???global.info.a_carregar???
Daniela Pinto is integrated researcher at CIIE - Centre for Research and Intervention in Education, where she collaborates in the OBVIE - Observatory of Life in Schools. Since 2021, she has a PhD in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University of Porto. As part of her PhD project, she carried out research into the transition processes between secondary and higher education, focusing on the pedagogical, curricular and institutional dimensions. She has worked as a researcher in the areas of higher education, pedagogy, pedagogical supervision and institutional evaluation. She collaborates on various research projects, particularly in the areas of pedagogy and higher education. At the same time, she works with educational institutions and their communities, as a teacher trainer in pedagogical supervision and peer observation. She has contributed to the scientific dissemination of these themes through the publication of scientific articles, communications and the organisation of scientific events.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniela Filipa Ferreira Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Daniela

Identificadores de autor

Ciência ID
CE1F-1FE1-E657
ORCID iD
0000-0002-8867-4733

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015/10/01 - 2021/04/13
Concluído
Programa Doutoral em Ciências da Educação [Doctoral Program in Educational Sciences] (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Desenhar pontes entre níveis de ensino: um estudo misto sobre a dimensão pedagógica e educativa da transição entre o ensino secundário e o ensino superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2018/02/03 - 2018/04/14
Concluído
Curso de Especialização em Análise Quantitativa de Dados com SPSS [Specialization in Quantitative Data Analysis with SPSS] (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2017/06/28 - 2017/07/26
Concluído
Curso de Introdução à Análise de dados com o Programa SPSS | Análise Univariada e Bivariada [Introduction Course to Data Analysis with the SPSS Program] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016/05/01 - 2016/06/30
Concluído
Curso de aprofundamento ao programa de análise de dados qualitativos NVivo [Training course of Qualitative Analysis with the support of NVIVO] (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2008/10/01 - 2010/07/16
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação [Master Degree in Educational Sciences] (Mestrado)
Especialização em Escola, Currículo e Gestão Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O Processo de Avaliação Externa e de Acompanhamento das Escolas no âmbito da Inspecção-Geral da Educação: Construção de um olhar a partir de uma experiência vivida. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2005/10/01 - 2008/07/16
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação [First degree in Educational Sciences] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/01/02 - 2024/01/31 Investigador (Investigação) Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/02/01 - 2014/08/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Agrupamento vertical de Escolas de Paços de Ferreira, Portugal
Agrupamento vertical de Escolas de Paços de Ferreira, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - Atual Formadora [Trainer] Centro de Formação de Associação de Escolas Vila Nova de Famalicão, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2021/11/15 - 2022/04/30 Prestação de serviços de apoio a processos de avaliação e acreditação de ciclos de estudo Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
2020/01/01 - 2020/12/31 Bolseira de Investigação [Research fellow] Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015/10/01 - 2019/09/30 Bolseira de Doutoramento [PhD fellow] Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017/11/01 - 2018/07/31 Formadora [Trainer] Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira Paredes e Penafiel, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015/01/01 - 2015/03/31 Bolseira de Investigação [Research fellow] Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2011/02/01 - 2013/12/30 Bolseira de Investigação [Research fellow] Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2010/01/01 - 2011/01/31 Consultora [Consultant] Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/10/01 - 2019/09/30 Desenhar pontes entre níveis de ensino: um estudo misto sobre a transição entre o ensino secundário e o ensino superior [Draw bridges between educational levels: a mixed study on the transition between secondary and higher education]
SFRH/BD/113127/2015
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/02 - 2023/12/31 Cartografia e dinâmicas socioeconómicas dos/as estudantes do ensino superior do Grande Porto e Grande Lisboa [Mapping and socio-economic dynamics of higher education students in Grande Porto and Grande Lisboa]
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Em curso
2020/01/01 - 2020/06/30 Managing for School of Sucess: the role of peer observation of teaching
2015-1-PT01-KA201-013059
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
UID/CED/00167/2019
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/02/01 - 2018/01/31 The Relevance of the Processes of Self-evaluation of Basic and Secondary Schools
SK-PT-2015-NEWPROJECT-6457
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

