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*****(English below)***** Adelina Castelo é doutorada em Linguística Educacional (2012), mestre em Linguística Portuguesa (2004) e licenciada em Estudos Portugueses e Franceses (1999), pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade Aberta, investigadora integrada do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL, UID-FCT nº 214) e investigadora colaboradora do Laboratório de Educação a Distância e e-Learning (LE@D, UID-FCT nº 4372)no âmbito do grupo de investigação de Ensino de Línguas Online, El@n. Anteriormente foi Assistente e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Viseu, Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Macau e também professora de Português e Francês no Colégio Mira Rio. As suas áreas de investigação e docência abarcam a Linguística Educacional (Didática da Língua, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Aprendizagem de línguas assistida por tecnologias, Ensino da Pronúncia), a Aquisição de L2 e a Fonologia, tendo publicado materiais didáticos para o ensino de Português como Língua Estrangeira e artigos de investigação científica. *****(English)***** Adelina Castelo holds a PhD in Educational Linguistics (2012), an MA in Portuguese Linguistics (2004), and a BA in Portuguese and French Studies (1999), from the University of Lisbon. She is currently an Assistant Professor at Universidade Aberta, an integrated researcher at UID-FCT nº 214, Center of Linguistics of Lisbon University (CLUL), and a collaborating researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and e-Learning (LE@D), within the research group of Language Teaching Online (El@n). Previously, she was a Lecturer and a Guest Associate Professor at Viseu College of Education, an Associate Professor at Macao Polytechnic Institute, and also a Portuguese and French teacher at Colégio Mira Rio. Her research and teaching areas include Educational Linguistics (Language Didactics, Development of Teaching Materials, Technology-Assisted Language Learning, Teaching Pronunciation), L2 Acquisition and Phonology, having published teaching materials for teaching Portuguese as a Foreign Language as well as research articles.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Adelina Ferreira Castelo

Nomes de citação

  • Castelo, Adelina

Identificadores de autor

Ciência ID
821E-ABA2-80B9
ORCID iD
0000-0002-9079-1066

Endereços de correio eletrónico

  • adelina.castelo@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Chinês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Latim Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2023 - 2023
Frequentou
Curso "Researching L2 speech perception and production in instructed SLA: tasks, measures and cognitive individual differences", lecionado por Joan Carles Mora, no âmbito do "Lisbon Summer School in Linguistics" (Outros)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023 - 2023
Frequentou
Curso "Mapping Educational Linguistics: research trends and methods", lecionado por Joana Batalha e Ana Luísa Costa, no âmbito do "Lisbon Summer School in Linguistics" (Outros)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2023
Frequentou
8 Webinares "Dar a Voz à Língua" com vários temas sobre ensino-aprendizagem de línguas-culturas online ou com recurso a tecnologias digitais (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021
Concluído
Formação "Microcredencial: Avaliação Digital das Aprendizagens" (1 ECTS) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
20/20
2021 - 2021
Frequentou
Curso de formação "Modelos e Critérios de Avaliação da Produção e Interação Orais em PLE" (Outros)
Universidade de Lisboa, CAPLE, Portugal
2020 - 2021
Concluído
Unidade Curricular Isolada "Educação Aberta a Distância" (6 ECTS) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
17/20
2020 - 2020
Concluído
Webinares sobre o Ensino a Distância (Outros)
Leya Editora, Portugal

Porto Editora, Portugal

Lidel Edições Técnicas Lda, Portugal
2020 - 2020
Frequentou
Formação "Recursos Tecnológicos de Apoio ao Ensino" (Outros)
Centro de Estudos em Educação e Inovação da Universidade de Salamanca, Espanha
2016 - 2016
Concluído
Curso de Formadores para o Ensino à Distância (Outros)
Instituto Politécnico de Macau, China

Unidade de Ensino à Distância do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
10/10
2013 - 2013
Concluído
Sessão de formação sobre as Metas Curriculares de Português para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros)
Ministério da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007 - 2012
Concluído
Linguística Educacional (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Competência Metafonológica e Sistema Não Consonântico no Português Europeu: Descrição, Implicações e Aplicações para o Ensino do Português como Língua Materna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor (por unanimidade)
2006 - 2007
Concluído
Sessões de formação contínua especializada no âmbito do Programa Nacional para o Ensino do Português – 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros)
Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular , Portugal
2005 - 2005
Concluído
Certificado de Registo de Formador (Outros)
Especialização em Especialização em A46 Português/Língua Portuguesa; A57 Literaturas (Portuguesa); A61 Linguística; C05 Didáticas Específicas (Português)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2001 - 2004
Concluído
Linguística Portuguesa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"A Proeminência Secundária no Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (por unanimidade)
1999 - 2001
Concluído
Ramo de Formação Educacional (Especialização pós-licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
17
1995 - 1999
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2011 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2002 - 2003 Estagiário de Investigação (Investigação) Fundação da Universidade de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/16 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2015 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Macau Polytechnic Institute, Macau
2014 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 - 2015 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007 - 2008 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica, Portugal
2003 - 2007 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2020 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Mira Rio, Portugal
2012 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Mira Rio, Portugal
2000 - 2001 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Braamcamp Freire - Pontinha, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Membro do Conselho Científico Universidade Aberta, Portugal
2022/10/01 - 2024/09/30 Coordenadora do grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning - UID 4372/FCT) Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2019 Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Macau, China
2005 - 2005 Secretária do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2005 - 2005 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2020 Docência de PLE Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa , Portugal
2013 - 2017 Avaliadora na equipa de Avaliação e Certificação de Manuais Escolares do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2013 Auxiliar Administrativa (subcontratada) Accenture, Consultores de Gestão, S.A, Portugal
2001 - 2002 Auxiliar de Serviços Administrativos Sociedade Operacional de Serviços Elétricos e Eletrónicos, Lda., Portugal
2000 - 2000 Tradutora Letrário, Serviços de Consultoria e Revisão de Textos, Lda., Portugal
1999 - 1999 Tarefeira em projeto de investigação Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2002 - 2003 Compreender a fonologia: os constituintes fonológicos do português europeu
FCT/FEDER, POCTI/33277/LIN/2000
Bolseiro de Investigação
Fundação da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2025 Centre and Periphery: Studies on Culture and Arts - Perspectives from the South
RP/FLT-10/2022
Investigador
Universidade Politécnica de Macau, China
Universidade Politécnica de Macau
Em curso
2015/01 - 2023/12 Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
UID/LIN/00214/2013
UID/LIN/00214/2019
UIDB/00214/2020
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centre for Studies in Education, Technologies and Health
UID/Multi/04016/2019
UID/CPO/04058/2019
UID/ELT/04188/2019
PROJ/IPV/ID&I/00
Universidade de Aveiro Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
Caixa Geral de Depositos

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2019 Recursos para a Aprendizagem do Português (RECAP)
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian

ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa
Concluído
2018 - 2018 Conhecimentos de fonética e fonologia para professores de Português como Língua Estrangeira: sistematização e validação
Conhecimentos de fonética e fonologia
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Macau, China
Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau
Concluído
2017 - 2017 Canções para ensinar fonética e produção oral do português europeu e do português brasileiro
Canções para ensinar fonética
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Macau, China
Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau
Concluído
2016 - 2016 Fonética na música - validação de materiais didáticos para os níveis iniciais
Fonética na música
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Macau, China
Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau
Concluído
2014 - 2015 Learner Corpus: da investigação ao ensino de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (LeCIEPLE)
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
ADFLUL - Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa
Concluído
2008 - 2010 Aquisição do português europeu: recursos e resultados linguísticos
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2025/09/30 Exploração de "textos sonoros" digitais no Ensino de Línguas em Portugal (TxSon_PT)
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2023/06/15 - 2025/09/30 Literatura em formato digital no ensino de línguas em Portugal e no ensino do português no estrangeiro (LibriDig_PT)
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Castelo, Adelina. Autor correspondente: Castelo, Adelina. "Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas". Trabalho apresentado em 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Português, Macau, 2023.
    Publicado
  2. Adelina Castelo. Autor correspondente: Adelina Castelo. "App and Classroom Instruction for Better Pronunciation: Some Results". Trabalho apresentado em ICITED 2022, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-981-19-6585-2_46
  3. Adelina Castelo. Autor correspondente: Adelina Castelo. "FunEasyLearn: An App for Learning Pronunciation?". 2022.
    Publicado • 10.1007/978-981-16-5063-5_32
  4. Castelo, Adelina; Sun, Ye; Soares, Liliana; Li, Qinxue; Lu, Chunhui; Zhang, Chenlin; Wang, Xiaoyue. Autor correspondente: Castelo, Adelina. "Tópicos de fonética e fonologia do PE e o seu domínio entre os professores de PLE na China". Trabalho apresentado em 5.º Fórum Internacional de Ensino e Estudos de Língua Portuguesa na China, Guangzhou, 2021.
    Publicado
  5. Castelo, Adelina; Morelo, Bruna; Coelho de Souza, José. "Validação de materiais para uma melhor interação em aula". Trabalho apresentado em 4.º Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na China (2017), Pequim, 2018.
    Publicado
  6. Castelo, Adelina; Xu, Yixing; Du, Yantong; Fu, Hanyu; Hu, Jianing; Lin, Ye; Ma, Xianru; Soares, Liliana. Autor correspondente: Castelo, Adelina. "Experiência(s) no ensino da pronúncia a aprendentes chineses". Trabalho apresentado em 4.º Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na China (2017), Pequim, 2018.
    Publicado
  7. Xavier, Lola Geraldes; Castelo, Adelina; Rouxinol, Cláudia Figueiredo. "Representações culturais da Lusofonia a partir de Macau". Trabalho apresentado em Filosofia e Literatura - Entre Portugal e Macau: Lusofonia, Utopia criadora?, Macau, 2017.
    Publicado
  8. Castelo, Adelina; Freitas, Maria João. "As implicações didáticas para o ensino secundário que derivam das competências metafonológicas em alunos do ensino superior". Trabalho apresentado em XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2013), Coimbra, 2014.
    Publicado
  9. Castelo, Adelina. "Processos fonológicos e consciência linguística: estudo-piloto com alunos do 1.º ano do Ensino Superior". Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 2010.
    Publicado
  10. Castelo, Adelina; Freitas, Maria João. Autor correspondente: Castelo, Adelina. "Explicitação do conhecimento fonológico: relevante ou irrelevante?". Trabalho apresentado em 8.º Encontro Nacional da APP, Lisboa, 2009.
    Publicado
  11. Castelo, Adelina. "Níveis de consciência fonológica em estudantes do Ensino Superior: um estudo-piloto". Trabalho apresentado em XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2007), Évora, 2008.
    Publicado
  12. Castelo, Adelina. "A proeminência secundária rítmica no português europeu: uma proposta". Trabalho apresentado em XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2005), Lisboa, 2006.
    Publicado
  13. Castelo, Adelina. "The Perception of word primary stress by European Portuguese speakers". Trabalho apresentado em Phonetics and Phonology in Iberia Conference 2003, Lisboa, 2005.
    Publicado
  14. Castelo, Adelina. Autor correspondente: Castelo, Adelina. "Léxico de alguns adolescentes da zona de Lisboa". Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2003), Lisboa, 2004.
    Publicado
  15. Castelo, Adelina. Autor correspondente: Castelo, Adelina. "Questões sobre acento(s) não-primário(s) no PE". Trabalho apresentado em XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2002), Lisboa, 2003.
    Publicado
Artigo em revista
  1. AMORIM, CLARA; Castelo, Adelina. "A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas [Promoting Phonological Awareness in Kindergarten and Primary School: An Exploratory Study of Educational Practices, Beliefs, and Training Needs]". Revista Portuguesa de Educação (2025):
    No prelo
  2. AMORIM, CLARA; Castelo, Adelina; Zhou, Chao. "Altos e Baixos Vocálicos”: ensinando a altura de vogal do português a falantes nativos de chinês mandarim [Vocal Highs and Lows”: teaching Portuguese vowel height to native speakers of Mandarin Chinese]". Études romanes de Brno (2025):
    Submetido
  3. Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes; Liu, Yun. "Audiolivros literários como recurso de aprendizagem de PLE: estudo exploratório com aprendentes chineses". RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning 7 1 (2024): e202408-e202408.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Castelo, Adelina; Xavier, Lola Geraldes; Rouxinol, Cláudia Figueiredo. "Cultural Representations in Foreign Language Education: A Study on Chinese Learners of Portuguese". E-Revista de Estudos Interculturais 11 (2023): 1-27. https://parc.ipp.pt/index.php/e-rei/about.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34630/e-rei.vi11.5288
  5. Castelo, Adelina. "Competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária: alguns (re)conhecimentos e desafios". Palavras 60-61 (2023): 67-80. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/Palavras/article/view/170.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Adelina Castelo; Coelho de Souza, José; Morelo, Bruna. "Ensino de pronúncia através de canções: Análise de material didático à luz de um modelo orientador". Études romanes de Brno 43 2 (2022): 165-192.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.5817/ERB2022-2-10
  7. Adelina Castelo. "A pronúncia de línguas não maternas no ensino a distância: uma proposta para o Português (e não só)". Revista STEM+L 2 (2022):
    No prelo
  8. Castelo, Adelina. Autor correspondente: Castelo, Adelina. "Word Stress in Portuguese as a Foreign Language: a pilot-study and its pedagogical implications". Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional 12 1 (2022): 46-78.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.323
  9. Hongrui Duan; Adelina Castelo; Maria João Freitas. "Aquisição das vogais orais tónicas por aprendentes chineses com proficiência intermédia-alta no português europeu como língua segunda". Diacrítica 36 2 (2022): 76-99. https://doi.org/10.21814/diacritica.4805.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/diacritica.4805
  10. Adelina Castelo. "What does the pronunciation of plosives and fricatives by Chinese learners of Portuguese teach us?". Portuguese Language Journal 15 (2021): 11-26.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Adelina Castelo. "Chinese voices in Portuguese: CALL needs for the oral skills learning". Revista Diadorim 22 3 (2020): 46-64. https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n3a36430.
    10.35520/diadorim.2020.v22n3a36430
  12. Castelo, Adelina; Freitas, Maria João. "Produção de vogais orais tónicas do PLE por falantes nativos de chinês mandarim". Orientes do Português 1 (2019): 47-58. http://hdl.handle.net/10451/44249.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Zhou, Chao; Freitas, Maria João; Castelo, Adelina. "A aquisição das consoantes laterais do português europeu por aprendentes chineses". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 4 (2018): 295-313. http://hdl.handle.net/10451/35398.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a46
