Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Helena Ribeiro dos Santos Silva
Nomes de citação
- Silva, Maria Helena Ribeiro dos Santos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8218-784B-F01A
- ORCID iD
- 0000-0003-2855-9634
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1996 - 2001
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
" Formação de Professores Reflexivos. Um estudo com professores estagiários de Biologia / Geologia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom com Distinção e Louv |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005/06/04 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03 - 2026/03 | Promover a aprendizagem autorregulada dos alunos através da observação colaborativa de aulas. TDC/CED-EDG/0035/2021
TDC/CED-EDG/0035/2021
Investigador
|
Em curso
|
2017 - 2019 | Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula-Crithinkedu
2016-1-PT01-KA203-022808
2016-1-PT01-KA203-022808
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
N/A
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/09 - Atual | Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education¿ do Centre for Educational research
and Innovation - OCDE
0000000
Investigador
|
Em curso
|
2016 - 2018 | Projeto COOPERA-Aprendizagem Cooperativa e Otimização da Intervenção Pedagógica na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico
0000000
Investigador responsável
|
Concluído
|
2014/11 - 2015/04 | Pensamento crítico em rede no ensino superior Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior
Português
131/ID/2014
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Propriedade Intelectual
Patente |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | O Feedback do Professor e entre Pares na Aprendizagem das Ciências Naturais. | XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências & III International Seminar of Science Education |
2018 | A aprendizagem Cooperativa e os Mapas de Conceitos n na Promoção do Pensamento Crítico: uma experiência no Ensino Superior | CnAPPES |
2018 | Enhancing college students’ critical thinking in cooperative groups. | Building Critical Thinking in Higher Education: meeting the challenge.1st Internacional Conference on Techonololyaun Innovation
in Learning, Teaching and Education- TECH-EDU 1st Internacional Conference on Techonololyaun Innovation in Learning, Teaching
and Education- TECH-EDU,
(Grécia)
|
2018 | Stairway to the stars: comparing health aund tourism profissionals views about critical thinking. | Building Critical Thinking in Higher Education: meeting the challenge.1st Internacional Conference on Techonololyaun Innovation
in Learning, Teaching and Education- TECH-EDU 1st Internacional Conference on Techonololyaun Innovation in Learning, Teaching
and Education- TECH-EDU
(Grécia)
|
2016 | Promover o Pensamento Crítico atravéz do Feedback dos Pares e do Professor com recurso à Aprendizagem Cooperativa | CnaPPes- Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(Lisboa, Portugal)
|
2016 | How to implement critical thinking in my engeneering degree? | CISPEE - 2nd International conference of the Portuguese Society for Engineering Education |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09 - 2020/07 | “O papel do Coordenador de Departamento Curricular na operacionalização das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória”
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação- Especialização em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019/09 - 2020/06/19 | A aprendizagem cooperativa na promoção do pensamento crítico - um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2019 - 2019 | A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO TRABALHO EM GRUPOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS E DA MOTIVAÇÃO
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | O PERFIL DO SUPERIOR PEDAGÓGICO NINENSE: A PERCEÇÃO DE SUPERVISORES E DE PROFESSORES
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM ESCOLAS DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: CONCEÇÕES E PRÁTICAS
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2019 - 2019 | O EDUCADOR DE APOIO COMO UM NOVO OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: UM ESTUDO EM PERNAMBUCO
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 - 2019 | O ESTADO DA ARTE DA INTERCISCIPLINARIDADE: UM ESTUDO DE CASO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | A SUPERVISÃO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE REFLEXÃO POR PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS EM FORMAÇÃO INICIAL
Orientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018 - 2018 | A CONTRIBUIÇÃO DA SUPERVISÃO ENTRE PARES PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO NUM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
DO DISTRITO DE BRAGANÇA-UM ESTUDO NAS DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
Coorientador
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS E METACOGNITIVAS. UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º
CICLO DO ENSINO BÁSICO
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO AMAZONAS- UM ESTUDO DE CASO
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 - 2017 | A Importância da Aprendizagem Cooperativa na aquisição de Competências Sociais e Metacognitivas. . Um estudo no 1º Ciclo do
Ensino Básico
Coorientador
|
Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 - 2016 | INFLUÊNCIA DO FEEDBACK ESCRITO NA APRENDIZAGEM E NA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA DE ALUNOS DO 5º ANO DE ESCOLARIDADE
Coorientador
|
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 - 2016 | O papel do coordenador no planeamento cooperativo. Um estudo de caso com recurso à aprendizagem cooperativa.
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2016 | O impacto do feedback na aprendizagem dos alunos
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 - 2016 | Contextos Diferenciados de Supervisão. Reflexão sobre os seus contributos no desenvolvimento profissional
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2016 | AS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO E SATISFAÇÃO PROFISSIONAIS E PARA AS APRENDIZAGENS
DOS ALUNOS
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2014 - 2015 | A Aprendizagem Cooperativa no 6º ano de escolaridade. A utilização de competências sociais e a perceção dos alunos sobre a
sua importância na aprendizagem.
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2015 | A Aprendizagem Cooperativa e o Desenvolvimento das Competências Sociais no Ensino- Aprendizagem do Conhecimento do Mundo
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2015 | A importância do Feedback na aprendizagem das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia. Perceção de alunos dos 8º e 10º
anos de escolaridade.
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2015 | “ A Observação de Pares como Estratégia de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional”
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2015 | O Supervisor Pedagógico como Mediador no Desenvolvimento Profissional dos Professores e seus Reflexos na Aprendizagem dos
Alunos: Um estudo de caso com a utilização da Aprendizagem Cooperativa.”
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2015 | A Supervisão Pedagógica na Formação de Professores Reflexivos: uma relação com os sensos de eficácia pessoal e do ensino
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 - 2015 | Contributos da Autosupervisão para a Formação Docente: uma reflexão sobre a integração do cinema no contexto formal de ensino
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2014 | A Discussão nas aulas de Ciências Naturais
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2014 | A Instrução Direta como método facilitador da cooperação e da avaliação das aprendizagens.”
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 - 2014 | A Aprendizagem Cooperativa no 1º CIclo do Ensino Básico. Efeitos a nível do autoconceito e na aquisição de competências sociais
Coorientador
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 - 2013 | Atitudes dos alunos sobre a aprendizagem cooperativa.
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2012 | A Aprendizagem Cooperativa - Contributos para o desenvolvimento de
Competências Sociais em crianças do Pré-escolar
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2012 | A Aprendizagem Cooperativa no Ensino das Ciências Naturais e da Biologia e da Geologia. Perceções dos alunos e efeito no
seu rendimento escolar. Um estudo com alunos do 7º e do 11º anos de escolaridade.
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 - 2012 | O Contributo da aprendizagem cooperativa e da avaliação formativa no rendimento escolar e no desenvolvimento de competências".
Um estudo no 5° ano de escolaridade.
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2010 | Auto e Co-avaliação da Aprendizagem no âmbito da Aprendizagem Cooperativa. Efeito no rendimento escolar e na responsabilidade
individual dos alunos
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal
|
2009 - 2010 | A Aprendizagem Cooperativa. Contributo para a Melhoria das Competências Cognitivas e Sociais de Alunos com e sem N.E.E.
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2010 | Funções dos Coordenadores de Departamento Curricular como Supervisores Intermédios numa Organização que Aprende. Estudo de
Caso
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2009 - 2010 | Os Mediadores dos Cursos EFA de Nível Secundário enquanto Supervisores. Estudo exploratório de caso.
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 - 2008 | A Aprendizagem Cooperativa no ensino das Ciências Naturais. O método STAD
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal
|
2007 - 2007 | A Aprendizagem Cooperativa no ensino das Ciências Naturais. Os métodos
Jigsaw, Cabeças Numeradas Juntas e Trocar Perguntas/Problemas
Coorientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal
|
2004 - 2004 | O Trabalho Laboratorial em Manuais Escolares de Ciências Naturais.
Análise de Manuais Escolares do 7º ano de Escolaridade.
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal
|
2004 - 2004 | O Trabalho Experimental no Ensino-Aprendizagem das Ciências.
Um percurso de investigação-acção com alunos do 10º ano do Ensino Secundário
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2004 - 2004 | A Investigação-acção na Formação de Professores Reflexivos
Orientador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico Desafios atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação (2015 - 2015) | |
2016 - 2016 | II Seminário Luso- Brasileiro de Educação de Adultos/ IIIJornadas Internacionais sobre Educação Social : Desafios da Educação
de Jovens e Adultos: Brasil e Portugal (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2020/10/22 | Conferencia convidada "Aprendizagem cooperativa: pressupostos e métodos/Aprendizaje cooperativa: supuestos y métodos" (Brazil
& Espanha & Portugal),promovido pelo LaTeDIP - Laboratório de Tecnologias para o Desenvolvimento e Inclusão de Pessoas - Unesp
Bauru - Brasil
Conferência
|
Mesa Redonda/Conferencia "Aprendizagem cooperativa: pressupostos e métodos/Aprendizaje cooperativa: supuestos y métodos" ( |
2020/07/16 - 2020/07/16 | Apresentação da comunicação convidada: A Aprendizagem Cooperativa no Desenvolvimento do Pensamento Crítico. 4º ENCONTRO
PEDAGÓGICO COOPERAR PARA O SUCESSO COM AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E PENSAMENTO CRÍTICO
Encontro
|
COOPERAR PARA O SUCESSO COM AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA E PENSAMENTO CRÍTICO |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/07/20 | Análise do Percurso Formativo dos Licenciandos em Biologia, com Foco na Prática Profissional: Um Estudo Realizado
em Portugal na Universidade do Minho e no Brasil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Arguente principal
|
Maria Raimunda Matos Prado (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/09 | Prevenção do consumo de tabaco em adolescentes escolarizados tendo em conta as diferenças de género. Avaliação do impacte
dos programas SmokeOut-I e SmokeOut-II na prevenção do consumo de tabaco, a médio e longo prazo
Arguente principal
|
Isabel Maria Pereira de Sousa (Doutoramento) |
2020/07/26 | O papel do Coordenador de Departamento Curricular na operacionalização das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória
Orientador
|
Viviane Cerniquiari Mendes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/07/21 | O TRABALHO COLABORATIVO NA METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJETO NO 1º CEB: PERCEÇÕES DE PROFESSORES
Arguente principal
|
Diana Pereira Miranda (Mestrado) |
2020/06/19 | A aprendizagem cooperativa na promoção do pensamento crítico - um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Joana Gomes da Silva (Mestrado) |
2020/06/19 | “A LITERATURA PARA A INFÂNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA – UM ESTUDO NO 1.º CICLO DO ENSINO
BÁSICO”
Presidente do júri
|
Raquel Gomes da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/05/21 | A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA:
PERCEPÇÕES DE COORDENADORES, PROFESSORES E ALUNOS DE DUAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DO CEARÁ (BRASIL).
Arguente
|
ANA PATRÍCIA CAVALCANTE DE QUEIROZ (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020 | A cultura organizacional da escola e a sua relação com a melhoria dos resultados da avaliação externa e das dinâmicas da supervisão
e avaliação da prática letiva
Arguente
|
Ana Maria Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020 | O Supervisor Pedagógico na Escola Aprendente: o estilo de liderança da gestão intermédia e a cultura de aprendizagem na organização
escola. Roberto Paulo da Mota dos Santos Peralta
Arguente
|
Roberto Paulo da Mota dos Santos Peralta (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020 | EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo de caso com os coordenadores/supervisores pedagógicos e educadores
do município de Nina Rodrigues-Maranhão.
Arguente
|
Sílvia de Fátima Nunes da Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, Portugal
|
2020 | A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem -Construção de Recursos Didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Manuela da Costa Lamas (Mestrado) |
2020 | A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA:
PERCEPÇÕES DE COORDENADORES, PROFESSORES E ALUNOS DE DUAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DO CEARÁ (BRASIL).
Arguente
|
ANA PATRÍCIA CAVALCANTE DE QUEIROZ (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2018 | A Importância da Aprendizagem Cooperativa na aquisição de Competências Sociais e Metacognitivas. . Um estudo no 1º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Élvia Irene Gonçalves Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | “Contextos Diferenciados de Supervisão. Reflexão sobre os seus contributos no desenvolvimento profissional”. Mestrado em Ciências
da Educação. Especialização em Supervisão Pedagógica.
Orientador
|
Ana Paula Martins (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | A Ação Supervisiva do Coordenador Pedagógico na promoção da inclusão escolar.
Arguente principal
|
Vera Lucia Valamiel Roriz. (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2016 | Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. | Ana Rita Fernandes Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação Paula Frassinettti, Portugal
|
2016 | Defasagens ortográficas em alunos do 1ºano do ensino médio na cidade de Maracanaú e uma proposta da supervisão para solução
do problema – a retextualização.
Arguente principal
|
Maria do Socorro Barros da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2015 | A História das Ciências na abordagem do tema Evolucionismo dos manuais escolares de Biologia do 11º ano de escolaridade: recursos
mobilizados, imagens de Ciência e de Cientista veiculadas e perceção dos professores.
Arguente principal
|
Ana Filipa de Barroso Carvalho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015 | Opiniões de Professores sobre o contributo da autoavaliação docente na melhoria das suas práticas pedagógicas.
Arguente principal
|
Cristina Isabel Alves de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A Instrução Direta como método facilitador da cooperação e da avaliação das aprendizagens.
Orientador
|
Laura Guedes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Vivências Académicas dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem.
Arguente principal
|
Hugo Manuel Ventura Costa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Opiniões de professores sobre os efeitos da Formação Contínua obtida na melhoria das suas práticas pedagógicas.
Arguente principal
|
Joelma Martins Santana. (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | A Supervisão Pedagógica e a integração das TIC no Colégio Estadual de Nível Médio – da Sociedade da Informação à Sociedade
do Conhecimento.
Arguente principal
|
Kênia Gobbi de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2014 | Alunos Cegos nas aulas de Ciências Físico-Químicas do 3º ciclo: um estudo com professores e alunos.
Arguente principal
|
Joana Patrícia Viana Faria da Silva Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014 | O Docente Principiante no Ensino Recorrente e o Supervisor Pedagógico.
Arguente principal
|
Maria de Jesus Aguiar Cardoso Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | Supervisão Pedagógica em Contextos Educativos não Formais.
Arguente principal
|
Jerusa Botelho Gomes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2013 | O Professor e a sua Prática Pedagógica. Uma abordagem reflexiva.
Arguente principal
|
Francisco Tristão Leão Ferreira Alves (Mestrado) |
2013 | As Analogias no Tópico Dinâmica Interna da Terra: Um estudo com manuais escolares do ensino básico e secundário.
Arguente principal
|
Domingos Bacelar de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013 | Supervisão nas Organizações Escolares: Um estudo sobre o papel do Diretor de Agrupamento.
Arguente principal
|
Maria Anunciação Costa Pinto Amaral. (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | A WebQuest como ferramenta facilitadora da aprendizagem: um estudo com alunos do 11º ano no tema Rochas sedimentares, arquivos
históricos da Terra.
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Arguente principal
|
Andreia Isabel Oliveira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Detecção dos Conhecimentos Prévios e alternativos dos Alunos como Medida Preventiva do Insucesso Escolar no tema Rochas
Metamórficas do 11º Ano.
Arguente principal
|
Joana de Jesus Coelho Peixoto. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | As Actividades Laboratoriais na Aprendizagem de Processos Científicos: O Contributo dos Manuais Escolares de Estudo do Meio
do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico.
Arguente principal
|
Maria Armanda Alves de Carvalho (Mestrado) |
2012 | A Atitude dos Professores face à Aprendizagem Cooperativa.
Arguente principal
|
Eduardo Martins de Pinho (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2012 | As Competências de Cooperação na Aprendizagem da Biologia: Um estudo de caso na temática Morfofisiologia do Sistema Respiratório.
Arguente principal
|
Joana Maria Pereira Salazar (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | Zoonosis Y Tenencia Responsable de Animales de Compañia : un estúdio com alunos de educación básica de la región metropolitana
de Chile.
Arguente principal
|
Francisco Isaías Velásquez Semper (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O Ensino da Biologia e da Geologia: Uma Abordagem Reflexiva.
Arguente principal
|
Carlos Domingos Mendes Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | As actividades Laboratoriais e de Campo e a Educação Ambiental: das conceções e práticas explicitadas pelos professores de
Biologia e Geologia ao contributo de uma experiência de formação.
Arguente principal
|
Inês de Oliveira Nunes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | O Currículo Académico Na Formação do Supervisor Pedagógico e suas relações com o Desempenho Profissional.
Arguente
|
Maria Cristina Freire Barbosa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2011 | A Supervisão nas Práticas Democráticas e Reflexivas num Agrupamento de Escolas.
Arguente principal
|
Elizabete Maria Guedes de Sousa (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2010 | Opiniões de Coordenadores de Departamentos Curriculares sobre a sua acção no exercício das suas funções Supervisivas. Estudo
Exploratório de caso.
Orientador
|
António José Martins Afonso (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal
|
2010 | A Problemática dos organismos geneticamente modificados e a formação científica do cidadão comum: um estudo com manuais escolares
de Ciências Naturais e alunos do 9º ano do concelho de Penafiel.
Arguente principal
|
Luís Filipe Oliveira Matos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2009 | A Abordagem CTS-A na promoção da Educação Alimentar- Um estudo no 6º ano de escolaridade.
Arguente principal
|
Maria de Deus Lages Góios da Costa Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Características do Bom Professor de Biologia e Geologia: Um estudo com professores e alunos do Ensino Secundário.
Arguente principal
|
Elvira Maria Teixeira Cordeiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Análise da Imagem em manuais escolares.
Arguente
|
Jorge Manuel Machado Morais (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2007 | Ideias sobre o ambiente de alunos do 2º ciclo do ensino básico: um contributo para a sua caracterização.
Arguente principal
|
Oriana Catarina Pinheiro Vieira Borges. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | Alimentação Saudável na Escola: um estudo efectuado em escolas que integram a RNEPS e em escolas não pertencentes à rede.
Arguente principal
|
Sara Catarina Freitas Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | A Comunicação Supervisiva na Formação Inicial de Professores de Biologia e Geologia: Um estudo de caso em ano de estágio.
Arguente principal
|
Agostinha Sameiro Rodrigues Dias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2007 | A interpretação Ambiental na promoção da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Uma intervenção educativa com alunos
do 7º ano de escolaridade centrada no Espaço Educativo Ecológico do Seixoso.
Arguente principal
|
Maria José Quintela Ferreira Castelo Branco. (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2006 | Formação Continuada de Professores: O curso TV na Escola e os Desafios de Hoje e seus Reflexos no Ensino e Aprendizagem de
Ciências em Fortaleza- Ceará.
Arguente principal
|
Helena Silva Almeida (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Lousada e o Ensino Experimental das Ciências
Arguente principal
|
Francisco Manuel Tomé Queirós (Mestrado) |
2006 | A Avaliação das Aprendizagens no contexto das Actividades Laboratoriais: Influências de uma acção de formação nas concepções
de professores de Biologia e Geologia.
Arguente principal
|
Carla Maria Moutinho Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Associações entre Ingestão Nutricional, Comportamento Alimentar e Densidade Mineral Óssea, numa Amostra de Adolescentes do
Sexo Feminino, em Escolas Secundárias.
Arguente principal
|
Maria Manuela da Conceição Leite. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | - A História da Ciência no Ensino das Ciências da Natureza- um estudo com manuais escolares do 6º ano de escolaridade e seus
autores
Arguente principal
|
Rute Catarina Simões Gonçalves Torres Baptista. (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Avaliar a avaliação: um estudo efectuado com testes do 6º ano de escolaridade de Ciências da Natureza.
Arguente principal
|
Claúdia Sofia Moreira Rodrigues (Mestrado) |
2005 | Amato Lusitano e as Perturbações Sexuais. Algumas Contribuições para uma nova perspectiva de análise das Centúrias de Curas
Medicinais.
Arguente
|
Isilda Teixeira Rodrigues. (Doutoramento) |
2004 | Concepções e práticas de futuros professores de Ciências da Natureza sobre Trabalho Prático
Arguente principal
|
Fátima Conceição Fernandes Pereira (Mestrado) |
2004 | O Pensamento e as Práticas de Avaliação Formativa no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente
|
Carlos Alberto Soares Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2003 | A Aprendizagem Cooperativa e o Sucesso na Educação em Ciências.
Arguente principal
|
Maria Ondina Santos Freixo (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2003 | A Perspectiva de Ensino CTS no 1º CEB.
Area: Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza.
Arguente principal
|
Vera Patrícia da Silva Freitas (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | Relação entre as concepções de ensino e aprendizagem dos professores de Ciências da Natureza e a sua prática pedagógica: contributos
para a sua compreensão
Arguente principal
|
Quitéria Maria Santos da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências & III International Seminar of Science Education | Porto |
2019 - 2019 | ATEE Winter Conference | Braga |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Educação , Sociedade & Culturas | |
2018 - 2018 | REEC- Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias | |
2017 - 2017 | REEC - Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/09 - 2018/07 | Consultoria científica e pedagógica na Escola Secundária de S. Pedro, Vila Real, no âmbito do projeto PEMA – Práticas Eficazes Melhores Aprendizagens | |
2015 - 2016 | Consultoria científica e pedagógica no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, Vila Nova de Gaia, no âmbito da Comunidade de Aprendizagem “Linhasdesalinhas” que integrou professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/09/25 - 2020/09/26 | PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO NA MINHA UNIDADE CURRICULAR . no âmbito do projeto europeu CRITHINKEDU O PENSAMENTO CRÍTICO NOS CURRICUL A DO ENSINO SUPERIOR EUROPEU | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2020/07/17 - 2020/07/17 | "Mapas de Conceitos e Pensamento Crítico" Conferência convidada proferida na disciplina Mapas Conceituais no Ensino de Ciências e Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) | (Postgraduate Certificate) | Universidade de Pernanbuco, Brasil |
2020/02/21 - 2020/02/22 | Promover o Pensamento Crítico na minha unidade curricular. | Curso de formação não confetente de grau ( acreditado pela Univertsidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal |
2019 - 2019 | PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO NA MINHA UNIDADE CURRICULAR . no âmbito do projeto europeu CRITHINKEDU O PENSAMENTO CRÍTICO NOS CURRICUL A DO ENSINO SUPERIOR EUROPEU | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018 - 2018 | Utilização de Mapas de Conceitos no contexto da Aprendizagem Cooperativa | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal | |
2018 - 2018 | Promover o Pensamento Crítico na minha Unidade Curricular | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2018 - 2018 | Guidelines for qualityassurance criteria in critical thinking education of the Erasmus+ Project | ||
2016 - 2016 | Desenvolvimento Profissional em Comunidades de Aprendizagem. Curso de Formação para Educadores de Infância e Professores de todos os ciclos de escolaridade | (Outros) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2016 - 2016 | Três estratégias básicas para o sucesso da aprendizagem: objetivos da aprendizagem, avaliação formativa e feedback - Curso de formação | (Outros) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Membro da Comissão Científica do XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências & III International Seminar of Science Education | |
2019 - 2019 | ATEE Winter Conference Academic Committee
Membro
|
|
2017 - 2017 | VIII Jornadas Pedagógicas - " O Professor faz a Diferença"
Coordenador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017 - 2017 | X Jornadas Pedagógicas " O Professor faz a Diferença"
Coordenador
|
|
2017 - 2017 | IX Jornadas Pedagógicas " O Professor faz a Diferença"
Coordenador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2016 - 2016 | VII Jornadas Pedagógicas- “ O Professor Faz a Diferença”
Coordenador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Book on Sc & Maths education - Science and mathematics education for 21st century citizens: challenges and ways forwards Avaliação de um capitulo |
Distinções
Prémio
2023 | Prémio de Inovação Pedagógica - Desenvolvimento da perceção espacial em estudantes de Anatomia através do uso de recursos
pedagógicos 3D
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022 | Prémio de Inovação Pedagógica - Portefólios colaborativos para a promoção do pensamento crítico e da autonomia na aprendizagem”,
que envolve uma equipa muitidisciplinar de docentes da UTAD. UTAD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|