The Agency for Research and Development
Concluído
2016/09/01 - 2017/07/31 Projeto SEI | Sociedade, Escolas e Investigação [Project "SEI" | Society, Schools and Research]
--
Investigador
Câmara Municipal do Porto, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2015/01/01 - 2015/03/31 De Par em Par: Multidisciplinar e Interinstitucional [Peer to Peer: Multidisciplinary and Interinstitutional]
79/ID/2014
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído
2009/09/01 - 2010/08/31 Argumentar: Precisa-se [Argue: Needed!]
PP19
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/12/01 - Atual OPMUSA - Multidisciplinary Peer Observation Between Teachers in Classroom
-
Investigador
2024/02/01 - 2026/12/31 "Who sAw You then and who sees you now - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation: quantitative study
PTDC/CED-EDG/0035/2021
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2024/08/01 - 2026/07/31 Empowering Middle School Teachers for Social Inclusion through Observation-based Professional Development
2023-2-TR01-KA220-SCH-000170568
Investigador
European Commission
2025/01/01 - 2026/06/30 Mapeamento das conceções e práticas de internacionalização na formação de professores: um retrato de Portugal [Mapping internationalization concepts and practices in teacher training: a portrait of Portugal]
2023.13967.PEX
Investigador
2018/07/01 - 2018/07/31 Universidade Júnior | Do secundário para o Superior: investigar para conhecer [Junior University | From secondary to higher education: research to know]
----
Investigador
Universidade do Porto, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Concluído
2016/12/01 - 2017/07/31 Avaliação do programa Porto de Conhecimento da Câmara Municipal do Porto [Evaluation of the Porto de Conhecimento program of the Porto City Council]
--------
Investigador
Concluído
2015/09/01 - 2016/07/31 UPInterpares [Peer Observation between secondary and higher education teachers]
-
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pinto, Daniela; Lopes, Amélia; Mouraz, Ana. "A dimensão educativa da transição para o ensino superior na Europa Um olhar através da literatura [The educational dimension of the transition to higher education in Europe: A look through literature]". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional do DESUP: Ensino Superior: Desafios e futuros, 2017.
    Publicado
  2. Pinto, Daniela. "Efeitos da observação de pares multidisciplinar no Ensino Superior: uma perspetiva focada no observador [Effects of multidisciplinary peer observation in Higher Education: a perspective focused in observer]". 2015.
    Publicado
  3. Mouraz, Ana; Faustino, Ana Maria; Leite, Carlinda; Villate, Jaime; Ferreira, José Manuel Martins; Trindade, Rui; Figueiredo, Carla; Pinto, Daniela; Pinheiro, Sara. "Project argument, is needed! [Projecto Argumentar, precisa-se!]". Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso Brasileiro Debater o Currículo e seus Campos: Políticas, Fundamentos e Práticas, Porto, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mouraz, A.; Beresova, J.; Figueiredo, C.; Sampaio, M.; Vancova, H.; Pinto, Daniela. "School self-assessment procedures relevant to primary and secondary schools: variable geometries". EduSer 16 2 (2024): 1-15.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34620/eduser.v16i2.278
  2. Sá, Maria José; Pinto, Daniela; Aguiar, Joyce; Magalhães, António. "Institutional policies and practices to improve access and success in higher education: The students' proposals". European Journal of Higher Education (2024): https://doi.org/10.1080/21568235.2024.2410996.
    Aceite para publicação • 10.1080/21568235.2024.2410996
  3. Torres, Ana Cristina; Duarte, Marina; Pinto, Daniela; Mouraz, Ana. Autor correspondente: Torres, Ana Cristina. "Self-regulated learning in secondary school: students' self-feedback in a peer observation program". Studies in Educational Evaluation (2024):
    Aceite para publicação
  4. Ana Mouraz; Daniela Pinto; Ana Cristina Torres. "Effects of a model for multidisciplinary peer observation of teaching in teacher professional development and in nurturing a reflective school". Reflective Practice (2022): https://doi.org/10.1080/14623943.2022.2130225.
    10.1080/14623943.2022.2130225
  5. Daniela Pinto; Amélia Lopes; Ana Mouraz. "Perspectives on the transition to higher education in Europe: an approach focused on literature". Research in Post-Compulsory Education 24 4 (2019): 356-374. https://doi.org/10.1080/13596748.2019.1584429.
    Publicado • 10.1080/13596748.2019.1584429
Capítulo de livro
  1. Mouraz, Ana. "A observação de pares como estratégia de supervisão colaborativa: Procedimentos e resultados [Peer observation as a collaborative supervision strategy: Procedures and results]". In Supervisão e Desenvolvimento Profissional Docente, 36-49. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/leadw.2021
  2. Pinto, Daniela. "Meta-análise dos resultados de 2009-2012 do De Par em Par [Meta-analysis of the results of 2009-2012 of the "Peer to Peer"]". Portugal, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Freitas, André; Figueiredo, Carla; Santos, Carolina; Pinto, Daniela; Manarte, Joana; Dotta, Leanete; Sampaio, Marta; et al. Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação – Livro de Resumos [International Seminar "EXPRESSA": Re-imagining Scientific Communication in Education - Book of proceedings]. Porto, Portugal. 2018.
    Publicado
  2. Mouraz, Ana; Cosme, Ariana; Torres, Ana Cristina; Santos, André; Pinto, Daniela; Lencastre, Regina. A vida nas escolas – entre as experiências e as medidas: Livro de resumos do IV Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação [Life in schools – between experiences and measures: book of proceedings of the 4th International Seminar of Observatories of Education and Training]. Porto, Portugal: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. 2017.
    Publicado
Relatório
  1. António M. Magalhães; Sá, Maria José; Aguiar, Joyce Cristina dos Santos; Pinto, Daniela. 2024. Cartografia e dinâmicas socioeconómicas dos estudantes do ensino superior do Grande Porto e Grande Lisboa - Relatório Final [Mapping socioeconomic dynamics of higher education students in Porto and Lisbon - Final Report]. https://edulog.pt/storage/app/uploads/public/673/4b2/a8d/6734b2a8d2d62285631074.pdf.
  2. Ana Mouraz; Torres, Ana Cristina; Monteiro, Angélica; Pinto, Daniela; LENCASTRE, REGINA; Freitas, André. 2017. Evaluation of the educational program 'Porto de conhecimento': final report [Avaliação do programa educativo Porto de conhecimento: relatório final]. https://hdl.handle.net/10216/146813.
Resumo em conferência
  1. Ana Mouraz; Torres, Ana Cristina; Pinto, Daniela; Duarte, Marina. "Aprendizagem autorregulada no 3.º CEB e ensino secundário: autofeedback de alunos/as num programa-piloto de observação de pares [Self-regulated learning in 3rd CEB and secondary education: self-feedback from students in a pilot peer observation program]". Trabalho apresentado em Encontro "A Boa Educação na Escola", 2024.
  2. Pinto, Daniela; Lopes, Amélia; Mouraz, Ana. "A transição entre o ensino secundário e o ensino superior: construção de um questionário sobre as perceções dos estudantes [The transition between secondary and higher education: building a questionnaire on students' perceptions]". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em Educação, Porto, 2018.
    Publicado
  3. Pinto, Daniela; Lopes, Amélia; Mouraz, Ana. "Perspetivas sobre a transição para o ensino superior: uma revisão da literatura que compara tendências europeias com a especificidade do contexto português [Perspectives on the transition to higher education: a review of the literature comparing European trends with the specificity of the Portuguese context]". 2017.
    Publicado
  4. Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina; Pinto, Daniela. "Open classroom: multidisciplinary peer observation to improve curriculum". Trabalho apresentado em III European Conference on Curriculum Studies (ECCS), 2017.
    Publicado
  5. Pinto, Daniela; Lopes, Amélia; Mouraz, Ana. "Observação de aulas em parceria interníveis de ensino: Contributos para aproximar o secundário e o superior [Peer observation between different educational levels: Contributions to bring secondary education and higher education closer]". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, po, 2016.
    Publicado
  6. Pinto, Daniela; Lopes, Amélia; Mouraz, Ana. "O papel do ensino secundário na facilitação da transição para o ensino superior: contributos da observação de pares interníveis de ensino [The role of secondary education in facilitating the transition to higher education: contributions from peer observation teaching interlevel]". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação, Porto, 2016.
    Publicado
  7. Pinto, Daniela; Mouraz, Ana; Pêgo, João Pedro. "Peer Observation of Teaching at University of Porto: Contributions for the curriculum development in higher education". Trabalho apresentado em Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices – ECCS, Porto, 2015.
    Publicado
  8. Pinto, Daniela. "O processo de Avaliação Externa das Escolas no âmbito da Inspeção-Geral da Educação: Construção de um olhar a partir de uma experiência vivida [The Process of External Assessment and Monitoring of Schools under the General Inspection of Education: Construction of a look from a lived experience]". 2013.
    Publicado
  9. Pinto, Daniela; Martins Ferreira, José. "Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino e aprendizagem [Pedagogical Advice in Higher Education: for the construction of the quality of teaching and learning]". Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, Porto, 2012.
    Publicado
  10. Pinto, Daniela. "Projeto Argumentar, Precisa-se! [Project: Argue: need it!]". 2010.
    Publicado
  11. Pinto, Daniela; Pinheiro, Sara; Sofia, Silva. "Formação Profissional | uma porta romântica para a inclusão [Professional Training | a romantic door to inclusion]". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Ricardo Vieira; Ana Maria Vieira. "Arquiteturas de Prática [Practice Architectures]". Revisão de Profissão Docente em Tempos de Democracia: Fatores de Mudança (2024):
  2. Ricardo Vieira; Ana Maria Vieira. "(Re)viver quotidianos pedagógicos: vozes cruzadas e aprendizagens intergeracionais de professoras e futuras professoras e educadoras [(Re)living pedagogical everyday life: crossed voices and intergenerational learning of teachers and future teachers and educators]". Revisão de Passado e Futuro da Profissão Docente: Diálogos Intergeracionais (2024):
Tese / Dissertação
  1. "Desenhar pontes entre níveis de ensino: um estudo misto sobre a dimensão pedagógica e educativa da transição entre o ensino secundário e o ensino superior [Drawing bridges between levels of education: a mixed study on the pedagogical and educational dimension of the transition between secondary and higher education]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2020.
  2. Pinto, Daniela. "O Processo de Avaliação Externa e de Acompanhamento das Escolas no âmbito da Inspeção-Geral da Educação [The Process of External Assessment and Monitoring of Schools under the General Inspection of Education: Construction of a look from a lived experience]". Mestrado, 2010. http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54991/2/88874.pdf.

Outros

Outra produção
  1. "Who sAw You then and who sees you now¿ - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation: quantitative study. Study protocol registration. 2023. Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina; Santos, Anabela Caetano; Eva Morais; Ana Nobre; Ana Salgado; Lins, Andréa; et al. https://doi.org/10.17605/OSF.IO/2H58A.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11 Práticas Docentes e de Organização Institucional da Escola em Contexto de Mudança: Desafios e Possibilidades [Teaching Practices and School Institutional Organization in a Context of Change: Challenges and Possibilities] XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
2024/08 Teacher Agency in Curriculum and Pedagogical Development Through a Design Research Project About Self-regulated Learning in Secondary Schools European Conference on Educational Research 2024 (ECER 2024)
2024/07/12 Entre desafios e possibilidades: perspetivas sobre as problemáticas atuais da prática docente [Between challenges and possibilities: perspectives on current issues in teaching practice practice] Congresso Internacional do OBVIE - ABRIL CHÃO DE UTOPIAS QUE SE TORNARAM CHÃO
(Porto, Portugal)
2024/07 Entre desafios e possibilidades: perspectivas sobre as problemáticas atuais da prática docente [Between challenges and possibilities: perspectives on current issues in teaching practice] Congresso do OBVIE 2024 - Abril: Chão de Utopias que se tornaram Chão
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
2024/07 Projeto WAY: Potencialidades e desafios na implementação de estratégias de observação e de feedback entre pares de alunos em escolas do Norte de Portugal [WAY Project: Potentials and challenges in implementing observation and feedback strategies between pairs of students in schools in the North of Portugal] Congresso do OBVIE 2024 - Abril: Chão de Utopias que se tornaram Chão
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
2024/06 Strengthening school democracy at the class level through the student voice paradigm: reflections from a design research project on self-regulated learning
2024/01 Aprendizagem autorregulada no 3.º CEB e Ensino Secundário num programa-piloto de observação de pares [Self-regulated learning in 3rd cycle of basic education and secundary education in a pilot peer observation program]
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
2024/01 Promoção da autorregulação das aprendizagens através da observação e feedback entre alunos: a experiência do projeto WAY [Promoting self-regulation of learning through observation and feedback among students: the experience of the WAY project] Seminário Interno do CIIE
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
2023/09/04 Intra-national Mobility in Portuguese Higher Education: How students live and study outside their home geographical areas? 45th Annual Forum of the EAIR - The European Higher Education Society
(Linz, Austrália)
2023/08/31 Institutional policies and practices to improve access and success in higher education: The students' proposals CHER 2023 Conference
(Austrália)
2021/09/09 Teacher Learning for Whole School Improvement Through Engagement in a Collaborative Peer Observation of Teaching Programme European Conference on Educational Research
2019/10/25 Observação de aulas entre pares: efeitos nas práticas pedagógicas e institucionais [Peer observation in classroom: effects on pedagogical and institutional practices] II Seminário EXPRESSA – Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação
(Porto, Portugal)
2019/09/24 Do ensino secundário para o ensino superior: a perceção dos estudantes sobre o processo de transição [From secondary education to higher education: students' perceptions about transition process] II Seminário EXPRESSA – Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação
(Porto, Portugal)
2019/09/24 Expectativas e dúvidas de jovens participantes na Universidade Júnior da U.Porto sobre a integração no ensino superior [Expectations and doubts of young participants in the Junior University of University of Porto about integration in higher education] II Seminário EXPRESSA – Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação
(Porto, Portugal)
2017/11/25 Desenhar pontes entre níveis de ensino: Da literatura à produção de um inventário das perceções dos estudantes [Draw bridges between educational levels: From literature to the production of an inventory of students' perceptions] IX Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
(Porto, Portugal)
2017/07/03 A dimensão educativa da transição para o ensino superior na Europa: um olhar através da literatura [The educational dimension of the transition to higher education in Europe: a look through literature] I Seminário Internacional do DESUP | Ensino Superior: Desafios e futuros
(Porto, Portugal)
2017/06/22 A transição entre o ensino secundário e o ensino superior: construção de um questionário sobre as perceções dos estudantes [The transition between secondary and higher education: building a questionnaire on students' perceptions] I Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em Educação
(Porto, Portugal)
2017/06/20 Perspetivas sobre a transição para o ensino superior: Uma revisão da literatura que compara tendências europeias com a especificidade do contexto português [Perspectives on the transition to higher education: A literature review comparing European trends with the specificity of the Portuguese context] ICRE - Porto International Conference on Research in Education
(Porto, Portugal)
2017/04/22 A observação de pares como estratégia de supervisão colaborativa: procedimentos e resultados [Peer observation as a collaborative supervision strategy: procedures and results] Colóquio Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva
(Porto, Portugal)
2016/12/02 Desenhar pontes entre o ensino secundário e o ensino superior [Draw bridges between secondary and higher education] VIII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
(Porto, Portugal)
2016/10/07 Observação de aulas em parceria interníveis de ensino: Contributos para aproximar o secundário e o superior [Peer observation between different educational levels: Contributions to bring secondary and higher education closer] XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Porto, Portugal)
2016/08/22 School Transitions: How can the Peer Observation Contribute to understanding this process? Emerging Researchers’ Conference at the annual European Conference on Educational Research (ECER)
(Dublin, Irlanda)
2016/07/04 O papel do ensino secundário na facilitação da transição para o ensino superior: contributos da observação de pares interníveis de ensino [The role of secondary education in facilitating the transition to higher education: contributions from peer observation between different educational levels] III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação
(Porto, Portugal)
2015/10/16 Open classroom: multidisciplinary peer observation to improve curriculum III European Conference on Curriculum Studies (ECCS)
2015/06/26 Efeitos da observação de pares multidisciplinar no ensino superior: uma perspetiva focada no observador [Effects of multidisciplinary peer observation in higher education: an observer-focused perspective] IV Congresso Internacional de Docência Universitária (CINDU)
(Vigo, Espanha)
2015 Peer Observation of Teaching at University of Porto: Contributions for the curriculum development in higher education Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices – ECCS
(Porto, Portugal)
2013/04/06 O processo de Avaliação Externa das Escolas no âmbito da Inspeção-Geral da Educação: Construção de um olhar a partir de uma experiência vivida [The process of External Evaluation of Schools within the scope of the General Inspection of Education: Building a view from an lived experience] Seminário Avaliação Externa das Escolas: percursos, consensos e divergências
(Évora, Portugal)
2012/06/24 Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem [Pedagogical Advice in Higher Education: for the construction of the quality of teaching-learning] VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária
(Porto, Portugal)
2010/06/21 Argumentar: Precisa-se! [Argue: Needed!] IX Colóquio sobre Questões Curriculares/X Colóquio Luso Brasileiro
(Porto, Portugal)
2010/06/14 O Papel da Autoavaliação na Avaliação Externa das Escolas e Agrupamentos de Escolas pela IGE [The Role of Self-Assessment in External Evaluation of Schools by IGE] Seminário Autoavaliação de Escolas: caminhos e práticas de conhecimento e melhoria
(Porto, Portugal)
2009/09/10 Formação Profissional: uma Porta Romântica para a Inclusão [Professional Training: a Romantic Door to Inclusion] X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
(Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/06/01 - Atual II Seminário Projeto WAY - Seminário local de apresentação de resultados do projeto [II WAY Project Seminar - Local seminar to present project results] (2024/07/08) Escola Camilo Castelo Branco, Portugal
2024/01/02 - Atual XIII Ciclo de Debates OBVIE - 2024 [XIII Cycle of Debates of the Observatory of Life in Schools - 2024] (2024/12/31) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2024/01/01 - Atual I Seminário Projeto WAY - Seminário local de disseminação do projeto [I WAY Project Seminar - Local project dissemination seminar] (2024/02/21)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Secundária de S. Pedro, Portugal
2024/01/01 - 2024/07/12 Congresso Internacional do OBVIE - ABRIL CHÃO DE UTOPIAS QUE SE TORNARAM CHÃO [OBVIE International Congress] (2024/07/11 - 2024/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2019/10/24 - 2019/10/25 Membro da Comissão Organizadora do II Seminário EXPRESSA – Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação [Member of the Organizing Committee of the 2nd Seminar "EXPRESSA" - Re-imagining Scientific Communication in Education] (2019/10/24 - 2019/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/09/03 - 2017/09/06 Secretariado e apoio à organização da 39th EAIR Forum Porto 2017, Fórum da European Higher Education Society [Support for the organization of the 39th EAIR Forum Porto 2017, European Higher Education Society Forum] (2017/09/03 - 2017/09/06)
Conferência (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/06/21 - 2017/06/22 Membro da Comissão Organizadora do I Seminário EXPRESSA – Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação [Member of the Organizing Committee of the 1st Seminar "EXPRESSA" - Re-imagining Scientific Communication in Education] (2017/06/21 - 2017/06/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/06/06 - 2017/06/06 Secretariado e apoio à organização do IV Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação [Support for the organization of the 4th International Seminar of Observatories of Education and Training] (2017/06/06 - 2017/06/06)
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/10/16 - 2015/10/17 Secretariado e apoio à organização do II European Conference on Curriculum Studies: Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices [Support to the organization of 2nd European Conference on Curriculum Studies: Curriculum Studies: Policies, Perspectives and Practices] (2015/10/16 - 2015/10/17)
Conferência (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015/01/01 - 2015/02/28 Membro da Comissão organizadora do Seminário Interinstitucional de Partilha Pedagógica – a observação de pares como estratégia de melhoria (SIPAR) [Member of the Organizing Committee of the Interinstitutional Seminar on Pedagogical Sharing - peer observation as an improvement strategy] (2015/02/06 - 2015/02/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010/06/21 - 2010/06/23 Secretariado e Apoio à organização do IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso- Brasileiro [Support for the organization of the 9th Colloquium on Curricular Issues / 5th Luso-Brazilian Colloquium] (2010/06/21 - 2010/06/23)
Conferência (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/10/24 - Atual Moderação da sessão: Representações sociais sobre o ensino profissionalizante [Session moderation: Social representations of vocational education]
Seminário
Seminário “O ensino profissionalizante para jovens em Portugal: tensões, desafios e oportunidades em 50 anos de democracia”
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2024/07/07 - Atual Moderação da sessão: Análise dos resultados do MSLQ no primeiro ano de intervenção do Projeto WAY [Session moderation: Analysis of MSLQ results in the first year of Project WAY intervention]
Seminário
II Seminário WAY
2024/11/14 - 2024/11/16 Moderação de Sessões Paralelas [Parallel Session Moderation]
Congresso
XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2024/07/11 - 2024/07/12 Moderação de Mesa Redonda | Iniciativas Pioneiras [Moderating a round table | Innovative initiatives]
Congresso
Congresso Internacional do OBVIE - ABRIL CHÃO DE UTOPIAS QUE SE TORNARAM CHÃO
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07/07 - 2022/07/09 Moderação de sessão de comunicações [Moderation of communications session in conference]
Congresso
I Congresso Internacional: Escola, Identidade e Democracia
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/11/03 Perceções e Práticas da Supervisão Pedagógica: Um Estudo Realizado na Guiné Bissau [Perceptions and Practices of Pedagogical Supervision: A Study Conducted in Guinea Bissau]
Arguente
N’gome da Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/10/22 - Atual XVI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação [XVI International Seminar of the Doctoral Program in Educational Sciences] Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
2024/01/01 - 2024/07/12 Congresso Internacional do OBVIE - ABRIL CHÃO DE UTOPIAS QUE SE TORNARAM CHÃO [OBVIE International Congress]
2023/06/01 - 2023/07/21 2nd PhD Student Workshop
2023/01/28 - 2023/02/10 1st PhD Student Workshop Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024/07/24 - Atual Revisão de textos para o livro de atas do VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação [Reviewer for the minutes book of the VII ENJIE – National Meeting of Young Researchers in Education]
2024/06/01 - Atual Revisão de resumos para o Congresso do OBVIE 2024 - Abril: Chão de Utopias que se tornaram Chão [Review of abstracts for the OBVIE 2024 Congress]
Avaliador
2021/04/01 - 2021/05/31 Membro de comissão de avaliação de curso do Ensino Superior [Member of higher education programme assessment committee]

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/07/31 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Educational Sciences]
2023/05/01 - Atual CHER - Consortium of Higher Education Researchers

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/10/01 - Atual Reflective Practice
2023/03/20 - Atual Frontiers in Education

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2024/11/01 - Atual INiT - Programa de Iniciação à Investigação [INiT - Research Initiation Programme] Íris Oliveira
2024/11/01 - Atual INiT - Programa de Iniciação à Investigação [INiT - Research Initiation Programme] Maria Clara Bomfim Braga
Distinções

Prémio

2023 Galardão de mérito Diogo Vasconcelos [Merit Award Diogo Vasconcelos]
2016 ECER Conference Bursary 2016 – Emerging Researchers' Conference
European Educational Research Association, Alemanha

Outra distinção

2015 PhD Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal