???global.info.a_carregar???
Adriana Lima de Oliveira. É Investigador no(a) Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. Doutoranda e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM | ESPM- SP (2014 | 2017), Pós-graduada em Gestão da Comunicação: Política, Educação e Cultura pela ECA-USP (2009) e graduada em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (2000). Membro do Comitê Gestor ESPM de Direitos Humanos, vinculado ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. Uma iniciativa do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura e Cidadania para a promoção dos direitos humanos no ensino superior. 2017-atual
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Adriana Lima de Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Adriana

Identificadores de autor

Ciência ID
5914-B458-AC02
ORCID iD
0000-0003-3731-0611

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2017/03/01 - 2022
Em curso
Comunicação e Práticas de Consumo (Doctor)
Especialização em Comunicação e Consumo
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
"Projetos de cidades e de subjetividades no âmbito da comunicação e do consumo: inspiração, futurologia e cultura empreendedora" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018/10/01 - 2019/03/01
Concluído
Investigadora bolsista - CAPES/PDSE (Outros)
Especialização em Ciências Sociais - Comunicação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
2014/01/01 - 2016/12/01
Concluído
Comunicação e Práticas de Consumo (Master)
Especialização em Comunicação Social - Comunicação e Consumo
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
"Discurso da criatividade: convocações midiáticas para consumo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008/01/01 - 2009/12/01
Concluído
Gestão da Comunicação: Política, Educação e Cultura (Postgraduate Certificate)
Especialização em Ciencias Sociais - Comunicação Sócio-Cultural
Universidade de São Paulo, Brasil
"Propaganda além da Mídia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997/01/01 - 2000/01/01
Concluído
Ciências Sociais (Licence)
Especialização em Publicidade e Propaganda
Universidade Anhembi Morumbi, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01/06 - Atual Investigador (Investigação) Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
2018/10/01 - 2019/03/31 Investigador visitante (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/01 - 2017/01/01 Professor Associado (Docente Universitário) Faculdade Campo Limpo Paulista, Brasil
Faculdade Campo Limpo Paulista, Brasil
2012/01/01 - 2017/01/01 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
2006/01/01 - 2012/01/01 Professor Associado (Docente Universitário) Faculdade Campo Limpo Paulista, Brasil
Faculdade Campo Limpo Paulista, Brasil
2007/01/01 - 2009/01/01 Professor Associado (Docente Universitário) Faculdade das Americas, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/01/01 - 2016/01/01 Discurso da criatividade: Lógicas de produção, convocações para o consumo e gestão de si.
-
Bolseiro de Mestrado
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2017/01/01 - 2022 Projetos de cidades e de subjetividades no âmbito da comunicação e do consumo: inspiração, futurologia e cultura empreendedora
-
Investigador
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Adriana. "O futuro da cidade e a cidade do futuro: comunicação e consumo articulados à realidade urbana". Trabalho apresentado em COMUNICON, São Paulo, 2018.
    Publicado
  2. Oliveira, Adriana. "Discurso da Criatividade: discurso, consumo e gestão de si.". Trabalho apresentado em XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM, Lisboa, 2017.
    Publicado
  3. Oliveira, Adriana. "Olhares sobre a Cidade: fronteiras visíveis e invisíveis.". Trabalho apresentado em XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2017.
    Publicado
  4. Oliveira, Adriana. "A criatividade nas culturas do consumo: um dispositivo biopolítico". Trabalho apresentado em COMUNICON, São Paulo, 2016.
  5. Oliveira, Adriana. "Somos todos criativos: a institucionalização da criatividade e o dispositivo midiático". Trabalho apresentado em XXXIX Congresso Intercom, São Paulo, 2016.
    Publicado
  6. Oliveira, Adriana. "O sujeito na era da criatividade: colaborativo, cultural e espiritual". Trabalho apresentado em COMUNICON, São Paulo, 2015.
    Publicado
  7. Oliveira, Adriana; Jimenez, Daniel. "Narrativas publicitárias em contextos mercadológicos contemporâneos". Trabalho apresentado em VI PRÓ-PESQ PP, São Paulo, 2015.
    Publicado
  8. REIS COMINATO DE LIMA, ADRIANO; ELINALDO TEIXEIRA, FRANCISCO. "Imagem da velhice: imperativo moral anti-envelhecimento para a modificação de um corpo sem memória". Trabalho apresentado em SIMPÓSIO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CULTURA, São Paulo, 2015.
    Publicado • 10.19146/pibic-2016-51786
  9. Oliveira, Adriana; Jimenez, Daniel; Hoff, Tania. "Blogs de Viagem: a criatividade como um dispositivo biopolítica na promoção de um consumo alternativo". Trabalho apresentado em XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação - IBERCOM, São Paulo, 2015.
    Publicado
  10. Oliveira, Adriana. "A Configuração Fragmentada do Consumo na Construção de Regimes de Visibilidade". Trabalho apresentado em COMUNICON 2014, São Paulo, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Oliveira, Adriana; Castro, Gisela. "Smart Cities: comunicação e consumo de um futuro prescrito no espaço urbano". Revista Interin 24 1 (2019): 209-225. https://seer.utp.br/index.php/i/issue/view/120.
    Acesso aberto • Publicado
Documento de trabalho
  1. Oliveira, Adriana. 2016. "Somos todos criativos: a institucionalização da criatividade e o dispositivo midiático". http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1772-1.pdf.
Resumo em conferência
  1. Oliveira, Adriana. "A globalização do m2: a disputa por um lugar na cidade". Trabalho apresentado em Seminário Direito à Cidade: revisitação da noção do Direito à Cidade de Lefebvre, Lisboa, 2019.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016/06/01 A representação da mulher na publicidade. Semana da Comunicação
Universidade Brás Cubas (Mogi das Cruzes, Brasil)
2016/01/01 Precisamos falar 'delas' e 'com elas': o estereótipo do feminino na publicidade Curso Superior de Licenciatura em Letras
FACCAMP (Campo Limpo Paulista, Brasil)
2010/06/01 Propagada além da mídia Conversações ESPM
Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo, Brasil)