XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
|
2018 | Sobredotação: Aceleração Escolar: (des)vantagens desta medida educativa | XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
|
2018 | Distrofia Muscular de Duchenne: contexto de inclusão nas estruturas regulares de ensino | XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
|
2018 | Diferenciação pedagógica em alunos com NEE: uma amostra de uma escola portuguesa | XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
|
2018 | Esquizofrenia: abordagem a uma vertente específica das doenças mentais em contexto escolar | XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
|
2018 | A importância da participação e colaboração da família de crianças com NEE | XIII Congresso Internacional ANEIS
(Portugal)
|
2018 | Field Dependence and Cognitive Style in the Academic Performance of Children and Adolescents | Twenty-fifth International Conference on Learning
University of Athens (Atenas, Grécia)
|
2017 | Trissomia 21… Que resposta educativa? | XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2017 | Competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos por alunos surdos | XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2017 | A importância do envolvimento parental em crianças e adolescentes com epilepsia | XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2017 | Estilos parentais e necessidades educativas especiais: um estudo de caso | XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2017 | O outro lado: irmãos de pessoas com deficiência | XIV CONGRESS INTERNATIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2017 | Medicalização: os dilemas da prática educativa | II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC “Educação Universal e de Qualidade: Contributos da Investigação”
(Portugal)
|
2017 | Alunos Surdos: Competências inferenciais e linguísticas na interpretação de textos narrativos | I Congresso Internacional de Psicologia, Salud y Educacon
(Oviedo, Espanha)
|
2017 | Psychopedagogical servisse for special students: A proposal | I Congresso Internacional de Psicologia, Salud y Educacon
(Oviedo, Espanha)
|
2016 | Estilos Cognitivos e Sobredotação: Conformidade de indicadores cognitivos em contexto de aprendizagem | I Congresso Internacional: Nuevas perspectivas en el estudio de la superdotación y el talento
Universidade de Múrcia (Espanha)
|
2016 | Estilos Cognitivos e Sobredotação: Conformidade de indicadores cognitivos em contexto de aprendizagem | 4th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Santiago de Compostela (Espanha)
|
2016 | Serendipidade: Uma variável ponderada na sobredotação!? | CONGRESSO INTERNACIONAL da ANEIS
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação –Universidade de Coimbra (Portugal)
|
2016 | A Importância da Intervenção Precoce em alunos com comportamentos desajustados | IV Seminário Internacional “ Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Instituto da Educação-Universidade do Minho (Portugal)
|
2016 | Loss of Ressurces, Health Habits, Self-esteem and Psychological Health of victims of intimate partner violence | CONGRESSO- EHPS/DHP 2016
University of Aberdeen
|
2016 | :”Loss of Ressurces, Health Habits, Self-esteem and Psychological Health of victims of intimate partner violence | Scotland European Health Psychology Society and British Psychological Society Division of Health Psychology Conference 2016
University of Aberdeen
|
2016 | Predictors of negative attitudes towards aging and sexual behavior in old people | INTERNATIONAL CONVENCIONAL of PSYCHOLOGICAL SCIENCE
(Viena, Áustria)
|
2016 | Controversy of Medicalization in Educational context | 5th INTERNACIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander, Espanha)
|
2016 | The fraternal relationship of disabled brother | 5th INTERNACIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander, Espanha)
|
2016 | Problem solving Program with portuguese adolescentes | 5th INTERNACIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
(Santander, Espanha)
|
2016 | Problem solving Program with portuguese adolescentes | 15th INTERNACIONAL CONFERENCE on: Excellence, Innovation, & Creativity in Basic-Higher Education & Psychology
(Lisboa, Portugal)
|
2014 | A Importância da Hidroterapia na qualidade de vida do portador de hidrocefalia | XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2014 | O impacto da Parentalidade no Desenvolvimento Psicossocial das crianças e jovens com NEE | XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2014 | «Perda Auditiva do idoso (Presbiacusia): Consequências Cognitivas e Comportamentais» | X Congresso Hispano-Luso de Gerontologia Zamora
Universidad Nacional de Educación a Distancia en Zamora (Espanha)
|
2014 | Educar pela Arte: (re) encontro de sensibilidades/criação/transgressão | Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias aplicas à História
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
|
2014 | Metodologías Visuales: La prevención del comportamiento agresivo en las familias portuguesas con niños. | Congresso Internacional de Ciências de la Educacion y del desarrollo
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2014 | The importance of music therapy in individuals with autism sprectrum disorder | Congresso Internacional de Ciências de la Educacion y del desarrollo
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
|
2013 | Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos | Jornadas de Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
|
2013 | DA ESCOLA DA NORMALIDADE À ESCOLA DA DIVERSIDADE: A EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NOS ÚLTIMOS 30 ANOS EM PORTUGAL E EM BRAGA. | 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
|
2013 | CONTEXTOS BILINGUES: CRESCIMENTO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS SURDOS | 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
|
2013 | A IMPORTÂNCIA DA VOZ NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO | 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
|
2013 | “AS PERSPETIVAS DOS PROFISSIONAIS DE INTERVENÇÃO PRECOCE ACERCA DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO “ASSESSMENT OF PEER RELATIONS”» | 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
|
2013 | DESPORTO ADAPTADO: INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL | 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
|
2013 | A QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DE PRATICANTES OU ATLETAS DE DESPORTO ADAPTADO- BOCIA | 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
Instituto Superior Politécnico de Gaya (Portugal)
|
2013 | A transição para a Vida Ativa do Jovem/Adolescente com Necessidades Educativas Especiais. | 1º COLÓQUIO CABO-VERDIANO DA EDUCAÇÃO. Nas Pegadas das Reformas Educativas
Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde)
|
2013 | Ensino colaborativo: Partilha de saberes e de interesses | I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação
Instituto de Educação da UNIVERSIDADE DE LISBOA (Portugal)
|
2013 | Engagement. Práticas Educativas Centradas nos Estilos de Aprendizagem dos alunos | I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação
Instituto de Educação da UNIVERSIDADE DE LISBOA (Portugal)
|
2013 | Apresentação de um Simpósio Comunicação de Conduta: Palavra, Gesto, Voz e Fala | XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2013 | Sintomatologia Depressiva e Ansiosa em Crianças com e sem Obesidade | XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2013 | Inclusão de uma criança autista de etnia Cigana numa escola regular | XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA
Universidade do Minho (Portugal)
|
2013 | Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos | Jornadas de Psicologia da Educação
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
|
2013 | Cidade Educadora: Contributo sócio-educativo da Faculdade de Ciências Sociais | Congresso da Câmara Municipal de Braga: Cidades Educadoras
Câmara Municipal de Braga (Portugal)
|
2012 | A importância da voz e da fala do professor na transmissão da informação | Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos»
Universidade do Minho
|
2012 | Gestão de conflitos familiares e competências parentais | Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos»
Universidade do Minho
|
2012 | Práticas e Competências parentais | Seminário Internacional «Contributos da psicologia em contextos educativos»
Universidade do Minho
|
2012 | The importance of music therapy in individuals with Autism Spectrum Disorders | 21st Annual World Congress on Learning Disabilities
(Espanha)
|
2012 | The emergency of diferentiadted | 21st Annual World Congress on Learning Disabilities
(Espanha)
|
2012 | The impact of parental style in Psychosocial development of children and youth with sen | 1º Congresso Internacional de Parentalidade
Instituto de Psicologia e de Neuropsicologia do Porto (Portugal)
|
2012 | Alunos talentosos: Medidas educativas | Congresso Internacional ANEIS 2012 - Sobredotação: Práticas inclusivas promotoras de talentos
(Portugal)
|
2012 | A Delinquência Infantil: Estudo de caso | Seminário Delinquência Juvenil: Explicações e Implicações
Instituto Superior da Maia (Maia, Portugal)
|
2012 | Alunos com NEE nas práticas Educativas | II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
universidade do Minho
|
2012 | Sobredotação, Criatividade ou Serendipidade? | Sobredotação e Talento: Atenção da Escola à diversidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011/07 | Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: Estudo com estudantes de enfermagem. | VII Congresso Ibericoamericano de Psicologia
(Oviedo, Espanha)
|
2011/07 | Avaliação da Inteligência e do Estilo Cognitivo (DIC): Impacto na produção escrita das crianças | VIII Congresso Ibericoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica/XVI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | A inclusão de alunos surdos nas escolas regulares | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
(Coruña, Espanha)
|
2011 | A importância da imagem na motivação de crianças com NEE para a literatura infantil | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxi
(Coruña, Espanha)
|
2011 | A função dos Implantes Cocleares em crianças e adolescentes com surdez | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruña (Coruña, Espanha)
|
2011 | Sobredotação, Criatividadeou Serendipidade? | Congresso Internacional da ANEIS
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | O Impacto do Estilo Parental no desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens NEE | 1ª Congresso Internacional de Parentalidade
Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014 - 2014 | A Inclusão do aluno com síndrome de Williams: da teoria à pratica mediante uma relação de dádiva
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Processo da Compreensão leitora de crianças surdas Diferenças semânticas: O surdo Gestualista e o Surdo Oralista
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 - 2014 | Desbravando Caminhos e Preconceitos, Jovens com Cegueira
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 - 2014 | Percursos de Inclusão: Utopia ou realidade?
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 - 2014 | A Importância do Envolvimento Parental no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes com Epilepsia
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Profecias auto realizadas de pais de crianças com NEE
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | O autoconceito em jovens com síndrome de Aspeger
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Ler e Compreender – A fluência da leitura
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Intervenção precoce e envolvimento parental
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | A sexualidade na pessoa com trissomia 21
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Sobredotação: a importância do conhecimento curricular como medida educativa de alunos sobredotados
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Processo da compreensão leitora de crianças surdas. Diferenças semânticas: o surdo gestaltista e o surdo implantado
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | O impacto da hipoterapia em crianças com síndrome de Angelman
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Musicoterapia e síndrome de Asperger
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Intervenção psicomotora no contexto escolar com crianças de risco
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | O outro lado: irmãos de crianças com NEE
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | O multiculturalismo: integração e socialização de crianças e diversas culturas
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Importância do envolvimento parental no desenvolvimento de uma criança com epilepsia
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | A importância do diagnostico/interpretação precoce na deficiência auditiva para o desenvolvimento da criança surda
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Real Inclusão de crianças com Especto do Autismo
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | A inclusão de uma criança portadora de espinha Bífida: estudo de caso
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Delinquência: A importância da Intervenção Precoce em alunos com comportamentos desajustados
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Ensino Colaborativo:clima de partilha
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | A expressão plástica cenário de comunicação da criança com NEE
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Da escola da normalização à escola da diversidade: Perspetivas da educação de surdos nos últimos 30 anos em Portugal
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Alunos sobredotados: Emergência de um atendimento diferenciado
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Importância do desporto e da atividade física na pessoa com deficiência. Boccia
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Deficiência Mental: Integrar vencendo barreiras
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Défice cognitivo na neurofibromatose Tipo 1
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | A Importância da voz do professor na transmissão de informação
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Actividade Física Adaptada: Saúde e Inclusão de Alunos portadores de Paralisia Cerebral
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 - 2012 | Crianças com Paralisia Cerebral: Ensino domiciliário
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 - 2012 | Terapias da Fala
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 - 2012 | A catequese: Contexto educativo para crianças com NEE
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 - 2012 | Articulação das Áreas Científicas com as áreas das Expressões: estratégia Educacional para uma criança com Síndrome Alcoólica
Fetal (SAF)
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 - 2012 | Malformação Fetal: A (in) sustentabilidade da confirmação
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 - 2012 | Crianças Autistas: Envolvimento Parental numa Escola Inclusiva
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 - 2012 | Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2010 - 2011 | Sons e silenciamentos: Musicoterapia no tratamento de crianças com perturbações do espectro do autismo
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2010 - 2011 | Sobredotação: O outro pólo das NEE
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2010 - 2011 | A importância da imagem na motivação de crianças com NEE, para a literatura infantil
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2010 - 2011 | As IPSS´s face à inserção/inclusão de crianças com NEE
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2010 - 2011 | A Transição para a Vida Activa dos Jovens com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2010 - 2011 | A Influência da Hidroterapia na Qualidade de Vida do Portador de Hidrocefalia
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2010 - 2011 | Estilos Parentais dos pais de crianças com transtorno de hiperactividade e défice de atenção (THDA)
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2010 - 2011 | Sons e silêncios, musicoterapia no tratamento de indivíduos com perturbações do espectro do autismo
Orientador
|
Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC “Educação Universal e de Qualidade: Contributos da Investigação”
(2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | X CONGRESSO HISPANO-LUSO DE GERONTOLOGIA ZAMORA (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidad Nacional de Educación a Distancia en Zamora, Espanha |
2014 - 2014 | Jornadas de Gerontologia Social (2014 - 2014)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2014 - 2014 | Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias aplicadas à História (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2014 - 2014 | Moderação do painel: O ENVELHECIMENTO E AS MUDANÇAS SOCIAIS nas JORNADAS DE GERONTOLOGIA SOCIAL (2014 - 2014)
Outro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2014 - 2014 | Apresentação de um Simpósio: Prazer e Sofrimento no trabalho, Experiências de Percurso: Riscos, Flow, Mobbing e Bournout no
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (2014 - 2014)
Congresso (Coorganizador)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2014 - 2014 | Congresso Internacional de Ciências de la Educacion y del desarrollo (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidad de Granada, Espanha |
2014 - 2014 | II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2013/11/23 - 2013/11/23 | II JORNADAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- SINGULARIDADE PROCEDIMENTAL, EQUIDADE CONTEXTUAL (2013 - 2013)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2013 - 2013 | CONGRESSO INTERNACIONAL DOS RISCOS À CRIMINALIDADE (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2013 - 2013 | COLÓQUIO PROTEÇÃO SOCIAL E EMIGRAÇÕES (2013 - 2013)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2013 - 2013 | II SEMINÁRIO INTERNACIONAL “TEMPOS SOCIAIS E O MUNDO CONTEMPORÂNEO” (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2013 - 2013 | JORNADAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (2013 - 2013)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2013 - 2013 | Seminário temático: A inclusão de crianças surdas, no âmbito do Mestrado de Ciências da Educação-Educação Especial (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2012 - 2012 | CONGRESSO INTERNACIONAL ANEIS 2012 - SOBREDOTAÇÃO: Práticas inclusivas promotoras de talentos (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Portugal |
2011 - 2011 | Colóquio Intervenção Psicossocial em Situação de Crise (2011 - 2011)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2011 - 2011 | Congresso Internacional da ANEIS- (2011/11/18 - 2011/11/19)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | INTERNACIONAL CONVENTION of PSYCHOLOGICAL SCIENCE
Congresso
|
INTERNACIONAL CONVENTION of PSYCHOLOGICAL SCIENCE
Association for Psychological Science, Estados Unidos
|
2011/07/25 - 2011/07/27 | VIII Congresso Ibericoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica/XVI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas
e Contextos
Congresso
|
|
2011/07/20 - 2011/07/24 | VII Congresso Ibericoamericano de Psicologia
Congresso
|
|
2011 - 2011 | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Congresso
|
|
2011 - 2011 | Congresso Internacional da ANEIS-2011.Sobredotação e Talento: Atenção da Escola à diversidade
Congresso
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09/27 | Desenvolvimento da criatividade de alunos brasileiros do ensino fundamental
Arguente
|
Themys Moura de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/09/24 | Qualidade de vida, Satisfação por Compaixão em médicos veterinários portugueses
Presidente do júri
|
Inês Carvalho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2017 | Metodologias de ensino e aprendizagem da natação na adaptação ao meio aquático: Um estudo comparativo em piscinas municipais
no distrito de Aveiro
Arguente
|
Tiago Manuel Jesus Leite Soares (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2017 | Apoio Social Percibido e axuste nos Estudantes Universitários de Primeiro ano
Arguente
|
Zeltia Martinez López (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2014 | Avaliação dos efeitos de um programa de enriquecimento e estimulação do potencial cognitivo (PEEC) - estudo com alunos com
défice cognitivo moderado.
Arguente
|
Maria Fernanda Serrão Bastos de Oliveira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 | Atenção, memória emocional explícita e implícita em idosos portugueses.
Arguente
|
Tânia Elisabete Jerónimo Prata (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 | A EFICÁCIA ESCOLAR E LIDERANÇA PEDAGÓGICA PERCEBIDA E O SUCESSO DOS ALUNOS
Arguente
|
José Pedro Saraiva Vieira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2014 | Aprendizagem cooperativa e autonomia em contexto escolar. Um estudo no ensino básico
Arguente
|
Teresa dos Santos Maduro Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | A escola continua aqui: intervenção educativa em contexto hospitalar
Arguente
|
Joana Sofia de Sousa Figueiredo (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014 | O Agrupamento de Escolas Santos Simões como Projecto Educativo. A construção de uma Identidade
Presidente do júri
|
Benjamim Sampaio (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | Agrupamentos de Escolas: O Agrupamento Professor Carlos Teixeira na Rede Escolar do Concelho de Fafe
Presidente do júri
|
Jorge Manuel Magalhães Machado (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | Professor e Gestor Intermédio numa Escola para Todos e Cada Um
Presidente do júri
|
Nuno Daniel Casalta (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | Pratica de Ensino e Investigação Pedagógica: Banda Desenhada como recurso educativo
Presidente do júri
|
Bruno Galvão Ambrioso (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | O diretor de Escola: Liderança, Mimetismo e Inovação
Presidente do júri
|
Luís Henrique Cardoso Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | Efeitos do Programa de Estimulação Cognitiva em idosos Institucionalizados na Unidade do Sagrado Coração de Jesus com défices
cognitivos moderados
Presidente do júri
|
Aida Matimba (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | A Inclusão do aluno com síndrome de Williams: da teoria à pratica mediante uma relação de dádiva
Orientador
|
Agostinha da Conceição Machado Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | Processo da Compreensão leitora de crianças surdas Diferenças semânticas: O surdo Gestualista e o Surdo Oralista
Orientador
|
Paula Alexandra Ferraz da Cunha Freitas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | Desbravando Caminhos e Preconceitos, Jovens com Cegueira
Orientador
|
Teresa de Jesus Ferreira de Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | Município da Póvoa de Lanhoso: Contributos para a Construção da História dos Agrupamentos de Escola- O Agrupamento de Escolas
Gonçalo Sampaio
Presidente do júri
|
Luísa Maria Rodrigues Sousa Dias (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | A Aprendizagem baseada em problemas. Um modelo de ensino para a disciplina de TIC
Presidente do júri
|
Susana Isabel Seabra das Neves (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | Projeto Educativo de Escola
Presidente do júri
|
António Gonçalves de Carvalho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | O diretor de Escola: Liderança, Mimetismo e Inovação
Presidente do júri
|
Luís Henrique Cardoso Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | A Construção do Sucesso Escolar em Contexto da Prática de Ensino Supervisionado
Presidente do júri
|
Lisete Rito Gaspar (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | Utilização das tecnologias em crianças com perturbação do espectro do Autismo em contexto da Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
|
Vera Mónica Loureiro Ferreira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | -Percursos de Inclusão: Utopia ou realidade?
Orientador
|
Patrícia da Conceição Barbosa de Freitas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2014 | A Inclusão do aluno com síndrome de Williams: da teoria à pratica mediante uma relação de dádiva
Orientador
|
Agostinha da Conceição Machado Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Profecias auto realizadas de pais de crianças com NEE
Orientador
|
Ana Cláudia Alves Paulino (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | O autoconceito em jovens com síndrome de Aspeger
Orientador
|
Ana Rita Janela de Araújo Rodrigues (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Ler e Compreender – A fluência da leitura
Orientador
|
Anabela Afonso dos Santos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Intervenção precoce e envolvimento parental
Orientador
|
Liliana Rodrigues da Cruz (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | A sexualidade na pessoa com trissomia 21
Orientador
|
Margarida da Graça de Oliveira Andrade (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Sobredotação: a importância do conhecimento curricular como medida educativa de alunos sobredotados
Orientador
|
Maria do Sameiro Oliveira Santos Carvalho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Processo da compreensão leitora de crianças surdas. Diferenças semânticas: o surdo gestaltista e o surdo implantado
Orientador
|
Paula Alexandra Ferraz da Cunha Freitas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | O impacto da hipoterapia em crianças com síndrome de Angelman
Orientador
|
Paula Cristina Fernandes de Freitas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Musicoterapia e síndrome de Asperger
Orientador
|
Rosa Margarida Ferreira Dantas (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Intervenção psicomotora no contexto escolar com crianças de risco
Orientador
|
Sara Maria Antunes Ferreira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | O outro lado: irmãos de crianças com NEE
Orientador
|
Sara Raquel Arteiro Barbosa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | O multiculturalismo: integração e socialização de crianças e diversas culturas
Orientador
|
Sónia Marisa de Sousa Oliveira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Importância do envolvimento parental no desenvolvimento de uma criança com epilepsia
Orientador
|
Tânia Alexandra Ferreira Carneiro Castelo Baptista (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | A importância do diagnostico/interpretação precoce na deficiência auditiva para o desenvolvimento da criança surda
Orientador
|
Luiza Valadares (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Real Inclusão de crianças com Especto do Autismo
Orientador
|
Carolina Sousa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | A inclusão de uma criança portadora de espinha Bífida: estudo de caso
Orientador
|
Rosa Cristina Sousa Costa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Aprendizagem ao longo da vida: os desafios na mobilização de competências do ser professor e do ser aluno
Presidente do júri
|
Vitor Manuel Venâncio Machado (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Actividade Física Adaptada: Saúde e Inclusão de Alunos portadores de Paralisia Cerebral
Orientador
|
Fernando José Prieto Braga De Sousa Moura (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Delinquência: A importância da Intervenção Precoce em alunos com comportamentos desajustados
Orientador
|
Matilde Rocha (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Ensino Colaborativo:clima de partilha
Orientador
|
Carla Manuela Lemos Silva Frade (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | A expressão plástica cenário de comunicação da criança com NEE
Orientador
|
Carla Susana Esteves Gonçalves (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Da escola da normalização à escola da diversidade: Perspetivas da educação de surdos nos últimos 30 anos em Portugal
Orientador
|
Maria Luísa Campos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Alunos sobredotados: Emergência de um atendimento diferenciado
Orientador
|
Ângela Fernanda Rodrigues (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Importância do desporto e da atividade física na pessoa com deficiência. Boccia
Orientador
|
Ricardo Mota Dias (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Real Inclusão de crianças com Especto do Autismo
Orientador
|
Carolina Sousa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | O autoconceito em jovens com síndrome de Aspeger
Orientador
|
Ana Rita Janela de Araújo Rodrigues (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | O outro lado: irmãos de crianças com NEE
Orientador
|
Sara Raquel Arteiro Barbosa (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | A Importância da voz do professor na transmissão de informação
Orientador
|
Maria Helena Arantes Teixeira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | Deficiência Mental: Integrar vencendo barreiras
Orientador
|
Dalila Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | A Importância do Envolvimento Parental no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes com Epilepsia
Orientador
|
Tânia Alexandra Batista (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2013 | A formação de professores pós- Bolonha. A satisfação dos estudantes e docentes em Portugal
Arguente
|
Florbela Lages Antunes Rodrigues (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2013 | Construção de um Programa de Enriquecimento e Estimulação do potencial Cognitivo (PEEC)
Arguente principal
|
Maria Fernanda Serrão Bastos de Oliveira (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2012 | O insucesso escolar no 3º ciclo do ensino básico: factores pessoais e familiares
Arguente
|
Maria Isabel Santo de Miranda Cunha (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Atenção e Deficiência Mental
Arguente
|
Carina Maria Ribeiro Alves Correia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Avaliação das competências para a aprendizagem académica numa criança com trissomia 21: um estudo de caso
Presidente do júri
|
Maria da Conceição Marques da Silva Ribeiro Gonçalves (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | O desenvolvimento socioeconómico em crianças com doença crónica: o caso da fibrose quística
Presidente do júri
|
Joana Maria Lamosa Gomes Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Dificuldades e potencialidades nas competências pré-leitores de hábitos de leitura familiar: um estudo exploratório com um
grupo de crianças do ensino pré-escolar
Presidente do júri
|
Elvira Manuela Almeida Santos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Inclusão Social no mercado de trabalho de pessoas com deficiência: três casos
Presidente do júri
|
Aurélia Filipa Alves de Oliveira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | As representações da discalculia nos professores do 1º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Susana Maria Gonçalves da Silva Bastos (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | A aplicação da musicoterapia numa criança com espectro do autismo. Estudo de caso
Presidente do júri
|
Juliana Celina Janela Azevedo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | A educação visual/expressão plástica dirigida a uma criança do 1º ciclo com deficiência visual
Presidente do júri
|
Eva Manuela Ferreira Melo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Comunidade de prática virtual da educação especial, que contributo para os professores?
Presidente do júri
|
Ana Margarida de Almeida Rego (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Défice cognitivo na neurofibromatose Tipo 1
Presidente do júri
|
Carla Maria Cerqueira Maldonado Neto Lobo da Silva (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | O uso de software educativo em contexto de ensino – aprendizagem em alunos com autismo
Presidente do júri
|
Lia Vanessa Machado Gonçalves (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Dificuldades e Duvidas de Pais de Crianças com paralisia cerebral
Presidente do júri
|
Irene da Ascensão Amândio Proença (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Sinalização de alunos com altas habilidades: relação das percepções dos professores como rendimento escolar dos alunos
Presidente do júri
|
Maria Emília Brito Gonçalves de Araújo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Terapia da música e do som em crianças com NEE
Presidente do júri
|
Sílvia Cardoso Carvalho (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | A Emoção no Designer
Arguente
|
Jorge Cristiano Teixeira Faria (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | O desenho dos pré-adolescentes: Temáticas e representações
Arguente
|
Rosália Maria Dias (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Efeitos do Programa de Estimulação Cognitiva em idosos Institucionalizados na Unidade do Sagrado Coração de Jesus com défices
cognitivos moderados
Arguente
|
Maria da Graça Correia da Silva (Mestrado) |
2012 | Crianças com Paralisia Cerebral: Ensino domiciliário
Orientador
|
Sílvia Julieta Moreira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Terapias da Fala
Orientador
|
Helena Arantes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | A catequese: Contexto educativo para crianças com NEE
Orientador
|
Luísa Pimenta (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Articulação das Áreas Científicas com as áreas das Expressões: estratégia Educacional para uma criança com Síndrome Alcoólica
Fetal (SAF)
Orientador
|
Hélia Sofia Machado (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Malformação Fetal: A (in) sustentabilidade da confirmação
Orientador
|
Helena Manuela Azevedo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Crianças Autistas: Envolvimento Parental numa Escola Inclusiva
Orientador
|
Ana Isabel Pena (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | A especificidade da criança com surdez moderada
Orientador
|
Raquel Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2012 | Alunos surdos: as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativos
Orientador
|
Raquel da Silva Castro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 | Promover o Desenvolvimento Cognitivo e o Sucesso Escolar:construção e Validação de um Programa de Treino Cognitivo
Arguente
|
Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose Bilimória (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Metacognição, Criatividade e Emoção na Educação Visual e Tecnológica: Contributos e orientações para a formação de alunos
com sucesso
Arguente
|
José Alberto Lourenço Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | Vivências Académicas, Métodos de Estudo e Rendimento Escolar em Estudantes da Universidade Pedagógica
Arguente
|
Bendita Donaciano (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A Indisciplina dos alunos e o Estilo do Professor
Arguente
|
Marisa Morgado Ramos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 | Perceções dos agentes educativos sobre o atendimento das crianças com capacidades excecionais de aprendizagem
Arguente
|
Ana Carolina Ascenção (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 | Perceções dos professores sobre o atendimento aos alunos sobredotados no sistema educativo português
Arguente
|
Mónica Cristina Cerqueira Ramos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2011 | Caminhos do olhar da criança para a arte contemporânea
Arguente
|
Manuelina Danin Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2011 | Sons e silenciamentos: Musicoterapia no tratamento de crianças com perturbações do espectro do autismo
Orientador
|
Patrícia Raquel Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 | Sobredotação: O outro pólo das NEE
Orientador
|
Ângela Fernanda Rodrigues (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 | A importância da imagem na motivação de crianças com NEE, para a literatura infantil
Orientador
|
Helena Paula Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 | As IPSS´s face à inserção/inclusão de crianças com NEE
Orientador
|
Manuela Carneiro (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 | A Transição para a Vida Activa dos Jovens com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
|
Maria Olívia Rocha (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 | A Influência da Hidroterapia na Qualidade de Vida do Portador de Hidrocefalia
Orientador
|
Eliana Pimenta (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 | Estilos Parentais dos pais de crianças com transtorno de hiperactividade e défice de atenção (THDA)
Orientador
|
Teresa Cláudia (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2011 | Sons e silêncios, musicoterapia no tratamento de indivíduos com perturbações do espectro do autismo
Orientador
|
Patrícia Raquel Silva Fernandes (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
|
2010 | Diferenciação Pedagógica na Escola Atual: da Teoria à Prática
Arguente
|
Ana Maria Teixeira Coelho (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2010 | Promoção da criatividade no Contexto Escolar: Um estudo exploratório com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Sandra Marisa Menezes Castro Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | Promover o Desenvolvimento Cognitivo e o Sucesso Escolar:construção e Validação de um Programa de Treino Cognitivo
Arguente
|
Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose Bilimória (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | A formação dos professores pós-Bolonha - a satisfação dos estudantes e docentes em Portugal.
Arguente
|
Florbela Lages Antunes Rodrigues (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 | Validação do Teste Stroop de Cores e Palavras e Definição de um Modelo Empírico
Arguente
|
Maria da Graça Esgalhardo (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 | Novos Actores Sobre Velhos Palcos: Juventude, Política e Ideologia no Portugal Democrático
Arguente
|
Nuno Miguel Cavaca Augusto (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 | Apoio Educativo e Escola Inclusiva - As Expectativas dos Docentes do Ensino Regular e dos Docentes do Apoio Educativo - 1º
Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Delminda Gonçalves Nunes Rito Ribeiro (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 | Educação Sexual na Escola - Um Projecto de Vida para o adolescente
Arguente
|
Maria da Graça Peres Martins Castanheira Lourenço (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 | A Importância da Memória na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
Arguente
|
Catarina Helena Henriques Lourenço (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 | Os Caminhos da Aprendizagem
Arguente
|
Ana Isabel Ferreira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2014/07/15 - 2014/07/17 | I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação | Lisboa |
2014 - 2014 | O ENVELHECIMENTO E AS MUDANÇAS SOCIAIS | |
2014 - 2014 | X CONGRESSO HISPANO-LUSO DE GERONTOLOGIA ZAMORA | Zamora |
2014 - 2014 | JORNADAS DE GERONTOLOGIA SOCIAL | |
2014 - 2014 | Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias aplicadas à História | Braga |
2013 - 2013 | JORNADAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO da FACFIL | Braga |
2013 - 2013 | XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUES DE PSICOPEDAGOGIA | Braga |
2013 - 2013 | COLÓQUIO PROTEÇÃO SOCIAL E EMIGRAÇÕES | |
2013 - 2013 | II SEMINÁRIO INTERNACIONAL “TEMPOS SOCIAIS E O MUNDO CONTEMPORÂNEO | Braga |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2011 - 2011 | Parecer de Doutoramento Europeu de Mercedes Gonçallez | Universidade de Murcia, Espanha |
2009 - 2009 | Parecer de Doutoramento Europeu de Sónia Gil | Universidade de Vigo, Espanha |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016 - Atual | Necessidades Educativas Especiais | Ensino de inglês no 1º ciclo (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2012 - Atual | Seminários temáticos | Psicologia do Desenvolvimento (Doutoramento) | Universidade Pedagogica, Moçambique |
2010 - Atual | Psicologia do Desenvolvimento | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2010 - Atual | Psicolocia Social | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2010 - Atual | Psicopatologia do Desenvolvimento | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2010 - Atual | Intervenção em Necessidades Educativas Especiais | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2006 - Atual | Psicologia da Aprendizagem | Ciências Religiosas (Mestrado integrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal |
2004 - Atual | Percepção, Memória e Aprendizagem | Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
2004 - Atual | Disciplina de Seminário I | Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) | Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013 - Atual | Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação | Membro Fundador da ADIPSIEDUC |
2000 - Atual | Centro de Investigaç¿ão em Psicologia – Grupo de Investigação na Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento | Membro |
1998 - Atual | Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS) | Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANEIS |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Comissão Científica
Membro
|
International Journal of Psychology and Neuroscience, Portugal |
2016 - Atual | Membro do Conselho Científico
Membro
|
Revista Sobredotação, Portugal |
2015 - Atual | Membro do Comité Científico do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Membro
|
|
2011 - Atual | Membro do Comité Científico do Congresso de Gerontologia de Zamora
Membro
|
|
2019 - 2019 | Membro do Comité Científico do Congresso De Educação Emocional
Membro
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2017 - 2017 | Membro do Conselho Científico
REVISTA PERICIA- Psicologia Forense
Membro
|
|
2014 - 2014 | I CONGRESSO INTERNACIONAL- Envolvimento dos alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia da Educação
Membro
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |