Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- LÚCIA DA GRAÇA CRUZ DOMINGUES AMANTE
Nomes de citação
- AMANTE, LÚCIA
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4511-5D40-4988
- ORCID iD
- 0000-0003-3210-7980
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=66NLfKEAAAAJ&hl=pt-PT
- Scopus Author Id
- 56560249400
Endereços de correio eletrónico
- lucia.amante@uab.pt (Profissional)
- luciaamante@gmail.com (Pessoal)
Moradas
- Rua Almirante Barroso, 38, 1000-13, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2004/01/26
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação Educacional
Universidade Aberta, Portugal
"A integração das novas tecnologias no pré-escolar : um estudo de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Distinção e Louvor |
1994/04/20
Concluído
|
Mestrado em Comuicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Aberta, Portugal
"Desenvolvimento de uma Aplicação em Hipertexto Multimédia: O Desenho Infantil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom |
1987/11/19
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Especialidade Psicologia Educacional
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
"O Texto Live no 2º Ano de Escolaridade: A enunciação e a predicação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
1991 - 2006 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2004 - 2021 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
1994 - 2004 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
1989 - 1994 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
1987 - 1989 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1986 - 1987 | Monitor (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1981 - 1982 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Moura, Portugal |
1980 - 1981 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária Nº 1 de Beja, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01/07 - Atual | Vice-coordenadora do Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2023/10/04 - 2024/10/09 | Coordenadora do Doutoramento em Educação a Distância e Elearning - DEDeL | Universidade Aberta, Portugal |
2020 - 2021 | Coordenadora da Licenciatura em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2016 - 2021 | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2021 | Coordenadora do Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2014/01 - 2019/01 | Coordenadora do Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (MCEM D) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2016 - 2018 | Membro efetivo do Conselho Pedagógico | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2018 | Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e Elearning | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2017 | Membro efetivo do Conselho Geral | Universidade Aberta, Portugal |
2013 - 2014 | Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2009/01 - 2011/02 | Presidente de Unidade Orgânica | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2008 - 2011 | Coordenadora da Licenciatura em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2006 - 2008 | Membro do Conselho Permanente do Departamento de Educação e Ensino a Distância | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - 2021 | Membro do Conselho Científico | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2022 | Project KLM 2: Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for preschool and primary school
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017 - 2019 | Project MINE: Mobile learning in higher education
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2009 - 2011 | Projeto @ssess: E-learning e Avaliação no Ensino Superior
PTDC/CPE-CED/104373/2008
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT),
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - Atual | Modernisation and internationalisation of Iranian HEIs via collaborative TEL-based curriculum development in engineering and
STEM/UNI-TEL (UNI-TEL)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Em curso
|
2018 - Atual | European Short Learning Programms e) SLP
Investigador
|
Em curso
|
2022 - 2023 | Capacity building for the development of Teaching and Learning Centers for Latin American Universities in the 21st Century
(PROF XXI)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2020 | Observatório Virtual de Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas
-
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Universidade Aberta Universidade de Coimbra Concluído
|
2015 - 2019 | DigilitEY: The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children
Investigador
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - Atual | Avaliação Digital de Competências, @DiC
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
|
2002 - 2005 | @duline- Tutoring Adults Online
101102-CP-1-2002-1-FI
Desenvolvimento técnico
Universidade Aberta, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | “A interculturalidade e o uso das TIC na Educação pré-escolar na Região Autónoma da Madeira”
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação Intercultural (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - Atual | “Os Adolescentes e os Sites das Redes Sociais: Comportamento, Atitudes, Intenções, Variáveis Preditoras, Representações Sociais
das Tecnologias de Informação e Comunicação e Capital Social”
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia Educacional (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2013 - Atual | "Avaliação das Aprendizagens: a utilização do Portfólio na disciplina de Matemática no Ensino Secundário”
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022 - 2024/03/06 | Conceções e práticas de feedback
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2021/09 - 2023/06/05 | Perceções e práticas de feedback no ensino e aprendizagem de Física e Química: estudo de caso num agrupamento de escolas
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2022/09/19 | Desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua: uma revisão integrativa
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e Elearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2019 - 2021/10/19 | “Práticas da Avaliação Formativa no Desenvolvimento da Aprendizagem da Língua Inglesa:um estudo de caso em Cabo Verde”.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica. (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2019 - 2021 | “A Interculturalidade e o uso das TIC na Educação Pré-escolar na Região Autónoma da Madeira”.
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação Intercultural (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2021 | “O uso de Games na Educação Brasileira: uma análise de artigos científicos”.
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2021 | eLearning como estratégia para a formação contínua de professores de escolas comunitárias
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2019 | “Avaliação Alternativa Digital: estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac – Brasil”.
- Dissertação de . Mestrado em Pedagogia do Elearning, Universidade AbertaMestrado em Pedagogia do Elearning, Universidade
Aberta
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2019 | “Utilização das TIC pelos estudantes do ensino a distância do centro de recursos de Chimoio: um estudo de caso”. Mestrado
em Comunicação Educacional e Média Digitais,
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2019 | Intervenções Educativas e Sociais Baseadas em Jogos Digitais de Produção Simplificada
Orientador
|
Doutoramento em Eucação, especialidade Educação a Distância e Elearning (Doutoramento) |
2016 - 2019 | “Avaliação da Aprendizagem na Educação Online. Construindo elementos para um avaliar interativo-mediador”
Coorientador
|
Educação Matemática e Tecnológica (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2017 - 2018 | “Avaliação Formativa Digital: Um Estudo sobre perspetivas de alunos”,
Orientador
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2018 | Avaliação Formativa. Um Estudo sobre Formação de Professores em Contexto Blearning
Coorientador
|
Pós Doutoramento (Outra) |
2016 - 2018 | “O Blogue da Biblioteca de Turma como uma Atividade Promotora da Leitura e da Escrita”
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2018 | “O Uso das Tecnologias Digitais nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental: Estudo de Caso em santa Maria de Itabira”
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2017 | “Continuum: Um modelo de design de interação de AVEA”, Programa intercalar de doutoramento realizado em Portugal entre fevereiro
e agosto de 2015
Coorientador
|
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2014 - 2017 | “Tecnologias de Comunicação Digital no Processo de Mediação da Aprendizagem na Educação Superior”.
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2017 | “A utilização da WEB Social na disciplina de Português numa turma do 5º ano do Ensino Básico”.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2016 | Mundos Virtuais e Realidade Aumentada – Desenvolvimento e implementação de um artefacto de média-arte digital para o ensino
de Educação Musical no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Coorientador
|
|
2013 - 2016 | “Cultura Digital: Letramentos Digitais em Cursos de Graduação em Modalidades Presenciais e a Distância”.
Coorientador
|
|
2014 - 2015 | "A Integração das TIC em contexto pedagógico: A experiência da Escola Secundária Abílio Duarte em Cabo Verde”.
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2015 | “Uso do Facebook pelos Estudantes do Ensino Secundário: Evidências da participação cívica e política”
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014 | “O portefólio e o teste em duas fases na avaliação de aprendizagens da disciplina de Inglês no 2º Ciclo.”
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2014 | “Alunos com Necessidade Educativas Especiais: o digital storytelling como estratégia de aprendizagem da língua materna”. Mestrado
em Comunicação Educacional Multimédia
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2014 | Ensino-Aprendizagem na Cibercultura – A mediação Pedagógica da Modalidade Vídeo no Ensino Superior
Coorientador
|
Programa intercalar de doutoramento realizado na Universidade Aberta em Portugal entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014.
(Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
|
2012 - 2013 | "Avaliação e Aprendizagem no 2.º ano de escolaridade: um estudo de caso".
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica, (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2013 | “A utilização do Portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem na disciplina de Geografia – estudo de caso”.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2013 | “O E-portefólio: Avaliação digital no 1º Ciclo”.
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2013 | “A autoavaliação como instrumento de regulação da aprendizagem – estudo de caso na aula de língua estrangeira no ensino secundário”.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2013 | “Práticas avaliativas no 2º Ciclo, na disciplina de Matemática”.
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2013 | Blog didático. Integração na prática pedagógica.
Orientador
|
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2013 | “Clima Organizacional Escolar, Stress Profissional, Autoeficácia e Colaboração entre Professores: Que relações?”
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia Educacional (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2009 - 2013 | “Literacia(as) familiar(es): desenvolvimento dos conhecimentos emergentes de literacia de crianças de meios socioculturais
diferenciados”
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2009 - 2011 | "O e-portefólio como ferramenta de avaliação colaborativa".
Orientador
|
Mestrado em pedagogia do Elearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 - 2010 | "O Espaço da Coordenação de Curso num Contexto Online: Uma componente distinta ou um mero elemento organizacional".
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica
Universidade Aberta, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/03 - 2022/10/06 | III Congresso Humanitas e I Congresso Luso Brasileiro de Educação - Escola de Humanidades da PUCPR, Paraná, Brasil (2022/10/03 - 2022/10/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021/12/10 - 2021/12/10 | IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - eL@IES. (2021/12/10 - 2021/12/10)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
2020/10/21 - 2020/10/23 | EDEN 2020 Online Research Workshop (2020/10/21 - 2020/10/23)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2018/10/29 - 2018/11/01 | Coordenador da Comissão Organizadora (equipa portuguesa) do IV Colóquio Luso Brasileiro de Educação a Distância e Elearning,
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 29 de outubro a 1 de novembro de 2018. http://cienciaefe.pucpr.br/2018/09/26/iv-coloquio-luso-brasileiro-de-educacao-a-distancia-e-elearning/ (2018/10/29 - 2018/11/01)
Congresso (Coorganizador)
|
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil Universidade Aberta, Portugal |
2018/05 - 2018/11 | Co-Chair of the Technical Program do 3rd EAI DLI - International Conference on Design, Learning & Innovation, 24 a 26 de outubro
de 2018 http://designlearninginnovation.org/organizing-committee/ (2018/10/24 - 2018/10/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2013 - 2014/02 | Presidente da Comissão Organizadora do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Laboratório de Educação
a Distância e Elearning, Universidade Aberta, Realizado no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, dias 6 e 7
de dezembro de 2013 (2013/12/06 - 2013/12/07)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2013 - 2013 | Membro da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Internacional Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior, promovida pelo
projeto @ssess, Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta, realizada no Museu das Comunicações
em Lisboa, dias 18 e 19 de julho de 2013 (2013/07/18 - 2013/07/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2010 - 2010 | -Presidente da Comissão organizadora do I Encontro da Licenciatura em Educação. Universidade Aberta, Abrantes, 1 e 2 de outubro
de 2010. (2010/10/01 - 2010/10/02)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2007 - 2007 | Membro da Comissão organizadora do IIº Colóquio Luso-Brasileiro de Ensino a Distância e Online, realizado em Lisboa, no Museu das Comunicações, em novembro de 2007. (2007/11/10 - 2007/11/11) | |
2006 - 2006 |
Membro da Comissão Organizadora das I Jornadas Internacionais sobre Inovação em Educação: Paradigmas em Mudança, Lisboa, Centro
de Estudos em Educação e Inovação (CEEI) Fundação Calouste Gulbenkian, 20 e 21 de abril de 2006. (2006/04/20 - 2006/04/21)
Congresso
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 - 2019 | - Práticas familiares, sociais e pedagógicas conducentes à construção de um projeto pessoal de “leitor/escritor. Painel Pedagogicamente Literário. LiterAL – 4º Encontro Literário de Alenquer. A Educação pela Literatura. Biblioteca Municipal de Alenquer, 9 de novembro de 2019. | |
2019 - 2019 | - Supervisão, Inovação e Desenvolvimento profissional. Mesa Redonda. 2º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva | SPAPL. Desenvolvido no âmbito do projeto de investigação ‘Observatório Virtual de Supervisão e Autoavaliação de Escolas’, Auditório Camões, Lisboa, 11 de maio de 2019. | |
2018/05/21 - 2018/05/25 | Em busca de uma nova Cultura de Aprendizagem. 2º Seminário Regional de Formação de Professores, Programa Agrinho, SENAR PR, Paraná, Brasil, 21 a 25 de maio de 2018. | |
2017 - 2017 | - Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem: O modelo PrACT. Palestra proferida a convite do Núcleo de Tecnologia Educacional da o, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 5 de dezembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - O Modelo PrACT: Um novo olhar sobre concepção e práticas de avaliação alternativa digital. Palestra proferida a convite do Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 24 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - Aprendizagem e Avaliação em Contextos Digitais. Palesta proferida a convite da Direção de Ensino de Graduação do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) Florianópolis, 22 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - Da educação a distância à educação aberta: Caminhos de inclusão, criação e partilha. Palestra proferida no II Encontro Internacional Docência e Cibercultura. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 6 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - Tecnologias, Educação e Contemporaneidade. Palestra proferida no âmbito do 1º Congresso Internacional de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Anísio Teixeira, São Salvador da Bahia, 16 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | - Avaliar para aprender na escola do Século 21. Conferência Plenária proferida no âmbito do 2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais, Inovação e criatividade na educação Paranaense. Curitiba. 9 de novembro de 2017. | |
2017 - 2017 | Da Educação a Distância à Educação Aberta. Novos caminhos de Aprendizagem. Palestra proferida no âmbito do “3º Seminário Avançado Recursos Digitais na Educação”. Comemoração dos 25 anos do programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). 3 de outubro de 2017. | |
2017 - 2017 | - O impacto da tecnologia nas escolas, professores, alunos e encarregados de educação. Palestra proferida no âmbito do Welcome Microsoft Innovative Educator Experts & Microsoft Schools PORTUGAL – Microsoft, Parque das Nações, Lisboa, 14 de janeiro de 2017. | |
2016 - 2016 | Educação a Distância: O modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta. Palestra proferida no Simpósio Pedagogia no Ensino Superior, Universidade Lusófona, 12 de dezembro de 2016. | |
2016 - 2016 | - Experiências Digitais e Aprendizagem. Conferência plenária de abertura do 4º Simpósio Internacional de Educação – Tecnologia educacional, interatividade e participação social, proferida a convite da Prefeitura de São José dos Campos. São José dos Campos – São Paulo, 10 de agosto de 2016. | |
2016 - 2016 | - Digital Practices in homes and community settings. The Digital Literacy and Multimodal Pratices of Young Children Mesa Redonda - 1st DigiLitEY Training School, Univ. Minho, Braga, junho 2016 | |
2015 - 2015 | Literacia Digital e Universidade: Contributos da Educação a Distância Conferência plenária de abertura do SemiEdu 2015, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, novembro de 2015. | |
2015 - 2015 | Universidades - lugares inúteis? Palestra realizada para os alunos da Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais, Brasil, maio de 2015 | |
2015 - 2015 | - Cultura da Convergência, Escola e Tecnologias Móveis. Oradora convidada para a iniciativa “A Educação à Luz do Digital” conjunto de eventos promovidos no âmbito do Projeto TEA (Tablets no Ensino e na Aprendizagem), sob o auspício da Fundação Calouste Gulbenkian. Museus da Comunicações, 26 de novembro de 2015. | |
2015 - 2015 | - Redes Sociais e Universidade, Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior. Mesa Redonda, Universidade de Aveiro/Universidade Aberta, (Project Nº 517706-LLP-1-2011-1-UK-ERASMUS-EMGR), março de 2015. | |
2014 - 2014 | - Aprendizagem e Inovação Social. Oradora convidada para o Ciclo de Diálogos - Aprendizagem e Inovação Social. Programa Institucional de Aprendizagem e Inovação Social na UnB - criação do Centro de aprendizagem e Inovação Social (CAIS) da UnB no Paranoá e Itapoá. Universidade de Brasília, 1 e 2 de dezembro de 2014. | |
2014 - 2014 | Novas Tecnologias. Novas possibilidades ou novas desigualdades? 7ª Conferência Encontro Nacional de Educação. “Um novo Rumo para Portugal”. Escola Secundária Padre António Vieira, 8 de março de 2014. | |
2013 - 2013 | A Ambientação”. Formação para os processos virtuais de aprendizagem. Oradora convidada para o SIMPOSIUM: O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta portuguesa - Em torno de uma experiência de inovação no Ensino Superior. III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, dezembro de 2013 | |
2013 - 2013 | Escola Digital é uma Escola mais igual? Intervenção na Mesa-Redonda: ESCOLA E INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS: EUROPA E ESTADOS UNIDOS. II Seminário Aulas Conectadas: Inovação Curricular e Aprendizagem Colaborativa no Ensino Básico. Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, outubro de 2013 | |
2013 - 2013 | - Princípios e práticas pedagógicas na UAb - Portugal: Desenvolvimento do Modelo Pedagógico Virtual. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 7 de maio de 2013. | |
2013 - 2013 | - Modelo Pedagógico Virtual da UAb: Princípios e desenvolvimento, Palestra proferida a convite da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil, 2 de maio de 2013. | |
2013 - 2013 | - As Novas Tecnologias e os Desafios para uma Educação Humanizadora. Conferência plenária realizada no V Congresso Internacional de Educação, Santa Maria, Brasil - 24 a 27 de abril de 2013. | |
2013 - 2013 | - TIC na Escola e na Educação Infantil Palestra realizada para os alunos da Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais, Brasil, 25 de fevereiro de 2013. | |
2013 - 2013 | - Fundamentos da Avaliação Digital - Projeto @ssess. Oradora convidada no Painel - Conferência Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior - CATES, Lisboa, julho de 2013. | |
2012 - 2012 | - Aprender na Era Digital, conferência plenária proferida na Abertura do Programa de Pós-graduação em Educação Stricto Sensu, Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) 6 de agosto de 2012. | |
2012 - 2012 | - Novos Espaços e Nova Cultura de Aprendizagem. Orador convidada na Mesa Educação na Contemporaneidade. “2º Congresso Sergipano de Ciências, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2 a 6 de junho de 2012. | |
2012 - 2012 | - Planeando e acompanhando a aprendizagem em EaD. Conferência plenária proferida a convite da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Encontro dos Fórum de Área - Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 21 e 22 de maio de 2012. | |
2011 - 2011 | - Aprendizagem na era digital. Oradora convidada no âmbito do II Seminário “Comunicação, trabalho e educação: Perspectivas teórico-metodológicas” TIC em Contextos Educacionais – Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, dezembro de 2011. | |
2011 - 2011 | - Modelos Alternativos de Avaliação no Quadro de Uma Pedagogia Inovadora. Educador/Futuro, São Luís do Maranhão, 26 a 28 de maio de 2011. | |
2011 - 2011 | - O Lugar das Tecnologias Digitais no Projeto Pedagógico. Educador/Educar, São Paulo, Brasil, 18 a 21 de maio de 2011. | |
2011 - 2011 | - Uma Escola mais Digital. Palestra por videoconferência dirigida aos gestores Escolares do Município de São José dos Campos (Estado de São Paulo), 6 de abril de 2011. | |
2011 - 2011 | - Avaliação Digital: as suas dimensões. Conferência plenária proferida no âmbito da 2ª Conferência do Mestrado em Pedagogia do Elearning, myMPeL, Universidade Aberta, outubro de 2011. | |
2011 - 2011 | - Tecnologias Digitais na Escola e no Jardim de Infância. Palestra proferida no âmbito do Colóquio “Potencialidades Pedagógicas das TIC” Associação Nacional de Professores, Futurália, março de 2011. | |
2011 - 2011 | - A Utilização das TIC em Contextos de Aprendizagem Não Formal. Oradora convidada pela Rede Sociedade da Informação - RSIA – Lagoa, S. Miguel – Açores, 28 de abril de 2011. | |
2011 - 2011 | - Aprendizagem e Avaliação em contexto online. Conferência plenária realizada no I Congresso E-learning Madeira. Funchal, janeiro de 2011. | |
2010 - 2010 | - Geração Digital, intervenção como oradora convidada no I Encontro @rca Comum, Universidade do Minho, Braga, janeiro de 2010. | |
2009 - 2009 | - A avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O Modelo Pedagógico da UAb. Conferência plenária proferida na VI Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2009, Braga, maio de 2009. | |
2009 - 2009 | - Nativos Digitais. Palestra realizada no Fórum Cidadania, Torres Novas, 25 de novembro de 2009. - | |
2009 - 2009 | O perfil do Nativo Digital. Palestra realizada a convite do Projeto “Maré Alta, Peniche, 30 de outubro de 2009. | |
2008 - 2008 | - Novos Contextos de Aprendizagem e Educação Online, oradora convidada no evento “Rumo à Escola sem Muros”, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Abril de 2008. | |
2005 - 2005 | - As Novas Tecnologias na Educação Pré-Escolar. Conferência plenária no âmbito do V Simpósio Internacional – Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, Os Caminhos da Aprendizagem, GEDEI. Beja, janeiro de 2005. | |
2005 - 2005 | - Novas Tecnologias, Nova Escola, Novos Desafio, palestra proferida no a convite da Divisão de Educação da Câmara Municipal da Azambuja no âmbito das 4ªs Jornadas Pedagógicas, Azambuja, setembro de 2005. | |
2005 - 2005 | - Novas Tecnologias e Equidade, oradora convidada no Workshop – Rumo à inclusão digital: Software Livre e Educação. Universidade Aberta, janeiro de 2005. | |
2002 - 2002 | - Explorando as Novas Tecnologias em Contexto de Educação Pré-Escolar, oradora convidada no XI Colóquio de Psicologia e Educação, “Experiência Social, Educação e Desenvolvimento”, I.S.P.A. Lisboa, novembro de 2002. |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/27 | Direitos Sexuais e Reprodutivos e Paulo Freire: A Emergência dos Círculos Ciberculturais
Arguente principal
|
Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo (Doutoramento)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil
|
2022/09/19 | “Aprendizagem Ubíqua: desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais”
Orientador
|
Pedro Araújo de Amorim Fernandes (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/07/22 | A interculturalidade e o uso das TIC na Educação pré-escolar na Região Autónoma da Madeira
Orientador
|
Eva Sandrina Sousa Perregil (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/04 | Ensinar e aprender inglês no ensino secundário com recurso a estratégia de aprendizagem invertida
Arguente
|
Sandra Emília Barros Sousa (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020 | Contributos para um ensino explícito da compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Betina Astride Martins Ferreira Aldinhas dos Santos (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2020 | Tecnologias e Infâncias: Contribuições para a construção de saberes das crianças do grupo 5 no contexto da creche. Programa
de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Arguente
|
Sheila Carine Souza Santos (Mestrado)
Universidade do Estado da Bahia, Brasil
|
2019/07 | Aprendizagem Significativa no Ensino Superior. A Utilização de Mapas de Conceitos no Curso de Terapia Ocupacional.
Arguente principal
|
Susana Cristina Costa Pestana (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019/07 | Formação de Professores para a Fluência Tecnológico-Pedagógica em Tecnologia Assistiva no Curso de Pedagogia. Universidade
Federal de Santa Maria, 10 de julho de 2019.
Arguente
|
Edilma Machado de Lima (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
|
2019/01 | Gestão da Avaliação Online do Ensino-Aprendizagem por meio da Integração entre as Plataformas de E-Learning e as Tecnologias
Móveis
Arguente principal
|
Wlahilma Maria de Queiroz Bezerra (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | Narrativas Digitais em Podcast: Dinâmica avaliativa na Disciplina de História.
Arguente
|
Raphael de França e Silva (Mestrado)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2018/05 | Controvérsias na Política de 20% a Distância: A Caixa-Preta
Arguente
|
Kelly Aparecida Gomes (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2018/02 | Metodologia de Projeto para o Ensino de Design: uma proposta de Aprendizagem Colaborativa na Perspetiva da Pesquisa Inovação
Responsáveis
Arguente
|
Raquel Pasternak Glitz Kowalski (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
|
2017/07 | As Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos de Trabalho de Escola: Gestão, Estruturas Intermédias e Professores
Arguente principal
|
Luís Miguel Folgado Ferreira (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2017/03 | Continuum. Um modelo de design de interação em AVA.
Orientador
|
Luciana dos Santos Rosenau (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2017/02 | Formação Pedagógica de Professores Universitários numa Visão Paradigmática Inovadora: A Utilização de Recursos encontrados
na Web 2.0.
Arguente
|
Deise Marques Chotti (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
|
2017/01 | Violência nas escolas. Representações e práticas de violência entre alunos em duas escolas de Portugal e duas escolas no Brasil
Arguente principal
|
Fabiana Maria Roque Chaves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/12 | O caso do ProUCA no Estado de Santa Catarina
Arguente principal
|
Luiz Antônio da Rocha Andrade (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016/11 | Videojuegos Educativos para el desarollo de las inteligências Múltiples en Aulas de Educación Primaria.
Arguente principal
|
Tese Laura Carlota García (Doutoramento)
Universidad de Oviedo, Espanha
|
2016/03 | Ondas em Ressonância: letramentos Digitais de Estudantes da Universidade Aberta de Portugal
Orientador
|
Terezinha Fernandes Martins de Souza (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2016 | B-Learning. Estratégias de Aprendizagem no Ensino do Português Língua Estrangeira.
Arguente
|
Miguel Coelho (Mestrado) |
2015/05 | Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas
Arguente principal
|
Ana Carla Cunha da Conceição (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015/03 | Interação Social em Rede e nas Redes: contributos para uma educação em rede
Arguente
|
Cristiane Koehler (Doutoramento)
Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2015/02 | Enquadramento de Atividades de Programação com Robôs de Solo na Educação Pré-escolar
Arguente principal
|
Clotilde Sampaio dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A Plataforma Moodle ao serviço da articulação de professores.
Arguente
|
Sofia Reis Trindade Santos (Mestrado) |
2014/11 | A Mediação Pedagógica na Modalidade Video no Ensino Superior,
Orientador
|
Suyanne Tolentino de Souza (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
|
2014/11 | Formação de Professores no Contexto do Projeto um Computador por Aluno – UCA, no Estado do Tocantins: Uma proposta de pesquisa
partindo de uma reflexão sobre a prática pedagógica, Brasileiro e Formação de Professores, da Escola de Educação e Humanidades,
da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Arguente
|
Marisilvia dos Santos (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
|
2014/07 | Develloping and Evaluaing Pedagogical Digital Manipulatives for Preschool: The case of TOK – Touch, Organize, Create
Arguente principal
|
Cristina Maria dos Santos Moreira da Silva Sylla (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/07 | Tecnologias digitais no Jardim de infância: comunicação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente
Arguente principal
|
Ádila Ferreira Lopes de Faria (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014/03 | As tecnologias de Informação e Comunicação e os Processos de reconfiguração de Modelos de Educação a Distância de Educação
Superior
Arguente
|
Selma dos Santos Rosa (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
|
2014/02 | Brincar de Internet: a vivência lúdica infantil em ambiente virtual
Arguente principal
|
Alessandra Alcântara Velásquez (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014 | As tecnologias Digitais na promoção da leitura e da Escrita. Estudo de caso sobre as perceções e práticas de leitura e escrita
associadas às tecnologias digitais entre os encarregados de educação e alunos do 3.º Ano
Arguente
|
Susana Fernandes Alentejano (Mestrado) |
2013/11 | A Modalidade da EaD na Formação Continuada do Pedagogo – Um Olhar sobre a Pedagogia Social.
Arguente
|
Suzete Terezinha Orzechowski (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
|
2013/01 | Os Professores como Autores e Editores de Recursos Educativos Digitais: Uma investigação ação na Escola”
Arguente
|
Fernando Rui Pinheiro Campos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto para a Investigação Interdisciplinar, Portugal
|
2013 | Autoconceito Profissional dos Educadores de Infância e Atitudes Face à Educação Inclusiva.
Arguente
|
Mafalda Sofia Gonçalves Borges Coito (Mestrado) |
2013 | Docência na Educação a Distância: Um Estudo sobre Identidade Docente em um Curso de Licenciatura em Espanhol. Programa de
Pós-Graduação em Educação.
Arguente
|
Karina Bernardes de Oliveira e Silva (Mestrado)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
2012 | Podcast na Visita de Estudo ao Museu e no Apoio ao Estudo Autónomo – uma iniciação ao mobile learning no 6º ano de escolaridade.
Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Arguente
|
Maria Manuela Lopes de Oliveira (Mestrado) |
2012 | A Influência de Diferentes Níveis de Apetrechamento Tecnológico em Duas Escolas do 1º Ciclo nas Práticas Educativas dos Professores
e nas Conceções dos Alunos Relativas às TIC. Mestrado em Educação, Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação
em Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Arguente
|
Joana Cristina Vilela Gonçalves (Mestrado) |
2012 | O Impacto da Web 2.0 na Sala de Aula – Um estudo de caso.
Arguente
|
Raquel Maria Perpétuo Ramalho (Mestrado) |
2009/05 | Um Programa de Educação Parental
Arguente
|
Eva Silva Delgado Martins (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2007/06 | Programa de Treino em Suporte Multimédia para Indução do Princípio Alfabético
Arguente
|
Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis Moreira (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2007 | A Motivação para a Aprendizagem em Crianças do 1º Ano de escolaridade – Comparação de Dois Currículos.
Arguente
|
Ana Margarida da Silva Gonçalves Barata (Mestrado) |
2007 | O Computador como Recurso numa Escola Isolada do Alentejo.
Arguente
|
Dulce Helena Lopes Cotrim (Mestrado) |
2006 | Motivação para a Aprendizagem e Autoconceito em Crianças do 1º Ano de Escolaridade de um Concelho Interior Rural.
Arguente
|
Vanda Raquel Mansinho Serra (Mestrado) |
2006 | Contributo para a Concepção de um Protótipo Multimédia para a Aprendizagem do Português, Língua Materna.
Arguente
|
Paula Maria Dinis Pereira Rosa (Mestrado) |
2005 | Descobrindo a Linguagem Escrita aos 3 Anos: Evolução de conhecimentos de um grupo de crianças ao longo de um ano.
Arguente
|
Laura Garcia Miguez (Mestrado) |
2005 | Programas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da escrita.
Arguente
|
Miguel Leite Borges da Mata Pereira (Mestrado) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/09/10 - 2021/09/17 | “XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2021: Desafios do Digital” | Universidade do Minho, Braga, Portugal |
2020/12/10 - 2020/12/11 | DLI 2020 - 5rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation. | TEAI, Aalborg University |
2019 - 2019 | V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil/ II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 10 a 13 de dezembro de 2019. Sítio Web do Evento (URL): https://doity.com.br/clabie2019/blog/comissao-cientifica | |
2019 - 2019 | Technical Programme Committee da DLI 2019 - 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation. TEAI, Universidade do Minho, Aalborg University. Universidade do Minho, 6 a 8 de novembro de 2019. Sítio Web do Evento (URL): http://designlearninginnovation.org/ | |
2019 - 2019 | Comissão Científica do XIV Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Curitiba, 16 a 19 de setembro de 2019. Sítio Web do Evento (URL): https://educere.pucpr.br | |
2019 - 2019 | Comissão Científica do 2º Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva | SPAPL. Desenvolvido no âmbito do projeto de investigação Observatório Virtual de Supervisão e Autoavaliação de Escolas, Auditório Camões, Lisboa, 11 de maio de 2019. http://lead.uab.pt/wp-content/uploads/s | |
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica da XI Conferência Internacional Challenges 2019, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 13, 14 e 15 de maio de 2019. Sítio Web do Evento (URL): https://www.nonio.uminho.pt/challenges/ | |
2018 - 2018 | Comissão Científica do XX Encuentro Internacional Virtual Educa Argentina 2018, 10 a 14 de setembro de 2018, Buenos Aires – Argentina. Sítio Web do Evento (URL): https://virtualeduca.org/argentina2018/ | |
2018 - 2018 | - Membro da Comissão Científica do ticEDUCA2018 V Congresso Internacional TIC e Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 6, 7 e 8 de setembro de 2018 Sítio Web do Evento (URL): Sítio Web do Evento (URL): http://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/ | |
2018 - 2018 | - Membro da Comissão Científica da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso na Ciência (SBPC), Universidade Federal de Alagoas (UFA), 22 a 28 de julho de 2018. Sítio Web do Evento (URL): http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/sobre-a-reuniao/realizacao-apoio-e-patrocinio/ | |
2018 - 2018 | - Membro da Comissão Científica do Virtual Educa Bahia, 2018. Salvador da Bahia, 4 a 8 de junho de 2018 Sítio Web do Evento (URL): https://virtualeduca.org/encuentros/bahia2018/ | |
2018 - 2018 | - Membro da Comissão Científica do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Aberta (UAb), Curitiba, 28 de outubro a 1 de novembro de 2018. Sítio Web do Evento | |
2018 - 2018 | da Comissão Científica do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Promovido pela Universidade de Coimbra e Universidade de Sevilha. Sítio Web do Evento (URL): https://ejml2018.wixsite.com/fpceuc | |
2018 - 2018 | do Technical Programme Committee da DLI 2018 - 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation. TEAI, Universidade do Minho, Aalborg University. Universidade do Minho, 24 a 26 de outubro de 2018. Sítio Web do Evento (URL): http://designlearninginnovation.org/ | |
2017 - 2017 | Comissão Científica da X Conferência Internacional Challenges 2017, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 8 a 10 de maio de 2017. Sítio Web do Evento (URL): http://www.nonio.uminho.pt/challenges/ | |
2017 - 2017 | Membro da Comissão Científica do XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Tema: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Curitiba, 28 a 31 de agosto de 2017. Sítio Web do Evento (URL): https://educere.pucpr.br/ | |
2017 - 2017 | Comissão Científica do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação de infância. Universidade Federal de Alagoas - Brasil, 3 a 5 de julho de 2017. Promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), GEPPECI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis) e Universidade do Minho | |
2016 - 2016 | Membro da Comissão Científica da 9ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos – Videojogos 2016. Organização da Universidade da Beira Interior e SPCVJ (Sociedade Portuguesa de Ciências e Videojogos), Covilhã, 24 e 25 de novembro de 2016. http://vj2016.di.ubi.pt/VJ2016_Atas.pdf | |
2015 - 2015 | Comissão Científica do ticEDUCA2016 IV Congresso Internacional TIC e Educação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 8 a 10 de setembro de 2016 Sítio Web do Evento (URL): http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/ | |
2015 - 2015 | Membro da Comissão Científica do XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE - “Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente” Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR – Campus Curitiba/Brasil - 26 a 29 de outubro de 2015. Sítio Web do Evento (URL): http://educere.pucpr.br/pt/apr | |
2015 - 2015 | Comissão Científica da COIED 2015 – Conferência Online de Informática Educacional (3ª Edição) - Mudando paradigmas - as práticas TIC na escola. Conferência online promovida pela Universidade Católica - 12 a 23 outubro 2015. Sítio Web do Evento (URL): http://www.coied.com/2015 | |
2015 - 2015 | Comissão Científica da Challenges 2015 - IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, 14 e 15 de maio de 2015. Sítio Web do Evento (URL): https://www.nonio.uminho.pt/challenges2015/ |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/02/11 - Atual | European Journal of Open, Distance and E-Learning | (EDEN) published by Sciendo |
2019/05 - Atual | Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA) (ISSN: 2359-0041) | Universidade do Estado do Mato Grosso |
2019/04 - Atual | Revista Prometeu (2175-0920) | Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
2017/01 - Atual | Periferia. Educação, Cultura & Comunicação (1984-9540) | Editora: PPGECC/UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
2014/01 - Atual | Multimedia Technology Journal | Editora: Science and Engineering Publishing Company |
2013/06 - Atual | Coleção Educação, Tecnologia e Transdisciplinaridade | Editora Appris - Curitiba |
2017/02 - 2017/02 | Revista Docência e Cibercultura (2594-9004) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ |
2014/03 - 2014/03 | Tecnologias, Sociedade e Conhecimento ( 2318-8839) | , NIED – UNICAMP, Campinas |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - 2017 | Consultora do projeto Inquérito Municipal Violência e Género, no município de Lisboa, realizado pelo Observatório Nacional da Violência de Género (ONVG/CICS.NOVA), da Universidade Nova de Lisboa, sob a coordenação de Manuel Lisboa. Consultadoria sobre questões especialmente relacionadas com violência na escola. 2016-2017. | |
2015/05 - 2015/05 | Consultora do CNPq/Brasil - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil). Realizou a análise técnica e científica do projeto: Process number: 465437/2014-1 Project title: INCT- Education: National Institute of Science and Technology in Teaching and Communication: Creativity, Innovation and Digital Technologies Supporting professional Development of Teachers. | |
2015/04 - 2015/04 | - Consultora do CNPq/Brasil - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil). Realizou a análise técnica e científica do projeto: Process number: 466955/2014-6 Project title: Educommunication National Institute | |
2014 - 2014 | - Realização de pareceres pedagógicos e científicos para Lusoinfo Multimédia (desenvolvimento de conteúdos pedagógicos multimédia) | |
2012 - 2014 | Consultora externa do Projeto: Gestão e Práticas pedagógicas no âmbito do Programa UCA: Desafios, estratégias à consolidação de uma política pública para a Educação Básica. Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina - (UFSC) e Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/03/01 - Atual | Temas Avançados em Educação a Distância e Elearning II : Módulo Avaliação Digital | Doutoramento em Educação a Distância e Elearning | Universidade Aberta, Portugal |
2023/09/01 - Atual | Modelos de Educação a Distância | Mestrado em Pedagogia do Elearning (Ensino básico 2º ciclo) | Universidade Aberta, Portugal |
2009 - Atual | Psicopedagogia da Leitura e da Escrita | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2009 - Atual | Avaliação em Elearning | Mestrado em pedagogia do Elearning (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2006 - Atual | Modelos de Avaliação das Aprendizagens | Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado) | |
2017 - 2019 | Projetos de Intervenção em Pedagogia Social e da Formação | Licenciatura em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2017 - 2017 | Avaliação e Aprendizagem na Sociedade Digital | Programa de Pós-Graduação em Educação (Doktor (PhD)) | Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil |
2015 - 2017 | Seminário de Dissertação e de Projeto | Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais (Mestrado) | |
2015 - 2017 | Media Digitais | (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2014 - 2017 | Seminário de Investigação Doutoral | Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e Elearning (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2015 - 2016 | Seminário de Investigação em Métodos e Técnicas de Recolha de Dados | Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2014 - 2016 | Seminário de E-research e Problemáticas de Investigação em Elearning e Educação a Distância | Doutoramento em Educação - Especialidade Educação a Distância e Elearning | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2007 - 2014 | Media Digitais e Socialização | Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares e Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - 2013 | Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Contextos Educacionais | Doutoramento em Educação, Especialidade Educação a Distância e Elearning (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2008 - 2011 | Seminário de Investigação | Licenciatura em Educação | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2004 - 2011 | Psicologia da Motivação | Mestrado em Supervisão Pedagógica | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2006 - 2008 | Avaliação das Aprendizagens Online | Mestrado em Pedagogia do Elearning (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2004 - 2007 | Avaliação de Produtos Educacionais Multimédia | Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2002 - 2004 | Diferenciação Pedagógica para a Diversidade na Infância | Licenciatura de Complemento de Habilitações Científicas e Pedagógicas de Professores do 1º Ciclo e Educadores de Infância (Outros) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
1994 - 2002 | Métodos e Técnicas da Educação/Planificação e Avaliação do Ensino-Aprendizagem | Curso de Profissionaliação em Serviço (Outros) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
1987 - 1989 | Psicologia Educacional | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
1986 - 1989 | Psicolgia da Criança e do Desenvolvimento | Psicologia (Licenciatura) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2014 | Best Research Paper of International Conference on Education Social Technological Sciences EDURE'14 |
2009 | EDEN 2009 Best Research Paper Award |