Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Manuela Francisco
Nomes de citação
- Francisco, Manuela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- ED14-64DB-4165
- ORCID iD
- 0000-0002-4507-7859
Websites
- https://www.linkedin.com/in/manuela-francisco/ (Rede social)
- https://imagedescription.wordpress.com/ (Académico)
- https://lead.uab.pt/ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Outras Ciências da Engenharia e Tecnologias
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/01/03 - 2024/12/31
Em curso
|
Proposal for a Universal and Dynamic Open Educational Resource model applicable to the UNESCO World Heritage in Portugal (Post-doctoral)
(Pós-doutoramento)
Especialização em Inclusive open education
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2023 - 2023
Concluído
|
Several about pedagogical innovation: TBL . PBL . Future skills . Serious games/ Gamification (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
|
2022 - 2022
Concluído
|
Qualification of Auditors and Facilitators in Web Accessibility – Silver (Outros)
Agência para a Modernização Administrativa (AMA,IP), Portugal
|
|
2021/11/08 - 2021/12/13
Concluído
|
Digital learning assessment (Outros)
Especialização em Education
Universidade Aberta, Portugal
|
20 |
2020 - 2021
Concluído
|
IAAP WAS Certification Preparation Curriculum (Outros)
Deque Systems, Estados Unidos
|
|
2020 - 2021
Concluído
|
Web Accessibility Curriculum (Outros)
Deque Systems, Estados Unidos
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
Accessible eLearning (Outros)
The Open University Department of Education, Reino Unido
|
|
2018 - 2018
Concluído
|
Impact of the General Data Protection Regulation on Higher Education Institutions (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
|
2017 - 2017
Concluído
|
Digital Marketing (Curso médio)
Google, Portugal
|
|
2017 - 2017
Concluído
|
The new data protection regulation (Outros)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
|
2010 - 2015
Concluído
|
Education - specialty in distance education and elearning (Doutoramento)
Especialização em PhD in Education
Universidade Aberta, Portugal
"The parameterized image description for an inclusive and accessible eLearning" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2011 - 2011
Concluído
|
Skills Assessment Interview (Curso médio)
Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
|
|
2009 - 2009
Concluído
|
Trainer Training Course (Curso médio)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2008 - 2008
Concluído
|
GNU/Linux Operation System introduction (Curso médio)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
|
2005 - 2008
Concluído
|
Elearning pedagogy (Mestrado)
Especialização em Master in Education
Universidade Aberta, Portugal
"Contributions to an Inclusive Online Education: Study applied to cases of Blindness and Low Vision" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2007 - 2007
Concluído
|
Intellectual property (Curso médio)
Organisation Mondiale de la Propriété Intellectuelle, Suiça
|
|
2007 - 2007
Concluído
|
Bombons on-line (Nível 1) (Curso médio)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
|
|
2004 - 2004
Concluído
|
3D Modeling Studio VIZ (Curso médio)
Associação Empresarial da Região de Lisboa, Portugal
|
|
2003 - 2003
Concluído
|
Continuous training of trainers (Curso médio)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
|
2001 - 2001
Concluído
|
Architectural desktop 3 (Curso médio)
Mundisoft, Portugal
|
|
1999 - 1999
Concluído
|
Pedagogical training of trainers (Curso médio)
AR-FOR, Portugal
|
|
1999 - 1999
Concluído
|
Business management (Curso médio)
AR-FOR, Portugal
|
|
1997 - 1997
Concluído
|
Architecture Softdesk 8 (Curso médio)
Micrograf, Portugal
|
|
1996 - 1996
Concluído
|
Computer-aided three-dimensional projections (Curso médio)
Gabinete de Estudos e Empreendimentos Técnicos, Portugal
|
|
1990 - 1994
Concluído
|
Interior decorative arts - Art-furniture (Licenciatura)
Especialização em Bachelor
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal
|
15 |
1992 - 1992
Concluído
|
Introduction to CAD (R 11) (Curso médio)
Centro de Formação da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas, Portugal
|
|
1987 - 1987
Concluído
|
Inforjovem programme trainers course (Curso médio)
Fundação para a divulgação das Tecnologias de Informação, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Investigador (Investigação) | Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal |
2016 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/03/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2010/02 - Atual | Monitor (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2003/03 - 2010/07 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/01/31 - Atual | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2007/01 - 2011/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/06 - 2006/06 | Founding managing partner | AZPLOT - Serviços de informática, LDA., Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Founding member | VOOM Associação, Portugal |
2016 - Atual | Founding member | Accessible Portugal, Portugal |
2002/02 - 2004/12 | Professor | IATA - Instituto Aperfeiçoamento Técnico Acelarado, Portugal |
2000/02 - 2004/12 | Formador | Mundisoft, Portugal |
1994/09 - 2000/06 | Outra Situação (Técnica) | Emanuel Gomes M - Aqrquitectura de Interiores, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | EduTech - Asistencia Tecnológica a la Accesibilidad en la Educación Superior Virtual
Investigador
Universidad de Alcalá, Espanha
|
European Union
Em curso
|
2024/05 - 2026/05 | EPIC - Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação
Bolseiro de Técnico de Investigação
Unidade de Ensino a Distâbcia do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Em curso
|
2024/05 - 2026/05 | Skills4Digital
Bolseiro de Técnico de Investigação
Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politecnico de Leiria, Portugal
|
Em curso
|
2023 - 2023 | Skills4Future: Innovative practices
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Governo da República Portuguesa
Concluído
|
2020 - 2021 | RUN-EU Regional University Network - European University
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
European Union
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2018 | GT.NECTS - Government Working Group - Special Needs in Science, Technology and Higher Education
Investigador
|
Concluído
|
2010 - 2015 | INOV.C
Desenvolvimento técnico
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2014 | ADLAB - AUDIO DESCRIPTION: LIFELONG ACCESS FOR THE BLIND
Investigador
Universidade de Trieste, Itália
|
Concluído
|
2009 - 2011 | EU4ALL - ACCESSIBLE LIFELONG LEARNING FOR HIGHER EDUCATION
Desenvolvimento técnico
ATOS ORIGIN SOCIEDAD ANONIMA ESPANOLA , Espanha
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014 - Atual | GT-eLia: Working Group on Inclusive and Accessible eLearning
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
|
2021/01/21 - 2023/02/28 | HelaHeduki: Accessible and Inclusive Pedagogical Practices in Specialized Contexts.
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Em curso
|
2017 - 2021 | BAES - Open Higher Education Library
BAES
Desenvolvimento técnico
Universidade do Porto, Portugal
|
Em curso
|
2018 - 2019 | Multiformat ebook project "15 STORIES TO INCLUDE"
Orientador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Digital accessibility in training contexts | Webinar: The contribution of education and professional training to the inclusion of people with disabilities
Universidade Aberta & Centro Nacional de Qualificação de Formadores (Portugal)
|
2023 | Hela.H.Eduki - Pedagogical practices in unnoticed contexts | MeetUP - LE@D researchers meeting
Universidade Aberta (Portugal)
|
2023 | Multiformat Educational Resourses | Pedagogical practices in distance learning
Instituto politécnico de Santarém (Portugal)
|
2022 | Accessibility in online learning environments: challenges and solutions | International council for educational media
Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)
|
2022 | Open educational resources: challenges and opportunities | Encontro de instituições e unidades de elearning do ensino superior . eL@IES
Universidade Aberta, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto politécnico de Santarém (Portugal)
|
2021 | Accessibility in digital learning environments | Atena Project
Universidade do Minho (Portugal)
|
2020 | Assessment: How, What, For What | XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Universidade Federal de Seripe (Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Digital education in the professional training of students with Special Educational Needs: case study
Orientador
|
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010 - 2010 | I Encontro UED sobre e-learning
Encontro (Outra)
|
Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politecnico de Leiria, Portugal |
2007 - 2007 | Gestão Pedagógica e Comunicacional na Educação online
Seminário (Outra)
|
Unidade de Ensino a Distâbcia do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2011 - 2011 | Formar para a Inclusão: Um Curso Online de Introdução à Acessibilidade em Ambientes Virtuais
Seminário
|
V Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação
Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019 | El uso del blog como herramienta para brindar estratégias psicopedagógicas– un estudio con docentes de la enseñanza superior de la PUCE, Ecuador | Yessenia Fernanda Medina Paspuel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2019 | Integración de la robótica mediante el uso de la plataforma Arduino para el aprendizaje de matemáticas en el aula | Juan Agnelio Villacís Salazar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 | Seguridad en los ninos mediante herramientas de control parental que permita a los padres supervisar el uso de internet
Arguente
|
Cindy Ines Coronel Rojas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 | Participacion de los padres en la educacion sexual escolar de sus hijos: contribuciones de la plataforma Logos. Caso aplicado
en la Unidad Educativa San Luis Gonzaga
Arguente
|
Liliana Maribel León Vera (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 | Los mapas mentales como estrategia de comprensión lectora y recursos tecnológicos de apoyo
Arguente
|
Roxana Isabel Guzmán Larrea (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2018 | Aplicación de la metodologia aula invertida en la asignatura de ingles para el aprendizaje de gramatica y vocabulario en los
estudiantes de 10mos. años del Instituto Nacional Mejia en la ciudad de Equito - Ecuador
Arguente
|
Elena Isabel Calderón Delgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - Atual | MeetUP - LE@D researchers meeting | Universidade Aberta |
2021 - Atual | International conference of innovative technologies and learning | |
2020 - Atual | Encontro de instituições e unidades de elearning do ensino superior . eL@IES | Universidade Aberta |
2015/02/01 - Atual | Includit | Politécnico de Leiria |
2023 - 2023 | XIV Congreso de Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA2023) | Mexico |
2023 - 2023 | IX Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad (ATICAcces 2022) | Mexico |
2022 - 2022 | IX Conferencia Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones para mejorar la Accesibilidad (ATICAcces 2022) | Ecuador |
2022 - 2022 | XIV Congreso de Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA2023) | Ecuador |
2015 - 2015 | V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) e III Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD). | Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Acessibilidade em educação e formação | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - Atual | Educação e internet | Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - 2010 | Introdução à Acessibilidade em Ambientes Virtuais | Aperfeiçoamento (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | UID-FCT nº 5507, Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Politécnico de Leira | Membro colaborador |
2016/10/01 - Atual | ACCESSIBLE PORTUGAL | Membro do Conselho Fiscal |
2016/04 - Atual | UID-FCT nº 4372, Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D), Universidade Aberta | Membro integrado |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Universal access in the information society (1615-5297) |
Distinções
Prémio
2021 | Best Poster (3rd position)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
Outra distinção
2015 | Academic Excellence Award
Universidade Aberta, Portugal
|