Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da Costa
Nomes de citação
- Costa, Cecília
- Costa, C.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E116-E756-3152
- ORCID iD
- 0000-0002-9962-562X
- AuthenticusID
- R-000-AQ1
- Scopus Author Id
- 7201473794
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Italiano | Utilizador elementar (A1) | ||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2013/01/23
Concluído
|
Didática de Ciências e Tecnologia (Título de Agregado)
Especialização em Didática de Ciências Matemáticas
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Aprovado por unanimidade |
2000
Concluído
|
Área Científica de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas – Matemática (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"José Vicente Gonçalves: Matemático... porque Professor!" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom c/ Distinção |
1994
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Psicologia da E (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Ensinar Geometria no 3.º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1990
Concluído
|
Matemática – ramo de formação educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/03/02 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2005/10 - 2013/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2000/07 - 2005/10 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
1994/10/01 - 2000/07/18 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matemática, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2013/01/23 - 2021/03/01 | Professor Auxiliar c/ Agregação | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matemática, Portugal |
1988/10/01 - 1998/09/30 | Monitor ("teacher without degree") (except 1989/90) | Universidade Católica Portuguesa Escola Superior de Biotecnologia, Portugal |
1987/10/01 - 1998/09/30 | Monitor ("teacher without degree") | Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal |
1992/10/01 - 1994/09/30 | Tutor | Universidade Aberta, Portugal |
1992/10/01 - 1994/09/30 | Professor efetivo de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário | Escola Secundária Soares dos Reis, Portugal |
1991/10/01 - 1992/09/30 | Professor efetivo de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário | Escola Secundária de Esmoriz, Portugal |
1990/10/01 - 1991/09/30 | Professor profissionalizado de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário | Escola Secundária Rodrigues de Freitas, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/12 - Atual | BiblioLab-ILC: Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and Literature. BiblioLab
ILC
n/a
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações
UID/MAT/04106/2019
UID/MAT/04106/2013
Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4106 - 2011-2012
PEst-C/MAT/UI4106/2011
PEst-OE/MAT/UI4106/2014
Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4080 - 2011-2012
PEst-OE/MAT/UI4080/2011
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012 - 2013 | Escolas Ativas Crescer Saudável: Gabinete de Promoção do Desenvolvimento Infantil- combate à obesidade e insucesso escolar
(2012/2013)
n/a
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2005 - 2007 | Dourinov (no âmbito do INTERREG IV-A)
INTERREG IV-A
Investigador
|
Concluído
|
2004 - 2007 | Ciência Viva VI n. 771 E se a Matemática transformasse a minha terra na capital do universo
Projeto Ciência Viva Concurso PVI Nº 771 -UTAD
Investigador responsável
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
Concluído
|
2004 - 2007 | Corpo instrumento de aprendizagem das ciências
Ciência Viva VI n.º 305
Investigador
|
Concluído
|
2001 - 2005 | Projeto financiado Douro/Duero Sec. XXI (no âmbito do INTERREG III-A)
INTERREG III-A
INTERREG III-A
Investigador
|
N/A |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Manual |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020 | Etnogeometria de artefactos tradicionais: explorações educacionais | |
2019 | “Greta Garbo” de J. Vicente Gonçalves: um compêndio de aritmética racional ímpar | 32º Encontro do Seminário Nacional História da Matemática |
2019 | Vamos descomplicar a matemática (palestra para pais e encarregados de educação) | |
2017 | "Wine barrels, yokes and other regional stuff... What mathematics do they hide?" no âmbito do projecto Maths Matters 2017-1-PL01-KA219-038318_5 do Programa ERASMUS+ | projecto Maths Matters 2017-1-PL01-KA219-038318_5 do Programa ERASMUS+
Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, Régua (Régua)
|
2016 | Etnomatemática:um olhar sobre a matemática de artesãos transmontanos | Ciclo de Palestras "Os provérbios e o entendimento global”
Associação Internacional de Paremiologia (Tavira)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Sofia Costa - Desenvolvimento do conhecimento didático para integração das STEAM nas práticas educativas
Orientador
|
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2020 - Atual | Ricardo Silva - Modelo Robótica Educativa
Orientador
|
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019 - Atual | Ana Silva - Fazer matemática com a música em contexto educativo
Coorientador
|
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019 - Atual | Carlos Monteiro - Artefactos e orquestrações em percursos de aprendizagem da Matemática A do 12º ano
Orientador
|
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2018 - 2022/04/28 | Simão Selezi - Identificação e valorização dos saberes matemáticos presentes em artefactos culturais da etnia Ngangela: Uma
contribuição para o ensino da matemática,
Coorientador
|
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2016 - 2020 | Nuno Lopes Martins, Um modelo de prática pedagógica de articulação entre conteúdo, pedagogia e tecnologia na formação inicial
de professores
Coorientador de Nuno Lopes Martins
|
Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2014 - 2020 | Daniella Assemany da Guia, Insubordinação criativa, auto(trans)formação e conexões matemáticas: Engendrando saberes na autoformação
de professores portugueses
Orientador
|
doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2014 - 2020 | Sónia Raposo - Apliquetas no Ensino de Probabilidades: Um estudo de caso com alunos de uma turma de Matemática Aplicada às
Ciências Sociais
Coorientador
|
doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2017 - 2019 | Ana Eugénia Lourenço Pinheiro Nunes, A Matemática na ponta dos dedos, mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 - 2019 | Maria Paula Montenegro Vieira Cardoso, O papel das representações visuais na aprendizagem da matemática no 2.º ciclo de escolaridade
Orientador de Maria Paula Montenegro Vieira Cardoso
|
doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2015 - 2018 | Ricardo Jorge Castro Gonçalves, A investigação em didática da álgebra linear: uma perspetiva do contributo para o ensino por
meio da reflexão sobre a prática
Orientador
|
doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2015 - 2016 | Rosa Maria da Silva Pinto, A importância dos jogos e de materiais manipuláveis no ensino da matemática
Orientador
|
mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 - 2016 | Ângela Vanessa Vieira Soares, Ser um educador/professor criativo: Reflexão sobre uma prática de ensino (de matemática) supervisionada
Orientador
|
mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2013 - 2016 | Domingos Dias, Estudo etnomatemático sobre o grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola: Aplicações à Educação Matemática
Orientador de Domingos Dias
|
doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | Helena Maria Gomes Bogas, Trabalho de projeto em estatística no ensino profissional
Orientador
|
mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2014 - 2015 | João Manuel Ferreira Machado, A Matemática na Iniciativa Novas Oportunidades: Dois Estudos de Caso
Orientador
|
mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2013 - 2015 | Manuel Francisco Almeida Soares, Do Teorema de Pitágoras à Trigonometria: uma abordagem elementar
Orientador
|
mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2012 - 2015 | Catarina Isabel Ramires Cosme, Fazer Escola em Portugal: o caso das normas matriciais”
Orientador de Catarina Isabel Ramires Cosme
|
doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2012 - 2015 | Diana Sofia Afonso, Inter-relação entre o desenvolvimento motor e as competências matemáticas, em crianças em idade pré-escolar
Coorientador
|
mestrado em Educação Física – Especialização em Desenvolvimento da Criança (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2012 - 2014 | Isabel Maria Gouveia Pereira, Interação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo: impacto de um programa
de intervenção psicomotor no desenvolvimento intelectual e competências matemáticas em crianças com dificuldades de aprendizagem
do 1.º ciclo do ensino básico
Coorientador
|
mestrado em Educação Física – Especialização em Desenvolvimento da Criança (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2012 - 2013 | Elisabete Cristina dos Santos Passos Ribeiro, Um dia no Jardim de Infância – Experiências matemáticas
Orientador
|
mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2012 - 2013 | Carla Cristina Cardoso Pereira da Silva, Atividades lúdicas na aula de matemática
Orientador
|
curso de master em Matemática Ramo Ensino da Matemática da Universidade Lusíada de Lisboa (Mestrado) |
2011 - 2012 | Paula Cristina dos Santos Carvalho, Matemática no Jardim de Infância – técnicas de ensino e motivação para a aprendizagem
dos números e operações
Orientador
|
mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2009 - 2011 | Domingos Dias, Ensaio Etnomatemático sobre o Grupo Étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angola
Orientador
|
mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2009 - 2011 | Maria Isabel Vilela Alves, Uma experiência de aprendizagem com o geogebra no 8.º ano de escolaridade: o estudo da mediatriz
Orientador
|
mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2006 - 2011 | Pedro José Arrifano Tadeu, Investigar para Ensinar a Fazer Matemática: novos desenvolvimentos no cálculo de distâncias e pontos
notáveis de triângulos
Coorientador
|
doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2008 - 2010 | Maria Margarida Neves de Oliveira e Assunção, Comunicação matemática e actividades de natureza investigativa no 1.º CEB
Orientador
|
mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2007 - 2010 | Sofia Bourbon Moreira, Impacto de um programa de expressão motora na abordagem do domínio da matemática pré-escolar
Coorientador
|
mestrado em Educação Física e Desporto – Especialização em Desenvolvimento da Criança (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2006 - 2009 | Margarida Silva de Morais Sarmento, Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática, mestrado em
Comunicação e Educação em Ciência da Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro,
concluído em 29 de julho de 2009.
Orientador
|
mestrado em Comunicação e Educação em Ciência da Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas (Mestrado) |
2006 - 2009 | Gisela Alexandra Fernandes Parafita, Frisos nas varandas antigas de Vila Real: Contributo para um estudo etnomatemático
Orientador
|
mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2005 - 2007 | Carla Marina Alves Lopes Alexandre, A Calculadora e as Estruturas Multiplicativas em Crianças com Dificuldades no Algoritmo
da Multiplicação
Orientador
|
mestrado em Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2005 - 2007 | Eugénia Margarida Coutinho da Silva Almeida, Geometria através do corpo/movimento: Impacte de uma proposta de intervenção
transdisciplinar na aprendizagem da geometria no 1.º CEB
Coorientador
|
mestrado em Educação na área da Organização e Avaliação do Ensino (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2004 - 2006 | Carlos Jorge da Silva Dias, Uma reflexão histórico-didáctica sobre o conceito de dependência linear
Orientador
|
mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2004 - 2006 | Isabel Maria Bastos Teixeira, Sebastião e Silva Revisitado: Uma proposta didáctica no âmbito da análise numérica
Orientador
|
mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2003 - 2005 | Rute Carmo Araújo Gaspar, O Papel da Teoria dos Determinantes no Ensino da Álgebra Linear e Geometria Analítica em Cursos
de Engenharia
Orientador
|
mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2003 - 2005 | Ricardo Jorge Castro Gonçalves, Três Estudos sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Conceitos de Subespaço Gerado e Conjunto
de Vectores geradores
Orientador
|
mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2002 - 2003 | Nélia Maria Aires Teixeira, Hipercomplexos e Geometria: Uma abordagem pedagógico-científica ao operador quaterniónico de rotação
Orientador
|
mestrado em Ensino da Matemática (Mestrado) |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Membro da comissão organizadora do Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia VPCT2020 (2020)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020 - Atual | Workshop "A história da matemática e a tecnologia: a combinação (im)provável para a aprendizagem da geometria" no Encontro
Matemática Com Vida: Diferentes Olhares sobre a Geometria (2020)
Encontro
|
|
2019 - Atual | Sessão sobre "Pausas ludico-formativas sobre ciência" no Ciclo de Encontros A Matemática na Teia das relações com outras ciências, no Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga (2019) | |
2019 - Atual | Moderação do Painel II do Seminário com o tema "Matemática e História da Matemática - que contributos para a interdisciplinaridade?" realizado na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo. (2019) | |
2018 - Atual | Membro da comissão científica e da comissão organizadora do Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia
VPCT2018 (2018)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2018 - Atual | Criação, coordenação e moderação de workshop "Flashes matemáticos" (2018)
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2018 - Atual | Criação, coordenação e moderação da Special Track “Educação Matemática e Cultura na Sala de Aula” (2018)
Simpósio
|
|
2018 - Atual | Criação, coordenação e moderação da Special Track “Relações Dinâmicas entre Processos Cognitivos, Motores e Competências Matemáticas
em Sala de Aula” (2018)
Simpósio
|
|
2018 - Atual | Moderação da sessão de apresentação do livro “Melhorar Prática de Ensino de C&T” no VPCT2018 (2018)
Mesa-redonda
|
|
2018 - Atual | Moderação das sessões de posters do Encontro Internacional VPCT2018 (2018) | |
2018 - Atual | Criação, coordenação e moderação da Special Track “Digital tools in S&T learning” no TecEdu (2018) | |
2017 - Atual | Membro da comissão científica do IV CIHEM - Congresso Iberoamericano de la Historia de la Educación Matematica, 2017 (2017)
Congresso
|
|
2017 - Atual | Sessão "DesEnvolve-te matematicamente com a tua amiga internet" - Universidade Junior UTAD 2017 (2017)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2017 - Atual | Workshop "Como o corpo/movimento pode promover a aprendizagem da geometria nos primeiros anos" (2017)
Oficina (workshop)
|
|
2016 - Atual | Membro da Comissão Científica de Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciência e Tecnologia - VPCT2016 (2016)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2016 - Atual | Criação, coordenação e moderação de Workshop "A história da Matemática e a Internet dois aliados na aprendizagem da Matemática" (2016)
Oficina (workshop)
|
|
2016 - Atual | Membro da Comissão Organizadora do CISPEE 2016 (2016) | |
2016 - Atual | Moderação de sessão no VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem 2016 (2016)
Congresso (Outra)
|
|
2015 - Atual | Membro da Comissão Científica do III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, realizado na cidade de
Belém do Pará, Brasil (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2015 - Atual | Membro da Comissão Coordenadora do grupo de trabalho “Relações sobre a atividade matemática na escola, na universidade e em
outras práticas sociais” na I Conferência do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, realizada na Universidade de Coimbra,
Coimbra, Portugal (2015)
Simpósio
|
|
2013 - Atual | Membro da Comissão Organizadora do 26.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática – SNHM, realizado na Universidade
de Aveiro, Aveiro (2013)
Encontro
|
|
2013 - Atual | Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do Grupo de Discussão “Raciocínio em números e álgebra” inserido
no EIEM – Encontro de Investigação em Educação Matemática, Covilhã (2013)
Simpósio
|
|
2011 - Atual | Membro da Comissão Científica do I Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, realizado na Universidade da Beira Interior, Covilhã (2011) | |
2010 - Atual | Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do Simpósio 6 “Questões históricas e culturais no ensino e aprendizagem da Matemática” inserido no XXI SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática, realizado na Universidade de Aveiro, Aveiro (2010) | |
2009 - Atual | Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do XIX EIEM – Encontro de Investigação em Educação Matemática promovido pela Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real (2009) | |
2004 - Atual | Membro da Comissão Organizadora do Encontro de Algebristas Portugueses, realizado no Departamento de Matemática da UTAD, Vila Real (2004) | |
2004 - Atual | Membro da Comissão Científica e da Comissão Organizadora do Grupo de Discussão “Competências Matemáticas à saída da Formação Inicial” inserido no EIEM – Encontro de Investigação em Educação Matemática, Évora (2004) | |
2001 - Atual | Membro da Comissão Organizadora do XII Seminário de Investigação em Educação Matemática, promovido pelo Grupo de Trabalho e Investigação da Associação de Professores de Matemática, realizado em Vila Real (2001) |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/12/17 | O ensino de Álgebra Linear nos cursos de graduação de uma universidade brasileira: perspetivas e contributos da prática colaborativa.
Arguente principal
|
Graciela Moro (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021/12/10 | Conhecimento Didático de uma Educadora Estagiária com base numa Narração Multimodal
Arguente principal
|
Rita Carolina Engenheiro Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2021/07/07 | Aptidões em Raciocínio Dedutivo de Alunos do 12.º ano: Uma Avaliação com Tarefas Condicionais e Categóricas
Arguente principal
|
Margarida Maria da Silva Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 | O uso doTabuleiro Decimal na compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal e dos sentidos das operações
Arguente principal
|
Rita Isabel Neves Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2020 | INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA, AUTO(TRANS)FORMAÇÃO E CONEXÕES MATEMÁTICAS: ENGENDRANDO SABERES NA AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES PORTUGUESES
Orientador
|
Daniella Assemany Guia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020 | Aplicações Didácticas sobre Poliedros para o Ensino da Geometria
Arguente
|
Vera Lúcia Viana Lopes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2020 | Aprendizagem da álgebra linear num contexto de modelação matemática: uma experiência de ensino com estudantes costarriquenhos
do ensino superior
Arguente principal
|
Guillermo Enrique Ramírez Montes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | Programa de formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental II com recurso à tecnologia: uso do geogebra
Vogal
|
Eimard Gomes Antunes do Nascimento (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | Insubordinação criativa, auto(trans)formação e conexões matemáticas: engendrando saberes na autoformação de professores portugueses
Orientador
|
Daniella Assemany da Guia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2019 | Influência das atividades com blocos na visualização espacial em crianças de 5 anos de idade (construção de formas, puzzles
e padrões)
Arguente principal
|
Manuel Zenza (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Vivenciando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral
Arguente principal
|
Eliane Bihuna de Azevedo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | A Aprendizagem com compreensão dos conceitos de limite e continuidade: uma experiência de ensino com recurso ao geogebra na
formação inicial de professores de matemática, no Brasil
Arguente principal
|
Vílmar Gomes da Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019 | O papel das representações visuais na aprendizagem da matemática no 2.º ciclo de escolaridade
Orientador
|
Maria Paula Montenegro Vieira Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2019 | Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no
2.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Bruna Neto Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2019 | O uso do Dinheiro Fictício para a promoção da Literacia Financeira: uma experiência de ensino no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino
Básico
Arguente principal
|
Patrícia Alexandra Carvalho Dionísio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2019 | A Matemática na ponta dos dedos
Orientador
|
Ana Eugénia Lourenço Pinheiro Nunes (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2018 | Construindo os conceitos de Continuidade e de Limite – Uma experiência de ensino com estudantes do ensino superior politécnico
Arguente principal
|
Ana Isabel Valongo dos Santos (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2018 | A história do conceito de reta tangente em Portugal: um estudo desde o século XVIII até à matemática moderna
Arguente principal
|
Catarina Alexandra Pereira Mota (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 | Ricardo Gonçalves, A investigação em didática da álgebra linear: uma perspetiva do seu contributo para o ensino por meio da
reflexão sobre a prática
Orientador
|
Ricardo Jorge Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2018 | Modelação Matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da adição
e da subtração
Arguente principal
|
Ricardo Jorge Pratas da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2018 | Promoção das competências da matemática funcional em jovem com Síndrome de Williams
Arguente principal
|
Olga Cristina Coelho de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2018 | A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de
ensino no 3º ano do 1º CEB
Arguente principal
|
Ana Maria Peixoto Alegre Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2017 | A resolução de problemas numa ótica interdisciplinar
Arguente principal
|
Sandra Marisa Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | Relatório de estágio da prática de ensino supervisionada
Arguente principal
|
Diana Manuela da Silva Pavão (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2017 | José Manoel Dias Sá, Relatório de estágio da prática de ensino supervisionada
Arguente principal
|
José Manoel Dias Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2016 | Estudo etnomatemático sobre o grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola: Aplicações à Educação Matemática
Orientador
|
Domingos Dias (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2016 | Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
Arguente principal
|
Sara Martins Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2016 | Matemática e Movimento: uma experiência no ensino e aprendizagem da matemática
Arguente principal
|
Ana Isabel Miranda da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 | Sequências de Fibonacci e a Razão Áurea. Aplicações no Ensino Básico
Arguente principal
|
Karlo Sérgio Medeiros Leopoldino (Mestrado)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
|
2016 | Desenvolvimento de competências da Matemática Funcional em jovens com Perturbação do Espetro de Autismo através do método
Montessori
Arguente principal
|
Paula Josefina Henriques da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2016 | A atividade física e o cálculo mental: um estudo de caso numa escola do concelho de Vila Real e num clube desportivo da mesma
zona geográfica
Arguente principal
|
Carla Eduarda Vilaça da Silva (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 | Ser um educador/professor criativo: Reflexão sobre uma prática de ensino (de matemática) supervisionada
Orientador
|
Ângela Vanessa Vieira Soares (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2016 | A importância dos jogos e de materiais manipuláveis no ensino da matemática
Orientador
|
Rosa Maria da Silva Pinto (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2015 | Fazer escola em Portugal: o caso das normas matriciais
Orientador
|
Catarina Isabel Ramires Cosme (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2014 | Influências de um Programa Centrado no Corpo/Movimento no Desempenho Académico de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem
em Cálculo: Reflexões sobre neurociências, motricidade e dificuldades de aprendizagem em escolares entre os 7 e os 12 anos
Arguente principal
|
Cleonice Teresinha Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2013 | Práticas letivas promotoras da regulação da aprendizagem matemática pelos alunos
Arguente principal
|
Paulo Dias (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | Adquirir e desenvolver competências matemáticas: o contributo das tecnologias de informação e comunicação.
Vogal
|
Zélia da Conceição Silva Martins (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2013 | Compêndio de Matemática de Sebastião e Silva: equações
Arguente principal
|
Inês Cristina Fonseca Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | A etnomatemática nos lenços dos namorados
Arguente principal
|
Paula Filipa Vivas Vilela (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Atividades lúdicas na aula de matemática
Orientador
|
Carla Cristina Cardoso Pereira da Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2012 | Comunicação escrita de alunos do 6.º ano de escolaridade quando resolvem tarefas envolvendo proporcionalidade directa
Arguente principal
|
Carla Sofia Ferreira Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011 | Investigar para Ensinar a Fazer Matemática: novos desenvolvimentos no cálculo de distâncias e pontos notáveis de triângulos
Orientador
|
Pedro José Arrifano Tadeu (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2011 | Ensaio Etnomatemático sobre o Grupo Étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angola
Orientador
|
Domingos Dias (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2011 | O reconhecimento e a exploração da Matemática cultural: uma abordagem etnomatemática com alunos do 7.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Joana Rosa Baião Latas (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | Compêndio de Matemática de Sebastião e Silva: Cálculo Diferencial
Arguente principal
|
Maria Dulce Oliveira Henriques Gonçalves Abreu (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 | Impacto de um programa de expressão motora na abordagem do domínio da matemática pré-escolar
Orientador
|
Sofia Bourbon Moreira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, Portugal
|
2010 | Vivenciar o pensamento algébrico na resolução de equações do 2.º grau
Arguente principal
|
Maria de Lurdes Oliveira (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2010 | A aprendizagem das equações do 1.º grau com uma incógnita
Arguente principal
|
Ângela Marisa Morais Pais (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2010 | Aprendizagens e dificuldades de alunos do 10.º ano no estudo das funções
Arguente principal
|
Jael Miriam Esteves de Andrade (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2010 | Comunicação matemática e actividades de natureza investigativa no 1.º CEB
Orientador
|
Maria Margarida Neves de Oliveira e Assunção (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2010 | Aprendizagem das funções afins no 8.º ano
Arguente principal
|
Sónia Marisa Antunes Pais (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2009 | Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
Orientador
|
Margarida Silva de Morais Sarmento (Mestrado) |
2009 | Equações do segundo grau até ao século XVII – Uma ponte entre a álgebra e a geometria
Arguente principal
|
Dalva Duarte Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2009 | Frisos nas varandas antigas de Vila Real: Contributo para um estudo etnomatemático
Orientador
|
Gisela Alexandra Fernandes Parafita (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2007 | Matrizes de Blocos e Equações Diferenciais Matriciais
Arguente principal
|
Fernando Manuel Lourenço Martins (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2007 | Sistemas de Numeração Precursores do Sistema Indo-Árabe
Arguente principal
|
Fernando Manuel Mendes de Brito Almeida (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2007 | A Calculadora e as Estruturas Multiplicativas em Crianças com Dificuldades no Algoritmo da Multiplicação
Orientador
|
Carla Marina Alves Lopes Alexandre (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2007 | Geometria através do corpo/movimento: Impacte de uma proposta de intervenção transdisciplinar na aprendizagem da geometria
no 1.º CEB
Orientador
|
Eugénia Margarida Coutinho da Silva Almeida (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2007 | A primeira década dos congressos luso-espanhóis para o progresso das ciências
Arguente principal
|
Marta Lúcia de Castro Morais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2007 | Construções por nêusis
Arguente principal
|
António José Sousa Gonçalves da Rocha (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2006 | Uma reflexão histórico-didáctica sobre o conceito de dependência linear
Orientador
|
Carlos Jorge da Silva Dias (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2006 | O Primeiro Congresso Português para o Progresso das Ciências
Arguente principal
|
Liliana Leitão Bernardo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 | Caracterizações semânticas e dedutivas da lógica proposicional bi-intuicionista
Arguente
|
Carlos Jorge Pereira Monteiro (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2006 | José Sebastião e Silva revisitado: Uma proposta didáctica no âmbito da análise numérica
Orientador
|
Isabel Maria de Bastos Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2006 | Actividades investigativas na aprendizagem da análise numérica: uma experiência no ensino superior
Arguente principal
|
Ana Claúdia Correia Batalha Henriques (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | Etnomatemática – Estudos de elementos geométricos presentes na cestaria
Arguente principal
|
Leonel Veloso Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2006 | As Espirais na Obra de Francisco Gomes Teixeira
Arguente principal
|
Dina dos Santos Tavares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2005 | A Demonstração Matemática no 8.º ano no Contexto de Utilização do Geometer’s Sketchpad
Arguente principal
|
Sílvia do Rosário Zuzarte Machado (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2005 | O Papel da Teoria dos Determinantes no Ensino da Álgebra Linear e Geometria Analítica em Cursos de Engenharia
Orientador
|
Rute Carmo Araújo Gaspar (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2005 | Três Estudos sobre o Ensino e a Aprendizagem Conceitos de Subespaço Gerado e Conjunto de Vectores geradores
Orientador
|
Ricardo Jorge Castro Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2004 | Um estudo sobre a Matemática em Portugal no século XX
Arguente
|
Elza Maria Alves de Sousa Amaral (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2004 | As construções do sistema dos números reais por Dedekind, Weierstrass e Méray
Arguente principal
|
Ana Patrícia Morais da Fonseca Martins (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2004 | Inversa de Moore-Penrose, Matrizes Circulantes e Aplicações à Geometria
Arguente principal
|
Pedro José Arrifano Tadeu (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2003 | Reflexão sobre práticas de ensino da Matemática de futuros professores do 1.º ciclo: três estudos de caso
Arguente principal
|
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2003 | Hipercomplexos e Geometria: Uma abordagem pedagógico-científica ao operador quaterniónico de rotação
Orientador
|
Nélia Maria Aires Teixeira (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2003 | Uma perspectiva histórica do problema da quadratura do círculo
Arguente principal
|
Paulo Jorge Gomes Ferreira de Lemos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2003 | Um estudo sobre as origens e as influências do currículo da Matemática do ensino secundário em Portugal
Arguente principal
|
Claúdia Luísa Taveira de Magalhães e Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | A Avaliação do Professor de Matemática: um estudo sobre crenças, atitudes e valores de professores estagiários
Arguente principal
|
Maria da Graça Vasconcelos Pacheco Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2002 | O Tratado “Das Espirais” de Arquimedes
Arguente principal
|
Isabel Maria Fogueiro Mateus (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2001 | Trissecção do Ângulo e Duplicação do Cubo: as Soluções na Antiga Grécia
Arguente principal
|
José Miguel Rodrigues de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | V Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2020) | ESEC |
2018 - Atual | XV Conferência interamericana de educação matemática - XVCIEM | |
2018 - Atual | Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2018 | |
2018 - Atual | II Encontro Internacional a Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia - VPCT2018 | |
2018 - Atual | III Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2018) | |
2017 - Atual | IV Congresso Ibero-americano de História em Educação Matemática | |
2016 - Atual | Encontro Internacional a Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia - VPCT2016 | |
2012 - Atual | XXIII-SIEM2012 – Seminário de Investigação em Educação Matemática | |
2011 - Atual | CIHEM2011 – I Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática | |
2010 - Atual | EIEM2010 – Encontro de Investigação em Educação Matemática | |
2010 - Atual | XXI-SIEM2010 – Seminário de Investigação em Educação Matemática | |
2009 - Atual | XX-SIEM2009 – Seminário de Investigação em Educação Matemática. | |
2019 - 2019 | IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2019) | ESEC |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018 - Atual | Revista Indagatio Didactica (1647-3582) | |
2017 - Atual | Exedra - Revista Científica (1646-9526) | ESEC-IPC |
2016 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
2016 - Atual | Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática (2011-5474) | Universidad de Narino |
2015 - Atual | Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática (2183-2838) | APM |
2015 - Atual | Exedra - Revista Científica (1646-9526) | ESEC-IPC |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2002 - Atual | Membro de uma Subcomissão Técnica do Instituto Nacional de Acreditação da Formação de Professores – INAFOP para os Cursos
de Formação Inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre 10/01/2002 e 06/06/2002
(nos termos do Artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 290/98 de 17 de setembro).
Membro
|
||
2021/12 - 2022/03 | Membro das comissões de avaliação externa da área de formação de professores de cursos do Instituto Politécnico de Bragança,
Coimbra, Lisboa, Santarém e Setúbal da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Avaliador
|
||
2016 - 2017 | Membro de Painel de Avaliação de História da Ciência e Tecnologia e Outras Humanidades de Bolsas da FCT, no Concurso da FCT
para Atribuição de Bolsas de Doutoramento e de Pós-Doutoramento – 2016, em todos os domínios científicos, desempenhando as
tarefas habituais neste tipo de função.
Membro
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Curadora (entre outros) do Portal Narrações Multimodais (http://multimodal.narratives.utad.pt) disponível online desde outubro de 2017, que mostra como as práticas de ensino de Ciência e Tecnologia (C&T) podem ser públicas e compartilháveis, preservando sua natureza holística, complexa e multimodal usando um Instrumento inovador – Narrativas multimodais (NM). | |
2008 - Atual | Fez parte da equipa de docentes e investigadores do Plano da Matemática inserido num Projeto da Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos Diogo Cão – Vila Real no âmbito do Plano de Ação para a Matemática, inserido na 1.ª Ação – Programa Matemática: Equipas para o sucesso – Medida 1: Elaboração de Planos de Escolas de combate ao insucesso, em 2008. | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2007 - Atual | Elaborou pareceres científico-pedagógicos relativos aos Manuais escolares para os 7.º ,8.º, 10.º ano A 10.º ano B anos de escolaridade, de Belmiro Costa e Ermelinda Rodrigues, da editora Edições ASA; e Livro “O essencial de Matemática para o 12.º ano” de Ana Cristina e Carmen Borges, da editora Edições ASA. | |
2007 - Atual | Fez parte da equipa de docentes e investigadores do Plano de Ação para a Matemática do Ensino Básico do Agrupamento Vertical de Escolas de Sobreira, Paredes, na Medida a implementar na atividade extracurricular relativa a ações de formação para alunos e professores, em parceria com a UTAD | |
2006 - Atual | Fez parte da equipa de docentes e investigadores do “Projecto de Escola para a melhoria dos resultados em Matemática dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico (2006/2007) ” do Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, Vila Real. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Ação de formação CCPFC/ACC-92062/17 - Metodologias de inovação e diferenciação pedagógicas no ensino da Matemática | ||
2018 - Atual | Ação de formação CCPFC/ACC-87504/16 A voz dos professores de Ciências e Tecnologia 2016 | ||
2017 - Atual | Oficina de formação CCPFC/ACC-92354/17 - Uma proposta para montar o puzzle dos conteúdos do ensino secundário de matemática a partir do conceito de vetor | (Outros) | |
2016 - Atual | Ação de formação CCPFC/ACC-84152/15 - Um novo olhar sobre a Geometria e Medida no Ensino Básico | (Outros) | |
2009 - Atual | Ação de formação “Projectos de integração curricular”, (Registo de acreditação CCPFC/ACC-57828/09 pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua) | ||
2008 - Atual | Ação de formação “A Geometria em ambiente de sala de aula”, (Registo de acreditação CCPFC/ENT-ES-0349/05 e CCPFC/ACC-52919/08 pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua), realizada em outubro de 2008 no Agrupamento Vertical de Escolas de Loureiro e em setembro de 2010 no Agrupamento de Escolas de Sobreira. | ||
2008 - Atual | Oficina de Formação “Inspirar Matemática - uma nova forma de viver a matemática na escola Ano 2” (Registo de acreditação CCPFC/ACC-53261/08 pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua). | ||
2007 - Atual | Oficina de Formação “Inspirar Matemática - uma nova forma de viver a matemática na escola” (Registo de acreditação CCFC/ACC-47646/07 pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua). | ||
2005 - Atual | Projeto de Formação “Formação de matemática do ensino básico em rede” NOR 2, registo CCPFC/ACC-43541/05, (Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, 2005/06). |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013 - Atual | Membro efetivo do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, com Laboratório em Didática de Ciências e Tecnologia sediado na UTAD | |
2012 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. | |
2009 - Atual | Conselho Geral do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) | |
1998 - Atual | Sociedade Portuguesa de Matemática | |
1995 - Atual | Associação de Professores de Matemática. | |
1994 - Atual | Membro do Instituto de Sistemas e Robótica – Polo de Coimbra de 1994 a 2003 | |
2007 - 2013 | Membro efetivo do CIDMA – Centro de Investigação e Desenvolvimento Matemática e Aplicações – Grupo de História da Matemática | |
2003 - 2012 | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/12 - Atual | Membro da Comissão Organizadora do 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education
- TECH-EDU 2020 (http://tech-edu.ws/2020/), UTAD, 2 a 4 de dezembro de 2020.
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020 - Atual | TECH-EDU 2020 special track intitulada Digital tools to improve STEM learning, J. em conjunto com J. Bernardino Lopes, UTAD,
2 a 4 de dezembro de 2020.
Coordenador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020 - Atual | Membro da Comissão Organizadora do Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciência e Tecnologia - VPCT 2020 (https://vpct.utad.pt/),
UTAD, 5 a 7 de novembro de 2020
Membro
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2020 - Atual | VPCT 2020 Special track intitulada Ações de insubordinação criativa nas práticas profissionais, em conjunto com Daniella Assemany
Guia, UTAD, 5 a 7 de novembro de 2020
Coordenador
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
2017 - Atual | Vice diretora do Curso de doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde 2017. | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2016 - Atual | Membro da Comissão de coordenação e realização do Relatório de Autoavaliação do Curso de Doutoramento em Didáctica de Ciências e Tecnologia e PEP (pessoa encarregada do pedido). | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2013 - Atual | Vice-Diretora do Curso de 2.º Ciclo em “Ensino da Matemática para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário” da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de maio de 2013 a 21 julho de 2015, sendo Diretora Sandra Celina Fernandes Fonseca. | |
2012 - Atual | Vogal da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
Vogal
|
|
2010 - Atual | Membro do Grupo de Trabalho para elaborar a proposta de criação do “Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia” (Despacho n.º 16/2010/ECT de 12 de julho de 2010), o qual foi acreditado pela Agência A3ES e tem o registo DGES R/A-Cr28/2011. | |
2001 - Atual | Vice-Coordenadora do Departamento de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de março de 2001 a 2005. | |
2013 - 2015 | Vogal da Direção do Curso de 3.º Ciclo em “Didática de Ciências e Tecnologia” da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde maio de 2013 a Setembro de 2015 | |
2000 - 2002 | Presidente da Comissão de Estágio da Licenciatura em Matemática nos anos letivos de 2000/01 e 2001/02. |