Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Phil Lopes
Nomes de citação
- Lopes, Phil
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8018-E267-2165
- ORCID iD
- 0000-0002-9567-5806
Endereços de correio eletrónico
- phil.lopes@ulusofona.pt (Profissional)
Websites
- http://phil-lopes.com (Pessoal)
- https://scholar.google.com/citations?user=VjbpJCEAAAAJ&hl=en (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação
- Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Neurociências
- Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Neurociências
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês (Idioma materno) | |||||
Português (Idioma materno) | |||||
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/12/04
Concluído
|
Artificial Intelligence in Digital Games (Doctor of Philosophy)
University of Malta, Malta
"Generating Multifaceted Content in Games: A study on Levels and Sound" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2012/07/01
Concluído
|
Engenharia Informática (Mestrado)
Especialização em Intelligencia Artificial
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
2010/07/01
Concluído
|
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2020/12/31 | Pós-doutorado (Investigação) | École polytechnique fédérale de Lausanne Faculte Informatique et Communications, Suiça |
École polytechnique fédérale de Lausanne Faculte Informatique et Communications, Suiça | ||
2017/04/01 - 2018/12/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Université de Genève Bâtiment de Batelle, Suiça |
Université de Genève Bâtiment de Batelle, Suiça | ||
2013/10/30 - 2016/12/31 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | University of Malta, Malta |
University of Malta, Malta |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/07/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona, Portugal |
Universidade Lusófona, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/20 - Atual | Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments: youth imagining, creating and exchanging cultural
values and heritage through game-making
Investigador
Horizon Europe, Bélgica
|
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/03 - 2024/01/02 | PlayersAll: media agency and empowerment<br>
EXPL/COM-OUT/0882/2021
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/01 - Atual | Evaluating the CineDESK - The new age of teaching movie-making
Orientador
|
Cinematography, Human-Computer Interaction, Learning Technologies (Doutoramento)
Zürcher Hochschule der Künste, Suiça
Universidade Lusófona, Portugal |
2023/09/01 - Atual | New Wave of Horror - Analyzing the Evolution of Horror Games in the Contemporary World
Orientador
|
Game Studies, Humanities, Game Design (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2022/04/01 - Atual | Player Profiling in Tabletop Roleplaying Games
Orientador
|
Machine Learning, Game Design and Boardgames (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2021/09/01 - Atual | Virtual Reality project: Exploring interaction and movement and its impact on emotional intensity
Orientador
|
Ciências Biomédicas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Lusófona, Portugal |
2021/09/01 - 2022/06/09 | Development of a statistical model for dynamic difficulty adjustment of a VR game for upper-limb rehabilitation
Orientador
|
Ciências Biomédicas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Lusófona, Portugal |
2021/09/16 - 2022/06/03 | Behind the Door: Exploring Horror VR Game Interaction and its Influence on Anxiety
Orientador
|
Affective Computing, Biomedical Analysis, HCI (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/05/06 - 2024/05/06 | AI in Games is an Event Organised by the Masters in AI for Games @ Lusófona University, and in collaboration with Game Design
and Playful Media and REPLAY Master Courses.
The event brings together industry, academics, students and enthusiasts alike to reflect on the current landscape of artificial
intelligence in the field of digital games. This event looks at the current trends, including topics such as Procedural Content
Generation, NPC Behaviours, LLMs for Interactive Narratives, Player Profiling, Automatic QA testing and Mixed-Initiative Tools. (2024/05/06 - 2024/05/06)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona, Portugal |
2021/10/01 - 2023/04/20 | Phil Lopes is the General Chair of the Internacional Conference on the Foundation of Digital Games, which will take place
in April 2023, in Lisbon, Portugal. (2022/12/31 - 2023/04/16)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona, Portugal |
2019/10/01 - 2020/09/20 | Proceedings Chair at the IEEE Foundations of Digital Games 2020 (2020/09/15 - 2020/09/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
IEEE, Estados Unidos |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Director of the M.Sc. in Artificial Intelligence for Games | Artificial Intelligence for Games (Mestrado) | Universidade Lusófona, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/07/01 - 2019/07/01 | Organization Assistant for Conference and Journal matters
Membro
|
Association for the Advancement of Affective Computing, Reino Unido |
Distinções
Prémio
2024 | The 2024 IEEE Transactions on Games Outstanding Paper Award for the Paper "Impact of visual and sound orchestration on physiological
arousal and tension in a horror game"
IEEE Computational Intelligence Society, Estados Unidos
|
2024 | The 2024 IEEE Transactions on Games Best Reviewer Award
IEEE Computational Intelligence Society, Estados Unidos
|