Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- PEDRO LOPES E CASTRO
Nomes de citação
- Castro, Pedro Lopes e
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 891F-F05D-72D4
- ORCID iD
- 0000-0003-4337-9025
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/04/07
Concluído
|
Música (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Performance
Universidade de Aveiro, Portugal
"A serenata na corte de D. Maria I e o legado de João de Sousa Carvalho (1777-1792)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2009
Concluído
|
Mestrado em Artes Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A serenata L'Angelica de João de Sousa Carvalho - uma reflexão performativa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2003
Concluído
|
Licenciatura em oboé barroco (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
" - o curso não contemplou a realização de uma tese - " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 (8,5 em 10 valores) |
2002
Concluído
|
Flauta de Bisel (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Koninklijk Conservatorium, Países Baixos
" - o curso não contemplou a realização de uma tese - " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
1998
Concluído
|
Flauta de Bisel (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal " - o curso não contemplou a realização de uma tese - " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2016 | Investigador (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2015 - 2015 | Investigador (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2012 - 2013 | Investigador (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2011 - 2011 | Investigador (Investigação) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - 2018 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
2016 - 2018 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2010 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/10/01 - Atual | docente de oboé barroco | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2007/09/01 - Atual | docente de oboé barroco, flauta de bisel e música de câmara | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2007/09/01 - 2012/09/01 | docente de oboé barroco, flauta de bisel e música de câmara | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2005/10/01 - 2012/09/01 | Professor de flauta de bisel | Academia de Música de Santa Cecília, Portugal |
1997/09/01 - 1998/08/31 | Professor da classe de flauta de bisel | Conservatorio de Música de Coimbra, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Artística / Interpretação
Gravação áudio |
|
Interpretação artística |
|
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2015/12/11 | “A problemática da realização moderna das serenatas de João de Sousa Carvalho, uma perspectiva prática, integrado no painel Livre Arbítrio versus "Prudente advertência": questões interpretativas na música portuguesa da 2a metade do século XVIII”. | 3o Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança, Post-ip’15,
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/10/11 | " L'Angelica de João de Sousa Carvalho, uma típica serenata de corte" | Congresso Internacional de Musicologia Histórica
APARM (Almada, Portugal)
|
2014/10/07 | "A problemática de classificação das serenatas no tempo de D. Maria I: exemplos ibéricos e italianos" | Jornada de estudo do Grupo de Investigação Estudos Históricos e Culturais em Música
Casa Museu Anastácio Gonçalves (Lisboa, Portugal)
|
2014/06/14 | A influência de Jommelli na composição de múscica dramática para a corte de Lisboa | Colóquio Internacional "Niccolò Jommelli, Christoph Willibald Gluck e Pedro António Avondano, 300 anos do nascimento: A circulação
de repertórios na Europa na segunda metade do séc. XVIII"
Palácio Nacional de Queluz (Lisboa, Portugal)
|
2012/11/18 | "A música para a troca das princesas" | Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM (Castelo Branco, Portugal)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/11/19 | Quintetos con dos violas de José Palomino (1753-1810)
Arguente principal
|
Adrián Linares Reyes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
2019/11/21 | La pace fra la virtù e la bellezza: Theoria, poiesis e praxis em uma obra de David Perez (1711-1778)
Arguente
|
Charles Bruno Roussin (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
|
2019/05/28 | A problemática das dedilhações de forquilha no ensino básico de flauta de bisel
Arguente principal
|
Filipa Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
Distinções
Outra distinção
2002 | foi seleccionado para oboísta principal da Orquestra Barroca da União Europeia |