  14. Castelo, Adelina. "Songs for pronunciation teaching: a guiding model". Journal of Innovation in Psychology, Education and Didactics 22 1 (2018): 7-22. http://www.jiped.ub.ro/wp-content/uploads/2018/04/JIPED_22_1_2018_1.pdf.
    Publicado
  15. Castelo, Adelina; Sousa, Otília. "Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior – a acentuação gráfica". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 7 3 (2017): 84-107. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/148.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.148
  16. Castelo, Adelina. "Ensino da componente fonético-fonológica: uma síntese e um exemplo de português para estrangeiros". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 12 (2017): 41-72. http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/3419.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Antunes, Sandra; Mendes, Amália; Gonçalves, Anabela; Janssen, Maarten; Alexandre, Nélia; Avelar, António; Castelo, Adelina; et al. "Apresentação do Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda – COPLE2". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 1 (2016): 37-56. http://hdl.handle.net/10451/24717.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Freitas, Maria João; Afonso, Catarina; Castelo, Adelina. "Quantas sílabas tem “cháv(e)na”? Sobre o impacto dos apagamentos vocálicos na segmentação silábica de crianças no ensino pré-escolar". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 10 (2015): 31-58. http://hdl.handle.net/10451/33832.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Castelo, Adelina. "A influência de propriedades fonológicas na segmentação: estudo-piloto com alunos do 5.º e do 10.º ano de escolaridade". Estudos Linguísticos/Linguistic Studies 6-7 (2012): 177-194. http://hdl.handle.net/10451/44266.
    Publicado
  20. Castelo, Adelina. "Reflexões sobre os usos do Português". Millenium 33 (2007): http://hdl.handle.net/10400.19/388.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Castelo, Adelina. "A construção participada de materiais didáticos: de experiências com aprendentes chineses a um quadro orientador". In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios, editado por Castro, Catarina; Madeira, Ana. Lisboa, Portugal: LIDEL, 2023.
    No prelo
  2. Castelo, Adelina; Ana Cristina Braz. Autor correspondente: Castelo, Adelina. "Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language online". In Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais, editado por Marques, Isabelle Simões; Susana de Magalhães Oliveira; Castelo, Adelina; Ana Cristina Braz; Ana Setién Burgués; Chenoll, Antonio; Childs, Jeff; et al, 233-261. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2023.
    Publicado
  3. Zhou, Chao; Freitas, Maria João; Adelina Castelo. "On the acquisition of European Portuguese liquid consonants by L1-Mandarin learners". In Multilingualism and third language acquisition: Learning and teaching trends, 25-45. Language Science Press, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.5281/ZENODO.4449767
  4. Castelo, Adelina; Fu, Hanyu. "Construção participada de materiais didácticos: linhas de orientação a partir de duas perspectivas". In Produção de Materiais Didácticos para o Ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico, editado por Augusto, Sara; Castelo, Adelina; Zhang, Yunfeng. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau, 2020.
    No prelo
  5. Castelo, Adelina; Sun, Ye. "Retrato actual do ensino e certificação de PLNM no ensino superior da China". In Livro Azul - Relatório sobre o Ensino do Português em Instituições de Ensino Superior da China (1960-2020), editado por Zhang, Yunfeng; Lopes, Isabel Poço; Adelina Castelo, 21-71. Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau, 2020.
    Publicado
  6. Castelo, Adelina. "A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses". In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas. Volume V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), editado por Alonso, Cláudia Pazos; Russo, Vincenzo; Vecchi, Roberto; André, Carlos Ascenso, 7-34. Coimbra, Portugal: Angelus Novus / AIL, 2019.
    Publicado
  7. Zhou, Chao; Freitas, Maria João; Castelo, Adelina. "A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses". In De Oriente a Ocidente: estudos da Associação Internacional de Lusitanistas. Volume V, Estudos da AIL sobre Ciências da Linguagem (Língua, Linguística, Didática), editado por Alonso, Cláudia Pazos; Russo, Vincenzo; Vecchi, Roberto; André, Carlos Ascenso, 87-117. Coimbra, Portugal: Angelus Novus / AIL, 2019.
    Publicado
  8. Silva, Ana Isabel; Balula, João Paulo Rodrigues; Matos, Isabel Aires; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Melão, Dulce. "Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das Metas Curriculares". In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade, 195-208. Lublin, Polónia: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Sklodowskiej, 2016.
    Publicado
  9. Castelo, Adelina; Santos, Rita; Freitas, Maria João. "O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade e diversidade". In Língua Portuguesa: Unidade na diversidade, 181-194. Lublin, Polónia: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie-Curie-Sklodowskiej, 2016.
    Publicado
  10. Castelo, Adelina; Freitas, Maria João; Miguens, Fátima. "Níveis de escolaridade e a capacidade de segmentação de palavras: o efeito da extensão de palavras na identificação de segmentos". In Avaliação da Consciência Linguística: Aspetos fonológicos e sintáticos do Português, editado por Freitas, Maria João; Gonçalves, Anabela; Duarte, Inês, 119-144. Lisboa, Portugal: Colibri, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Marques, Isabelle Simões. Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2023.
    Publicado • Editor
  2. Produção de Materiais Didácticos para o Ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico. Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau. 2020.
    Publicado • Editor
  3. Livro Azul - Relatório sobre o Ensino do Português em Instituições de Ensino Superior da China (1960-2020). Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau. 2020.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Castelo, Adelina; Chenoll, Antonio. "Dossiê Temático "Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Línguas"". RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning 7 1 (2024):
    Publicado • Editor convidado
  2. Castelo, Adelina; Fiéis, Alexandra; Flores, Cristina. "Revista da Associação Portuguesa de Linguística". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 10 (2023): https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/index.
    Publicado • Revista da Associação Portuguesa de Linguística • Co-editor
Livro
  1. Castelo, Adelina. Fonética e fonologia para o ensino do Português como Língua Estrangeira. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau. 2018.
    Publicado
  2. Castelo, Adelina. Exercícios Práticos de Fonética do Português Língua Estrangeira. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau. 2018.
    Publicado
  3. Castelo, Adelina; Morelo, Bruna; Souza, José Coelho de. Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 2: Música do Brasil. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau. 2017.
    Publicado
  4. Castelo, Adelina. Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português. Volume 1: Música de Portugal. Macau, China: Instituto Politécnico de Macau. 2017.
    Publicado
  5. Freitas, Maria João; Rodrigues, Maria Celeste Matias; Costa, Teresa; Castelo, Adelina. Os sons que estão dentro das palavras. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa, Portugal: Colibri. 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Castelo, Adelina. "Combining mobile app use and classroom instruction for a better pronunciation". Trabalho apresentado em 2021 Virtual Pronunciation in Second Language Learning and Teaching (PSLLT) Conference, 2021.
  2. Castelo, Adelina; Zhou, Chao; AMORIM, CLARA. "Aquisição das vogais médias do português na China: Os desafios de um desenho experimental". Trabalho apresentado em XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2021.
  3. Zhou, Chao; Freitas, Maria João; Castelo, Adelina. "On the Acquisition of European Portuguese liquid consonants by Chinese learners". Trabalho apresentado em EuroSLA 28, 2018.
  4. Mendes, Amália; Antunes, Sandra; Alexandre, Nélia; Avelar, António; Castelo, Adelina; Duarte, Inês; Freitas, Maria João; et al. "Corpus de Português Língua Estrangeira / Língua Segunda – COPLE2". Trabalho apresentado em XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2014.
  5. Castelo, Adelina. "The Phonological awareness between grade 5 and college in Portuguese students". Trabalho apresentado em Workshop on Late Stages in Speech and Communication Development, 2014.
  6. Castelo, Adelina; Freitas, Maria João; Sim-Sim, Inês. "Consciência fonológica de segmentos não-consonânticos no PE: alguns resultados de um estudo-piloto". Trabalho apresentado em Colóquio Leitura: Investigação e Ensino, 2010.
  7. Castelo, Adelina. "Awareness of segments and phonological processes in college students: some results and educational implications". Trabalho apresentado em First International Workshop on Education, Cognition and Neuroscience, 2009.
  8. Castelo, Adelina. "O nível de consciência fonológica em adultos com e sem treino em análise segmental". Trabalho apresentado em Encontro Internacional de Jovens Investigadores III Fórum de Partilha Linguística, 2008.
  9. Castelo, Adelina. "Phonological awareness in Portuguese college students". Trabalho apresentado em 7th International Conference of the British Dyslexia Association, 2008.
  10. Castelo, Adelina. "Some questions on secondary prominence in European Portuguese". Trabalho apresentado em Phonetics and Phonology in Iberia 2005, 2005.
Prefácio / Posfácio
  1. Castelo, Adelina; Chenoll, Antonio. "Editorial. Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Línguas". Prefácio para RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning. Lisboa, Portugal. 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/redvol7iss1e202414
  2. Castelo, Adelina; Fiéis, Alexandra; Flores, Cristina. "Nota Prévia". Prefácio para Revista da Associação Portuguesa de Linguística. Portugal. 2023.
    Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln10ano2023np
  3. Zhang, Yunfeng; Augusto, Sara; Castelo, Adelina. "Prefácio". Prefácio para Produção de Materiais Didácticos para o Ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico, 5-9. Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau. 2021.
    Publicado
  4. Yunfeng Zhang; Lopes, Isabel Poço; Castelo, Adelina. "Introdução". Prefácio para Livro Azul - Relatório sobre o Ensino do Português em Instituições de Ensino Superior da China (1960-2020), 9-10. Macau, Macau: Instituto Politécnico de Macau. 2020.
    Publicado
Recurso online
  1. Gonçalves, Anabela; Mendes, Amália; Antunes, Sandra; Janssen, Maarten; Alexandre, Nélia; Avelar, António; Castelo, Adelina; et al. Autor correspondente: Gonçalves, Anabela. Corpus de Português Língua Estrangeira / Língua Segunda. 2015. http://www.clul.ulisboa.pt/en/10-research/472-learner-corpus-of-portuguese-l2-cople2.
Relatório
  1. Balula, João Paulo Rodrigues; Matos, Isabel Aires de; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina. 2013. As repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do Ensino Básico. http://hdl.handle.net/10400.19/2029.
Tese / Dissertação
  1. Castelo, Adelina, 1977-. "Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu: descrição, implicações e aplicações para o ensino do português como língua materna". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7454.
  2. Castelo, Adelina. "A Proeminência Secundária no Português Europeu". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2004. http://hdl.handle.net/10451/44226.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/22 Treino da pronúncia com base em tecnologia digital: um estudo com as consoantes /t/ e /d/ do português europeu IX Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE na Ásia
Instituto Português do Oriente, Macau (Macau, China)
2024/10/25 Erros ortográficos no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo-piloto longitudinal 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2024/10/23 O que são sons? – Dados sobre a competência metafonológica de futuros professores 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2024/09/27 A pronúncia e a variação linguística em PLNM através da (audio)literatura Colóquio Internacional “Tradição e inovação na cultura portuguesa. 50 anos de Estudos Lusófonos na Roménia”
Universidade de Bucareste (Bucareste, Roménia)
2024/09/27 Textos sonoros na didática de línguas estrangeiras em Portugal: algumas práticas, dificuldades e potencialidades Colóquio Internacional “Tradição e inovação na cultura portuguesa. 50 anos de Estudos Lusófonos na Roménia”
Universidade de Bucareste (Bucareste, Roménia)
2024/09/14 A voz da literatura na aprendizagem da pronúncia: uma sequência didática com recurso a audiolivros III Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK
Newcastle University (Newcastle University, Reino Unido)
2024/09/13 O recurso a audiolivros e podcasts no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns resultados III Conference of the Association of Teachers and Researchers of Portuguese in the UK
Newcastle University (Newcastle , Reino Unido)
2024/06/28 Uma “educação de qualidade” para os migrantes e o desenvolvimento da pronúncia Conferência “De cada língua se constrói o futuro: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas”
Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa / Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/11/30 Literatura em mp3 no ensino de uma língua estrangeira 14.º webinar “Dar Voz à Língua”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/11/17 Música para ensinar Fonética do Português a alunos chineses. Intervenção na mesa-redonda "Superando a barreira da língua: desafios dos materiais didáticos para línguas distantes" II Encontro de Professores de Língua, Literaturas e Culturas Lusófonas na Coreia do Sul
Hankuk University of Foreign Studies (Seul, Coreia do Sul)
2023/11/06 B-learning e avaliação da produção e interação orais no Português Língua Estrangeira 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”
Universidade Aberta, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/11/06 Literatura em mp3 para aprender uma língua estrangeira: estudo exploratório 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”
Universidade Aberta, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/10/26 A aquisição da assimilação de vozeamento da fricativa em coda no português por aprendentes chineses XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2023/10/26 Aquisição das vogais médias do português na China: alguns dados sobre a perceção XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2023/10/17 A produção de vogais não-centrais médias e baixas em aprendentes chineses de português como língua estrangeira: revisitação de dados 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
2023/10/17 A aquisição da assimilação de vozeamento da fricativa em coda no português por aprendentes chineses: resultados preliminares 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
2023/07/13 Preliminary results on the acquisition of Portuguese voicing assimilation in coda fricative by Chinese learners L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
2023/07/13 Acquisition of Portuguese mid vowels by Chinese Mandarin native speakers: some data on perception L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
2023/06/06 As humanidades e a tecnologia podem ajudar os migrantes a melhorar a pronúncia... e a integração em Portugal I Congresso Internacional de Humanidades UAb
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/05/26 Domínio do Português em alunos de licenciatura em Gestão em Moçambique: resultados preliminares sobre a sua escrita académica MeetUp 23. 2.º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/05/26 "Textos sonoros" digitais no Ensino de Línguas em Portugal: construção de um projeto de investigação MeetUp 23. 2.º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2023/01/27 Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos 30e Congrès APPF (Associação Portuguesa de Professores de Francês)
Nova FCSH (Lisboa, Portugal)
2023 Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa
Universidade de Macau (Macau, China)
2022/11/12 Helping migrants to improve their pronunciation skills The 4th International Conference on Literature, Linguistics, and Language Teaching (ICoLLiTec)
Universitas Pamulang (South Tangerang City / online, Indonésia)
2022/10/26 Que competência metalinguística avaliamos nos exames de Português? XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/10/08 Looking for a mobile app to improve pronunciation in European Portuguese First International Conference Language MOOCs and OERs: new trends and challenges
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/06/24 Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo
Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa (Lisboa [online], Portugal)
2022/06/17 Misspellings in Portuguese typically developing writers: a pilot-study 13th ARLE Conference
Universidade do Chipre (Nicósia / online, Chipre)
2022/06/14 App and Classroom instruction for better pronunciation: some results International Conference In Information Technology & Educations - ICITED¿22
ESPM - Higher School of Advertising and Marketing, Rio de Janeiro, Brasil & Fafe, Portugal (online, Brasil)
2022/06/09 Tratamento de dados quantitativos na área do Português: exemplos com SPSS Escola de Verão do Doutoramento em Português
Universidade Politécnica de Macau (Macau / online, China)
2021/11/30 Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language online 2.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2021)”
Universidade Aberta (Lisboa / online, Portugal)
2021/11/16 A pronúncia de línguas não maternas no ensino a distância: uma proposta para o Português (e não só) V Bienal STEM+L
Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e de Matemática (Maputo, Moçambique)
2021/10/28 Vogais Orais Tónicas em Aprendentes Chineses com Proficiência Intermédia-Alta no Português Europeu: Alguns resultados XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra [online], Portugal)
2021/10/28 Mesa-Redonda. Aquisição de L2 - Fonologia XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra [online], Portugal)
2021/10/28 Aquisição das vogais médias do português na China: Os desafios de um desenho experimental [póster apresentado online, com interação síncrona] XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra [online], Portugal)
2021/09/23 Ensinar e aprender pronúncia de línguas estrangeiras online 1.º webinar “Dar Voz à Língua”
Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
2021/07/15 FunEasyLearn: An App for Learning Pronunciation? International Conference In Information Technology & Educations – ICITED’21
Institute of Higher Studies of Fafe, Portugal (Fafe / online, Portugal)
2021/06/25 Pronúncia de uma língua estrangeira: O desafio de ensiná-la a distância Aprender Línguas Estrangeiras em Tempo de Pandemia: Desafios e Oportunidades
Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa (Lisboa [online], Portugal)
2021/06/18 Combining mobile app use and classroom instruction for a better pronunciation [póster apresentado online, com interação síncrona] 2021 Virtual Pronunciation in Second Language Learning and Teaching (PSLLT) Conference
Brock University (St. Catharines [online], Canadá)
2021/06/16 Ensino de pronúncia através de canções: Análise de material didático à luz de um modelo orientador III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
Universidade de Coimbra (Coimbra / online, Portugal)
2020/11/13 O acento de palavra do PLE em aprendentes chineses: alguns contributos e investigação futura I Phonoshuttle Opo-Lis. Ponte aérea de Fonologia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa / Porto [online], Portugal)
2019/09/12 Annotation of phonetic errors in Portuguese L2 texts 5th Learner Corpus Research Conference
The Institute of Applied Linguistics, University of Warsaw (Varsóvia (apresentado pela 1.ª autora), Polónia)
2019/07/26 Performance in Lexical Stress in Portuguese as a Foreign Language: some results and their didactic implications Linguistic Association of Canada and the United States - 2019 LACUS Conference
University of Waterloo (Waterloo, Canadá)
2019/07/05 Aspectos da fonética e fonologia do PE e o seu domínio entre os professores de PLE na China V Fórum Internacional de Ensino e Estudos de Língua Portuguesa na China
Universidade de Estudos Internacionais de Guangdong (Guangdong, China)
2019/07/05 O contributo de uma App para o ensino da pronúncia e da compreensão oral V Fórum Internacional de Ensino e Estudos de Língua Portuguesa na China
Universidade de Estudos Internacionais de Guangdong (Guangdong, China)
2019/06/02 Using an app for improving pronunciation and listening comprehension Japan Association for Language Teaching, SIG for Computer-Assisted Language Learning / JALTCALL 2019
Foreign Language Center, Aoyama Gakuin University (Tóquio, Japão)
2018/11/26 One classroom, two approaches to pronunciation teaching, and students' views Applied Linguistics Association Australia / ALAA 2018
University of Wollongong (Wollongong, Austrália)
2018/11/25 Teaching lexical stress: insights drawn from performance data 3rd Pronunciation Symposium
University of Wollongong (Wollongong, Austrália)
2018/11/06 Construção participada de materiais didáticos: linhas de orientação a partir de duas perspetivas Colóquio "Produção de materiais didáticos para o ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico"
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
2018/09/13 On the production of European Portuguese onset clusters by Chinese learners [trabalho apresentado pelo 1.º autor] The XIth International Conference on Third Language Acquisition and Multilingualism
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/09/05 On the Acquisition of European Portuguese liquid consonants by Chinese learners [póster apresentado pelo 1.º autor] EuroSLA 28
Universidade de Münster (Münster, Alemanha)
2018/05/24 On the acquisition of European Portuguese liquid consonants by Chinese learners [trabalho apresentado pelo 1.º autor] 26th Manchester Phonology Meeting
Hulme Hall (Manchester, Reino Unido)
2018/05/10 Promoção da competência metafonológica: um complemento no ensino da pronúncia Confluências em língua portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução – Congresso Internacional
Universidade de Macau (Macau, China)
2018/05/10 Instrução explícita para o aperfeiçoamento da produção das consoantes líquidas do português europeu por aprendentes chineses Confluências em língua portuguesa: Linguística, Literatura e Tradução – Congresso Internacional
Universidade de Macau (Macau, China)
2017/12/15 O potencial das canções no ensino da pronúncia: um cruzamento relevante para o ensino de PLE na China Crossings III: Brasil, Portugal e Grande China em movimento
Universidade de Macau (Macau, China)
2017/11/27 Pronunciation of plosives and fricatives by Chinese learners of Portuguese: data and didactic implications The Applied Linguistics Conference (ALANZ / ALAA / ALTAANZ)
Auckland University of Technology (Auckland, Austrália)
2017/10/24 O contributo dos manuais de Português para práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEB [trabalho apresentado pela 1.ª autora] VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/09/27 A aquisição das consoantes laterais do português europeu por aprendentes chineses [trabalho apresentado pelo 1.º autor] XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/07/24 A produção de vogais em contexto de processo de redução vocálica em aprendentes chineses XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
2017/07/24 A aquisição das consoantes líquidas do português europeu em coda por aprendentes chineses XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
2017/07/12 Da literatura às representações culturais: um caminho em construção [trabalho apresentado pela 1.ª autora] Congresso Internacional Itinerâncias: textos, mediações e transculturações
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017/07/08 Validação de materiais para uma melhor interação em aula IV Fórum Internacional do Ensino de Língua Portuguesa na China
Universidade de Comunicação da China (Pequim, China)
2017/07/08 Experiência(s) no ensino da pronúncia a aprendentes chineses IV Fórum Internacional do Ensino de Língua Portuguesa na China
Universidade de Comunicação da China (Pequim, China)
2017/03/28 Representações culturais da Lusofonia a partir de Macau Lusofonia, Utopia Criadora? Congresso Internacional Filosofia e Literatura: Entre Portugal e Macau
Instituto Politécnico de Macau / Universidade de Macau / Universidade de São José (Macau, China)
2016/11/14 Ensino da pronúncia: a altura de vogal. Intervenção na mesa-redonda “Como se ensina a escrever e a falar em PLE?” Colóquio Diálogos entre Língua(s), Literatura(s) e Cultura(s) no ensino e na tradução do Português e do Chinês
Instituto Politécnico de Macau (Macau, China)
2016/11/09 Pontes entre os aprendentes chineses e o ensino de PLE [trabalho apresentado via Skype] Conferência Internacional Pontes Europa – China
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2016/08/18 As vogais do português entre aprendentes chineses e suas implicações no desenvolvimento de um programa de português V EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Universidade da Califórnia, Berkeley (Berkeley, Estados Unidos)
2016/07/01 A oralidade vista a partir dos manuais de Português do Ensino Básico [trabalho apresentado pelo 1.º autor] 1.º Encontro Temático APL/ESE / 8.º Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa , Portugal)
2016/04/08 Perfil do aprendente chinês de PLE: algumas propriedades fonéticas Conferência Internacional: Ensino e Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira
Universidade de Macau (Macau, China)
2015/12/11 O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade [trabalho apresentado pela 2.ª autora] III Jornadas de PLE: Aquisição e Didática
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/11/05 O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade Congresso Internacional "Língua Portuguesa: Unidade na diversidade. Cultura, Literatura, História, Linguística, Tradução e Ensino"
Universidade Marie Curie-Sklodowska (Lublin, Polónia)
2015/11/05 Manuais escolares de Português: cenários didáticos de Educação Literária a partir das Metas Curriculares Congresso Internacional "Língua Portuguesa: Unidade na diversidade. Cultura, Literatura, História, Linguística, Tradução e Ensino"
Universidade Marie Curie-Sklodowska (Lublin, Polónia)
2015/10/16 O uso de vogais ortográficas por aprendentes de português como língua estrangeira: unidade na diversidade Workshop Learner Corpus: da construção de um corpus à análise de dados de PL2
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/06/03 Literary texts included in textbooks of Portuguese and literacies in L1 education [trabalho apresentado pela 1.ª autora] 10th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) / 1st ARLE (Association for Research in L1 Education) conference - Languages, Literatures & Literacies
University of Southern Denmark (Odense, Dinamarca)
2015/06/03 Assessment of the impact of the Common Core State Standards on primary school textbooks of Portuguese [trabalho apresentado pela 1.ª autora] 10th IAIMTE (International Association for the Improvement of Mother Tongue Education) / 1st ARLE (Association for Research in L1 Education) conference - Languages, Literatures & Literacies
University of Southern Denmark (Odense, Dinamarca)
2014/07/01 Phonological awareness after Portuguese secondary schooling: some results and "challenges" International Conference of the Association for Language Awareness 2014 – Language Awareness: Achievements and Challenges
Hedmark University College (Hamar, Noruega)
2014/04/03 The Phonological awareness between grade 5 and college in Portuguese students [póster] Workshop on Late Stages in Speech and Communication Development
Chandler House do University College London (Londres, Reino Unido)
2013/10/23 Conhecimento metafonológico em alunos do Ensino Superior: resultados e respetivas implicações didáticas XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2013/06/17 Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu: descrição, implicações e aplicações ao ensino do português como língua materna 14.ª edição do Quid Novi? – Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013 Competência metafonológica e sistema não consonântico no português europeu: descrição, implicações e aplicações ao ensino do português como língua materna 14.ª edição do Quid Novi? – Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010/10/18 Contributos para o controlo de variáveis linguísticas na avaliação da consciência fonológica Colóquio Leitura: Investigação e Ensino
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/07/25 Linguistic properties and phonological awareness in middle and secondary schooling 10th International Conference of the Association for Language Awareness
University of Kassel (Kassel, Alemanha)
2009/10/22 Processos fonológicos e consciência linguística: estudo-piloto com alunos do 1.º ano do Ensino Superior XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/10/08 A influência de propriedades fonológicas na segmentação: estudo piloto com alunos do 5.º e do 10.º ano de escolaridade Encontro Internacional de Jovens Investigadores IV Fórum de Partilha Linguística
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/10/01 Awareness of segments and phonological processes in college students: some results and educational implications [póster] First International Workshop on Education, Cognition and Neuroscience
Facoltà di Scienze Cognitive da Universidade de Trento (Rovereto, Itália)
2009/03/13 Explicitação do conhecimento fonológico em Língua Materna 8.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008/07/14 O nível de consciência fonológica em adultos com e sem treino em análise segmental [póster] Encontro Internacional de Jovens Investigadores III Fórum de Partilha Linguística
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
2008/03/27 Phonological awareness in Portuguese college students [póster] 7th International Conference of the British Dyslexia Association
Harrogate Conference Centre (Harrogate , Reino Unido)
2007/10/01 Níveis de consciência fonológica em estudantes do Ensino Superior: um estudo-piloto XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2007)
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2005/09/28 A Proeminência secundária rítmica no português europeu: uma proposta XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2005/06/20 Some questions on secondary prominence in European Portuguese [póster] Phonetics and Phonology in Iberia 2005
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2004/10/13 Léxico de alguns adolescentes da zona de Lisboa XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2003/10/01 Questões sobre acento(s) não-primário(s) no PE XIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2003/06/11 The Perception of word primary stress in European Portuguese Phonetics and Phonology in Iberia Conference 2003
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual As crenças e práticas dos professores de PLE sobre o ensino de produção, interação e mediação orais: um estudo de caso na China (coorientador: Jorge Pinto)
Orientador
Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - Atual A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Português Língua Estrangeira: Aplicação no Desenvolvimento da Produção e Interação Orais (coorientador: Rui Ramos)
Orientador
Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - Atual Domínio do Português em alunos de Gestão em Moçambique: perceções e desempenhos na escrita académica (coorientador: Paulino Fumo)
Orientador
Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 - 2024/11/14 Aquisição do processo de assimilação do vozeamento da fricativa /s/ em Português Europeu por aprendentes chineses (coorientador: Chao Zhou)
Orientador de Xinyan Wang
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2024/07/18 O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário em Português Língua Não Materna
Orientador de Nelson Ferreira Azevedo
Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2024/06/14 Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chineses
Orientador de Liliana Marisa Andrade Rodrigues
Mestrado em Português Língua Não Materna (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2023 Tutoria do trabalho final: "As crenças e práticas pedagógicas dos professores de PLE sobre o ensino da produção oral: um estudo de caso na China"
Orientador
Trabalho Final do Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Outra)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Tutoria do trabalho final: "A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Português Língua Estrangeira: Aplicação no Desenvolvimento da Produção e Interação Orais"
Orientador
Trabalho Final do Doutoramento em Didática das Línguas ¿ Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Outra)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021 Aquisição da Altura em vogais orais tónicas por Falantes Chineses Aprendentes do Português Europeu como Língua Segunda (orientadora: Maria João Freitas)
Orientador de Hongrui Duan
Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 Participação no Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português
Orientador de Zhou Fang, Zhao Xiaomin
Instituto Politécnico de Macau, China
2016 - 2017 Contributo para o estudo da aquisição das consoantes líquidas do português europeu por aprendentes chineses (orientadora: Maria João Freitas)
Coorientador de Chao Zhou
Linguística (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2016 Prática de ensino supervisionada e o uso de contos de tradição oral no desenvolvimento da oralidade: um estudo de caso em contexto de 1.º CEB (orientadora: Isabel Aires de Matos)
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2015 Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral: um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar (orientadora: Isabel Aires de Matos)
Coorientador de Diana Fumega
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2015 Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em português língua não materna na educação pré-escolar: estudo de caso (orientadora: Isabel Aires de Matos)
Coorientador de Rita Sousa
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - 2025 4.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (2024/11/05 - 2025/11/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
El@n | Ensino de Línguas Online, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2024 - 2025 II Congresso Internacional de Humanidades UAb (2024/06/04 - 2025/06/06)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2024 - 2025 II Jornadas de Estudos Portugueses (2024/03/25 - 2025/03/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2024 - 2024 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2024/10/23 - 2024/10/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2024 - 2024 Jornada “Variação Linguística, Educação e Cidadania” (2024/06/03 - 2024/06/03)
Encontro
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal

Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2024 - 2024 Dia das Línguas 2024 (2024/10/17 - 2024/10/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta, Portugal

El@n | Ensino de Línguas Online, Portugal
2023 - 2023 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (2023)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

El@n | Ensino de Línguas Online, Portugal
2023 - 2023 XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2023)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2021 - 2021 2.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

El@n | Ensino de Línguas Online, Portugal
2019 - 2019 Moderação da sessão de comunicações "Ensino de Português Língua Estrangeira (III)" no V Fórum Internacional de Ensino e Estudos de Língua Portuguesa na China (2019 - 2019)
Conferência (Outra)
Universidade de Estudos Internacionais de Guangdong, China
2018 - 2019 Congresso Internacional "Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente" (2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Macau, China
2018 - 2018 Moderação da conferência do Prof. Doutor Rod Ellis intitulada "Using tasks in language teaching" no Colóquio "Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de PLE no Contexto da China e Ásia-Pacífico" (2018 - 2018)
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico de Macau, China
2017 - 2018 Colóquio "Produção de materiais didáticos para o ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico" (2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Macau, China
2017 - 2017 4.º Curso de Verão em Português no IPM (2017 - 2017)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Macau, China
2015 - 2015 Comemorações do Dia da Poesia (2015 - 2015)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 II JOEL – II Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário (2014)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2006 - 2006 Moderação da conferência “Diversidade linguística na escola portuguesa”, proferida pela Prof.ª Doutora Maria Helena Mira Mateus, no âmbito das Comemorações do XXIII Aniversário da ESEV (2006 - 2006)
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2004 - 2005 I Congresso dos Alunos da ESEV no âmbito das Comemorações do XXII Aniversário da ESEV: (CON)VIVER na ESEV (2005)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2004 - 2005 Comemorações do XXII Aniversário da ESEV: (CON)VIVER na ESEV (2005 - 2005)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Gravação de materiais áudio para o manual "Português Global 4" (de Carla Oliveira e Luísa Coelho, editora IPM)
Outro
Instituto Politécnico de Macau, China
2016 - 2016 Formação de Professores de Português como Língua Estrangeira
Seminário
Universidade de Macau, China
2009 - 2009 Contribuições da teoria fonológica para o tratamento das alterações da linguagem
Conferência
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2008 - 2008 Teoria fonológica e terapia da fala
Seminário
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007 - 2007 Conferência Internacional sobre o Ensino do Português
Conferência
Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular , Portugal
2006 - 2006 Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (Prof.ª Doutora Maria Helena Mira Mateus)
Conferência
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2006 - 2006 Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem
Oficina (workshop)
Oficina Didática , Portugal
2005 - 2005 Tecnologias e Necessidades Educativas Especiais
Mesa-redonda
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12/13 Contributos da Leitura de Textos Literários na Educação para o Pensamento Crítico: Estudo de Caso Aplicado aos Níveis Intermédios a Avançados (B2-C2) em Português Língua Estrangeira
Presidente do júri
Daniel André Marques Ferreira (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2024/12/03 Análise das produções de contrastes fonémicos de português por nativos de inglês em diferentes tarefas
Arguente principal
Erica Sofia Victor Botequilha (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/11/14 Aquisição do processo de assimilação do vozeamento da fricativa /s/ em Português Europeu por aprendentes chineses
Orientador
Xinyan Wang (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2024/07/18 O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário no ensino de Português Língua Não Materna
Orientador
Nelson Ferreira Azevedo (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2024/06/14 Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chineses
Orientador
Liliana Marisa Andrade Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2024/06/07 Língua Portuguesa: Avaliação de Aprendizagens no contexto da CPLP
Presidente do júri
Teresa Alexandra de Almeida Oliveira Matos (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Humanidades, Portugal
2024/01/26 Assessing the Content and face Validity of Portuguese language Summative Examinations: A comparative study of Lagos State University (LASU) and Obafemi Awolowo University (OAU) Ife, Nigeria
Presidente do júri
Chukwuedo Monday Okwuokei (Outro)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2024/01/08 Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica
Arguente
Gabriela Pereira Tavares (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/01/04 Aprendizagem da leitura e da escrita do Português em Moçambique: estratégias metodológicas para o desenvolvimento da consciência fonológica e metafonológica nas classes iniciais
Arguente principal
Óscar Rosário Jorge Daniel (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023/11/14 Desenvolvimento de Plataforma Digital para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento
Arguente principal
Nelia Yaremenko (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/10/11 A Influência da Motivação na Aprendizagem do Português Língua Estrangeira por Falantes Chineses
Arguente principal
Tianyi Gao (Mestrado)
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Portugal
2023/07/25 Ensino de Português do Nível A2 como Língua Não Maternal para Adultos Chineses em Ambientes Virtuais
Arguente principal
Mingji Bi (Outro)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/07/20 A oralidade é o caminho: Ensino e Aprendizagem da Oralidade em sala de aula de Português Brasileiro L1
Arguente
Marília Carvalho Batista (Outro)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2023/05/02 Materiais de PLE para fins profissionais: Proposta didática para a área empresarial
Arguente
Ana Cristina de Oliveira Dias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/03/13 Desenvolvimento da Produção e Interação Orais: O Trabalho com os Géneros Textuais no Português Língua Materna e no Francês Língua Estrangeira
Arguente principal
Beatriz Duarte Silva Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/01/30 As crenças e práticas pedagógicas dos professores de PLE sobre o ensino da produção oral: um estudo de caso na China
Arguente
Zou Sumei (Outro)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/10/06 NÃO ESCREVEMOS COMO FALAMOS! Concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLE
Presidente do júri
Liliana Isabel da Cunha Soares (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022/03/23 O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos
Arguente principal
Pedro Miguel Branco Caeiro (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/12/16 Acquisition of Phonologically Weak Function Words in L2 English by Speakers of L1 Brazilian and European Portuguese
Arguente
Natalia Parush Aguiar (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Portugal
2021/11/25 A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Português Língua Estrangeira: Aplicação no Desenvolvimento da Produção e Interação Orais
Arguente
Liliana Isabel da Cunha Soares (Outro)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/07/23 Consciência Fonológica em idade Pré-Escolar e no 1.º ano de escolaridade
Arguente principal
Catarina Alexandra Santos Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/07/05 Ensino de português como língua estrangeira na China no contexto da Internet
Arguente
Zou Sumei (Outro)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/12/17 Quadro Interativo Multimédia (QIM) no Ensino de Oralidade em Português como Língua Estrangeira na China
Arguente
Zou Sumei (Outro)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 A consciência sintática em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Tatiana Pereira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 A escrita criativa como meio de redução dos erros ortográficos
Arguente principal
Patrícia Nunes Pedro (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 O contributo da exploração de histórias para a aprendizagem da leitura e da escrita
Arguente principal
Kátia Coelho Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 O contributo da consciência morfológica para a diminuição dos erros ortográficos
Arguente principal
Renata Porfírio da Cunha (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 O desenvolvimento do gosto pela escrita no 1.º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Ana Rita Nunes Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 O treino da consciência intrassilábica para a melhoria da ortografia. Estudo centrado nos ataques ramificados
Arguente principal
Patrícia Alexandra de Oliveira Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 A importância da oralidade e da escrita em contexto pré-escolar
Arguente principal
Ana Catarina Tarré Simões Pedro (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2015 Eficácia de diferentes estratégias no ensino do léxico em Português Língua não Materna na Educação Pré-Escolar: estudo de caso
Orientador
Rita Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 Desenvolvendo a oralidade no jardim de infância
Arguente principal
Ana Catarina Barreto Vieira (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 Estratégias para desenvolver a linguagem oral no pré-escolar
Arguente principal
Andreia Filipa Jesus Pinto (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 As Histórias como estímulo para a descoberta da leitura e da escrita
Arguente principal
Mónica Paula Mota Santos (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2013 Caraterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação
Arguente principal
Célia Ferreira Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 Caraterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação
Arguente principal
Gina Alexandra Vinagre Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2025/04/25 New Sounds 2025 - The 11th International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech Universidade de Toronto, Canadá
2024 - 2025 Congresso Internacional “Português como Língua Global” Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
2024 - 2024 40.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade dos Açores, Ponta Delgada
2024 - 2024 III Conferência TROPO UK Universidade de Newcastle
2024 - 2024 Conferência “De cada língua se constrói o futuro: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas” Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa / Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
2024 - 2024 XVIII Fórum de Partilha Linguística 2024 NOVA FCSH
2023 - 2023 3.º Congresso Internacional "Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas" (iTel2023) Universidade Aberta / online
2023 - 2023 XVII Fórum de Partilha Linguística 2023 NOVA FCSH, Lisboa
2023 - 2023 Bienal STEM+L 2023 Osuwela ONG Moçambique, UNESCO, UPM, Maputo, Moçambique
2022 - 2022 XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2022 - 2022 I Conferência Internacional LMOOC4Slav Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2022 - 2022 De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, online
2021 - 2021 2.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas” (iTel2021) Universidade Aberta, online
2021 - 2021 XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Online
2020 - 2020 XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Online
2019 - 2019 Congresso Internacional "Macau e a Língua Portuguesa: Novas Pontes a Oriente" Instituto Politécnico de Macau e Instituto Português do Oriente
2019 - 2019 XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade do Minho
2018 - 2018 XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade Aberta, Lisboa
2017 - 2017 XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade de Évora
2017 - 2017 VI EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português & I Simpósio de Português Língua de Herança Florida International University, Estados Unidos
2017 - 2017 2.º Encontro "Imaginários Iluminados: era uma vez… a literatura para a infância em português" Escola Superior de Educação de Viseu
2016 - 2016 1.º Encontro "Imaginários Iluminados: era uma vez… a literatura para a infância em português" Escola Superior de Educação de Viseu
2015 - 2015 XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade do Minho
2014 - 2014 XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2013 - 2013 XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade de Coimbra

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 Theory and Practice of Second Language Acquisition (2451-2125) Institute of Linguistics, Faculty of Humanities, University of Silesia in Katowice
2024 - 2024 Speech Prosody Conference 2024 Congresso nos Países Baixos (revisão de textos)
2024 - 2024 Moderna Språk (2000-3560) (Suécia)
2024 - 2024 Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura (2145-566X) Universidad de Antioquia, Colômbia
2024 - 2024 Revista elingUP (1647-4058) Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2024 - 2024 Desafios e Descobertas: perspe(c)tivas do Português como língua não materna Faculdade de Letras da Universidade do Porto (livro no prelo)
2023 - 2024 LMOOC4Slav. Language MOOCs and OERs: new trends and challenges [livro de atas] (978-88-99811-20-4) Perugia Stranieri University Press
2023 - 2023 Theory and Practice of Second Language Acquisition Institute of Linguistics, Faculty of Humanities, University of Silesia in Katowice
2023 - 2023 Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2023 - 2023 Congresso GRATO 2021 [atas, no prelo] NOVA FCSH
2022 - 2023 Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais [livro, no prelo] Universidade Aberta
2022 - 2022 Theory and Practice of Second Language Acquisition Institute of Linguistics, Faculty of Humanities, University of Silesia in Katowice
2022 - 2022 Revista da Associação Portuguesa de Linguística APL
2022 - 2022 Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2022 - 2022 Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro
2022 - 2022 Diacrítica Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
2022 - 2022 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional Escola Superior de Educação de Lisboa
2021 - 2022 Estudos de lingüística galega Instituto da Lingua Galega da Universidade de Santiago de Compostela
2021 - 2021 Theory and Practice of Second Language Acquisition Institute of Linguistics, Faculty of Humanities, University of Silesia in Katowice
2021 - 2021 STEM+L Osuwela ONG Moçambique
2021 - 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional Escola Superior de Educação de Lisboa
2020 - 2020 Revista da Associação Portuguesa de Linguística APL
2019 - 2019 Revista Orientes do Português
2018 - 2018 Círculo de Linguística Aplicada a la Communicación
2015 - 2015 Revista Portuguesa de Educação
2014 - 2014 XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos selecionados (publicação de atas)
2013 - 2013 XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos selecionados (publicação de atas)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Parecer sobre o Relatório de Progresso de Tese de Doutoramento em Linguística, área de Linguística e Ensino da Língua, de Julie Mason, "Beyond the Suprasegmental: Pedagogic Interventions to Aid Native-like Pronunciation in Advanced Speakers of English as a Foreign Language" Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2017 Relatórios técnicos sobre diversos manuais escolares em cada ano, enquanto membro da equipa de avaliação e certificação de manuais escolares de Português para o 2.º e o 3.º ciclos Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Relatório técnico, enquanto membro da equipa de revisão científica da "Gramática da Língua Portuguesa. 2.º Ciclo, 5.º / 6.º Anos" (autoria de Maria do Céu Vieira Lopes, Editora Plátano) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Francês, 7.º ano (Ensino básico 3º ciclo) Colégio Mira Rio, Portugal
2019 - Atual Francês, 8.º ano (Ensino básico 3º ciclo) Colégio Mira Rio, Portugal
2019 - Atual Francês, 9.º ano (Ensino básico 3º ciclo) Colégio Mira Rio, Portugal
2019 - Atual Curso Pós-Laboral de Português Língua Estrangeira, Nível A1.1 (Outros) Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa , Portugal
2019 - 2019 Pronúncia e oralidade Formação contínua para professores de PLE no 6.º Verão em Português no IPM Instituto Politécnico de Macau, China
2019 - 2019 Bases de fonética do português Formação contínua para professores de PLE, PLM e de Educação Especial Centro de Difusão de Línguas da Direção dos Serviços de Educação e Juventude de Macau, China
2017 - 2019 Laboratório de Língua I Português (Bachelor) Instituto Politécnico de Macau, China
2017 - 2019 Laboratório de Língua II Português (Bachelor) Instituto Politécnico de Macau, China
2018 - 2018 Aquisição e aprendizagem de PLE Formação contínua para professores de PLE no 5.º Verão em Português no IPM Instituto Politécnico de Macau, China
2018 - 2018 Pronúncia e oralidade Formação contínua para professores de PLE Instituto de Estudos Estrangeiros de Hainan, China
2017 - 2017 Diversidade no treino da produção oral em PLE Formação contínua para professores de PLE no 4.º Verão em Português no IPM Instituto Politécnico de Macau, China
2017 - 2017 Uso de recursos digitais para a avaliação da oralidade Formação contínua para professores de PLE Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, China
2017 - 2017 Construção de materiais didáticos para o ensino da pronúncia Formação contínua para professores de PLE Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, China
2016 - 2017 Língua Portuguesa como Língua Estrangeira I - Módulo Conversação Relações Comerciais China - Países Lusófonos (Bachelor) Instituto Politécnico de Macau, China
2016 - 2017 Língua Portuguesa como Língua Estrangeira II - Módulo Conversação Relações Comerciais China - Países Lusófonos (Bachelor) Instituto Politécnico de Macau, China
2016 - 2017 Curso Intensivo de Português – Módulo Conversação Tradução e Interpretação Chinês-Português / Português-Chinês (Bachelor) Instituto Politécnico de Macau, China
2016 - 2016 Curso Intensivo para Preparação de Candidatos ao Mestrado em Português como Língua Estrangeira Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, China
2016 - 2016 Canções e TIC no ensino da pronúncia portuguesa Formação contínua para professores de PLE no 3.º Verão em Português no IPM Instituto Politécnico de Macau, China
2016 - 2016 Desafios de gramática e escrita em PLE Formação contínua para professores de PLE Universidade de Línguas Estrangeiras de Jilin Huaqiao, China
2016 - 2016 Produção oral de falantes chineses em PLE Formação contínua para professores de PLE Universidade Normal de Harbin, China
2015 - 2016 Português II Marketing / Gestão / Comércio Eletrónico / Contabilidade (Bachelor) Instituto Politécnico de Macau, China
2013 - 2016 Linguística Portuguesa I Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2015 Aquisição e Aprendizagem da Linguagem Oral e Escrita Educação Básica (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 - 2015 Ensino do Português como Língua Segunda Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 - 2015 Desenvolvimento da Língua Materna na Infância Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2014 - 2015 Português Língua Estrangeira curso livre para alunos do Programa ERASMUS (Outros) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2015 Português, 6.º ano (Ensino básico 2º ciclo) Colégio Mira Rio, Portugal
2013 - 2015 Linguística Portuguesa II Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2015 Pragmática da Comunicação II Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2015 Português, 10.º ano (Ensino secundário) Colégio Mira Rio, Portugal
2014 - 2014 Gramática Formação contínua à distância para Professores do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Viseu / Escolas de Santa Cruz da Trapa e Mundão (Outros) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Português, 9.º ano (Ensino básico 3º ciclo) Colégio Mira Rio, Portugal
2013 - 2014 Português, 11.º ano (Ensino secundário) Colégio Mira Rio, Portugal
2013 - 2013 Metas Curriculares do Português (domínios Gramática e Oralidade, do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico) Formação contínua promovida pelo Ministério da Educação e Ciência (Outros) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2013 Português, 8.º ano (Ensino básico 3º ciclo) Colégio Mira Rio, Portugal
2009 - 2009 Desenvolvimento da consciência linguística Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009 - 2009 Implicações das TIC no Ensino da Língua Materna Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007 - 2009 Conhecimento da língua: percursos de desenvolvimento Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007 - 2009 Desenvolvimento da consciência fonológica Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007 - 2009 Oficina de conhecimento da língua Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007 - 2008 Psicolinguística I Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade Atlântica - Escola Superior de Saúde, Portugal
2007 - 2008 Linguística I Terapia da Fala (Licenciatura) Universidade Atlântica - Escola Superior de Saúde, Portugal
2007 - 2007 Consciência fonológica Formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2006 - 2007 Literatura para a Infância Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2006 - 2007 Literatura para a Infância Educação Pré-Escolar (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2004 - 2007 Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Educação Pré-Escolar (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2004 - 2007 Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico – variante de Português/Inglês e Português/Francês (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2004 - 2007 Iniciação à Leitura e à Escrita Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2003 - 2007 Linguística Portuguesa Educação Pré-Escolar (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2003 - 2007 Linguística Portuguesa I Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2003 - 2007 Linguística Portuguesa II Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2005 - 2006 Ensino da Língua Portuguesa Curso de Complemento de Formação Científico-Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2000 - 2001 Língua Portuguesa, 7.º ano (Ensino básico 3º ciclo) Escola Secundária Braamcamp Freire - Pontinha, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - 2023 Membro do júri do concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação no âmbito do projeto “Perception and Production in L2 Speech Learning – ProPerL2 – (2022.04013.PTDC)” Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Recrutamento de docentes em regime de prestação de serviços para lecionação na Escola Superior de Línguas e Tradução Instituto Politécnico de Macau, China
2017 - 2017 Concurso público para recrutamento de um Assistente para o Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, Instituto Politécnico de Macau (ref.ª 1718-CPCLP-117) Instituto Politécnico de Macau, China
2016 - 2016 Concurso público para recrutamento de um Assistente para o Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa (ref.ª 1516-CPCLP-123) Instituto Politécnico de Macau, China
2015 - 2015 Prova oral de acesso ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Distinções

Outra distinção

2007 Bolsa de Doutoramento FCT (SFRH/BD/36669/2007)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1997 Bolsa de Estudo para Estudantes (Curso Superior)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal