Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Vítor Torres
- Data de nascimento
- 1969/06/13
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Torres, João
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C41E-FFFC-7676
- ORCID iD
- 0000-0002-9995-4511
- Google Scholar ID
- 6bTT5nYAAAAJ&hl
Endereços de correio eletrónico
- joao.torres@ese.ips.pt (Profissional)
- jvtorres@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- 968287681 (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/05/31 - 2020/07/17
Concluído
|
Formação de Professores do Ensino Básico (Título de especialista)
Especialização em Educação
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Aprovado |
2012/04/30
Concluído
|
Curso de formação avançada, integrado no Programa de Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades
curriculares))
Especialização em Didática da Matemática,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
17 |
2012
Frequentou
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"As Tecnologias de Informação e Comunicação na aula de Matemática: Práticas de ensino de dois professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2006/04/28
Concluído
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Didáctica da Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Muito Bom |
1994/06/30
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Probabilidades e Estatística
Universidade de Évora, Portugal
|
12 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/08/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2021/10/01 - 2022/08/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2019/09/23 - 2020/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2015/03/01 - 2015/07/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1999/09/01 - 2004/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
2012/09/01 - 2013/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária de Pinhal Novo, Portugal | ||
2009/09/01 - 2011/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Direção-Geral de Educação, Portugal | ||
2004/09/01 - 2009/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
1998/09/01 - 1999/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal |
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | ||
1994/09/01 - 1998/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária de Pinhal Novo, Portugal | ||
1991/09/30 - 1994/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundárias André de Gouveia, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | First School, First Robot
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
2018/01/01 - 2022/07/31 | Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017 - 2022 | GEN10S
Outra
|
|
2004/09/01 - 2007/12/31 | Developing Number sense: Curricular demands and perspectives
FCT POCI/CED/59680/2004
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - Atual | PRECASE
Formador
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/10/01 - Atual | Pensamento Crítico e Trabalho Académico | Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018/01/31 - 2018/04/11 | Oficina de Formação: Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (15+15 horas) | Centro de Formação de Professores dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal | |
2017/12/04 - 2017/12/15 | Learning Event 2017: Codage et apprentissage | Projeto eTwinning, Bélgica | |
2017/11/22 - 2017/11/30 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2017/06/12 - 2017/07/10 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2016/11/02 - 2017/03/03 | Oficina de Formação: Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (15+15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2016/12/05 - 2017/03/02 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2016/11/18 - 2017/01/21 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2016/11/08 - 2017/01/21 | Oficina de Formação: Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (15+15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2016/02 - 2016/03/16 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2016/02/27 - 2016/02/29 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Sebastião da Gama, Portugal | |
2015/11/19 - 2015/11/21 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Centro de Formação de Professores de Associação de Escolas do Alto Alentejo, Portugal | |
2015/10/29 - 2015/10/31 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Bragança, Portugal | |
2015/03/01 - 2015/07/31 | Tecnologias e Comunicação | Comunicação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2015/07/08 - 2015/07/10 | Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Centro de Formação de Professores de Arrifes, Portugal | |
2015/06/18 - 2015/06/20 | Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Bragança, Portugal | |
2015/06/04 - 2015/06/06 | Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2015/05/28 - 2015/05/30 | Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Bragança, Portugal | |
2015/01/21 - 2015/05/09 | Exploracão e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2015/01/15 - 2015/02/05 | Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Centro de Formação de Professores dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal | |
2014/10/29 - 2014/11/29 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2014/06/05 - 2014/06/07 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
2013/10/31 - 2013/11/28 | Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2014 | Prémio Inclusão e Literacia Digital para o Projeto EduScratch |