Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filipe Soares Branco da Costa Luz
Nomes de citação
- Luz, Filipe Soares Branco da Costa
- Filipe Luz
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 611F-FE93-68CE
- ORCID iD
- 0000-0002-3608-8417
Websites
- http://movlab.ulusofona.pt (Profissional)
- http://filipecostaluz.wordpress.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes - Arquitetura e Design
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/04/12 - 2020/04/28
Concluído
|
Games Creator Odissey (Rational Game Design) (Outros)
Especialização em Videogames
UBISOFT, França
|
|
2009 - 2014
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O MOVIMENTO NA ANIMAÇÃO: PARA UMA RECLASSIFICAÇÃO DIGITAL" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2014
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Comunicação. Especialidade em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Movement in Animation: Towards a Digital Reclassification" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excellent |
2013 - 2013
Concluído
|
Maya Essentials 6: Lights and Rendering (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em 3D modelling and animation
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Photorealistic Lighting with Maya and Nuke (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em VFx and Digital Post Production
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Nuke 6.3 New Futures (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em VFx and Digital Post production
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Nuke 5.0 (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em VFx and Digital Post production
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Maya Essentials 2: Polygonal Modeling Techniques (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em 3D Modeling
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
|
|
2012 - 2012
Concluído
|
Fundamentals of Video: Cameras and Shooting (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Film Arts
Lynda.Com (Linkedin Corporation), Estados Unidos
|
|
2010
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Movimento na Animação. para uma Reclassificação Digital" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2008 - 2008
Concluído
|
Motion Builder (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Vicon Iq (Motion Capture) (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
2006
Concluído
|
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Digital Mediation as Game: Transparency and Immersion" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excellent |
2005 - 2005
Concluído
|
Orad Cyberset (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
2005 - 2005
Concluído
|
Discreet Combustion 3 (Postgraduate Certificate)
Especialização em Vfx and Digital Post-Production
Escuela Profesional de Nuevas Tecnologías, Espanha
|
|
2005 - 2005
Concluído
|
Avid Nitris DS (Curso de Especialização Tecnológica)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
2005 - 2005
Concluído
|
Especialização em Virtools 3.0 (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
2004 - 2004
Concluído
|
Alias Maya (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
1994 - 1998
Concluído
|
Design Industrial (Licenciatura)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
|
14 |
1998
Concluído
|
Design Industrial (Licenciatura)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
"n.a." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Cofac, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2016 - 2017 | Assistente (Docente Universitário) | ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2014 - 2016 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2013 - 2014 | Assistente (Docente Universitário) | ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2003/03 - 2007/09 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007 - 2007 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
1999/09 - 2003/06 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/10 - Atual | Vice-Director of R&D unit | Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2017/04/01 - Atual | Vice-Director of Ba Communication Design Studies | Cofac, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2007/10/01 - Atual | Co-Director de Laboratório | MovLab - Laboratory of Interactions and Interfaces, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2007/09/01 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | MovLab - Laboratory of Interactions and Interfaces, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2015/07/01 - 2019/07 | MsC Animation Arts studies (Vice-Director) | Mestrado em Artes da Animação, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2015 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2015 - 2016 | Conselho pedagógico | ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2009/05 - 2013 | Vice-Director of Ba Videogames studies | Cofac, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/22 - Atual | External Assessor at doctoral programme | Stockholm University of Arts , Suécia |
2021/06/01 - Atual | MSc Game Design and Playable Media - Course Director | Cofac, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2013/09/01 - Atual | Director of BA Videogames studies (Director da Licenciatura em Videojogos) | Cofac, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
2007/11/01 - Atual | Lab Cordinator of MovLab (Laboratory of Digital Animation and Biomechanics of Humand Movement) | ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2008/09/01 - 2017/09/01 | Vice-Director of BA Digital Animation Sub-Director da Licenciatura em Animação Digital | ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2008/09 - 2012/06 | Ba Digital Animation Studies (Vice-Director) | Cofac, Portugal |
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal | ||
1998/09/01 - 2003/07/30 | CAD Lab Coordinator of IADE Coordenador do Laboratório de Cad do IADE | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10/01 - 2026/08/31 | Healing Nature - Animation for Health and Well-being in Children Hospital Environments
101173267
EU Grants: Application form (CREA CULT and CROSS): V2.0 – 01.06.2022
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Submetido
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/01 - Atual | Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Em curso
|
2023/01/02 - Atual | GameIn - Games Inclusion Lab: Participatory Media Creation Processes for Accessibility
2022.07939.PTDC
Investigador responsável
Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023 - Atual | LearnArch - Teaching Tool for Architecture Learning
2022-2-RO01-KA210-ADU-000100481
|
Em curso
|
2022/02 - 2025/01 | Curiositas: Peeping Before Virtual Reality. A Media Archaeology of Immersion Through VR and the Iberian Cosmoramas
Investigador
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/03/01 - 2024/06/30 | CONGO VR - Decolonising the Panorama of Congo: A Virtual Heritage Artistic Research
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Horizon Europe
Em curso
|
2023/02/01 - 2024/02/01 | LearnArch - Teaching Tool for Architecture Learning (2022-2-RO01-KA210-ADU-000100481)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal
Cofac, Portugal Universidade Lusófona, Portugal |
Erasmus Plus
Em curso
|
2022/01 - 2023/07 | PlayersAll: media agency and empowerment
EXPL/COM-OUT/0882/2021
EXPL/COM-OUT/0882/2021
Investigador
Hei-lab - Human Environment Interaction Lab, Portugal
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2020/10 - 2023/04 | TEGA - Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games.
Investigador
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2022/03 - 2023/02 | University Lusófona Unreal Education!
Investigador responsável
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Epic Games
Em curso
|
2021/01 - 2023/02 | Youth for Youth (YFY)
Investigador
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/05/01 - 2022/12/31 | Carlos Relvas: Stereo Raisonné (European Stereo Masters: Carlos Relvas/ Carlos Relvas Full 3D) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias
Concluído
|
2019/09/01 - 2022/02/28 | ID GAMES - Co-Create assistive games for people with Intellectual Disability to enhance their inclusion
Investigador responsável
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2018/05/01 - 2021/04/30 | Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos
PTDC/COM-CSS/32022/2017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - 2020 | Game-Based learning for Deaf Students
Investigador
Cofac, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA DIGITAL (CIC.Digital)
UID/CCI/04667/2019
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Universidade NOVA de Lisboa, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019 - 2019 | Carlos Relvas Full 3D. The Stereo Catalogue
UID!CCI!04667!2016
|
Concluído
|
2012/10/01 - 2015/10/01 | Stereo Visual Culture. The Visual Culture of Portuguese Stereoscopic Photography
Investigador
Cofac, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/10/01 - 2014/03/31 | iDTV-SAÚDE: Serviços inclusivos de promoção da saúde e bem-estar via televisão digital interactiva
UTA-Est/MAI/0012/2009
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias,
Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/10/01 - 2010/10/01 | ADOPT_DTV: Barriers to digital television adoption in the context of the digital switchover
Investigador
Cofac, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/10/01 - 2009/12/01 | INFOMEDIA - Information Acquisition in New Media
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/10/01 - 2009/10/01 | EVOLUTIO : FROM EVOLUTIONARY ROBOTICS TO THE PHILOSOPHY OF NATURAL COGNITION AND COMMUNICATION
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Exposição artística |
|
Gravação vídeo |
|
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Conjunto de dados |
|
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/05 | O Jogo como ferramenta pedagógica para o educador social - um estudo exploratório | Congresso Internacional 2019 | Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global |
2015 | Motion Analysis Toolkit: From life sciences to animation | Movlab Spring School 2015
ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Searching for the Awe Effect: From 19th century Stereoscopic Photography to 21st century Digital Visual Effects, an investigation on the remediation of the spectacular. | Archaeologies of Media and Film
University of Bradford in collaboration with the National Media Museum, Bradford City of Film and the Royal Television Society. (Bradford, Reino Unido)
|
2014 | A percepção de real em documentaries animados | IV Encontro Anual da AIM
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Covilhã, Portugal)
|
2013 | MovLab interactions (Biomechanics; Digital Animation, Podiatrics) | Movlab Spring School 2013
MovLab - CICANT (Lisboa, Portugal)
|
2012 | SF e Animé: Os monstros encantadores do período pós-guerra. | Colóquio "Ficção e Cibercultura
CECL - Faculdade Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2012 | Movlab activities | MovLab Spring School 2012 - Equine Biomechanics
Movlab - ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2002 | A Visualização Digital de Projectos de Interiores | Diálogos Interiores
Viterbo Arte & Design (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | A consideração da curva de dificuldade através da imersão narrativa dos jogadores nos videojogos
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2021 - Atual | Computer games minor histories: Elifoot series as a case study in Portuguese 20th century game development history and minor
history relevance
Orientador
|
artes dos media (Doutoramento)
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 - 2018 | Avaliação da Comunicação Visual em pósteres científicos
Orientador
|
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2015 - 2016 | Propositadamente Incoerente: Estudo das Adaptações dos Videojogos para o Cinema
Orientador
|
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - 2015 | Global Game Jam (Lisboa)
Concurso (Outra)
|
Cofac, Portugal |
2015 - 2015 | Movlab Spring School 2015 - Interacções de Biomecânica e Podologia
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2014 - 2014 | ESSEMBLE - NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING
Outro (Coorganizador)
|
Media (Europe loves cinema), Portugal |
2014 - 2014 | MovLab School - Equine Biomechanics
Simpósio (Outra)
|
|
2014 - 2014 | Games and society: From social interaction to social change?
Simpósio (Coorganizador)
|
COFAC, FCT, ECREA, Portugal |
2014 - 2014 | Altera Game Jam
Concurso (Outra)
|
Cofac, Portugal |
2013 - 2013 | Essemble - NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING
Encontro (Outra)
|
Media Programme, Hungria |
2013 - 2013 | Movlab Spring School 2013 - Biomechanics of Football
Conferência (Coorganizador)
|
Cofac, Portugal |
2013 - 2013 | Essemble - NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING
Encontro (Coorganizador)
|
Media, Portugal |
2012 - 2012 | Movlab Spring School 2012 - Equine Biomechanics
Conferência (Coorganizador)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2012 - 2012 | ESSEMBLE 2012- NOMADIC REALITIES AND DIGITAL FILMMAKING
Congresso (Outra)
|
Media, Portugal |
2011 - 2011 | 2011 MovLab Spring School - Biomechanics of locomotion
Conferência (Outra)
|
|
2011 - 2011 | Essemble - Nomadic Realities and Digital Filmmaking
Oficina (workshop) (Outra)
|
Media, Portugal |
2010 - 2010 | 2010 MOVLAB SPRING SCHOOL: Biomechanics of Lower limb system
Congresso (Outra)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2009 - 2009 | Geect – Beest Kept Secrets V. Conference / Between Film and Digital Animation: When old distinctions no longer work
Conferência (Outra)
|
CILECT, ULHT e ICA, Portugal |
2009 - 2009 | MovLab Spring School 2009 - Biomechanics, Theory and Assessment of Loading in Human Body
Conferência (Outra)
|
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2005 - 2005 | O cinema de Animação em Portugal
Conferência (Outra)
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | AnimaLusófona 2016
Congresso
|
AnimaLusófona 2016
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2011 - 2011 | MovLab Breakdown - Desenvolvimento de Videojogos para Plataformas
Conferência
|
Jornadas Game Ismat 2011
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
|
2011 - 2011 | III Simpósio de Animação. Ensino e Formação de Animação em Portugal
Simpósio
|
III Simpósio de Animação Ensino e Formação de Animação em Portugal
Casa da Animação, Portugal
|
2010 - 2010 | SYMPOSIUM ON CREATIVE POST-PRODUCTION
Simpósio
|
SYMPOSIUM ON CREATIVE POST-PRODUCTION
CILECT, Reino Unido
|
2009 - 2009 | Best Kept Secrets V / Between Film and Digital Animation: when old distinctions no longer work.
Simpósio
|
Best Kept Secrets V / "Between Film and Digital Animation: when old distinctions no longer work".
GEECT - CILECT, Portugal
|
2008 - 2008 | Geect - Best Keep Secrets
Conferência
|
SCHOOLS' BEST KEPT SECRETS
GEECT - CILECT, Países Baixos
|
2006 - 2006 | Exploring Digital Cinema-2
Simpósio
|
Exploring Digital Cinema-2
CILECT, Reino Unido
|
2003 - 2003 | MXM - European Concept Development
Oficina (workshop)
|
MXM - European Concept Development
Media academie, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/01 | A Utilidade Dos Monstros no Concept Art dos Videojogos e a sua Relação com o Ensino Artístico
Arguente principal
|
Maria Inês Henriques Garcia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 | "Explorative Drawing: Investigating Knowledge Creation in Indonesian Animation Education"
Arguente principal
|
Dimas Rifqi Novica (Outro)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2021 | "O Jogo como Método na Educação em Design"
Arguente principal
|
Marta Guerreiro Belo (Outro)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
|
2020/04/14 | A Imagem Animada como Ferramenta Pedagógica No Ensino Do Desenho
Arguente principal
|
Ana Sofia Amador Simões (Mestrado)
Cofac, Portugal
|
2020 | Estudo da memória espacial com a tarefa "Soundspace” em realidade virtual
Arguente principal
|
Luís Miguel da Costa Fialho. Outubro (Mestrado)
ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 | Modelos e Desenvolvimento no teste do Design
Arguente principal
|
Diogo Graça (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
|
2019 | Jogos Híbridos: Um Problema Novo Em Design Visual
Arguente principal
|
Cássio Siquara Rocha (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
|
2018/07/12 | Design e Produção: Calçado V Shoes
Presidente do júri
|
Vasco Pedro de Andrade Borges (Mestrado)
Cofac, Portugal
|
2018/06/11 | Avaliação da Comunicação Visual em pósteres científicos
Orientador
|
Luís Morgado (Mestrado)
Cofac, Portugal
|
2018/01/06 | Do Artesanato para o Design - Valorização da estaria senegalesa
Presidente do júri
|
Elsa Conceição Gomes (Mestrado)
Cofac, Portugal
|
2018 | Animated Space: Thoughts On Reclaiming The Territory
Vogal
|
Pedro Serrazina (Doutoramento)
Cofac, Portugal
|
2017/09/21 | Das Triangularidades entre design, arte e publicidade nos espaços públicos: um estudo sobre o mural urbano publicitário
Presidente do júri
|
Mariana Sacramento Costa dos Reis (Mestrado)
Cofac, Portugal
|
2016/07/22 | Propositadamente Incoerente: Estudo das Adaptações dos Videojogos para o Cinema
Orientador
|
Jacopo Wasermann (Mestrado)
Cofac, Portugal
|
2016 | Sobre a Monstra: Festival de Animação de Lisboa
Arguente principal
|
Miguel Queiroz Martinho (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2014 | O Uso de Câmaras Digitais e a Imaginação Cinematográfica: Un Novo Cinema na Era das Câmaras Fotográficas Digitais DSLR e dos
Smartphones
Arguente principal
|
José manuel Monteiro de Andrade (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | Qual a Resposta do Produtor Mediante o Actual Ambiente Média?
Arguente principal
|
Nuno Ricardo Castro Beato (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 | Novas Tecnologias e Imagem em Movimento
Arguente principal
|
Alexandre José Garcia Rocha Rodrigues Guedes (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016/01/21 - Atual | International Journal of Film and Media Arts | |
2015/05/01 - Atual | International Journal of Film and Media Arts | |
2011/11/01 - 2011/11/13 | Videojogos 2011 (conferência) | |
2010/09/15 - 2010/09/17 | Videojogos 2010 | |
2008/11/06 - 2008/11/07 | Digital Games 2008 |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | A Terceira Imagem, A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D (1ª exposição) | |
2015 - Atual | A Terceira imagem: A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D(2ª exposição) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2007/09 - Atual | Pós-Produção e Composição Multimédia | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007/09 - Atual | Edição e Pós-Produção para Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007/09 - Atual | Animação | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2007/09 - Atual | Efeitos Visuais para Cinema e Vídeo | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2014 - 2014 | Motion Capture, Stereoscopic and visual fx | Especialização (Curso médio) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2013 - 2013 | Cinematography and Post Production | Especialização (Curso médio) | Media e COFAC, Portugal |
2013 - 2013 | Digital Post Production: Workflows and media management | Especialização (Curso médio) | Media e COFAC, Portugal |
2012 - 2012 | Motion Capture and Visual Effects | Especialização (Curso médio) | Cofac - Media Programme, Portugal |
2012 - 2012 | Motion capture e efeitos visuais | Especialização (Curso médio) | MovLab, Portugal |
2012 - 2012 | Project development through Visual Effects | Especialização (Curso médio) | Programa Media e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2011 - 2011 | Motion Capture for Videogames | Especialização (Curso médio) | Movlab - Universidade Lusófona, Portugal |
2011 - 2011 | Motion Capture para videojogos | Especialização (Curso médio) | MovLab, Portugal |
2011 - 2011 | Animação 3D e Motion Capture | Especialização (Curso médio) | MovLab, Portugal |
2010 - 2010 | Motion Capture for Mobile Animation | Especialização (Curso médio) | MovLab - ULHT, Portugal |
2010 - 2010 | Motion Capture for Videogames | Especialização (Curso médio) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2010 - 2010 | Super-heros: Motion Capture and Visual Effects | Especialização (Curso médio) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2009 - 2009 | Workshop Multimédia | Especialização (Curso médio) | Movlab - Universidade Lusófona, Portugal |
2009 - 2009 | Workshop de Desenho Digital para Arquitectura | Especialização (Curso médio) | Movlab - Universidade Lusófona, Portugal |
2009 - 2009 | MovLab - the Animation Strategy (Spring School 2009) | Especialização (Curso médio) | MovLab-ULHT, Portugal |
2006 - 2006 | Cenografia Virtual | Especialização (Curso médio) | Universidade Lusófona, Portugal |
2006 - 2006 | Programação visual para jogos de computador | Especialização (Curso médio) | |
2005 - 2005 | ITAP - Interactive Television Authoring and Production II | Especialização (Curso médio) | Media Programme, Portugal |
2004 - 2004 | ITAP - Interactive Television Authoring and Production | Especialização (Curso médio) | Media, Portugal |
2003/03 - 2003/09 | Computação Multimédia e Interactividade | (Outros) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
1999/09 - 2003/06 | Computação Gráfica - CAD | Design Industrial (Licenciatura) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
1999/09 - 2003/06 | Computação Gráfica - 3D | Design Industrial (Licenciatura) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
1999/09 - 2003/06 | Introdução ao Design Industrial | Design Industrial (Licenciatura) | Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal |
2003 - 2003 | 3dstudio max | Especialização (Curso médio) | Fundação Antero de Quental, Portugal |
2002 - 2002 | 3dstudio max | Especialização (Curso médio) | Fundação Antero de Quental, Portugal |
2001 - 2001 | Especialização em 3ds max para Design Industrial | Especialização (Curso médio) | Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal |
2001 - 2001 | 3dstudio max | Especialização (Curso médio) | Fundação Antero de Quental, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2010/11/24 - 2010 | Bridion | Congresso Farmacêutico - Projecção em estereoscopia |
2008/12/20 - 2008 | Caleidoscópio - reshape | Um discurso científico e de reflexão sobre a actualidade e a vida nacional e académica |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015/01 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2007/09 - Atual | Outro
Outro
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2009 | Prémio Zon: Menção Honrosa na Categoria Curtas-metragens
Zon, Portugal
|
2007 | melhor teledisco de animação (competição nacional)
festival Vimus (International Music Vídeo Festival) - Póvoa de Varzim 2007, Portugal
|
2007 | melhor vídeo de animação português |
2006 | Selecção para melhor vídeo MTV nacional, |